Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2018
fechar

Juiz ministra palestra no Tiro de Guerra de Brumado sobre malefícios do uso das drogas Foto: Divulgação/TG

Nesta segunda-feira (26), o Tiro de Guerra 06-024 recebeu o Juiz de Direito da Comarca de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, que ministrou uma palestra gratuita aos atiradores da Turma de Instrução de 2018. Durante a palestra, o juiz demonstrou de forma didática todos os males causados pelo uso das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, e as suas consequências na vida das famílias brasileiras. Ao final, o Subtenente Edmundo de Souza Rocha, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra, agradeceu ao magistrado pela iniciativa e falou sobre a importância do assunto.

Caminhada Passos que Salvam realizada em Brumado é a maior do Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A terceira edição da Caminhada Passos que Salvam realizada na cidade de Brumado, na tarde deste domingo (25), foi a maior do Brasil. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, as organizadoras do evento, Patrícia Correia e Iara Lobo se emocionaram com a multidão que aderiu à causa e fizeram questão de agradecer à comunidade brumadense. “Foi maravilhoso! A gente só tem a agradecer ao povo de Brumado pela solidariedade mais uma vez”, disse Correia. Todos os recursos angariados com a venda dos 3 mil kits para participação na caminhada são destinados ao Hospital do Amor, em Barretos, que trata pacientes diagnosticados com câncer de todo país, além da Casa de Apoio Amigos da Saúde (Caase). “Minha palavra hoje é gratidão. Foi uma festa linda. Muito obrigada, povo de Brumado”, reafirmou Lobo.

Novas instalações da A4 Veículos serão inauguradas no dia 12 de dezembro em Brumado

Vem aí uma super novidade nesse final de ano para todos os clientes e amigos da A4 Veículos. No dia 12 de dezembro, as novas instalações da mais completa loja de veículos da região serão inauguradas em Brumado. Na A4, você encontra veículos novos e seminovos, além de todas as marcas em um só lugar. O novo espaço fica localizado na Avenida Centenário, na saída para Caetité.  Compre o seu carro com quem entende. A4 veículos é certeza de um bom negócio.

Brumado: Bandidos encapuzados invadem residência e levam R$ 41 mil e joias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 22h deste domingo (25), três bandidos encapuzados invadiram uma residência no Bairro Novo Brumado e levaram a quantia de R$ 41 mil e joias, cujo valor não foi avaliado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, armados, os elementos renderam os donos do imóvel, um casal de idosos, e, após diversas ameaças, realizaram o roubo. Em seguida, fugiram utilizando duas motocicletas. Acionada, a Polícia Militar fez várias rondas na cidade, mas os elementos não foram encontrados. Imagens de câmeras de monitoramento de segurança da região podem contribuir para que os criminosos sejam encontrados.

Mais Médicos: Saída de cubanos antecipa formaturas no Brasil Foto: Marília Marques/G1

Com o fim do convênio entre Brasil e Cuba no Mais Médicos, municípios estão reagendando consultas até a chegada de novos profissionais. Enquanto isso, estudantes de medicina interessados em vagas do programa correm para antecipar suas formaturas. De acordo com o G1, em Salvador, três instituições de ensino adiantaram a colação de grau para que os formandos em medicina pudessem se inscrever no Mais Médicos. A Bahia tem o segundo maior número de vagas para o programa no país, 853, atrás apenas de São Paulo. No Ceará, onde estudantes também contaram ter apressado o processo de colação, pelo menos 250 recém-formados procuraram o Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremec) para obter registro profissional desde quarta-feira (21). O documento é exigido na inscrição para concorrer às vagas.

Vereador de Livramento estende apoio ao prefeito de Brumado na guerra contra a Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Revoltado com a prestação dos serviços da Embasa, o vereador da cidade de Livramento de Nossa Senhora, João Batista Pereira dos Santos (PTB), o João de Ogum, estendeu o seu apoio ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que não esconde a sua insatisfação com a estatal. “O prefeito de Brumado está de parabéns ao descer a madeira em uma empresa que não serve para atender a sua população. Peço ao prefeito de Brumado que continue partindo pra briga e conte com o meu apoio, pois a Embasa é uma empresa que não atende as carências da nossa comunidade. Ela é insensível e não se atenta que tudo o queremos é uma água de qualidade para nossa comunidade”, disse o parlamentar livramentense ao site Achei Sudoeste. O prefeito de Brumado até já tentou criar um órgão municipal para fiscalizar a Embasa, porém o projeto foi reprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, tendo como cabeça da oposição na época o vereador Édio Pereira (PCdoB), o Continha, atualmente vice-prefeito de Brumado. Em entrevista recente a nossa reportagem (veja aqui), o prefeito brumadense declarou abertamente o desejo de ter os serviços de tratamento de água privatizados ou até mesmo municipalizados. “Quero a Embasa fora de Brumado”, disse o prefeito, criticando severamente a falta de esgotamento sanitário (veja aqui) na cidade e a falta de água canalizada nas comunidades rurais do município.

Quase 10 milhôes não sabem que foram contaminadas pelo HIV, diz UNAids Foto: Reprodução/Correio Lageano

Dados divulgados pela UNAids apontaram que 75% das pessoas que vivem com o vírus do HIV não sabem que estão contaminados. O número corresponde a 9,4 milhões de pessoas. No Brasil, a estimativa é de que a taxa de contaminados que desconhecem a situação é de cerca de 15% do total da população com o vírus da doença. De acordo com o Estadão, mesmo com o grande número de pessoas contaminadas, a luta contra a doença está mostrando resultados. Em 2015, 17 milhões de pessoas tinham acesso à terapia. Já em 2017, o número subiu para 21,7 milhões. Para o diretor-executivo da UNAids, Michel Sidibé, os números mostram que “o tratamento está funcionando” e que a comunidade internacional da sinais de estar conseguindo manter o vírus sob controle. A UNAids defende que o teste de aids seja um “direito humano básico” e pede que governos se comprometam a eliminar as barreiras, garantir confidencialidade, serviços de tratamento e integrar os testes a exames de rotina no serviço público.

Caesg localiza plantação de maconha na zona rural de Barra da Estiva

Na quinta-feira (22), uma guarnição da Caesg, em rondas táticas e ostensivas pela cidade de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, se deslocou até a Fazenda Riachinho, onde havia várias plantações de pé de maconha. Em um matagal, os policiais encontraram diversos vasilhames plásticos contendo plantações de maconha já colhida, 02 vasilhames plásticos, um com pé de maconha e outro com pé de maconha já colhido, além de 01 espingarda de dois canos de fabricação artesanal, 06 munições calibre 32 intactas e 17 munições calibre 32 deflagradas, 02 recipientes plásticos, um contendo chumbinho e outro contendo pólvora e 02 vasilhames contendo espoletas. Nenhum responsável pelo material foi encontrado, o qual foi apreendido e apresentado na delegacia de Barra da Estiva para a tomada das providências cabíveis.

Câncer de próstata: Por medo de efeitos colaterais, homens tratam menos Foto: iStockphoto/Getty Images

Homens preferem ter menores chances de sobrevivência do que enfrentar possíveis efeitos colaterais do tratamento que podem alterar sua vida sexual. A conclusão alarmante é de um estudo apresentado na conferência do Instituto de Pesquisa Nacional do Câncer em Glasgow, no Reino Unido. Atualmente, o tratamento do câncer de próstata inclui cirurgia ou radioterapia, mas ambos podem causar incontinência urinária e perda da função sexual. O novo estudo sugere que, embora os pacientes valorizem uma vida mais longa, eles também valorizam a qualidade de vida, e podem estar dispostos a escolher menos tratamentos com base nisso. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores do Imperial College London conversaram com 634 homens que tinham recebido recentemente o diagnóstico de câncer de próstata. Em todos os casos, o tumor ainda não havia se espalhado. A maioria (74%) tinha tumor de baixo ou médio risco e os demais (26%), de alto risco. Após o diagnóstico, os pesquisadores propuseram dois tratamentos hipotéticos aos pacientes. As alternativas eram diferentes em termos de impacto na sobrevivência, incontinência urinária, impotência sexual, tempo de recuperação e probabilidade de necessitar de tratamento adicional. Em seguida, eles deveriam escolher uma das opções, com impactos variados na sobrevivência e nos efeitos colaterais. Os resultados mostraram que entre obter uma melhoria de 1% na chance de manter a função urinária ou 0,68% de chance na melhora de sobrevida, os homens tendiam a escolher a primeira opção. A mesma decisão se repetiu quando as opções eram a chance de 0,41% de melhora na sobrevida ou uma probabilidade 1% maior de não precisar de mais tratamento. Por fim, para ter 1% a mais de chance de conseguir ereções, estavam dispostos a desistir de melhorar em 0,28% a chance de sobrevida.

Brumado: Dado início ao primeiro campeonato e futebol society feminino do Arrecifinho Foto: Sebastião Raimundo/Achei Sudoeste

No último final de semana, foi dado o pontapé inicial ao Primeiro Campeonato de Futebol Society Feminino da comunidade do Arrecifinho, com quatro equipes participantes: Fundão, Jurema, Lapinha e Santo Antônio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o idealizador e organizador do torneio, Sebastião Raimundo, o popular Tião da Lapinha, declarou que o pequeno campeonato era um anseio de anos das mulheres das comunidades representadas, que sempre questionavam a ausência de uma representatividade esportiva, coletiva feminina nas competições que ocorrem tanto no meio rural quanto na sede ou até mesmo nos municípios vizinhos da região. O organizador adiantou que o torneio visa também selecionar atletas para formar um time forte para as disputas da categoria a nível regional. Na tabela do final de semana se enfrentaram Fundão X Lapinha e Santo Antônio X Jurema.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu um parecer final favorável, com ressalvas, às contas de campanha do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), informou neste sábado a assessoria de imprensa da instituição. A aprovação com ressalvas foi feita pela área técnica do tribunal e não inviabiliza as contas da chapa de Bolsonaro. O parecer final do plenário do TSE sobre o assunto está marcado para o dia 4 de dezembro. Entre as ressalvas destacadas estão a “doação de fonte vedada na vaquinha”. “Sobre as fontes vedadas, o parecer concluiu que pessoas físicas permissionárias (como é o caso de taxistas) não poderiam doar, nem pela vaquinha. Porém, pelo volume ínfimo, não haveria razões para a reprovação”, afirmou a assessoria. Neste assunto, segundo a assessoria, a defesa de Bolsonaro alegou que a quantidade de doadores (24.986, por meio de financiamento coletivo) torna a “pesquisa cadastral muito difícil de ser realizada, em vista do volume de doadores a serem ‘investigados'”. “Além disso, a fim de regularizar as contas, será providenciado o recolhimento dos valores ao erário público. A devolução espontânea saneia a pendência e não compromete a regularidade da prestação de contas do candidato”, disse. Ainda segundo a assessoria do TSE, a defesa responsável pelas contas eleitorais de Bolsonaro e do vice, general Hamilton Mourão, considera que o parecer final está de acordo com o que se esperava e acredita na aprovação das contas pelos ministros sem ressalvas. Também neste sábado, o ministro Luís Roberto Barroso determinou que as partes sejam citadas e deu dois dias para a Procuradoria-Geral Eleitoral se manifestar. O magistrado concedeu prazo de três dias para a defesa de Bolsonaro se manifestar sobre o processo.

Brumado: Embasa é cobrada por deixar canalização exposta gerando riscos à segurança no Campo Seco Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os serviços de canalização realizados pela Embasa na comunidade do Campo Seco estão sendo questionados pelo presidente da associação de moradores, Casemiro Silveira. Segundo ele, a tubulação está exposta bem no centro da comunidade, causando risco à segurança dos moradores, principalmente às crianças que circulam no local diariamente. Inclusive, acidentes já foram registrados no buraco aberto pela canalização. O problema é antigo e, de acordo com o presidente, já foi levado ao conhecimento da empresa, mas nenhuma providência foi tomada até o momento. Silveira destacou ainda que técnicos da Embasa vão ao local constantemente dar manutenção na canalização, porém não resolvem o problema. “Queremos que venham fazer uma vistoria e façam um serviço adequado que não traga prejuízos à comunidade”, disse Casemiro ao site Achei Sudoeste.

Computador é criado com tecnologia capaz de detectar e classificar cânceres de mama

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte desenvolveram um computador capaz de detectar e classificar com precisão cânceres de mama. A tecnologia desenvolvida é semelhante a utilizada no reconhecimento facial de fotos postadas em redes sociais como o Facebook. O detalhamento do tipo do câncer pela máquina ocorreu graças a um processo de digitalização que permitiu, em alguns casos, o computador identificar tumores com uso de apenas uma imagem, superando a capacidade humana de diagnóstico. As informações introduzidas pelos pesquisadores no software também permitirão que ele crie relações causais a partir da análise, por exemplo, de níveis hormonais no organismo. Segundo os pesquisadores envolvidos no projeto, o uso do computador diminuirá os custos para a detecção da doença. A novidade pode beneficiar locais que hoje não possuem estrutura e condições financeiras para arcar com os atuais métodos e procedimentos para a descoberta e classificação do tipo de câncer de mama.

Prefeito de Brumado tem audiência na Seinfra para resolver o impasse da Lindolpho Azevedo de Brito Foto: Divulgação

Em decorrência do impasse entre a Prefeitura de Brumado e o Governo do Estado devido à posição geográfica da Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) esteve na sexta-feira (23), na Secretaria Estadual de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), buscando a resolução da situação. O chefe do executivo brumadense defende que a avenida pertence à BA-148, tendo, portanto, que ser recuperada, assim como a rodovia está sendo. O secretário Marcus Calvanti reconheceu a solicitação do gestor e se comprometeu a realizar as obras de recuperação. As obras podem ser realizadas em sincronia com a recuperação da BA-148, que está em andamento.

Estudo conclui que protozoário da malária pode causar microcefalia em recém-nascidos Foto: Smuay/Shutterstock

Um estudo elaborado pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) concluiu que o protozoário que causa a malária também está relacionado com casos de microcefalia em recém-nascidos, segundo O Globo. Assim como a zika, dentre as 600 grávidas acompanhadas, quase 400 delas que contraíram a doença infectaram seus filhos durante a gestação. Nos casos estudados no Acre entre os anos de 2013 e 2015, as crianças também apresentaram redução do perímetro encefálico, que não significa o mesmo que microcefalia.  O estudo também verificou que as gestantes que foram infectadas pela malária desenvolveram a placenta de uma forma diferente. A malária, doença típica de regiões como a Floresta Amazônica é causada pelo protozoário Plasmodium falciparum, que é transmitido pela fêmea do mosquito Anopheles.

Brumado: Escola Municipal Roberto Santos é beneficiada com projeto desenvolvido pela CIPR Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), a Secretária Municipal de Educação, Ednéia Ataíde e o Secretário Municipal de Infraestrutura, Douglas Malheiro, visitaram a escola onde funciona o projeto Patrulhando a Cidadania, desenvolvido pela Companhia Independente e Policiamento Rodoviário de Vitória da Conquista. O objetivo da visita foi conhecer como funciona o projeto em uma escola de Ensino Fundamental I, para que o mesmo seja aplicado em Brumado, na Escola Municipal Roberto Santos, situada no Bairro Dr. Juracy. Na oportunidade, o Major Selmo Luiz de Sales, Comandante da Polícia Rodoviária, e a Sub Tenente Luciana Maria Gomes Silva, coordenadora do projeto, explicaram detalhes e os benefícios que o mesmo traz, não só para os alunos, como também para os professores, os pais e a comunidade. O projeto visa promover ações de cunho educativo voltadas para a melhoria das condições de ensino-aprendizagem através de uma intervenção pautada em atividades propostas e direcionadas pela Polícia Militar, em conjunto com a comunidade escolar.

Criança denuncia com desenho agressões do pai contra a mãe Foto: José Marcelo/G1

Um menino de aproximadamente sete anos denunciou com desenho a violência doméstica que a mãe sofre durante a 16ª do Teresina em Ação que aconteceu no sábado (24) no bairro Mafrense, Zona Norte da capital. A criança pintou um boneco nas cores preta e vermelha e contou que representava os machucados da mãe. Segundo ele, os ferimentos são provocados por seu pai. O garoto estava no estande da Secretaria de Segurança (SSP) e após relatar a violência doméstica deixou o local correndo. A secretaria participou pela primeira vez do evento promovido pela TV Clube em parceria com a Prefeitura de Teresina. “Nós não conhecemos este menino. Ele desenhou e disse que a cor preta simbolizava os muros e lesões que a mãe sofre do pai. O vermelho era o sangue dela. Para mim, este desenho é um boletim de ocorrência. É um pedido de socorro. Esta violência da refletindo na vida dele”, contou a delegada Eugênia Villa Nogueira. O Teresina em Ação oferece serviços nas áreas de saúde, educação, lazer e cidadania para a comunidade e desta vez contou com a parceria do aplicativo Salve Maria, que tem como objetivo combater a violência doméstica contra as mulheres. A criança não foi encontrada, mas para a delegada a experiência de divulgar o aplicativo Salve Maria entre as crianças durante o Teresina em Ação foi aprovada e deve receber ajudar de psicólogos.

Brumado: Semana mundial de doações ajuda a repor estoque no banco de sangue do Hemoba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (23), foi realizado na unidade do Hemoba de Brumado o Dia D da Semana Mundial de Doação de Sangue. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a sanitarista Elenice Nunes disse que o dia foi bastante movimentado na unidade, tendo em vista que a comunidade aderiu à causa e compareceu em peso para doar sangue. Elenice ainda destacou que o dia também contou com distribuição de camisetas, sorteio de brindes, serviços estéticos e música ao vivo. 

Brumado: Semana mundial de doações ajuda a repor estoque no banco de sangue do Hemoba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Conseguimos o objetivo que é trazer o doador para doar sangue e salvar vidas. O sangue é o diferencial entre a vida e a morte na hora da necessidade”, afirmou. Nunes declarou que, com a realização da campanha ao longo da semana, a unidade conseguiu recuperar o estoque e melhorar bastante o banco de sangue. Quem quiser colaborar, pode se dirigir ao Hemoba, localizado na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 75, e fazer a sua doação.

Programas sociais passarão por auditoria, afirma Jair Bolsonaro Foto: Divulgação

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), disse que vai submeter os programas sociais do governo federal a auditorias para verificar se há pessoas recebendo benefícios sem necessidade. Segundo a Agência Brasil, ao participar de evento da Brigada de Infantaria Paraquedista, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ele afirmou que não vai acabar com nenhum programa, mas criticou a dependência de beneficiários que têm condições de trabalhar. “Projeto social tem que ser para tirar a pessoa da pobreza e não para mantê-la num regime de quase dependência. Nós não queremos nenhum brasileiro dependendo do Estado. Logicamente, ninguém será irresponsável a ponto de acabar com qualquer programa social, mas todos serão submetidos a auditorias para que aqueles que podem trabalhar entrem no mercado de trabalho e não fiquem dependendo do Estado a vida toda”, disse, ao ser questionado sobre a manutenção ou criação de programas como o Bolsa Família.

Brumado: Na falta de atendimento público, aposentado recorre a leilão para fazer cirurgia no joelho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Morador da comunidade do Campo Seco, o aposentado Altino Teles precisa fazer uma cirurgia no joelho e está fazendo um apelo para conseguir o dinheiro. Ele sofreu um acidente doméstico limpando uma fossa e precisa fazer a cirurgia o quanto antes. O idoso está com as pernas bastante inchadas e não consegue andar. A associação de moradores do Campo Seco está organizando um leilão, que será realizado no dia 8 de dezembro, para ajudar o aposentado. Toda a comunidade está convidada a participar do evento a fim de colaborar com a cirurgia e tratamento do aposentado.

Consultório Odontológico Dentes Claros transforma o seu sorriso

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

'Administração ignora a cultura e lança Brumado no caos social', diz embaixadora internacional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Condecorada como Embaixadora Internacional da Cultura pela Academia de Letras da França, a brumadense Silvia Mello quebrou o silêncio e cobrou do poder público municipal que saia da omissão e dê atenção à cultura local. “A cultura de Brumado é carente de apoio. O poder público, mediante a sua administração, faz vista grossa e prefere se manter omisso, relegando a cultura como algo inexpressivo. Não há o mínimo de apoio, seja financeiro ou até mesmo uma mera carta de incentivo, por parte da administração municipal. Sendo eu professora do município há 19 anos nunca recebi ao menos uma carta de apoio, do poder público local”, disse a professora ao site Achei Sudoeste, sentindo na pele o ditado que diz que ‘santo de casa não faz milagre’. Em contrapartida, Mello recebeu várias homenagens e nomenclaturas internacionais em Portugal, França, Suíça e Argentina. Agora, ela está se preparando para se apresentar ano que vem em um grande evento musical em Cuba, ao lado de Margarete Menezes.

'Administração ignora a cultura e lança Brumado no caos social', diz embaixadora internacional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Em minha passagem por Portugal, levei a bandeira de Brumado, que hoje se encontra na sala de honra da prefeitura de Odivelas. Regressei e até hoje o prefeito não tive ao menos a consideração de me dar um aperto de mão em agradecimento por elevar o nome do nosso município na terra dos nossos patrícios”, lamentou a embaixadora internacional da cultura. Membro da Academia de Letras e Artes de Brumado, Silvia Mello ponderou ainda que o descaso com a cultura tem levado a juventude brumadense a se aventurar nas drogas, o que vem gerando um caos social que trará efeitos catastróficos a curto e longo prazo para a comunidade. “As drogas e a violência estão tomando conta das ruas da nossa cidade e a falta de cultura ou a fomentação dessa por meio do poder público tem sido um dos motes que vem causando esse abalo social, sem precedentes para nossa comunidade. Um povo sem cultura é um povo sem identidade e isso que está se plantando agora será quase irreversível mais tarde, pois a administração está plantando a desordem social, pelo mero fato de ignorar a cultura e os valores culturais da nossa terra”, pontuou.

Anagé: Vereador Igor Macário está na UTI em estado grave após levar coice de cavalo na cabeça Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O vereador da cidade de Anagé, Igor Leonardo Oliveira Macário (PSL), está em estado grave internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), após levar um coice de cavalo na cabeça. O acidente foi na zona rural da cidade de Vitória da Conquista, na tarde do último domingo (25). O parlamentar, sofreu um trauma de crânio moderado a grave. Ele já foi atendido por um neurocirurgião. Nesta segunda-feira (26), o hospital deve emitir uma nota sobre o estado de saúde do político anageense.  

Metade do orçamento anual da Câmara de Brumado é para pagar vereadores e assessores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara Municipal de Brumado destina 50% de sua receita anual para pagamento de salários de vereadores e assessores parlamentares. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o Poder Legislativo recebe cerca de R$ 400 mil por mês, o equivalente a R$ 4,8 milhões por ano de repasses da Prefeitura de Brumado. A Casa Legislativa desembolsa R$ 175 mil por ano para pagamento de cada vereador e gabinete com quatro assessores, somando o salário, 13º, 1/3 de férias. Somando o valor por treze vereadores, a Câmara gasta por ano R$ 2,275 milhões para cobrir as referidas despesas. Nestes custos estão de fora os gastos relativos com a manutenção, servidores contratados e concursados, dentre outros. A possibilidade de aumento no número de assentos na próxima legislatura não agrada os brumadenses, que já estão se manifestando, principalmente nas redes sociais. Um abaixo-assassinado (veja aqui) circula em aplicativos de mensagens para buscar uma maior participação popular no caso. O projeto já foi apresentado e lido na sessão legislativa da última sexta-feira (23).

Brumado: Palmeirenses comemoram conquista do décimo título brasileiro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Torcedores da Sociedade Esportiva Palmeiras estão comemorando em todo país a conquista antecipada do décimo Campeonato Brasileiro de Futebol. O time paulista derrotou o Vasco da Gama em São Januário, na tarde deste domingo (25), pelo placar de 1x0, com gol do atacante Deyverson. Com o resultado, o Palmeiras alcançou 77 pontos na tabela de classificação do campeonato, não podendo mais ser alcançado pelo segundo colocado, o Flamengo (72), que ainda respirou um pouco ao estar vencendo o Cruzeiro no Mineirão por 2x0. Antes mesmo do apito final do juiz, os torcedores brumadenses já comemoravam o título com cantos e fogos, contando ainda com a presença ilustre do cavalinho palmeirense. “Hoje lavei minha alma. O Palmeiras com Felipão mostrou ao Brasil que título se conquista com raça e dedicação. Parabéns meu Palmeiras dez vezes campeão”, disse o radialista Maicon Shinnader ao site Achei Sudoeste.

Arquivo