Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2021
fechar

Denúncia que pedia cassação da presidente da Câmara de Brumado é arquivada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O pedido de cassação do mandato da presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), que havia sido protocolado no Legislativo (veja aqui), foi arquivado. Em ato publicado no Diário Oficial, a mesa diretora da casa, representada pelos vereadores Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB), Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PCdoB), a Lia Teixeira, e Alberto Eliseu de Jesus (PSB), o Beto Bonelly, emitiu parecer pela rejeição da denúncia, visto que não houve qualquer conduta da presidente que configurasse quebra do decoro parlamentar. No parecer, a mesa destacou que restou demonstrada a necessidade, pertinência e adequação dos contratos realizados pela Câmara Municipal no primeiro semestre de 2021, bem como a regularidade dos processos licitatórios. “Identifica-se que as condutas realizadas visaram o regular andamento dos trabalhos da Câmara de Vereadores, não ficando evidenciado, ainda que minimamente, qualquer ato que pudesse configurar abuso de prerrogativas, motivo pelo qual a denúncia não pode prosperar, posto que se adequa muito mais a um ato de perseguição política do que propriamente por pretender apurar a lisura de procedimentos administrativos”, afirmou a mesa, determinando o arquivamento da denúncia. Vale frisar que, isolado, o vice-presidente Paulo César, cujo autor da denúncia é seu aliado político, funcionário do poder legislativo de sua indicação (veja aqui), assinou em prol do arquivamento.

Suspeito de balear ex-namorada e matar companheiro dela é preso no norte da Bahia Foto: Divulgação/SEAP

O homem suspeito de balear a ex-namorada e matar o atual companheiro dela na cidade de Curaçá, no norte da Bahia, foi preso pela Polícia Civil na quarta-feira (24). Joaquim de Araújo foi interrogado na presença de um advogado na delegacia e admitiu, em depoimento, ter cometido o crime. As informações preliminares apontam que Joaquim atentou contra a vida das vítimas por não aceitar o fim do relacionamento que tinha com a mulher, Maria Gorethe. Segundo a polícia, ele disse que atirou por ter se sentido “ofendido pelas vítimas”. Além disso, Joaquim revelou também que perdeu a arma do crime em um rio da região. Segundo a polícia, ele também confessou já ter cometido atentado contra outra ex-companheira. Joaquim passou por exames de lesões corporais e segue preso à disposição da Justiça nesta quinta (25) e deve ser indiciado por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e dificultar a defesa da vítima, e tentativa triplamente qualificada. O homem deve ser encaminhado para o Conjunto Penal de Juazeiro. O crime ocorreu na noite da última segunda-feira (22), em um bar no Centro de Curaçá, e uma câmera de segurança registrou o momento em que o suspeito chegou ao local. Maria Gorethe estava com o então companheiro, Sebastião Evangelista, quando Joaquim atirou contra os dois. As vítimas foram socorridas para o Hospital de Urgências e Traumas, que fica em Petrolina (PE), cidade vizinha a Curaçá. Maria Gorethe está internada na unidade, mas não corre risco de morte. Sebastião não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi enterrado na quarta-feira (24).

Manutenção emergencial interrompe abastecimento de água em Brumado e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou, através de nota enviada ao site Achei Sudoeste, que o abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras encontra-se momentaneamente interrompido nesta quinta (25) durante serviço emergencial para correção de um problema operacional na barragem de Cristalândia. A manutenção emergencial está em andamento com previsão de conclusão no final da tarde de hoje quando o abastecimento será retomado gradativamente e regularizado em até 48 horas. A Embasa recomenda a utilização criteriosa da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados e todas as formas de desperdício.

Brumado: Centro de Referência Ambiental da Magnesita cria viveiro de mudas nativas para doações Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No Centro de Referência Ambiental da RHI Magnesita foi criada um viveiro de mudas nativas para doações. Referência na região, o viveiro produz uma média de 26 mil mudas anualmente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o agrônomo Carlos Eduardo disse que as plantas são destinadas para diversos programas de recuperação ambiental. “Viemos atender essa demanda por uma necessidade de plantio de mudas para essa questão da recomposição ambiental. Temos uma demanda de produção muito grande”, pontuou. A maior parte das espécies é oriunda da Serra das Éguas. No local, uma equipe da RHI Magnesita faz a coleta diária das sementes. Eduardo defende a preservação ambiental do bioma na serra. “Nosso ciclo é fechado. A gente só consegue produzir com a preservação da serra. Essa preservação gera os frutos e as sementes voltam aqui para o viveiro pra gente fazer um novo ciclo”, explicou. São mais de 60 espécies dentro do viveiro, prontas para serem plantadas. Na manhã desta quarta-feira (24), a empresa promoveu uma visita presencial da imprensa ao viveiro, ocasião em que foi apresentado todo o projeto de reflorestamento nativo. 

Brumado: Vende-se um lote de 250 m² no Bairro São João

Um lote está à venda no Bairro São João na cidade de Brumado. Medido 250 m², sendo 10 metros de frente e 25 metros de fundo. O imóvel está localizado na Rua Gildásio Souza Porto, sendo lote 04, da quadra 08. No local, já conta com água encanada, energia elétrica e pavimentação. O valor do imóvel é R$ 79.900,00. Para maiores informações, ligue: (77) 99955-4311.

Mais de mil produtores do sudoeste baiano recebem capacitação sobre cultivo intensivo da Palma Foto: Divulgação/Sebrae

Doze municípios da região sudoeste do estado receberam, durante os meses de setembro, outubro e novembro, o seminário “Cultivo Intensivo de Palma”, com o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna. O objetivo foi apresentar aos produtores locais uma técnica nova para cultivo da planta, gerando fonte de renda para propriedades rurais.  O evento do Sebrae, em parceria com as prefeituras municipais, aconteceu nas cidades de Presidente Jânio Quadros, Aracatu, Caculé, Caetité, Belo Campo, Guajeru, Urandi, Palmas de Monte Alto, Poções, Anagé, Maetinga e Barra do Choça. Mais de mil produtores rurais tiveram acesso aos seminários nos municípios e puderam conhecer as técnicas de cultivo na prática. O cultivo intensivo da palma é uma técnica desenvolvida por Suassuna, que ministrou todos os seminários. Ele explica que esse sistema confere à palma produtividade de 10 a 12 vezes maior, se comparado com o sistema tradicional de cultivo, e a tecnologia pode transformar a vida de produtores da região sudoeste. “A finalidade, junto ao Sebrae, é difundir esse modelo tecnológico de produção de palma e que cabe como uma luva para essa região sudoeste. Para esse tipo de clima e solo, ela vai muitíssimo bem. E eu pude perceber que a maioria dos produtores tem pequenos módulos rurais, então isso vai endossar mais ainda a aplicabilidade da tecnologia do cultivo intensivo. Porque um produtor rural desse usando, em uma pequena parte de sua propriedade, a palma cultivada nesse sistema de produção, vai obter tanta produtividade que poderá aumentar o número de cabeças do seu rebanho. Assim, ele vai sair da condição de micro para médio produtor. E isso é uma melhoria de vida muito grande na vida do produtor”, acentuou.

Dom Odontologia Premium na campanha novembro Invisalign em Brumado

Invisalign é um aparelho premium de última geração, que alinha seus dentes muito mais rápido sem alterar sua aparência, é removível e muito fácil de higienizar. A Dom Odontologia Premium dedicou especialmente o mês de novembro para dar a você a oportunidade de mudar de vida com os alinhadores invisíveis Invisalign. Agende sua avaliação e venha conhecer o que há de mais tecnológico na ortodontia mundial, faça o escaneamento 3D com nosso scanner iTero e veja como ficará seu sorriso após o tratamento. A Dom Odontologia Premium está localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 98108-8430.

Aeroporto de Guanambi registra maior movimentação na Bahia Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Com apenas dois meses de operação do voo regular da Azul Linhas Aéreas, o Aeroporto de Guanambi, a 141 km de Brumado, foi o que mais cresceu em movimentação na Bahia. O voo liga o Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha até o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, de onde é possível seguir para todas as partes do país e do mundo. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto Municipal mobilizou 2.471 passageiros, o equivalente a um salto de 155,54% em comparação ao mês anterior. Com os excelentes resultados, existe a pretensão de se abrir novas rotas. A atual gestão estaria dialogando com outras companhias aéreas para concretizar esse projeto de ampliação.

Brumado: CDL está comercializando certificado digital para profissionais de saúde

Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está comercializando o “e-Saúde”, certificado digital direcionado para todos os profissionais da área de saúde. Segundo a CDL, o e-Saúde proporciona vantagens de valor, segurança, agilidade e confiabilidade que o certificado e-CPF Plus fornece. Além disso, poderão assinar digitalmente prescrições médicas, atestados digitais e ainda garantir o armazenamento de informações dos pacientes em sistema para os hospitais que possuem PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), dentre outras facilidades. Agende a sua certificação digital SPC pelos telefones (77) 3441-1222 e (77) 99976-2714.

Brumado: RHI Magnesita utiliza hidrogel em projeto de reflorestamento na Serra das Éguas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O hidrogel tem sido amplamente utilizado em um projeto de incentivo ao reflorestamento ambiental na Serra das Éguas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o técnico ambiental da RHI Magnesita, Everaldo Andrade explicou que se trata de uma substância biodegradável que, adicionada à água, traz inúmeros benefícios para produção. Reduz, por exemplo, o consumo de água. “O hidrogel tem esse papel de absorver umidade e liberar para a planta somente o necessário. Não é preciso ficar adicionando água ao solo. O grande recurso dessa tecnologia é a redução no consumo de recursos hídricos”, detalhou.  Por se tratar de uma região pobre em chuvas, Andrade indica o uso da tecnologia para otimizar a produção rural em Brumado, especialmente em plantações de hortaliças, sombreiras, frutíferas, ornamentais e nativas. “Os resultados são impressionantes. Você não gasta tanto tempo, dinheiro e, o principal, os recursos hídricos”, acrescentou.

Black Friday nas lojas Squaresom e Polly Móveis em Brumado

Até o próximo sábado (27), a Squaresom e a Pollymóveis estão com promoções imperdíveis de Black Friday. Todo o estoque das lojas com 30% de desconto. Isso mesmo: 30%. Não perca tempo e aproveite para fazer as suas compras de final de ano com super descontos. Lembre-se: é somente nessa semana. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151 - Centro. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Pollymóveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. 

Brumado: Correios atendem clientes para no Feirão Serasa Limpa Nome Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Até o dia 27 deste mês, tendas disponibilizadas em seis capitais devem receber milhares de brasileiros para consulta e renegociação de dívidas. A 26ª edição do Feirão Serasa Limpa Nome chega a um momento muito esperado pelos consumidores: o atendimento físico. Uma grande estrutura foi montada para possibilitar a renegociação de dívidas com descontos que podem chegar a até 99%. Na Bahia, a tenda estará localizada em Salvador, na Praça Irmã Dulce, com atendimento de 8h às 20h. O Achei Sudoeste conversou com o especialista do Serasa, Thiago Ramos, sobre o evento. Segundo ele, o objetivo é oferecer as melhores condições para renegociação de crédito no país. “É um esforço conjunto entre o Serasa e os seus mais de 100 parceiros para oferecer até 99% de desconto nas dívidas”, pontuou. Para ser atendido, Ramos informou que basta comparecer ao local portando um documento oficial com foto e o CPF. No interior, os consumidores podem fazer a consulta do seu nome nas agências dos Correios, onde serão apresentadas as mesmas ofertas. Durante o atendimento físico, os consumidores poderão baixar o app da Serasa e aproveitar o grande diferencial da 26ª edição do Feirão: o “Auxílio Dívida”, que pagará R$ 50 na carteira digital da Serasa para qualquer pessoa que negociar e pagar à vista acordos a partir de R$ 200, seja em uma ou várias dívidas somadas, através do aplicativo, até dia 30/11. Na Bahia, são mais de 4 milhões de brasileiros que enfrentam dificuldades para conseguir crédito e realizar os seus sonhos.

Saiba quando consultar um médico geriatra na Clínica Exame em Brumado

O geriatra Hernan Carlos, é o especialista em cuidar da saúde do idoso, através do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, como alterações da memória, perda do equilíbrio e quedas, incontinência urinária, pressão alta, diabetes, osteoporose, depressão, além de complicações provocadas por uso de medicamentos ou exames em excesso. Uma dúvida comum entre as pessoas é: quando devo procurar um geriatra? verdade é que não existe uma regra para isso, já que a especialidade trata do envelhecimento humano. Então, se você se preocupa com isso e quer ter um envelhecimento saudável, tudo bem consultar um geriatra aos 40 ou 50 anos, por exemplo. Mas levando em conta a idade em que uma pessoa é considerada idosa no Brasil, o ideal é que seja a partir dos 60 anos. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Sem rumo político, presidente da Câmara de Brumado busca transitar na situação e oposição Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A presidente da Câmara de Brumado, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), continua indefinida politicamente no cenário local. Ela está remando o seu barco de acordo com interesses pessoais e políticos. Os pessoais, no caso do processo de cassação do seu mandato, protocolado na última sexta-feira (19) (veja aqui). Contou com o apoio da bancada de oposição, caso não tivesse, estaria há muito tempo distante do comando do legislativo brumadense (veja aqui e aqui). Os políticos, como na votação contrária ao projeto de lei nº 041/2021, que visava alterar o Código de Obras e Urbanismo (veja aqui). A petista busca melhorar a sua imagem política perante o cenário nebuloso que enfrenta, desde quando assumiu o comando da casa legislativa e votou contra o projeto da Bolsa Universitária que criaria um auxílio de R$ 500 aos alunos da cidade que residem fora do domicílio. Em cima do muro, Verimar “hora acende uma vela para Deus, hora para o diabo”. Meira não se define politicamente, o que está lhe causando um enorme prejuízo na vida pública - busca transitar na situação e na oposição e até cogitou uma possível saída do Partido dos Trabalhadores (PT) devido a uma pressão que está enfrentando, inclusive do senador Jaques Wagner, para continuar no grupo do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Nos bastidores da política brumadense, Dias é tida como sem confiança, pois não cumpre os compromissos políticos firmados. A insatisfação é de vereadores de situação e oposição. Em tese, é como se diz um velho ditado popular: “mais perdida que azeitona na boca de banguelo”.

Brumado: Vaquinha ajuda jovem a adquirir cadeira elétrica; ela sonha cursar faculdade de direito Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma vaquinha solidária foi criada para ajudar a estudante Camila Vitória, de 20 anos, a adquirir uma cadeira elétrica. Aluna do CEEP, em Brumado, Camila é cadeirante e sonha em cursar a Faculdade de Direito, mas, para isso, necessita de uma cadeira elétrica para melhores condições de acesso e mobilidade. Em vídeo divulgado nas redes sociais, professores e amigos se mobilizaram para pedir a ajuda da comunidade na vaquinha. No vídeo, os amigos relatam que Camila é cativante, dedicada, serve de inspiração e que, com certeza, será uma excelente profissional. Professora da jovem, Ana Rita Pereira contou ao site Achei Sudoeste que Camila é assídua às aulas e excelente aluna. Para colaborar, clique aqui e faça a sua contribuição. Até o momento, foram arrecadados R$ 1.062,00, mas a meta é atingir R$ 10 mil.

Brumado: Ingrid Freire é eleita nova presidente da OAB Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A advogada Ingrid Freire foi eleita nesta quarta-feira (24) como nova presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brumado. Ela terá como vice, o advogado criminalista João Rafael Amorim. Em chapa única, a dupla recebeu 139 votos do eleitorado para comandar a 21ª Subseção. O mandato será para o triênio 2022/2024. Já para a OAB-Bahia, a advogada Daniela Borges foi eleita presidente. Borges contou com o apoio da chapa vitoriosa da OAB de Brumado.

Black Friday nas lojas Squaresom e Polly Móveis em Brumado

Até o próximo sábado (27), a Squaresom e a Pollymóveis estão com promoções imperdíveis de Black Friday. Todo o estoque das lojas com 30% de desconto. Isso mesmo: 30%. Não perca tempo e aproveite para fazer as suas compras de final de ano com super descontos. Lembre-se: é somente nessa semana. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151 - Centro. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Pollymóveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093. 

Meia tonelada de explosivo é apreendida em operação da polícia e Exército na Chapada Diamantina Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma operação conjunta da Polícia Civil e o Exército apreendeu meia tonelada de explosivos na cidade de Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina, na terça-feira (23). Não há informações sobre prisões. Ao todo, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos, com o objetivo de tentar coibir a venda dos materiais a quadrilhas responsáveis por ataques a instituições financeiras. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o material foi encontrado na propriedade de um homem investigado pelos crimes. O delegado José Alves Bezerra, diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), disse que os mandados foram cumpridos em mineradores, cooperativas e operadores de explosivos. Os agentes encontraram, emulsão, cordel detonante e espoletas nos imóveis. A ação contou com policiais da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra) e da Coordenação de Operações Especiais (COE), além de agentes do Exército Brasileiro. Ao todo, 45 agentes participaram da ação.

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu nesta quarta-feira (24) a situação de emergência em oito cidades da Bahia atingidas por desastres naturais. Os municípios de Feira de Santana, Ipupiara, Mansidão, Ruy Barbosa, Adustina, Barro Alto e Rio do Antônio passam por estiagem, que é um período de falta de chuvas menor do que a seca. Na contramão, a cidade de Maragogipe registrou chuvas intensas. Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os gestores desses municípios podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada pelo desastre. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Motorista de van escolar é preso por estuprar criança de 6 anos em Jequié Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um motorista de van escolar foi preso por estuprar uma criança de 6 anos na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com a 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), o suspeito transportava a vítima para o colégio quando aconteceu o abuso sexual. O caso aconteceu na tarde de terça-feira (23). Ainda segundo a polícia, após investigações iniciais, o homem foi preso quando chegava em casa. Ele foi levado para a sede da 9ª Coorpin e deve ser transferido para o Conjunto Penal de Jequié, onde vai ficar à disposição da Justiça. Segundo o G1, não há mais detalhes sobre as circunstâncias do crime.

Caetité: Gestores municipais do Consórcio Alto Sertão debatem governança ambiental Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Com o tema “Governança ambiental no âmbito municipal”, foi realizado nesta terça-feira (23) o 1º Seminário do Consórcio Alto do Sertão, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O evento aconteceu no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), de Caetité, e marca o início dos trabalhos do convênio celebrado em agosto entre o Governo do Estado e o Consórcio, por meio do Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), que tem como objetivo de fortalecer os órgãos municipais de meio ambiente. O seminário reuniu mais de 50 participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, gestores e técnicos ambientais dos municípios de Caetité, Caculé, Candiba, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Lagoa Real, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. A programação contou com as palestras da coordenadora de Articulação Institucional da Sema, Kitty Tavares, que falou sobre as ações de fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente, o papel dos entes federativos e o Programa GAC; da diretora de Sustentabilidade e Conservação do Inema, Jeanne Sofia, que explicou sobre Gestão Ambiental no Âmbito das Unidades de Conservação; e de Ivana Pitanga, coordenadora de Gestão de Fundos da Sema, que esclareceu sobre Compensação Ambiental e o Fundo Estadual de Recursos do Meio Ambiente (Ferfa). “Para a construção deste evento, a Sema e o Inema identificaram os focos de interesse institucionais. A partir daí, as mesas temáticas foram pensadas em integrar representação dos entes federativos - Ibama, Estado e municípios, e tratar mais diretamente sobre Unidades de Conservação, bem como os fundos socioambientais”, explicou Kitty Tavares.

Quase 3 milhões de pessoas estão com vacinação da Covid-19 atrasada na Bahia Foto: Divulgação

Quase três milhões de pessoas estão com a vacinação contra a Covid-19 atrasada na Bahia. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), são pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose de acordo com o prazo de cada imunizante ou a dose de reforço, mas ainda não buscaram os serviços de saúde. Ainda segundo a Sesab, do total do público que está com a segunda dose em atraso, 341.494 tomaram a vacina Coronavac; 358.796 Oxford/AstraZeneca; e 1.219.490 Pfizer/BioNTech. Já em relação à dose de reforço, 1.013.074 de pessoas já poderiam ter ido a uma unidade de saúde. Em nota, a Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alertou que a imunização completa é que garante uma maior proteção contra a doença, e ainda destacou que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 é a imunização. O atraso em tomar a segunda dose ou a dose de reforço além de não garantir a efetividade completa das vacinas, pode acarretar na perda de doses. Segundo a diretora da vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, as doses enviadas da Pfizer precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por causa das especificidades no armazenamento.

Alunos do curso de formação de soldado da PM dão início a estágio nas ruas de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (23), alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar deram início ao estágio operacional supervisionado nas ruas do centro de Guanambi, a 141 km de Brumado, através do policiamento ostensivo a pé. O objetivo é capacitar os alunos e colocar em prática todo conhecimento técnico adquirido no primeiro módulo do curso, que ocorre no Núcleo de Formação do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Das matérias ministradas no primeiro módulo destacam-se Tiro Policial, Policiamento Ostensivo Geral, Trânsito, Direitos Humanos, Defesa Pessoal e Relações Étnicas e de Gêneros. Para o Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, comandante do 17º BPM, essa fase é muito importante, pois é a partir desse momento que as habilidades técnicas dos alunos serão testadas, bem como avaliadas, com os consequentes ajustes necessários. 

Brumado: SMTT, 18ª Ciretran e autoescolas buscam consenso de local de instrução prática de direção Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a 18ª Ciretran e representantes das autoescolas de Brumado se reuniram para definir os locais adequados para instrução da prática de direção veicular. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador de engenharia e fiscalização viária da SMTT, Jansen Ricardo, disse que os Centros de Formação de Condutores – CFCs devem fazer o trabalho de instrução da prática de direção veicular em local seguro. “Estava se fazendo de uma maneira que poderia trazer riscos à população e a SMTT se juntou com a 18ª Ciretran para escolher um local seguro, em que o cidadão possa ser treinado nas ações práticas de direção veicular oferecendo menos risco à população circulante”, informou. Segundo o coordenador, a escolha do local ainda está sendo negociada com os empresários de autoescolas. “Estamos tentando definir um local mais apropriado”, completou.

90% dos internados por Covid-19 na Bahia não tomaram vacina ou não completaram imunização Foto: Mateus Pereira/Governo da Bahia

Entre 95% e 98% dos internados por Covid-19 na Bahia são pessoas que não tomaram as vacinas contra a doença, ou não completaram o esquema de imunização com a segunda dose. O dado é registrado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), como explica o coordenador estadual de imunização e vigilância das doenças imunopreveníveis e mestre em Saúde Coletiva, Ramon Saavedra. “Os indicadores nos mostram que em torno de apenas 2 a 5% dos internados são pessoas vacinadas, ou seja, as pessoas que estão precisando ser encaminhadas para uma internação, ou por ventura evoluem para óbito, é de pessoas não vacinadas, ou sem o esquema vacinal completo, sem as duas doses: tomou uma e não voltou para tomar a segunda. Isso é um ponto que nos preocupa bastante”, ponderou. De acordo com o G1, em todo o estado, cerca de 10,7 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose, enquanto mais de 7,8 milhões retornaram aos pontos de vacinação para tomar a segunda dose. Nos casos das doses únicas, a Bahia já aplicou mais de 259 mil vacinas.

Arquivo