Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2020
fechar

Atleta brumadense se torna bicampeão campeonato baiano de ciclismo em etapa única da competição em 2020 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O atleta brumadense Marivaldo Leite de Andrade, o Moringa, sagrou-se bicampeão baiano de ciclismo. A prova aconteceu neste final de semana, na cidade de Santo Antônio de Jesus, com a participação de atletas de várias partes do país. Ao site Achei Sudoeste, Moringa destacou que a corrida de circuito foi bastante disputada, com ciclistas de alto nível. “Estava preparado e Deus me deu a graça de fazer o primeiro lugar. Rodei 1 hora e 52 minutos muito forte. Consegui dar uma volta no pelotão e garanti o meu primeiro lugar”, relatou. Moringa disputou a corrida na categoria Master 2. A prova, que costuma ter diversas etapas, foi resumida em uma única corrida em razão da pandemia. O atleta brumadense André Luís obteve o quarto lugar na categoria Master 2.

Coronavac entra na fase final de aprovação no Brasil Foto: Reprodução/TV Globo

O estudo da fase 3 da CoronaVac, vacina produzida por laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, atingiu o número mínimo de infectados pela Covid-19 necessário para o início da fase final de testes. A nova etapa permite a abertura do estudo e a análise interina dos resultados do imunizante. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (23). “A boa notícia, e o motivo por qual estamos aqui no Instituto Butantan, é que o Instituto Butantan detalha a fase final para a aprovação da CoronaVac tendo atingido o número mínimo de infectados e isso é a possibilidade de permitir a abertura do estudo clínico e a análise destes resultados”, disse o secretário estadual da saúde, Jean Gorinchteyn ao G1. O estudo de fase 3, o último, divide os voluntários em dois grupos iguais: metade dos participantes toma a vacina e a outra metade, um placebo. Os participantes não sabem a qual grupo pertencem. Para que a análise interina da CoronaVac fosse feita, era necessário que pelo menos 61 casos de Covid-19 ocorressem entre os 13 mil voluntários, sejam eles membros do grupo que tomou vacina ou do chamado grupo de controle. Ao todo, foram 74 infectados. O grupo de infectados permite realizar a chamada análise interina, a primeira análise da eficácia da vacina. Caso ainda persista alguma dúvida, o estudo deve ter ainda uma segunda análise, chamada de análise primária, que é feita quando o número de casos confirmados de Covid-19 entre os 13 mil voluntários chegar a 154 casos.

Brumado: Até 2030, Rio do Antônio poderá registrar nova enchente como ocorreu em 2013, diz pesquisador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em 2013, uma grande cheia foi registrada no Rio do Antônio, na cidade de Brumado. Na época, alguns moradores ribeirinhos chegaram a ser desapropriados pelo risco de desabamento de suas casas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o geógrafo e pesquisador em Climatologia Rosalves Lucas Marcelino disse que, até 2030, há uma probabilidade muito grande de uma nova cheia acontecer no rio. “Se nós da ciência estamos traçando essa projeção, seria bom que todos ficassem precavidos”, frisou. Segundo o pesquisador, as autoridades devem administrar de maneira sustentável essa grande quantidade de água prevista na região. “Tem mês que, em Brumado, a média de chuvas é abaixo de 10 mm. As pessoas precisam ter uma visão mais responsável de armazenar água”, salientou. 

Oxford e AstraZeneca pedirão à Anvisa uso emergencial de vacina contra a Covid-19 Foto: Fabio Rossi/Agência O Globo

Após a análise preliminar que comprovou até 90% de eficácia contra o novo coronavírus, a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford (Reino Unido) em parceria com a farmacêutica AstraZeneca submeterá os resultados à Anvisa e pedirá autorização para o uso emergencial do imunizante no Brasil. A vacina é a quarta no mundo a apresentar resultados preliminares de eficácia, mas é a única delas que já tem acordo fechado com o governo federal para compra e distribuição no Brasil. De acordo com o jornal o Globo, representantes de Oxford e da AstraZeneca devem ter uma reunião hoje à tarde com Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Caso seja aprovada pela Anvisa, a vacina deve chegar à população brasileira já em janeiro de 2021. Segundo a coordenadora nacional dos ensaios clínicos da vacina de Oxford, Sue Ann Costa Clemens, além da autorização do órgão federal é preciso que as 30 milhões de doses esperadas para janeiro cheguem ao país. A partir do ano que vem, com a transferência de tecnologia acordada entre Oxford/AstraZeneca e o governo brasileiro, a Fiocruz deve começar a produzir o imunizante.

Brumado: Avatar é o 3º colocado na Corrida do Corisco na volta do atletismo competitivo na região sudoeste Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O atleta Everton Avatar foi o 3º colocado na prova de 10 km da Corrida do Corisco, disputada no último final de semana, na cidade de Vitória da Conquista. A prova, que reuniu 100 competidores, marcou o retorno das competições de atletismo na região sudoeste da Bahia - desde o início da pandemia do coronavírus já fazia 09 meses sem nenhuma competição oficial na região. O atleta brumadense declarou ao site Achei Sudoeste que não parou seus treinos individuais durante o recesso das competições esportivas, porém considera que a falta de provas com outros atletas acaba diminuindo a performance dos competidores. "Feliz por ter voltado, agora é manter os treinos e me preparar para os próximos desafios, buscando mais evolução técnica e aptidão física para alcançar melhores resultados”, disse. 

Homem é preso com seis fuzis e 23 pistolas em ônibus na BR-116 em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Um homem foi preso com seis fuzis e 23 pistolas, na manhã desta segunda-feira (23), dentro de um ônibus, na BR-116, em trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal, além dos armamentos, o suspeito, que não teve a identidade revelada, também transportava carregadores na mala. O ônibus partiu de São Paulo e tinha Serrinha como destino final. De acordo com a PRF, o suspeito e o material foram encaminhados para a delegacia de Vitória da Conquista.

Pesquisador de climatologia da Uesb esclarece período de 10 anos de boas chuvas no sertão nordestino Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As projeções apontam que haverá um período de 10 anos de boas chuvas no sertão nordestino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o geógrafo e pesquisador em Climatologia Rosalves Lucas Marcelino explicou que, há cada período de dez anos, mudanças no ciclo solar provocam alterações que interferem no clima da terra. “De 2020 a 2030, pelos números observados, a gente já percebe um aumento significativo na quantidade de chuva. Coincide também com a ocorrência dos fenômenos El Ninõ e La Ninã. Em outras palavras, estamos entrando em um ciclo mais chuvoso. Isso é resultante da redução da atividade solar”, destacou. Nesse sentido, o pesquisador orientou que esse é o momento de armazenar água e traçar estratégias para convivência com a seca. "É hora de aproveitar o período das vacas gordas para armazenar mais água", recomendou. 

Policiais Militares da reserva são convocados para garantir reforço na segurança pública Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Assinado pelo governador Rui Costa em março deste ano, o decreto que regulamenta a convocação de policiais militares da reserva remunerada já começou a ser cumprido. O militar convocado permanece na condição de inativo e terá direito à indenização a ser paga mensalmente durante o período da convocação, para Coordenação Administrativa e demais funções. De acordo com o comandante de operações da PM, Coronel Humberto Sturaro, os policiais convocados atuarão em funções administrativas e os que hoje exercem esses serviços passarão por avaliação para determinar o retorno às atividades de policiamento nas ruas. “Para que nós possamos colocar todo nosso efetivo combatente disponível nas ruas. Para que a sociedade possa ter a sua vida preservada e o seu direito de ir e vir garantido. Para isso temos que estar na ponta”, afirmou.

Brumado: Tomate plantado debaixo de cajueiro nasce em formato de caju Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No sítio do produtor rural Cláudio Ribas um fato inusitado chamou a atenção de toda família. Ao site Achei Sudoeste, ele relatou que planta tomates na propriedade e que um deles nasceu com formato de caju. “Esse tomate nasceu com uma espécie de castanha. Coincidentemente, essa horta fica debaixo de uns cajueiros. E os pés de caju estão produzindo agora. Achei interessante”, contou. Segundo o produtor, o fenômeno é uma anomalia que acontece quando a flor do tomateiro tem ovários múltiplos. “Acredito que a flor do tomateiro, que tinha ovários múltiplos, acabou desenvolvendo após a polinização. Mais de um ovário na flor pode acontecer isso. Foi algo inusitado, apelidei de 'tomaju'. A natureza é perfeita”, explicou.

Brumado: Prefeito fará mudanças técnicas em seu secretariado administrativo a partir de 2021 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista recente ao Achei Sudoeste, o prefeito reeleito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), declarou que realizará mudanças em seu secretariado administrativo. O chefe do executivo brumadense destacou que sempre há interesses políticos embutidos na escolha dos secretários, tendo em vista o pleito eleitoral. No entanto, ele deixou claro que não visa essa possibilidade, uma vez que afirma ter disputado sua última eleição municipal. Agora, o gestor pensa em formar um secretariado técnico para a promoção de obras. “O sucesso de uma administração está na execução de obras, por isso vamos priorizar o aspecto técnico”, endossou, reforçando que irá mexer no que chamou de tabuleiro de xadrez.  

Livramento de Nossa Senhora: Novos aspirantes se apresentam na 46ª CIPM Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na manhã desta segunda-feira (23), a Major Cleise Costa, comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), recepcionou os novos aspirantes da PM que se apresentaram na companhia após concluírem o Curso de Formação de Oficiais e escolherem a Unidade, sediada em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Na oportunidade, os novos policiais foram apresentados aos oficiais e praças, conhecerem as instalações da sede, participaram de uma breve palestra sobre esclarecimentos das missões e particularidades da unidade. Todos os presentes desejaram boas-vindas e muito sucesso aos novos aspirantes. A partir de agora e durante alguns meses, eles farão um estágio supervisionado na área administrativa e operacional, que serve como requisito final a sua promoção como Tenentes PM.

Brumado confirma a 38ª morte de coronavírus

Nesta segunda-feira, 23 de novembro, o município de Brumado registra 2855 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 8778. Entre os diagnósticos: 04 internações, 38 óbitos, 227 pacientes em tratamento e 2590 recuperados. No momento, 131 ainda aguardam resultado laboratorial e 5048 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

PF apreende aeronave avaliada em US$ 20 milhões que era usada por quadrilha investigada por tráfico internacional de drogas Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) disse que uma das aeronaves utilizada pela quadrilha investigada por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, e que foi apreendida na manhã desta segunda-feira (23), foi avaliada em 20 milhões de dólares. Até a última atualização da reportagem, 29 pessoas tinham sido presas, segundo a PF, grande parte delas em Matinhos e em Paranaguá, no litoral paranaense. Um balanço final da operação deve ser divulgado na terça-feira (24). Também tinham sido apreendidos duas aeronaves, armas de fogo, dinheiro e 200 quilos de cocaína. Ao todo, 37 aeronaves utilizadas pelos suspeitos de cometer os crimes são alvos de arresto, ou seja, que devem ser apreendidas. Além disso, R$ 400 milhões em bens dos investigados foram sequestrados por determinação da Justiça. 217 mandados judiciais foram expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba para serem cumpridos em cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. Desse total, 66 são de prisão e 151 de busca e apreensão. Segundo a Receita Federal, oito mandados também estão sendo cumpridos na Espanha, Colômbia, Portugal e Emirados Árabes Unidos. A operação Enterprise é considerada a maior do ano no combate à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros, de acordo com a PF. Um novo recorde, no valor de R$ 1 bilhão, segundo a PF, foi alcançado em relação ao sequestro de bens em investigações da PF sobre tráfico de drogas na história da corporação. Segundo a corporação, desde o início das investigações, que duraram dois anos, 50 toneladas de cocaína foram apreendidas. Ao todo, 670 policiais federais e mais 30 servidores da Receita Federal participam da ação.

Mulher é presa por tráfico de drogas na localidade da Prainha em Anagé Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Neste domingo (22), uma guarnição da Cipe Sudoeste realizava policiamento tático móvel em uma estrada vicinal que dá acesso à Prainha, na cidade de Anagé, a 80 km de Brumado, quando avistou uma mulher em atitude suspeita, sendo que a mesma já é conhecida da polícia pela prática de crime de tráfico de drogas. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, ao revistar a bolsa da mulher, os policiais encontraram certa quantidade substância análoga à maconha. Diante dos fatos, todo material foi apreendido e apresentado, juntamente com a conduzida, à delegacia, onde o flagrante de tráfico de entorpecentes foi registrado.

PT baiano aciona TRE e MP por eleições limpas em Feira de Santana e Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia ingressou nesta segunda-feira (23) com uma ação no Ministério Público Eleitoral (MPE) para tentar coibir a prática de crimes eleitorais, como boca de urna, abuso do poder político e econômico e captação ilícita de sufrágio, no segundo turno das eleições em Vitória da Conquista e Feira de Santana. O partido disputa o comando da prefeitura nestas cidades com os candidatos Zé Raimundo e Zé Neto, respectivamente. Em Vitória da Conquista, áudios e outros documentos anexos à denúncia revelam que o coordenador de serviços auxiliares da prefeitura, vinculado à Secretaria Municipal de Administração, articulou uma estratégia eleitoral para o segundo turno. Em um bairro da cidade onde o candidato à reeleição teve poucos votos, ele orientou funcionários a visitarem os moradores com o objetivo de alterar o resultado eleitoral. Cerca de seis mil imóveis deste bairro foram regularizados pela prefeitura, o que poderia ser utilizado como argumento para converter os votos em benefício do atual prefeito. Já em Feira De Santana, o PT alega que teria havido distribuição irrestrita de 52 mil cestas básicas às vésperas da eleição sob a justificativa da suspensão das aulas. No entanto, o calendário letivo foi suspenso em 18 de março de 2020 e a distribuição da cesta só começou a ocorrer em 22 de setembro de 2020. Além de solicitar a abertura de Procedimento Preparatório Eleitoral ao Ministério Público, o PT pede ainda que a Polícia Federal seja acionada para investigar eventuais irregularidades cometidas no primeiro turno e impedir que elas voltem a ser praticadas no segundo turno.

Brumado: Corpo é encontrado por moradores no rio da comunidade do Campo Seco Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (22), um homem foi encontrado morto na comunidade do Campo Seco, na zona rural de Brumado. A vítima identificada como Antônio Alves Pinheiro, conhecido como Toinho, foi encontrado no rio da localidade por dois moradores. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele costumava ir ao local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para remover o corpo. O corpo de Toinho foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.

Juazeiro: Em carro de luxo, dupla é flagrada com dezenas de celulares sem nota fiscal Foto: Divulgação/PRF

Dois homens foram flagrados transportando 19 celulares e cinco relógios sem nota fiscal, em um carro de luxo, na BR-407, altura de Juazeiro, cidade do norte da Bahia, na sexta-feira (20). A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a polícia, o caso ocorreu no Km-23 da rodovia. Os eletrônicos foram achados em duas mochilas, dentro do porta-malas do veículo. Ainda de acordo com a PRF, a nota fiscal foi solicitada, mas o motorista disse que não possuía. A polícia disse que os equipamentos apresentavam inscrições em outros idiomas. Além disso, faltava indicação do importador. A polícia relatou ainda que o condutor e o passageiro alegaram ser proprietários da carga transportada, proveniente de Salvador, e que informaram ainda que possuíam loja de revenda na cidade de Petrolina, além da capital baiana. Diante da ausência de nota-fiscal, a mercadoria foi apreendida e encaminhada, juntamente com os envolvidos, para a Delegacia de Polícia Federal para os devidos procedimentos.

Piatã: MP recomenda cancelar autorização de supressão de vegetação nativa em fazenda do agronegócio Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou na última sexta-feira (20), ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) que cancele as autorizações de supressão de vegetação nativa (ASV) e de manejo de fauna concedidas pelo órgão ao proprietário da Fazenda Piabas, localizada na zona rural do município de Piatã, na Chapada Diamantina, para implantação de empreendimento de agricultura irrigada em uma área de 958,33 hectares. Segundo o promotor de Justiça Augusto César Matos, a autorização da supressão vegetal “foi emitida ilegalmente”, pois contraria o Código Florestal e sustentada em Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) irregular, “flagrantemente desapartado da realidade fática”. Também foi recomendado que o Inema interdite qualquer atividade decorrente da autorização e que o proprietário suspenda qualquer ação de retirada de cobertura vegetal na fazenda e de interferência nas áreas encharcadas e corpos hídricos do imóvel rural. O promotor destacou que a suspensão da autorização é uma medida de extrema urgência, sob pena de haver danos irreversíveis ao meio ambiente da Chapada.

Piatã: MP recomenda cancelar autorização de supressão de vegetação nativa em fazenda do agronegócio Foto: Divulgação/MP-BA

Segundo a recomendação, a ASV concedida em outubro deste ano, com validade de dois anos, baseou-se em Cefir, declarado e aprovado pelo Inema, que não considerou na poligonal da fazenda “a existência de 104,83 hectares de área permanentemente brejosa e encharcada e de 50,58 hectares de área de preservação permanente decorrente da área brejosa e encharcada”, conforme pareceres realizados por equipe técnica do Centro Integrado de Geoinformação (Cigeo), ligado ao Centro Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Ceama) do MP, via análises cartográficas, de geoprocessamento e sensoriamento remoto. Essas análises teriam ainda comprovado a existência de corpos d’água em áreas declaradas e aprovadas pelo Inema como Reserva Legal no Cefir aprovado. Com base nos pareceres, o promotor aponta na recomendação que, inicialmente, sem considerar uma análise da perda da cobertura vegetal e sua influência direta na manutenção da malha hídrica existente nos limites diretos da fazenda, somente poderiam, em tese, ser passíveis de supressão 880,69 hectares, portanto cerca de 77,7 hectares a menos que o autorizado. O cálculo considera a Área de Preservação Permanente (APP) do rio – já declarada e aprovada pelo Inema -, a área encharcada e brejosa e a APP legalmente decorrente dela, mais o percentual legal de área de Reserva Legal. No entanto, o promotor explicou que a supressão não pode ocorrer nem mesmo nesses 880 hectares, pois trata-se de uma área de recarga. “O imóvel rural está, totalmente, assentado sobre as áreas de recarga dos rios Gritador, Três Morros e de Contas e dos seus respectivos afluentes, área essencial para a produção e manutenção das águas que alimentam os referidos rios, propiciando as condições de sobrevivência à biodiversidade e assegurando o bem-estar das populações humanas da região por meio da provisão dos recursos hídricos para abastecimento e consumo humano”, pontuou Augusto César. Ele ainda destacou que existem, na área onde foi autorizada a supressão de vegetação, espécies da fauna ameaçadas de extinção, como anta, pantera, onça-pintada e cachorro-do-mato-vinagre.

Brumado: Modelo Juliana Lírio participa do Jornal da Manhã na TV Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Na última sexta-feira (20), a modelo brumadense Juliana Lírio, de 21 anos, participou do Jornal da Manhã, na TV Bahia, em razão da passagem do Dia da Consciência Negra. A modelo falou sobre os desafios da carreira e os preconceitos sofridos. No início da carreira, Juliana vendeu pirulitos de chocolate pelas ruas do município para conseguir bancar os custos de uma viagem para cidade grande. "Esse workshop custava R$ 240 e eu fiz até rifa para tentar pagar. Mas como o dinheiro não chegou ao total uma amiga minha bancou o restante. Comecei a produzir os pirulitos, primeiramente, para pagar a minha amiga. Com outra grana da rifa eu bancava os custos para fazer mais pirulitos”, lembrou. Em uma dessas saídas para vender seus doces de porta em porta, acabou conhecendo um empresário do ramo de produtos esportivos que resolveu ajudar custeando as demais etapas do concurso.

Programa Universidade Para Todos 2020 abre inscrições em Brumado

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade Para Todos - UPT 2020. De hoje até o dia 24 de novembro, todos os estudantes que estão no último ano do ensino médio e/ou que já concluíram os estudos e desejam se preparar para as provas do Enem e vestibulares podem se inscrever. O UPT é um Programa da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), executado em parceria com a UNEB, UEFS, UESC, UESB e UFRB. Conta com turmas espalhadas por diversos munícipios da Bahia e, em 2020, oferta 12.105 vagas. Para Brumado, são 100 vagas. O edital de inscrição já está disponível no site www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos. Para dúvidas sobre a inscrição: 0800 285 8000 / [email protected].

Homem de 80 anos é a sexta vítima da Covid-19 em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 80 anos que estava internado em um hospital de Vitória da Conquista é o sexto óbito relacionado à Covid-19 na cidade de Caetité, 100 km de Brumado. O idoso residia na zona rural. Ele apresentou os sintomas e foi internado na Fundação Hospitalar Senhora Santana, onde, após evoluir para um quadro grave, teve de ser transferido para unidade no município vizinho. O paciente teve insuficiência respiratória, cardíaca e renal crônica.

Promoção do JF Auto Posto II tem mais uma ganhadora em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Continua sendo sucesso a promoção show de prêmios no JF Auto Posto II, localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. No último sábado (21), mais uma ganhadora recebeu o seu brinde, após abastecer o seu veículo com o melhor combustível da cidade e participar da promoção. E não se esqueça: no próximo sábado (28), terá mais um sorteio e você pode ser o próximo contemplado. No abastecimento de qualquer combustível acima de R$ 30,00, no JF Auto Posto II, solicite o seu cupom e boa sorte.

Brumado: Moradores da região do Rancho Alegre apelam por instalação de água encanada para a comunidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A comunidade do Povoado do Rancho Alegre e região, na zona rural de Brumado, sofre há muitos anos com a falta d’água. Representando a comunidade, Lúcia Cardoso disse ao site Achei Sudoeste que a comunidade é composta, basicamente, por trabalhadores rurais e aposentados. “Se já não bastasse o sofrimento do dia a dia e o mísero salário que ganham, ainda têm que tirar desse salário para pagar carro pipa sem saber a origem da água”, contou. Segundo Cardoso, apesar dos inúmeros apelos, os moradores não conseguem uma extensão da rede de abastecimento da Embasa localizada cerca de 800 metros da comunidade, na região da Lagoa da Pedra. “Há 2 anos, dei entrada em um abaixo assinado na Embasa de Brumado, mas não obtive nenhuma resposta. Meu apelo é para sensibilizar os representantes locais para que viabilizem um sistema de água tratada para comunidade. Precisamos de saneamento básico”, destacou. Cerca de 15 famílias padecem com a situação há mais de 20 anos.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Prefeito de Brumado deve anunciar apoio de três vereadores eleitos pela oposição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito do município de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), deve anunciar nos próximos dias o apoio de três vereadores que foram eleitos pela oposição. Com isso, Vasconcelos terá o apoio de oito parlamentares no poder legislativo municipal, já que cinco foram eleitos por sua base aliada. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a intenção do grupo situacionista é também de garantir a eleição do vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, para a presidência da Câmara de Brumado. A eleição no legislativo vai acontecer em 1º de janeiro de 2021. Os nomes dos novos aliados do alcaide municipal não foram revelados. 

Arquivo