Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Operação Lava Jato: STF nega pedido para suspender investigações sobre Lula Foto: Reprodução

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender duas investigações sobre um triplex em Guarujá (SP) e um sítio em Atibaia (SP) ligados a ele. Advogados do petista pediram para suspender apurações sobre reformas nos imóveis, que teriam sido feitas em favor da família do petista por construtoras investigadas no escândalo da Petrobras. A defesa ainda pediu a suspensão dos procedimentos da 24ª fase da Operação Lava Jato, que levou Lula para depor na Polícia Federal e realizou busca e apreensão em sua residência. A defesa de Lula apontou "conflito de atribuições", alegando haver duas investigações relacionadas aos mesmos fatos, uma conduzida pelo Ministério Público Federal e outra pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Rosa Weber negou a suspensão argumentando não ter observado “ilegalidade irrefutável, patente e de imediata compreensão” nas duas investigações. Na decisão, Rosa Weber entendeu  que as duas investigações têm objetivos diferentes.

MP instaura inquérito para apurar supostas irregularidades em concurso público de Macaúbas Foto: Reprodução

O Ministério Público recomendou ao prefeito da cidade de Macaúbas, no sudoeste da Bahia, que não realize nenhuma nomeação no concurso público para provimento de cargos eletivos do quadro de pessoal da prefeitura do município, tendo em vista que o órgão acredita que existam irregularidades no certame. Segundo a promotoria, denúncias feitas por candidatos apontam que teria ocorrido fraude, através da alteração de gabarito, no concurso público executado pela Consultoria Organizacional Contábil e Administrativa Ltda (ORGAL). Diante das supostas irregularidades, o MP-BA vai instaurar um inquérito civil para apurar o caso. O referido concurso foi realizado no dia 30 de agosto de 2015.

Acidente com vítima fatal é registrado na entrada de Malhada de Pedras Foto: Luan Patric

Na última sexta-feira (4), um grave acidente foi registrado na rodovia que liga Malhada de Pedras a cidade de Guajeru, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, no local, um carro com placa do município de Rio do Antônio capotou e atravessou a pista. O motorista foi lançado a alguns metros de distância. Ele chegou a ser socorrido pelo Samu 192, mas morreu ainda na rodovia. Identificado como Juracy, de 33 anos, o motorista era o único ocupante do veículo. O acidente ocorreu a poucos metros da entrada da cidade de Malhada de Pedras.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Barra do Garças: Prefeito se esconde em banheiro durante roubo e chama a polícia Foto: Divulgação

O prefeito de Barra do Garças, em Cuiabá (Mato Grosso), Roberto Ângelo de Farias (PMDB), sofreu uma tentativa de assalto na casa dele e se escondeu no banheiro para conseguir chamar a polícia. De acordo com o prefeito, é a segunda vez em uma semana que a casa é alvo de assaltantes. Três suspeitos foram detidos pela polícia, sendo um deles um adolescente de 15 anos. O delegado responsável pelo caso disse ao G1 que os criminosos entraram pelos fundos da residência. Farias teria percebido a movimentação e se deparado com um grupo de assaltantes. Enquanto fugia dos assaltantes por dentro da casa, o prefeito conseguiu se trancar no banheiro e chamar a polícia. Os criminosos teriam consumido droga e bebida alcoólica na casa do prefeito. Os policiais chegaram na casa do prefeito e conseguiram apreender um dos assaltantes ainda no local. Farias disse que são os mesmos assaltantes que invadiram a casa dele na última semana.

Luiz Viana recebe título de cidadão de Guanambi Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) receberá o título de Cidadão Guanambiense, em cerimônia no auditório da Câmara de Vereadores do Guanambi, no sudoeste do estado, neste sábado (5). O ex-presidente da subseção da OAB local, Marco Antônio Junger, também receberá o título. Os títulos serão concedidos a pedido do vereador Hugo Costa (PSB), para ressaltar a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos homenageados na cidade. Luiz Viana receberá o título por sua atuação no segmento jurídico do município, e o ex-presidente Junger, por elevar o nome da OAB durante seu mandato, conquistando diversas vitórias, ante aos problemas que os advogados enfrentam diariamente em seu exercício profissional.

Ex-presidente Lula fala sobre condução coercitiva e diz que sentiu um prisioneiro Foto: Paula Paiva Paulo/G1

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou na última sexta-feira (4) e disse que se sentiu “prisioneiro” por ter sido levado coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal. Lula é alvo da 24ª fase da Operação Lava Jato. De acordo com o G1, além do depoimento, foi realizada busca e apreensão em sua casa, na sede do Instituto Lula e outros locais ligados ao petista. Investigadores suspeitam que o ex-presidente tenha recebido vantagens indevidas de empreiteiras suspeitas de desvios na Petrobras. “Já passei por muita coisa na minha vida. Não sou homem de guardar mágoa, mas nosso país não pode continuar assim”, afirmou diante de militantes. “Jamais me recusaria a prestar depoimento. Não precisaria ter mandado uma coerção. Era só ter convidado. Antes deles, nós já éramos democratas. Se o juiz Sérgio Moro e o Ministério Público quisessem me ouvir, era só ter me mandado um ofício e eu ia como sempre fui porque não devo e não temo", declarou. O ex-presidente voltou a dizer que é inocente e que “não vai baixar a cabeça”. Lula ainda disse que ele e o partido vão “recomeçar” e que há uma tentativa de “criminalizar o PT”.

Eleições 2016: Léo Vasconcelos à procura do melhor ninho político em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Conhecido por ser um grande estrategista e articulador político, o ex-presidente da Câmara de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos, já assinou a sua desfiliação do Partido Solidariedade (SD). O pupilo do deputado federal Arthur Maia (PPS) ainda analisa o quadro político da capital do minério para anunciar o seu novo ninho político. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Léo, como é conhecido o ex-parlamentar, já está em pré-campanha para a disputa eleitoral em 2016; ele concorrerá a uma das 13 vagas na Câmara Municipal. Vasconcelos revelou que pode migrar para o Partido Popular Socialista (PPS) e seguir Arthur Maia; Partido Democrático Trabalhista (PDT) e acompanhar o secretário de agricultura da Bahia, Vitor Bonfim; Partido Comunista do Brasil (PCdoB), partido de sua esposa e atual vereadora, Heliane Bonfim Moura Vasconcelos, já que ela não será mais candidata; ou ainda decretar de uma vez por todas a sua aliança com o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos e mudar para o Partido Socialista Brasileiro (PSB). A única certeza é que Léo Vasconcelos decidirá o novo partido de acordo com as novas movimentações da política brumadense na tentativa de assegurar o seu retorno ao parlamento.

Anvisa dá aval a empresa para fase final de testes de vacina contra dengue

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o pedido feito pela empresa farmacêutica japonesa Takeda Pharma para a última etapa de testes de uma vacina contra a dengue. Em dezembro, a agência reguladora já havia dado aval ao Instituto Butantan, que também trabalha no desenvolvimento de uma vacina própria para o início da terceira fase de estudos. No mesmo mês, também foi aprovado o registro de outra vacina, desenvolvida pela Sanofi Pasteur, e que aguarda definição de preços para chegar ao mercado. A aprovação do pedido da Takeda ocorre após a análise de dossiê com dados das fases anteriores da pesquisa clínica, que avaliaram a qualidade e segurança do produto. Agora, a última etapa irá avaliar a eficácia da vacina. Além do Brasil, o estudo deve ser conduzido em outros países, como a Tailândia, Panamá, Colômbia, Filipinas e Vietnã. Ao todo, o produto deve ser aplicado em 20.100 crianças e adolescentes de quatro a 16 anos, além de adultos. O número total de participantes deve chegar a 35 mil. No Brasil, a previsão é que 4.770 pessoas participem do estudo. As informações são da Folha de S. Paulo.

Juiz Federal Sérgio Moro diz que ex-presidente Lula não está imune Foto: Agência Brasil

O juiz federal Sergio Moro autorizou a ofensiva da Operação Lava Jato sobre o ex-presidente Lula afirmando que há indícios de que o petista atuou no esquema criminoso que vitimou a Petrobrás e ocultou e dissimulou patrimônio. A investigação menciona a suspeita dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. “Embora o ex-presidente mereça todo o respeito, em virtude da dignidade do cargo que ocupou (sem prejuízo do respeito devido a qualquer pessoa), isso não significa que está imune à investigação, já que presentes justificativas para tanto”, justificou. Em nota divulgada nesta sexta, a força-tarefa do Ministério Público Federal afirmou que Lula foi “um dos principais beneficiários” de crimes cometidos no âmbito da Petrobras.

Após ser conduzido pela Polícia Federal para investigação, Lula vira alvo de memes nas redes sociais Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (4), logo após a Polícia Federal deflagrar a 24ª etapa da Operação Lava Jato e conduzir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para fins de investigação, diversos memes retratando a situação surgiram nas redes sociais. De acordo com o Bocão News, postagens bem-humoradas foram publicadas tendo como alvo o ex-presidente Lula.

João Bonfim diz que seu filho, Vitor Bonfim, precisa de tempo para decidir seu rumo político Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Sobre a possibilidade do deputado licenciado e secretário estadual de agricultura da Bahia, Vitor Bonfim (PDT) se filiar ao Partido Social Liberal (PSL), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) João Bonfim disse que as pessoas estão explorando o gênio explosivo de Marcelo Nilo (PSL) para fazer intriga. “Não está escrito em lugar nenhum que Vitor disse que não vai sair do PDT ou não vai entrar no PSL. Ele está apenas querendo um tempo para conversar com as bases e anunciar oportunamente seu destino”, afirmou ele ao blog Por Escrito. Bonfim esclareceu que Vitor assumiu a Secretaria Estadual de Agricultura em um momento de dificuldade e quer reestruturá-la este ano para ter “melhor orçamento” em 2017 e desenvolver projetos que o ajudem na reeleição no ano seguinte. O fato de o PDT estar na oposição não é, para o conselheiro, impedimento à permanência de Vitor, pois “seria preciso que isso fosse dito pelo governador Rui Costa e não por Marcelo, que considerou adversário quem ficasse na antiga legenda”. “Vítor não é boi de boiada para ser tangido, é um parceiro, mas também tem seu projeto”, declarou. Bonfim acredita que o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) esteja sendo influenciado e essas influências querem colocar Vitor Bonfim como “traidor”. Embora tenham se aproximado nos últimos anos, o conselheiro lembrou que ambos têm trajetórias distintas.

Câmara com sessão relâmpago em meio a muitas problemáticas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os vereadores ficaram em silencio durante a última sessão legislativa realizada na noite da última segunda-feira (29), em Brumado. Após ser lido o material do expediente anterior e ser lida a apresentação de uma nova pauta, o presidente da mesa diretora, Alessandro Lôbo, franqueou a palavra para as considerações finais, bem como para os líderes de partido. Como não houve manifestação, o presidente deu a sessão por encerrada com apenas meia hora de duração. O fato gerou insatisfação em alguns populares que acompanhavam os trabalhos dos parlamentares. “O que bem temos são problemas a serem debatidos em Brumado, aí de repente a sessão é encerrada sem ao menos uma palavra dos vereadores. Como resolver esses problemas se a voz do povo fica em silêncio?”, indagou o estudante William Silva, que compareceu à câmara no intuito de acompanhar os debates.

Polícia detém adolescente, avião do tráfico, portando bolsa com drogas e dinheiro em Brumado Foto: Divulgação/PM

Aliciado pelo tráfico, um adolescente de 14 anos foi detido por uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na noite da última quinta-feira (3), no Bairro São Félix, em Brumado. A polícia informou ao site Brumado Notícias que o menor é mais um na lista dos aviões, ou agentes do tráfico, espalhados pela cidade. Na bolsa do jovem, foram encontradas 29 pedras de crack, 08 trouxinhas de maconha, 10 pinos de cocaína, R$ 45 em dinheiro e 01 aparelho celular. O menor e as drogas apreendidas foram apresentados na delegacia. “É mais um reflexo do descaso social em nossa cidade. E para piorar estamos vendo a maioria das pessoas na ansiedade pela conclusão do presídio, mas não se vê a mesma ânsia pela inauguração de uma escola técnica, que serviria para abraçar e profissionalizar esses jovens como cidadãos de bem. Lamentável”, comentou o estudante de mineração Marcos Schneider.

Brumado: Secretaria de Saúde apura suposta entrega indevida de bebê no Hospital Magalhães Neto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Diante da suposta entrega indevida de recém-nascido no interior do Hospital Professor Magalhães Neto, em dezembro do ano passado, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, publicou a Portaria nº 01, de 4 de março de 2016, que constitui comissão de sindicância para apuração do caso. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a 1ª Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual já havia solicitado providências acerca do suposto crime. A comissão formada por três servidores terá prazo de trinta dias para conclusão da sindicância.

Eleições 2016: Vereador Édio Pereira  reafirma pré-candidatura à prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Édio Pereira (PCdoB) reafirmou a sua pré-candidatura à prefeitura de Brumado, bem como a unidade existente entre ele, o vereador Alessandro Lôbo (PTN), e Emanoel Araújo (PMDB), o Manelão. Segundo o parlamentar, ele continua difundindo a sua pré-candidatura realizando reuniões em todas as regiões do município e fazendo contatos com os partidos e lideranças políticas que atuam no campo da oposição na cidade, em especial o PT e o casal Edmundo Pereira e Marizete Pereira, de quem espera o apoio por conta da relação história que sempre mantiveram. Pereira destacou que se tratam de especulações as informações de uma possível aliança com o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos. “Mesmo porque, dentre outras questões, ele (Eduardo Vasconcelos) faz oposição sistemática ao projeto que defendemos a nível estadual e nacional, inclusive defende o afastamento da presidente Dilma Rousseff, com o que não compactuamos”, completou Édio. Caso não consiga viabilizar a sua candidatura, o vereador afirmou que está aberto ao diálogo para formatar uma aliança que leve em consideração os interesses do povo.

Brumado: Moradores da Albertino diz que prefeito tem 'birra pessoal' por causa de buraco na via Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há um tempo foi criado um impasse entre os moradores da Rua Albertino Barreto, no Bairro Olhos D’água, e o setor de infraestrutura da prefeitura de Brumado. A rua sem pavimentação, também conhecia como Caminho da Cascalheira, dá acesso à pista de escoamento de uma mineradora da cidade e já foi palco de muitos protestos dos moradores. O local sempre fica bloqueado nos períodos chuvosos devido a um grande buraco. O último impasse aconteceu depois de o setor de infraestrutura aterrar uma vala que se formou com as chuvas do mês de janeiro deste ano. Revoltados, os moradores reclamaram ao site Brumado Notícias que a prefeitura apenas emendou as manilhas de esgoto que foram desconectadas e depois escondeu o buraco com terra vermelha e entulho, deixando uma poça de água a céu aberto no local. 

Brumado: Moradores da Albertino diz que prefeito tem 'birra pessoal' por causa de buraco na via Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Eles não esconderam o buraco, esconderam o problema, como fazem em todo o período de chuva. E agora nos caiu a ficha de que a prefeitura só fez esse aterro irresponsável para garantir a passagem dos carros da Magnesita. Ao que tudo indica, o prefeito tem uma birra pessoal com a nossa rua, pois desde o início do seu mandato estamos nessa guerra com ele para a pavimentação e sempre somos esnobados com a falta de atenção. Será que os mais de R$ 5 milhões anunciados para recuperação das vias não serão suficientes para garantir uma melhoria por aqui também? Se o prefeito não tem gás e pulso pra fazer, então pede pra sair e dá o lugar pra quem faz”, desabafaram os moradores.

Celebração em homenagem ao padroeiro será realizada na comunidade São José em Brumado

Em Brumado, uma série de festividades será realizada na comunidade São José, no Bairro Olhos D’água, em homenagem ao padroeiro do local. As comemorações terão início no dia 10 de março e serão encerradas no dia 18. As novenas deste ano têm como tema “Somos Igreja viva em missão”. Após as celebrações, no dia 19 de março, acontecerá a tradicional procissão, às 19h, e a Celebração Eucarística, às 19h30. Toda a comunidade está convidada a participar das festividades. Os organizadores do evento disseram que serão dias de agradecimento, reflexão e muita oração.

Eleições 2016: Presidente da Câmara de Brumado vai deixar o PSL e deve migrar para o PTN Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após as movimentações na direção do Partido Social Liberal (PSL) no estado do Bahia, o presidente da Câmara de Brumado, Alessandro Lôbo e Silva, vai deixar a sigla depois de oito anos. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Lôbo já estaria de malas prontas para o Partido Trabalhista Nacional (PTN), no qual deverá ter mais confiança e buscar alavancar a sua pré-candidatura ao executivo municipal. Alessandro está em Salvador articulando a sua ida ao novo ninho político e o anúncio oficial deve acontecer nos próximos dias. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde outubro de 2011 que o partido é comandado na capital do minério pelo advogado Paulo Henrique Lôbo e Silva, que é irmão do presidente do legislativo, o que facilitará ainda mais o seu ingresso sem maiores transtornos.

Instituto Lula diz que ação da PF foi 'arbitrária, ilegal e injustificável' Foto: Reprodução

Em nota, o Instituto Lula afirmou nesta sexta-feira (4) que a ação da Polícia Federal que realizou buscas na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi "arbitrária, ilegal e injustificável". Perto das 8h40, Lula foi levado para o Aeroporto de Congonhas, em um carro descaracterizado, para depor à PF. Às 8h51, ele prestava depoimento dentro do aeroporto. Ele não foi preso e, após o depoimento, deve ser liberado. "A violência praticada contra o ex-presidente Lula e sua família, contra o Instituto Lula, a ex-deputada Clara Ant e outros cidadãos ligados ao ex-presidente, é uma agressão ao estado de direito que atinge toda sociedade brasileira. A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal, e injustificável, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal", diz o texto divulgado pelo instituto que representa o ex-presidente. Em outro trecho da nota, o Instituto Lula diz que o resultado da "violência" desencadeada nesta sexta pela Operação Lava Jato é "submeter o ex-presidente a um constrangimento público".

Brumadense filma interior de presídio abandonado há mais de um ano em Vitória da Conquista Foto: Brumado Notícias/Youtube

De passagem pela cidade de Vitória da Conquista, um internauta brumadense teve acesso ao novo presídio construído a cerca de 10 km da cidade. O internauta disse que não havia vigilância no prédio e ele pode entrar e registrar todo o interior do local, que terá capacidade para mais de 500 presos do sexo masculino e uma ala com capacidade para mais de 200 presos do sexo feminino. O internauta declarou que o prédio recém-construído está abandonado e sem qualquer supervisão do estado. As imagens foram encaminhadas a redação do site Brumado Notícias e nossa reportagem apurou que as obras do novo presídio de Vitória da Conquista foram concluídas desde o ano de 2014 e que por diversas vezes foi anunciada a sua inauguração. “Que sirva de aviso para Brumado, pois se o de Conquista ainda está assim, sabe-se lá quando é que o nosso será inaugurado”, comentou o brumadense, que preferiu não se identificar.

Ação da Polícia Federal contra Lula é destaque na imprensa internacional Foto: Reprodução/NYT

A operação realizada pela Polícia Federal na casa do ex-presidente Lula em São Bernardo do Campo nesta sexta-feira (4) em caráter de busca e apreensão, já é destaque na imprensa internacional. O presidente recebeu mandado de condução coercitiva, motivando "braking news" em diversos portais e jornais do mundo. O correspondente do jornal americano New York Times no Brasil informa que a operação investiga o escândalo de corrupção na Petrobras e que Lula é suspeito de ter obtido favores de empreiteiras que tinham contratos públicos. A rede britânica BBC noticia que a casa do ex-presidente em São Bernardo, cidade próxima de São Paulo, foi despertada pela presença de agentes federais. O também britânico The Guardian cita um policial federal, José Cyrispiniano, para confirmar que Lula é alvo de um mandado judicial para prestar depoimento à Justiça. A versão eletrônica do El País dá grande destaque ao tema e informa que "polícia faz buscas em domicílio de Lula pelo caso de corrupção da Petrobras". O jornal espanhol informa que foram feitas buscas na casa do ex-presidente e os policiais chegaram por volta das 6 horas ao imóvel em São Bernardo do Campo. Também noticia as buscas na residência de um dos filhos do ex-presidente, Fábio Luiz Lula da Silva.

Oposição avalia que 'governo acabou' e quer convocar ex-presidente Lula para depor Lula, no banco de trás, deixa sua casa e é levado para depor pela PF. (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress).

A oposição ao governo na Câmara dos Deputados quer convocar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alvo de um mandado de condução coercitiva da Polícia Federal hoje (4), para prestar esclarecimentos na Casa. “Acabou a República. É final de governo”, disse Miguel Haddad (PSDB-SP).  Líderes tucanos voltaram a pressionar a presidente Dilma Rousseff (PT) para que ela renuncie. O líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy, avaliou como “gravíssima” a situação. Ele diz acreditar que os acontecimentos desta última semana reforçam a pressão pelo impeachment de Dilma e as manifestações anti-governo marcadas para o dia 13 de março em todo o país.

Caculé implanta Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária Foto: Tayga Ribeiro/Brumado Notícias

Na última terça-feira (2), técnicos contratados pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão realizaram uma reunião em Caculé. O encontro incluiu palestra para informar sobre o processo de cadastramento do Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária, além de uma capacitação para a equipe da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente, que vai realizar o cadastro. O intuito do programa é cadastrar todos os produtores que possuem o terreno, mas não estão com a documentação legalizada. A reunião contou com a presença do prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona. A regularização fundiária para pequenos agricultores rurais será realizada através de uma parceria entre o governo estadual e municipal, por meio do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão. O cadastro será realizado até o dia 30 deste mês.

Arquivo