Foto: Mateus Pereira/GOVBA A ordem de serviço para o início de mais uma obra de ampliação da Adutora do Algodão foi autorizada pelo governador Rui Costa (PT), na quarta-feira (2), durante visita ao município de Lagoa Real, a 80 km de Brumado. Esta é a terceira etapa de ampliação, na qual serão investidos R$ 29 milhões. Além de Lagoa Real, o distrito de Ibitira, pertencente à cidade de Rio do Antônio, também será beneficiado. “Esta é a última etapa dessa obra que traz água do Rio São Francisco para abastecer a região. Com isso, várias comunidades passarão a ser atendidas com água potável e mais qualidade de vida”, destacou Rui. A intervenção será coordenada pela Embasa, entidade vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS). O projeto prevê a implantação de mais de 74 mil metros de adutora e beneficiará mais de 23 mil habitantes da região. O prazo previsto para a conclusão da obra é de 24 meses. Ainda durante a agenda em Lagoa Real, o governador visitou a ala de enfrentamento à Covid-19 da Unidade de Saúde de Retaguarda Dr. Jairo Pontes. Rui Costa ainda foi até o Colégio Estadual Luís Prisco Viana e à Cooperativa de Produtores de Leite e Cereais de Lagoa Real.
O especialista Dimitri Ferreira é o profissional que atua na área da reumatologia e tem como função pesquisar, diagnosticar e tratar diversas doenças que atacam as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e, eventualmente, outros órgãos internos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 120 doenças reumáticas. Dentre essas doenças, as consideradas mais comuns são: Osteoartrose, artrite reumatoide, osteoporose, tendinite, gota, espondiloartrites, fibromialgia. As doenças reumáticas não afetam apenas os idosos, podendo atingir também as crianças e os jovens. Há alguns fatores que predispõem uma pessoa a desenvolver reumatismos: excesso de peso; herança genética; traumatismos; sedentarismo; distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão. Os sintomas das doenças reumáticas incluem dificuldade para se movimentar ao acordar, dor no corpo, inchaço nas articulações e diminuição da flexibilidade. Tudo isso causa limitações em tarefas simples do dia a dia, como escovar os dentes ou pentear os cabelos. Assim, se você apresenta alguns desses sintomas, deve procurar a ajuda de um médico reumatologista. Quanto antes a doença for diagnosticada, melhor será o prognóstico. Com o tratamento adequado, é possível levar uma vida sem dor e diminuir os riscos de incapacidade física. Para agendamento de consultas, entre em contato com os números (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757. Estamos localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo n° 655.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Uma advogada denunciou que foi agredida com cabo de vassoura e empurrões pelo filho de uma cliente, na cidade de Condeúba, a 107 km de Brumado. O caso foi divulgado nesta quarta-feira (2) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Vitória da Conquista, por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas. Segundo informações da OAB de Vitória da Conquista, o caso aconteceu após a advogada Rennê Cássia Pereira descobrir que a cliente dela, de 65 anos, se encontrava em cárcere privado, na casa do próprio filho, que tem 36 anos. À OAB de Vitória da Conquista, advogada relatou que procurou apoio da Polícia Militar e Civil para que ambas pudessem assisti-la, mas não recebeu respostas no primeiro momento. Após a negativa, de acordo com a OAB de Vitória da Conquista, Rennê Cássia e o esposo da cliente dela foram até a casa do filho da mulher e ao chegar no local, ela foi agredida. A Ordem dos Advogados do Brasil de Vitória da Conquista informou que após o ocorrido, o homem foi levado à delegacia da Polícia Civil para ser ouvido e depois foi liberado. Em nota, a OAB-Conquista informou que fará a apuração do caso de forma detalhada, para averiguar todos os procedimentos, já que a lesão corporal foi comprovada por meio de laudo médico. A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Vitória da Conquista também lamentou o caso, no qual considerou como “inaceitável e intolerável ato de violência contra a advogada em exercício laboral”. A Subseção de Vitória da Conquista também repudiou o fato, se solidarizou com a profissional e expressou que continuará combatente no exercício de sua função social, da defesa da população, da Democracia, dos Direitos Humanos, da Justiça e das Prerrogativas. Além disso, informou que buscará junto aos órgãos competentes, a aplicação da Justiça como punição ao suspeito das agressões praticadas contra a advogada Rennê Cássia Pereira.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Em Brumado, são frequentes as queixas da população com relação ao funcionamento de bares e restaurantes até de madrugada, em clara afronta ao toque de recolher estabelecido pelo Governo do Estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Mário Cabral, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), garantiu que não haverá mais bom senso e que a PM atuará com rigor para atender o pleno atendimento do decreto estadual. “As pessoas confundiram bom senso com liberalidade e os estabelecimentos funcionaram até de madrugada, o que não ocorrerá nesse final de semana. No último decreto, está clara a proibição de venda de bebida alcoólica a partir das 18h de sexta-feira até segunda-feira”, disse. O Major destacou que os índices da Covid-19 no município estavam em linha decrescente, porém houve uma retomada de crescimento e, diante disso, a postura da PM vai mudar. “Usamos muito a questão do bom sendo, mas vamos mudar a postura. Se não endurecermos a situação, os índices voltarão a aumentar. Vamos aplicar a lei”, reiterou.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Eram 14 horas quando o ônibus que faz a linha entre os bairros Cidade Maravilhosa e Centro entrou, pela primeira vez, na Estação Herzem Gusmão, na Avenida Lauro de Freitas, que entrou em operação nesta quarta-feira (2) naquele horário. Um equipamento moderno, a estação foi construída no lugar do antigo terminal de ônibus, com o objetivo de maior comodidade e acessibilidade aos usuários que diariamente fazem uso do transporte coletivo de Vitória da Conquista. Sem solenidade, em decorrência da pandemia, a entrega aconteceu no dia em que o prefeito Herzem Gusmão completaria 73 anos de idade, sendo, também, uma homenagem ao ex-gestor, que idealizou a obra e iniciou a sua construção. O funcionamento a partir de hoje foi uma determinação da prefeita Sheila Lemos (DEM). “Como dizia o próprio Herzem, o que inaugura asfalto é carro, então o que inaugurou a estação foram os ônibus e o povo usando a obra”, falou a prefeita. As equipes das secretarias de Mobilidade Urbana, Infraestrutura Urbana, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Defesa Civil, além da recém implantada Guarda Municipal, estiveram no local para assegurar o cumprimento das medidas e prestar apoio e orientar os motoristas e passageiros em relação aos pontos de embarque e desembarque de cada linha. Aberta ao público desde as primeiras horas da manhã, a Estação Herzem Gusmão atraiu as atenções da população. A nova Estação possui cobertura nos pontos de embarque e desembarque, proteção lateral, calçadas com acessibilidade e iluminação moderna. A área central é descoberta para a melhor circulação do ar, devido ao tráfego de veículos que liberam dióxido de carbono. Melhorias na pavimentação asfáltica, na rede de drenagem, paisagismo também foram feitas e a grande novidade é a construção de um calçadão em uma das vias adjacentes, enfatizando o conceito urbanístico de cidade para pessoas.
Nesta quarta-feira (02), a secretaria de saúde de Brumado, simplificou os dados divulgados em relação a Covid-19, o novo coronavírus. O boletim deixa de apresentar dados como as notificações suspeitas, pacientes aguardando resultados e casos descartados. De acordo com a divulgação, a cidade registra 8629 casos confirmados da doença. Entre os diagnósticos: 13 internações, 174 óbitos, 192 pacientes em recuperação e 8263 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O advogado e ex-presidente da seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), Saul Quadros, morreu na madrugada desta quarta-feira (2), em Salvador. O falecimento foi confirmado pelo neto Saul Quadros Neto. O jurista estava internado no Hospital Aliança desde abril, quando deu entrada por complicações causadas pela Covid-19. Em março, a esposa de Saul, a desembargadora aposentada Ismênia Quadros, chegou a ser internada, mas recebeu alta médica e se recuperou da doença. A OAB-BA decretou luto oficial de três dias em memória do advogado. A entidade publicou uma nota de pesar e o atual presidente da Ordem, Fabrício Castro, lamentou a perda do colega, prestando solidariedade à família e amigos. “A morte de Saul Quadros é uma grande perda para a classe, que se despede de um advogado, um ex-presidente com relevantes serviços prestados à Ordem. Sinto bastante o falecimento dele e me solidarizo com a família e amigos”, disse na publicação. Saul deixa esposa e os filhos Daniela, Ludmila e Saul Neto, todos também advogados. O velório será nesta quarta-feira, às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Um homem, que estava foragido do presídio após liberação para saída temporária, foi preso por suspeita de tráfico de drogas, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na terça-feira (1º). Uma arma foi apreendida com ele. As informações são do G1. Segundo a Polícia Civil, ele foi encontrado pelo Serviço de Investigação da Delegacia de Homicídios (DH), que constatou que ele cumpria pena por roubo e estava foragido do sistema penal. O suspeito, que não teve nome divulgado, está detido à disposição da Justiça. A polícia não detalhou há quanto tempo ele estava foragido, nem se havia saído do presídio de Vitória da Conquista. As investigações apontam ainda que ele pertence ao mesmo grupo criminoso que Diogo de Oliveira Campos, conhecido como “Kiko”. Diogo foi preso no dia 27 de maio, na cidade paulista de São Bernardo do Campo.
Foto: William Duarte/Rede Amazônica O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, foram alvos de uma nova operação da Polícia Federal para apurar gastos do estado na pandemia. Desta vez, são investigadas supostas irregularidades na construção do hospital de Campanha Nilton Lins, em Manaus, alugado pelo estado para o combate à Covid-19. No total, 25 mandados judiciais foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A PF está na casa do governador Wilson Lima (PSC), que enfrentará julgamento no STJ ainda nesta quarta.
Foto: Divulgação/SSP-BA O homem de 41 anos que matou por conta de um isqueiro foi preso em flagrante na última segunda-feira (31), 24 horas após o crime. Ele foi encontrado por policiais da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar e da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior no povoado de Curral das Várzeas, em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. As informações são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Em depoimento, ele confessou que a motivação seria uma discussão prévia com a vítima, Reginaldo Conceição de Jesus, 44 anos, sobre um isqueiro. O assassino matou Reginaldo com cinco pauladas na cabeça ao encontrá-lo na rua. Segundo o delegado plantonista da cidade, Marcelo Costa Amado, o acusado levou os policiais até onde havia escondido um pedaço de madeira sujo de sangue, utilizado para cometer o assassinato. Ainda de acordo com o delegado, ele foi autuado por homicídio qualificado e segue à disposição da Justiça. O criminoso possui passagem por violência doméstica e ameaça contra a mãe. Em Guanambi, cidade da qual é natural, possui registros por receptação e porte ilegal de arma de fogo. Já em Santa Maria da Vitória, tem duas ocorrências por furto.
Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo O presidente Jair Bolsonaro rebateu nesta terça-feira críticas sobre o valor do auxílio emergencial, dizendo que quem quer receber um valor maior deveria “ir no banco e fazer um empréstimo”. Bolsonaro ressaltou que o programa é custeado com base no endividamento do governo. “Qual país do mundo fez um projeto igual ao nosso, num momento de crise, que foi o auxílio emergencial? Nós gastamos em 2020 com o auxílio emergencial o equivalente a dez anos de Bolsa Família. E tem gente criticando ainda, falando que quer mais. Como é endividamento por parte do governo, quem quer mais é só ir no banco e fazer empréstimo”, disse o presidente, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada. No ano passado, foram pagas nove parcelas do auxílio emergencial, entre abril e dezembro, sendo cinco de R$ 600 e quatro de R$ 300. Após três meses de suspensão, o programa voltou a ser pago neste mês. Está previsto o pagamento de quatro parcelas, que podem variar de R$ 150 a R$ 375 por mês.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste De acordo com boletim epidemiológico das arboviroses divulgado pela Secretaria de Saúde de Guanambi, a 141 km de Brumado, de 01 de janeiro até 26 de maio, foram confirmados 267 casos de dengue, 163 de Chikungunya e 21 de Zika. 605 pessoas ainda aguardam resultado das análises laboratoriais. Por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, a secretaria tem realizado um intenso trabalho de combate à proliferação do mosquito aedes aegypti. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, as ações incluem a aplicação do carro fumacê, o tratamento perifocal, que consiste na borrifação de inseticidas diretamente nos focos do mosquito, e o tratamento de bloqueio aeroespacial, que é a aspersão de inseticidas por meio de bomba costal motorizada em maiores escalas. Além disso, agentes de saúde, em parceria com o setor de infraestrutura, realizam frequentemente a limpeza de canais, roçagem em áreas de lagoas, limpeza de bocas de lobo, etc.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Em ação realizada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) nesta segunda-feira (31), um ônibus interestadual com itinerário São Paulo/Buritirama foi abordado no trecho de Caetité, na BR-030. No compartimento de bagagem do veículo, os policiais encontraram 4 caixas contendo 1467 produtos eletrônicos e 02 mochilas com notas fiscais divergentes, caracterizando o crime de descaminho. Os produtos seriam levados para São Félix do Coribe, na Bahia. Toda a mercadoria e o motorista foram encaminhados para a delegacia de Caetité para adoção das medidas legais cabíveis.
Foto: Divulgação/PRF Um homem de 31 anos, que estava dirigindo com uma falsa Carteira Nacional de Habilitação (CNH), foi detido na segunda-feira (31), no Km 774 da BR-242, trecho do município de Barreiras, no Oeste da Bahia, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na ação, os policiais deram ordem de parada ao veículo, com placas aparentes de Feira de Santana, no Centro-Norte baiano. Ao serem apresentados os documentos do veículo e a CNH do motorista, os PRF's verificaram nos sistemas que a carteira, apresentada pelo homem, possuía dados divergentes e também não tinha os dispositivos de segurança como marca d’água. Segundo o condutor, ele pagou a quantia de R$1.200 pela aquisição da CNH de categoria AD, pois estava com a sua carteira vencida e sem tempo para comparecer as aulas práticas de condução. Com os indícios de se tratar de documento falso, o condutor foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras e apresentado à autoridade da Polícia Judiciária, para formalização dos procedimentos cabíveis. “Fazer uso de qualquer papel falsificado ou alterado é crime previsto no art. 304 do Código Penal e tem como pena de 2 a 6 anos de reclusão, e multa”, esclarece a PRF.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado informou à comunidade os feriados em que o comércio está autorizado a funcionar, segundo acordo firmado em convenção coletiva de trabalho (veja aqui). Com as devidas remunerações, o comércio local funcionária nas seguintes datas: 03 de Junho (Corpus Chris), 11 de Junho (aniversário da cidade), 02 de Julho (Independência da Bahia), 06 de Agosto (Bom Jesus), 12 de Outubro (Nossa Senhora Aparecida), 02 de Novembro (Finados) e 15 de Novembro (Proclamação da República) Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor de relações instituições da CDL, Orlando Gomes, explicou que as flexibilizações consideram o caráter de excepcionalidade vivido em todo país em decorrência da pandemia. O objetivo, segundo frisou, não é acabar com os feriados, mas sim encontrar soluções democráticas apontadas pelas bases sindicais para fomentar o comércio, que foi atingido em cheio pela crise causada pela pandemia da Covid-19. “Sei que vamos encontrar resistência, mas gostaria de pedir a colaboração de todos. Estamos vivendo tempos difíceis. No ano passado, fechamos por quase 1 mês durante o lockdown. O ano de 2021 começou bem, mas depois caiu. Agora, com a vacinação, parece que as coisas começam a ganhar um norte”, destacou. Gomes esclareceu ainda que o colaborador será devidamente compensado nos feriados em que trabalhar. “Não é uma imposição. É apenas uma flexibilização, ou seja, dá o direito de o comerciante abrir o seu comércio se assim entender pertinente”, completou.
Foto: Divulgação/SSP-BA Um homem morreu após uma troca de tiros com equipes do 19° Batalhão de Polícia Militar (BPM), na segunda-feira, 31, bairro de Baixa do Bonfim, em Jequié, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), as equipes trafegavam nas proximidades do residencial Vida Nova, quando foram surpreendidas por um homem, que realizou disparos contra a guarnição. Conforme o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Elberth Vinhático, os agentes revidaram com o suspeito, que acabou ferido e não resistiu no local. Com ele foi apreendida uma pistola Taurus, calibre .40, pertencente à Polícia Civil do Estado de São Paulo, munições, um rádio comunicador, dois tabletes de maconha e uma balança.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Auditores do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) esteve nos 13 postos SAC da capital e do interior a fim de verificar a adesão da rede aos requisitos da norma ISO 9001: 2015. Com a iniciativa, a Rede SAC espera garantir em breve a recertificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) pela norma reconhecida internacionalmente e avalizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Até o momento, os especialistas não identificaram não conformidades. Deflagradas a partir do último dia 10 de maio, as auditorias também foram promovidas na unidade de Brumado. O próximo passo do processo será a realização da auditoria na Superintendência de Atendimento ao Cidadão, programada para os próximos dias 9 e 10 de junho. Caso a avaliação seja positiva, a expectativa é de que os auditores recomendem a recertificação ainda no mês de junho.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA O governador Rui Costa (PT) anunciou, na manhã desta terça-feira (1º), um investimento de R$ 1 bilhão na reestruturação de mais de 300 escolas públicas da Bahia. O anúncio foi feito durante a visita do gestor a quatro unidades escolares no bairro de São Caetano, em Salvador. “Estamos fazendo um volume gigantesco de obras no estado, na área da educação, para transformar a infraestrutura das escolas e, com isso, dar um salto na qualidade de ensino. A ideia é transformar mais de 300 escolas de uma vez só em escolas de ensino em tempo integral, com no mínimo sete horas de aula. Estamos investindo forte. Esse ano vamos ter, em andamento, licitações da ordem de R$ 1 bilhão”, afirmou. De acordo com Rui Costa, para manter o aluno na escola o dia todo, “é preciso ter uma infraestrutura que o aluno possa fazer atividade cultural, com auditório e teatro, locais adequados para práticas esportivas com piscina, campo society, grama sintética, quadra coberta, espaços para exercício de lutas e artes marciais e também laboratório e biblioteca”.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), nomeou nesta terça-feira (01) o novo superintendente de trânsito municipal. O decreto de nomeação de Diego Dias Evangelista foi publicado no Diário Oficial do Município. Evangelista substitui José da Silva Santos, o Santinho, que deixou o posto para ocupar o cargo de vereador após a morte de José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Diego já está em atividade na Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Foto: Calila Notícias Uma mulher morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas em um acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (1), na BA-233, em uma localidade rural conhecida como Campinas. Dois carros de passeio bateram de frente, segundo a Polícia Rodoviária Estadual, no trecho que dá acesso ao município de Pé de Serra. De acordo com o G1, a vítima fatal foi identificada como Iraildes Almeida de Oliveira. Ela completou 41 anos de idade no dia 13 de maio e viajava em um Fiat Siena, com destino ao município de Riachão do Jacuípe. O carro bateu de frente com um Renault Sandero, que seguia para Pé de Serra. O veículo onde Iraildes estava chegou a capotar e cair em uma área de vegetação ao lado da pista. Ela estava no banco do carona e ficou presa entre as ferragens. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Serrinha. A outra ocupante do veículo e a motorista foram socorridas para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe. Não foi informado o estado de saúde delas. Os dois homens que estavam no outro automóvel envolvido na ocorrência sofreram ferimentos leves.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O prefeito de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), O Ricardinho, estabeleceu feriado nesta quinta-feira (2), reconhecendo o dia de Corpus Christi. Até aí, a situação não causa nenhuma curiosidade. A questão é que no texto, a prefeitura decreta “Feriado Religioso Nacional”, como se a medida valesse para todo país. De acordo com o Bahia Notícias, apesar de o dia de Corpus Christi ocorrer em diversos municípios do país, a data não é considerada como feriado nacional, e sim, ponto facultativo. O Corpus Christi [Corpo de Cristo em tradução livre do latim] é uma data da tradição católica que celebra a eucaristia, sacramento que celebra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A medida foi publicada no diário oficial do município de segunda-feira (31).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em Brumado, o morador do Bairro Santa Tereza, Alex Alves, fez um vídeo para demonstrar que, além de água, está pagando pelo vento que entra no hidrômetro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o consumidor disse que sua insatisfação com a Embasa é antiga. “Nesse dia que fiz o vídeo já estava há 7 dias sem cair água. E, quando começou cair, só passava vento pelo hidrômetro. Isso é uma injustiça. Não tenho água e ainda estou pegando pelo vento que passa no equipamento. É um descaso tremendo", criticou. No bairro, os moradores criaram um grupo de WhatsApp com mais de 70 membros para monitorar os dias em que a água chega às torneiras das residências. “A revolta é tão grande, a dificuldade com a Embasa é tão grande que a gente tem que monitorar os vizinhos. Pagamos a taxa igual a todo mundo”, afirmou. Alex cobrou que a empresa realize a instalação do equipamento para cortar a entrada de ar no hidrômetro e diminuir a tarifa paga pelos consumidores. Também apelou para que a Embasa distribua a água de maneira igual em todos os bairros. “A insatisfação maior é que a água demora de cair e, quando cai, só tem vento”, completou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O brumadense Paulo Mendonça esteve recentemente na cidade de Guanambi e se surpreendeu com o valor pago na área central de estacionamento rotativo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele atestou com os devidos comprovantes que no município vizinho a tarifa é de R$ 2 por 02 horas. Em Brumado, a tarifa é de R$ 2,15 por apenas 01 hora de estacionamento, mais que o dobro do valor cobrado em Guanambi considerando o tempo de permanência na vaga. “É um absurdo”, criticou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Mendonça cobrou uma posição dos vereadores acerca do assunto, haja vista que a prefeitura aumentou a tarifa cobrada dos consumidores, mas abriu mão do repasse de 22,5% cobrado da empresa que administra a área azul na cidade. “Não tem condições, não tem lógica”, afirmou.
Nesta terça-feira, 01 de junho, o município de Brumado registra 8615 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19799. Entre os diagnósticos: 13 internações, 174 óbitos, 193 pacientes em tratamento e 8248 recuperados. No momento, 115 ainda aguardam resultado laboratorial e 10690 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
