Cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, apontam em um novo estudo que a proteção gerada contra a variante Delta (B.1.617.2) do coronavírus pelas vacinas da Pfizer/BioNtech e da AstraZeneca enfraquece em três meses. As conclusões ainda não foram publicadas nem revisadas por pares, segundo a agência de notícias Reuters. O estudo se baseia em quase 3 milhões de coletas de secreção de nariz e garganta realizadas na Grã-Bretanha, em um total de 380 mil adultos, entre 1º de dezembro de 2020 a 16 de maio de 2021. A ideia era contrastar os períodos antes e depois que a Delta se tornou prevalente no país. Além disso, a pesquisa considerou 810 mil resultados de testes de Covid-19, realizados em 360 mil participantes entre 17 de maio a 1º de agosto de 2021. Com isso, os pesquisadores observaram que 90 dias depois da segunda aplicação da vacina da Pfizer/BioNTech, a eficácia contra a cepa caiu de 85% para 75%. Já no caso da AstraZeneca, a queda de efetividade foi um pouco menor: de 68% para 61% nesse período após as duas aplicações. O declínio na eficácia dos dois imunizantes foi mais comum entre pessoas com 35 anos de idade ou mais. Além disso, de quatro a cinco meses após a segunda injeção, o nível de proteção das duas vacinas foi semelhante. O estudo ressalta a preocupação dos cientistas com a variante Delta, que foi identificada pela primeira vez na Índia e está presente em mais de 130 países, inclusive no Brasil. Apesar de ambas as vacinas apresentarem queda na proteção contra a variante, os dois imunizantes “ainda estão se saindo bem” contra a cepa, de acordo com Sarah Walker, professora de estatística médica da Universidade de Oxford. A pesquisa também aponta que pessoas que se infectam mesmo estando vacinadas apresentam carga viral semelhante àquela de indivíduos não vacinados. Porém, os autores fazem a ressalva de que seus resultados incluem dados de concentrações do Sars-CoV-2 na garganta, portanto, consideram apenas indicadores aproximados da gravidade de sintomas.
A Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau) prevê vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos entre os meses de outubro e novembro. A decisão já foi aprovada na Comissão Intergestora Bipartide (CIB). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, adiantou que, assim que for concluída a imunização da população acima de 18 anos, a vacinação dos adolescentes será iniciada. “Primeiro vamos vacinar 12 anos e mais com comorbidades e depois sem comorbidades”, informou.
A prefeitura da cidade de Caetanos, através da Secretaria Municipal de Educação, recebeu na tarde desta quarta-feira (18) a visita da equipe da Plataforma Bravo. Segundo a prefeitura, o objetivo da visita é otimizar o uso das ferramentas que a plataforma oferece, bem como reforçar a parceria existente entre o eixo tecnológico e pedagógico. Na oportunidade, a equipe visitou as unidades escolares da sede, juntamente com a Secretária de Educação Rosene Brito. Diante dos resultados, Brito fez questão de parabenizar o esforço individual e coletivo para que o grau de excelência atual fosse atingido. Segundo o diretor executivo da Plataforma Digital Bravo, o ambiente virtual de aprendizagem é mais uma tecnologia desenvolvida para ajudar os municípios a trilharem o caminho certo no ensino remoto.
No final da tarde desta quarta-feira (18), a guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu uma denúncia de que haveria um homem estaria se passando por um “olheiro” do time Juazeirenze nas imediações da quadra poliesportiva do Bairro Taquari, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a 46ª CIPM ao site Achei Sudoeste, no local, testemunhas relataram que o homem estava cobrando um valor para que os supostos talentos realizassem testes, além da confecção de procurações para que os pais assinassem. O indivíduo foi apresentado à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para serem tomadas as medidas cabíveis.
O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), compartilhou, na noite desta quarta-feira (18), em um grupo de WhatsApp denominado “Sem limite”, um vídeo em que o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, mostra uma conversa com a presidente da Câmara, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), na qual ela revela voto contrário no projeto de lei complementar que atende à Lei Federal nº 14.026/2020, para instituir taxa pela utilização efetiva ou potencial do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos, ou seja, a cobrança da taxa de lixo, e no projeto de lei complementar nº 041/2021, que visa alterar a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado. “Eu tenho certeza que a nobre presidente vai votar contra esse projeto. Porque ela falou para mim, que se ela tivesse a oportunidade que colocaria o projeto em pauta para ela votar contra. Ela falou para mim”, enfatizou Domingão.
Ainda de acordo com o democrata, no momento de sua conversa com a petista, outro colega vereador estava na sala, mas ele não quis revelar o nome. “Eu tenho certeza que ela vai ter essa oportunidade para votar contra essas bombas do prefeito, que só beneficia o prefeito”, disse. A base de Vasconcelos na Câmara aguarda o retorno de Meira aos trabalhos, já que ela está em isolamento por conta da Covid-19, para que com seu voto de minerva sejam aprovados os projetos oriundos do poder executivo (veja aqui). Vale lembrar que Verimar indicou cargos no âmbito da administração municipal, inclusive na secretaria de agricultura, comandada pelo presidente de seu partido, o PT, Márcio Aguiar dos Santos.
A energia elétrica está cada vez mais cara no Brasil e muitos dos aumentos ocorrem devido a reajustes inflacionários e baixas nos reservatórios das grandes hidrelétricas, que são a principal fonte de energia que abastece o país. Segundo a Aneel, a bandeira vermelha nível 2 poderá aumentar para até R$ 11,50 a cada 100 kWh. Por isso, a energia solar é um excelente investimento. Ela garante economia na conta de luz: com a energia solar é possível reduzir em até 95% a sua conta de energia. Economia no seu bolso: com a evolução da energia solar o custo para adquirir o seu gerador nunca esteve tão atrativo. Hoje, conta-se com placas muito mais potentes e inversores cada vez mais eficientes. O retorno do investimento acontece em até 4 anos. Além disso, imóveis com energia solar se valorizam em até 10%. Em Brumado, a Ativa Soluções em Energia garante a instalação do seu projeto com qualidade e segurança. A empresa fica localizada na Avenida Centenário, 131. Para maiores informações, ligue: (77) 99824-2640 (WhatsApp).
Na última terça-feira (17), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) autorizou o Núcleo Regional de Saúde de Boquira a repor todas as 429 doses de vacinas contra a Covid-19 perdidas no município de Paramirim, a 129 km de Brumado. Segundo já havia informado o site Achei Sudoeste, uma pane elétrica no refrigerador que armazenava as vacinas causou a perda dos imunizantes (veja aqui). A Secretaria Municipal de Saúde notificou a Sesab e as novas doses foram entregues nesta quarta-feira (18). A cidade teve de paralisar a campanha de vacinação contra a Covid-19 na população de 26 anos.
A Proativa debutou! Fundada em 01 de agosto de 2006, há 15 anos, a Proativa Contabilidade nascia na cidade de Brumado. Empresa pautada em rígidos princípios e valores éticos, com foco total na satisfação dos seus clientes. “Por esses 15 anos precisamos agradecer a todos que escreveram e escrevem essa história: Deus, familiares, clientes, servidores públicos e privados, fornecedores e a nossa competente equipe de funcionários. Não conseguiríamos chegar até aqui sem vocês. Nosso muito obrigado!”, disse a direção da empresa.
Até a próxima sexta-feira (20), as praças esportivas começarão a ser liberadas para funcionamento em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de esportes, Wagner Moreira, adiantou que o complexo que compõe o Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro será o primeiro centro esportivo que será liberado. Com relação ao Campo dos Prazeres, Moreira disse que a reabertura acontecerá a longo prazo. “Temos que construir um protocolo pra abrir lá. Não poderá haver visitantes ou torcedores”, pontuou. Apesar da reabertura gradual das praças esportivas, ainda não há previsão de retomada dos campeonatos esportivos na cidade. “Precisamos nos reunir com a Liga Brumadense de Futebol (LBF) e os desportistas. Vamos estudar o caso”, afirmou.
Chegou na Criative Fotografia, em Brumado, o novo minilab Noritsu QSS-3501. Essa máquina possui a maior tecnologia e qualidade em revelação de fotos do mercado. Além disso, possui capacidade de produção de até? 1200 fotos por hora, tamanhos que varia de 10x15 até 60x90. Ela utiliza tecnologia a laser para colorac?a?o das imagens, sendo minuciosa nos detalhes. Suas fotos têm durabilidade de até? 150 anos sem desbotar, se bem conservadas! Venham conferir essa novidade. Hoje, a loja trabalha com revelação com entrega no mesmo dia. A Criative também dispõe de vários produtos na parte de fotografia para melhor atender clientes e parceiros. A loja fica localizada na Rua Oflávio Silveira Torres, 27. Revele suas fotos sem sair de casa, enviado as imagens pelo WhatsApp (77) 99942-0844.
Por determinação do Governo Federal, os municípios brasileiros devem aprovar um projeto de lei para implantação da taxa de lixo. Em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, apesar de a prefeita ter encaminhado a proposta para apreciação, a mesma ainda não entrou na pauta do legislativo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Alexandre Garcia Araújo (PT), o Xandó, relatou que na cidade, devido à mobilização popular, a Câmara Municipal conseguiu protelar a votação do projeto. “O projeto foi enviado para a Câmara, mas o presidente ainda não o colocou em pauta. Aqui ainda não temos previsão para votação do tema”, afirmou. Enquanto isso, o Executivo segue pressionando o legislativo para que a proposta seja incluída na pauta da sessão. Xandó também destacou que a oposição tem buscado mobilizar a população para inclusão no debate. “Nós da oposição, que somos minoria, estamos aguardando, mas não de forma passiva. Temos buscado mobilizar a população, dialogar e mostrar o absurdo que é a cobrança dessa taxa. Caso ela venha ser pautada na Câmara, queremos derrotá-la”, reiterou. Em Brumado, o projeto chegou a ser pautado, porém foi retirado por duas vezes, devendo retornar na próxima sessão.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.
A Azul Linhas Aéreas deu início à instalação dos equipamentos no Terminal do Aeroporto Isaac Moura Rocha, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. A empresa foi implantada na cidade no dia 5 de agosto e o primeiro voo deve acontecer em setembro. Os voos de Guanambi terão bilhetes a partir de R$ 259,80. Inicialmente, a companhia irá operar as segundas, quartas, sextas e domingos entre Belo Horizonte e Guanambi. Todas as ligações serão cumpridas com as aeronaves ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros.
A maioria das gestantes já ouviram falar e fazem o Pré-Natal Ginecológico, realizado por um ginecologista obstetra, mas hoje também temos o Pré-Natal Psicológico, voltado especificamente para questões emocionais das gestantes. O Pré-Natal Psicológico é um acompanhamento realizado por um psicólogo perinatal, que cuida especificamente dos aspectos emocionais que estão em torno da gestação, parto e pós-parto. É realizado individualmente ou em grupo, presencial ou online, lembrando que o companheiro e os avós também participam de alguns encontros. Cuidar da saúde emocional na gravidez é tão importante como cuidar da saúde física. Na gestação, as emoções e sentimentos podem ficar mais presentes, são muitas transformações acontecendo ao mesmo tempo (físicas, hormonais e psicológicas); aparecem muitas vezes alterações de humor, choro fácil, medo, ansiedade, medo do parto e pós-parto, entre outros. Os objetivos do Pré-Natal Psicológico são: diminuir a probabilidade dos possíveis adoecimentos psíquicos que podem ocorrer nesse período, entre eles estão a ansiedade, depressão, pânico, psicose puerperal; promover a vinculação da tríade mãe-pai-bebê; conscientizar sobre a importância da construção da maternidade e paternidade; trabalhar questões como subjetividade, pois cada gestação é única. Ou seja, preparar a gestante e a família para uma maternidade mais leve, tranquila e possível. Agende sua consulta conosco pelo telefone: (77) 3441-9286 ou (77) 99991-5757. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde!
Durante a última sessão legislativa, o vereador Beto Bonelly (PSB) cobrou uma melhor cobertura de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que muitas unidades não possuem médicos, dentistas e auxiliares para assistência à população. “Fui no posto de saúde do Bairro Olhos D’água e desde antes da pandemia que não tem enfermeiro, nem dentista. Nosso trabalho é cobrar de quem tem o poder de executar, que é o Executivo. Somos a voz da população”, afirmou. Em visitas in loco, o vereador constatou que o problema se estende a diversos postos de saúde. “Estamos cobrando o direito à saúde e o atendimento que a população merece. Vamos continuar cobrando e fiscalizando”, acrescentou. Na mesma sessão, o parlamentar também reivindicou que o Hospital Municipal disponha de uma estrutura para parto humanizado, visto que, hoje, são realizados apenas partos normais e cesarianos na unidade. “É um direito de toda mulher escolher a forma que deseja fazer o seu parto. O parto humanizado tem que ser uma opção sim”, defendeu.
O projeto de lei complementar nº 041/2021, que visa alterar a lei que instituiu o Código de Obras e Urbanismo de Brumado, de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), segue em tramitação na Câmara Municipal. A bancada situacionista de Vasconcelos aguarda o retorno da vereadora Verimar Meira (PT), que está em tratamento da Covid-19, para ter maioria no plenário e aprovar a proposta do executivo, assim como o projeto da taxa de lixo (veja aqui). O site Achei Sudoeste alerta a comunidade brumadense para os danos que poderão ser causados, caso a lei complementar nº 041/2021 seja aprovada pela bancada governista. Aos munícipes agora cabe a mobilização para convencer a Câmara de Brumado a rejeitar o projeto. Os setores imobiliário e da construção civil, que fomentam a economia local, podem ficar com uma lacuna e prejuízo incalculável devido a uma proposta que não soma para o progresso da cidade. Dentre toda a burocratização do PL 041/2021, Eduardo quer o poder para que toda a ligação de água e energia a ser realizada pelas concessionárias, em qualquer imóvel do município, deve ser precedida de consulta feita diretamente pelo contribuinte à Secretaria Municipal de Infraestrutura. A premissa está explícita no parágrafo único: “somente com a apresentação por parte do requerente do parecer favorável à ligação emitida pelo Poder Público Municipal, poderá a concessionária proceder a ligação”. O projeto não deixa claro a documentação necessária para a ligação de serviços essenciais e não tem prazo para a prefeitura emitir um parecer para a ligação da água e da luz. A proposta já havia sido derrubada no dia 15 de fevereiro de 2021 (veja aqui). Um artigo do projeto prevê que as construções com mais de uma unidade autônoma devem preservar pelo menos uma vaga de garagem por unidade e em qualquer cruzamento a concordância entre os alinhamentos deve suportar um raio maior ou igual a 7 metros, em relação ao meio-fio.
Os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negaram unanimemente o pedido do Instituto Butantan para incluir crianças e adolescentes (de 3 a 17 anos) entre as pessoas que podem receber a CoronaVac no Brasil. Na mesma reunião da diretoria colegiada realizada nesta quarta-feira (18), os técnicos também revisaram e mantiveram a autorização de uso emergencial do imunizante para os adultos, que já tinha sido aprovado em 17 de janeiro. Entretanto, os diretores cobraram o envio de dados recentes sobre o desempenho da vacina, conforme previsto no processo. A CoronaVac atualmente está em uso para crianças acima de 3 anos na China. A decisão foi baseada em estudos de fase 1 e 2 que indicam que imunizante é seguro. Os resultados foram publicados em junho na revista The Lancet. Os pesquisadores dizem que uma forte resposta imunológica foi verificada em 96% dos participantes. No Brasil, atualmente a vacina da Pfizer é a única aprovada para maiores de 12 anos. Além disso, o laboratório Janssen recebeu autorização para condução de estudo com menores de 18 no país.
Um homem de 32 anos suspeito de abusar de sua filha de 5 anos obteve o mandado de prisão preventiva cumprido nesta terça-feira (17), pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Itacaré, município do sul da Bahia. A determinação judicial pelo crime de estupro de vulnerável foi expedido pela Vara de Jurisdição Plena de Itacaré. Conforme informações da Polícia Civil, o homem foi denunciado de forma anônima. Investigações apontam que o suspeito pedia para a criança não contar a ninguém sobre os abusos. Ele já tinha, inclusive, passagem na prisão em 2007, pelo crime de roubo. O homem foi preso e, em seguida, apresentado no plantão policial de Ilhéus. Logo, o suspeito será transferido para o sistema prisional.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quarta-feira (18) que a terceira dose da vacina será aplicada, inicialmente, em idosos e profissionais da saúde. Entretanto, ele não informou quando a dose de reforço começará no Brasil e disse que mais dados científicos são necessários. “Estamos planejando para que, no momento que tivermos todos os dados científicos e tivermos o número de doses suficiente disponível, já orientar um reforço da vacina. Isso vale para todos os imunizantes. Para isso, nós precisamos de dados científicos, não vamos fazer isso baseado em opinião de especialista”, explicou o ministro. Ele lembrou que o Ministério da Saúde já encomendou um estudo para verificar a estratégia de terceira dose em pessoas que tomaram a CoronaVac. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também autorizou estudos de terceira dose das vacinas da Pfizer e AstraZeneca no Brasil. “Sabemos que os idosos têm um sistema imunológico comprometido e por isso eles são mais vulneráveis. Pessoas que tomaram duas doses da vacina podem adoecer com a Covid, inclusive ter formas graves da doença. Mas se compararmos os que vacinaram com duas doses e aqueles que não vacinaram, o benefício da vacina é inconteste”, disse Queiroga.
A Bahia vai receber R$ 57,5 milhões do Ministério da Saúde para o custeio de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) referente ao mês de julho em 23 municípios. Os recursos atendem a leitos de UTI adultos e pediátricos. A portaria foi publicada nesta terça-feira (17). Em todo o país a pasta liberou R$ 1,2 bilhão para o custeio de UTIs. De acordo com o Ministério, todos os estados e Distrito Federal serão contemplados com recursos para leitos de UTI Covid-19 adulto. De acordo com o Bahia Notícias, o valor total do repasse para esse tipo de leito é de R$ 1,1 bilhão. São cerca de 25 mil leitos destinados exclusivamente para o tratamento da doença. Já 20 estados receberão verbas para atendimento em leitos de UTI Covid pediátricos, totalizando R$ 20,2 milhões. Os recursos custearam 433 leitos na Bahia, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Os municípios baianos beneficiados são: Barra; Barreiras; Bom Jesus da Lapa; Brumado; Caetité; Camaçari; Campo Formoso; Eunápolis; Feira de Santana; Guanambi; Ilhéus; Irecê; Itaberaba; Itabuna; Jacobina; Jequié; Juazeiro; Lauro de Freitas; Paulo Afonso; Porto Seguro; Remanso; Salvador e Santo Antônio de Jesus.
Na última terça-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens envolvidos no saque e venda ilegal da carga de um caminhão de produtos alimentícios acidentado na BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. No dia 13 de agosto, os policiais tomaram conhecimento que particulares furtaram a carga do caminhão, avaliada em mais de R$ 60 mil. Em trabalho de investigação, a PRF constatou que parte da mercadoria saqueada estava sendo comercializada em estabelecimentos localizados no Povoado Veredinha. Os responsáveis foram identificados e presos. Um deles confessou que participou do saque. Já o outro relatou que comprou os produtos para comercialização. Os envolvidos e toda a mercadoria recuperada foram encaminhados para a Polícia Civil de Vitória da Conquista.
Na sessão desta quarta-feira (18), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acataram representação do Ministério Público de Contas (MPC) contra os ex-prefeitos de Ibicoara, Haroldo Aguiar e Arnaldo Silva Pires, por irregularidades nas contratações da empresa “Mazza Treinamento e Assessoria Administrativa” e do escritório “Mattos, Brandão e Junqueira Ayres Advogados”. Os contratos tinham por objeto a atuação em procedimento de execução de sentença para o recebimento de recursos devidos do Fundef, os denominados precatórios judiciais. A denúncia teve como base irregularidades apuradas em inquérito civil conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF). O conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator do processo, puniu cada gestor com multa no valor de R$ 5 mil. Determinou, também, a rescisão dos contratos, caso ainda estejam vigentes. E solicitou, por fim, o envio de cópias da decisão à representação do Ministério Público Federal, em Jequié, e ao Ministério Público Estadual, para ciência e adoção de providências que entendam cabíveis. Os conselheiros Mário Negromonte e Raimundo Moreira discordaram do conselheiro relator e apresentaram voto divergente, contra a determinação de rescisão dos contratos e também considerando legal a dispensa de licitação para a contratação de serviços advocatícios. A maioria dos conselheiros presentes à sessão, no entanto, acompanharam a íntegra do voto da relatoria.
A procuradora de contas Aline Paim Rio Branco, que apresentou a representação, entendeu que os atos configuraram burla à obrigatoriedade de realização de procedimentos licitatórios. Além disso, os honorários advocatícios tinham seu pagamento em percentuais sobre os ganhos – cláusula de êxito – sem a indispensável fixação de valor que representasse limite para os mesmos. E, ainda, esses pagamentos seriam efetivados com recursos provenientes do Fundef, o que é expressamente vedado pela Resolução TCM nº 1346/2016. Para o conselheiro José Alfredo, é irregular a contratação de advogado por inexigibilidade, nos casos de mero cumprimento de decisão, na medida em que o mérito da ação já fora definido judicialmente. Ele entende que, nesses casos, não há que se buscar notoriedade do profissional, nem se trata de matéria singular, o que inviabiliza a inexigibilidade. “Trata-se de mera execução de sentença, que pode ser acompanhada e requerida por qualquer profissional da área jurídica, devidamente inscrito na respectiva Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil”. Acrescentou que a contratação da empresa “Mazza Treinamento e Assessoria Administrativa” – para liquidação e execução dos créditos relativos aos precatórios do Fundef – não poderia ter sido realizada, na medida em que se trata de uma empresa limitada, sem que tenha sido comprovado o necessário e indispensável registro na Ordem dos Advogados do Brasil. Concluiu, opinando também pela irregularidade do pagamento de honorários advocatícios com recursos oriundos do Fundef, tendo em vista que a utilização de tais recursos está vinculada, por expressa disposição legal, a gastos com educação. Cabe recurso da decisão.
O público pode voltar a ser liberado nos estádios baianos em setembro. O prazo é idealizado pela Confederação Baiana de Futebol (CBF), que busca a autorização para todos os clubes simultaneamente. Na Bahia, a FBF encaminhou o ofício com a solicitação à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A data projetada é 12 de setembro, quando começa o segundo turno nas séries A e B do Brasileiro. Na Setre, o secretário Davidson Magalhães relatou ao GE Bahia que foi criado um grupo entre esta pasta e a saúde. “A gente está discutindo a situação da evolução da pandemia com esse grupo de trabalho”, explicou o gestor. Ainda não há um protocolo elaborado, pois a data do retorno está distante aproximadamente um mês. “Esperamos que o número de casos seja cada vez mais decrescente e de óbitos, para que se permita voltar ao normal, principalmente na área do esporte, do futebol, porque todos nós estamos com saudade de voltar aos estádios”, completou Magalhães. Além de Bahia e Vitória nas Séries A e B, o estado conta com a Jacuipense na série C e Bahia de Feira, Juazeirense e Atlético de Alagoinhas na D. Em Salvador, outra questão a ser resolvida é a Fonte Nova, destinada atualmente a receber pacientes com Covid-19.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) criticou o presidente interino da Câmara Municipal, Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB), que tem seguido o regimento interno conforme o que é conveniente. “Vou até pedir na próxima sessão o regimento que eles estão usando porque não é o mesmo que o meu. Eu estou vendo uma coisa e eles outra”, disse. Bomfim citou que o Artigo 118, em seu parágrafo terceiro, prevê que o regime de urgência simples implica a impossibilidade de adiamento de apreciação da matéria. “Os projetos teriam que ser colocados em votação”, afirmou, se referindo aos projetos que altera o código de obras e urbanismo e da taxa de lixo. As propostas foram retiradas de pauta pelo presidente do legislativo após o mesmo perceber que ambos seriam rejeitados pela bancada oposicionista (veja aqui). “Eles não fizeram uma manobra, simplesmente rasgaram o regimento interno. Deixaram de seguir a lei. Não existe margem para interpretação”, reiterou.
Há uma grande expectativa quanto ao retorno da presidente da Casa Legislativa de Brumado, vereadora Verimar Meira (PT), afastada de suas atividades após testar positivo para a Covid-19. Da raiz petista tradicional, sindicalista de formação, talvez a vereadora seja a peça chave ou o esperado voto de minerva para que se desempate uma votação que promete ser acirrada quanto aos projetos do código de obras e urbanismo e da taxa da coleta de lixo. Este último, defendido pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), é de autoria do governo federal, lançado há mais de um ano pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Diante deste cenário, a presidente do parlamento local já se vê em uma berlinda em que não dá pra ficar em cima do muro. Para qual lado ela irá pender? Vai atender ao chefe do executivo local e apoiar o projeto ou vai defender suas raízes petistas e dizer não ao projeto do maior algoz do líder dos petistas? Já se espera que o voto de minerva da presidente é que decidirá se tal projeto irá ou não ser aprovado e mais um imposto ser imputado à comunidade brumadense.