Há algum tempo já se pesquisa sobre os efeitos da obesidade para além das questões relacionadas à saúde física. Uma pesquisa realizada pelo instituto Forsa, sob encomenda da seguradora DAK, divulgada na última quarta-feira na Alemanha, aponta que a obesidade pode provocar solidão. Isso porque as pessoas que se encontram muito acima do peso comumente são estigmatizadas, ridicularizadas ou até mesmo excluídas da sociedade. Entre os entrevistados na pesquisa, 71% consideram o aspecto físico dos obesos antiestético; e 15% evitam o contato com eles. Embora a obesidade se manifeste a partir de uma série de fatores, como distúrbios metabólicos e predisposição genética. A maioria dos entrevistados tem uma visão preconceituosa sobre a doença e considera que os obesos são preguiçosos e, por isso, não conseguem emagrecer. A pesquisa aponta ainda que a exclusão social no dia-a-dia e no trabalho agrava a obesidade, elevando o nível de stress, provocando mudanças no comportamento alimentar e, consequentemente, aumento de peso.
Em Jânio Quadros, investigadores da Polícia Civil prenderam nesta sexta-feira (23) em flagrante delito, no Bairro São José, o indivíduo Fábio Pinto Souza, de 33 anos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, em cumprimento a mandado de busca, a polícia descobriu que o indivíduo estava de posse, em sua residência, de várias peças roubadas e duas motocicletas, uma delas apresentando adulteração na numeração do motor. Fábio já respondeu a processo criminal por crime de receptação e estava sendo investigado por furtos praticados no município. O indivíduo foi autuado pela prática do crime de receptação e ficará à disposição da Justiça.
Duas vacinas experimentais desenvolvidas pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos protegeram macacos da infecção pelo vírus zika depois de duas doses, divulgaram pesquisadores nesta quinta-feira (22) em um artigo publicado na revista “Science"”Os cientistas já iniciaram testes clínicos preliminares em humanos com uma das vacinas, para testar sua segurança e eficácia. Um ensaio clínico de fase 2 em países onde o zika é endêmico poderia começar no ano que vem, disseram autoridades. A segunda vacina está aguardando a data de início de um ensaio clínico de fase 1. A pesquisa, que teve a participação da pesquisadora brasileira Leda Castilho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), envolveu a vacinação de macacos rhesus usando “as duas diferentes vacinas de DNA experimentais de zika, em doses diferentes”, disse o NIH em um comunicado. O uso de duas doses foi “altamente eficaz” na proteção de macacos expostos à infecção pelo vírus zika. Especialistas dizem que pode demorar anos para que seja desenvolvida uma vacina que previna a infecção pelo zika. O vírus é particularmente perigoso para mulheres grávidas, pois pode causar malformações cerebrais nos fetos.
A paralisação nacional que ocorreu na última quinta-feira (22) ganhou apoio de manifestantes em Brumado. Na cidade, um grupo de pessoas foi ao centro comercial protestar contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e contra o governo de Michael Temer (PMDB), classificado pelos manifestantes como golpe. Com apoio de um carro de som, foram feitos pronunciamentos contra as reformas apresentadas pelo governo no que se refere à educação, trabalho e aposentadoria. Os manifestantes também fizeram panfletagem. Mesmo em um pequeno número, o grupo conseguiu chamar a atenção dos populares ao classificar o governo Temer de usurpador e clamarem por diretas já. À frente dos protestos em Brumado estavam o Levante Popular da Juventude, a APLB/Sindicato e o Partido dos Trabalhadores (PT).
Um dos candidatos a prefeito na cidade de Japeri, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, foi vítima de um atentado na madrugada desta sexta-feira (23), quando chegava em casa. André Luís de Oliveira Cristino, conhecido como Andrezinho (PRP), é policial e estava armado. Ele reagiu e conseguiu balear dois suspeitos. Segundo Andrezinho, quando chega ao Largo da Chacrinha, bairro onde mora, por volta de 1h, seu carro foi fechado por outro veículo com quatro homens armados, que que fizeram os disparos. No momento da ação, ele estava acompanhado por um segurança. “Por volta de 1h da manhã eu estava voltando para casa, pois tinha acabado os trabalhos da campanha. Um carro passou por mim, manobrou atrás de mim, me ultrapassou e me fechou. De dentro saíram quatro homens, que começaram a atirar, mas provavelmente não viram que o carro era blindado”, explicou ele ao G1 do Rio de Janeiro. Após trocar tiros com os suspeitos, o candidato foi até um posto de polícia comunitária da cidade e pediu ajuda. Ele voltou ao local do crime com outros policiais, mas os suspeitos já tinham fugido. Na manhã de hoje, Andrezinho registrou ocorrência na 63ª DP. O carro dele vai ser periciado.
Membro do diretório do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), Jansem Malheiro, acionou o Ministério Púbico Estadual (MPE) na manhã desta sexta-feira (23) questionando a legitimidade de uma pesquisa de intenção de votos nas eleições municipais em Brumado. Segundo ele, o questionário da pesquisa excluiu o nome do candidato do partido, Genivaldo de Jesus Azevedo. O registro da pesquisa foi feito no dia 21 de setembro, com previsão de divulgação no dia 27, pela LM Sudoeste Comunicação Ltda. “Quero saber o porquê dessa exclusão, que de certa forma prejudica o nosso candidato, dando ares de parcialidade e favorecimento aos demais postulantes”, contestou o representante do partido.
É seguro dizer que o problema do crack não está mais localizado apenas em grandes centros. Na verdade, o consumo crescente de drogas em municípios de todos os portes é um fenômeno registrado pelo mundo. Apesar de não ser uma exclusividade brasileira, há aproximadamente uma década o país vivencia um estrondoso aumento de pontos de vendas de drogas, sendo cada vez mais comuns as notícias de aumento do consumo, ou de apreensões, em seu território, inclusive no interior.
Recentemente, virou notícia o fato de o número de apreensões de crack ter aumentado 206% na região de Jundiaí, em São Paulo, nos sete primeiros meses de 2016, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Delegacia Seccional local. No fim de agosto, um grupo de quatro pessoas foi preso em flagrante na cidade de Jaú, também em São Paulo, com 496 pedras de crack e até uma pedra bruta da droga, em um terminal rodoviário da cidade. Esses são apenas dois exemplos, de tantos que temos atualmente, que demonstram o alcance da enorme rede de distribuição de substâncias psicoativas existente no Brasil. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles o fato de sermos vizinhos de países produtores de cocaína, além do baixo preço do crack traficado em terras brasileiras.
Dados como esses nos mostram que, apesar das apreensões, aparentemente a maioria dos governantes ainda não se deu conta da gravidade da situação que vivemos. Claramente existe uma dificuldade dos diversos níveis de governo em criar e adotar políticas públicas efetivas, que englobem enfrentamento, prevenção e tratamento contra as drogas.
O problema começa na produção e entrada de entorpecentes em território nacional. Como dito anteriormente, estamos ao lado de grandes produtores de cocaína, como Peru, Colômbia e Bolívia. Caso não seja criada uma rigorosa política, que culmine em ações que impeçam a importação e o abastecimento da rede distribuição atual, a epidemia do consumo de drogas continuará. Para evitar tal situação, é necessária uma interface entre os governos federal, estaduais e municipais, articulando ações conjuntas de saúde, na área social e de segurança.
Além disso, é necessário considerar abordagens realistas, baseadas nas melhores evidências científicas disponíveis, humanas, que ofereceram tratamento adequado e eficaz contra a dependência, resultando em um atendimento de qualidade para o dependente químico e sua família, muito afetada pelo problema.
Um exemplo de iniciativa que adota tais medidas com sucesso é o programa Recomeço, realizado no Estado de São Paulo. O programa tem estruturada uma linha de cuidados que adota ações de baixa até alta complexidade, contando com linhas na lógica de redução de danos e uma rede de clínicas e comunidades terapêuticas, com cerca de 3 000 vagas pelo estado, para desintoxicação ou prestação de apoio social aos usuários de drogas e familiares, combinando ações de prevenção, assistência social e tratamento. Tendo tal fato em mente, oferecer uma estrutura de tratamento adequada (inexistente em grande parte do país hoje) por meio do Sistema Único de Saúde a todos é de extrema urgência. Para isso é fundamental o financiamento adequado por meio do Ministério da Saúde e dos governos estaduais e municipais, assim como a adoção de políticas de tratamento eficazes e o abandono de técnicas ultrapassadas de atendimento.
O caminho é longo, mas, investindo em educação e esclarecimento da população sobre o uso de drogas e na criação de uma estrutura de atenção social e de saúde, é possível mudar positivamente o panorama no que diz respeito à epidemia do consumo de drogas no Brasil.
Por: Ronaldo Laranjeira - Professor de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo e coordenador da Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (Uniad).
Na última terça-feira (22), mais um veículo que fazia propaganda eleitoral foi apreendido por oficiais de justiça em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, um menor de idade que conduzia a motocicleta com a propaganda do candidato a vereador, Cézar Paulo de Morais Ribeiro (PDT), em frente à sede da Justiça Eleitoral, foi detido para averiguação. Ele só foi liberado após a chegada de um responsável e de representantes do Conselho Tutelar. Esse foi o segundo veículo de propaganda eleitoral apreendido no mesmo dia devido à conduta irregular. O proprietário da motocicleta foi enquadrado no Artigo 310, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por entregar a direção de veículo a pessoa não habilitada. A pena é de detenção, de seis meses a um ano, ou multa.
O governo federal apresentou nesta quinta-feira (22) a medida provisória (MP) sobre a reforma do ensino médio. As mudanças afetam conteúdo e formato das aulas e também a elaboração dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta terá de ser aprovada em até 120 dias pela Câmara e pelo Senado, caso contrário, perderá o efeito. A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que turmas iniciadas em 2018 já possam se beneficiar das mudanças. Até lá, as redes estaduais poderão fazer adaptações preliminares, já que o Ministério da Educação condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A primeira mudança importante é que o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. Já entre os conteúdos que deixam de ser obrigatórios nesta fase de ensino estão artes, educação física, filosofia e sociologia. O segundo destaque da reforma será o aumento da carga horária. Ela deve ser ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais. Atualmente, o total é de 800, de acordo com o MEC. A medida provisória apresentada nesta tarde altera artigos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da Lei nº 11.494, de junho de 2007, que é a Lei do Fundeb. Além disso, institui a Política de Fomento à Implementação de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral.
Na quarta-feira (21), a Justiça Eleitoral em Caetité, no sudoeste baiano, suspendeu o debate eleitoral que estava marcado para a quinta-feira (22) e iria acontecer nos estúdios da Rádio Educadora Santana. Participariam do debate os candidatos Aldo Gondim, Ricardo Ladeia e Valtecio Aguiar, que disputam o cargo de prefeito do município. Uma ação judicial movida pela coligação “Vamos Governar Juntos”, do candidato Aldo Gondim, levou o juiz José Eduardo das Neves Brito a suspender o evento. Uma das petições da coligação, que solicitava uma nova data para o debate, foi indeferida pelo magistrado. Em nota, a coligação destacou que as partes não haviam chegado a um acordo acerca do regulamento final do debate e, por isso, solicitou que a data fosse transferida para o dia 27 deste mês. Sem consenso, a coligação achou melhor entrar com uma ação judicial pedindo a suspensão e nova data para o evento. Na nota, a coligação ainda afirmou que enviou ofícios para a rádio solicitando as novas alterações. Já a coligação “Caetité Para Todos” alegou que, na última reunião, que trataria apenas de um pequeno detalhe, a coligação de Aldo Gondim apresentou grande número de pleitos para alterar as regras que já haviam sido discutidas.
A adolescente de 14 anos que matou os pais e feriu a madrasta no dia 22 de agosto, em Jussiape, na Chapada Diamantina, foi encaminhada por uma equipe composta por investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior e por um policial militar, da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), para o CASE Feminino da Fundac, em Salvador. A medida sócio-educativa de internação da menor foi solicitada ao Judiciário pelo delegado Francisco Fogaça, juntamente com o representante do Ministério Público.
Com a proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrem nos dias 5 e 6 de novembro, candidatos com deficiência auditiva de Vitória da Conquista intensificam os estudos para tentar driblar as dificuldades e conseguirem realizar o sonho de chegar à faculdade. Um deles é o estudante Henrique Oliveira, que se reúne com outros deficientes auditivos duas vezes por semana em turno oposto às aulas para se preparar melhor para o exame. De acordo com o G1, no Enem, o candidato informa a deficiência que tem e o tipo de auxílio que necessita no ato da inscrição. No caso dos deficientes auditivos, eles têm direito a um intérprete para esclarecer dúvidas de leitura durante a prova. Além disso, também podem solicitar uma hora a mais para responder às questões.
No próximo domingo (25), o fornecimento de energia será temporariamente interrompido, de 08h às 14h, em parte do Bairro São Félix. Os locais atingidos serão: Rua Bom Jesus, Rua Aureliano Leite, Rua Aracatu, Rua Benjamin Constant, Rua Santo Antônio, Rua Padre José Dias, Rua Major Jovino Brito, Rua Senhora Santana, Travessa Bom Retiro, Travessa Joana Darc e Rua São Sebastião. Segundo a Coelba, o desligamento é necessário para que os técnicos da empresa realizem com segurança serviços de melhoramento na rede elétrica do local.
As cidades de Ibitiara, Irecê, Riacho de Santana e Rio do Antônio tiveram decretos de situação de emergência por estiagem reconhecidos pela União. Ao todo, 51,5 mil pessoas são afetadas pela falta de chuvas nas cidades. Da lista, o município com maior população prejudicada em termos proporcionais é Riacho de Santana. São 30,6 mil pessoas afetadas, ou 84,5% dos 36,2 mil moradores, conforme a última estimativa do IBGE em 2016. Com o reconhecimento federal, os municípios podem pedir apoio de programas de fornecimento de água tratada, além de benefícios como a renegociação de dívidas no setor de agricultura e aquisição de cestas básicas. As homologações foram publicadas nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial da União, e cobrem no total 23 municípios.
O governador Rui Costa (PT) afirmou que ele deve repetir o posicionamento do ano passado e a Bahia não aderir ao Horário de Verão, marcado para começar no próximo dia 16 de outubro. A posição definitiva sobre o tema será tomada pelo governador até o final deste mês. Porém, Rui deixou claro que a tendência é a de seguir o mesmo posicionamento de 2015, quando foram levadas em consideração pesquisas que apontavam que a maioria da população baiana era contra à adoção do horário especial. “Provavelmente não. Vou manter a posição do ano passado de não adesão”, disse. Nos últimos 13 anos, apenas em 2011 a Bahia aderiu ao horário de Verão. Neste ano, o horário de Verão - que adianta em uma hora o horário oficial do país - vai valer a partir de 16 de outubro, seguindo até 19 de fevereiro de 2017.
A primeira pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. Com o registro de número BA-05995/2016, o certame vai realizar a primeira sondagem das intenções de voto do eleitorado da cidade para o cargo de prefeito. O protocolo foi registrado na última segunda-feira (19) e a divulgação está prevista para o próximo domingo (25). Serão entrevistadas 400 pessoas na sede e zona rural do município. Segundo levantamento realizado pelo site Brumado Notícias, a contratante é a Rádio Cultura de Guanambi Ltda., e a Farani Consultoria e Pesquisa realizará o sondagem na cidade.
Beneficiários do Bolsa Família doaram R$ 15.970.436,50 a candidatos e partidos políticos nesta eleições, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O valor total de arrecadação declarado à Justiça Eleitoral até o momento é de mais de 1 bilhão de reais e, de acordo com o cruzamento, pelo menos 16.000 beneficiários do programa social aparecem como doadores. Agora, o TSE vai apurar indícios de falta de capacidade econômica de doadores inscritos no cadastro e que realizaram doações para campanhas eleitorais. Para o cargo de vereador, os cadastrados no programa doaram, em todo país, 12,3 milhões de reais. Já aos candidatos a prefeito, o valor das doações soma 3,5 milhões de reais. Também foram verificadas doações a partidos políticos, que somam 204.433 reais. De acordo com a Veja, o maior valor doado por beneficiário do Bolsa Família foi R$ 67 mil. Para se ter uma ideia, só podem receber o benefício (que chega a 195 reais) famílias com renda até 170 reais por pessoa.
Há anos, alguns conjuntos semafóricos estão funcionando de modo irregular em Brumado. Ferindo o Código de Trânsito Brasileiro (CBT), em alguns trechos não há as sinaleiras e nem as faixas de pedestres, o que torna a travessia irregular. O assunto já foi exposto e é de conhecimento notório não apenas da população, mas também dos órgãos ligados ao trânsito da cidade, bem como da prefeitura. Há locais no centro comercial em que não se vê a sinaleira e as faixas de pedestres há mais de cinco anos, mostrando uma falta de atenção da gestão pública e da própria Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Este último, mesmo reclamando da falta de recursos, nos últimos meses vem promovendo a pintura horizontal das vias.
A superintendência alega que os recursos, na casa de R$ 60 mil, são oriundos de multas de trânsito. “Estamos pagando mais do que devíamos, não pela sinalização em si, mas pela execução do trabalho. A prefeitura deveria ter primeiro analisado o histórico das empresas que estão realizando os serviços, pois estão mal feitos, coisa de amador. Ultimamente, a pintura das faixas de pedestre próximo a Igreja Matriz mostra mais uma vez que a equipe não é qualificada para esse tipo de serviço, pois, além do desperdício de tinta e resina, as faixas ficaram tortas e fora do padrão. Falta profissionalismo e organização na administração pública em nossa cidade”, refletiu um professor de autoescola.
A Ação de Mobilização Nacional - Entulho Zero aconteceu em Brumado. O objetivo foi de reduzir possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti nos pneus que, quando expostos, podem acumular água parada e favorecer a proliferação do vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na Bahia, a ação é promovida pela Sala Estadual de Coordenação e Controle (SECC), com a participação da Secretaria de Administração (Saeb). Além de Brumado, a coleta também aconteceu nas cidades de Jequié e Guanambi. O Governo do Estado já faz esse tipo de ação responsável desde 2010.
No final da tarde da última quinta-feira (22), o corpo de Cláudio Márcio Silva Ramos foi localizado na Barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o corpo foi encontrado boiando por mergulhadores que faziam buscas no local. A área foi isolada e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado fez o levantamento cadavérico.
A seca que assola mais de 180 municípios da Bahia tem sido severa também nas comunidades rurais do município de Brumado. Muitas delas, embora estejam localizadas nas margens do Rio do Antônio, estão convivendo com o rio totalmente seco e sem expectativa de chuva. O site Brumado Notícias visitou a região das comunidades do Campo Seco e do Espinheiro e pode registrar o cenário da estiagem prolongada na região. Mesmo com as fortes chuvas que caíram no início do ano, chegando a um acumulado de quase 600 ml no mês de janeiro, as águas logo evaporaram por conta do intenso calor registrado no decorrer do ano. Nossa equipe de reportagem percorreu a pé pela margem do rio, que em 2013 registrou uma das maiores cheias de sua história. Porém, agora, convive com o solo rachado. A estiagem tem refletido diretamente na produção rural, pois, sem água, as lavouras não vingam e os produtores ficam sem os produtos para comercialização. Por outro lado, feirantes são obrigados a comercializar produtos mais caros, vindos de outros estados, o que mexe diretamente no orçamento familiar do consumidor final. Brumado convive há mais de 10 anos com o decreto de emergência de seca. A maioria das mais de 20 mil pessoas que moram nas comunidades rurais depende de água tratada operação pipa coordenada pelo exército brasileiro.
Algumas famílias, mesmo com cisternas em casa, acabam consumindo água sem tratamento, provindas clandestinamente de caminhões pipas, e chegam a pagar R$ 120 por tanque. Há comunidades em que as mães não conseguem água para dar banho nos filhos e o pano úmido é o único momento que pode ser chamado de banho. Na criação animal, a situação só não é mais precária porque os criadores estão conseguindo ração balanceada e água de pequenos açudes para manter os animais. A sede do município só não passa por dificuldades por causa da Barragem de Cristalândia, que armazena água do Rio das Contas. Em meio ao cenário desfavorável, há anos que as comunidades rurais tentam, através dos representantes da política, a elevação ou construção da segunda etapa da barragem, o que aumentaria o acúmulo do reservatório, de 14 milhões de metros cúbicos, para cerca de 35 milhões de metros cúbicos de água. A obra seria a melhor saída para os períodos de convivência com a seca e ainda daria para abastecer todas as comunidades rurais do município e sustentaria o agronegócio do pequeno produtor rural, com garantia de fortalecimento da economia e bons produtos na região. Porém, até o momento, as alternâncias de governo só produziram falsas promessas e desilusões ao sofrido sertanejo brumadense.
O juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, baixou a Portaria nº 08/2016, considerando, entre outros, que o consumo de bebidas alcoólicas, na véspera ou no dia das eleições, poderá ensejar tumultos, desavenças, vandalismo e desordem, embaraçando o livre exercício do voto, comprometendo a segurança e causando prejuízos por vezes irreparáveis a toda a população. Segundo o documento, de 23h de 1º de outubro de 2016 (sábado) até 22h de 02 de outubro, no âmbito da 90ª Zona Eleitoral, composta pelos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, será proibida a comercialização, entrega ou fornecimento, ainda que gratuito, de bebida alcoólica de qualquer natureza. Em caso de desobediência, haverá incidência de multa de 1 (um) a 15 (quinze) salários mínimos, ao proprietário do estabelecimento, da residência, ou a qualquer outra pessoa que fornecer a bebida, sem prejuízo da apreensão dos produtos e adoção de outras providências. Os estabelecimentos que frequentemente comercializam bebidas alcoólicas ou outros produtos poderão permanecer abertos no horário acima mencionado. Todavia, bebidas alcoólicas, de qualquer natureza, não poderão ser vendidas ou fornecidas, ainda que para serem consumidas em outro local, tudo sob pena de aplicação da multa acima estipulada, após regular processo.
A sessão extraordinária realizada na noite da última quarta-feira (21), no legislativo brumadense, durou menos de 20 minutos, mas foi tempo suficiente para os vereadores aprovarem em segunda votação os projetos de lei 014/2016 e 015/2016, referentes à tabela de vencimentos e ao plano de carreira dos professores do município de Brumado. Com a aprovação do parlamento, os professores, que ainda estão em estado de greve, aguardam a divulgação da implantação dos projetos no Diário Oficial do Município para anunciar oficialmente o fim do movimento grevista. Segundo o prefeito, a divulgação seria feita imediatamente após a aprovação na câmara.