Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A raposa que havia sido resgatada pelo Corpo de Bombeiros em uma área urbana da cidade de Brumado não resistiu e veio a óbito. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a bióloga Ellen Queiroz explicou que o animal apresentava diversos ferimentos pelo corpo após ser atacada por cachorros.
Apesar de ter sido capturada em segurança pelos bombeiros, a espécie, conhecida como cachorro do mato, estava bastante debilitada. “Ela não estava conseguindo ficar em pé. Só conseguia apoiar as patas dianteiras. Pela gravidade, além do ataque dos cachorros, a raposa pode ter sido vítima de um atropelamento”, detalhou.
Segundo Queiroz, a equipe da prefeitura entrou em contato com o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) em Vitória da Conquista, para levar o animal até o local para reabilitação. “Saímos daqui de Brumado quase 16h a caminho de Conquista. Assim que chegamos lá, deixamos o animal no Cetas bastante abatido”, relatou.
Na manhã desta quarta-feira (04), em contato com o veterinário responsável pelo Cetas, a bióloga foi informada sobre o falecimento da raposa. “Fizemos todo possível para que ela sobrevivesse e fosse recolocada no seu habitat natural. Realizamos o que estava ao nosso alcance”, acrescentou.
Aproveitando a oportunidade, Ellen disse que a comunidade deve acionar o auxílio adequado no caso de se deparar com um animal silvestre. “Ele não entra na sua casa para lhe atacar. Ele está atrás de alimento e abrigo. Estão apenas tentando sobreviver. O ideal é isolar a área, se possível, e entrar em contato com os Bombeiros e a Secretaria de Meio Ambiente”, orientou.
Vale salientar que tirar a vida de animais silvestres é crime ambiental e a multa pode chegar a R$ 5 mil.