Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Moradores da Rua Princesa Leopoldina, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, reclamam da quantidade de terrenos baldios acumulando mato e lixo na localidade. O site Achei Sudoeste esteve na via, onde conversou com a dona de casa Naiara Almeida, que mora bem em frente a um terreno baldio. Segundo ela, o lugar está cheio de mato e entulho, o que atrai mosquitos e bichos peçonhentos. “É muito preocupante. A gente tem filhos e não podemos nem ficar sentados no passeio. Tem ratos, baratas, escorpiões e tudo quanto é tipo de animal peçonhento. Pedimos a colaboração do dono do terreno. Se acontecer o pior, ninguém vai nos dar assistência”, relatou, acrescentando que os vizinhos chegaram a matar uma cobra na via recentemente.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Além disso, a quantidade de mato e lixo, entre garrafas pet e vasilhames, acumulados no terreno é grande, favorecendo o acúmulo de água e a proliferação do mosquito da dengue. Nesse período de chuva, a situação torna-se ainda mais preocupante. “Ficaram de construir um condomínio nesse terreno. Pedimos providências ao proprietário”, apelou Naiara. A moradora Eliana Gomes também reforçou as queixas da vizinha. “Esse terreno está prejudicando a gente demais”.
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou uma professora por racismo após ela agredir a imagem e fazer alegações homofóbicas contra a comunidade indígena durante uma postagem nas redes sociais. A informação foi confirmada ao G1 nesta quarta-feira (13). Segundo o órgão, a denúncia foi oferecida à Justiça Federal, na segunda-feira (11). Já a postagem da professora foi feita em 13 de outubro do ano passado. O MPF não vai detalhar qual o município baiano que a mulher trabalha. A postagem, em questão, ocorreu em meio a uma ocupação de terras em uma fazenda em Itambé, cidade do sudoeste da Bahia. Na ocasião, a professora aproveitou para fazer os comentários na rede social quando alegou também que os indígenas cometiam maus-tratos contra crianças. A afirmação dela não foi direcionada para uma comunidade específica, mas para os indígenas de modo geral. O caso só chegou ao órgão após uma representação feita à Sala de Atendimento ao Cidadão, onde foi “anexada imagem (print) de mensagem ofensiva publicada no Facebook”. Ainda de acordo com o MPF-BA, em depoimento à polícia, a professora confessou que foi a responsável pela publicação. A expectativa do órgão agora é que a Justiça aceite o pedido de denúncia para dar continuidade as investigações.
Foto: Divulgação/PMB Seguindo um planejamento de modernização urbana, a prefeitura de Brumado está realizando uma grande obra de pavimentação asfáltica ao lado da Linha Férrea da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), nas proximidades do antigo Shopping Áppio. Já foi concluída a aplicação da primeira camada asfáltica. A próxima etapa terá início em breve, bem como a retirada dos postes da via, a cargo da Coelba. A prefeitura salientou que a integração por meio de uma mobilidade urbana moderna e eficiente entre o centro e os bairros periféricos será potencializada, favorecendo milhares de famílias que residem na região.
A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Um grupo de bombeiros civis do município de Brumado se reuniu e atendeu ao apelo do Hemoba para doação de sangue. Em uma campanha divulgada nas redes sociais, os bombeiros estão se mobilizando para conseguir mais doadores, especialmente nesse momento de pandemia, quando os níveis do estoque estão bem abaixo do normal. “A nossa equipe de Bombeiro Civil comunica a toda população que estamos à disposição para fazer o que sabemos de melhor: salvar vidas”.
O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).
Quatro trabalhadores da empresa Gilfer, responsável pela pavimentação asfáltica da BA-263, trecho entre os municípios de Licínio de Almeida e Urandi, testaram positivo para o novo coronavírus. A informação foi divulgada pela prefeitura de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado. Em nota, o prefeito Frederico Vasconcelos, o Dr. Fred disse que foram solicitados testes rápidos de todos os trabalhadores da empresa que viajaram de folga, na última semana, para cidades onde há casos já confirmados da doença. Através de decreto municipal, por precaução, a obra foi temporariamente suspensa e todos os trabalhadores seguem em isolamento domiciliar, sendo monitorados diariamente pela Equipe de Controle Epidemiológico. Os trabalhadores que testaram positivo terão materiais coletados para nova análise, desta vez no Laboratório Central de Saúde da Bahia (Lacen-BA), em Salvador. No dia 22 de abril, o município confirmou o primeiro caso da Covid-19.
Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em Brumado, a mineradora Magnesita reduziu, desde o último dia 1º, a jornada de trabalho e os salários dos seus funcionários em razão da crise instaurada pela pandemia do novo coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Sindicato dos Mineradores de Brumado e Região, Édio Pereira, confirmou o acordo feito com a empresa, o qual também prevê a suspensão do contrato de trabalho em alguns setores. Segundo ele, a Magnesita está amparada em medida provisória editada pelo Governo Federal. “Alguns setores terão redução de jornada e de salários, de 5 a 15% a depender do salário de cada funcionário. Também tem a suspensão do contrato de trabalho em alguns setores, que pode ser de até 60 dias. Conseguimos fazer um acordo bem acima do previsto pela Medida Provisória 936, do Governo Federal”, frisou. Pereira salientou que a proposta foi submetida à deliberação dos empregados e obteve 95% de aprovação. “Das 438 pessoas que participaram da votação, apenas 28 votaram contra a proposta. Ela ficou bem melhor do que a empresa poderia ter feito se fosse seguida à risca a MP do governo. O acordo foi um dos melhores realizados no Brasil. A prioridade agora é a manutenção do emprego e do contrato de trabalho”, avaliou. O presidente finalizou afirmando que, infelizmente, todos os setores serão atingidos nesse momento de crise.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na terça-feira (12), a cidade de Anagé, a 85 km de Brumado, confirmou o primeiro caso do novo coronavírus, a Covid-19 (veja aqui). A paciente, uma mulher de 72 anos, esteve em São Paulo há cerca de 15 dias. Desde o início dos primeiros sintomas, ela vinha sendo monitorada por uma equipe da Secretaria de Saúde. Seu estado de saúde é estável e ela segue em isolamento domiciliar. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Paulo Marinho, informou que todas as pessoas que chegam de locais onde há casos da doença, principalmente do estado de São Paulo, respondem a um questionário e são monitoradas de perto pela Vigilância Epidemiológica. A prefeitura também limitou o funcionamento do comércio apenas aos serviços essenciais e tem feito barreiras sanitárias nas entradas da cidade a fim de impedir a propagação do vírus. “Há mais de trinta dias, adotamos o toque de recolher a partir das 22h. As pessoas que estão na rua são orientadas pela polícia a voltar pra casa. Nada exagerado. A partir de agora, já que temos um caso, vamos começar a endurecer algumas coisas e ter cuidado redobrado. Pedimos a compreensão da população”, frisou.
16 pacientes estão aguardando os resultados da Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado. A informação foi divulgada pela secretaria de saúde do município. De acordo com a pasta, 130 pacientes já testaram negativo para a doença. Ainda de acordo com a publicação, são 744 pacientes suspeitos notificados com o vírus na cidade. O município tem oito casos confirmados, mas segundo o boletim, todos já estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na última segunda-feira (11), um homem foi detido na Fazenda Jacaré, na zona rural de Brumado, depois de agredir os pais, que são idosos. A polícia militar foi acionada através de denúncia. Na localidade, o casal foi encontrado dentro de casa e o suspeito detido. As vítimas teriam sido agredidas com um pedaço de pau. Segundo informações da PM, o homem queria dinheiro. Vizinhos testemunharam as agressões. O suspeito, os idosos e as testemunhas foram encaminhados à delegacia para averiguação do caso.
Foto: Reprodução/TV Sudoeste Uma jovem de 20 anos, moradora de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, está desaparecida há quase três meses. As informações são do G1. Segundo familiares, Daniele Fernandes, que tem um filho de dois anos, e foi vista pela última vez dentro da casa onde mora. O sumiço da jovem está sob investigação da Polícia Civil. De acordo com a mãe da jovem, Elidiane Fernandes Silva, Daniele desapareceu no dia 29 de fevereiro. A mãe conta que a filha assistia televisão quando ela foi dormir. Por volta das 0h, ela acordou e percebeu que a filha não estava mais em casa. “Ela não tem costume de sair sem falar nada. Eu olhei no celular e ela me falou: ‘Mãe, Italo me ligou e eu estou saindo com ele’”, disse Elidiane Fernandes. Segundo Elidiane, Daniele deixou uma mensagem no WhatsApp falando que sairia com o ex-marido Ítalo. Um dia depois, ela mandou outra mensagem, por um número de celular diferente, dizendo que estava na casa de uma amiga, que iria conseguir um trabalho para ela. Depois dessa mensagem, de acordo com a mãe da jovem, não houve mais notícia da filha. Daniele tem dois perfis no Instagram, os dois estão ativos, mas a última foto foi publicada no dia 27 de fevereiro, dois dias antes do desaparecimento. A Polícia Civil informou que investiga o caso. O ex-marido da jovem disse que eles não saíram juntos no dia 29 de fevereiro e que nunca recebeu mensagem de Daniele durante o tempo em que ela está desaparecida.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste As últimas horas têm sido de intensas movimentações nos bastidores da política brumadense visando o pleito municipal em 2020. Duas alianças políticas realizadas entre a oposição ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), podem favorecer a sua reeleição. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o médico Geraldo Leite Azevedo (PP) e Fabrício Abrantes (DEM) anunciaram na terça-feira (12) uma aliança visando as eleições deste ano. Já nesta quarta-feira (13), o médico oftalmologista Aurino Rocha (Podemos), o vereador Zé Ribeiro (PT) e Alessandro Lôbo (PRP) anunciaram a formação de uma chapa (veja aqui). Com este novo cenário da política local, o atual prefeito da capital do minério, até então, está sendo o maior favorecido para a disputa, tendo em vista um “racha” entre a oposição, que não deve marchar 100% unida no pleito municipal. Muitos apostavam em uma ampla união entre a oposição com todas as vias de força, na busca de tentar derrotar a hegemonia de Eduardo Vasconcelos, que está com seu grupo político no poder nos últimos 16 anos.
Nesta terça-feira (12), foram divulgados dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O setor de serviços na Bahia registrou o maior recuo em meses de março dos últimos oito anos. A retração foi de -7,8% em comparação ao mês de fevereiro deste ano. Foi o segundo resultado negativo consecutivo desde janeiro de 2020. De janeiro para fevereiro de 2020, os serviços na Bahia tiveram variação negativa de -0,1%. Com resultados negativos em três meses seguidos, o volume de serviços prestados na Bahia acumula retração de -6,8% em 2020. Este é o segundo pior resultado entre os estados brasileiros no período. A queda no setor de serviços baianos do mês de março também foi maior do que a registrada no Brasil como um todo, que fechou março com -6,9%. No mês de março, todas as cinco grandes atividades de serviços recuaram no estado, em relação ao mesmo mês em 2019. O setor é composto por cinco grupos de atividades: serviços prestados às famílias, informação e comunicação, profissionais e administrativos, transportes e correios, e outros.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Um poste no meio da via está atrapalhando o andamento das obras para construção de uma rotatória no Bairro São José (veja aqui). A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Brumado já comunicou a Coelba para que a remoção do poste seja realizada o mais breve possível. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador de controle viário da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), João Paulo, declarou que a retirada do poste é uma questão de preservar a vida e a integridade física das pessoas. “O que diz respeito ao município já tem sido feito. As obras estão em fase de acabamento. Estamos esperando apenas uma definição da Coelba”, afirmou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acataram, na sessão realizada nesta quarta-feira (13), por meio eletrônico, relatório de auditoria feita por técnicos do órgão que apontou irregularidades no serviço de transporte escolar prestado no município de Caetité, a 100 km de Brumado, no exercício de 2018. O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, multou o prefeito Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSD) em R$ 3 mil e fez uma série de determinações e advertências para a melhoria do serviço. O relatório da auditoria e o voto do relator será encaminhado, para conhecimento, à representação na Bahia da Controladoria Geral da União (CGU), que também fiscaliza o transporte escolar nos municípios baianos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a auditoria temática do TCM sobre transporte escolar foi realizada em Caetité e em outros 16 municípios baianos, selecionados após análise de uma base de risco, com o objetivo de identificar ilegalidades, examinar a economicidade dos contratos e a qualidade do serviço prestado à população estudantil. No município de Caetité, os técnicos do TCM identificaram restrição do caráter competitivo da concorrência pública realizada para a escolha da empresa para a prestação do serviço, vez que o gestor não justificou a necessidade de algumas exigências que, eventualmente, podem ter impedido a participação de um número maior de empresas na disputa. O contrato com a empresa Cardoso & Lacerda, declarada vencedora do certame, foi celebrado em 2016 e depois prorrogado até o exercício de 2018.
A auditoria identificou irregularidades na prorrogação desse contrato e alteração injustificada do valor a ser pago, já que não houve alteração nos roteiros e nos quantitativos licitados. Também ficou comprovada a violação de norma contida no edital do certame, em razão da subcontratação do objeto contratado – o que era expressamente vedado. Ou seja, a empresa vencedora da concorrência transferiu a terceiros parte da responsabilidade pela prestação do serviço.
A equipe de inspeção apurou que dos 19 veículos próprios da prefeitura, previstos para o serviço de transporte escolar, 16 estavam em circulação, e três encontravam-se em manutenção. Apesar de terem sido identificadas falhas pontuais em alguns veículos, constatou-se que a frota, em geral, atende às condições mínimas previstas em lei.
Por outro lado, no que diz respeito aos veículos terceirizados, oriundos do contrato celebrado com a empresa Cardoso & Lacerda Ltda, foram inspecionados 16 veículos que são utilizados no serviço. Foi constatado que a maioria dos automóveis não atende às exigências de segurança e sinalização impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro para veículos utilizados no transporte de estudantes.
O relatório registrou, ainda, descrição insuficiente dos roteiros licitados; motoristas sem qualificação de curso especial para conduzir estudantes; ausência de implantação de mecanismos de controle e apuração da regularidade da execução dos serviços de transporte escolar; e ausência de informações sobre eventuais variações nos turnos e sentidos dos roteiros percorridos.
O Ministério Público de Contas, através do procurador Guilherme Costa Macedo, opinou pela procedência das irregularidades narradas no relatório de auditoria, com aplicação de multa proporcional ao gestor. Constatou que administração de Caitité já acenou com novo processo licitatório, com o objetivo de buscar maior economicidade e adequar os itinerários à realidade da atual demanda do município. E recomendou que sejam observadas, no novo processo licitatório, as diretrizes constantes na Orientação Técnica nº 07, da Rede de Controle da Gestão Pública.
Cabe recurso da decisão.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Em reunião realizada na noite da última terça-feira (12), os pré-candidatos à prefeitura de Brumado, Aurino Rocha (Podemos), Zé Ribeiro (PT) e Alessandro Lôbo (PRB) fecharam uma aliança para definir as diretrizes de um plano de governo focado na educação, saúde, no desenvolvimento econômico e no retorno das políticas sociais em Brumado. O ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira (PT) também marcou presença no encontro. Na reunião, foi celebrada a união de uma “nova política”, comprometida com o sentimento de mudança e de se fazer gestão em Brumado. “Essa é uma aliança feita às claras, com coerência e afinidade de pensamentos. Não é um projeto de poder individual, mas de transformação coletiva, e nele só há espaço para aqueles pré-candidatos que pensam como nós: na verdadeira renovação política”, definiram. Da união, sairá o candidato da oposição que disputará as eleições municipais. “Uma candidatura forte, humana e participativa, feita de gente que se preocupa com gente, e que deseja construir uma política para todos e transformar a vida dos que mais precisam”, completaram.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O índice de infestação do mosquito aedes aegipty tem crescido a cada dia na cidade de Brumado. Os números do Boletim Epidemiológico apontam a possibilidade de um surto de arboviroses no município e a população tem cobrado mais ações da prefeitura no sentido de combater o mosquito vetor. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, garantiu que o município tem feito a sua parte. “Nossos agentes estão em campo trabalhando. A secretaria de infraestrutura e meio ambiente tem dado total apoio à secretaria de saúde na limpeza de terrenos públicos. Estamos notificando os proprietários de terrenos baldios. Também temos trabalhado fazendo o bloqueio costal”, enumerou. A Sesau já solicitou o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para reforçar as ações de combate à dengue no município. Por fim, Feres convocou toda população para aumentar o combate ao mosquito em suas casas.
Foto: iStock/Getty Images A deficiência de vitamina D no corpo está relacionada a uma maior mortalidade por Covid-19. A conclusão foi feita a partir de um estudo de casos de vários países em pesquisa conduzida pela Universidade Northwestern, dos Estados Unidos. Os pesquisadores reuniram dados de hospitais da China, França, Alemanha, Itália, Irã, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Reino Unido e dos Estados Unidos e descobriram que pacientes de países com altas taxas de mortalidades tinham níveis baixos de vitamina D comparados aos que não foram afetados tão drasticamente. O estudo faz um alerta: isso não significa que os afetados precisam começar a ingerir suplementos de vitamina D. “Embora seja importante que as pessoas saibam que a deficiência de vitamina D pode ter um papel na mortalidade, não precisamos empurrá-la para todos. Precisamos de mais estudos e espero que nosso trabalho estimule o interesse na área”, afirmou Vadim Backman, o responsável por liderar a pesquisa, ao site Medical Xpress. A partir das análises dos pacientes, os pesquisadores descobriram uma forte correlação entre os níveis de vitamina D e a “tempestade de citocinas”, uma condição inflamatória grave causada pelo sistema imunológico. A hiper reação pode danificar gravemente os pulmões e levar à morte por asfixia.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Uma rotatória está sendo construída no Bairro São José, em Brumado, com o objetivo de melhorar o acesso ao local onde será instalada à Policlínica Regional de Saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador de controle viário da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), João Paulo, afirmou que o órgão está prestando apoio no sentido de sinalizar adequadamente o trecho. “Vamos colocar uma sinalização de qualidade para, futuramente, a policlínica ser inaugurada. Tem aqui também uma creche, uma escola, ginásio, ou seja, já virou um complexo de vários setores. Então, a sinalização aqui será de suma importância”, salientou. Nesta terça-feira (12), representantes da SMTT, da Secretaria de Infraestrutura e da empresa responsável pelas obras estiveram no local em reunião para avaliar o projeto e oferecer mais segurança à população. Antes da rotatória ser finalizada, uma campanha de orientação dos condutores será feita pela SMTT para que os condutores sejam informadas sobre a mudança no sentido do trecho.
Foto: Justiça Federal Os procuradores da Operação Lava Jato apresentaram nesta segunda-feira, 11, à Justiça Federal um parecer em que rejeitam a proposta feita para compra do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), que levou à condenação do ex-presidente Lula em um processo da Lava Jato. Um homem chamado Alexandre Horiye havia ofertado ao empresário Fernando Bittar, dono formal da propriedade e ex-sócio de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, pagar 1.850.000,20 reais pelo sítio, divididos entre 20% de entrada, o equivalente a 370.000 reais, e 60 parcelas mensais de 24.666,67 reais. De acordo com a Veja, Bittar havia concordado com a proposta, acima do 1,7 milhão de reais da avaliação da propriedade, mas, para os procuradores, a forma de pagamento não atende à lei. Eles pedem, então, que o empresário leve a Horiye uma contraproposta. Com base no Código de Processo Civil, a força-tarefa alega que não só é possível vender o imóvel com pagamento de pelo menos 25% de entrada, o equivalente a 462.500 reais, e o parcelamento do 1,3 milhão de reais restante em no máximo 30 vezes, que chegariam a 46.250 reais mensais. Caso Horiye mantenha o interesse, conforme a manifestação do MPF, a propriedade será transferida para o seu nome após o pagamento do sinal em uma conta judicial. Se ele desistir da compra, os procuradores propõem a venda do imóvel em leilão judicial. O sítio Santa Bárbara foi reformado ao custo de 1 milhão de reais pelas empreiteiras OAS e Odebrecht entre 2010 e 2014 – a propriedade havia sido avaliada em 1,7 milhão de reais em agosto de 2019. Em fevereiro do ano passado, Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelas obras. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região elevou a pena a 17 anos de prisão em novembro e confirmou a sentença na semana passada. O sítio tem 35.873 metros quadrados com campo de futebol, piscina e lago. Em um laudo de avaliação do imóvel, o oficial de Justiça Hugo Guerrato Netto notou as “sobejas águas” que regam o sítio, nas montanhas de Atibaia, e a “aprazível cozinha, completa e ampla, com piso branco e móveis novos” que compõe a sede da propriedade – instalada e equipada pela empreiteira OAS a um custo de 170.000 reais. No entanto, o avaliador observou que “urge anotar que as construções, em sua maior parte, encontram-se em estado de abandono, com vários pontos de infiltração e rachaduras nas paredes, bem como necessitando a restauração na maior parte do madeiramento e troca de pisos em determinados locais pontuais”.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Mesmo com o decreto municipal que flexibilizou a realização das celebrações religiosas na cidade de Brumado, a Igreja Católica decidiu ainda não retomou as missas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o padre Cleonídio, que está à frente da Paróquia Bom Jesus, explicou que a decisão tem por finalidade evitar aglomerações, tendo em vista que a quantidade de fiéis na cidade é muito grande, especialmente nas missas dominicais, quando são reunidas cerca de 600 pessoas na Matriz. “Não temos condições de controlar a quantidade de fiéis na distância de 1,5 a 2 metros. É muito complicado. Outro ponto é que nós temos uma organização diocesana, são todas as paróquias dos municípios, e ainda não liberaram essas aglomerações. Estamos esperando um decreto da diocese”, frisou. O padre reforçou que, de modo geral, a Igreja não tem como se adequar às exigências do decreto municipal e prefere aguardar o melhor momento para retomar as celebrações presenciais. “Não queremos colocar a vida das pessoas em risco. Estamos tendo cautela”.
Foto: Marcos Correa/Divulgação No vídeo da reunião do conselho de ministros do último dia 22 de abril, exibido nesta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro defendeu trocas no comando da Polícia Federal do Rio para evitar que familiares e amigos seus fossem “prejudicados” por investigações em curso. Segundo o relato de três fontes que assistiram ao vídeo, Bolsonaro disse que gostaria de substituir o superintendente da Polícia Federal do Rio de Janeiro e que demitiria até mesmo o então ministro da Justiça Sergio Moro caso não pudesse fazer isso. Ao deixar o cargo, Moro acusou o presidente de interferir politicamente na PF. Em resposta, Bolsonaro afirmou na tarde de hoje que não disse as palavras “Polícia Federal”, “superintendente” e “investigação” durante o encontro. Segundo fontes que assistiram ao vídeo, Bolsonaro afirma durante a reunião que precisava “saber das coisas” que estavam ocorrendo na Polícia Federal do Rio e cita que investigações em andamento não poderiam “prejudicar a minha família” nem “meus amigos”. Sob esses argumentos, o presidente afirma que trocaria o superintendente do Rio, o diretor-geral da PF ou até mesmo o ministro da Justiça, para garantir ter acesso a informações e que pessoas próximas não seriam prejudicadas. De acordo com essas fontes, Bolsonaro fez essa referência à Superintendência da PF usando o termo “segurança” quando discursou sobre a necessidade de proteger familiares de eventual perseguição ou ameaças no Rio, sem entrar em detalhes sobre os motivos da preocupação. Segundo os relatos, o presidente citou que já havia tentado substituir o “segurança” no Rio, e que desta vez finalmente efetivaria essa substituição. Na mesma fala, Bolsonaro teria dito que, caso não pudesse trocar o “segurança” no Rio, trocaria o diretor-geral ou o próprio ministro. As informações são do Jornal o Globo.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste De acordo com o calendário letivo publicado no Diário Oficial, as aulas na rede pública do município de Brumado estão previstas para serem retomadas no dia 1º de junho (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, destacou que, embora a Secretaria de Educação tenha criado e apresentado o novo calendário, a decisão final só será tomada uma semana antes do início previsto das aulas. “A doença muda a cada dia. Todo dia nós nos reunimos e conversamos com o pessoal da Central de Informação da Covid. Todos os dias eu converso com o prefeito e com a minha equipe sobre o novo coronavírus. A doença é dinâmica e a decisão só na última semana mesmo. Podemos avançar ou retroagir”, salientou. O secretário ainda citou que o prefeito gosta de pensar positivo e sonha com a educação.
Foto: Reprodução/TV Sudoeste Uma carreta carregada com soja tombou e causou a interdição de um trecho da BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na terça-feira (12). As informações são do G1. Com o acidente, parte da carga se espalhou pela pista. O caso aconteceu por volta das 8h, próximo ao viaduto do Anel Rodoviário, nas imediações do distrito industrial dos Imborés. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente pode ter sido causado por excesso de velocidade. De acordo com a PRF, o motorista teria entrado em uma curva a mais ou menos 100 km/h e, então, o veículo virou. Apesar da situação, ninguém ficou ferido. A pista foi liberada no fim da manhã.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em decreto publicado no Diário Oficial, a prefeitura de Brumado determinou a concessão compulsória de férias individuais de trinta dias aos agentes de trânsito do município (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de administração, João Nolasco, explicou que, desde o início da pandemia, os agentes solicitaram, através da justiça, a disponibilização, por parte da prefeitura, de equipamentos de proteção individual para que os mesmos pudessem desempenhar as suas atividades nas ruas. “Eles estão pedindo máscaras dupla face, protetor facial, luvas, mas, no momento, a gente não tem. Fornecemos o que a gente tinha. Não contentes com o material que haviam recebido, eles ingressaram com uma ação na justiça, através do sindicato, e a justiça concedeu uma liminar favorável”, afirmou. Como a prefeitura teria um prazo de cinco dias para acatar a liminar, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil, o secretário declarou que a atual gestão decidiu dar férias coletivas aos agentes. “Decidimos concentrar os equipamentos de proteção individual na saúde. O secretário de saúde disse que o que eles pedem nem o próprio pessoal da saúde, que está na linha de frente do combate à Covid-19, tem. Não temos os equipamentos, mas também eles não estão trabalhando”, frisou. Nolasco ainda citou que o momento é de incertezas e que acatar a liminar iria onerar os cofres do município.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Nesta segunda-feira (11), uma reunião extraordinária foi convocada pela prefeitura de Brumado, a pedido do secretário municipal de saúde, para discutir novas medidas de enfrentamento à Covid-19 no município. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) marcou presença no encontro, assim como demais órgãos representativos da sociedade civil. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor de relações institucionais da CDL, Orlando Gomes, informou, na oportunidade, o secretário de saúde Cláudio Feres demonstrou preocupação com o relaxamento da população diante das flexibilizações no funcionamento do comércio. “As pessoas entram em uma zona de conforto e, às vezes, acha que, porque houve flexibilização do comércio, as coisas podem voltar a fluir naturalmente”, citou. Para impedir que as medidas de prevenção sejam relaxadas, o diretor adiantou que as fiscalizações acontecerão com mais eficiência, especialmente no que se refere às aglomerações, distanciamento social e uso de máscara. “Há uma preocupação e, por isso, houve um novo chamamento do pessoal que está envolvido no sentido de reforçar essa conscientização e orientação. Pedimos à população que contribua e que entenda que o vírus existe e não tem cura. Em Brumado, a situação está controlada, mas, se não houver uma contribuição da população, infelizmente, a gente poderá enfrentar algo pior e avassalador lá na frente”. Embora os lojistas estejam cumprindo à risca as medidas sanitárias e de higiene impostas nos decretos municipais, o diretor não descarta que, a depender dos rumos da pandemia no município, o comércio possa ser fechado novamente.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Após vários decretos de flexibilização, quase a totalidade do comércio está funcionando na cidade de Brumado. De acordo com os últimos boletins epidemiológicos, o município está há 33 dias sem o registro de novos casos de coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, disse que o Município está trabalhando no sentido de não deixar a economia local morrer, porém sem deixar de lado a gravidade do problema de saúde pública que vivemos no país. “O município tomou essas atitudes, mas pode retomar novamente. Precisamos manter a vigilância e as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Se novos casos surgirem, teremos que retroagir e fechar novamente o comércio local”, afirmou. Com relação às barreiras sanitárias realizadas para controlar a entrada de pessoas vindas das regiões mais atingidas, o secretário respondeu que a Vigilância Sanitária tem feito um excelente trabalho, porém o Município não dispõe de pessoal suficiente, nem tampouco Equipamentos de Proteção Individual, para atender a todas as entradas da cidade - são cinco entradas somente na sede, fora a zona rural. “A cidade de Brumado é muito vazada. Nós não teríamos pessoal suficiente para atender 24 horas. Optamos por separar todos os EPIs para o pessoal da saúde”, completou. Para relatar casos suspeitos, basta entrar em contato com a Central de Atendimento Covid, que funciona de domingo a domingo, de 8h às 20h. “Criamos esse serviço, que é importantíssimo para o controle da doença. Continuamos firmes”.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Os municípios de Anagé e Caetité, localizados na região sudoeste da Bahia, registraram nesta terça-feira (12), seus primeiros casos de Covid-19, o novo coronavírus. Segundo informou a secretaria de saúde de Anagé ao site Achei Sudoeste, o primeiro caso é de uma mulher de 72 anos, que chegou ao município há 15 dias de São Paulo. Ainda segundo a pasta, a paciente estava sendo monitorada desde a sua chegada, quando apresentou sintomas leves da doença. Já em Caetité, o primeiro caso é de um homem, com idade entre 24 e 30 anos, que esteve a trabalho na região sul da Bahia. Ele teria regressado ao município na última sexta-feira (08). A secretaria de saúde local, afirmou que o paciente testou positivo para a Covid-19 após apresentar sintomas gripais e realizar teste rápido em uma unidade de saúde particular da cidade. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, um novo material para exame está sendo coletado (RT- PCR) e será enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), em Salvador.
Em novo boletim epidemiológico divulgado no final da tarde desta terça-feira (12), a secretaria de saúde de Brumado, atualizou os dados da Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a publicação, mais catorze pacientes testaram negativo para doença e o número de casos descartados pulou para 129. Os casos suspeitos notificados chegaram a 730. Ainda segundo o boletim, 12 pessoas estão aguardando resultados do Laboratório Central (Lacen). A capital do minério registrou oito casos confirmados, mas segundo o boletim, todos já estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.
Mais de 7 milhões de brasileiros já tiveram redução de jornada e salário ou suspensão do contrato de trabalho. De acordo com dados do Ministério da Economia, até as 11h desta terça-feira (12), o programa criado para minimizar os impactos da pandemia de coronavírus e preservar empregos formais já reunia um total de 7,19 milhões de acordos fechados entre empresas e trabalhadores. De acordo com o G1, esse número representa 20,7% dos empregados com carteira de trabalho no setor privado. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) do IBGE, o país tinha no trimestre encerrado em março 34.736 trabalhadores formais, incluindo os domésticos. Ou seja, 1 em cada 5 trabalhadores formais já teve corte de salário ou contrato suspenso no país. Em razão da pandemia, o governo autorizou redução de jornada e salário de 25%, 50% ou de 70% por um prazo máximo de 90 dias. A medida também permite a suspensão total do contrato de trabalho por até dois meses. Pelas regras do chamado Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), os trabalhadores que tiveram corte na jornada e no salário vão receber do governo uma complementação financeira equivalente a uma parte do seguro-desemprego a que teriam direito se fossem demitidos. Já os com contrato suspenso vão receber o valor mensal do seguro-desemprego. O programa também prevê auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores intermitentes com contrato de trabalho formalizado. Medida Provisória 936 que criou o programa prevê também a garantia provisória no emprego por um período igual ao da suspensão do contrato ou da redução da jornada. A medida já tem força de lei e já recebeu o aval do Supremo Tribunal Federal, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se tornar uma lei em definitivo.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A cidade de Brumado está há 32 dias sem o registro de novos casos da Covid-19, o novo coronavírus. Apesar dos números, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, frisou que a cidade não está livre da doença. Nesta segunda-feira (11), uma reunião extraordinária da comissão de enfrentamento à Covid-19 foi convocada. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário justificou que o encontro aconteceu em razão do relaxamento da população frente às medidas de prevenção contra a doença, após inúmeros decretos de flexibilização. “Neste final de semana, identificamos alguns bares abertos, pessoas fazendo uso de bebida alcoólica na frente de distribuidoras, em quiosques de praças, enfim, desrespeitando todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Brumado está chegando hoje ao 32º sem nenhum caso positivo, mas não estamos livres de a doença retornar para a cidade. A preocupação ainda existe”, salientou. Para evitar que novos casos voltem a ser notificados, o secretário voltou a frisar a importância da utilização da máscara e do distanciamento social para evitar a propagação do vírus.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na noite desta segunda-feira (11), em sessão realizada na Câmara Municipal de Brumado foram aprovadas diversas indicações de autoria da vereadora Ilka Abreu (DEM). As propostas contemplam benefícios para a zona urbana e rural. São elas: patrolamento da estrada vicinal que liga as localidades do Esconso à Cachoeira, Jatobá, Lagoa Nova e Furado de Maria Nova; bem como reforma do estacionamento da Praça Armindo Azevedo. Além disso, a parlamentar elaborou projeto de lei que dispõe sobre a prorrogação, por até 90 dias, do vencimento da cota única ou parcelas do IPTU de 2020, em razão dos impactos da pandemia da Covid-19. “Ademais, torna-se urgente e necessária as providências ora propostas que visam oferecer melhor qualidade a todos. Diante de todo o exposto, indicamos na forma regimental ao Executivo Municipal para que estude a possibilidade de atender esses pedidos. Reafirmo a toda população brumadense meu compromisso, buscando sempre qualidade de vida e melhorias para toda população”, frisou Abreu.