Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2021
Dezembro é o mês do clareamento na Dom Odontologia Premium em Brumado

O sorriso é um dos primeiros e mais marcantes aspectos que reparamos uns nos outros e todo mundo sabe que ele é capaz de dar mais destaque a quem o exibe e quebrar o gelo, seja numa reunião de negócios ou naquele encontro especial. Ter dentes bonitos, alinhados e branquinhos é algo capaz de impactar a autoestima de maneira positiva. Agende sua avaliação e venha transformar o seu sorriso! A Dom Odontologia Premium está localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1° andar. Os telefones são (77) 98108-8430 e (77) 3441-0728.

Primeira semana de 2022 deve ser de chuvas intensas no sudoeste baiano, alerta climatologista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As previsões meteorológicas mostram que novas chuvas intensas serão registradas em todo sudoeste baiano, no início do ano de 2022. Segundo o geógrafo e pesquisador em Climatologia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Rosalves Lucas Marcelino, logos nos primeiros dias de janeiro, uma nova leva de chuvas cairão sobre a região devido a um fenômeno conhecido como La Ninã. “Todo sul e sudoeste baiano será atingido, inclusive Brumado, com chuvas mais intensas na região litorânea. Vai seguir o mesmo padrão de chuvas que está acontecendo agora”, informou. Ao site Achei Sudoeste, o pesquisador destacou que será um período de muita chuva e nebulosidade.

Rio de Contas: Prefeito faz balanço das chuvas e reforça alerta diante de novas previsões Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Rio de Contas, Cristiano Cardoso Azevedo (PSB), relatou que o maior impacto causado pelas chuvas na região se deu nas estradas vicinais. Segundo ele, choveu durante muitos dias no município e o alto índice pluviométrico causou diversos danos na zona rural. “Foi um estrago violento nas estradas vicinais. Estamos tomando as medidas emergenciais porque fazer a recuperação nesse momento é impossível”, frisou. Na sede, o gestor pontuou que foram registrados desabamentos de casas antigas, porém sem nenhuma vítima e maiores intercorrências. A estrada que liga Rio de Contas a Livramento de Nossa Senhora também foi bastante atingida. “Já foram tomadas as devidas providências através da parceria entre a Secretaria Estadual de Infraestrutura e a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Estamos resolvendo os transtornos gradativamente. No mais, sem nenhum caso mais grave”, afirmou. Na cidade, a Barragem Luiz Vieira chegou a 96% de sua capacidade, que corresponde a cerca de 108 milhões de m³. Com as previsões de novas chuvas para o início de 2022, o prefeito alertou à população para redobrar os cuidados, principalmente nas rodovias de acesso à região, bem como nas estradas vicinais.

Cardiologia infantil é com o especialista Genário Judson na Clínica Exame em Brumado

A Clínica Exame pensando sempre nos melhores profissionais para ofertar a população Brumadense, tem a parceria com o profissional Genário Judson Lacerda, especialista em cardiologia infantil. Judson afirma que é completamente comprometido e apaixonado pela sua profissão. Acredita que ser pediatra o torna mais humano, e cada atendimento, amparo e contato o motiva e ensina lições, que leva para a vida. Saiba quando procurar um cardiologista pediátrico? Os cuidados com o coração do bebê começam bem antes do nascimento. Durante os exames de pré-natal já é possível identificar algumas doenças cardíacas pelo exame de ecocardiograma. Em alguns casos, o tratamento pode começar quando o bebê ainda está no útero e, em outros, é necessário cirurgia logo após o nascimento. Quando os médicos já sabem da existência da doença, não há a necessidade de transportar o bebê com urgência para outra unidade especializada, o que diminui significativamente o risco de complicações graves. Por isso, a realização do pré-natal é tão importante. Para maiores informações, entre em contato com os números (77) 3441-9286 ou (77) 99991-5757. Estamos localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo n° 655 - Centro de Brumado.

Autoridades devem preparar reservatórios visando a seca em 2030, prevê climatologista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após um período de dez anos de boas precipitações, em 2030, as previsões apontam para um novo período de convivência com a seca. O geógrafo e pesquisador em Climatologia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Rosalves Lucas Marcelino, ressaltou que as autoridades deverão aproveitar essa fase atual para adotar medidas inteligentes de convivência com a seca no futuro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele recomendou que os gestores façam a manutenção periódica de suas barragens para evitar possíveis rompimentos, bem como para reservar grandes quantidades de água nessa década de altos índices pluviométricos. “Nós, como população, precisamos dessa estabilidade”, defendeu.

PM monitora áreas de risco na região de Livramento de Nossa Senhora e mobiliza campanha solidária Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesse período de fortes chuvas na região de Livramento de Nossa Senhora, a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) tem realizado um trabalho preventivo na sede e zona rural do município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Capitão Wagner Rocha, comandante da 46ª CIPM, informou que a polícia tem feito o monitoramento diário das áreas de risco para evitar possíveis acidentes. Na sede, com a cheia do Rio Taquari, algumas casas foram afetadas, contudo, sem maiores intercorrências, visto que o rio já baixou. Segundo Rocha, a rodovia que liga Livramento a Rio de Contas, a qual estava parcialmente interditada, foi liberada. “Existe apenas um pequeno trecho, onde havia risco de a pista ceder, que está devidamente sinalizado. O acesso está tranquilo”, pontuou.

PM monitora áreas de risco na região de Livramento de Nossa Senhora e mobiliza campanha solidária Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Capitão também informou que existem duas pontes, nas cidades de Érico Cardoso e Rio do Pires, com risco iminente de desabamento, porém as mesmas foram interditadas e as situações estão sob controle. “Estamos mantendo as ações preventivas”, reiterou. Para ajudar as famílias atingidas, a PM está promovendo uma grande campanha de arrecadação de alimentos, medicamentos e fraldas. As doações, de acordo com o Capitão, começarão a ser distribuídas nesta quinta-feira (30).

Climatologista da Uesb reafirma ciclo intenso de chuvas até início da próxima década na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O geógrafo e pesquisador em Climatologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Rosalves Lucas Marcelino, informou que as previsões apontam um ciclo intenso de chuvas em toda região até o início da próxima década. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele explicou que os dados são embasados em projeções matemáticas e padrões de repetição analisados desde 1930. “Até 2030 haverá bem mais La Niñas do que El Niños, o que significa que a quantidade de águas será bem intensa e haverá uma espécie de recuperação hidráulica dos solos e dos lençóis freáticos que estavam em retração”, destacou. Ele já havia esclarecido o período chuvoso no nordeste em novembro de 2020 (veja aqui). Nessa próxima década, o pesquisador ressaltou que haverá períodos de menor precipitação, porém, no geral, as chuvas serão constantes. “Teremos períodos curtíssimos com temperaturas elevadas e baixa precipitação. Falando matematicamente: 70% desse período de 10 anos será de boas quantidades de chuvas e 30% de período seco”, asseverou.

Bahia registra maior acumulado de chuvas no mês de dezembro em 32 anos Foto: Isac Nóbrega/PR

A Bahia está enfrentando a pior chuva para o mês de dezembro desde 1989. Itamaraju (no sul da Bahia) foi o município onde mais choveu no Brasil, com 769,8mm de chuva, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o que representa mais que o quíntuplo da sua climatologia de dezembro (148,0mm). A climatologia da chuva entre setembro e dezembro em Itamaraju é de 499,7mm; em Ilhéus é de 434,4mm; e em Porto Seguro é de 507,7mm. Assim, nesse período, as chuvas nessas regiões estão bem acima da média. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), desde a última sexta-feira (25), vem mantendo esforços para amenizar os estragos causados pelas fortes chuvas no interior do estado, realizando vistorias técnicas com sua equipe de fiscalização e monitoramento ambiental, nos municípios do sul, extremo sul e sudoeste, com o objetivo de verificar os impactos nas barragens. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), desde a última sexta-feira (25), vem mantendo esforços para amenizar os estragos causados pelas fortes chuvas no interior do estado, realizando vistorias técnicas com sua equipe de fiscalização e monitoramento ambiental, nos municípios do sul, extremo sul e sudoeste, com o objetivo de verificar os impactos nas barragens. Durante as vistorias, foram constatadas barragens irregulares que se romperam no interior do estado, a exemplo de Iguá, Jussiape e Quati. Foram realizadas, em conjunto com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), Corpo de Bombeiros (CBMBA) e prefeituras locais, ações de intervenções emergenciais a fim de evitar impactos para a comunidade local.

Homem é encontrado morto em construção abandonada em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta quarta-feira (29), o corpo de um homem de 58 anos foi encontrado em uma construção abandonada na Rua G, no Bairro Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, Damião Santana Brito estava morando no local onde foi localizado sem sinais vitais. A princípio, a 46ª CIPM considera que se trata de um caso de morte natural, visto que não havia marcas de violência no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. A Polícia Civil investiga o caso.

Acidente com ônibus fretado deixa 2 mortos e 34 feridos em Minas Gerais Foto: G1

Duas pessoas morreram e 34 ficaram feridas em um grave acidente na madrugada desta quarta-feira (29) em João Monlevade, Região Central de Minas. De acordo com o G1, um ônibus, que seguia para o Espírito Santo, saiu da pista e caiu em uma ribanceira de 40 metros. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas fatais são um homem e uma mulher. A vítima do sexo masculino se encontrava na parte dianteira do veículo, já a vítima do sexo feminino estava na parte de trás. Havia 47 pessoas no veículo, contando com o motorista. O condutor chegou a fazer o teste do bafômetro, mas o mesmo não constou uso de álcool. Ele disse aos policiais que teve um mal súbito e perdeu o controle da direção.

Homem sofre mal súbito enquanto fazia manutenção em telhado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 15h desta terça-feira (28), um homem de 50 anos sofreu um infarto fulminante e morreu enquanto fazia a manutenção no telhado de uma residência localizada na Rua Armindo Leite, no Bairro São Felix, em Brumado. O homem de prenome Wilson, conhecido como Palito, sofreu o mal súbito e foi resgatado por populares. No Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, foi constatado o óbito. Nas redes sociais, familiares e amigos lamentaram a morte de Palito, que era muito conhecido no bairro.

Após inundações na Bahia, meteorologia prevê chuvas fortes no Sudeste Foto: Divulgação

Depois de fortes chuvas terem deixado um rastro de destruição no sul da Bahia, com mais de 20 mortes, milhares de desabrigados e cidades inteiras alagadas, agora a previsão é de temporais para o Sudeste. Segundo meteorologistas ouvidos pela BBC News Brasil, radares preveem fortes chuvas para os próximos dias nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. De acordo com o meteorologista Francisco de Assis, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), espera-se que as chuvas diminuam na Bahia, norte de Minas Gerais e migrem para regiões mais ao sul. “A partir desta quarta-feira (29), a chuva vai se concentrar em Minas Gerais, principalmente na região do Vale Jequitinhonha, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. A previsão é que chova de maneira significativa nos próximos dias, inclusive na passagem de ano”, afirmou Assis. Por conta desse grande volume de chuvas, a expectativa é que as temperaturas também caiam e se mantenham amenas em todo o Sudeste. Segundo o Inmet, a previsão é que os termômetros não passem dos 23°C em São Paulo na sexta-feira (31), véspera do Ano Novo, com mínima prevista de 16°C. De acordo com os meteorologistas ouvidos pela reportagem, a previsão é que chova cerca entre 100 e 200 mm até o próximo domingo (2/1), a mesma quantidade esperada para o mês inteiro de dezembro. Espera-se que ocorram alagamentos em diversas cidades, como as capitais São Paulo e Belo Horizonte. A sequência de dias chuvosos deve encharcar o solo, o que pode proporcionar condições para deslizamentos de terra.

Prefeitura de Brumado declara emergência em razão dos prejuízos causados pelas chuvas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na terça-feira (28), a Prefeitura Municipal de Brumado decretou situação de emergência em todo território do município em razão dos prejuízos causados pelas chuvas. O decreto considera que as constantes chuvas já ocasionaram desabamentos, alagamentos de casas, bem como danificaram vias públicas e estradas vicinais. As secretarias municipais ficam encarregadas de agir conjunta e articuladamente, adotando ações imediatas para solucionar os impactos decorrentes do alto índice pluviométrico e prejuízos sofridos pela população. O Decreto nº 5.625 deverá vigorar pelo tempo necessário à solução dos problemas.

Chuva destrói casas, alaga ruas e 130 famílias ficam desabrigadas em Iramaia Foto: Redes Sociais

A chuva forte causou estragos na cidade de Iramaia, no sudoeste da Bahia, na tarde de terça-feira (28). De acordo com a prefeitura, 18 casas desabaram e 128 famílias estão desabrigadas. Dezenas de pessoas foram encaminhadas para o Centro de Excelência Professora Zoraide Nascimento, onde estão abrigadas. Por causa da situação, a gestão iniciou um apelo nas redes sociais, para que as pessoas que não foram prejudicadas pelo temporal façam doações. Os donativos pedidos são cobertores, colchões, roupas e kits de higiene pessoal. A prefeitura também informou que fará uma compra emergencial na quinta-feira (30), para atender às necessidades das famílias desabrigadas. Na zona rural de Iramaia, muitas estradas estão interditadas. Os pontos mais críticos ficam no povoado de Cruzlândia e Olhos d'Água do Cruzeiro.

Morre, aos 80 anos, a professora Carmem Rizério, irmã do prefeito de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A professora Carmem Lima Rizério, irmã do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), morreu, aos 80 anos, nesta quarta-feira (29). A família não divulgou a causa da morte. Eduardo decretou luto oficial de sete dias no município. Rizério já atuou como secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), em Brumado, durante a primeira gestão de Lima de 2005 a 2008. “Exemplo de vida, cidadania, dignidade, sabedoria, integridade e sobretudo, fiel aos seus princípios de trabalho, fé e esperança na formação de uma sociedade mais justa e solidária. Formada em magistério, desempenhou durante muitos anos o ofício de professora e diretora da Escola Suzana Maria Guimarães, bem como na presidência da APAE-Brumado durante alguns anos, oportunidade de consagração do desejo de desenvolvimento daquela associação, além de ter sido a primeira secretária de desenvolvimento social e cidadania (Sesoc), gestão 2005-2008”, disse o gestor em decreto publicado no Diário Oficial do Município de Brumado.

Defesa Civil alerta ribeirinhos em caso de aumento do nível de barragem em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O leito da Barragem do Rio do Antônio, em Brumado, encontra-se bastante assoreado e, com as últimas e constantes chuvas, os moradores ribeirinhos estão temerosos com a possibilidade de uma enchente na área. A coordenação de Defesa Civil está fazendo um levantamento diário das condições de todo entorno para avaliar os riscos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do órgão, Márdio Davi Alves, informou que, a depender da quantidade de água que chegar à barragem, será emitido um alerta aos moradores. “A barragem estava muito vazia. Precisa de um volume muito grande de água pra poder enchê-la. Estamos fazendo esse controle constante porque, se vier uma cheia rápida, a gente fará um alerta”, ponderou. Alves afirmou que um possível transbordamento da barragem dependerá do nível de chuvas na região, bem como da quantidade de água nas cabeceiras dos rios. “Não estamos preocupados só com Brumado. As chuvas aqui não estão tão intensas”, pontuou.

Desemprego cai para 12,1%, mas ainda atinge 12,9 milhões de brasileiros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,1% no trimestre encerrado em outubro, mas a falta de trabalho ainda atinge 12,9 milhões de brasileiros, segundo informou nesta terça-feira (28) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da menor taxa de desemprego desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2020 (11,8%), mas ainda maior que o patamar de antes do início da pandemia de coronavírus. Apesar da queda do desemprego, o rendimento médio da população ocupada encolheu pelo 5º trimestre seguido, para uma mínima histórica. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em setembro, a taxa de desemprego estava em 12,6%, atingindo 13,5 milhões de pessoas. O resultado de veio um pouco melhor do que o esperado. A mediana das previsões em pesquisa da Reuters era de que a taxa ficaria em 12,3%. “A população desocupada (12,9 milhões de pessoas) diminuiu 10,4% (menos 1,5 milhão de pessoas) frente ao trimestre terminado em julho (14,4 milhões de pessoas) e caiu 11,3% (menos 1,7 milhão de pessoas) ante ao mesmo trimestre móvel de 2020 (14,6 milhões de desocupados)”, informou o IBGE.

Batistas de Brumado arrecadam alimentos para famílias atingidas pelas chuvas no sul da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (26), a Primeira Igreja Batista de Brumado mobilizou uma campanha de arrecadação de alimentos e insumos para doação às famílias atingidas pelas enchentes no Sul da Bahia. Com o tema “Somos nós, Sudoeste, unidos pelo Sul”, Jefferson Lopes, membro do Ministério de Ações Sociais da Igreja, disse que várias igrejas da região se uniram à campanha para ajudar os mais necessitados. “Os resultados estão sendo muito positivos. Vamos ajudar as cidades inundadas pelas chuvas na Bahia”, disse ao site Achei Sudoeste. Até o momento, diversos insumos já foram arrecados. Em Brumado, os pontos de entrega das doações são: a Primeira e a Segunda Igreja Batista. Os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Urandi, Guanambi, Pindaí, Presidente Jânio Quadros e Caraíbas também aderiram ao movimento solidário. Segundo Lopes, as doações de todas as cidades serão concentradas em Brumado, de onde serão enviadas para os locais mais atingidos. “A gente acredita que até o próximo domingo teremos um prazo amplo para as pessoas fazerem as suas doações. Estamos arrecadando alimentos não perecíveis, roupas, sapatos e produtos de limpeza”, afirmou.

Apresentador Celso Portiolli descobre câncer na bexiga e inicia tratamento Foto: Reprodução/Instagram

Celso Portiolli usou as redes sociais na manhã desta terça-feira (28) para anunciar que vai iniciar um tratamento com imunoterapia após descoberta de um câncer na bexiga. Em um vídeo de cerca de cinco minutos, o apresentador de 54 anos afirmou que descobriu a doença em fase precoce durante um exame de rotina. “Tive um câncer de bexiga que foi encontrado na fase mais precoce possível num exame de rotina. Foi feito um procedimento endoscópico pra remoção desse pólipo. E agora, eu vou ter que fazer um tratamento intravesical, que é dentro da bexiga. Uma imunoterapia, chamada BCG”, afirmou o apresentador. “Estou otimista e com muita fé porque a chance de cura e próxima de 100%. Isso me deixou bastante aliviado, otimista e com muita fé de que vai dar tudo certo”. Celso ainda afirmou que, durante período de tratamento, vai poder levar “uma vida absolutamente normal”. “Vou continuar fazendo academia, meus programas de televisão, animando meus programas de televisão ‘Mas Celso, como você vai animar um programa de televisão com uma notícia dessas?’ Está tudo bem”, ressaltou. “Está tudo ótimo. Eu já sabia e fiz programas ao vivo na televisão e você nem imaginava. Então estou muito tranquilo e otimista. Vou fazer imunoterapia por um tempo”. “É uma notícia dura de passar? É. Já sabe que minha vida é levar alegria e não quero nunca levar uma notícia dessas pra você, mas quer te tranquilizar. Está tudo bem, tudo tranquilo, e vai ficar tudo muito bem”, afirmou o apresentador no encerramento do vídeo.

Brumado: Ilhados, moradores de Cristalândia estão sem insumos e prejuízos na produção rural Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após as últimas chuvas, a comunidade de Cristalândia, na zona rural de Brumado, ficou ilhada. Com a cheia do rio que corta a região, o local está sem acesso à sede do município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Marcos Leandro Teixeira disse que a situação é crítica. “O nível da água não está baixando, está se mantendo e até aumentando um pouco. Infelizmente, vivemos um transtorno. Estamos desesperados”, contou. Segundo Leandro, a prefeitura iniciou a construção de uma ponte na região há dois anos, porém a obra ainda não foi concluída. “Hoje, Cristalândia está ilhada. Se adoecer alguém está difícil. Estamos a Deus dará. Está muito complicado. Pode acontecer de alguém vim a óbito por falta de médico”, criticou. O morador alertou que alguns alimentos já estão faltando nos mercados do distrito, o acesso a remédios é limitado e os pequenos agricultores, que comercializam suas produções na feira livre da cidade, estão sendo prejudicados. “Os prejuízos são incalculáveis. Não tem como passar na ponte. Até há um desvio pela estrada da eólica, mas ela está intransitável por causa das chuvas. As estradas da zona rural estão acabadas porque o Município não fez a manutenção adequada. Não teve planejamento do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Essa ponte já deveria ter sido finalizada”, disparou.

Chuva na Bahia deixa 21 mortos e obriga 77 mil pessoas a sair de casa Foto: Reprodução/Redes Sociais

O número de mortos por causa da chuva na Bahia subiu para 21, nesta terça-feira (28). Os dados foram divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), que contabiliza 77.092 pessoas desabrigadas ou desalojadas. O número de desabrigados – que são as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público – está em 34.163. Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 42.929. A Sudec detalhou que a 21ª vítima a morrer é um jovem de 19 anos, que tentou atravessar uma enxurrada em Ilhéus, na noite da segunda-feira (27), e acabou se afogando. A mesma cidade também já havia registrado outra morte. Ao todo, 471.786 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos não foi alterado desde a segunda-feira (27), e segue em 358 pessoas. Nesta terça, 136 cidades estão sob decreto de situação de emergência.

Barragem do Comocoxico sangra em Caculé e expectativa que água chegue em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (28), a Barragem do Comocoxico sangrou na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, em razão das chuvas intensas que caem em toda região (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Marcos Roberto, locutor da Rádio Atalaia, explicou que o reservatório encheu relativamente rápido, visto que estava muito sujo, cheio de garranchos, lixo e entulho. “Precisava ter sido feita uma limpeza antes. Ela não está na capacidade imensa que era antes devido ao lixo. Por isso, ela encheu com muita facilidade. Essa é a verdade”, disse. Antigamente, o reservatório possuía capacidade de 14 milhões de m³. Segundo Roberto, a previsão é de que, com a cheia do Comocoxico, um grande volume de água desça para o Rio do Antônio, em Brumado. “Vai descer muita água mesmo para o Rio do Antônio. Pode esperar”, afirmou. A informação preocupa os moradores ribeirinhos do Rio do Antônio, no município, que estão bastante temerosos com a possibilidade de uma enchente na área.

Materiais escolares podem ficar até 30% mais caros em 2022 Foto: Rovena Rosa/Tribuna da Bahia

Daqui a poucos dias 2022 inicia e com ele todas as despesas de começo do ano. E quem tem filhos na escola tem uma conta a mais: a compra do material escolar, que vai acompanhar a inflação e a alta do dólar. Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), o aumento pode chegar a 30%. “Para 2022, temos reajustes elevados em todas as categorias de materiais escolares, variando de 15% a 30%, em média”, afirmou o presidente executivo da ABFIAE, Sidnei Bergamaschi. De acordo com entidade, as indústrias e os importadores estão sofrendo esse ano um grande aumento de custos. “São aumentos elevados e frequentes nas diversas matérias-primas como, por exemplo, papel, papelão, plástico, químicos, embalagem, etc. Para os produtos importados, os principais impactos são a variação do dólar no Brasil, os aumentos de custos na Ásia e a elevação dos preços de fretes internacionais, decorrente da falta de containers. Além disso, as medidas antidumping para importações de lápis da China, adotadas pelo governo brasileiro este ano, aumentaram os custos na categoria de lápis”, observou Bergamaschi. O executivo afirmou que nenhum produto escapará da alta de preços. “Provavelmente todas as categorias de produtos sofrerão aumentos de preços”. E mesmo os produtos nacionais não terão tanta procura, por falta de opções. “Pode ocorrer alguma migração de volume de produtos importados para nacionais, mas em pequena escala. Para a maioria dos produtos atualmente importados, as opções de fornecimento nacional são pequenas”. Este ano foi marcado por aulas híbridas em diversos estados, e com isso muitos estudantes reaproveitaram materiais escolares de 2020. Com o avanço da vacinação e a volta às aulas totalmente presencial, pelo menos na Educação Básica, a expectativa da entidade para 2022 é cautela.

Defesa Civil faz monitoramento de riscos diante das chuvas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Defesa Civil está avaliando os riscos com as constantes chuvas que têm caído no município. O coordenador do órgão, Márdio Davi Alves, disse ao site Achei Sudoete, que a situação é preocupante, tendo em vista que cidades do sul da Bahia, em que não se esperava transtornos em virtude das chuvas, estão sofrendo com alagamentos, enxurradas e inundações. “Vemos com preocupação. Foi muita água em tempo recorde. Não podemos subestimar a força da água”, pontuou. Hoje, o município conta com 89 barramentos, quase todos cheios. Segundo Alves, a Defesa Civil está de olho nesses locais e, por enquanto, a situação está sob controle. “Não sabemos até que ponto o volume de água pode chegar com tamanha rapidez nas nossas barragens”, acrescentou.

Casa da filha desaba e casa da mãe está condenada pela Defesa Civil em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Rua Bocaiúva, no Bairro São Félix, a casa da Dona Anália Jesus foi condenada pela Defesa Civil de Brumado. Já a residência de sua filha, Crislaine Jesus Rodrigues, desabou após as últimas chuvas (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Dona Anália contou que ouviu um estrondo muito grande e, quando olhou pela janela, viu que a casa da filha havia desabado. “Só vi o poeirão na frente da casa dela. Foi um desespero muito grande. Corri por dentro da poeira porque só queria ver a minha filha. Graças a Deus ela estava na casa da sogra. Fiquei um tempão em choque, não conseguia fazer nada. Foi horrível”, relatou. A manicure Crislaine Jesus Rodrigues contou que perdeu tudo no desabamento, inclusive o seu material de trabalho. “Graças a Deus, a população de Brumado está sendo muito solidária comigo. Estão doando alimentos, roupas, sapatos e móveis. Mas, no momento, estamos sem casa. Preciso retomar a minha vida”, disse. Depois do ocorrido, na segunda-feira (27), a Defesa Civil esteve na região fazendo um levantamento das condições dos imóveis e condenou a residência de Dona Anália devido ao risco de desabamento. Segundo o órgão, ela precisa deixar a casa imediatamente, que é vizinha ao Rio do Antônio. Por ora, Jesus tem ficado na casa de uma vizinha. Ambas pedem a ajuda da prefeitura, através da secretaria de desenvolvimento social, para que seja disponibilizada duas casas para que elas se mantenham em segurança. “Durante 15 dias temos lugar pra ficar, mas depois disso? Vamos ficar aonde?”, apelou.  Para ajudar com doações, basta entrar em contato com o número (77) 99806-3421.

Arquivo