Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Taigun Auto completa 1 mês de portas abertas em Brumado

Nesta quarta-feira (15), a Taigun Auto está comemorando um mês desde que abriu as portas em Brumado. Apesar da crise no segmento, a Taigun segue criando boas alternativas para os consumidores poderem adquirir quilômetros de sucesso com seu veículo. Quem quiser conferir de perto todos os veículos e marcas que são vendidos na concessionária pode se dirigir a Avenida Centenário, 853, Novo Brumado, onde a loja fica localizada. O telefone é (77) 3441-5551. Vá celebrar com a concessionária!

Projeto que permite internação de menores por até dez anos é aprovado no Senado Foto: Reprodução

Na última terça-feira (14), o Senado aprovou o projeto de lei do senador José Serra (PSDB-SP), que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para permitir o aumento do tempo de punição para menores de idade que cometerem crimes hediondos, exceto tráfico de drogas. O relator acolheu emenda do autor do projeto para ampliar o tempo máximo de recolhimento do menor de oito para dez anos. Atualmente, o tempo máximo de punição para qualquer tipo de crime praticado pelos menores é de três anos. Os jovens que praticarem esse tipo de crime ficarão recolhidos em um sistema diferente dos demais adolescentes, mas também diferente dos presídios comuns para adultos. O projeto prevê também que esses adolescentes passarão por avaliação, a cada seis meses, do juiz responsável pelo caso deles. Eles poderão ficar presos até os 27 anos, e não mais até os 21, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente atualmente. O texto seguirá agora para a Câmara dos Deputados e, se sofrer modificações, voltará para o Senado para uma análise dessas mudanças. Depois disso, a matéria irá para a presidenta Dilma Rousseff (PT) sancioná-la ou não.

Relatadas por João Bonfim, contas do DPT são desaprovadas pelo TCE Foto: Divulgação/TCE

Por maioria, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) desaprovou a prestação de contas do Departamento de Política Técnica (DPT), unidade da Secretaria de Segurança Pública (SSP), relativas ao exercício de 2008. Os conselheiros constaram a ocorrência de graves irregularidades, cometidas durante a gestão do diretor Raul Coelho Barreto Filho. O processo TCE/000527/2009 reuniu as prestações de contas de 12 unidades da SSP do exercício de 2008, que foram apreciadas em conjunto na sessão plenária de terça-feira (14). O relator do processo foi o conselheiro João Bonfim e atuou como revisora a conselheira substituta Eliane de Sousa Silva.

Brumado: Amarildo Bonfim agradece apoio recebido após acidente que vitimou sua sogra Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último dia 5, o assessor parlamentar do deputado federal Erivelton Santana (PSC), o brumadense Amarildo Bonfim, capotou o veículo que conduzia na BR-122, próximo ao município de Urandi. O acidente aconteceu devido a uma peça que se soltou de um caminhão que trafegava à frente. Mesmo tentando desviar, ele passou por cima da peça, perdeu o controle da direção e o veículo capotou. A sogra de Amarildo, Jovenita Oliveira dos Santos, de 50 anos, acabou morrendo em razão dos ferimentos ocasionados pelo acidente e ele fez questão de agradecer as orações de todos os amigos. “Um dos momentos mais difíceis da minha vida, óbvio que não por causa de perdas materiais e dos ferimentos que tivemos, mas pelo fato de minha sogra, dona Jovenita, que veio a falecer depois do ocorrido, uma mulher fantástica, que tinha a mim como um filho. Em meio a essa grande dor que enfrentamos e ainda estamos enfrentando, eu, minha esposa Lucidalva e família podemos também sentir o abraço amigo, ter o conforto de orações sinceras e palavras que vem nos ajudando a superar um momento tão difícil. Venho a público agradecer de todo o meu coração, a familiares, amigos, e todos que de alguma forma participaram de tal momento com a minha família”, disse ele, que está surpreso com as manifestações de amor e carinho.

Ibama garante compromisso para liberação do Porto Sul Foto: Lorena Vasconcelos

Presidente da Comissão Especial da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) reuniu os membros do colegiado em uma audiência, em Brasília, com a presidente do Ibama, Marilene de Oliveira. A reunião teve por finalidade tentar viabilizar a autorização da supressão vegetal, imprescindível para início das obras do Porto Sul. O encontro também contou com a participação do secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster. Na ocasião, o órgão ambiental explicou que é preciso ser atendida uma nova demanda para que a liberação aconteça. Segundo Marilene de Oliveira, é necessário que seja editado um Decreto de Utilidade Pública Federal para a área onde será construído o porto. Em resposta imediata, o representante do Governo da Bahia afirmou que a solicitação será superada, pois o que está em foco neste momento no empreendimento é a construção de terminais de uso privativos, sendo necessária apenas a Declaração de Utilidade Pública Estadual já constante no processo do Ibama. Ao final do encontro e em atenção à mobilização dos deputados, a presidente do Ibama determinou que os técnicos do órgão, junto aos técnicos do Governo da Bahia, finalizem até o próximo dia 31 de julho as pendências existentes. “Após esta data, a Comissão voltará a Brasília com a expectativa de obter definitivamente a autorização de supressão vegetal que permitirá o início dos trabalhos de construção do Porto Sul”, declarou a deputada Ivana Bastos.

Plano de fuga é frustrado por policiais da 20ª Coorpin em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, encontraram, após uma vistoria nas celas da custódia, mais um macaco hidráulico e celulares. A revista foi realizada na última sexta-feira (10) e contou com a participação de vários policiais. Com os objetos apreendidos, os investigadores acreditam que os presos arquitetavam mais um plano de fuga.

Tiro de Guerra recepciona políticos brumadenses com café da manhã Foto: Divulgação/TG

Na manhã de hoje (14), o Tiro de Guerra de Brumado recebeu a visita de uma comitiva de parlamentares e do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD). O Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Brumado deu as boas-vindas aos vereadores, ministrou uma breve palestra sobre a instituição, mostrou as instalações, as suas condições, possibilidades, limitações e necessidades. Em seguida, os parlamentares e amigos participaram de um café da manhã oferecido pelo Tiro de Guerra.

Tiro de Guerra recepciona políticos brumadenses com café da manhã Foto: Divulgação/TG
Brumado: Arraial 2015 da Uneb será realizado no próximo final de semana

Vem aí o Arraial 2015 do Campus da Universidade do Estado da Bahia - Uneb. O evento acadêmico acontece no próximo dia 17, na própria universidade, a partir das 20h. A Banda Cores e Sabores e Del Sanfoneiro e suas cabras da peste vão fazer a alegria da festança. Vai ter casamento caipira, quadrilha junina, comidas e bebidas típicas, brincadeiras e muito mais. Todos estão convidados para arrastar o pé com a Uneb e a UATI.

Governador declara Situação de Emergência em Brumado e em diversos municípios afetados por estiagem Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Embasado em processo da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, da estrutura da Casa Civil, o governador Rui Costa (PT) declarou Situação de Emergência em 106 municípios afetados pela seca, entre os quais a cidade de Brumado. O Decreto nº 16.202 foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, vigendo pelo prazo de 180 dias. O documento levou em consideração a intensificação da estiagem que, desde março de 2012, está levando um número significativo de municípios baianos a enfrentarem graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente à agricultura e à pecuária; a convivência da população do semiárido com períodos cíclicos de estiagem e a consequente necessidade de auxílio diante dessa realidade. Através da declaração, o governador autorizou a mobilização de todos os órgãos estaduais para promover esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Além de Brumado, municípios da região sudoeste, como Anagé, Aracatu, Caculé, Dom Basílio, Guanambi, Ibitira, Ituaçu, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio do Antônio e Tanhaçu, também tiveram estado de emergência decretado.

Brumado: Em segunda votação, câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dentre os muitos debates ocorridos na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado na noite da última segunda-feira (13), o parlamento aprovou em segunda votação o Projeto de Lei 009/2015, de autoria do poder executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária e dá outras providências. O projeto já havia sido aprovado em primeira votação no mês de maio, mas os vereadores pediram mais tempo para avaliar o projeto, caso fosse necessário apresentar alguma emenda. Durante todo o período, o projeto foi apreciado pelos vereadores, que não acrescentaram emendas, o que dá ao poder executivo liberdade para direcionar os recursos às muitas esferas agregadas ao município. Como a Câmara entrará em recesso na próxima semana, o executivo já estaria preparando o projeto de lei orçamentária anual de 2016 (LOA), para ser debatido e voltado no retorno do recesso.

Brumado: Abraçando a cidadania, Tiro de Guerra marca presença na sessão legislativa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No intuito de fomentar a cidadania nos atiradores em formação e nos familiares, o chefe de instrução do Tiro Guerra 06/024, em Brumado, Sargento Paulo Souza, levou um grande grupo até a plenária da casa legislativa para acompanhar a sessão na noite da última segunda-feira (13). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o sargento explicou que “o Tiro de Guerra é uma escola de cidadania e patriotismo e, nesse contexto, a atividade visa desenvolver nos atiradores o senso crítico e a sua participação na vida em sociedade, além da defesa dos ideais de liberdade e democracia”.

CNDL: Inadimplência sobe 4,52% em junho

O número de consumidores inadimplentes aumentou 4,52% em junho de 2015 em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgados nesta terça-feira (14) a alta foi menor do que a registrada em maio, de 4,79%. Em abril, o número de consumidores com contas em atraso havia subido 5,02% nessa mesma base de comparação. Com o resultado do mês passado, a inadimplência acumulada nos primeiros seis meses do ano está em 4,60%. As entidades informaram também que o crescimento observado em junho indica uma acomodação do indicador. Na comparação com maio deste ano, a inadimplência em junho apresentou uma queda 0,03%. No mês passado, havia cerca de 56,5 milhões de consumidores com o nome inscrito no SPC. De acordo com a confederação, as consecutivas altas da inadimplência no segundo trimestre deste ano coincidem com a piora dos indicadores macroeconômicos, como inflação, renda e emprego, que estariam afetando a capacidade de pagamento das famílias. A CNDL lembra que, ao longo do segundo semestre de 2014, o indicador vinha sendo puxado para baixo por conta da menor disponibilidade de crédito na economia. A partir de março, no entanto, passou a ser verificado um novo repique da inadimplência.

Deputado Vitor Bonfim garante instalação de unidade do Procon em Brumado Foto: Rodrigo Castro/Brumado Notícias

Em audiência na Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) recebeu do Superintendente Marcos Medrado a garantia da instalação de uma  unidade do Procon em Brumado.  Integrada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS), a superintendência é uma importante via de acesso a justiça, como foi ressaltado pelo parlamentar após a reunião realizada no órgão. “O Procon é importantíssimo na atuação em defesa do consumidor, pois possui contato direto com os cidadãos,  suas queixas e demandas, o que garante maior rapidez na resposta às queixas e reclamações da população que tenha negados os seus direitos. Saímos da reunião  com a garantia por parte do superintendente  de que o posto será instalado em Brumado. O Prefeito Aguiberto Lima Dias já sancionou a Lei Complementar Nº 07, de julho de 2015, que cria o Procon no município, sendo assim, o primeiro passo já foi dado. Agora estamos nos movimentado para garantirmos que a unidade de Brumado seja instalada o mais rápido possível, o que sem sombra de dúvidas resultará em um grande avanço para o município. Além de Brumado, também garantimos uma unidade para o município de Guanambi”,  finalizou o parlamentar.

Síndrome Guillain-Barré já registra 76 ocorrências na Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, divulgou nessa segunda-feira (13), que já são 76 ocorrências notificadas da síndrome de Guillain-Barré. Desse total, 42 casos foram confirmados, 4 foram descartados, 25 casos estão sendo investigados e 5 pacientes foram diagnosticados com outros problemas neurológicos. De acordo com a Sesab, do total de casos confirmados, 26 têm relação com a dengue, zika e chikungunya, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. A cidade mais afetada pela síndrome é Salvador, com 26 casos confirmados, seguidos de Camaçari e Lauro de Freitas, com dois pacientes diagnosticados em cada. Itabuna, Valença, Serrolêndia, Tanquinho, Jequié, Santa Barbará, Conceição de Feira, Castro Alves e Cândido Sales tiveram um caso cada.  A síndrome de Guillain-Barré provoca a paralisia inicialmente dos membros inferiores, pernas e pés, e que, e se não for tratada, pode evoluir e levar à morte. De acordo com o Tribuna da Bahia, o Estado destinou 36 leitos para receber exclusivamente pacientes vítimas desta síndrome.

Brumado: Secretaria de Saúde manifesta pesar pela morte do funcionário Esio Ferreira dos Santos Foto: Divulgação

Por meio do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, manifestou sinceros votos de pesar pela morte do funcionário Esio Ferreira dos Santos. Feres destacou que ele sempre se notabilizou pela sua amabilidade e simpatia, cumprindo com denodo e dedicação as suas funções no Hospital Magalhães Neto. A secretaria ainda estendeu as condolências aos amigos e familiares.

Onze mandados da Lava Jato são cumpridos pela Polícia Federal na Bahia Foto: Divulgação/PF

Hoje (14), a Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou a Operação Politéia, que visa o cumprimento de 53 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, referentes a seis processos instaurados a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato. Os mandados estão sendo cumpridos no Distrito Federal (12), bem como nos estados da Bahia (11), Pernambuco (8), Alagoas (7), Santa Catarina (5), Rio de Janeiro (5) e São Paulo (5). Cerca de 250 policiais federais participam da ação. As buscas ocorrem na residência de investigados, em seus endereços funcionais, sedes de empresas, em escritórios de advocacia e órgãos públicos. Agentes cumprem mandado no apartamento do ex-ministro e conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Mário Negromonte, e na sede do Tribunal de Contas dos Municípios e na casa do senador Fernando Collor de Melo (PTB). As medidas decorrem de representações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal nas investigações que tramitam no Supremo. Elas têm como objetivo principal evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados. Foram autorizadas apreensões de bens que possivelmente foram adquiridos pela prática criminosa. Os investigados, na medida de suas participações, respondem a crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraude a licitação, organização criminosa, entre outros.

Suposto chefe do crime organizado em Guanambi é alvejado e morto por motoqueiros Foto: Blitz Conquista

O suposto chefe do crime organizado na cidade de Guanambi, Kennedy Viveiro Muniz, de 33 anos, foi morto na última segunda-feira (13), em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Ele estava dirigindo pelo Bairro Patagônia, quando foi alvejado  no coração por dois homens em uma motocicleta. Kennedy, que estava acompanhado por duas mulheres, uma delas sua companheira, e de duas crianças, acabou perdendo o controle da direção. Ele bateu na traseira esquerda de uma van e colidiu na frente de uma residência. De acordo com o Blitz Conquista, Kennedy morreu no local. Os demais ocupantes do veículo não tiveram ferimentos. Segundo a polícia, o acusado tem diversos antecedentes criminais. Em Guanambi, ele era apontado como o chefe do Terceiro Grupo do Tráfico. Para ter o controle do comércio de entorpecentes da cidade, ele chegou a assassinar quatro rivais. O matador de sua quadrilha seria o traficante Marcos Vítor Martins Malheiros, o qual foi preso. Kennedy ainda teria desencadeado uma guerra pelo comando do tráfico na cidade. Em Vitória da Conquista, já foi preso pela Polícia Civil. A Delegacia de Homicídios já está investigando o crime.

Brumado: Levante Popular da Juventude se posiciona contra redução da maioridade penal

Em celebração ao aniversário de 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Levante Popular da Juventude realizou em Brumado intervenções visuais manifestando o seu posicionamento contrário à redução da maioridade penal para 16 anos. A intervenção faz parte do Dia Nacional de Mobilização contra a Redução, promovido pelo próprio movimento em todo país. O Levante Popular considera que reduzir a maioridade penal não é solução para o problema. “O próprio ECA já prevê medidas punitivas e de ressocialização, mas que restam ser aplicadas. Além disso, não há relação entre a redução e a diminuição da violência. A criminalidade não se resolve com leis mais severas, mas com políticas públicas direcionadas e que combatam a desigualdade social, sua principal causa. Por isso dizemos: Mais escola, menos prisão! Levante contra a redução!”.

Brumado: Definidas as equipes semifinalistas do campeonato de futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As oito equipes participantes do 32º Campeonato Brumadense de Futsal entraram em quadra na última semana para disputar a penúltima rodada da fase classificatória da competição. Na quinta-feira (09), o Pequeno Craque venceu o Crediário Cardoso por 6 x 3 e o Feirense bateu o Nova Esperança por 7 x 4. Já na sexta-feira (10) houve o confronto dos líderes, mas o Beda Futsal não tomou conhecimento do Ajax e aplicou uma sonora goleada de 8 x 3, mesmo placar repetido na segunda partida da noite, dando a vitória da Portuguesa sobre o Borussia. Com os resultados, Beda Futsal, Ajax, Feirense e Portuguesa assinaram o passaporte para as semifinais da competição com uma rodada de antecedência. No entanto, antes dos jogos eliminatórios haverá ainda a última rodada, que será disputada na próxima semana devido a um evento religioso no Ginásio Antônio Alves Ribeiro. Na quinta-feira, dia 23, às 19h30, entram em quadra Borussia x Crediário Cardoso e na sequência Portuguesa x Bêda Futsal. Já na sexta, dia 24, também às 19h30, o Nova Esperança enfrenta o Pequeno Craque e, em seguida, se enfrentam Ajax e Feirense.

Alessandro Lôbo diz que está empolgado com anúncio do início das obras do parque eólico de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente da casa legislativa brumadense, o vereador Alessandro Lôbo (PSL), manteve contato com representantes das empresas que vão trabalhar na instalação das torres geradoras do Parque Eólico na Serra da Araras, na região do Distrito de Cristalândia. Ele ficou empolgado com o anúncio de que as obras estão previstas para começar em fevereiro de 2016. “Estamos vivenciando as problemáticas na distribuição de energia, principalmente nos grandes centros em todo o país, então essa proposta vem numa boa hora. É de suma importância darmos a devida atenção com antecedência a esse problema, pois infelizmente o homem muito degradou o meio ambiente e agora a natureza está cobrando. Não sabemos exatamente como será a oferta de energia através das hidrelétricas nos anos à frente com os mananciais se exaurindo, por isso espero que o prazo para início e conclusão dessa importante obra seja cumprido e dessa forma, não apenas Brumado, mas nossa microrregião possa estar suprida de uma energia limpa a permanente”, disse o parlamentar ao site Brumado Notícias.

Brumado: Alab realiza III concurso estudantil de poesia na Praça Coronel Zeca Leite Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Foi realizado na última sexta-feira (10) o III Concurso Estudantil de Poesia, promovido pela Academia de Letras de Brumado (ALAB). O evento ocorreu na Praça Coronel Zeca Leite e contou com a presença de pais, alunos, e professores membros da ALAB. 21 poemas foram selecionados e apresentados em diversas modalidades, desde a 4ª série ao 3º ano do ensino médio das escolas públicas e particulares no município. Para os membros da ALAB, os alunos demonstraram grande desenvoltura tanto na criação quanto na interpretação dos poemas. O corpo de jurados elegeu três poemas que melhor se destacaram em cada categoria e os autores foram premiados com troféus, medalhas e brindes. Além disso, houve também apresentações musicais.

Clínica Luiza Feres: Conheça o Power Lipo

Agora, na Clínica Luiza Feres está sendo oferecido o Power Lipo, programa de tratamento que reduz a gordura localizada e flacidez. O pacote associa 6 técnicas e inclui aparelhos modernos e dermocosmeticos que potencializam os resultados. Afina a cintura, remodela o contorno corporal e produz novas fibras de colágeno. Pode ser realizado em abdômen, flancos, culotes ou costas. Os resultados vão te surpreender! A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 9962-3010 / 9997-3200.

Na Suprema Refrigerações tem purificador de água IBBL por apenas R$ 609

Na Suprema Refrigerações, além dos tradicionais aparelhos de ar-condicionado, tem também purificador de água IBBL com compressor. O produto está sendo vendido à pronta entrega por apenas R$ 609. Com ele, você tem a certeza de estar bebida água pura, sem nenhum tipo de contaminação. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466. O telefone é (77) 3441-1786. Corre e adquira já o seu!

Riacho de Santana: Um morto e dois feridos em confusão envolvendo ciganos Foto: Reprodução

Em Riacho de Santana, uma pessoa morreu e duas ficaram feridas após uma confusão envolvendo ciganos e uma família na comunidade de Gatos. Segundo informações do Folha do Vale, a briga teve início quando um homem identificado como Castilhomar Alves de Souza, de origem cigana, esteve na residência de Roberto Conceição da Cruz para cobrar uma dívida de R$ 20. Durante a cobrança, eles se desentenderam e entram em luta corporal. O cigano Castilhomar acabou sendo golpeado nas costas e no abdômen. Ao saber do ocorrido, os irmãos de Castilhomar, Somar Alves de Souza e Adilson Alves de Souza correram para residência. A polícia informou que os irmãos já chegaram no local atirando. Na confusão, Adilson foi morto e o irmão Somar ficou ferido. Duas guarnições de Guanambi se deslocaram ao lugar para dar apoio a polícia de Riacho de Santana. Várias abordagens foram realizadas, mas os irmãos autores do homicídio não foram presos. Castilhomar Alves de Souza e Somar Alves de Souza foram socorridos e encaminhados ao Hospital Milton Farias Laranjeiras, em Palmas de Monte Alto, sendo transferidos em estado grave para o Hospital Regional de Guanambi. Já o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico de Legal.

Arquivo