Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Moradores de Palmas de Monte Alto cobram melhorias após cidade ser abandonada Foto: Sudoeste Bahia

A população do município de Palmas de Monte Alto, a 198 km de Brumado, convive com sérios problemas, boa parte deles estruturais, o que compromete a qualidade de vida dos moradores. São ruas esburacadas, intransitáveis e sem pavimentação, acúmulo de lixo em várias ruas, mato por toda parte, animais soltos nas vias, além de praças abandonadas e com equipamentos quebrados. De acordo como Sudoeste Bahia, os moradores reclamam que o município está abandonado pela Administração Municipal, de responsabilidade do prefeito Manoel Rubens (PSD). Em publicação feita em sua rede social, a vereadora Ana Bárbara de Castro falou sobre o problema e cobrou medidas urgentes. Segundo ela, todos os serviços públicos de competência da prefeitura funcionam precariamente. “As promessas milagrosas do prefeito durante a campanha se transformaram em pesadelo assim que ele colocou a faixa de prefeito”, escreveu a parlamentar.

30ª Exposição Agropecuária de Guanambi pode não ser realizada Foto: Divulgação

Considerada a maior festa popular de Guanambi, a Exposição Agropecuária da Coopag, que movimenta milhões todo ano no comércio regional, corre o risco de não acontecer este ano. Segundo o Guanambi Notícias, a decisão teria caráter político. Em 2015, a diretoria da Coopag decidiu não promover a exposição e o comércio sofreu com as consequências. Mesmo sendo um ano difícil, em 2016, a exposição agropecuária deu show em negócios e vendas, bem como na participação do público, assim como aconteceu em 2017, quando a Coopag se superou. O presidente da Coopag, Sidney Primo Júnior, ainda não se pronunciou sobre os motivos que levaram a não realização da exposição.

Desabamento de prédio mata menino de 12 anos e deixa soterrados em Salvador Foto: Vanderson Nascimento/TV Bahia

Um prédio de quatro pavimentos onde moravam sete pessoas da mesma família desabou na manhã de chuvas desta terça-feira (13), na Rua Alto de São João, no bairro de Pituaçu, em Salvador. Um menino de 12 anos, de prenome Robert, morreu, de acordo com a Secretaria de Saúde do Município (SMS). De acordo com o G1, três pessoas moravam em um andar de cima: um homem, a mulher dele - que teve ferimento na face -, e a filha deles, um bebê. Todos eles já foram retirados do imóvel e levados para o Hospital Geral do Estado (HGE). Eles foram identificados como Alex Pereira de Jesus, de 29 anos, Beatriz, de 30 anos, e Sabrina Menezes, de 11 meses. No andar de baixo, moravam um homem e uma mulher - irmãos do homem que morava em cima - e duas crianças, o menino que morreu e um bebê de um ano. Os irmãos foram identificados como Rosemeire Pereira de Jesus, 34 anos, e Alan Pereira de Jesus, de 31 anos e o bebê tem o prenome Artur. 

Desabamento de prédio mata menino de 12 anos e deixa soterrados em Salvador Foto: Alan Oliveira/G1

Os dois adultos e o bebê ainda estavam soterrados nos escombros do prédio até por volta das 9h30. A criança morta foi retirada por volta das 7h30 dos escombros. Quatro ambulâncias do Samu atuam no local do resgate. Moradores da localidade e bombeiros também estão nos trabalhos, na tentativa de retirar as demais vítimas. O desabamento ocorreu por volta das 6h. O prédio ficava no final de um beco estreito na Rua Alto do São João. Moradores se aglomeraram no espaço para acompanhar o resgate das vítimas, e a quantidade de pessoas no caminho chegava a atrapalhar a passagem das equipes.

As dez terapias alternativas que passam a ser pagas pelo SUS Foto: Istock/Getty Images

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (12) a inclusão de dez terapias alternativas ao Sistema Único de Saúde (SUS).  São elas: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. Com as novas atividades, o SUS passa a ofertar 29 procedimentos complementares à população. Esses procedimentos são chamados de Práticas Integrativas e Complementares (Pics), pois utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para curar e prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. De acordo com a Veja, evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Em 2006, quando foi criada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) eram ofertados apenas cinco procedimentos. Somente em 2017, após 10 anos, foram incorporadas outras 14 atividades, chegando as 19 práticas disponíveis à população: ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, plantas medicinais/fitoterapia, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia e yoga. Atualmente, as terapias estão presentes em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios, sendo que 88% são oferecidas na Atenção Básica.

Feirense domina o Vila e assume a liderança isolada do brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A segunda rodada do Campeonato Brumadense de Futebol 2018 foi aberta com um duelo de gigantes: Feirense e Vila Presidente Vargas. Mais de 800 pessoas estiveram presentes no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, que contou com um público pagante de pouco mais de 650 torcedores. Após uma estreia avassaladora aplicando a sonora goleada de 6x1 sobre o Botafogo, o Feirense voltou a campo no último sábado (10) para enfrentar o Vila, em partida descrita como prova de fogo para as duas equipes, apontadas entre as concorrentes ao título. O primeiro tempo de jogo foi bastante equilibrado, com os dois times criando excelentes oportunidades de gol e a polêmica participação da arbitragem, que gerou muitos protestos dos dois lados. Com maior volume de jogo e mais peças de reposição no banco, o Feirense conseguiu dominar a partida e venceu pelo placar de 2x0, com direito a gol de But, artilheiro do campeonato com 4 gols. Já a partida do domingo (12), entre Boleiros e Vila Real, não agradou muito aos poucos mais de 300 torcedores que prestigiaram a partida, que terminou em 1x0 para o Vila Real. Nos jogos da categoria sub-20, Feirense e Vila Presidente Vargas ficaram no empate de 2x2, enquanto o Vila Nova venceu o Boleiros por 2x0. No próximo final de semana, a rodada segue com os duelos entre Itaquaraí e Umburanas no sábado (17), e Santos e Espanhol no domingo (18).

TST: Funcionários dos Correios devem pagar por plano de saúde Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu na segunda-feira (12) que os funcionários dos Correios deverão pagar uma mensalidade pelo plano de saúde. Hoje, não há mensalidade, mas os trabalhadores pagam uma taxa de coparticipação por consultas e exames. A mensalidade vai variar de 2,5% a 4,4%, dependendo do salário do colaborador. O TST também alterou a forma de cobrança da cobertura dos cônjuges e dependentes. A partir de agora, eles contribuem com um porcentual que varia de 35% (filhos) a 60% (cônjuges) sobre a mensalidade do funcionário.  Pelas regras atuais, pais e mães dos funcionários também têm direito ao plano de saúde do funcionário. De acordo com a Veja, o TST decidiu que eles podem ficar no plano até 1º de agosto de 2019, quando vence o atual acordo coletivo da categoria. Pais e mães em tratamento médico podem ficar no plano até receberem alta.  Segundo os Correios, pais e mães poderão ser incluídos em plano família a ser criado a partir de 2019. O julgamento do plano de saúde detonou a greve dos funcionários, deflagrada no domingo (11). Hoje, os Correios têm 108 mil funcionários, mas paga as despesas médicas de 400 mil pessoas. Além dos 32 mil aposentados, também são cobertos pelo plano de saúde os filhos, cônjuges e pais dos funcionários. Hoje, os custos do plano de saúde dos trabalhadores representam uma despesa da ordem de R$ 1,8 bilhão ao ano.

Hackers invadem site da Prefeitura de Guajeru e postam foto de Temer em mensagem alusiva à corrupção Foto: Reprodução

O site da prefeitura de Guajeru, que divulga todas as ações do Governo Municipal, inclusive dados do Portal da Transparência, foi hackeado na última segunda-feira (12). Uma imagem do presidente Michel Temer (MSD) e seus ministros, além de uma mensagem alusiva à corrupção no país, foi fixada na página inicial. Pouco tempo depois do ocorrido, a prefeitura conseguiu reverter a ação e o site já está funcionando normalmente.

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Freezers e balcões desligados diminuem a conservação de alimentos, diz Adab Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após um período de inspeção realizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, foi constatado que os alimentos frios estão perdendo qualidade de conservação e estragando antes do prazo. Isso porque os freezers e balcões de refrigeração estão sendo desligados durante a noite na maioria dos supermercados e padarias da cidade, conforme descrito pelo gerente do escritório regional da Adab em Brumado, Alexandro Arruda Monteiro. Ele declarou em entrevista ao site Achei Sudoeste que, equivocadamente, alguns proprietários de estabelecimentos têm desligado os freezers no período noturno a fim de reduzir os gastos de energia. Eles acreditam que a refrigeração do dia seria suficiente para manter o padrão de conservação dos alimentos. Ainda de acordo com o chefe de fiscalização alimentícia do órgão, vários produtos, principalmente o leite pasteurizado na cidade, estavam chegando aos consumidores já estragados por conta do desligamento dos aparelhos. Arruda disse ainda que a informação serve de alerta, tanto para os consumidores como para os comerciantes, uma vez que gera uma perda comercial, além de gerar problemas para a saúde pública local.

Achei Tour: A sua agência de viagens

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

3 são presos em Alagoas suspeitos de fraude na Previdência Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal em Alagoas confirmou em entrevista coletiva que as fraudes investigadas na operação “Terra Prometida” tinham participação de funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e de sindicalistas, além de proprietários rurais. Três pessoas foram presas nesta segunda-feira (12), mas os nomes delas não foram divulgados. De acordo com a PF, o esquema levou à concessão de ao menos 21 benefícios ilegais, entre aposentadoria rural por idade, pensões por morte rurais e salários-maternidade rurais, gerando um prejuízo de cerca de R$ 600 mil. De acordo com a PF, os proprietários rurais emitiam as certidões em troca de dinheiro, assim como também recebiam os funcionários que participavam das fraudes. Ainda não há um número exato de quantas pessoas estão envolvidas no esquema. De acordo com o G1, as investigações apontam que a quadrilha agia há pelo menos 5 anos, nas cidades de Água Branca, Delmiro Gouveia e Canapi. Os policiais prenderam dois servidores da agência do INSS em Delmiro e uma outra pessoa em Canapi, que intermediava o esquema. Além dos três mandados de prisão, a PF também cumpre 21 mandados de busca e apreensão. Segundo a PF, as apuração dos crimes começou em 2016, após denúncias recebidas pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência, que realizou levantamento das irregularidades desde o ano de 2012. As investigações continuam. A PF estima que a desarticulação da quadrilha possibilite uma economia de mais de R$ 3 milhões em valores que seriam pagos futuramente aos supostos beneficiários.

Trovoadas assustam moradores de Jussiape durante chuva torrencial Foto: Jussi Up Press

No início da tarde de domingo (11), uma chuva torrencial caiu sobre a cidade de Jussiape, a 123 km de Brumado, após uma semana com o tempo abafado. Fortes rajadas de vento e trovoadas acompanharam a chuva. De acordo com o Jussi Up Press, os moradores ficaram temerosos com a possibilidade de o temporal se prolongar e causar estragos no município. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para os próximos dias é de mais pancadas de chuva. A temperatura mínima nos próximos dias pode atingir os 18°C nas madrugadas, com máxima de 28°C ao longo das horas mais quentes dos dias.

Tite chama Willian José e Talisca para amistosos da seleção brasileira Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O técnico Tite anunciou na manhã desta segunda-feira (12) a lista de atletas convocados para os dois últimos amistosos preparatórios para a Copa do Mundo da Rússia. O primeiro deles será no dia 23 de março, contra a Rússia, em Moscou. Na sequência, quatro dias depois, o time canarinho enfrenta a Alemanha, em Berlim. A lista, que não contará com o atacante Neymar, lesionado, conta com novidades. Uma delas é a presença do meio-campista Anderson Talisca, que foi revelado pelo Bahia e vem tendo boas atuações no Besiktas, da Turquia. Ao todo, foram 25 jogadores chamados. Confira a lista completa: Goleiros: Alison (Roma), Éderson (Manchester City) e Neto (Valencia); Zagueiros: Miranda (Inter de Milão), Geromel (Grêmio), Rodrigo Caio (São Paulo) Marquinhos (Paris Saint-Germain), Thiago Silva (Paris Saint-Germain); Laterais: Daniel Alves(Paris Saint-Germain), Marcelo (Real Madrid) Filipe Luis (Atlético de Madri), Fagner (Corinthians); Meio-campistas: Fernandinho (Manchester City), Casemiro (Real Madrid), Paulinho (Barcelona), Fred (Shaktar Donetsk), Talisca (Besiktas), Philippe Coutinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan), Willian (Chelsea); Atacantes: Gabriel Jesus (Manchester City), Roberto Firmino (Liverpool), Douglas Costa (Juventus), Taison (Shaktar Donetsk) e Willian José (Real Sociedad).

Vagas para atendentes no Kabana Natural em Brumado

O Kabana Natural na cidade de Brumado abriu vagas para atendentes. O perfil desejado tem as seguintes exigências: sexo feminino, acima de 18 anos, conhecimentos básicos de informática, facilidade de comunicação e predisposição para atendimento ao público em geral. As interessadas devem entregar currículo na Lumiart Elétrica, em frente a Prefeitura de Brumado.

Exército realiza vistoria nos caminhões para segundo semestre da Operação Pipa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma equipe do Exército Brasileiro, responsável pela coordenação da Operação Pipa em Brumado, realizou a vistoria dos caminhões cadastrados no programa com vistas à renovação da ação para o segundo semestre deste ano. A vistoria, realizada no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, teve início no domingo (11) e foi concluída nesta segunda-feira (12). O secretário de recursos hídricos do município ainda aguarda uma resposta da coordenação geral para que a operação seja ampliada na cidade, atendendo mais quatro comunidades rurais, o que exigiria a inclusão de mais um caminhão na frota de distribuição. A região convive há mais de uma década com o decreto de emergência por conta da seca. A vistoria também se estenderá aos demais municípios da microrregião nos próximos dias. 

Polícia prende homem acusado de aplicar golpes na cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: Reprodução/L12

A Polícia Militar (PM) apresentou na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, neste domingo (11), um homem identificado como João Nilson Souza Pereira, mais conhecido como Jhon, após ser acusado por “abuso de confiança”. De acordo com o L12, o homem foi detido depois de ser reconhecido por uma suposta vítima, que contou à polícia que João Nilson chegava a pedir entre R$ 300 e R$ 500 para ajudar a tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após receber os valores, ele não cumpria o compromisso. De acordo com a polícia, o acusado dizia ser policial, ex-funcionário do Detran e assessor jurídico. Na delegacia, ele afirmou que trabalhava como pintor e pedreiro. O caso será investigado e quem for preso utilizando uma CNH falsa também responderá processo.

Força da chuva abre vala e interrompe fluxo na BA-148 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma forte chuva registrada na madrugada deste domingo (11) provocou a abertura de uma vala que interditou parte da Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, no início da BA-148, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vala interrompeu o fluxo no sentido da via para quem sai da cidade e os próprios condutores improvisaram uma barreira com as pedras que foram jogadas para fora do buraco devido à força da correnteza. Com o transtorno, os condutores foram obrigados a circular pela contramão até o setor de obras da prefeitura aterrar novamente o buraco exposto na manhã desta segunda-feira (12). A chuva foi a mais intensa neste mês de março; a precipitação chegou acompanhada de relâmpagos e trovões e o acumulado foi de 50 mm. Chove na cidade desde o dia 07 de março e o acumulado geral desta primeira semana do mês que encerra o verão chegou a 74,7 mm. No final da manhã de hoje (12), voltou a chover e os serviços de meteorologia apontam que as precipitações devem continuar até a próxima quinta-feira (15).

Deputada Ivana Bastos solicita à Embasa ampliação da oferta de água em Tanque Novo Foto: Camila Queiroz

Preocupados com a longa estiagem que assola o município de Tanque Novo, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito Vanderlei Cardoso se reuniram com o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, a fim de solicitar o apoio do órgão em medidas que visam diminuir os efeitos da seca na região. Na reunião, foram solicitadas a implantação de uma rede paralela de abastecimento de água para a sede, originária da barragem do Zabumbão, uma rede de abastecimento de água da sede para o povoado do Jacaré e uma rede de abastecimento de água da adutora do Zabumbão para o povoado da Boca do Campo. O presidente solicitou que a deputada também leve o pleito para o governador com o objetivo de fortalecer a luta, além de verificar outras possíveis soluções para o problema.

Jovem de 20 anos morre engasgado com pão em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um jovem de nome Alexandre, conhecido popularmente como Dé, de 20 anos, morreu no último domingo (11) após se engasgar com pão. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o rapaz sofria de distúrbio mental e tentou comer todo o pão de uma só vez. O alimento ficou entalado em sua garganta. Familiares tentaram desengasgar o jovem e ainda o conduziram ao Hospital Professor Magalhães Neto, porém o mesmo não resistiu e veio a óbito ao dar entrada na unidade. O corpo foi velado no Salão Paroquial da Igreja Matriz e sepultado no final da manhã desta segunda-feira (12), no Cemitério Jardim Santa Inês.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.

Projeto Aviva Sunamita é realizado em Brumado

O Aviva Sunamita é um projeto social que visa levar a palavra de Deus através da solidariedade. Presidido pela Diaconisa Greice Lima, o projeto, que nasceu a pouco mais de seis meses, busca ajudar as famílias de baixa renda da cidade. Em parceria com a Igreja Pentecostal Paz em Cristo, sob a direção do Bispo Dirlan de Sena, foi realizado no último sábado (10), no auditório do Semac, um culto beneficente. A ministração da palavra ficou por conta do Pastor Dione Fernandes, da cidade do Rio de Janeiro. O culto contou ainda com a presença do Evangelista Samuel Gonçalves, também da cidade do Rio de Janeiro, além de ministérios de louvor da cidade. Na oportunidade, foram vendidas as camisas oficiais do projeto. A renda adquirida com as vendas será destinada à compra de cestas básicas para distribuir às famílias carentes. Para ajudar com a causa, basta entrar em contato através do número (77) 99836-9531.

PRF apreende dentro de TVs 16 armas que seriam levadas ao Rio de Janeiro Foto: Divulgação/PRF

Dezesseis pistolas foram apreendidas, no domingo (11), em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), elas estavam escondidas dentro de quatro televisões. Um casal foi preso em flagrante por tráfico internacional de armas. De acordo com o G1, as armas de calibre nove milímetros foram fabricadas na Argentina e, conforme a PRF, iam ser levadas de ônibus ao Rio de Janeiro. Além das pistolas, cuja numeração estava raspada, foram apreendidos 28 carregadores. As TVs estavam sendo transportadas no bagageiro de um ônibus que seguia de Foz do Iguaçu, também na região oeste, para Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O veículo foi abordado por agentes da PRF por volta das 6h30 na BR-277.

Feira de lançamento do Dia Mundial do Rim é realizada em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Dia Internacional da Mulher também foi lembrado durante o lançamento do Dia Mundial do Rim na cidade de Brumado, celebrado com uma feira de saúde organizada por uma clínica de tratamento de hemodiálise. A feira disponibilizou vários exames, como aferição de pressão e controle de diabetes. O evento promoveu ainda oficinas, dinâmicas e atividades físicas e recreativas. Para reforçar as atividades da semana, um grupo de profissionais da área de nefrologia compareceu à sessão da Câmara de Vereadores, na última sexta-feira (9), a fim de falar sobre as ações desenvolvidas e a importância do diagnóstico precoce para o possível tratamento de hemodiálise, o que agradou aos parlamentares, que fizeram diversas indagações acerca do tema. Durante a sessão, também foram entregues materiais didáticos com informações sobre os cuidados preventivos para maior comodidade no tratamento.

WSouza desenvolve sistemas sob medida para empresas e administração pública

Sua empresa precisa de um sistema sob medida? Entre em contato agora mesmo com a WSouza e faça um orçamento. Referência em desenvolvimento de sistemas, a WSouza já entregou mais de 850 sites e sistemas, atendendo a mais de 40 municípios em toda a Bahia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (77) 99112-4059 (whatsapp) / (77) 99112-4059.

Instalações de clínica de oncologia podem ser iniciadas no segundo semestre em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os projetos para instalação de uma clínica de oncologia no município de Brumado estão sendo amadurecidos. A oncologia é a especialidade médica que estuda os cancros (tumores malignos) e a forma como essas doenças se desenvolvem no organismo. A proposta para instalação de uma clínica especializada em Brumado surgiu desde o ano de 2015, pelo grupo Nephron, que gerencia o Instituto de Nefrologia do Brasil, a Clínica de Hemodiálise. O grupo apresentou o projeto ao então prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) buscando parcerias para a concretização do mesmo. Em entrevista ao Achei Sudoeste, o diretor do grupo Nephron, Roberto Novais, confirmou que tem mantido contato com a atual gestão municipal no intuito de dinamizar o processo para implantação da clínica, o que estabeleceria o município como uma das referências de saúde do estado. Ainda segundo o diretor, há uma grande mobilização do setor político para que Brumado seja contemplado com a instalação da clínica, que exigirá também uma contrapartida do Município tendo em vista do alto custo das instalações. O diretor preferiu ser cauteloso sobre o andamento dos esforços para a concretização do projeto, pois declarou que a euforia pode atrapalhar. Nossa reportagem apurou que três áreas públicas estão em estudo para serem viabilizadas a fim de receber as instalações da clínica. Boa parte dos trâmites e documentações burocráticas estão bem encaminhados, gerando uma atmosfera otimista entre as partes envolvidas. A expectativa é de que as obras para construção do espaço físico da clínica de oncologia sejam iniciadas a partir do segundo semestre de 2018.

Arquivo