O grupo de hackers Anonymous Brasil vazou na noite desta segunda-feira (1º), criminosamente, no Twitter, supostos dados pessoais do presidente Jair Bolsonaro, seus filhos, ministros, empresário e politicos bolsonaristas. De acordo com o Tribuna da Bahia, o grupo Anonymous é um coletivo de hackers que atacam sites. Podem invadir e divulgar criminosamente arquivos na internet. Os hackers vazaram supostos dados cadastrais, como endereços e telefones pessoais e de vários contatos de familiares e outros, além de informações sobre suposto patrimônio dos atingidos. Pouco depois da publicação, a rede social apagou as postagens. O Twitter também baniu o perfil do Anonymous Brasil, por violar as regras da empresa. Entre as vítimas dos ataques do Anonymous estão o presidente, seus filhos (o senador Flávio Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro); os ministros da Educação, Abraham Weintraub, a ministra da Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP) e o empresário Luciano Hang, apoiador do governo. Douglas Garcia confirmou o vazamento de seus dados e acusou a ação criminosa dos hackers, em rede social. Ele disse que registrará boletim de ocorrência policial sobre a invasão. Carlos Bolsonaro confirmou o vazamento de seus dados. Ele acusou, numa rede social, “a turma pró- democracia” pelo vazamento, sem apresentar provas. Procurados, o Palácio do Planalto e o Ministério da Justiça ainda não se manifestaram.
Por volta de 20h da última sexta-feira (29), uma menina de 2 anos foi encontrada por policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) depois de passar mais de quatro horas perdida em um cafezal na zona rural de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a criança brincava com o cachorro de estimação na comunidade Riacho das Pedras, quando desapareceu por volta de 16h. A Brigada Voluntária Bravos também participou da ação. A criança foi encontrada perdida acerca de 800 metros de onde ela teria desaparecido. Ela foi entregue à família e está fora de perigo.
Um levantamento feito pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres apontou que em quatro estados brasileiros há sinais de que o contágio por coronavírus está em desaceleração. São a Bahia, o Ceará, Sergipe e Pernambuco. Desses quatro, o Ceará é o estado em que o vírus está diminuindo mais claramente, seguido de Sergipe e Pernambuco. Já a Bahia aparece como “incerto”, quando o índice de contágio fica entre a queda e o aumento. As informações são do jornal Estado de S.Paulo. Na semana passada, o governador Rui Costa havia dito que sinais mostravam que o coronavírus havia atingido o seu platô de contaminação, isto é, em um nível estável que normalmente precede a queda.
O brumadense Henrique Magalhães encontrou uma bolsa cheia de dinheiro nas proximidades da Caixa Econômica Federal (CEF), em Brumado. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, ele fez um apelo para localizar o dono da quantia. “Em um momento de crise como esse, sei que a pessoa que perdeu esse dinheiro está precisando bem mais do que eu. Então, quero descobrir quem foi que perdeu”, disse. Como se pode ver no vídeo, trata-se de uma bolsa roxa pequena, que não tem nenhum documento, apenas os mais de R$ 1.500. “Se você perdeu esse dinheiro ou souber de alguém que perdeu, por favor compartilha e entre em contato com essa pessoa. Ou entre em contato comigo pelo Instagram (@henriquedemagalhaes) que o dinheiro vai estar todo aqui, da mesma forma que eu achei”. O vídeo está sendo bastante compartilhado e a população local está aplaudindo a boa-fé de Henrique em buscar encontrar a dona da bolsa.
Em função do aumento expressivo de casos da Covid-19 na cidade de Brumado, a Secretaria de Saúde tem reforçado os apelos para que a população redobre os cuidados com as medidas de higiene e segurança para prevenção à doença. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, disse que a pasta entrará em contato com os presidentes de associações rurais para essa mobilização. Para ele, os líderes comunitários têm um papel fundamental nesse momento de crise para orientação dos moradores nas comunidades, onde, em muitos locais, não há sinal de telefonia móvel para contato com a Central de Informação da Covid-19. “Precisamos envolver toda sociedade para nos ajudar. Isso é uma guerra contra um vírus. Todo mundo tem que ajudar e colaborar”, afirmou. Agora mais do que nunca, segundo frisou, a população deve redobrar os cuidados com o uso da máscara e do álcool gel, isolamento e distanciamento social, lavar as mãos com frequência, bem como todas as demais medidas sanitárias preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Levantamento nacional do Instituto Paraná Pesquisas mostra que 65,3% dos brasileiros são favoráveis ao adiamento das eleições municipais de outubro para novembro ou até dezembro. Os que são contra a mudança da data somam 28,7% e 6% não opinaram. Norte e Centro-Oeste, com 68%, são as regiões onde o clamor pelo adiamento do pleito é mais forte. De acordo com a Veja, o levantamento foi concluído nesta semana. O instituto ouviu 2.280 habitantes nas 27 unidades da federação.
O coordenador do Setaf na cidade de Brumado, José Luiz Alves Ataíde, tem aconselhado os produtores rurais de que não é conveniente que os mesmos façam a sua inscrição para recebimento do auxílio emergencial, do Governo Federal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ataíde afirmou que todas as entidades de apoio à agricultura familiar têm se manifestado nesse sentido. “Ele tem a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), ele é agricultor. Colocando no sistema como autônomo, é muito perigoso, pode levar até ao cancelamento da sua própria DAP. E isso impedir que o agricultor seja aposentado, porque a DAP hoje é o maior documento que existe para o agricultor fazer a sua aposentadoria”, explicou. O órgão, segundo frisou, tem solicitado dos senadores que aprovem a concessão do benefício ao agricultor familiar, que também tem sido muito prejudicado com o cenário atual. “O projeto de lei que dava condição ao agricultor de participar do abono emergencial foi vetado pelo presidente. Agora, o projeto está voltando para o congresso fazer a análise novamente e nossa expectativa é de que a casa rejeite o veto do presidente, fazendo a promulgação da lei e dando direito ao agricultor”, reiterou. Portanto, o coordenador frisou que a orientação do Setaf é de que os agricultores aguardem a promulgação do senado antes de se cadastrarem para o auxílio emergencial.
O presidente do Democratas, em Brumado, e pré-candidato a prefeito, Fabrício Abrantes, protocolou ofício junto a Câmara de Vereadores, reivindicando a ampliação da Licença Maternidade para seis meses, direito que foi reduzido para quatro meses por iniciativa do atual prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), por meio da Lei nº 1.194, de 23 de março de 2017. Segundo Abrantes, a proposta partidária e da bancada de vereadores do Democratas é retomar o direto das gestantes, servidoras municipais, ao gozo de licença maternidade de 180 dias e estender o mesmo direito às servidoras adotantes, tendo em vista que as Leis nºs 1.212/1999 e 1.642/2011 garantem o direito apenas para as mães gestantes. Fabrício afirma que é necessário, ainda, revogar por inteiro a previsão de afastamento das servidoras durante a jornada de trabalho de uma hora para amamentar o filho até os seis meses, por perda da eficácia, tendo em vista que o afastamento proposto será integral por 180 dias. No ofício, Abrantes solicita audiência com o poder legislativo para ampliação da discussão do tema.
Os anúncios de flexibilização das medidas de isolamento contra a Covid-19, feitos em vários estados, estão ocorrendo na época em que há maior circulação de vírus respiratórios no país, segundo séries históricas do InfoGripe, sistema de monitoramento da Fiocruz. Avaliando os dados dos últimos anos considerados "regulares" (período de 2010 a 2015 e o ano de 2017), a incidência de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que está associada à circulação dos vírus respiratórios, costuma ser maior exatamente nesta época na maior parte do país. A incidência representa o número de casos de uma doença para cada 100 mil habitantes de uma determinada região. Para entender padrões de circulação de vírus respiratórios, o país é classificado em quatro “regionais”: norte, sul, central e leste. Os períodos de maior ou menor circulação coincidem com características climáticas, explica Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.
Uma técnica em enfermagem que trabalha no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, testou positivo para o novo coronavírus. O secretário de saúde Cláudio Soares Feres acabou de confirmar o novo caso da doença ao site Achei Sudoeste. Agora, o município tem 38 confirmações do vírus, sendo que 15 pacientes estão curados. De acordo com Feres, o exame foi realizado via teste rápido. A servidora pública está afastada e cumpre isolamento domiciliar. Este é o segundo caso registrado de funcionária da unidade com o vírus. O primeiro foi de uma enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (veja aqui). A secretaria de saúde montou uma força-tarefa para monitorar todos os profissionais da área (veja aqui).
Em nota divulgada na última segunda-feira (01), a Secretaria de Saúde de Palmas de Monte Alto, a 183 km de Brumado, informou que 15 funcionários de uma empresa de engenharia, responsável por obras de construção de uma linha de transmissão que corta o município, estão contaminados com o coronavírus. Segundo o secretário municipal de saúde, Marcos Túlio Laranjeiras, a empresa relatou que aplicou 175 testes rápidos nos colaboradores e que os 15 trabalhadores diagnosticados com a doença estão assintomáticos. Todos os pacientes passaram a ser monitorados pela Vigilância Epidemiológica. O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 se reuniu com o prefeito Manoel Rubens e com a assessoria jurídica do município. Novas medidas de isolamento social serão anunciadas ainda nesta semana.
Pesquisa Datafolha publicada na madrugada desta terça-feira (2) no site do jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 52% dos entrevistados conhecem alguém que contraiu o novo coronavírus, que 5% admitem que já foram contaminados e que 45% têm muito medo de ser contaminado. O levantamento ouviu 2.069 pessoas nos dias 25 e 26 de maio. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Em sentença proferida nesta segunda-feira (01), o juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, condenou o médico Alessandro Lobo e Silva (PRP) a 8 anos de inelegibilidade por abuso de poder econômico praticado nas eleições de 2016, em Brumado. De acordo com a decisão judicial obtida pelo site Achei Sudoeste, na época, Lobo concorreu ao cargo de prefeito. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) em 12 de dezembro de 2016. Os efeitos da condenação não são imediatos, sendo necessário que a sentença transite em julgado ou seja confirmada por órgão colegiado. Silva é pré-candidato a prefeito do município para o pleito eleitoral em 2020.
Vinte e sete animais silvestres, sete armas artesanais e sete armadilhas de caça foram apreendidos nos municípios de Ubatã e Ibirataia, no sul da Bahia. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). O caso aconteceu no sábado (30). Durante averiguação de uma denúncia sobre o crime de caça, as equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) encontraram, em uma casa localizada no Km 12, trecho que dá acesso às duas cidades, cinco animais abatidos, sendo três tatus, um macaco prego e um caititu. O responsável pelo imóvel não foi encontrado. Em continuidade à ação, as guarnições resgataram 22 pássaros (nove papa-capins, oito canários, quatro chorões e um sabiá), em diferentes casas. Ao final das diligências, também foram apreendidas as armas e as armadilhas. Todo o material foi encaminhado para a delegacia de Ipiaú. As aves passaram por avaliação e, em seguida, foram devolvidas à natureza. Já os animais abatidos foram descartados em local adequado.
Em boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira (01), a Secretaria de Saúde registrou mais dois novos casos da Covid-19 na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Trata-se de duas pessoas residentes no município. Um motorista que veio de Salvador e uma gestante que retornou de São Paulo. Ambos estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela equipe de saúde do município. Agora, Livramento tem 07 casos confirmados da Covid-19 - 05 já estão curados.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou, na noite desta segunda-feira (1º), que assinou o decreto que prorroga, até o dia 21 deste mês, a suspensão das aulas estaduais e do transporte intermunicipal nas cidades que registraram casos de coronavírus nos últimos 14 dias. “Acabei de assinar prorrogando medidas de proteção social, adiamento das aulas, suspensão dos transportes para cidades com casos positivos por 14 dias, até o dia 21 de junho. Essas medidas de proteção também incluem suspensão dos ônibus”, disse o governador.
Na última sexta-feira (29), uma equipe da Vigilância Sanitária de Brumado realizou uma vistoria na Clínica de Hemodiálise da cidade. Na segunda-feira (01), a ação foi repetida, desta vez com o apoio da equipe de Vigilância Sanitária Estadual. As inspeções se devem ao caso de uma paciente, da cidade de Ituaçu, que fazia tratamento na unidade e testou positivo para o novo coronavírus. Apesar da confirmação, em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, descartou que a clínica seja interditada. Segundo ele, a pasta está auxiliando a unidade de saúde na mudança do fluxo de atendimentos a fim de evitar qualquer tipo de propagação do vírus. “Infelizmente, aconteceu essa contaminação. Não se sabe de onde. A clínica atende aos 21 municípios, deve ter hoje em torno de 200 pacientes. A secretaria de saúde está monitorando para garantir a segurança dos pacientes de hemodiálise, como também dos colaboradores da clínica”, declarou.
O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, destacou nesta segunda-feira (1º) que o Brasil foi um dos países com o maior aumento do número de casos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas. Também firmou que o país está entre aqueles que não chegaram ao pico da transmissão. Dos 10 países que reportaram mais casos nesse período, afirmou Ryan, 5 estavam nas Américas: Brasil, Estados Unidos, Peru, Chile e México. “Os países que tiveram os maiores aumentos, entretanto, foram Brasil, Colômbia, Chile, Peru, México, Bolívia”, disse.
Uma enfermeira que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, testou positivo para a Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres. De acordo com o secretário, a profissional de saúde atua na capital do minério, mas mora em Vitória da Conquista. Ela trabalha na empresa contratada pela Prefeitura Municipal para administrar as UTIs, adulto e neonatal, do hospital local. A profissional está afastada da função e cumpre isolamento domiciliar.
Um motorista de transporte de passageiros da região de Ubiraçaba pediu a paralisação da atividade após um colega de profissão ser flagrado exercendo a função, mesmo contaminado pelo coronavírus (veja aqui). O apelo repercutiu negativamente na região do distrito rural. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Emanoel Fernandes declarou que o motorista em questão desrespeitou os moradores de Ubiraçaba ao dizer que os mesmos estariam se deslocando até a sede do município para “bater perna”. “Os moradores da zona rural, em especial de Ubiraçaba, vão pra cidade para fazer coisas muito necessárias. Não saem daqui pra bater perna não, vai porque é preciso. Você acha que o pessoal da zona rural vai deixar os seus afazeres, pagar passagem, pra ir pra Brumado só bater perna?”, argumentou. Fernandes ainda salientou que todos que se deslocam de Ubiraçaba para a cidade usam a máscara protetiva, bem como fazem a higienização das mãos com álcool gel. “Foi uma colocação infeliz. As pessoas aqui do distrito não gostaram. Vamos falar a realidade. Ubiraçaba, graças a Deus, não tem casos e as pessoas estão devidamente se protegendo”.
A Bahia registrou 506 novos casos de pacientes infectados pelo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta segunda-feira (1°). Com a atualização dos dados, a Bahia totaliza 18.898 casos confirmados, o que representa 16,07% do total de notificações no estado. Do total de pacientes infectados, 6.701 estão recuperados e 701 morreram. De acordo com a Sesab, 34 óbitos foram contabilizados no boletim epidemiológico desta segunda, e eles são referentes a um período de 28 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, não ocorreram em 24 horas, conforme explica a secretaria. Segundo a Sesab, as notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria. Ainda no boletim epidemiológico, a Sesab aponta que 11.496 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.764 profissionais da saúde testaram positivo para a doença. O boletim epidemiológico ainda registra 41.442 casos descartados e 117.625 notificações em toda a Bahia. Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h30 desta segunda-feira.
O motorista da região de Arrecife e Piabanha, contaminado com o novo coronavírus, teria realizado diversas viagens até a sede do município de Brumado, mesmo orientado a ficar em isolamento. Ele foi flagrado na última sexta-feira (29), em plena feira livre da cidade transportando passageiros (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, destacou que a pasta está fazendo um minucioso trabalho de investigação a fim de localizar todas as pessoas que foram transportadas por ele nesse período. “Ele também esteve na cidade de Maetinga. Já fiz contato com a secretaria de saúde de lá. Vamos acompanhar e monitorar esses pacientes”, disse. O secretário ainda reforçou o alerta para que as pessoas que tenham qualquer síndrome gripal, por mais simples que seja, entrem em contato com a Central de Informação Covid-19 para serem devidamente orientadas.
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (1º) seu mais recente balanço com os casos e mortes por coronavírus no Brasil. Os principais dados são: 29.937 mortes, eram 29.314 no domingo (31); Foram 623 registros de morte incluídos em 24 horas; 526.447 casos confirmados, eram 514.849 no domingo; Foram incluídos 12.247 casos em 24 horas; 285.430 pacientes estão em acompanhamento (54,2%) e 211.080 pacientes estão recuperados. O Ministério da Saúde acrescentou na contagem desta segunda, mais 220 mortes que aconteceram nos últimos 3 dias. Além disso, segundo a pasta, há mais 4.412 casos suspeitos que estão sob investigação.
Na madrugada do último domingo (31), uma série de arrombamentos a estabelecimentos comerciais foi registrada na cidade de Brumado. O empresário Edmilson Aguiar, teve a sua loja arrombada. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que foi informado pela polícia ser a terceira vez que os meliantes envolvidos nas ações criminosas são presos. “Tocaram o terror na cidade. Diante dos altos impostos e dos compromissos sociais e financeiros que a gente tem com o Estado, a gente imagina que teria segurança. Infelizmente, não cabe só à polícia, é toda rede de segurança”, disse. O empresário também criticou duramente a determinação da justiça acerca da soltura dos presos por conta da pandemia. Vale salientar que não se trata de uma decisão da justiça local.
Para ele, a polícia está fazendo papel de bobo e brincando de gato e rato com os bandidos em função dessa decisão judicial “sem sentido”. “O pessoal de bem e que paga direitinho os seus impostos têm que ficar preso dentro de casa, vivendo esse terror de receber uma ligação de madrugada dizendo que o seu patrimônio foi arrombado. O sentimento é de indignação e revolta”, afirmou, acrescentando que a situação já está difícil, tendo em vista a crise econômica provocada em todo mundo pela pandemia. Por fim, o empresário endossou os apelos para funcionamento imediato do presídio, obra cuja execução envolveu recursos astronômicos do Governo do Estado, mas está parada. “Fica essa estrutura cara parada e a população à mercê dessa balburdia. A polícia está enxugando gelo. Deplorável”.
Com 37 casos confirmados e 1191 notificações suspeitas, a transmissão do novo coronavírus já é considerada comunitária na cidade de Brumado. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, ao site Achei Sudoeste. “Em qualquer local da cidade existe o risco de contaminação”, alertou. Ele reforçou que o Município está monitorando de perto todos os pacientes em tratamento, oferecendo o suporte necessário. No momento, conforme informou, três pacientes estão hospitalizados na cidade de Vitória da Conquista. “O Município de Brumado implantou o Pronto Atendimento Covid, que funciona 24 horas, da mesma forma que as UPAs. O paciente é atendido na urgência, mas passou de 24 horas esse paciente precisa de um destino. Ou ele vai pra casa continuar o tratamento no domicílio ou ele será internado em uma unidade clínica ou de terapia intensiva”, esclareceu. Dentro do fluxo criado no estado da Bahia, o secretário explicou que nenhum dos 21 municípios da microrregião possui estrutura para internação clínica e de UTI, tudo está concentrado na capital regional que é Vitória da Conquista. A decisão por concentrar esses pacientes em um local só consiste em evitar que os diagnosticados com o novo coronavírus infectem pessoas com outras enfermidades. “Não é que o Hospital Professor Magalhães Neto não tem estrutura, ele não foi planejado, dentro do fluxo criado para o novo coronavírus, para esse tipo específico de atendimento”.