Foto: Divulgação/SAP Dois detentos da Penitenciária José de Almeida Bueno, em Itapetininga (SP), foram submetidos a uma cirurgia nesta quinta-feira (30) para retirada de microcelulares do estômago. Um vídeo enviado pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) mostra o momento em que o cirurgião retira o aparelho do estômago de um dos presos. A cirurgia aconteceu no Hospital Regional de Itapetininga. De acordo com a SAP, as investigações apontam que os dois presos, de 31 e 20 anos, engoliram os aparelhos para depois expelirem os equipamentos pela boca ou aguardavam a evacuação para voltar a utilizá-los. A ação era para evitar que os aparelhos fossem apreendidos pelos agentes penitenciários durante a revista. Um procedimento disciplinar foi instaurado contra os presos.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Em nota enviada ao site Brumado Notícias, o professor Gilvan Moreira, que se envolveu recentemente em uma briga com o Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, fez críticas ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e aos vereadores municipais. “O ato mais nobre de qualquer tirania, abuso de poder, é produzir injustiça e celebrar o cinismo como atitude democrática. O atual gestor de Brumado assim se comporta com o aval de uma maioria de capachos e traidores da democracia incrustados na câmara municipal e em algumas secretarias. Quando políticos se acham senhores do povo o escravismo vem a galope”, disse. O professor ressaltou que, no município, a redução do tempo de licença maternidade, a extinção da guarda municipal e a retirada da representatividade da APLB são apenas algumas das violências praticadas contra a classe trabalhadora. O educador também destacou que a máquina púbica está sendo utilizada em benefício de interesses pessoais com a propagação de familiares no poder. “Eles desconhecem que a alternância é necessária para a democracia”, completou. Na nota, o professor disse ainda que a cidade está, aos poucos, se tornando um “pequeno e oligárquico feudo e o povo, os servos da propriedade feudal do senhor absoluto”. “Brumado tem se destacado na Bahia como o mais bem administrado feudo contemporâneo, a mais competente oligarquia, o mais absoluto regime que interfere até nas questões da fé”. Por fim, ele afirmou que os professores de Brumado, enquanto classe, tem lutado contra a injustiça, que se manifesta das mais variadas formas.
Foto: Divulgação/TJ-BA A Comarca de Guanambi inicia na próxima segunda-feira (3) um mutirão envolvendo 380 ações do Seguro DPVAT distribuídas entre a 1ª e a 2ª Varas dos Feitos Cíveis. As audiências prosseguem até o dia 7 de abril no fórum da comarca. Além das partes, dos advogados e dos servidores, haverá médicos previamente designados, para realizarem as perícias, no próprio fórum, facilitando o encaminhamento de acordos, que são de pronto homologados pelos juízes. O juiz João Batista Pereira Pinto, da 1ª Vara Cível, destacou o aspecto social do mutirão. “A pauta é composta de processos envolvendo acidentes de transito e as pessoas, quando for o caso, sendo indenizadas em curto espaço de tempo”, disse. Serão realizadas 180 audiências envolvendo processos da 1ª Vara e 200 outros da 2ª Vara Cível. Segundo o servidor Franklin Ribeiro da Silva, escrivão titular da 2ª Vara Cível, houve um esforço conjunto de servidores e estagiários dos dois cartórios para a intimação das partes e dos advogados envolvidos nas demandas. Os servidores destacaram o apoio recebido do juiz Almir Edson Lélis Lima, titular da 2ª Vara de Guanambi, que, ao lado do magistrado João Batista Pereira Pinto, “sempre estimulou e valorizou os trabalhos desenvolvidos na comarca”, como disse o escrivão.
Foto: Divulgação Com o objetivo de acompanhar os trabalhos de limpeza das aguadas, a vereadora Ilka Abreu (PR) esteve na comunidade de Ubiraçaba, zona rural de Brumado, juntamente com a vereadora Lia Teixeira (PDT) e com a equipe do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). A limpeza foi viabilizada através de emenda concedida pelo Deputado Federal José Rocha (PR). Os recursos fazem parte do programa de ação de convivência com a seca, que possibilita a melhoria na qualidade de vida nas comunidades. Até o momento, a limpeza foi realizada em seis aguadas nas localidades de Várzea de Areia, Ubiraçaba, Samambaia e Boi Morto. “A limpeza de aguadas é necessária para que a população não sofra tanto com os efeitos da seca”, destacou Abreu.