Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Chapada Diamantina: BA-142 é recuperada em Mucugê Foto: Camila Queiroz

Após pedido da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e do prefeito de Mucugê, Manoel Luz, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) iniciou na quarta-feira (06) as obras de reparo na BA-142, na altura do município. A intervenção, solicitada em caráter de urgência, tem como objetivo melhorar as condições do trecho antes dos festejos juninos. A parlamentar e o prefeito estiveram esta semana em audiência com o senador Otto Alencar e na Superintendência de Infraestrutura de Transporte da Bahia (SIT), pedindo agilidade nas obras de recuperação do trecho, que é uma luta antiga da região. “O pedido de melhoria da estrada é antigo e está previsto de ser executado pelo Governo do Estado, mas pedimos que fosse feita uma intervenção emergencial antes do período junino, quando aumenta significativamente o número de carros que transitam pela rodovia. Estamos prezando pela segurança da nossa população”, alertou a deputada.

Idoso é encontrado morto em hotel da cidade de Caculé Foto: Sertão em Dia

Na última quinta-feira (07), um homem foi encontrado morto em um dos quartos de uma pensão da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado.  De acordo com o Sertão em Dia, o idoso de 74 anos, identificado como Vidibaldo Alves Teixeira, estava hospedado no Hotel Gomes. O dono do pensionato percebeu a falta do hóspede e, ao forçar a porta do quarto, encontrou o homem caído no chão. O corpo foi levado para o Hospital Nossa Senhora Aparecida para os primeiros procedimentos cadavéricos. Ainda não se sabe a causa da morte.

Praticook completa dois anos com uma super promoção em Brumado

Em comemoração ao aniversário de 02 anos da Praticook, a sua loja de produtos saudáveis em Brumado, está sendo lançada uma promoção imperdível. Nas compras entre 1º e 13 de junho, você concorre a um kit de emagrecimento de 5 dias. Com o kit, você pode eliminar até 3 kg, de forma saudável e saborosa. Não perca essa chance e participe da promoção. A Praticook conta em seu showroom com variados produtos diet, light, low carb, integral, sem glúten e sem lactose e detox. Vá até a loja, localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, Centro, e conheça o cardápio. Os telefones são: (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Prefeito apresenta investimentos para atingir 100% do ensino integral na rede municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pelo menos 17 das 30 unidades de ensino da rede pública do município de Brumado já estão operando dentro do sistema de tempo integral e a proposta do município é atingir 100% da rede até o final de 2019. Para tanto, a Administração Municipal está investindo grandes recursos na estruturação das escolas da sede e da zona rural. Aproveitando a semana que antecede as comemorações do aniversário de 141 anos de emancipação política de Brumado e no intuito de mostrar transparência aos recursos investidos, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), acompanhado da secretária municipal de educação, Edneia Ataíde, e do empresário e ex-vereador Márcio Moreira (Patriota), promoveu o que ele classificou de “tour com a imprensa” por algumas escolas, apresentando as obras de ampliação e adequação dos prédios para atender a demanda do projeto.

Brumado: Prefeito apresenta investimentos para atingir 100% do ensino integral na rede municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As visitas foram iniciadas na Escola Américo Zizico Nascimento, no distrito de Umburanas, que está recebendo novo pavimento com andar superior, o qual contará com novas salas de aula e de oficinas, almoxarifado, banheiros e climatização. A secretária Edneia Ataíde detalhou que todas as unidades estão recebendo obras com modelo padrão, dentro do projeto Escola do Futuro, criado pela atual gestão. A comitiva continuou a visitação por várias outras unidades do distrito sede, onde pode registrar o avanço do projeto com a expansão dos prédios, que, além das aulas convencionais, ofertam oficinas técnicas e de cultura, lazer e esportes. Para atender a demanda de alimentação escolar, são preparadas mais de 10 mil refeições diariamente.

Brumado: Prefeito apresenta investimentos para atingir 100% do ensino integral na rede municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Toda a preparação é realizada em uma cozinha industrial instalada no Centro de Assistência Integral às Crianças (Caic) e distribuídas às demais unidade de tempo integral, bem como para as creches. No local, uma grande equipe de cozinheiros e auxiliares utiliza toneladas de variados produtos alimentícios, legumes, frutas e verduras, atendendo também uma exigência de boa alimentação supervisionada por nutricionistas. As escolas recebem refeitórios e, futuramente, devem ser instalados vestiários no padrão americano, com armários individuais para os alunos. O prefeito se mostrou orgulhoso com a implantação das salas berçário em algumas unidades, atendendo um anseio de inserir crianças em seus primeiros anos de estudo na rede pública local.

Brumado: Prefeito apresenta investimentos para atingir 100% do ensino integral na rede municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O gestor reforçou que o município adquiriu terrenos vizinhos para promover a expansão de algumas escolas, como o Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), que se tornará um modelo com piscinas e outros equipamentos que envolverão os estudantes com a educação, o esporte e a profissionalização básica. “Tudo faz parte de um programa abraçado pelo nosso corpo administrativo que visa projetar Brumado para o futuro. A base de tudo isso parte da educação, pois todos os setores dependem de uma boa educação de onde saem os profissionais, administradores, engenheiros, médicos e formadores de opiniões. A educação não muda o mundo, muda as pessoas, e essas pessoas que aceitam a proposta da educação fazem do local onde vivem um lugar melhor para se viver”, pontuou o prefeito, que encerrou o tour visitando as obras da nova creche no Bairro São José. Na oportunidade, ele convidou a imprensa para um futuro tour aos investimentos no setor da saúde e infraestrutura.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Brumadense é preso no Bairro Taquari em Livramento de Nossa Senhora Foto: Divulgação/PC

Na última quarta-feira (06), a Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de Vandilson Dias Sousa, conhecido como “Paloma”. Natural de Brumado, Vandilson responde processo por furto. A diligência foi determinada pelo delegado titular Antônio Cláudio Pereira Oliveira, atendendo a mandado expedido pelo juiz João Lemos Rodrigues.  A prisão preventiva foi decretada em maio deste ano. O acusado foi localizado em uma casa no Bairro Taquari, onde estava escondido. O mesmo permanece à disposição da justiça.

Clínica Mais Vida oferece procedimento de videoendoscopia nasal em Brumado

Realizado no consultório do Otorrinolaringologista são procedimentos muito uteis na prática diária do consultório médico do otorrinolaringologista pelo fato de permitirem a visualização do interior da cavidade nasal, a identificação das estruturas anatômicas e o diagnóstico de doenças nasais, como: obstrução nasal, sinusite/rinossinusite, sangramento nasal, entre outras. Rafael Tavares da Hora, otorrinolaringologista, especialista que realizará o exame na Clínica Mais Vida destaca que: “Para sua realização são utilizados anestésico e descongestionante tópicos e não é necessário jejum para a realização destes procedimentos. De rotina, a nasofibroscopia flexível e mais utilizada por ser um método mais confortável, sendo realizada, inclusive, em crianças a partir de dois anos no nosso consultório. A videoendoscopia nasal rígida e útil nos pós-operatório de cirurgia endoscópica endonasal”. Na Clínica Mais Vida você encontra profissionais da mais alta competência e seriedade, sempre buscando ofertar uma maior diversidade de exames para sua maior comodidade e bem-estar. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Vitória da Conquista: Cirurgia inédita transforma vida de criança de 5 anos no Hospital de Base Foto: Divulgação/HGVC

Há cerca de dois meses foi realizada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) uma cirurgia até então inédita na unidade. A Artroplastia da Articulação Têmporo Mandibular para Tratamento de Anquilose, de alta complexidade, mudou a vida de Raíssa dos Santos Silveira, de apenas 5 anos. A menina é moradora da zona rural da cidade de Nova Canaã. Por conta de um parto a fórceps, Raissa teve fratura do côndilo direito da mandíbula, acarretando na patologia Anquilose da Articulação, em que o osso fraturado consolida com o osso do crânio. Assim, até os quatro anos, a criança nunca tinha conseguido abrir a boca; ela só se alimentava com líquidos. Por conta da fala e alimentação prejudicadas, o desenvolvimento da paciente estava sendo comprometido, passando a apresentar uma deformidade facial importante. O procedimento, até então, inédito no HGVC, contou com uma equipe composta pelo cirurgião pediátrico Luciano Martins, o anestesista José Neto e pelos cirurgiões Bucomaxilo faciais Luciano Cincurá, Marcionilio Meira e Taís Fraga. A cirurgia durou cerca de duas horas e meia e foi realizada com total sucesso.

Petrobras anuncia 3ª redução seguida no preço da gasolina Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Petrobras reduz a partir de hoje o preço da gasolina nas refinarias. O litro do combustível ficará 0,45% mais barato, saindo de 1,9706 reais para 1,9617 reais. É a terceira queda seguida no valor da gasolina. Nesta quarta-feira, 6, o custo já tinha caído 1,37% e na segunda-feira houve um corte de 0,68% no preço do combustível. Essa oscilação confirma que a estatal mantém a política de preços baseada no mercado internacional, conforme defendeu o novo diretor da companhia Ivan Monteiro em carta enviada aos funcionários. De acordo com a Veja, implantada na gestão Pedro Parente e que levou ao pedido de demissão do executivo da presidência da empresa na semana passada, a política de preços da Petrobras se baseia no mercado internacional e prevê que o valor do combustível pode ter variação diária, dependendo da cotação do petróleo.

Cadeirante é preso suspeito de traficar drogas em Guanambi Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Um cadeirante identificado como Edcarlos da Silva Santos, de 35 anos, foi preso na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, suspeito de traficar drogas. A ação ocorreu nesta quarta-feira (06), próximo ao mercado municipal, realizada por policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Sudoeste) e do Setor de Operações de Inteligência, do 17º Batalhão de Polícia Militar. Com ele, os policiais encontraram 01 tablete de substância análoga à maconha prensada, pesando 50 gramas, meio tablete de substância análoga à maconha prensada, pensando 20 gramas, e um aparelho celular. De acordo com o Sudoeste Bahia, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Guanambi, onde foi registrado o flagrante delito. No sistema, consta um mandado de prisão em aberto por roubo contra Edcarlos.

Produtores rurais assinarão termo para regularizar imóveis no sudoeste baiano Foto: Reprodução

Um Termo Coletivo de Prestação de Serviços Ambientais, que visa promover a regularização ambiental de propriedades rurais no sudoeste da Bahia, será firmado por produtores rurais do município de Barra do Choça, a 171 km de Brumado, junto ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) na próxima terça-feira (12). Segundo a promotora de Justiça Karina Cherubini, as propriedades serão regularizadas mediante a inscrição ou atualização do Cadastro Eletrônico do Imóvel Rural (Cefir) e requerimento e acompanhamento do processo de outorga para direito do uso de água. O evento acontecerá às 15h, no salão do júri do Fórum de Barra do Choça. Com a assinatura, os proprietários rurais se comprometerão a recuperar a mata ciliar do Rio Catolé Grande dentro dos seus imóveis, buscando atingir, no primeiro ano, o isolamento da área de preservação permanente e, ao final de cinco anos, a recuperação florestal com pelo menos 20 espécies da flora nativa da Mata Atlântica e bosque, com pelo menos 700 indivíduos, com altura média de quatro metros. A atividade faz parte do Projeto Todas as Cores pelo Rio Catolé Grande, desenvolvido pelo Ministério Público da Bahia em parceria com os municípios que compõem a bacia hidrográfica, suas instituições de ensino superior, usuários de água e sociedade civil.

Brumadense relata pânico durante assalto com ameaças de tiro a seu filho no Bairro Santa Tereza Foto: Reprodução/Facebook

Uma brumadense usou as redes sociais para relatar o pânico vivenciado durante uma tentativa de assalto na noite desta quarta-feira (06), na Rua Auta Leite de Oliveira, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. De acordo com a publicação, a vítima disse que bandidos armados tentaram roubar o seu celular próximo a uma lanchonete, na referida via pública. “Acabaram de tentar roubar meu celular.. perto da lanchonete do seu madruga.... na rua do Detran”, escreveu a brumadense. Ela mostrou-se angustiada e temerosa com a segurança pública ao dizer que um dos bandidos mandou atirar em seu filho. “Desespero meu foi qdo o vagabundo olhou para meu filho.... e o outro da moto... mandando atirar. Meu Deus”, relatou. A vítima ainda descreveu o medo que os brumadenses estão passando diariamente por conta das ações de bandidos em todo o município. “O que Brumado virou ??? Temos que ficar trancados dentro de casa. Enquanto bandidos, vagabundos... tomam conta da cidade”.

Gilmar Mendes encara novo pedido de suspeição na Lava Jato Foto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo

A força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um ofício para analisar o impedimento ou suspeição do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em processos relacionados ao empresário Orlando Diniz. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (6) pela coluna Radar, da Revista Veja. Segundo a publicação, as investigações sobre Diniz revelaram fatos que "evidenciam a eventual suspeição ou impedimento de Gilmar Mendes".

Brumado: Prefeito reprova modelos de projetos de obras das demais esferas de governo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) considerou em entrevista ao site Achei Sudoeste que o município virou uma praça de obras, tanto com projetos próprios da Administração, quanto com outros das demais esferas de governo. Engenheiro de formação, o gestor brumadense direcionou severas críticas aos projetos das esferas estadual e federal, pois, segundo ele, o município sempre tem precisado fazer ajustes para melhor adequar os equipamentos ao serviço público. “Estão mais preocupados com a estética, a beleza externa, do que com a funcionalidade”, disparou o prefeito, citando como exemplo as obras do campus do Ifba. Ele e sua equipe de infraestrutura haviam previsto falhas no sistema de drenagem do complexo, porém foram ignorados. Depois de já terem sido gastos R$ 11 milhões nas obras, após as primeiras chuvas, foi necessário investir mais de R$ 1 milhão para readequar o sistema de escoamento pluvial, como já havia sido apontado com antecedência. O prefeito também criticou o modelo da planta da UPA 24 Horas, que deixou lajes expostas e uma recepção reduzida para atendimento ao público. “Por sermos do interior, eles pensam que ainda defecamos no mato e limpamos com sabugo, pois acham que não há inteligência e planejamento fora do centro administrativo de Brasília ou da capital do estado”, ironizou o chefe do administrativo brumadense.

PF pede a quebra de sigilo telefônico de Temer e 2 ministros Foto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo

A Polícia Federal pediu a quebra do sigilo telefônico do presidente Michel Temer e dos ministros Eliseu Padilha (MDB-RS), da Casa Civil, e Moreira Franco (MDB-RJ), de Minas e Energia. O pedido foi feito ainda em março como parte do inquérito que investiga o suposto de pagamento de R$ 10 milhões em doações de campanha ilícitas feitas pela Odebrecht para o MDB. A solicitação da Polícia Federal foi apresentada ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do inquérito. Com a quebra do sigilo, a PF espera rastrear telefonemas de Temer e dos ministros em uma data próxima ao encontro no Palácio do Jaburu no qual o presidente pediu os R$ 10 milhões ao empreiteiro Marcelo Odebrecht. No entanto, é possível apenas recuperar os registros dos telefonemas, mas não o conteúdo das conversas.

Brumado: Nova rotatória promete melhor ordenamento de fluxo na Israel Dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O trecho de entroncamento da Rua Israel Dias, que interliga diversos bairros e setores públicos em Brumado, está recebendo obras de melhorias na rotatória, o que promete melhor ordenamento no fluxo da região. Os trabalhos envolvem também a construção de um extenso canal de um riacho com via marginal dupla. O trecho se tornou um eixo importante para o município, canalizando diversos órgãos, como a 18ª Ciretran, o Fórum Duarte Moniz, a 20ª Coorpin, o Hospital Municipal, a OAB, além de escolas e outros, atendendo uma demanda diária circulante intensa de veículos nas diversas áreas de prestação de serviços. Ao ser feita uma comparação se percebe que a geografia da região foi totalmente alterada nos últimos cinco anos, viabilizando também a valorização imobiliária na localidade.

Mostra de decoração será realizada na Dalmóbile em Brumado

Nesta sexta-feira (08) e sábado (09), um delicioso café será realizado na Dalmóbile Brumado a fim de apresentar as tendências e lançamentos de decoração da loja à comunidade. Apenas nos dias do evento, todos os produtos poderão ser parcelados em 12 vezes sem juros. Não perca essa oportunidade de adquirir o que há de mais moderno em decoração pelo melhor preço e com as melhores condições de pagamento. A Dalmóbile fica localizada na Rua Barão de Vila Velha, no Bairro das Flores. O telefone é (77) 3453-1822.

Brumado: Obras de creche no Bairro São José são iniciadas em ritmo acelerado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras de construção da creche ao lado da Escola Municipal Élcio José Trigueiro, no Bairro São José, em Brumado, foram iniciadas em ritmo acelerado. Com as paredes com mais de um metro de altura, já é possível visualizar o formato do prédio que está sendo preparado para assistir mais de 180 crianças em dois turnos. O empreendimento, orçado em pouco mais de R$ 1,4 milhões, foi disponibilizado através do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição Para Rede Pública de Educação Infantil (Pró-infância 2).

Company é inaugurada com novo showroom em decoração e design para Brumado e região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (02), os empreendedores Hegre Douglas e Flávia Cecília inauguraram a loja de móveis e decorações Company Design, oferecendo para Brumado e região uma linha de móveis que reúne beleza e flexibilidade para decorar qualquer ambiente residencial ou comercial. Vale a pena conferir! O endereço do showroom situa-se na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, 250, no Centro, em Brumado. O telefone para contato é: (77) 3441-6319. Company: reunindo bom gosto e modernidade ao seu ambiente.

 

Company é inaugurada com novo showroom em decoração e design para Brumado e região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Administração lança período de 90 dias de aceleração de obras em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Está em andamento o projeto de intensificação ou aceleração de obras no município de Brumado, promovido pela atual gestão. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) declarou que conseguiu reunir uma equipe com 10 engenheiros e arquitetos projetistas que vão atuar de modo intensivo por 90 dias, trabalhando seis dias por semana, com direito aos 20% extras, conforme determinação trabalhista, objetivando acelerar as muitas obras estruturais em andamento na cidade. Empolgado, o gestor descreveu que o município virou uma praça de obras que revelará uma “nova Brumado”.

Prefeitura de Pindaí anuncia concurso público para preenchimento de 283 vagas

A Prefeitura Municipal de Pindaí, a 174 km de Brumado, publicou no Diário Oficial do Município, na edição desta terça-feira (05), o edital de concurso público para o preenchimento de 283 vagas, sendo 162 para contratação imediata e 121 para cadastro de reserva. As inscrições devem ser realizadas presencialmente do dia 13 de junho a 03 de julho, na Escola Ana Angélica, de 8h às 12h e de 14h às 17h. A taxa é de R$ 50 para os cargos de nível fundamental, de R$ 75 para os cargos de nível médio e de R$ 100 para os cargos de nível superior. Os salários variam de R$ 937 a R$ 6 mil.

Praticook completa dois anos com uma super promoção em Brumado

Em comemoração ao aniversário de 02 anos da Praticook, a sua loja de produtos saudáveis em Brumado, está sendo lançada uma promoção imperdível. Nas compras entre 1º e 13 de junho, você concorre a um kit de emagrecimento de 5 dias. Com o kit, você pode eliminar até 3 kg, de forma saudável e saborosa. Não perca essa chance e participe da promoção. A Praticook conta em seu showroom com variados produtos diet, light, low carb, integral, sem glúten e sem lactose e detox. Vá até a loja, localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, Centro, e conheça o cardápio. Os telefones são: (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Caso Camarão: Juiz de Brumado determina recambiamento de acusados para Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em decisão publicada no último dia 30 de maio, o juiz da Vara Criminal de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, negou o pedido de revogação de prisão preventiva requerido por Cézar Paulo de Morais Ribeiro, o Cézar de Lim, acusado de mandar matar Sidney Vasconcelos Meira, conhecido como Camarão. Na decisão, o juiz também determinou o recambiamento do acusado, que está detido no Estado do Paraná, para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista ainda na primeira quinzena deste mês, bem como determinou que o outro acusado, Pedro Augusto de Araújo Ribeiro, seja encaminhado ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico em Salvador (HCTP), para que o mesmo seja submetido a exame médico-legal a fim de apurar a sua integridade mental. Isso porque o acusado possui dois incidentes de insanidade mental instaurados, em duas ações penais distintas, que ele responde perante a Vara Crime de Brumado, conforme informou o seu advogado, Samuel Milhazes, responsável pelo pedido de instauração do incidente de insanidade mental. Segundo o advogado, Pedro requereu a internação compulsória para tratamento de transtorno mental - o pedido está pendente de apreciação pelo Tribunal de Justiça da Bahia, com julgamento previsto para este mês.

Arquivo