Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2020
fechar

Aulas voltarão na Bahia assim que o calendário de vacinação for divulgado, diz secretário de educação

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) já possui um planejamento para recuperar o ano letivo de 2020, que ficou comprometido por conta da pandemia do coronavírus. De acordo com o titular da pasta, Jerônimo Rodrigues, o plano envolve a realização de atividades complementares aos finais de semana e feriados, entre outras ações. “Temos a proposta de fazer uma recomposição, mínima que seja, naquilo que a lei permite. Não consideramos o ano perdido. Assim que houver um calendário de vacinação, as aulas devem voltar de forma híbrida, combinando atividades remotas e presenciais, até que as aulas voltem ao normal", declarou.

Brumado: Promoção do JF Auto Posto II tem mais um ganhador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Continua sucesso absoluto a promoção show de prêmios no JF Auto Posto II, localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. No último sábado (12), mais um ganhador recebeu o seu brinde, após abastecer o seu veículo com o melhor combustível da cidade e participar da promoção. E não se esqueça: no próximo sábado (19), terá mais um sorteio e você pode ser o próximo contemplado. No abastecimento de qualquer combustível acima de R$ 30,00, no JF Auto Posto II, solicite o seu cupom e boa sorte.

Referencial curricular de Brumado para educação infantil e ensino fundamental é aprovado

O Documento Referencial Curricular do Município de Brumado (DCRMB) para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e suas modalidades foi aprovado durante reunião plenária virtual do Conselho Municipal de Educação. O documento foi aprovado, homologado e publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (22). Com a implantação do referencial, todo o Sistema Municipal de Educação e a Rede Particular de Ensino terão acesso ao documento na íntegra para proceder com a adequação dos Projetos Políticos Pedagógicos e sua incorporação na prática pedagógica curricular das escolas. A Secretaria Municipal de Educação parabeniza e agradece a todos os profissionais da educação que contribuíram para esse processo normativo, transparente e participativo. 

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Mais de 80% da população deve ser vacinada para combater circulação do coronavírus, afirma infectologista

Segundo a médica infectologista Ceucí Nunes, que é diretora-geral do Instituto Couto Maia, um dos primeiros hospitais a receberem pacientes de Covid-19 na Bahia, mais de 80% da população deve ser vacinada para que a imunização se mostre eficaz e impeça a proliferação do vírus. “Vacina não é uma questão individual. É uma questão de proteção individual, mas principalmente de proteção coletiva. Para que uma vacina seja eficaz, para que a vacina impeça mesmo um grande número de casos, é preciso que cerca de 80 a 85% da população esteja vacinada”, disse. A Bahia tem já um acordo assinado com a Rússia para utilização da Sputnik. A médica ainda ressaltou a importância da vacina no controle da pandemia. “As vacinas são importantíssimas no controle de doenças infecciosas, inclusive de pandemias. Por exemplo, a H1N1, que a gente conseguiu controlar. A H1N1 ainda existe entre nós, mas numa quantidade muito pequena de casos porque nós temos anualmente a vacina da gripe, que contém também a Influenza H1N1. Isso é super importante. Nós já conseguimos erradicar do mundo a varíola, erradicar da maior parte do mundo a poliomielite, eliminar de diversos lugares o sarampo, e alcançamos uma redução enorme da catapora. Então, a vacina é de uma importância imensa para a humanidade. Inclusive é um dos quatro fatores que implicaram na sobrevida da humanidade, que passou de 40 anos no início do século XX para quase 80 anos agora”, argumentou. 

Conheça o campo de atuação da terapeuta ocupacional Vanessa Veiga na Clínica Exame em Brumado

Quando o assunto é o desenvolvimento de uma criança e todos os aspectos que estão relacionados a ele, o campo da Terapia Ocupacional tende a ser um dos mais recomendados. Afinal, o papel desempenhado pelos profissionais da área, conhecidos como terapeutas ocupacionais, é fundamental durante todo o processo. Isso se deve a uma série de etapas que esses especialistas trabalham com o paciente a fim de corrigir, acompanhar ou aperfeiçoar habilidades que são essenciais para a autonomia do indivíduo. Este profissional desempenha suas atividades dentro de um conjunto de ações que são implementadas por um conselho. A Dra. Vanessa Veiga é especialista em psicomotricidade, atua no conceito neuro evolutivo Básico e baby - Uma abordagem terapêutica para a solução de problemas, avaliação e reabilitação de pacientes de todas as idades que apresentem distúrbios de controle postural, movimento e função, causados por fisiopatologia do Sistema Nervoso Central. Possuí capacitação em ABA, a mesma, envolve o estudo, desenvolvimento e implementação de estratégias para modificação comportamental. A aplicação dessa técnica enfatiza os Transtornos do desenvolvimento, principalmente o Transtorno do Espectro do Autismo. Atua nas áreas de integração sensorial, desenvolvimento neuroatípico, TEA, TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e atende a demanda de paciêntes portadores de síndromes. O Laboratório e Policlínica Exame considera ter esse profissional nesse campo de atuação um verdadeiro privilégio a população Brumadense, visto que, é um campo de atuação necessário e muito procurado. Vanessa Veiga atende semanalmente, possuímos um espaço voltado para atender essa demanda e uma equipe interdisciplinar. Para maiores informações, entre em contato com os números (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757. Estamos localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo n° 655.

Confira as matérias mais lidas no Achei Sudoeste no mês de julho de 2020

Em julho, a reabertura do comércio não essencial foi a notícias mais lida no Achei Sudoeste. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, derrubou a decisão do poder judiciário baiano e o comércio pode reabrir as suas portas no dia 2 (veja aqui). Na sequência, as irmãs Jaqueline e Márcia entram em cena. Para driblar a crise causada pela pandemia, elas se juntaram e abriram uma fábrica de bolos em Brumado. O negócio familiar deu certo e ajudou uma delas a vencer a depressão (veja aqui). Em terceiro, começam as especulações acerca do retorno às aulas presenciais em Brumado. Na época, a secretaria Municipal de Educação cogitava retomar as aulas nas escolas no final do mês (veja aqui). Em seguida, aparece o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos comemorando a decisão do STF, que derrubou a liminar do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e garantiu o retorno do funcionamento do comércio no município (veja aqui). Por último, a notícia mais acessada do mês diz respeito à plataforma virtual para retomada das aulas. Os professores da rede municipal deram início a uma capacitação para uso do ambiente virtual de aprendizagem, plataforma que será utilizada para retorno das aulas on-line (veja aqui).

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

4ª CIPM promove primeiro Natal Solidário em Macaúbas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (22), policiais da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) distribuíram mais de 50 cestas básicas e diversos brinquedos para famílias carentes na região de Macaúbas, a 199 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o projeto Natal Solidário teve como objetivo beneficiar famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. As doações foram realizadas nas seguintes localidades: Casinhas, Loteamento Bastos, Alto do Mamão, Alto da Santa Cruz e a ABSFAM (Associação Beneficente São Francisco de Assis de Macaúbas). A 4ª CIPM agradece o esforço de todos aqueles que tornaram a iniciativa uma realidade.

Guanambi: Catadora de recicláveis diz que passou a se dar valor após aperto de mão de coronel da PM Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi, Arthur Mascarenhas, compartilhou nesta segunda-feira (21) uma carta recebida da Dona Neide, catadora de materiais recicláveis. Na carta, ela falou sobre a importância de ter recebido um aperto de mão do coronel há mais de um ano. Na época, o gesto marcou a sua história de vida e elevou a sua autoestima. “É com muito orgulho e gratidão que eu venho agradecer o senhor por tudo que tem feito por mim e meus filhos. Coronel, muito obrigada pelo dia que o senhor pegou na minha mão e me fez enxergar que eu tinha valor porque eu achava que eu era uma pessoa pequena. Hoje eu vejo que não”, escreveu. O presente e a carta foram entregues ao coronel pessoalmente pelos três filhos de Neide. Emocionado, Mascarenhas disse que recebeu um dos maiores presentes de Natal de sua vida. “Recebi o que seria um simples perfume, se não fosse por quem me deu e pelos motivos que me deu. Esse simples presente me foi ofertado por uma grande mulher, brasileira, lutadora, mãe de 03 filhos que são sustentados pelo seu labor diário de catar lixo reciclado, jogado na rua por pessoas que a olham com desprezo pela sua condição social, pela sua função social de limpar as ruas de nossa cidade. Ela disse que um simples aperto de mão mudou a forma como ela se enxergava como uma pessoa pequena. Esse gesto grandioso dessa grande mulher me fez olhar com outros olhos a importância de simples gestos na vida das pessoas. Por mais gestos simples, por mais respeito com os mais humildes”, declarou. 

Brumado tem sete pacientes hospitalizados em decorrência do novo coronavírus

Nesta quarta-feira, 23 de dezembro, o município de Brumado registra 3710 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 10850. Entre os diagnósticos: 07 internações, 42 óbitos, 308 pacientes em tratamento e 3360 recuperados. No momento, 213 ainda aguardam resultado laboratorial e 6340 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Traficante de drogas morre em confronto com a polícia militar em Caetité Foto: Divulgação/PM

Na madrugada desta quarta-feira (23), a polícia militar interceptou dois elementos em uma moto roubada na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Ao tentar fugir da guarnição, ambos caíram do veículo e, nesse momento, o piloto evadiu, porém o garupa, que estava armado, resistiu a ação policial, sendo alvejado. O indivíduo foi socorrido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu. Com o elemento, até agora não identificado, foram encontrados, além do revólver que utilizou contra a guarnição, uma submetralhadora 9 mm, de fabricação artesanal, munições, balança de precisão, cocaína, embalagens para a venda da droga e uma motocicleta CG Titan roubada.

Passageira denuncia superlotação em ônibus de viagem em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma passageira denunciou uma superlotação em uma viagem de ônibus de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo o G1, nas imagens gravadas por ela, é possível ver que além dos assentos ocupados, muitas pessoas estão em pé e algumas também estão sem máscaras. Segundo a passageira, as pessoas subiram no ônibus sem aferição de temperatura. A mulher disse ainda que o coletivo foi lotando durante viagem e que foi recebendo novos passageiros pelo caminho. Por meio de nota, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informou que o excesso de passageiros é permitido apenas em casos excepcionais, como prestação de socorro. Além de ser considerado infração, a permissão de superlotação é passível de multa. Ainda segundo a Agerba, na rodoviária de Vitória da Conquista, os veículos não saem com passageiros acima da capacidade e que, caso isso ocorra durante o percurso da viagem, o usuário deve fazer o registro na ouvidoria do órgão. A Agerba também informou que vai notificar as empresas, para que sejam tomadas todas as medidas necessárias para que não haja mais lotação. Já a empresa Rota, responsável pelo ônibus, disse em nota que está apurando os fatos relatados e irá adotar as providências cabíveis. Disse ainda que, visando a segurança de seus clientes e colaboradores, adotou medidas para prevenir e conter a propagação do Covid-19, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério Saúde.

Medo e tensão por conta do avanço do coronavírus dão o tom das notícias mais lidas em junho

No mês de junho de 2020, a notícia mais acessada no site Achei Sudoeste diz respeito à decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que determinou o fechamento do comércio não essencial em Brumado para conter o avanço do coronavírus. O órgão considerou, na época, que a flexibilização instituída pelos decretos municipais, liberando a abertura e funcionamento de serviços não essenciais, colocava em risco o esforço adotado pelas autoridades públicas no sentido de diminuir o avanço da pandemia na Bahia (veja aqui). Em seguida, aparece a confirmação do primeiro óbito em virtude da Covid-19 em Brumado. Tratava-se de uma mulher de 50 anos, cuja identidade não foi divulgada. (veja aqui). Em terceiro no ranking das mais acessadas, no dia 10 de junho, a Secretaria de Saúde reportou a segundo morte por coronavírus na cidade. O paciente era um homem de 77 anos, cardiopata (veja aqui). Até o final do mês, a pasta ainda reportou o terceiro óbito e o clima era de muita tensão e medo entre os munícipes. Em quarto, a pandemia continua no foco das notícias que mais repercutiram: o Lacen confirmou, no dia 1º de junho, mais quatro casos da doença no município. Na época, Brumado contabilizava apenas 35 casos positivos de coronavírus (veja aqui). Por último, um homicídio registrado no Bairro São Jorge aparece em quinto lugar entre as mais lidas. Em sua residência, um homem foi baleado durante a madrugada do dia 6 de junho (veja aqui). 

Avó faz parto de neto dentro de táxi no sul da Bahia Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Uma mulher de 24 anos deu à luz dentro de um táxi, na manhã desta terça-feira (22), na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. O caso aconteceu quando Isléia Santana estava a caminho da Maternidade Santa Helena, para ter o segundo filho dela, Henry Oliveira. Ela estava acompanhada da sogra Elza Oliveira, responsável por ajudar ela na hora do parto. “A gente estava indo para a maternidade, mas ela estava com as contrações de um minuto de uma para outra. A gente veio e quando chegou no caminho, nasceu e eu peguei”, disse a vovó do Henry. Ao G1, Elza contou que esse foi o quarto parto feito por ela, mas o primeiro de um parente e dentro de um veículo. “Deu tudo certo, graças a Deus. Fiquei muito nervosa, porque o neto é o primeiro que fiz o parto. Os outros não eram parentes”, contou. Após o parto, o taxista, responsável por gravar o vídeo do momento do nascimento do menino, levou o pequeno Henry, a mãe dele e a avó para a Maternidade Santa Helena. Os dois passam bem.

Caetité: Estudantes desenvolvem projeto para otimizar barracas da feira livre e conquistam prêmio nacional Foto: Divulgação/SEC

A equipe “Exploradores do amanhã” composta pelos estudantes Adeiço Oliveira, Fabiana dos Santos, Gilson Trindade, Grasiele Malheiros e Matheus Moreira, que fazem o curso técnico em Administração, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sertão Produtivo, localizado em Caetité, a 100 km de Brumado, criaram um plano de ação para desenvolver um modelo de barracas mais eficiente para a feira livre do município, com a finalidade de deixar o ambiente mais organizado e livre do descarte inadequado de lixo. A iniciativa está entre os seis projetos de escolas baianas vencedores da 6ª edição do Desafio Criativos da Escola, que é uma iniciativa do Instituto Alana juntamente com o movimento global Design for Change. Cada uma das equipes de estudantes selecionadas de todo o país foi mobilizada a criar um plano de ação, por meio do qual definiram metas e objetivos do projeto para transformarem as suas realidades. Para isso, eles receberam o prêmio de R$ 2 mil para executarem o plano de ação. Além deste projeto, ainda foram premiados da rede estadual de ensino os projetos: “Mentes Brilhantes”, do Colégio Estadual Bolivar Santana, em Salvador; “Chama Preta”, do Colégio Estadual do Rio do Antônio, em Rio do Antônio; “Explosão do Amanhã”, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sertão Produtivo, em Caetité.

A 14ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH) aponta que, apesar de os profissionais entrevistados manterem o otimismo em novembro em relação ao mercado de trabalho para os próximos seis meses - acima dos 50 pontos -, houve queda na expectativa em relação à última pesquisa feita em agosto - passou de 52,9 para 51,7 pontos. Com relação ao momento atual, a média geral demonstra um aumento da confiança: 25,2 em maio, 30,2 em agosto e 32,5 em novembro. De acordo com Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half, na edição anterior do indicador, a retomada da confiança indicava a expectativa do mercado de que “o pior tinha ficado para trás”. Nesta última edição de um ano bastante desafiador, o otimismo com relação ao futuro registrou uma ligeira queda, influenciada pelas questões políticas – em meio a um processo eleitoral municipal – e também pelo temor de uma segunda onda da Covid-19. “Por outro lado, há um viés de alta, com a redução do pessimismo para a situação atual, indicando que os empregados e recrutadores que se mantiveram ativos no mercado ou foram admitidos nesse período continuam com bons olhos em relação ao mercado, entendendo que o pico da pandemia e seus impactos mais severos na atividade econômica já foram absorvidos”, ressalta.

Em sua mensagem de Natal, Rui Costa pede o apoio dos baianos na luta contra o coronavírus Foto: GOVBA

Em sua mensagem de final de ano, o governador Rui Costa (PT) lamentou as quase 9 mil mortes em decorrência da Covid-19 na Bahia e resumiu que o ano foi difícil e triste. “Trabalhamos incansavelmente tratando a pandemia como uma verdadeira guerra a ser vencida. A Bahia é o estado que mais investe em saúde e, graças ao empenho dos nossos profissionais, conseguimos salvar milhares de vidas. Somos a segunda menor taxa de mortalidade do país”, declarou. O governador informou que pediu o máximo de rigor às forças policiais no impedimento à realização de festas e aglomerações, na capital e no interior. “Quero pedir o seu apoio: use máscara. Tenho fé que 2021 será o ano da vacina e da vitória. Um feliz Natal para todos os baianos e baianas”, completou.

Guanambiense está entre os dentistas mais voluntários do mundo

A dentista guanambiense Janaina Vasconcelos Bomfim Lopes concorreu ao prêmio de melhor dentista voluntária do mundo. O evento Feliz por Ajudar, organizado pela Turma do Bem (TDB), foi realizado nesta segunda-feira (21). A TDB é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com um grupo de 17.400 dentistas voluntários. Na cerimônia, foram escolhidos os profissionais que mais se dedicaram ao voluntariado na Odontologia em 2020. De acordo com a organização, Janaina Vasconcelos está entre os dentistas mais ativos na prestação de serviços odontológicos gratuitos para jovens carentes e mulheres vítimas de violência em 2020. Vasconcelos concluiu a graduação em odontologia, em 1998, pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), em Três Corações (MG). Em 2012 entrou para a Turma do Bem.

Mais de 2 milhões foram vacinados contra o coronavírus em 2020 Foto: Reuters

Mais de 2,3 milhões de pessoas de seis países foram vacinadas em 2020 com doses de imunizantes aprovados para uso emergencial ou definitivo. Esse total é equivalente ao tamanho da população da cidade de Manaus, por exemplo. De acordo com o G1, o monitoramento é feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Os seis países que aparecem no levantamento são: China, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Israel. Os dois primeiros usam vacinas autorizadas apenas por seus próprios governos. A Rússia, com os imunizantes criados pelo Instituto Vector e pelo Instituto Gamaleya (Sputnik V), e a China, com as vacinas de três fabricantes: Sinopharm, CanSino e Sinovac (parceira do Instituto Butantan, em São Paulo). Nenhuma das vacinas chinesas concluiu as três fases de estudos de segurança e eficácia que antecedem a aprovação por órgãos reguladores de outros países. Reino Unido, EUA, Israel e Canadá começaram a distribuir o imunizante criado em parceira pela alemã BioNTech e a americana Pfizer. E apenas os EUA aprovaram e distribuíram a vacina da americana Moderna. Um monitoramento da Universidade Duke, dos EUA, que pode ser acompanhado neste link, indica que os números devem começar a deslanchar pelo mundo depois da aprovação da vacina fabricada em parceria pela Universidade de Oxford e a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca, que já negociaram mais de 2 bilhões de doses com diversos países. Apenas no Brasil, por exemplo, espera-se imunizar mais de 130 milhões de pessoas em 2021 com essa vacina Oxford/AstraZeneca, que seria fabricada no país em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esse imunizante, no entanto, ainda não foi aprovado por nenhum órgão regulador do mundo.

Mulher que furtou R$ 1500,00 de aposentado é presa em Dom Basílio Foto: Divulgação/PM

No último dia 30 de novembro, em Dom Basílio, a 54 km de Brumado, um aposentado teve seu benefício, no valor de R$ 1.500, subtraído pela ação conjunta de um casal de assaltantes. Ambos agiam livremente na porta do banco do Brasil. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, na segunda-feira (21), a polícia recebeu uma denúncia de que o casal estaria novamente na cidade. A dupla foi localizada e, após comparações com as filmagens do dia do crime, ficou comprovado que os mesmos são os autores do crime. A mulher foi identificada, porém o homem conseguiu fugir do local. A autora foi conduzida à delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Natal na pandemia: O que fazer para proteger você e sua família Foto: Alexandros Avramidis/Reuters

Como será o "novo Natal"? Existe um número certo de quantas pessoas podem participar da celebração? Dá para comemorar com total segurança? A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que a aposta mais segura para o Natal é não realizar reuniões familiares, pois nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19. Para quem não abre mão de celebrar o dia, o ideal é se reunir apenas com pessoas que já moram na mesma casa. “O núcleo que já está em contato todo dia representa, obviamente, um risco menor. Esse núcleo já vai estar familiarizado. Se você vai adicionar alguém com quem não tem esse contato diário, vai adicionar risco. Não tem outra coisa – é risco, sempre”, explica o infectologista Jamal Suleiman. Para quem pretende comemorar com outras pessoas fora do círculo diário, algumas medidas podem minimizar a chance de contaminação, como ambiente ventilado, máscara, álcool em gel e distanciamento físico.

Brumado: Polícia Rodoviária Estadual inicia Operação Fim de ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Brumado iniciou à meia noite desta terça-feira (22) a Operação Fim de Ano, que será realizada nas rodovias estaduais que integram a companhia. A ação será encerrada às 6h do dia 04/01/2021. A Major Leila Gonçalves, comandante da companhia, destacou que, diariamente, policiais intensificarão as abordagens nos diversos postos de fiscalização e controle de trânsito nas rodovias, além de abordarem com foco no enfrentamento ao tráfico de drogas e armas de fogo. A polícia atuará também nos trechos mais movimentados e de maior incidência de acidentes graves orientando os motoristas quanto as condutas de ultrapassagens proibidas, embriaguez ao volante, uso do cinto de segurança e demais dispositivos obrigatórios, uso do celular ao volante, transporte de carga e trânsito irregular de motocicletas.

Homem é preso após dirigir embriagado e atropelar criança de 6 anos em Planalto Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem foi preso após dirigir embriagado e atropelar uma criança de seis anos, no distrito de Lucaia, que fica na cidade de Planalto, no sudoeste da Bahia. O caso aconteceu na noite de domingo (20) e foi confirmado ao G1 nesta terça-feira (22) pela Polícia Militar. De acordo com a PM, os militares foram chamados para atender o acidente de trânsito. No local, encontraram a mãe da criança. A mulher contou aos policiais que a filha brincava na calçada, quando foi atropelada. Os policiais identificaram o condutor, que estava em visível estado de embriaguez. A vítima e o homem foram levados para o Hospital Nilton Ferreira dos Santos. A criança recebeu os primeiros socorros e o médico plantonista atestou a embriaguez do motorista. Não há detalhes sobre o estado de saúde da criança. O caso foi registrado na delegacia da região, para onde foi levado o suspeito e os laudos médicos da criança e do motorista. Nesta terça, não há informações se o suspeito segue detido na delegacia.

Sindicato dos servidores públicos de Caetité cobra pagamento do 13º salário e do terço de férias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por meio de panfleto que circula nas redes sociais, o Sindicato dos Servidores Públicos de Caetité, a 100 km de Brumado, cobra da prefeitura municipal o 13ª salário e o valor referente ao terço de férias. Os pagamentos deveriam ter sido feitos até o dia 20 de dezembro, segundo a lei. No panfleto, o sindicato diz: “prefeito, antes de sair, pague as contas”. O presidente do órgão, Vagnelson Ribeiro, declarou que teme que a gestão saia, já que Aldo Gondim não foi reeleito, e não pague os adicionais trabalhistas. “Não queremos travar uma briga na justiça, visto que o resultado demora muito a sair”, disse. A prefeitura, por sua vez, alega que o pagamento será realizado até esta quarta-feira (23).

Arquivo