Um paciente que estava internado no Hospital Espanhol, unidade de campanha para tratamento exclusivo de pessoas com Covid-19, em Salvador, provocou um princípio de incêndio em ala da enfermaria e tentou fugir da unidade. De acordo com o G1, o caso ocorreu por volta das 23h de terça-feira (5). O paciente usou um isqueiro e colocou fogo em um colchão. Depois disso, ele pulou por uma das janelas, caiu em uma laje e fraturou uma das pernas. Ele foi levado para o Hospital Municipal. Não houve outros feridos. No 4º andar do Hospital Espanhol, havia outros 32 pacientes. Destes, 26 foram transferidos para outras unidades da capital baiana, como os hospitais Ernesto Simões, Municipal e Couto Maia. Segundo o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, o paciente estava no quarto 429 da unidade e teria sofrido um surto psicótico. “Paciente entrou em surto psicótico, tocou fogo no colchão, bloqueou a porta com a cama e atirou-se do quarto andar, para a laje do terceiro andar, em cima da UTI do terceiro andar. Na queda, ele fraturou o fêmur, mas está bem”, afirmou. Para o secretário, o surto no paciente teria sido causado por uma baixa oxigenação do sangue. “O paciente não tinha histórico de problemas psiquiátricos. A gente acredita que isso possa estar relacionado com a baixa oxigenação”, falou.
Por volta de 22h desta terça-feira (05), policiais militares da 5ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) montaram uma barreira na localidade conhecida como Rodado, na zona rural de Pindaí, a 174 km de Brumado, a fim de apreender dois ônibus que estariam vindos do Estado de São Paulo. Assim que os veículos se aproximaram, foram abordados pelos policiais, os quais constataram que se tratava de transporte clandestino com destino aos municípios de Pindaí, Urandi e Guanambi. Os agentes da Vigilância Sanitária procederam com a notificação de todos os 92 passageiros e recomendaram a quarentena em suas residências com o acompanhamento das secretarias de saúde de seus respectivos municípios. Os dois ônibus, um da Empresa Transbrasiliana Transporte de Turismo, de Goiás, e o outro em nome de Maria Aparecida Garcia de Silva, de São Paulo, foram apreendidos e conduzidos ao pátio do 17º BPM sob escolta da Companhia de Emprego Tático Operacional.
Em Brumado, uma equipe da rede municipal de saúde está indo de casa em casa para vacinar pessoas portadoras de necessidades especiais contra a influenza. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a técnica de enfermagem Graciete Lima informou que a ideia é atender o público que não pode se deslocar até o posto de saúde. “A demanda tem sido grande na cidade. Estão sendo vacinadas crianças com autismo, deficientes físicos, visuais. A equipe dos agentes de saúde está comunicando a população que tem necessidade. Estamos à disposição”, declarou. Lima frisou que a vacina é de extrema importância para todos.
Um grupo de criminosos explodiu um carro-forte na BA-210, no trecho entre Curaçá e Juazeiro, no norte da Bahia, nesta terça-feira (5). Segundo a polícia, os suspeitos bloquearam a pista por volta das 13h, renderam os vigilantes que estavam no veículo e explodiram o carro-forte. Os criminosos não conseguiram levar o dinheiro e fugiram em seguida. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito foi encontrado.
Nesta segunda-feira (04), o IBGE iniciou um mapeamento do coronavírus e seus impactos na economia da cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Dino Douglas, que faz parte da coordenação e supervisão do IBGE no município, informou que, na pesquisa, o instituto vai investigar a incidência dos sintomas da Covid-19 na população. Durante três meses (maio, junho e julho), o levantamento será feito por telefone (fixo e móvel). Na oportunidade, segundo Douglas, as pessoas serão questionadas sobre a ocorrência de sintomas suspeitos, se procurou atendimento médico na rede particular ou pública de saúde, bem como das condições de rendimento e trabalho da família. Esses dados irão embasar um levantamento acerca da conjuntura da situação no Brasil com relação à pandemia. “É uma pesquisa amostral – a gente vai pegar uma amostra e essa vai representar o todo da população aqui da Bahia e de todos os estados do país”, explicou. A divulgação dos resultados será semanal a fim de fornecer subsídios para que o Ministério da Saúde possa adotar as medidas de contenção da pandemia.
Um grupo de homens armados explodiu uma agência bancária na cidade de Utinga, na região da Chapada Diamantina, na madrugada desta terça-feira (5). Ninguém ficou ferido. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos usaram explosivos na agência, mas não conseguiram levar o dinheiro. A PM disse ainda que durante a ação, o grupo atirou contra uma estrutura da PM e uma das viaturas foi danificada. Os suspeitos fugiram da cidade e queimaram um dos carros utilizado pela quadrilha para cometer o crime. A PM detalhou que, nessa fuga, o grupo deixou "miguelitos", um artefato usado para furar pneus, na entrada. Ainda segundo a PM, equipes seguem em busca pelos criminosos. Em nota, a Polícia Civil, responsável por investigar o caso, disse que equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior estão apurando os responsáveis pelo crime. A perícia da agência bancária já foi solicitada e a polícia busca imagens de câmeras de segurança para identificar os suspeitos.
No dia 28 de novembro de 2019, o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deflagrou, em Guanambi, a 141 km de Brumado, a Operação Kadron com o objetivo de retirar de circulação motocicletas com escapamentos em desacordo com a legislação de trânsito e irregularidades na documentação, bem como as utilizadas em ações criminosas, como assaltos, homicídios e tráfico de drogas. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, durante os cinco meses de atuação, a operação apreendeu 200 motocicletas irregulares. Sessenta foram devolvidas aos seus respectivos proprietários após a regularização da documentação e a substituição dos escapamentos. Segundo o comandante do 17º BPM, Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, a Operação Kadron será ainda mais intensificada visando a manutenção da estabilidade da segurança pública no município de Guanambi.
A Bahia registrou, nas últimas horas, 65 novos casos confirmados de coronavírus e ultrapassou a marca de quatro mil pessoas diagnosticadas com a doença, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) na noite desta terça-feira (5). No total, foram notificados 4.040 pacientes com a Covid-19. O número de mortes subiu para 146.
Devido ao auxílio emergencial fornecido pelo Governo Federal, muitas filas e aglomerações têm se formado diariamente na frente da Caixa Econômica Federal (CEF) em Brumado. Em meio à crise provocada pela pandemia do coronavírus, a situação é extremamente preocupante e a prefeitura tem buscado soluções para resolver o problema. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de administração, João Nolasco, declarou que, como se trata de um benefício federal, a União deveria envidar esforços para auxiliar na organização das filas no local. Segundo ele, mesmo que haja demarcação, as pessoas acabam desrespeitando a distância mínima exigida. “Isso traz um total transtorno e preocupação porque a fila está imensa e gerando grande aglomeração”, pontuou. O secretário adiantou que, a partir desta quarta-feira (06), a via ao lado da Caixa, a Travessa Oflávio Torres, será fechada no intuito de organizar o tamanho e a formação da fila. “Hoje, a fila está atrapalhando até os próprios comerciantes e o movimento nas lojas”, comentou.
O governador Rui Costa (PT) anunciou, em live realizada na noite desta terça-feira (5), que vai publicar, na próxima quarta (6), nos principais jornais do país, a convocação de médicos para atuar na Bahia. Segundo Rui Costa, vão ser oferecidas vagas para profissionais de diferentes áreas e que tenham interesse em atuar no estado. Rui Costa esclarece que as vagas são apenas para médicos com situação regularizada, para atuarem em unidades da rede pública de saúde estadual. “Acho que está sendo publicado amanhã uma convocação dos médicos nos principais jornais do país, para convidar médicos do Brasil inteiro para vir trabalhar aqui, intensivistas, de várias especialidades. Se não preenchermos as vagas, vamos contratar outros médicos. A primeira chamada é para os médicos já com diploma regulado, tudo oficial, e que estejam no Brasil dispostos a vir trabalhar na Bahia. Ou de médicos que estão aqui ou médicos de outros estados. Vamos aguardar prazo para cadastro e registro. Se preenchermos as vagas, tudo bem. Estamos tomando as medidas”.
As grandes filas que têm se formado nas casas lotéricas e bancos são um problema frente às medidas de contenção adotadas para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de administração, João Nolasco, garantiu que a administração está buscando uma solução para a questão junto a vários setores. “Busquei apoio junto ao Tiro de Guerra, e o que ele passou pra mim foi que o Exército está sob o comando maior do conjunto das Forças Armadas da Marinha. Não quero entrar nesse mérito, mas não vamos ter o apoio do Tiro de Guerra nesse aspecto. O Coronel deixou bem claro pra mim que Brumado não foi a primeira cidade a fazer esse pedido. Várias cidades pediram e não liberaram pra nenhuma”, lamentou.
O vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos, precisou se afastar de suas atividades como vereador na Câmara Municipal de Brumado para tratar o vício em bebida e drogas. Reabilitado, ele tomou posse novamente no legislativo, na última semana. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Dudu pediu desculpas públicas aos pais e à população brumadense. “Peço desculpas sinceras porque meu pai e minha mãe, antes de terem uma carreira de sucesso como tiveram, eles foram criados por vaqueiros, pessoas humildes que não tiveram instrução. Pessoas humildes que me criaram com valores humildes. Eu tive educação, nunca passei fome, sempre tive roupa. Fui preparado para ter uma vida adulta produtiva e eu vacilei. Peço desculpas por não ter correspondido Brumado. Eu amo essa cidade”, desabafou. O parlamentar falou ainda que tem muita vontade de abrir um centro de recuperação na cidade para dependentes químicos. “Tenho um projeto para montar uma clínica de reabilitação para jovens dependentes químicos. Estamos olhando local e fazendo um curso para pessoas que serão palestrantes e guias nessa jornada. Quero contribuir porque sei que muitas famílias passam pelo mesmo problema”, afirmou.
A idosa Maria Joaquina Marques, 75 anos, residente no Bairro São José, em Brumado, está desaparecida desde a última sexta-feira (01). A vizinha Aparecida Solidade, popularmente conhecida como Cidinha, disse ao site Achei Sudoeste que ela chegou a ser vista no mesmo dia, no Bairro Dr. Juracy, mas depois desapareceu de vez. “Ela está vestida toda de preto. Ela tem os cabelos grisalhos até o pescoço, acima do ombro. Por favor, quem encontrá-la ou vê-la, pode ser onde e a hora que for, pode entrar em contato através do número (77) 99983-4952 ou (77) 99916-6106”, afirmou. A idosa mora sozinha e a casa da mesma encontra-se fechada. Os familiares residem no estado de São Paulo. A vizinha relatou que há um tempo, devido a problema pessoais, dona Maria ficou transtornada. “É uma ótima vizinha, todo mundo tem muito carinho por ela”, frisou.
O número de casos descartados pela Covid-19, o novo coronavírus, chegou a 97, de acordo com boletim epidemiológico, divulgado na noite desta terça-feira (05), pela secretaria de saúde de Brumado. Ainda de acordo com a publicação, são 661 pacientes suspeitos notificados com o vírus na cidade. 17 pessoas estão aguardando resultado do Laboratório Central (Lacen). O município tem oito casos confirmados, mas segundo o boletim, todos já estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para continuar contendo o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.
À medida que cresce exponencialmente o número de doentes e mortos por Covid-19, médicos do mundo todo estão descobrindo que a doença causada pelo novo coronavírus, é bem mais complexa do que se imaginava e pode afetar não apenas o pulmão dos pacientes, mas vários outros órgãos intestinos, coração e cérebro. De acordo com a Veja, uma das complicações que se descobriu recentemente é a formação de coágulos sanguíneos em muitos pacientes que receberam tratamento para Covid-19, até mesmo naqueles que estavam recebendo medicamentos com efeitos anticoagulantes. Esses coágulos podem atingir órgãos como pulmão, coração, cérebro e até membros do corpo dedos de mãos e pés, além de ter como efeito mais graves infartos ou AVCs, com consequências fatais, até mesmo depois da cura. Não é incomum as infecções aumentarem o risco de coagulação. A pandemia de gripe espanhola de 1918, causada por uma nova cepa de gripe que matou cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, também registrou a formação de coágulos em pacientes. Todos os vírus, incluindo HIV, dengue e Ebola, são conhecidos por tornar as células sanguíneas propensas a aglomeração. No entanto, o efeito pró-coagulação pode ser ainda mais pronunciado em pacientes com o coronavírus. “Existe algo exagerado nesse vírus até o enésimo grau quando se trata desse sintoma”, afirma o chefe de cuidados intensivos pulmonares da Escola de Medicina Warren Albert da Universidade Brown, ao site Bloomberg. “Estamos vendo a coagulação de uma maneira que não vimos no passado”. Estudos separados da França e da Holanda descobriram que até 30% dos pacientes graves do Covid-19 sofreram embolia pulmonar, um bloqueio potencialmente mortal em uma das artérias dos pulmões. Isso geralmente ocorre quando pedaços de coágulos sanguíneos nas veias das pernas viajam para os pulmões. Em comparação, a prevalência de embolia pulmonar foi de 1,3% em pacientes críticos que não tiveram Covid-19.
No último domingo (03), uma pessoa ainda não identificada se passou por um policial civil que trabalha em Caculé, a 100 km de Brumado, e encaminhou mensagens falsas para diversos veículos de comunicação da região. Ele informou sobre a suposta fuga de um detento da delegacia de Caculé. Via aplicativo de mensagens, o indivíduo escrevia o seguinte aos contatos: “Oi, preciso de uma publicação urgente. Fugiu agora à noite João, o Galego”. O mesmo chegou a apresentar uma foto do preso tirada na delegacia. A prática configura falsidade ideológica e deverá ser investigada pela Polícia Civil.
Uma mulher grávida de oito meses foi presa na tarde de segunda-feira (4), após ser flagrada com 30 kg de maconha, em uma barreira sanitária no Posto Fiscal Benito Gama, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Policiais militares e integrantes da Secretaria Estadual de Saúde fiscalizavam a circulação de ônibus intermunicipais, quando decidiram parar um veículo que tinha saído da cidade paulista de Osasco. Durante abordagem, os policiais notaram o nervosismo da mulher e decidiram checar a bagagem da passageira. Em uma mala de cor cinza foram encontrados 29 tabletes de maconha prensada. À polícia, ela informou que entregaria os entorpecentes na cidade de Aracaju, capital de Sergipe. A mulher e as drogas foram apresentadas no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.
Ao final da sessão realizada nesta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Léo Vasconcelos (DEM), defendeu a reabertura de bares e restaurantes na cidade, desde que adotadas as restrições para combate a Covid-19. “Existem donos de bares e restaurantes que já estão enfrentando uma situação bem delicada. Eles também têm que ser contemplados com as medidas de flexibilização”, argumentou. Na oportunidade, ele ainda pediu a união dos parlamentares em prol da causa, bem como convocou os colegas para formação de uma comissão para debater o assunto com o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres. O objetivo, segundo ele, é encontrar a melhor forma de que os estabelecimentos possam voltar as suas atividades.
O vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos, retornou à Câmara Municipal de Brumado após um período afastado para tratamento de saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que entrou na política achando que daria conta, mas sucumbiu a um vício, que, a princípio, segundo ele, era apenas recreativo. Em sua avaliação, os problemas pessoais aliados às cobranças políticas, sobretudo por ele ser filho do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSDB), pesaram demais. “As pessoas confundem eu ser filho com a capacidade de fazer coisas que eu não posso, inclusive atos de corrupção e eu não tolero isso. Não entrei pra tirar vantagem. Eu tinha a ilusão de poder fazer diferente, mas não consigo”, pontuou. O parlamentar também deixou claro que não pretende concorrer à reeleição, tendo em vista que “o sistema é podre e corrompido”. Como vereador, Dudu considera muito difícil legislar em favor do povo, haja vista que seu alcance é limitado e esbarra em questões legais e orçamentárias. “Não tenho cartola mágica. Queria muito fazer mágica pra criar emprego pra todo mundo. É inadmissível em um país do tamanho do Brasil o povo passar fome. Tudo é muito caro, tem muito imposto”, concluiu. Por fim, Vasconcelos garantiu que, nos nove meses que restam do seu mandato, ele trabalhará tudo que não fez em três anos. “Só quero tempo pra poder corresponder. Me cobrem. Hoje, estou lúcido e enxergo a política como ela é. Meu retorno é para contribuir e ajudar”. A entrevista completa com o parlamentar será exibida nesta terça-feira (05), no Programa Achei Sudoeste no Ar, às 17h, pela Rádio Alternativa FM 97,9.
Como as autoridades de saúde alertam, doenças como hipertensão e diabetes representam um fator de risco a mais para pacientes com o novo coronavírus. E os números também não negam. Das 141 mortes pela doença já registradas na Bahia, 59 foram de pessoas que tinham hipertensão e 57, diabetes. Ambas são as comorbidades mais presentes naqueles que não resistiram à Covid-19 no estado. Essa informação é da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que divulga a distribuição dos óbitos de acordo com as comorbidades em seu boletim diário sobre a pandemia. De acordo com o quadro desta segunda-feira (4), outros problemas de saúde também são frequentes nos casos de óbitos. Segundo o Bahia Notícias, alguns exemplos são a doença cardiovascular, presente em 35 pessoas; doenças respiratórias crônicas, em 14; doenças renais crônicas, em 16; e obesidade, em 10 vítimas. Por outro lado, vale destacar que 20 mortes foram de pessoas que não apresentavam qualquer comorbidade anterior. No geral, 70,21% dos mortos no estado tinham mais de 60 anos.
Na próxima quarta-feira (06), expira o prazo de cadastramento para quem vai tirar o primeiro título eleitoral. Apesar disso, tem sido baixa a procura no Fórum Eleitoral para realização do procedimento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Chefe do Cartório Eleitoral na 90ª Zona, Igor Araújo, explicou que a legislação no país dispõe que, em ano eleitoral, 151 dias antes da data da eleição, o cadastro eleitoral é encerrado. “É o prazo em que encerra a possibilidade de alistamento eleitoral pra tirar o primeiro título, mas também para outros procedimentos, como transferência de domicílio eleitoral ou revisão de dados. Esse ano essa data ocorre no dia 6 de maio, último dia para essas operações”, destacou. Desde meados de março, o atendimento presencial foi suspenso em todas as unidades da justiça eleitoral na Bahia. No dia 17 de abril, segundo Araújo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baixou uma resolução prevendo a possibilidade que esses procedimentos possam ser solicitados e acompanhados pela internet. “Estamos recebendo esses requerimentos pela internet. Acredito que há um grande desconhecimento da população porque a procura está bem abaixo do que era esperado. A gente costumava atender nesse período de 100 a 150 eleitores por dia; nesses últimos dias, estamos recebendo uma média de 15 a 20 requerimentos”, completou. Até o momento, não houve nenhuma alteração no calendário eleitoral e os prazos seguem normalmente. Para fazer o requerimento, os eleitores devem acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, no www.tre-ba.jus.br, clicar no menu Título Net, preencher o formulário e anexar as cópias digitais dos documentos solicitados.
Nesta segunda-feira (04), teve início a entrega do ticket alimentação emergencial aos alunos da rede estadual de ensino em Brumado. O auxílio está sendo disponibilizado pelo Governo Federal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor do Colégio Estadual Getúlio Vargas, Ramon Dutra, disse que o processo de distribuição dos tickets segue tranquilo e bem ordenado. “Os alunos estão respeitando e vindo de máscara, sem nenhum tumulto”, avaliou. Nesse primeiro dia, não houve formação de filas nos locais de distribuição. No total, 51 estabelecimentos estão credenciados na cidade para que os alunos possam adquirir, através do cartão, gêneros alimentícios. Beneficiária do auxílio, a aluna Rafael Melo relatou que o ticket será de grande ajuda para as famílias mais necessitadas.
O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta segunda-feira (4) o delegado Rolando Alexandre de Souza como novo diretor-geral da Polícia Federal. A nomeação foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União". A nomeação de Rolando foi oficializada cinco dias depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender a nomeação do também delegado Alexandre Ramagem para comandar a PF. Amigo dos filhos do presidente e responsável pela segurança de Bolsonaro da campanha até a posse, Ramagem foi escolhido por Bolsonaro para substituir Mauricio Valeixo, nome de confiança do ex-ministro Sérgio Moro. A demissão de Valeixo levou Moro a deixar o governo. O ex-ministro acusa Bolsonaro de tentar interferir politicamente na PF - o que o presidente nega. Rolando Alexandre de Souza é delegado da Polícia Federal. Foi superintendente da PF em Alagoas entre 2018 e 2019. Em setembro de 2019, a convite de Alexandre Ramagem, assumiu o cargo de secretário de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Inteligência - Abin. Na PF, Rolando também foi chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos e ocupou cargos de chefia na Divisão de Combate a Crimes Financeiros e na superintendência em Rondônia.
Diretamente da cidade de Arataca, o correspondente do site Achei Sudoeste, Cledeilton Santos informou que a região sul da Bahia tem sofrido com o aumento do número de casos da Covid-19. Segundo ele, a população está bastante temerosa com a possibilidade do colapso do sistema de saúde nas cidades de Itabuna e Ilhéus, que registram o maior número de confirmações da doença. “Além destas, ainda existem mais 70 municípios nos arredores dessas duas grandes cidades, que, quando têm problemas de saúde, migram todos para Itabuna e Ilhéus”, disse. Com relação à Itabuna, o repórter relatou que já foram registrados 6 óbitos – são, até o momento, 252 casos confirmados e 263 aguardando resultado. No que se refere a Ilhéus, são 6 mortes por coronavírus, 232 casos confirmados e 88 aguardando resultado. As estatísticas apontam ainda, segundo Santos, que todas as cidades da região já tenham pessoas infectadas. “A gente se questiona por que o Governo do Estado e o Governo Federal ainda não montaram um hospital de campanha dentro do Estádio Luiz Viana Filho, em Itabuna, ou do Mário Pessoa, em Ilhéus. Se aumentar de 30% a 40% de infectados, com necessidade de internação, não teremos atendimento pra todo mundo. A gente vive uma apreensão muito grande”, alertou.