Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2020
fechar

Maradona é enterrado na Argentina Foto: AFP

O velório de Diego Armando Maradona na Casa Rosada, sede do governo argentino, foi palco de muitas homenagens e despedidas emocionadas para o ídolo, mas também de embates e caos ao longo desta quinta-feira (26). De acordo com o Uol, a cerimônia em Buenos Aires inicialmente estava prevista para terminar às 16h. Houve o anúncio de que ela seria estendida até as 19h, mas acabou antes mesmo do horário original devido aos tumultos durante sua realização. Com filas enormes, aglomerações e fãs sem perspectivas de se despedir do ex-jogador após horas à espera, houve confrontos com a polícia. A visitação foi interrompida pela invasão de cidadãos ao prédio oficial, e o caixão com o corpo de Maradona acabou retirado do local onde estava exposto. Houve discussões sobre retomar a cerimônia, como gostaria o governo, ou encerrá-la de vez, seguindo a vontade da família. A segunda opção prevaleceu. O ex-jogador foi enterrado no final da tarde, no cemitério Jardim da Paz, na região de Bella Vista, a 35 km da capital, em uma celebração pequena, apenas para familiares e pessoas próximas. O ex-jogador morreu aos 60 anos na quarta (25), em casa, quando se recuperava de uma cirurgia na cabeça (veja aqui). Resultado final da autópsia, divulgado nesta quinta, apontou insuficiência cardíaca crônica.

Brumado: 206 pacientes seguem em tratamento contra a Covid-19

Nesta quinta-feira, 26 de novembro, o município de Brumado registra 2913 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9091. Entre os diagnósticos: 04 internações, 38 óbitos, 206 pacientes em tratamento e 2669 recuperados. No momento, 200 ainda aguardam resultado laboratorial e 5091 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Aproveite a Black-Pós e faça sua pós graduação na Unopar

Na Unopar você encontra diversos cursos de Pós-graduação, MBA e Especialização Lato Sensu de sete instituições pertencentes ao grupo Kroton Educacional, maior organização de ensino privado no Brasil, com mais de quatro décadas no mercado. Aqui você encontrará as melhores opções de Pós e MBA das marcas Unopar (líder em EAD no Brasil). São mais de 200 cursos disponíveis nas modalidades 100% online (cursos com certificação a partir de 06 meses), em várias áreas do conhecimento (Negócios, Saúde, Educação, Direito entre outras). Transforme seu futuro! Conheça mais sobre nossos cursos de Pós-Graduação e acelere sua carreira! Para mais informações: (77) 3441-7979 / (77) 99849-7900 / (77) 99937-7979. Unopar Brumado, pra você virar o jogo!

Morre o vice-prefeito reeleito na cidade de Pindaí Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Morreu na quarta-feira (25) o atual vice-prefeito da cidade de Pindaí, Valmir Gomes Pinheiro, mais conhecido como Seu Valmir. Ele foi reeleito no pleito do último dia 15, na chapa encabeçada pelo prefeito João Veiga. Pinheiro não resistiu às complicações de um problema de saúde. Aos 77 anos, Seu Valmir foi vereador e vice-prefeito do município por 4 mandatos.

Foram prorrogadas até amanhã, sexta-feira (27), as inscrições para o Universidade para Todos (UPT). Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) em parceria com as universidades públicas UNEB, UEFS, UESB, UESC e UFRB, o programa oferta 12.105 vagas e tem o objetivo de contribuir para o acesso dos estudantes ao Ensino Superior. O programa é voltado para estudantes matriculados, em 2020, no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio das redes estadual ou municipais, além de pessoas que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site, clique aqui. O coordenador executivo de programas e projetos da secretaria da educação do estado, Március Gomes, destacou que, no mesmo endereço, no dia 1º de dezembro, será publicado o resultado final da seleção. “No período de 3 a 7 de dezembro, será feita a matrícula dos estudantes aprovados. A nossa programação é que no dia 8 de dezembro as aulas sejam iniciadas com atividades de segunda a sexta, de forma remota”, declarou.

Governo da Bahia anuncia licitação para gestão da unidade prisional de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo da Bahia vai realizar a licitação para cogestão da unidade prisional de Brumado, localizada entre a BA-262 e a BR-030. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa no dia 13 de novembro. Na terça-feira (24), uma equipe da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), juntamente com a Defensoria Pública e outros órgãos, realizou uma vistoria no conjunto penitenciário que foi construído em 2016. Com a ação do tempo, o complexo está sofrendo deterioração. Fontes do governo disseram que o prédio passará por uma reforma antes de ser inaugurado. 

Adolescente é apreendido em esconderijo de grupo criminoso na cidade de Jequié Foto: Divulgação/PC

Um adolescente foi apreendido após uma operação da polícia encontrar um dos esconderijos de um grupo criminoso em Jequié, cidade no sudoeste da Bahia, nesta quarta-feira (25). A ação apreendeu 10 kg de maconha, armas, 12 radiocomunicadores e outros materiais. Segundo a Polícia Civil, a operação “Na Toca do Lobo” tinha o objetivo de desarticular um grupo criminoso que atua na cidade. O adolescente apreendido fazia a guarda do esconderijo, que ficava localizado no bairro Joaquim Romão. No local, também foram encontrados porções de crack, cocaína, armas, 43 munições, dois carregadores, duas balanças de precisão, anotações do tráfico, uma quantia de R$ 423, em espécie, e embalagens para acondicionar drogas. Conforme a polícia, todo o material vai ser levado para a perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). O adolescente está à disposição do Ministério Público (MP-BA), para que sejam aplicadas as medidas socioeducativas.

46ª CIPM reforça campanha de combate à violência contra a mulher na região de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira, 25 de novembro, foi o dia internacional pela eliminação da violência contra a mulher. A data é uma forma de incentivar a realização de denúncias e erradicação da violência doméstica. De acordo com dados da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, de 1º de janeiro a 25 de novembro, 59 casos de violência contra a mulher foram registrados na cidade. O Bairro Benito Gama e Centro concentram o maior número de casos. Há diversos casos registrados também nos municípios de abrangência da 46ª CIPM. Para denunciar, ligue ou mande mensagem para o zap “respeite as mina” no (71) 99909-9322.

Retorno das aulas presenciais será gradativo em Brumado dependendo do controle do coronavírus Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Promotor de Justiça de Brumado, Millen Castro Medeiros de Moura, esclareceu que as aulas serão retomadas na rede municipal de ensino de forma gradual, a partir do próximo ano. O promotor deixou claro que as regras para retorno das aulas nas escolas já começaram a ser discutidas com a Secretaria Municipal de Educação e com o Conselho Municipal de Educação a fim de garantir a segurança dos alunos e professores (veja aqui). “Iniciamos a discussão para definir quais as providências que serão adotadas para esse retorno. Quais aquisições precisam ser feitas, quantas máscaras e álcool gel serão adquiridos, como as salas vão ser organizadas, como as aulas serão ministradas. Não dá pra todo mundo voltar de vez, vamos ter que dividir as turmas. Paralelamente, as aulas virtuais serão mantidas”, comentou. De acordo com o promotor, caso haja um aumento significativo de casos do coronavírus daqui até o retorno previsto das aulas presenciais no município, a decisão será revista. Segundo ele, a evolução da doença na cidade será acompanhada de perto a fim de garantir a segurança de toda comunidade escolar. “Precisamos continuar firmes em adotar as medidas de segurança. Há uma preocupação muito grande das autoridades sanitárias com o aumento de casos pós-período eleitoral porque as pessoas foram irresponsáveis e não respeitaram as medidas de segurança durante os eventos eleitorais”, frisou.

Droga é achada em carro de transporte por app contratado por traficante no sudoeste baiano Foto: Divulgação/SSP-BA

Quinze tabletes de maconha foram apreendidos em Manoel Vitorino, cidade no sudoeste da Bahia, no porta-malas de um carro de transporte por aplicativo, contratado por um traficante de Jequié. As drogas abasteceriam dois bairros do município. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), outros 15 tabletes foram encontrados em outra ação na cidade de Entre Rios, litoral norte do estado. As ações aconteceram na noite de terça-feira (24), em combate ao tráfico de drogas. Em Manoel Vitorino, o 19º BPM recebeu uma denúncia sobre uma carga de drogas carro. Foi montada uma barreira e, após identificar o veículo, foram encontrados duas adolescentes, irmãs, e no porta-malas uma sacola contendo 15 tabletes de maconha. Já em Entre Rios, a PM recebeu informação de tráfico de drogas no bairro Malvinas, em Porto de Sauípe. Chegando na localidade, quatro suspeitos perceberam a chegada dos policiais e fugiram, deixando 15 tabletes de maconha. O material foi apresentado na 1ª Delegacia de Alagoinhas.

Brumado: Animais envenenados e soltos na pista de acesso gera preocupação na região de Ubiraçaba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Vários acidentes estão sendo registrados na estrada que dá acesso à região de Ubiraçaba, na zona rural de Brumado. Segundo o líder comunitário Manoel Fernandes, animais envenenados e jogados na pista, bem como os animais soltos na região, seriam as causas desses acidentes. “Pedimos a atenção e colaboração dos donos desses animais soltos na estrada para que prendam os mesmos e mantenha a estrada segura. Chamamos a atenção para o fato de que a estrada virou pista e agora a velocidade dos veículos é maior. Por isso, aumentou a quantidade de acidentes. Recentemente, um acidente gravíssimo com dois jovens foi registrado na estrada, causado por animal solto na pista. Isso é preocupante”, constatou ao site Achei Sudoeste. 

Brumado: Abasteça no JF Auto Posto II e concorra a prêmios

O JF Auto Posto II, localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro Santa Tereza, em Brumado, está com uma super promoção com show de prêmios. Além de você abastecer o veículo com combustível da melhor qualidade e com o melhor preço da cidade, ainda vai concorrer a prêmios. É isso mesmo, todo sábado, o JF Auto Posto II vai sortear diversos brindes para seus clientes. No abastecimento de qualquer combustível acima de R$ 30,00, no JF Auto Posto II, solicite o seu cupom e participe da promoção.

Morre, aos 77 anos, o ex-prefeito da cidade de Boquira Edmilson Rocha Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O ex-prefeito do município de Boquira, Edmilson Rocha de Oliveira, morreu no Hospital Municipal da cidade, nesta quarta-feira (25). Aos 77 anos, ele lutava contra um câncer. Rocha administrou a cidade por dois mandatos, de 1993 a 1996 e 2009 a 2012. Para especialistas na política, Edimilson revolucionou a política local quando se elegeu em 1992. O sepultamento ocorreu nesta quinta-feira (26), às 8h, no cemitério local.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

IMEP está arrecadando alimentos através do projeto 'Bom Samaritano' para doar a famílias e instituições em Brumado

No ano passado, a Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP) criou o projeto Bom samaritano para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social e instituições de caridade. Ao site Achei Sudoeste, a Pastora Sandra Ribeiro disse que, neste ano, o projeto será tão bem sucedido quanto em sua primeira edição, especialmente em virtude da pandemia. Para doar alimentos não perecíveis, os interessados devem ligar para (77) 99839-6560 (zap) ou entregar a sua contribuição diretamente nas igrejas que fazem parte da denominação. Um grupo de jovens co coleto de identificação, segundo a pastora, também está passando de casa em casa na cidade para recolher doações e aumentar a quantidade de pessoas beneficiadas com a iniciativa. “É um projeto muito sério. O pessoal tem sido muito acolhedor e receptivo. Tem sido benção. É uma forma de levarmos alegria para famílias carentes”, salientou.  O encerramento da campanha ocorrerá no dia 19 de dezembro, na Praça do Mercado, onde será realizado um culto de agradecimento.

Brumado: Pediatra Ana Cláudia Amorim atende na Clínica Exame

Cada vez mais falamos da importância do diagnóstico precoce no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e como alguns sinais sutis podem passar despercebidos nos primeiros meses e até anos dessas crianças. Pediatras e principalmente os pais devem estar atentos nessa busca, possibilitando estar mais próximos do diagnóstico e intervenção precoces! Estudos recentes sobre desenvolvimento infantil vêm mostrando formas de avaliar cognição e comunicação em fases iniciais da vida através de diversos instrumentos. Vamos estar atentos ao desenvolvimento das nossas crianças? Faça a sua consulta na Clínica Exame com a pediatra Ana Cláudia Amorim. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

Guanambi: Nilo Coelho é vítima de fake news e nega ter sido diagnosticado com a Covid-19 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (24), surgiram rumores nas redes sociais apontando que o prefeito eleito na cidade de Guanambi, Nilo Coelho (DEM), teria sido diagnosticado com coronavírus e estaria internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. No entanto, segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a notícia é falsa. O ex-governador está em casa descansando após intensa agenda de trabalho durante a campanha eleitoral.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Rio de Contas: Barragem Luiz Vieira atinge 75% de sua capacidade com as últimas chuva na região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em dezembro de 2019, a Barragem Luiz Vieira apresentou um de seus piores níveis, apenas 13,5 milhões de m³, fruto de uma seca prolongada e severa na região. Neste mês de novembro, porém, o cenário mudou bastante: o reservatório atingiu 75 milhões de m³, o equivalente a 75,71% de sua capacidade total. Como a previsão é de que o ciclo de chuvas do período só se encerre em abril de 2021, há grande possibilidade de que a barragem atinja a sua capacidade máxima.

Brumado: Com medidas de biossegurança, aulas presenciais têm previsão de retorno para o início de 2021 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Promotoria de Justiça de Brumado instaurou Procedimento Administrativo a fim de acompanhar as atividades da Secretaria de Educação e do Conselho de Educação no processo de retorno das aulas presenciais no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o promotor Millen Castro Medeiros de Moura destacou que o retorno às aulas presenciais visa assegurar o direito à educação e o fortalecimento da alimentação e da socialização, especialmente para as crianças e adolescentes carentes. Além disso, Castro pontuou que o sistema de aulas on-line não supre todas as necessidades dos alunos, tendo em vista a própria dificuldade dos professores, por conta da difículdade de uma metodologia nova e pela falta de socialização . “Em Brumado, a administração público municipal tentou retomar as aulas, mas, por conta da discordância com os pareceres das autoridades sanitárias e do Conselho Nacional de Educação, o Ministério Público pediu que não fosse retomada as aulas naquele momento, da forma como se pretendia”, esclareceu. Como as aulas não podem permanecer suspensas indefinidamente, o promotor defendeu que a discussão precisa ser retomada para que o retorno possa ocorrer em conformidade com medidas severas de biossegurança. A previsão é de que as aulas presenciais sejam retomadas no início de 2021, em janeiro ou fevereiro.

Brumado tem 10 novos casos de coronavírus nas últimas 24h

Nesta quarta-feira, 25 de novembro, o município de Brumado registra 2899 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 8952. Entre os diagnósticos: 04 internações, 38 óbitos, 223 pacientes em tratamento e 2638 recuperados. No momento, 159 ainda aguardam resultado laboratorial e 5080 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Pioneira com seu tabuleiro em Brumado, Dona Dete homenageia todas as Baianas do Acarajé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira, 25 de novembro, é comemorado o dia da Baiana do Acarajé. Pioneira na atividade em Brumado, a famosa Dona Dete do Acarajé completou 43 anos vendendo seus quitutes para comunidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a baiana, de 74 anos, disse que se sente muito realizada com a profissão. “Me sinto muito realizada. Comecei no dia que Brumado fez 100 anos. Essa profissão é muito amorosa e dedicada. A gente tem que fazer com carinho e amor. Estou muito feliz”, afirmou. Dona Dete fez questão de citar várias colegas de profissão que atuam na cidade a fim de homenagear a todas nessa data especial. “São todas minhas amigas. A lista é grande. Parabéns pra todas nós”, disse. Hoje, Dona Dete trabalha mais supervisionando as filhas e sobrinhas no exercício da atividade.  “Fui guerreira e sou guerreira até hoje”, concluiu.

Promoções imperdíveis de Black Friday na Squaresom e Polly Móveis em Brumado

As promoções de Black Friday continuam a todo vapor na Squaresom e Polly Móveis, em Brumado. Até o dia 28, próximo sábado, diversos produtos estarão com super descontos nas lojas. Tem kit de cozinha, rack, estante, mesas, armários e toda linha de eletrodomésticos com preços especiais e as melhores condições de pagamento. Não perca tempo e passe agora mesmo em uma das lojas. Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

Ituaçu chega ao 5º óbito confirmado de coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Ituaçu, a 98 km de Brumado, confirmou nesta terça-feira (24) o quinto óbito em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a secretaria de saúde do município não divulgou maiores detalhes sobre o paciente falecido. De acordo com o boletim epidemiológico, Ituaçu tem 146 casos confirmados da doença, sendo que 49 estão ativos, além de 5 óbitos e 92 já recuperados. A secretaria reforçou o pedido de isolamento social e solicitou que a população local fique em casa, além de lavar as mãos com frequência.

Um levantamento feito pelo G1 com dados do 1º turno destas eleições mostra que os prefeitos eleitos para governar 3.424 municípios já devem começar o mandato com o apoio de mais da metade da Câmara Municipal. Em 1.984 cidades, os prefeitos ainda precisam ampliar o apoio do Legislativo municipal para conquistar ao menos a maioria da Casa. Para a análise, o G1 levou em conta os partidos da coligação do prefeito e também dos vereadores eleitos. Os dados são do primeiro turno destas eleições e não consideram candidaturas “sub judice” (que aguardam julgamento) e também as disputas do segundo turno (que ocorrem em 57 municípios neste domingo). Em média, os prefeitos eleitos no primeiro turno já começam o mandato com apoio de 56% dos vereadores da Câmara Municipal. A construção de uma base de apoio é importante para a gestão do prefeito, já que o Executivo depende do Legislativo para discutir e aprovar o Orçamento do município, projetos de lei, o Plano Diretor, entre outros.

Arquivo