Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Economistas reduzem previsão de aumento do PIB de 2019 para 2,3% Foto: Getty Images

Analistas do mercado financeiro reduziram a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) para 2,3% em 2019, segundo dados do Boletim Focus divulgados nesta quarta-feira, 6. Na semana anterior, a projeção dos economistas consultados pelo Banco Central estimavam que a economia brasileira crescesse em 2,48% em 2019. A redução de 0,18 ponto porcentual na estimativa do crescimento para o ano veio após o resultado do PIB do ano passado. Na última sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o crescimento do país foi de 1,1% no ano passado. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. O resultado foi pior do que o estimado pelos analistas no último Boletim Focus do ano passado. A previsão era que o país crescesse 1,32% no período, o que não aconteceu. Para 2020, a expectativa do mercado financeiro para o PIB subiu de 2,65% para 2,7%. Os economistas consultados pelo BC não alteraram a previsão de crescimento para 2021 e 2022, que segue em 2,5% para ambos os anos.

Presidência eleva em 16% o gasto com cartão corporativo Foto: Marcos Corrêa/PR

Os gastos com cartões corporativos da Presidência da República nos dois primeiros meses do governo Jair Bolsonaro aumentaram 16% em relação à média dos últimos quatro anos, já considerada a inflação no período. Apesar de ter seu fim defendido durante a transição, a nova gestão não só manteve o uso dos cartões como foi responsável por uma fatura de 1,1 milhão de reais. O cálculo leva em consideração os pagamentos vinculados à Secretaria de Administração da Presidência da República – que incluem as despesas relacionadas ao presidente. Os valores foram divulgados apenas na semana passada, com atraso. Mesmo assim, a descrição da maioria dos pagamentos é sigilosa. Nem mesmo a data em que a despesa foi feita é divulgada. O argumento é que informar os gastos do presidente pode colocar em risco a sua segurança. De acordo com a Veja, a extinção dos cartões corporativos foi defendida pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, durante a transição de governo. Na ocasião, o ministro disse que mudanças seriam feitas com “critérios”, baseadas em consultas à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Controladoria-Geral da União (CGU). Os dois órgãos disseram que ainda não foram consultados sobre o tema.

Fibromialgia: O diagnóstico  preciso e o tratamento ajudam a aumentar a qualidade de vida

A fibromialgia é uma doença crônica que tem como principal sintoma dor constante por todo o corpo. A complicação ainda não tem causa conhecida e atinge, principalmente, mulheres entre 30 a 55 anos. A dor da fibromialgia pode ser intensa e incapacitante, mas não provoca inflamações nem deformidades físicas. Entretanto, pode estar associada a outras doenças reumatológicas, o que pode confundir o diagnóstico, desta forma o reumatologista é o especialista que faz o diagnóstico da fibromialgia através da descrição dos sinais e dos sintomas. Normalmente, inclui a presença de dor severa em 3 a 6 áreas diferentes do corpo durante 3 meses ou dor menos forte em 7 ou mais áreas diferentes do corpo também que dura pelo menos 3 meses. Além disso, para excluir doenças que apresentam sintomas semelhantes à fibromialgia o médico pode recomendar exames para um diagnóstico mais completo. O reumatologista, Dimitri Ferreira, que faz parte do quadro da Clínica Mais Vida destaca que   apesar de ainda não existir cura, o tratamento ajuda a aumentar a qualidade de vida, permitindo passear e trabalhar sem ter crises tão frequentes de dor. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Foliões retornam a Brumado após o carnaval; empresa interestadual registra fluxo menor este ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste conversou com o gerente de transportes da Novo Horizonte, Aloísio Teixeira Barbosa, que falou sobre a movimentação de pessoas nos terminais rodoviários da cidade nesse feriado de Carnaval. Segundo ele, foi registrada uma queda no fluxo de passageiros em comparação ao ano passado. “Tanto a saída quanto a chegada foram tranquilas, não houve nenhuma ocorrência, nenhuma reclamação. Também não foi registrado nenhum acidente nas estradas, nem mesmo com carros particulares”, afirmou. Embora o movimento tenha sido menor que no ano passado, o gerente relatou que foi preciso a colocação de linhas extras para atender a demanda. Barbosa atribui à queda no fluxo de passageiros nos terminais à utilização maior de veículos particulares e alternativos para deslocamento dos foliões às cidades onde houve festa e também à crise no país.

Professor dá aula com bebê de aluno que não conseguiu babá Foto: Reprodução/Twitter/Nick Vaughn

Como não conseguiu arrumar uma babá, um aluno acabou levando a sua filha bebê para a sala de aula, no Morehouse College, em Atlanta (Geórgia, EUA). E a aula também foi, acidentalmente, de solidariedade. O professor de Matemática Nathan Alexander resolveu ajudar o aluno e deu aula com uma “assistente”. A menina ficou em um “canguru” preso ao tronco do professor, em posição mais confortável do que se estivesse com o pai, sentado. E o aluno ainda ficou mais à vontade para acompanhar a aula e fazer anotações. A cena curiosa, que ocorreu na última sexta (01), viralizou após ser postada por Nick Vaughn, outro aluno de Nathan.

Testemunhas de Jeová realizam assembleia no feriado de carnaval em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As Testemunhas de Jeová aproveitaram o feriado de carnaval e realizaram uma assembleia de circuito na última terça-feira (05), no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Alan Bezerra, que faz parte da coordenação da assembleia, disse que o evento visa fortalecer a fé em Deus e auxiliar as famílias e jovens na resolução dos seus problemas, através de conselhos sobre como lidar com os mesmos. Cerca de 1200 fiéis, de crianças a idosos de várias cidades da microrregião, suportaram o calor intenso, com sensação térmica de 44°C, para assistir ao programa. “O calor é desafiador, mas pra nós é um prazer estarmos aqui. Essas pessoas estão aqui prestando atenção para aprender os princípios bíblicos”, disse Bezerra.

Mancha Verde é a campeã do carnaval de São Paulo pela 1ª vez Foto: Fabio Tito/G1

A Mancha Verde é a grande campeã do carnaval 2019 de São Paulo. É o primeiro título da escola. Vai-Vai e Acadêmicos do Tucuruvi foram rebaixadas. A escola levou o troféu com desfile sobre a princesa africana Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, e discutiu escravidão, direitos de negros e mulheres e intolerância religiosa na avenida.

Brumado: Foliões curtem carnaval de forma improvisada no Bairro Dr. Juracy Foto: Reprodução/Youtube/Achei Sudoeste

Em Brumado, diversos foliões pularam o carnaval em um bloquinho de forma improvisada no Bairro Dr. Juracy, na última terça-feira (05). Puxados por um carro de som e separados por uma corda, os foliões se divertiram e curtiram a folia a sua maneira, já que na cidade a festa não é realizada desde 2014. A folia também foi um protesto contra a não realização do carnaval, que já foi tradição no município.

Casal é preso com drogas ao dar entrada no Hospital Municipal de Igaporã Foto: Divulgação/PM

Na segunda-feira (04), a partir da denúncia de uma enfermeira do Hospital Municipal de Igaporã, a 164 km de Brumado, a polícia compareceu à unidade de saúde, onde havia dado entrada três vítimas de um acidente de trânsito. Segundo a denúncia, o casal envolvido estaria de posse de um material suspeito. No local, a polícia constatou que se tratava de substâncias análogas à maconha e cocaína. O material aprendido, sendo 1 tablete de 490 g de substância análoga à maconha e 30 trouxinhas totalizando 24 g de substância análoga à cocaína, foi apresentado na delegacia de Guanambi para as providências cabíveis. O jovem Glauber Silva Lopes, 18 anos, vulgo “Gá”, também foi levado juntamente com os materiais.

Leslen se torna a primeira atleta caculeense a atuar em uma equipe profissional Foto: Aloísio Costa

Na próxima quinta-feira (07), a jogadora caculeense Leslen Guimarães Souza, 16 anos, se apresenta ao Esporte Clube Bahia Lusaca, em Salvador. A atleta foi recém contratada para a temporada de 2019 e deverá compor a equipe na disputa do Campeonato Brasileiro Sub-18 e na Copa Camaçari de Futebol Feminino. A contratação da meio-atacante foi confirmada pelo clube após avaliação feita no mês de janeiro. De acordo com o Informe Cidade, desde que começou a jogar, aos 13 anos, Leslen sempre foi destaque nas competições que participou em Caculé e região, mesmo jogando com atletas de mais idade.

Novo tratamento para câncer de pâncreas começa a ser testado em humanos Foto: Pixabay

Cientistas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, descobriram uma nova estratégia para tratar o câncer de pâncreas que já está sendo testada em humanos. O estudo sobre o tratamento, que é uma combinação de duas drogas ingeridas por via oral, foi publicado nesta segunda (4) na revista ‘Nature Medicine’. Os cientistas já sabiam que esses fatores ajudavam o tumor a crescer. Por isso, ambos os tipos de medicamento já haviam sido usados, individualmente, para combater o câncer de pâncreas, mas sem resultado. A novidade é que os pesquisadores perceberam que, quando combinados, eles têm efeito para combater o tumor. “Nós conseguimos observar que a combinação dessas duas drogas — que, quando usadas individualmente, não têm muito impacto na doença — parece ter um impacto muito potente no crescimento do tumor. Nós observamos isso em culturas de células no laboratório, em modelos com ratos e, agora, em um paciente com câncer de pâncreas — em menos de dois anos. É uma linha do tempo raramente vista na medicina”, afirmou o pesquisador Martin McMahon, um dos autores do estudo. De acordo com o G1, o primeiro paciente que testou os medicamentos acabou não resistindo à doença, mas respondeu bem ao tratamento, segundo outro cientista que participou da pesquisa. Os testes desse tipo já estão sendo conduzidos na Universidade do Texas e têm previsão de acontecer na Universidade da Califórnia em San Francisco e na Universidade de Columbia, em Nova York.

Idosa de 69 anos é encontrada morta dentro de casa na cidade de Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma idosa de 69 anos foi encontrada sem vida dentro de sua própria residência. localizada na Rua Men de Sá, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. De acordo com o Caetité Notícias, Idalina Maria Moreira se matou nos fundos de sua casa usando uma corda. O corpo foi encontrado por familiares, que acionaram a polícia. Peritos estiveram no local e removeram o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. A idosa sofria com depressão.

Carreta com carga contrabandeada que seria entregue em Guanambi é apreendida Foto: Divulgação

Na última semana, equipes da Delegacia de Furtos e Roubos em Rodovias aprenderam na cidade de Feira de Santana uma carreta com 40 toneladas de roupas contrabandeadas. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o material seria entregue em Guanambi, a 141 km de Brumado. O veículo foi detido após denúncia da Secretaria de Segurança Pública durante uma campanha realizada pelos policiais. Na abordagem, o motorista não apresentou a nota fiscal do material. A carreta foi encaminhada para o pátio do Posto Fiscal a fim de investigar a origem da mercadoria.

Guajeruense que ficou conhecido em todo país continua tratamento com dentista

O gesto de solidariedade da dentista Amanda Matos mudou a vida do garoto Ryan Coutinho, da cidade de Guajeru, a 63 km de Brumado, hoje com 8 anos, e repercutiu em todo país, em outubro de 2016 (veja aqui, aqui, aqui e aqui). A dentista notou que o menino não tinha os dentes da arcada superior e outros da inferior e pediu que a professora procurasse a sua mãe e o levasse até o posto para dar início a um tratamento. De acordo com o Informe Cidade, na época, ela trabalhava na Unidade Básica de Saúde da Cancela, zona rural do município, onde Ryan mora até hoje com sua família. Passados três anos, ele continua o tratamento e, em consulta com a dentista Amanda no último dia 27 de fevereiro, posou para mais uma foto. A imagem foi publicada em uma rede social por Amanda com a seguinte legenda: “Já tenho dois dentinhos superiores e, após um período sem prótese, já estou com meu novo sorriso! Quem disse que ia ser rápido? Nosso pequeno protagonista tem um longo caminho de tratamento ainda”. Segundo a dentista, não há uma data precisa para o fim do tratamento, mas ela garantiu que o garoto será acompanhado até a idade adulta.

Ventania atinge Brumado e causa estragos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Fortes rajadas de vento atingiram o município de Brumado nesta terça-feira (05). Casas ficaram destelhadas, árvores e fios de alta tensão caíram. Muita poeira, folhas e lixo estão predominando as ruas da capital do minério. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no bairro Malhada Branca, casas foram destelhadas. Já no bairro das Flores, várias árvores caíram. Os brumadenses ficaram espantados com a força do vento e os estragos causados. Leitores também confirmaram fortes ventanias nos municípios de Aracatu, Dom Basílio, Rio do Antônio, Ibiassucê, Ituaçu, Jussiape, Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora, Caculé e Tanhaçu.

Ventania atinge Brumado e causa estragos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com o Instituto Clima Tempo, a previsão, em Brumado, é de sol com muitas nuvens com pancadas de chuva à tarde e à noite. A probabilidade é que chova 8 mm. A temperatura mínima é de 22°c e a máxima 34°c.

Motorista é detido em blitz com R$ 61 mil na cueca e em carro Foto: Divulgação/PM

Uma operação da Lei Seca flagrou um motorista com R$ 61 mil escondidos em uma caminhonete e na própria cueca que ele usava, ao ser abordado na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), em Cuiabá. Segundo a Polícia Militar, a blitz foi feita na noite desse domingo (3) no km 16 da MT-251. De acordo com o G1, a operação prendeu dois motoristas embriagados e apreendeu 21 carros. O motorista dirigia uma Hilux onde foi localizado uma grande quantia em dinheiro. Ele estava com R$ 61 mil em dinheiro, além de um cheque de R$ 31,7 mil. Antônio Edson Leão da Silva Ferreira Bravo, de 48 anos, foi levado à Polícia Civil. Os policiais encontraram o dinheiro embaixo do banco, no porta-luvas, no porta-treco, em meio os bancos do veículo e na cueca do motorista. Ao ser interrogado, Antônio explicou que era fazendeiro e tinha muitos funcionários, mas não soube explicar a origem do dinheiro e foi detido.

Major da PM ameaça promotor e invade TV para intimidar jornalista Foto: Arquivo Pessoal

O major da Polícia Militar Wanderson da Costa Castro teve a prisão decretada após invadir uma emissora de TV de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, e intimidar um jornalista, além de ligar para um promotor de Justiça para “tirar satisfações”. O G1 tenta localizar a defesa do major. A Corregedoria da Polícia Militar informou, por meio de nota, que cumpriu a ordem de prisão contra o major PM Wanderson da Costa Castro na manhã desse domingo (3), conforme previa decisão do juiz substituto da 11ª Vara, Vladimir Perri, e instaurou inquérito para apurar a denúncia do promotor. Ainda conforme a corregedoria, por decisão do Poder Judiciário a prisão foi relaxada e o major PM posto em liberdade. Quanto a denúncia de invasão da emissora de TV, também citada na decisão judicial, a corregedoria informa que está sendo apurada e com a finalização dos trâmites legais será submetida a julgamento. Sobre os “crimes de homicídios’, conforme citação da decisão judicial, a corregedoria informa que tais ocorrências se deram durante o exercício da função policial, sendo que para um dos casos, devidamente apurado pela corregedoria, e que a instrução investigativa apontou excludente de ilicitude. Já o segundo caso ainda está sob apuração. O julgamento do militar foi marcado para o dia 10 de abril, às 14h, pelo juiz Wladymir Perri, da 11ª Vara Criminal Especializada Justiça Milita. Wanderson da Costa Castro teria ligado para o promotor de Justiça Allan Sidney do Ó Souza, que havia oferecido denúncia contra um soldado da Polícia Militar. “O Ministério Público do Estado de Mato Grosso cobrou investigação contra o acusado, porque o major Wanderson da Costa Castro tratou de maneira agressiva, questionando a decisão do promotor de Justiça de denunciar o soldado”, disse o juiz. Além disso, o magistrado verificou que o major responde a inquérito policial pelos crimes de ameaça, lesão corporal e injúria, “o que demonstra a periculosidade do acusado”. Ele também encontrou dois casos de homicídio. “O que preocupa este magistrado e reforça a convicção para a decretação restrição da liberdade são os registros de antecedentes criminais perpetrados em desfavor do acusado, em decorrência de crimes de homicídios”.

PM prende mulher com armas, drogas e balança de precisão em Guanambi Foto: Divulgação/PM

Após denúncias da prática de tráfico de drogas, no Bairro Monte Azul, em Guanambi, a 141 km de Brumado, policiais militares foram até uma residência localizada na Rua B, onde um homem fugiu pulando os muros das casas vizinhas. No imóvel, a polícia encontrou 02 revólveres calibre 32, com 07 munições intactas, 02 tabletes de maconha, uma balança de precisão e uma pedra de crack. A esposa do homem que conseguiu fugir, identificada como Arla Silvia de Souza, 23 anos, por estar de posse de todo material, foi presa em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e associação ao tráfico. Já o seu marido, identificado como Edivânio de Jesus Rodrigues, de 24 anos, é ligado ao tráfico de drogas na cidade de Guanambi e deverá responder pelo crime juntamente com a esposa. A mulher e todo material apreendido foram apresentados na sede da Delegacia de Guanambi, onde o flagrante foi lavrado.

A lei de importunação sexual entrou em vigor em setembro de 2018, após ser aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que exercia a Presidência da República de forma interina. Este é o primeiro carnaval com a lei em vigor. Algumas cidades já registraram prisões em razão da nova legislação durante o feriado, como em Querência (MT) e Salvador (BA). A lei caracteriza como crime de importunação sexual a realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem seu consentimento, como toques inapropriados ou beijos “roubados”, por exemplo. A importunação sexual difere do assédio sexual, que se baseia em uma relação de hierarquia e subordinação entre a vítima e o agressor. Alguns dos casos mais comuns são de casos de abuso sofridos por mulheres em meios de transporte coletivo, como ônibus e metrô. A proposta de lei ganhou força – e foi aprovada – após repercutirem na mídia casos de homens que se masturbaram e ejacularam em mulheres em ônibus. Antes da aprovação da lei, casos como esses eram considerados contravenções penais, com pena de multa. Agora, quem pratica casos enquadrados como importunação sexual poderá pegar de 1 a 5 anos de prisão.

Presidente detalha processo para instalação da Rádio Câmara em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o projeto para instalação da Rádio Câmara em Brumado e o presidente da Casa Legislativa, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), já esteve pessoalmente no escritório da agência, em Salvador, para tratar do assunto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que foi pego de surpresa com a aprovação da proposta, que é de autoria do ex-presidente do legislativo, e, prontamente, procurou se inteirar da questão a fim de viabilizar os trâmites necessários para instalação da emissora. Segundo explicou, o processo consiste em três etapas: assinatura do convênio entre a Câmara Municipal, a Anatel e a Câmara dos Deputados, instalação da torre e montagem do estúdio e, por fim, o efetivo funcionamento da rádio. “Hoje, temos a liberação da Anatel, mas não temos a homologação. Para isso, precisamos assinar o convênio, o qual já estamos preparando para levar até Brasília”, completou. O presidente deixou claro que faz questão de que as sessões sejam transmitidas via rádio para amplo conhecimento da população, o que será um marco para o interior da Bahia. “Quem iniciou as transmissões das sessões fui eu, no meu mandado, lá em 2003. Depois, por um motivo jurídico, o Tribunal de Contas não aceitou mais as transmissões da câmara nos moldes que estavam sendo feitos. Tentamos reverter a decisão, mas não conseguimos. Com este sinal sendo liberado, não só a Câmara ganhará, como a população ganhará uma ampla grade programação”, reiterou, acrescentando que a grade contemplará diversos assuntos, não apenas as transmissões das sessões. O presidente não soube precisar o tempo que levará para a instalação da rádio.

SUS: Compra de remédio de alto custo vai considerar melhora do paciente Foto: iStockphoto/Getty Images

O Ministério da Saúde anunciou que vai adotar um novo modelo para aquisição de medicamentos que serão incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é fazer o compartilhamento de riscos com os laboratórios, de modo que o pagamento pelos medicamentos de alto custo seja feito mediante o progresso no tratamento do paciente. Segundo a pasta, a medida é adotada em outros países, como Inglaterra, Canadá, Espanha e Alemanha. Conforme o ministério, o primeiro medicamento que pode ser incorporado pela modalidade é o nusinersena (Spinraza), indicado para a atrofia muscular espinhal (AME), doença progressiva que afeta os neurônios e leva à incapacidade de movimentar praticamente todos os músculos do corpo. O remédio, cujo tratamento custa 1,3 milhão de reais por paciente ao ano, deve ter a incorporação analisada em abril pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

Caculé: Polícia prende acusado de agredir e fazer publicações difamatórias contra a ex-namorada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (2), o jovem Willian Souza Santos, 23 anos, foi preso pela Polícia Militar em Caculé, a 100 km de Brumado, com base na Lei Maria da Penha. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva em aberto. Segundo a polícia, Willian foi preso em um bar localizado na Rua Lagoa das Pedras, no Bairro São Cristóvão, de onde o acusado foi encaminhado e apresentado na delegacia. Willian é acusado de agredir e fazer publicações difamatórias nas redes sociais contra a ex-namorada. Além disso, o acusado descumpriu medida protetiva determinada pela justiça.

Cientistas descobrem novos genes que podem causar Alzheimer Foto: IStock/Getty Images

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa para a qual ainda não existe cura. Por causa disso, cientistas do mundo inteiro voltam seus esforços para compreender o problema e determinar fatores de risco que ajudem na prevenção e tratamento da doença. As descobertas realizadas até agora indicam que o fator genético pode desempenhar papel importante no desenvolvimento do Alzheimer: estima-se que 60% a 80% dos casos sejam de origem hereditária. Um dos trabalhos mais recentes sobre o papel da genética foi publicado nesta quinta-feira na revista Nature Genetics. O estudo, baseado em uma análise de composição genética, mostrou que existem 24 genes que conseguem aumentar o risco de doenças neurodegenerativas. Destes genes, quatro deles foram descobertos agora. Uma pesquisa publicada em janeiro já havia apontado para a existência de 29 partes do genoma humano relacionados ao Alzheimer. Os dois estudos confirmam os genes como principal fator de risco para o problema. Ao longo da nova investigação, os pesquisadores perceberam que esses genes estão ligados ao controle de funções corporais que afetam o desenvolvimento da doença. Isso pode ajudar a compreender os processos corporais que causam ou interagem com outras fontes capazes de provocar demência. Os achados ainda reforçaram o papel do sistema amiloide e do sistema imunológico no surgimento do Alzheimer. Apesar disso, a equipe ressalta que os resultados não devem influenciar o processo de prevenção e tratamento pelos próximos anos já que há muito para ser revelado sobre o papel direto que esses genes têm sobre a doença. “Encontrá-los permite que, um dia, os médicos desenvolvam intervenções terapêuticas voltadas para esses genes. [Por enquanto] isso nos dá uma nova perspectiva sobre as possíveis causas do Alzheimer”, comentou Richard Isaacson, co-autor do estudo, à CNN.

Prefeitura de Brumado presta contas dos gastos com o Samu 192 nos últimos meses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após denúncia veiculada no site Achei Sudoeste sobre a falta de materiais básicos na unidade do Samu 192, em Brumado, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) esclareceu que a medida de contenção visa evitar desperdício com o dinheiro público. Para a pasta, as normas bem estipuladas para a distribuição dos materiais acabaram tendo uma leitura equivocada.  “Diante disso é mister fazer uma prestação de contas dos gastos somente dos últimos seis meses, o que irá rechaçar totalmente as insinuações de que está faltando material para a unidade”, afirmou. Segundo o relatório, só nos últimos seis meses, foram adquiridos novos ventiladores mecânicos, oxímetros de pulso, bombas de infusão, computadores de última geração, sistema de gravação com equipamentos de ponta, fardamentos novos repostos conforme a necessidade dos membros das equipes, armários novos, cadeiras novas, além de um grande número de materiais em estoque, totalizando gastos na ordem de R$ 110 mil. Também foram gastos R$ 70 mil na manutenção das ambulâncias no segundo semestre de 2018.

Arquivo