Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
MPF abre investigação contra Lula por tráfico de influência no BNDES Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

A Procuradoria da República do Distrito Federal converteu em procedimento investigatório criminal (PIC) o processo preliminar de investigação contra o ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Procuradoria investiga o suposto envolvimento do petista em tráfico de influência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com a mudança no procedimento, a Procuradoria abre uma investigação formal contra o ex-presidente. De acordo com O Globo, o atual diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Alexandrino Alencar, levou Lula em um périplo por Cuba, República Dominicana e Estados Unidos, em janeiro de 2013. A viagem foi paga pela construtora e, oficialmente, não tinha relação com atividades da empresa nesses países, de acordo com o jornal. A apuração do órgão é se Lula pode ser responsabilizado por tráfico de influência junto a agentes políticos internacionais, para beneficiar a construtora. Ainda não há ação na Justiça. A Procuradora já recebeu informações solicitadas ao Itamaraty e de outros órgãos sobre o caso. Foi solicitado ainda o compartilhamento de informações da Operação Lava Jato.

Brumado: Laje de galeria sede e esgoto aberto prejudica atendimento em unidade de saúde Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Parte da laje de uma galeria cedeu e deixou o esgoto a céu aberto na última segunda-feira (13), ao lado da Unidade Básica de Saúde da Família (UBS) Dr. Paulo Vargas, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. O site Brumado Notícias apurou junto a funcionários e usuários que o forte odor que sai da galeria danificada tem prejudicado o atendimento na UBS. Para minimizar o mau cheiro, as janelas da unidade estão sendo mantidas fechadas, o que pode gerar outros problemas para saúde dos que frequentam a localidade. Nossa reportagem conversou com o secretário de infraestrutura e foi garantido que o quanto antes o problema será resolvido.

Bairros periféricos e zona rural de Brumado apresentam risco de epidemias da dengue, chikungunya e zika vírus Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Fechado o segundo ciclo de vistoria predial em Brumado, o setor de Vigilância Epidemiológica (Vigep) apresentou ao site Brumado Notícias o relatório que coloca vários bairros periféricos do município em risco de três epidemias transmitidas pelo mosquito aedes-aegypti: dengue, chikungunya e a zika vírus. Segundo dados do relatório, mais de 22 mil imóveis foram inspecionados. No geral, o município apresenta um índice de infestação predial de 1,90%. No entanto, alguns bairros apresentam uma margem bem acima desse índice: o Dr. Juracy (6,39 %), São José/Urbis I (5,87%), São Félix (4,23%), Malhada Branca (4,16%) e Mercado (3,27%). Nessas localidades os números, que já são assustadores, podem ser ainda maiores, pois os dados do relatório apontam que quase 5 mil imóveis não foram visitados pelos agentes de endemias por estarem fechados e os proprietários não terem sido encontrados. Para piorar, a maioria desses recintos está exatamente nos locais mais afetados. Além disso, a Vigep se preocupa com as comunidades rurais, que não têm sido supervisionadas pelos agentes de endemias desde que a prefeitura cortou o pagamento de horas extras da categoria, há cerca de oito meses. Vale ressaltar que muitas vítimas da dengue nos últimos anos no município saíram exatamente do meio rural, tendo sido registrado até óbitos na Vila Pedra Preta, onde em ciclos passados foi apurado o índice de infestação do mosquito transmissor acima de 10%.

Superintendência de Trânsito fará novas mudanças na sinalização em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por telefone ao site Brumado Notícias, Clidemar Amorim, superintendente de trânsito de Brumado, declarou que a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fará novas mudanças na sinalização da cidade, influenciando diretamente no tráfego atual, principalmente no centro do município. Clidemar apontou que as mudanças se fazem necessárias para melhor organização nas vias públicas. Dentre as principais mudanças está a alteração de mão e contramão de algumas ruas, a instalação de rótulas nos diversos cruzamentos da cidade, a instalação de pequenas lombofaixas em substituição às faixas de pedestres e o tempo de passagem nos semáforos da Praça Senhor do Bonfim e da Avenida Otávio Mangabeira. Segundo Clidemar, as alterações já começaram a ser percebidas nas próximas semanas. Nossa reportagem registrou equipes já trabalhando nas modificações dos semáforos. “As mudanças vão causar conflitos, mas toda mudança é assim até que se acostumem, mas no final a população irá entender e nos apoiar, pois o que visamos é a melhor trafegabilidade na cidade”, destacou o superintendente.

Aguiberto se reúne com representantes da FCA para esclarecimentos acerca da ponte do São Félix Foto: Divulgação

Na manhã de ontem (16), o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) se reuniu com representantes da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) a fim de resolver o impasse burocrático que se estabeleceu na questão da ponte do Bairro São Félix. O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, que esteve na reunião, informou que por parte da ferrovia a questão já estaria solucionada, mas para resolver de vez o problema o projeto da passagem de nível deve ser novamente enviado para a Agência Nacional de Transportes Terrestres, que é o órgão responsável para liberar a construção. Após o encontro, o prefeito disse estar satisfeito com as explicações. “A reunião foi muito produtiva, já que foram dadas todas as explicações e a forma para que o impasse seja totalmente solucionado. Eles deram o prazo de 10 dias após o projeto ser enviado para a ANTT para que tudo esteja resolvido, então, diante disso, poderemos fazer a inauguração desta passagem de nível que será muito importante para o desenvolvimento viário de nossa cidade”, destacou o gestor.

Brumado: Eduardo Vasconcelos debate água e cidadania com alunos do Getúlio Vargas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas participaram de um encontro de palestras e debates na manhã desta quinta-feira (16), promovido pela direção da unidade de ensino. Como palestrante, o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos falou sobre o tema “Água e Cidadania”. Os estudantes interagiram e fizeram várias perguntas durante a palestra. O assunto mais questionado no evento foi com relação ao escoamento pluvial e esgotamento sanitário da cidade. Com formação em engenharia hídrica, Eduardo procurou falar de forma simplificada a fim de esclarecer as dúvidas dos alunos. Ao final da palestra, ele foi bastante aplaudido, tanto pelos estudantes como pelo corpo docente do colégio, deixando uma mensagem que para ele foi o legado do Monsenhor Antônio Fagundes. “Estudem, acumulem conhecimento de tudo na vida, pois o conhecimento é o que de mais valioso podemos acumular e ficará sempre conosco, não podendo ser roubado e nem danificado. Só com o conhecimento podemos nos transformar abrindo a porta interior para nos tornamos pessoas melhores na sociedade onde vivemos”, disse ele. 

Brumado: Eduardo Vasconcelos debate água e cidadania com alunos do Getúlio Vargas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o palestrante declarou que a cada encontro como este busca retribuir à sociedade aquilo que dela recebeu. O ex-prefeito salientou também que nessas palestras busca alertar a população a se mobilizar no que se refere ao abastecimento na cidade, bem como na manutenção dos rios e riachos que alimentam o município. Temendo uma nova crise no abastecimento do município, Vasconcelos explicou que tem buscado levar um pouco do seu conhecimento sobre o tema aos estudantes para que os mesmos se tornem multiplicadores de ações que possam agregar mecanismos de defesa quanto à questão. Já o diretor da escola, Ramon Dutra, apontou que o tema sobre a água está entre os mais debatidos em todo o mundo e por isso convidou o ex-prefeito para falar sobre o assunto aos alunos.

Feira de Animais acontece em Brumado no dia 1º de agosto

Atendendo ao apelo de pecuaristas brumadenses, a Coopmab - Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado vai realizar a partir do dia 1º de agosto a Feira de Animais de Brumado. O evento acontecerá no Parque de Exposições Santa Inês, de acordo com confirmação feita pelo próprio presidente da entidade, Tadeu Lima, que explicou que “as feiras de animais são uma tradição de toda a região, quando os pecuaristas fazem os seus negócios, movimentando assim a economia dos municípios”. O presidente destacou ainda que essa era uma grande necessidade do setor no município, o qual vem avançando significativamente nos últimos anos. “Então desenvolvemos o projeto e agora vamos colocá-lo em prática”, garantiu Lima. As feiras acontecerão todo o primeiro sábado de cada mês, com início às 07h e terminarão às 13h.

Caravana do Lazer estará neste fim de semana em Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Neste final de semana, o município de Lagoa Real receberá uma equipe técnica da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que apresentará as atividades do Programa Caravana do Lazer. Faz parte da programação do programa a realização do Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Lazer, que acontece dias 16 e 17, entre 8h30 e 17h, no Centro de Treinamento de Professores, e o Dia de Lazer, marcado para sábado (18), na Praça Pedro Oliveira, a partir das 8h. A equipe da Sudesb, formada por profissionais de educação física e com experiência na área de lazer comunitário e eventos, vai ministrar aulas teóricas, quando são tratados temas como a importância do lazer e as políticas públicas existentes nesta área, bem como discutir sobre formas de promover eventos recreativos, culturais e de esporte e lazer, de acordo com a realidade local. Na atividade do Dia do Lazer, os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Lagoa Real é o quarto município baiano a receber a Caravana do Lazer neste ano. O programa atende, prioritariamente, a municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e com alta vulnerabilidade social.

Prefeito morre em um acidente de avião no estado de Minas Gerais Foto: Reprodução

Morreu em um acidente de avião o prefeito de Central de Minas, Genil Mata da Cruz, de 39 anos. Ele sobrevoava uma fazenda de sua propriedade, que teria sido invadida por cerca de 300 famílias do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Tumiritinga. De acordo com informações de integrantes do MST, o prefeito estaria jogando sacos plásticos com combustível sobre as barracas do assentamento, quando a aeronave em que ele estava perdeu o controle e caiu. O piloto do monomotor, Douglas Silva, também morreu. Outro avião que o acompanhava teria deixado o local, após o acidente. Segundo o MST, as famílias vinham sofrendo ataques desde a última sexta-feira. Eles afirmaram que o prefeito não tinha documento que comprovasse a posse do terreno, e impossibilitado de fazer a reintegração da área, decidiu resolver a situação à sua maneira. O advogado do prefeito declarou ao Jornal Estado de Minas que seu cliente sobrevoava a área para fotografar o terreno e pediu que a polícia apure se o avião não foi abatido por integrantes do movimento. O acidente está sendo investigado por uma equipe dos Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) do Rio de Janeiro.

Sobe para 16,4% no semestre inadimplência do consumidor Foto: Reprodução

Segundo a empresa de consultoria Serasa Experian, a inadimplência do consumidor cresceu 16,4% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado - esta foi a maior alta semestral desde 2012, quando o índice registrou crescimento de 19,1%. Em junho, o indicador subiu 5,9% em relação a maio. Houve alta de 23,4% na comparação com junho de 2014. De acordo com economistas da Serasa, o crescimento significativo do número de consumidores que não pagou as contas em dia pode ser explicado pelas altas da inflação, das taxas de juros e do desemprego. A inadimplência de cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços como telefonia, energia elétrica e água foi a principal responsável pela alta do indicador em junho, com aumento de 10,2%. As dívidas com os bancos e os títulos protestados subiram 2,5% e 4,7%, respectivamente. Os cheques sem fundos apresentaram queda de 1,1%.

Alessandro Lôbo fica indignado com licitação de gestão de presídio inexistente em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao Bahia Notícias, o Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado, Nestor Duarte, informou sobre a construção de novos presídios e a licitação da co-gestão de presídios já prontos, a serem inaugurados, em cinco cidades da Bahia, entre as quais na cidade de Brumado. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alessandro Lôbo (PSL), destacou que a informação está equivocada, tendo em vista que as obras do presídio do município ainda não foram iniciadas. Segundo ele, é impossível realizar uma licitação de co-gestão de uma obra não existente. “O legislativo e a população brumadense estão se sentindo ludibriados, pois foram realizadas sessões extraordinárias para aprovação do projeto de construção do presídio, em regime de urgência/urgentíssima, sob pena de perdemos a importante obra para outro município. Não foi possível uma discussão mais ampla com a comunidade, chegando a nos causar transtornos com moradores de algumas localidades e agora nos vêem com a notícia de que a obra está concluída sem nem ao menos ter sido iniciada. Isso é inadmissível”, afirmou o presidente. Lôbo ressaltou que já está providenciando uma audiência com o secretário a fim de buscar maiores esclarecimentos sobre a notícia.

Deputado Luciano Ribeiro apresenta Moção de Congratulações ao município de Ibiassucê

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) apresentou Moção de Congratulações ao município de Ibiassucê pela passagem do seu 53º aniversário de emancipação política, que será comemorado no dia 18 de julho. O município é conhecido e reconhecido pelos seus habitantes, turistas e moradores de cidades vizinhos como a capital da amizade. Sua população, segundo o IBGE, em 2010 era de 10.062 habitantes. Os primitivos habitantes da região eram índios Caetés. No século XIX, o território integrava o município de Caculé. Logo surgiram as primeiras casas e edificou-se a capela de São Sebastião. Formou-se o povoado São Sebastião do Cisco, situada à margem do Rio das Antas ou Jacaré e da Lagoa do Tamboril em fins do século XIX. A sociedade local baseava-se em economia escravagista, utilizando-se de mão-de-obra forçada para a construção das primeiras edificações, para a produção agrícola e para as tarefas caseiras. Dada a fertilidade de suas terras, foram chegando famílias e o lugarejo transformou-se em povoado. Inicialmente, pertenceu ao município de Caetité a depois, com a emancipação política, passou a integrar-se a Caculé, adquirindo a condição de distrito. O município teve como primeiro chefe executivo o professor Benedito dos Santos Nascimento que foi inicialmente o responsável pela partida desenvolvimentista da sede, em seus aspectos físicos socioculturais. A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) solidariza-se com seus habitantes, através da Câmara de Vereadores, pelos vereadores José Caetano dos Santos, Dércio Cruz, Júlio Antônio Farias, Maria de Lourdes Brito, que desejam ao município progresso e desenvolvimento socioeconômico.

Cerimônia de passagem de comando da Cipe/Sudoeste será realizada no próximo dia 20 Foto: Divulgação

O comando da Cipe/Sudoeste (antiga Caesg) será passado do Major Arthur Mascarenhas para o Major Mucyo Vasconcelos em cerimônia que acontece na próxima segunda-feira (20), às 10h, na área cívica do 9º Batalhão, em Vitória da Conquista. A solenidade será presidida pelo Coronel e subcomandante geral da PM, Antônio José Barbosa Reis, e conduzida pelo Coronel e Comandante de Polícia Especializado, Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro. O Major Mascarenhas assumiu a Cipe/Sudoeste no dia 10 de abril de 2012, permanecendo à frente da instituição por 3 anos e 3 meses. Ele deixa a unidade com tudo encaminhado para a inauguração da nova base, localizada no Bairro Henriqueta Prates, saída para Anagé. Por meio de estratégias de gestão e de aplicação do policiamento, conquistou números significativos no combate à criminalidade na região sudoeste e serra geral, como redução de 100% dos crimes contra instituições financeiras nos meses de abril/maio/junho deste ano.

Nova edição do Boletim Informativo do legislativo brumadense é lançada Foto: Eliana Costa

A nova edição do Boletim Informativo da Câmara Municipal de Brumado, produzido pela Assessoria de Comunicação, já está à disposição da população no local. O material tem por fim destacar as ações dos parlamentares na execução de seus mandatos. Nesta edição, o Boletim chama a atenção para a integração entre o legislativo brumadense e a comunidade, uma das principais metas do presidente da mesa diretora, vereador Alessandro Lôbo (PSL). “Ficamos muito satisfeitos por verificarmos a proximidade da comunidade com o legislativo e para que isso fique ainda mais evidenciado estamos realizando ações no sentido de oferecer uma estrutura que atenda às necessidades da população, tendo como exemplo a biblioteca e o infocentro”, destacou ele.

Oficina Vivência com a Terra acontece neste final de semana em Rio de Contas Foto: Divulgação

A primeira oficina do projeto Refazeres, Vivência com a Terra, acontece na cidade de Rio de Contas nos próximos dias 18 e 19. As atividades terão início às 8h, no Espaço Imaginário, com as apresentações dos participantes. Também faz parte da programação do evento conversas e exibição de trechos de filmes voltados à construção tradicional e a bioconstrução. Ao longo da oficina serão estimulados diálogos e reflexões sobre a presença da terra nas tradições construtivas ancestrais de Rio de Contas. Além dos debates, ainda serão realizadas atividades práticas na olaria da cidade, com diversos tipos de terra e seus usos. O mestre Robério Antônio da Silva Trindade, conhecido como Fizinho, que trabalha na feitura de tijolos de adobinho há 30 anos, é um dos convidados para orientar os participantes do projeto em conjunto com os bioconstrutores David Borja e Nagoy Sol. Estes últimos vêm aplicando técnicas de bioconstrução em diversas casas em Rio de Contas e na região há cerca de cinco anos.

Mandado de Segurança contrário ao diretor da Uneb de Brumado é anulado pelo TJ-BA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) informou que a instituição obteve parecer favorável do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) anulando de pleno direito o Mandado de Segurança impetrado contra o professor José Manuel Teixeira Castrillon, diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), do Campus XX, sediado em Brumado. Segundo assessoria de comunicação da entidade, a desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, da Terceira Câmara Cívil do TJ-BA, acatou recurso da Procuradoria Jurídica da Uneb. A decisão menciona o Regimento Geral e outras normas da Universidade que atribuem ao Departamento de Brumado e à Coordenação do Colegiado do Curso de Direito da Uneb de Camaçari a indicação do coordenador de curso. A decisão favorável à Uneb respalda as ações administrativas do diretor José Manuel Teixeira Castrillon e também sustenta que o Juízo da Fazenda Pública de Caetité, prolator do Mandado de Segurança, é juridicamente incompetente, posto que o foro deveria ser o da Comarca de Brumado.

Audiência debate mudanças de prazo e desaceleração das obras da Fiol Foto: Camila Queiroz

Presidente da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) mobilizou senadores, secretário de Estado, deputados federais e estaduais, vereadores, líderes de sindicatos e técnicos do governo da Bahia em uma reunião realizada na última terça-feira (14) com o ministro dos Transportes, Antônio Rodrigues, com o presidente interino da Valec, Mário Rodrigues, e representantes do DNIT e ANTT , em Brasília, Preocupada com o quadro de demissões e paralisações de obras em alguns canteiros da Fiol, a comissão debateu temas importantes e destacou a necessidade de uma ação integrada e suprapartidária de governo e órgãos para a concretização do empreendimento. Após as intervenções da comitiva, o ministro afirmou que as obras continuam em andamento e não serão paralisadas, mas apontou uma clara desaceleração dos trabalhos devido a diminuição dos recursos federais destinados às obras. 

Audiência debate mudanças de prazo e desaceleração das obras da Fiol Foto: Camila Queiroz

Rodrigues informou ainda que, apesar do esforço de sua pasta, foram liberados pelo ministério da Fazenda R$ 190 milhões dos R$ 300 milhões previstos para o orçamento de obras até dezembro deste ano. Já Mário Rodrigues, presidente interino da Valec, estatal responsável pelas obras da ferrovia, assegurou que todas as pendências relativas a pagamentos e transportes de trilhos foram regularizadas até 2016. Dentro da programação de pagamentos da Valec, os valores serão suficientes para quitar débitos trabalhistas, sejam de rescisões ou de salários, prioritariamente dos funcionários dos lotes 4 (Brumado) e 5 (Guanambi). O trecho de Ilhéus a Caetité (Lotes 1, 2, 2A, 3 e 4) com 537 km, está com previsão de conclusão para dezembro de 2017 e o trecho de Caetité a Barreiras (Lotes 5, 5A, 6 e 7) com 485 km, para junho de 2018.

Weliton Lopes está animado com projeto de energia Norte/Nordeste em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador brumadense Weliton Lopes (SD) disse estar duplamente feliz ao descobrir que está sendo instalada uma base de apoio para as obras da passagem da linha de 500KV, que liga o Norte/Nordeste na cidade de Livramento de Nossa Senhora. O parlamentar explicou que foi ao município para apurar as informações sobre o canteiro de obras para o Parque Eólico, que atenderá os municípios de Brumado, Dom Basílio e Rio de Contas, mas se deparou com a base da linha. “Fiquei preocupado sim, pois seria uma grande decepção para nós caso as informações fossem verídicas. Nada contra a cidade de Livramento, mas o município não está dentro do projeto eólico, por isso não seria justo ter o canteiro em seu quintal, uma vez que Brumado deu sua contrapartida com corte de impostos para as empresas que vão instalar o parque e teria que ter de volta a geração de emprego em seus domínios. Mas fico feliz pelo empreendimento em Livramento, junto com o Parque Eólico irá ofertar melhor distribuição de energia para nossa região, o que significa a instalação futura de mais indústrias nesse eixo da região”, esclareceu o parlamentar.

Deputados reconsideram e derrubam mandatos de cinco anos Foto: Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados voltou atrás e derrubou na última quarta-feira (15) a duração de cinco anos para os mandatos de presidente da república, governadores, prefeitos, deputados, vereadores e senadores. As matérias haviam sido aprovadas durante a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política, em primeiro turno. Foram duas votações, na primeira foi aprovado um destaque do PMDB, que retirava do texto aprovado a alteração nos mandatos do Legislativo. Por 294 votos a favor dos cinco anos e 154 contra. Para que os cinco anos fossem mantidos, eram necessários os votos de no mínimo 308 deputados. Na segunda votação, os deputados também voltaram atrás e reduziram, por 363 votos a favor e 68 contra, o tempo de mandato, de cinco para quatro anos, para presidente da República, governadores e prefeitos.

Brumado: Proprietário do carro que destruiu canteiro de praça arca com as despesas da restauração Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O proprietário e condutor do veículo que colidiu contra a mureta de um canteiro na Praça Coronel Zeca Leite, na madrugada do dia 21 de junho, arcou com as despesas de restauração do local. O site Brumado Notícias registrou um pedreiro contratado pelo motorista fazendo o reparo dos danos causados ao bem público. Nossa reportagem não encontrou o condutor, mas ouviu do pedreiro que “ele (o motorista) nunca teve a intenção de causar dano a qualquer bem da cidade e pensando em dar o exemplo não titubeou em arcar com as despesas”.

184 mil pessoas morrem todos os anos por causa do consumo de refrigerantes Foto: Reprodução

De acordo com pesquisa publicada no periódico Circulation, o consumo de refrigerantes é um dos responsáveis pela morte de 184 mil pessoas todos os anos. O estudo reuniu dados de dezenas de pesquisas sobre dietas e efeitos da ingestão de bebidas com açúcares em sua composição sobre o índice de massa corporal (IMC) e o diabetes tipo 2, além de estudos relacionados com o efeito do IMC sobre doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Para chegar a esta conclusão, os especialistas utilizaram dados do consumo de bebidas açucaradas de 62 pesquisas nacionais sobre dieta, que incluíram mais de 600 mil pessoas de 51 países, examinadas de 1980 a 2010. Eles estimaram que, em todo o mundo, as bebidas açucaradas causam 133 mil mortes por diabetes, 45 mil por doenças cardiovasculares e 6.450 por câncer.

Novas demissões no Lote IV da Fiol em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Centenas de operários que prestavam serviços nas obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste, no Lote IV, em Brumado, estiveram no setor de recursos humanos nesta quarta-feira (15) para assinar as demissões. Nenhum representante das empreiteiras teve autorização para falar sobre o assunto. No entanto, segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias com alguns demitidos, as empresas estariam alegando ter que diminuir o contingente para não parar por completo as obras no lote. Nossa equipe também registrou em vários trechos, como na passarela que corta a BA-148, na região do distrito de Itaquaraí, que já haviam sido espalhadas as britas para assentar os dormentes e os trilhos no local. Porém, com os cortes, as obras foram descontinuadas.

Novas demissões no Lote IV da Fiol em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Mais de 280 milhões de pessoas são viciadas em celular no mundo, revela pesquisa Foto: Reprodução

Segundo levantamento divulgado pela Flurry, existem mais de 280 milhões de viciados em celular no mundo - o índice cresceu quase 60% em relação ao ano passado. Os aplicativos mais acessados pelos viciados são, na maior parte, de redes sociais e de mensagens - esses dispositivos são usados por viciados com uma frequência pelo menos cinco vezes maior que o usuário médio. De acordo com o Estadão, de 2014 para 2015 o número de dispositivos inteligentes cresceu de 1,3 bilhão para 1,8 bilhão, ou seja, um aumento de 38% de um ano para o outro. O número de usuários medianos, que utilizam aplicativos entre uma vez e 16 vezes por dia, cresceu de 784 milhões para 985 milhões, no mesmo período, um aumento de 25%. Já o número de usuários muito ativos, que usam apps entre 16 e 60 vezes por dia, cresceu ainda mais no mesmo período, de 440 milhões para 590 milhões, representando um aumento de 34%. Foi possível notar, porém, que o grupo de usuários “viciados” em dispositivos móveis foi o que cresceu de maneira mais rápida, passando de 176 milhões em 2014 para 280 milhões em 2015, o que significa um aumento de 59%.

Prefeito de Paramirim firma contrato de mais de R$ 2 milhões com empresário preso na Águia de Haia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um contrato no valor de R$ 2.220.000,00 foi firmado, em junho de 2013, pelo prefeito de Paramirim, Júlio Bittencourt (PSD), com a empresa KBM Informática, do empresário Kells Belarmino Mendes, preso na operação Águia de Haia deflagrada pela Polícia Federal (PF) na última segunda-feira (13). O empresário é acusado de realizar fraudes em licitações em cerca de 25 municípios baianos. De acordo com o Toda Bahia, pelo contrato, que foi encerrado no dia 31 de dezembro de 2013, a KBM prestaria à prefeitura de Paramirim “serviços educacionais de tecnologias e informação, técnico-administrativa e pedagógica com capacitação presencial continuada de professores”, dentre outros. Além de Paramirim, são investigadas ações da KBM nos municípios de Salvador, Camaçari, São Domingos, Ruy Barbosa, Água Fria, Capela do Alto Alegre, Mairi, Feira de Santana, Buerarema, lhéus, Itabuna, Camamu, Una, Ibirapitanga, Camacan, Mirangaba, Uauá, Teixeira de Freitas, Livramento, Cotegipe, Nova Soure, Itapirucu, Cipó e Ribeira do Pombal.

Prefeito de Paramirim firma contrato de mais de R$ 2 milhões com empresário preso na Águia de Haia Foto: Reprodução/Toda Bahia
Arquivo