O comércio baiano faturou R$ 8,9 bilhões em agosto, em um crescimento de 9,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, que foram analisados pela Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (Fecomércio-BA). Essa é a segunda alta consecutiva, embora no acumulado do ano o saldo ainda seja negativo, de retração de 12,5%. A Fecomércio-BA acredita na recuperação do comércio devido ao auxílio emergencial, que injetou um montante acumulado de R$ 17 bilhões no Estado. O mês de agosto foi destaque foi para o segmento de eletrodomésticos e eletrônicos que apontou forte alta de 74% na comparação anual. Já a segunda maior elevação no mês foi do setor de móveis e decoração de 51,5%. Neste caso, ainda há uma perda de 2,6% no acumulado de janeiro a agosto. As lojas de materiais de construção tiveram alta de 36,3% na comparação com agosto de 2019. No ano, o resultado é positivo em 8,9%. Parte do resultado está relacionado ao aumento de preços dos produtos de construção civil, como por exemplo o cimento e o tijolo. As atividades de consumo básico como supermercados e farmácias seguem com saldos positivos. O primeiro, por sua vez, registrou crescimento anual de 8,3% e o segundo, 2,5%. Entretanto, o setor de farmácias sofreu um pouco mais na crise e acumula perda no ano de 1,8%, enquanto os supermercados sobem 5,6%. No caminho inverso à média estão três atividades: concessionárias e veículos (-27,2%), vestuário, tecidos e calçados (-19,2%) e “outras atividades” (-12,4%). “Outras atividades” estão relacionadas a baixa demanda de combustíveis para veículos e vestuário com a situação das pessoas ficando mais em casa.
Nos últimos dias, houve um pico de crescimento dos casos de coronavírus na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde do município, Gerardo Júnior, culpou o relaxamento social e os eventos de campanha eleitoral como causas do aumento. “Temos mais de 200 casos. Para um município do nosso porte e com a pujança do nosso comércio, consideramos ainda poucos casos, dentro da normalidade. Estamos no pico da pandemia, já era esperado esse crescimento”, destacou. O secretário disse que a pasta tem alertado a comunidade que os cuidados devem ser mantidos e reforçados a fim de que possa ser feito o controle da curva de progressão da doença. “Em uma democracia não podemos prender as pessoas, embora a polícia tenha realizado ações mais enérgicas. Creio que em dezembro a curva comece a melhorar”, estimou Júnior.
Um incêndio destruiu um galpão de material reciclável na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na noite de terça-feira (13). Ninguém ficou ferido. O caso aconteceu no bairro Lagoa das Flores. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 19h, e só foi controlado às 22h. As equipes precisaram usar 45 mil litros de água durante a operação. De acordo com o G1, ainda não há informações sobre o prejuízo que o fogo deixou. Os bombeiros informaram que uma perícia vai apontar as causas do incêndio.
Nesta quinta-feira (15), operação conjunta realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) resultou na apreensão de cerca de 80 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, uma carreta, licença de Marigá/PR, estava trafegando pela BR-122, sentindo Minas/Bahia, desviando dos postos fiscais, quando foi abordada na entrada de Palmas de Monte Alto pelas guarnições. O material foi encontrado na carroceria do veículo. O motorista de 34 anos, morador do Bairro Beija Flor, em Guanambi, foi preso em flagrante e apresentado na sede da 22ª Coorpin para ser autuado pelo crime de contrabando. A carga deverá ser incinerada pela Receita Federal.
Suspensas desde o mês de março por causa da pandemia, as visitas sociais serão retomadas a partir do próximo dia 19 no Sistema Penitenciário da Bahia. A retomada seguirá os protocolos estabelecidos na 4ª Fase do Plano de Retomada das Visitas, com regras e medidas sanitárias específicas evitar a propagação da Covid-19. O retorno das visitas sociais foi decidido em reunião do Comitê Interinstitucional, mediante avaliação da situação epidemiológica no Estado e da Secretaria de Administração Penitenciária. Segundo o superintendente de Administração Penitenciária do Estado da Bahia (Seap), ao longo desses sete meses, não houve nenhum óbito entre pessoas privadas de liberdade. “Após criteriosa avaliação dos boletins epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde, vimos a possibilidade de implantarmos a 4ª Fase do Plano de Retomada das Visitas quinzenalmente, no período das 8h às 12h. Sendo permitido apenas 1 visitante por pessoa privada de liberdade, com idade entre 18 e 59 anos. O visitante será analisado clinicamente, com aferição de temperatura”, destacou. Após a semana de visitação (19 a 23 de outubro), o Sistema Penitenciário será monitorado ao longo de 15 dias consecutivos e, não existindo disseminação da doença na Unidade Prisional, será estabelecida uma nova semana de visitação (09 a 13 de novembro).
O promotor de justiça Millen Castro Medeiros de Moura do Ministério Público Eleitoral (MPE), em Brumado, emitiu parecer contrário à Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura (AIRC), ajuizada, em 04 de outubro de 2020, pela Coligação “Um Novo Tempo Para Brumado”, encabeçada pela chapa majoritária do candidato a prefeito de Geraldo Leite Azevedo (PP) e do vice José Ribeiro Neves (PT), contra Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), candidato ao cargo de prefeito de Brumado (veja aqui). A coligação havia argumentado que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou irregularidade na aplicação de recursos da prefeitura de Brumado durante os mandatos do atual gestor. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em seu parecer opinativo Millen, observou que, em nenhum caso aventado, houve irregularidade insanável, por ato doloso de improbidade administrativa, mas sim, por inobservância das regras formais. Em todos os casos, as contas foram desaprovadas, inicialmente, por documentos faltantes, os quais foram anexados posteriormente, regularizando-as. Segundo Moura, houve apenas mera irregularidade na prestação inicial de contas, não configurando improbidade administrativa em sua forma dolosa. “Diante do exposto, o Ministério Público pugna pela improcedência da ação, em razão da ausência de motivo ensejador de indeferimento do registro de candidatura de Eduardo Vasconcelos pelos fatos e fundamentos trazidos na exordial”, escreveu o promotor. O pedido do registro de candidatura será julgado nas próximas horas pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, em Brumado.
Dois homens foram presos por porte ilegal de arma, na BR-101, no trecho da cidade de Santo Antônio de Jesus, Recôncavo Baiano, no final da tarde de quarta-feira (14). Duas pistolas, carregadores e munições foram apreendidos com a dupla. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os suspeitos têm 26 e 32 anos. Não há detalhes sobre parentesco entre os dois. Eles foram abordados em uma fiscalização na altura do Km 265. Os dois apresentaram nervosismo e se contradisseram nas respostas dadas aos agentes. Os policiais, então, resolveram vistoriar o veículo e encontraram as duas pistolas, sendo uma calibre 9 mm e a outra 380 mm. Foram encontradas também 16 munições e cinco carregadores. Os dois foram presos e levados para a delegacia da cidade, onde o caso foi registrado.
O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou às coligações e partidos políticos dos municípios de Aracatu, Brumado e Malhada de Pedras evitarem a realização de eventos políticos presenciais que promovam aglomerações por conta da pandemia (veja aqui). O MP recomendou ainda que, nas carreatas, deverão ser transportadas no máximo quatro pessoas por veículo, dando preferência a carros abertos; utilização obrigatória de máscaras de proteção e álcool em gel 70%, em especial quando as pessoas compartilharem objetos como microfones ou canetas; e evitar a distribuição de materiais impressos, como santinhos e folders, dando preferência ao marketing digital. O MP expediu também recomendações aos agentes das Polícias Militar e Civil dos Municípios para que apreendam as pessoas que foram encontradas com fogos de artifício; destruam os fogos de artifício utilizados irregularmente e, em caso de flagrante de qualquer pessoa que, ao soltar fogos de artifício provoque poluição sonora, conduzi-la à Delegacia de Polícia para autuação. As autoridades policiais devem ainda apreender veículos que estejam circulando com propagandas eleitorais sonoras, como jingles, músicas, quando não estiverem acompanhando passeatas, carreatas ou comícios; e encaminhar os condutores de tais veículos à Delegacia de Polícia para autuação.
A Promotoria de Justiça expediu as recomendações eleitorais a fim de orientar a conduta dos partidos, coligações e candidatos dos municípios de Aracatu, Brumado e Malhada de Pedras em respeito às normas sanitárias e de sossego público durante o período de propaganda eleitoral. Segundo as recomendações, considerando a pandemia do coronavírus, os candidatos devem evitar a realização de eventos políticos presenciais que promovam aglomerações de pessoas, visto que dificultam o distanciamento social de 1,5 metros. Além disso, as regras sanitárias de uso das máscaras de proteção e do álcool gel 70% devem ser obedecidas. No documento, a promotoria também orienta os candidatos, partidos e coligações quanto ao uso de fogos de artifício e carros de som. Aqueles que estiveram sendo utilizados em desacordo com a legislação serão apreendidos. O descumprimento das recomendações poderá levar à propositura de ações inibitórias ou representações eleitorais pelo Ministério Público a fim de suspender a realização de eventos que coloquem em risco a saúde das pessoas e responsabilizar os organizadores ou beneficiários da propaganda eleitoral irregular.
Nesta quinta-feira, 15 de outubro, o município de Brumado registra 2070 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 6850. Entre os diagnósticos: 11 internações, 21 óbitos, 24’ pacientes em tratamento e 1807 recuperados. No momento, 95 ainda aguardam resultado laboratorial e 4493 já foram descartados. De acordo com a secretaria de saúde do município, o 22º óbito foi da ex-vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), 68 anos (veja aqui). As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, indeferiu nesta quinta-feira (15) o pedido de registro de candidatura de Sidnei Santos Coqueiro (Republicanos) para o cargo de vereador nas eleições 2020 em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o magistrado seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que afirma que o candidato encontra-se inelegível por ter sido definitivamente condenado pela prática de furto qualificado, nos termos do art. 14, § 9º, da Constituição Federal c/c art. 1º, inciso I, alínea “e”, 2, da LC nº 64/1990, com a redação da LC nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa). De acordo com a decisão, o MPE esclareceu que a pena imposta foi extinta em 10 de julho de 2013, por isso o candidato está inelegível, tendo em vista que ainda não transcorreu o prazo de oito anos subsequentes ao cumprimento ou extinção da pena, conforme art. 1º, I, e, da LC nº 64/1990. O candidato foi citado e não contestou o parecer ministerial. “Pelo exposto, decreto a revelia, e, presumindo-se verdadeiros os fatos articulados pelo RMPE, observado o disposto no art. 1º, I, “e”, 2, da LC 64/90 – Lei das Inelegibilidades, julgo procedente a impugnação e indefiro o pedido de registro de candidatura de Sidinei Santos Coqueiro”, sentenciou Guimarães.
O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, indeferiu nesta quinta-feira (15) o pedido de registro de candidatura de Vagner Rocha Mota (PCdoB) para o cargo de vereador nas eleições 2020 em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o magistrado seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que defendia o indeferimento da candidatura, pois o candidato encontra-se inelegível por ter sido definitivamente condenado pela prática de crime de tortura mediante sequestro, agravado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa do ofendido. De acordo com a decisão, não obstante os argumentos do impugnado, o trânsito em julgado da sentença condenatória ocorreu em 18 de novembro de 2012. A extinção da pena, pelo cumprimento, ocorreu em 5 de agosto de 2016. Ainda que se considerasse aquele prazo por ele pretendido, não teriam transcorrido os oito anos previstos na Lei das Inelegibilidades, que deve ser interpretada conforme a Constituição. Ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz atenderá aos fins sociais e às exigências do bem comum. “Enfim, rejeito a arguição de inconstitucionalidade e, considerando que a condenação do ora candidato foi pelo crime de tortura mediante sequestro, agravada por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa do ofendido (art. 1º, inciso I, “a”, §4º, III, da Lei 9.455/97 c/c art. 61, II, “a” e “c”, Código Penal), e que a pena foi extinta em 05 de agosto de 2016, não tendo, portanto, transcorrido oito anos desde o cumprimento, observado o disposto no art. 1º, I, “e” da LC 64/90 – Lei das Inelegibilidades, julgo procedente a impugnação e indefiro o pedido de registro de candidatura de Vagner Rocha Mota”, sentenciou.
Neste Dia dos Professores, a APLB Sindicato, através do seu diretor, o professor André Azevedo, parabenizou toda a categoria pela passagem da data. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que o dia serve para fortalecer a luta dos professores e a sua união enquanto classe. “Nós, professores, somos os principais responsáveis por promover, de certa forma, uma libertação. Fica nossa homenagem a todos os professores e professoras por esse dia que estamos comemorando hoje, mas a nossa luta é diária. Um orgulho imenso de fazer parte dessa categoria”, destacou. Com relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que indeferiu o recurso impetrado pela prefeitura e manteve as aulas presenciais suspensas no município (veja aqui), Azevedo considerou que a vitória não é só da categoria, mas de toda sociedade brumadense. “O STF apenas julgou a última rosa. A vitória veio mesmo com a resposta da comunidade, dos pais em não encaminhar os seus filhos para as escolas. Não se tratou de um boicote, mas sim da defesa da vida. Não é só Brumado que está lutando contra isso, é o mundo todo. Não podemos aceitar tudo que é colocado de forma unilateral e arbitrária, com uma arrogância intelectual como se não pudesse existir um debate”, resumiu.
Uma mulher de 30 anos foi morta a tiros na tarde desta quarta-feira (14), no bairro Guarani, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A informação é da Polícia Civil da cidade. Segundo informações iniciais obtidas pela polícia, um grupo de homens passou de carro próximo à vítima e atirou. Pessoas que passavam pelo local se assustaram com os tiros e ainda tentaram socorrer Aline Souza Brito, mas ela morreu no local. De acordo com o G1, após os disparos, os criminosos fugiram. A polícia está em busca dos autores. A motivação do crime ainda não foi revelada.
Nesta quinta-feira, 15 de outubro, é celebrado o Dia do Professor. Para comemorar a data, o site Achei Sudoeste conversou com a professora Doriana Reis sobre as dificuldades vivenciadas pela categoria no exercício da profissão com o advento da pandemia. Para ela, o maior desafio para o professor é desejar estar na sala de aula, mas não poder devido ao vírus. “Para o professor que trabalha em contato com os seus alunos isso é muito angustiante. Ser professor é uma tarefa árdua, mas muito prazerosa, pois, através do processo educativo, conseguimos despertar nos alunos o interesse e a vontade de buscar os seus objetivos”, disse. Hoje, com as aulas remoto, Reis salientou que os desafios são ainda maiores, tendo em vista a falta de limite de tempo para se dedicar aos alunos. “O que antes eram 13 horas/aula semanais estamos praticamente sentando em frente ao computador o dia todo. Sem hora para dormir, pois as aulas remotas exigem muito mais que um planejamento. É complicado explicar algo e tirar as dúvidas sem a presença. Muitas vezes, isso acaba dificultando a compreensão do aluno”, completou.
O número de crianças internadas por complicações causadas pela Covid-19 tem aumentado na Bahia. De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a ocupação é de 56% em leitos clínicos e de enfermaria e de 68% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) voltadas exclusivamente para crianças com a doença. O secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou que o fato ocorre em paralelo a uma mudança na faixa etária das pessoas que vem sendo contaminadas. Segundo ele, hoje existe uma grande quantidade de pacientes entre 20 e 40 anos de idade internados com o coronavírus. “Está havendo uma flexibilização indevida e as crianças e jovens acometidos pela Covid-19 irão contaminar de novo os idosos em breve”, disse.
No último sábado (10), um homem de 46 anos foi assassinado na comunidade Pratinha, Fazenda da Prata, zona rural do município de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Ari de Miranda Caires foi encontrado com três tiros de arma de fogo, um deles na nuca. Familiares disseram em depoimento que Ari era trabalhador e não se envolvia com nada de ilícito. No entanto, o seu filho é traficante de drogas e praticante de pequenos furtos na região. A investigação apontou que, na última semana, o jovem furtou uma bomba d'água instalada na roça do proprietário de um bar, que também é traficante de drogas. Ele teria contratado um homem para matar o filho da vítima e, como este não foi encontrado, o homem matou o pai do jovem. Ari chegou a ir até a delegacia pedir à PM que prendesse o filho em razão do furto da bomba d’água.
Moradora da Avenida João Paulo I, em Brumado, Marluce Porto Monteiro relatou ao site Achei Sudoeste o aumento do número de acidentes na via. Segundo ela, os moradores não têm sossego com a quantidade diária de ocorrências de trânsito no local, principalmente no período noturno. “Eles costumam bater nos carros da gente estacionados do lado de fora, nos muros de nossas casas. Tenho fotos e vídeos. A maioria dos acidentes é provocada por ultrapassagens rápidas e em alta velocidade”, disse. Marluce contou que já chegou a ter perda total no seu carro que estava estacionado em frente de sua casa na avenida. Ela apela ao poder público que instale uma lombada na via a fim de reduzir a velocidade dos motoristas que trafegam no trecho. “Além de ser uma avenida de moradores, muitas pessoas fazem caminhada, pedalam ou correm no local. Muita gente está correndo perigo de vida. É uma avenida muito movimentada”, disse.
O município de Brumado amanheceu triste nesta quinta-feira (15) com a confirmação da morte da odontóloga e ex-vice-prefeita Isabel Cristina Santana Gondim (PSDB), 68 anos, após complicações em seu estado de saúde em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Gondim estava em tratamento há algumas semanas em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na cidade de Vitória da Conquista, após testar positivo para a doença. O seu quadro clínico não apresentou evolução, tendo inclusive, um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e seu óbito foi confirmado hoje. Nas redes sociais, várias homenagens foram postadas para Gondim. O sepultamento ocorrerá na tarde desta quinta na cidade de Ituaçu. Cristina ocupou o cargo de vice-prefeita de Brumado entre 2013 e 2016, na gestão do então prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). Santana era esposa do ex-deputado estadual José Clemente Gondim (PSDB) e deixa dois filhos.
A Rússia concedeu aprovação regulatória a uma segunda vacina contra Covid-19, mostrou o registro de medicamentos autorizados do país nesta quarta-feira (14). O presidente Vladimir Putin deu a notícia em uma reunião de governo. De acordo com G1, a vacina foi desenvolvida pelo Instituto Vector, da Sibéria, que concluiu o estágio inicial de testes em humanos em setembro. “Precisamos aumentar a produção da primeira e da segunda vacina”, disse Putin em comentários transmitidos pela televisão estatal. A imunização desenvolvida pelo instituto é feita a partir de uma tecnologia criada inicialmente para o Ebola. Ela é composta por fragmentos de proteínas (peptídeos) do vírus que são capazes de estimular o sistema imune a induzir uma resposta protetora.
Na sessão da última quarta-feira (14), realizada por meio eletrônico, os conselheiros e auditores do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovaram, com ressalvas, as contas da Câmara de Vereadores de Brumado, relativas ao exercício financeiro de 209. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o conselheiro Raimundo Moreira, relator do parecer, multou o vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (DEM), presidente da câmara, em R$ 5 mil pelas ressalvas destacadas após a análise técnica das contas. O relatório indicou o cometimento de irregularidades em processos licitatórios, diante da ausência de razão para escolha de fornecedor e de justificativa de preço na contratação de empresa especializada em auditoria, em contas anuais do exercício de 2015, no valor de R$ 63.300,00; e da ausência de cotação de preços para aquisição de bens e serviços de limpeza e conservação, no montante de R$ 439.503,81. A câmara recebeu, a título de duodécimos, a quantia de R$ 6.269.488,76, enquanto a despesa orçamentária realizada alcançou R$ 5.499.289,24, respeitando, assim, o limite previsto no artigo 29-A da Constituição Federal. Ao final do exercício, foi recolhida aos cofres municipais a importância de R$ 770.199,52. A despesa com pessoal foi no montante equivalente a R$ 3.651.873,31, que correspondeu a 2,13% da Receita Corrente Líquida Municipal de R$ 171.454.742,54, não ultrapassando o limite de 6% definido na Lei de Responsabilidade Fiscal. A decisão ainda cabe recurso.
O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotora de Justiça Maria Salete Jued Moysés, firmou acordo com as coligações e partidos políticos dos municípios de Ibicoara, Iramaia e Barra da Estiva para realização da campanha eleitoral de forma virtual, com o objetivo de evitar aglomerações em razão da pandemia do coronavírus. O acordo prevê a possibilidade de abertura de comitê eleitoral, no entanto não haverá comícios, carreatas, passeatas ou qualquer evento que cause aglomeração de pessoas. Os candidatos que optarem pela abertura do comitê deverão tomar todas as medidas de segurança sanitárias, como o uso de máscaras, álcool em gel, cuidados na distribuição do material de campanha e distanciamento entre as pessoas. Além disso, os comitês eleitorais só poderão funcionar nos dias úteis, das 8h às 18h, sendo que nos dias de feira livre só poderão abrir até as 12h. O acordo foi firmado na última sexta-feira (9), durante reunião virtual que contou com a presença do juiz eleitoral da 169ª Zona Eleitoral, Egildo Lima Lopes; da chefe do Cartório Eleitoral, Luciana Simões de Freitas Fonseca; Secretário de Saúde de Barra da Estiva, Eudes Santos Alves; além de representantes dos partidos políticos dos Municípios; da Polícia Militar, Capitão Valmari Santos Nogueira Júnior e o Major Mário Augusto dos Santos Cabral; e da Vigilância Epidemiológica de Ibicoara, Hugo Pascoal Santos Ribeiro.
Na última terça-feira (13), durante fiscalização na altura do quilômetro 828 da BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem que estava com uma caminhonete roubada. O veículo estava com placas de outro veículo com as mesmas características. Segundo informou a PRF ao site Achei Sudoeste, tudo começou, após os agentes federais visualizarem a Chevrolet/ Montana Sport parada no acostamento da via. Ao se aproximar, a equipe solicitou os documentos de porte obrigatório. Após realizadas consultas ao sistema de segurança, os agentes constataram que o CRLV apresentado pelo condutor apresentava indícios de falsificação. Em seguida, os policiais realizaram a identificação veicular e constataram diversas adulterações nos caracteres como chassi, motor e etiquetas. Descobriram que a Montana circulava clonada, pois, o veículo emplacado originalmente em São Paulo (SP), havia sido roubada em dezembro/2016. Para tentar ‘escapar’ de fiscalizações da polícia, o automóvel utilizava placas de uma outra caminhonete idêntica, emplacada também na capital paulista. Aos policiais, o motorista que trabalha como verdureiro, relatou que comprou o carro em Mata Verde (MG) e pagou R$ 9 mil. Dada às circunstâncias, o motorista foi detido e encaminhado para registro do flagrante na Polícia Civil, pelo crime de receptação (art.180) e mais de uso documento falso (art. 304), ambos do Código Penal.
A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).
Na última terça-feira (13), em rondas pela Rua Cônego Higino, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) se deparou com um caminhão estacionado de forma irregular, atrapalhando significativamente o tráfego na via. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o condutor, um homem de 40 anos, morador do município de Santo Antônio de Jesus, foi orientado a retirar o veículo do local, mas se recusou citando o fato de ser sobrinho de um coronel da PM-BA. Também teria se recusado a entregar a carteira de habilitação. Ao tentar sair do veículo, ele se desequilibrou e caiu, se ferindo na face e fraturando a falange do dedo anelar direito. O condutor foi convencido pelos policiais de que realmente estava obstruindo a via pública e decidiu mover o caminhão até a Praça João Marques. Após a desobstrução da rua, ele foi apresentado na Unida de Pronto Atendimento (UPA) e, depois, na delegacia para a tomada de medidas cabíveis. O fato foi registrado como desobediência, desacato e tráfico de influência.