Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Márcio Moreira aposta em Vitor Bonfim para Brumado receber grandes obras do governo estadual Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Márcio Moreira (PSB), que apoiou a candidatura de Vitor Bonfim (PDT), em Brumado, está confiante na atuação do jovem deputado eleito para que a cidade possa conquistar importantes obras do governo do estado. Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, Moreira disse que não se surpreendeu com a eleição de Bonfim, pois o pedetista detém grande potencial político, herdado do seu pai, o ex-deputado João Bonfim. “Vitor, ao lado do prefeito Aguiberto, irá buscar novas obras e grandes investimentos para Brumado”, assegurou. Márcio ressaltou que continuará cobrando a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e a implantação do esgotamento sanitário de Brumado. Na capital do minério, Vitor conquistou 4.417 votos. 

Em protesto, caçambeiros param atividades no Lote IV da Fiol em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Motoristas das caçambas que prestam serviços para a empresa Andrade Gutierrez nas obras do Lote IV, da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em Brumado, pararam as atividades desde a última segunda-feira (06). As caçambas realizam o transporte das britas que saem do britador localizado na comunidade de Ubiraçaba para serem espalhadas no trecho por onde passará a linha férrea. O site Brumado Notícias apurou que os trabalhos foram interrompidos porque os motoristas estão insatisfeitos com as condições de trabalho impostas pela empresa. Os caçambeiros estão aguardando uma resposta da gerência da empresa atendendo as suas reivindicações para que possam retornar as atividades. Até lá, o britador continua produzindo, mas o material não está sendo conduzido a campo, o que pode afeta o início das instalações dos trilhos da ferrovia.

Começam as obras do presídio em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Começou na segunda-feira (06) a limpeza do terreno onde será construído o presídio de Brumado. Na manhã desta terça-feira (07), o site Brumado Notícias compareceu ao local, que fica à margem da BR-030, sentido Brumado a Tanhaçu, ao lado da Subestação II da Coelba, e registrou a primeira máquina realizando os trabalhos de roçagem onde serão erguidas as paredes do prédio de detenção. O mesmo terá capacidade para mais de 590 custodiados. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) declarou em entrevista que, tão logo seja concluída a etapa de roçagem, o município receberá as ferragens que estão sendo preparadas em Vitória da Conquista. Em seguida, os 300 operários já cadastrados começarão a trabalhar no canteiro de obras. Como se trata de uma obra pré-moldada, a expectativa da secretaria estadual de ressocialização prisional é de que em 120 dias todo o trabalho seja concluído.

Brumado: Greve dos bancários continua Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em assembleia realizada ontem (06), os bancários de Brumado e da região decidiram pela continuação da greve. A categoria participou expressivamente da assembleia, o que reflete a insatisfação diante do que foi oferecido e da forma com que as negociações foram conduzidas pelo Comando Nacional dos Bancários. O acordo não atende as principais reivindicações dos trabalhadores. Uma nova assembleia está marcada para a hoje (07), às 18h. Durante o encontro, será analisado o quadro da mobilização nacional e avaliada a continuidade das paralisações na região.

Índice de renovação na Câmara dos Deputados é menor do que em 2010 Foto: Reprodução

Apenas 198 deputados federais, de um total de 513, não foram reeleitos ou exerceram mandato anterior. Outros 25 que não participaram da legislatura anterior, mas já tiveram mandato em algum momento, voltarão à Casa em 2015. De acordo com os números, houve uma renovação de 43,5% dos quadros da Câmara, percentual um pouco menor do que o verificado em 2010, quando o índice foi de 46,4%. Historicamente, a média de substituição do quadro de deputados federais fica sempre em torno de 40% a 50%. Os que assumem o mandato pela primeira vez correspondem a 38,6% da composição da Casa.  Já o número de reeleitos, que inclui suplentes que exerceram o mandato entre 2011 e 2014, corresponde a 56,5% (290) do quadro de deputados da Câmara. No que diz respeito aos partidos, o PT foi o que mais reelegeu deputados (48), seguido pelo PMDB (38).

Brumado: Uneb prorroga as inscrições para o Processo Seletivo 2015 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As inscrições para o Vestibular 2015 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que começaram no dia 8 de setembro, tem novo prazo para encerramento. Os candidatos podem se inscrever até o próximo dia 19. O pagamento da taxa de R$ 70 será recebido até 20 de outubro. Em Brumado, são ofertados 10 cursos de graduação. Nos dias 14 e 15 de dezembro as provas serão aplicadas. A lista de aprovados é esperada para 30 de janeiro de 2015.

Ao lado do prefeito de Brumado, Vitor Bonfim agradece sua eleição Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Eleito deputado estadual pelo PDT, Vitor Bonfim, que contou com o apoio do prefeito de Brumado e adquiriu no município 4.417 votos, compareceu na tarde desta segunda-feira (06) no gabinete do gestor para agradecer ao prefeito e ao vereador Márcio Moreira (PSB). Na ocasião, Bonfim falou com a imprensa local sobre sua campanha e a colaboração dos brumadenses. Como primeiro projeto, Bonfim declarou que logo ao assumir o posto irá lutar pela instalação do campus de uma faculdade regional nos municípios de Brumado, Caetité e Guanambi. Já o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) declarou que cobrará ações de todos os candidatos eleitos no município, mas cobrará ainda mais de Vitor Bonfim por tê-lo apresentado como representante legítimo da cidade. O prefeito também agradeceu a população por ter apoiado os candidatos que ele representou, apontando que sua campanha estará completa com a vitória de Dilma Rousseff, que busca se reeleger à presidência da república. Durante à noite, Bonfim promoveu uma carreata com queima de fogos pelas ruas de Brumado.

Brumado: Fotógrafo briga com lutador de MMA e sai desmaiado após receber golpe de capacete Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma briga generalizada na noite do último domingo (05), na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, quase termina em tragédia. Um fotógrafo que presta serviço ao site Brumado Notícias entrou em luta corporal com um lutador de MMA. Segundo apurou a nossa reportagem, assim que os dois foram separados, outra pessoa atingiu o fotógrafo com um golpe de capacete na cabeça. O mesmo caiu desmaiado e várias pessoas o atingiram com socos e pontapés. Diversos jovens entraram na confusão e transformaram a praça em um campo de batalha. A confusão só parou com a chegada da polícia militar. 

Brumado: Fotógrafo briga com lutador de MMA e sai desmaiado após receber golpe de capacete Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O jovem recebeu os primeiros socorros do Samu 192 ainda no local, sendo conduzido ao Hospital Professor Magalhães Neto. Na manhã desta segunda-feira (06), a vítima compareceu à delegacia para prestar queixa de tentativa de homicídio e fez exames de corpo de delito. Com imagens que foram espalhadas nos aplicativos de celulares, a polícia vai tentar identificar as pessoas que agrediram o jovem. “Esse tipo de agressão foi sim uma tentativa de homicídio”, comentou um investigador ao fazer uma primeira análise das imagens.

Marquinho Viana agradece eleitores e garante mais trabalho pelos municípios baianos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nota, o deputado estadual Marquinho Viana (PV), reeleito para a Assembleia Legislativa, agradeceu aos eleitores pela confiança depositada em seu trabalho. Ele também garantiu à população baiana a continuidade do trabalho que vem realizando na AL-BA na defesa da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. “Garanto mais trabalho para dar prioridade às ações de abastecimento de água, redes de esgoto, pavimentação asfáltica, perfuração de poços, ampliação do atendimento da saúde e da educação, construção de barragens, energia e pavimentação de ruas. Garanto muito trabalho, esta é a melhor forma de manifestar a minha gratidão a todo o povo da Bahia por esta grande vitória”, completou.

Eleitores que não votaram tem até 4 de dezembro para justificar Foto: Reprodução

O prazo para os eleitores que não compareceram e não explicaram a ausência à Justiça Eleitoral nas eleições de domingo (5) apresentarem justificativa será encerrado no dia 4 de dezembro. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo é de 60 dias em cada turno. Também é possível optar pelo pagamento de uma multa no valor de R$ 3,51. Basta se dirigir a um cartório eleitoral com o título de eleitor. De acordo com o TSE, mesmo sem votar ou justificar no primeiro turno, o eleitor não fica impedido de votar no segundo turno. Sem comprovar o cumprimento das obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer diversos direitos, como inscrever-se em concurso público; ser empossado em cargo público; obter carteira de identidade ou passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa.

Eleições 2014: Fabrício Abrantes agradece o apoio a Fábio Souto em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O articulador da campanha de Fábio Souto (DEM), em Brumado, o empresário Fabrício Abrantes falou em telefonema ao site Brumado Notícias sobre a satisfação do apoio de seu grupo político para o seu candidato. Com 823 sufrágios na capital do minério, Souto, que jamais teve votação na cidade, encontrou no amigo Fabrício e seu grupo uma boa votação. “Agradeço o empenho de cada amigo e de cada liderança na caminhada de Fábio Souto rumo à Assembleia Legislativa. Apesar de decidirmos um apoio ‘em cima da hora’, conseguimos uma boa votação para o novo representante de Brumado na AL-BA”, garantiu. Fábio Souto foi eleito deputado estadual com 92.170 votos.

Brumado: Aluna é selecionada para etapa estadual de Olimpíada

A aluna Geovana Gomes Melo, do 6º ano do Centro Integrado de Educação Professora Maria Sônia e Professor Sá Teles, foi selecionada para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Geovana teve o poema “Barrinha minha terra natal” classificado nas duas primeiras fases do concurso, a escolar e a municipal. Ela se inspirou nas belezas de seu bairro, a Barrinha, para compor os versos. O texto cita as paisagens como as plantações da região e a barragem da Magnesita Refratários S.A. O concurso, realizado pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação, está em sua quarta edição e tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Em 2014, aproximadamente 5,1 milhões de alunos provenientes de 46.902 escolas de 5.014 municípios brasileiros participam da competição. Os vinte melhores participantes do país participam de festa de premiação no dia 1º de dezembro. 

“Fiz barba, cabelo e bigode, mas não tive apoio do partido”, disse Manelão após eleições Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mesmo não tendo sido eleito, o empresário e diretor de rádio Emanoel Araújo Lima (PSB), o Manelão, fez questão de agradecer aos brumadenses pelos mais de 8,9 mil votos conquistados nas urnas no último domingo (05). No geral, o candidato obteve 10.783 votos. Em seus agradecimentos, o empresário alfinetou os adversários. “Sou muito grato aos meus conterrâneos pelos votos de confiança que depositaram em mim, pois diante do embate tive uma expressiva votação. Fui mais bem votado do que os demais oponentes diretos na cidade, um que contava com a máquina administrativa, o prefeito e o outro apadrinhado pelo casal Pereira. Além disso, ainda tiveram os de fora que com a força do dinheiro levaram muitos votos dos nossos cidadãos. Lamento por isso, mas diante das circunstâncias digo que fiz barba, cabelo e bigode”, destacou Manelão ao site Brumado Notícias. Em seguida, ele cobrou a falta de apoio do PSB. “Meu partido foi fraco e desunido. Como é que tem um candidato da sigla, filho da terra, disputando as eleições e o partido permite que dois vereadores apoiem candidatos de fora que nem são da mesma legenda? Só não fui um candidato solitário porque contei com o apoio de Dr. Eduardo Vasconcelos. Cobro não só do partido como também dos vereadores para que pensem mais nos interesses do município do que nos interesses pessoais. Com o maior colegiado eleitoral da região, Brumado não fez nenhum deputado enquanto que cidades menores conseguiram um representante na casa legislativa”, concluiu Manelão.  

Rui Costa: 'Quero uma Bahia mais moderna' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Eleito governador da Bahia para os próximos quatro anos, Rui Costa (PT) afirmou durante discurso de vitória, na noite deste domingo (5), que quer transformar a Bahia em um estado moderno e atrativo para grandes investimentos. "Eu quero, no final de quatro anos, ter uma capital mais moderna, um estado da Bahia mais moderno, com condições de atrair empregos não na guerra fiscal, mas na infraestrutura, na logística, ou seja, tornar esse estado um estado competente do ponto de vista da sua infraestrutura e da capacidade de produzir a custos baixos", afirmou. A vitória em primeiro turno, segundo Rui Costa, atesta uma identificação do povo baiano com o projeto do PT no estado. “Eu fico feliz com o vínculo que conseguimos criar com esse projeto político com as pessoas mais simples. Podem ter certeza, eu darei o melhor de mim, como dei em toda a minha vida”, afirmou. Para ele, a proposta de um novo governo conseguiu “despertar na população um afeto, um carinho, uma credibilidade fortíssima, principalmente, nas áreas mais simples da população”, destacou. Para Rui Costa, em relação ao governo Jaques Wagner (PT), "os desafios mudam, mas eu diria que a grande tarefa é oferecer uma saúde melhor para a população e oferecer um estado com mais oportunidade para o povo", concluiu. As informações são do G1.

Ruas de Brumado ainda estão bastante sujas no pós-eleições Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ainda havia muito lixo nas ruas de Brumado na manhã desta segunda-feira (06) pós-eleições. Os candidatos e partidos exageraram no despejo de material de campanha e deixaram a cidade poluída. As equipes de garis que começaram a trabalhar desde às 04h da madrugada tiveram muito trabalho para empilhar centenas de sacos de lixo com os santinhos dos candidatos. Mesmo com todo o empenho, algumas ruas só ficaram livres da papelada perto do meio dia. Alguns eleitores consideraram o despejo do material de campanha como desespero em busca de voto. “É muito dinheiro jogado fora e que todo ano de eleição se repete. Acho que isso deveria ser proibido, pois quantas árvores estão sendo derrubadas para produzir esses santinhos para depois serem jogados no tempo de modo indiscriminado. Estão poluindo o nosso meio ambiente antes, durante e depois das eleições. Já basta disso”, disse o eletricista Cláudio de Jesus. 

Eleições 2014: Como foram votados os deputados em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao final da apuração dos votos computados em Brumado, o município contribuiu para que vários candidatos conseguissem ingressar na câmara dos deputados em Brasília. Dentre os quatro mais bem votados no município todos foram eleitos. Erivelton Santana (PSC) obteve 3.970 votos, o comunista Daniel Almeida registrou 3.910 votos, o petista Waldenor Pereira conquistou 3.773 votos, e Arthur Maia (SDD), que obteve 3.001 votos do eleitorado local. Na esfera estadual, as pratas da casa foram bem votadas, mas não conseguiram chegar à assembleia legislativa. Emanuel Araújo Lima, o Manelão (PSB), conquistou 8.930 votos em casa, seguido de José Ribeiro Neves (PT) com 4.931 votos, e Gilson Dias (PV), que registrou apenas 1.741 votos. Entre os 63 eleitos para a casa legislativa do estado, alguns foram bem votados em Brumado, começando por Vitor Bonfim, que teve 4.417 votos; Luciano Ribeiro (2.567), Nelson Leal (1.040), Fábio Souto (823), Sildevan Nobrega (475) e Marquinhos Viana (409). 

Eleições 2014: Resultado final das apurações para a presidência, senado e governo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por volta das 21h de domingo (05), o Fórum da 90ª Zona Eleitoral em Brumado já havia computado os votos de 100% das urnas espalhadas pelas sessões de votação. Confira agora o resultado da apuração final para a presidência da república, para o governo da Bahia e para o senado federal no município. Para presidente, os três mais bem votados foram Dilma Rousseff (PT) com 20.820 votos, seguida de Marina Silva (PSB) com 9.197 votos, e Aécio Neves (PSDB), que obteve 4.262 votos. Para o senado Federal, Otto Alencar obteve o dobro dos votos (14.281) sobre o segundo colocado, Geddel Vieira Lima, que registrou 7.499 votos. Eliana Calmon chegou a 6.395 votos. Já para o governo do estado, o petista Rui Costa, eleito novo governador da Bahia, contou com 14.765 votos dos brumadenses. O democrata Paulo Souto conquistou 9.561 votos do eleitorado local, e Lídice da Mata encerrou o pleito com 7.831 votos na capital do minério. 

Eleições 2014: Ivana Bastos consegue reeleição com expressiva votação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) conseguiu nestas eleições 2014 renovar o seu mandato por mais quatro anos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em 2010, quando eleita, Bastos obteve 46.401 votos dos eleitores baianos. Atuando fortemente na defesa dos interesses dos municípios os quais representa e contando com o apoio irrestrito do vice-governador da Bahia, Otto Alencar (PSD), este eleito para Senador, Ivana conseguiu ampliar a sua base política, saltando para 60.889 votos nas eleições 2014. A deputada mantém em Guanambi a sua principal base eleitoral. No município, ela conquistou 13.369 votos, sendo a candidata mais votada, tendo quase o dobro de votos do segundo colado.

Dilma e Aécio disputam segundo turno para presidente

O segundo turno das eleições presidenciais já está definido. A presidente Dilma Rousseff (PT) disputará a reeleição com Aécio Neves (PSDB), com 99,99% dos votos apurados. A petista recebeu 41,59% e o tucano 33,55%. Marina ficou com 21,32%. Luciana Genro (PSOL) pontuou com 1,55%, Pastor Everaldo (PSC), 0,75%; Eduardo Jorge (PV), 0,61%; Levy Fidelix (PRTB), 0,43%, Zé Maria (PSTU), 0,09%; Eymael (PSDC), 0,06%; Mauro Iasi (PCB), 0,05%; Rui Costa Pimenta (PCO), 0,01%.

Brumado: Aguiberto agradece a população pelo voto em seus candidatos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) agradeceu ao povo de Brumado pela votação expressiva que os candidatos que estava apoiando receberam. O gestor acreditava na vitória de Rui Costa, candidato ao governo do estado, ainda no primeiro turno. À imprensa local, ele disse que “Rui vai ser o melhor para a nossa terra e vai ganhar já no primeiro turno”. Aguiberto também comemorou a eleição de Erivelton Santana e de Vitor Bonfim, os quais tiveram uma votação muito expressiva na cidade, comprovando o prestígio político do prefeito. O candidato ao Senado, Otto Alencar, também saiu vitorioso. “Quero aproveitar esse momento tão especial para Brumado, em que as nossas esperanças estão renovadas com as vitórias de Rui Costa, Erivelton Santa e Vitor Bonfim, para agradecer a nossa população pelo apoio que nos deu, votando em nossos candidatos. Obrigado a todos vocês e podem ter a certeza de que a nossa cidade vai ficar cada vez melhor”, garantiu.

Direção do PCdoB agradece população de Brumado pelo voto no deputado federal Daniel Almeida Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato a deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) obteve 3910 votos, sendo o segundo mais votado no município e eleito com mais de 135 mil votos. A direção do partido e os vereadores Édio Pereira (PCdoB) e Agno Meira (PCdoB) agradeceram a população pela expressiva votação. “Reafirmamos o nosso compromisso com Brumado tendo a certeza de que o deputado Daniel Almeida continuará direcionando significativos recursos para o nosso município, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população. Agora, depois da expressiva vitória do nosso governador Rui Costa, vamos todos juntos trabalhar para a reeleição da presidente Dilma. Muito, mais muito obrigado Brumado”, disseram.

Otto Alencar, do PSD, é eleito senador da Bahia Foto: Henrique Mendes/G1

Otto Alencar, do PSD, foi eleito neste domingo (5) senador pela Bahia para os próximos oito anos. Com 100% das urnas apuradas, Otto teve 3.341.111 votos, o que corresponde a 55,88% dos votos válidos, contra 2.064.951 de Geddel Vieira Lima (PMDB), ou 34,54% do total. "As pessoas têm que ter meta e a minha meta era essa mesmo. Eu quero dizer ao povo baiano que vou trabalhar com muita força, com muita intensidade para corresponder à expectativa no senado da república", disse Otto Alencar após ser eleito senador pela Bahia.Otto Roberto Mendonça de Alencar, de 67 anos, é natural de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. Estudou em Salvador, no Colégio 2 de Julho, e depois cursou medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 1973, entrou para a Secretaria de Saúde da Bahia. Trabalhou para o Hospital Getúlio Vargas, no Centro Industrial de Aratu, como médico do trabalho, e foi professor universitário pela UFBA. Concorreu ao cargo de vice-prefeito em 1985, na chapa de Edvaldo Britto.Em 1986, Alencar foi eleito deputado estadual por três mandatos, pelo PTB. Foi secretário de Saúde entre os anos 1990 e 1994, no governo de Antônio Carlos Magalhães (ACM). Foi governador da Bahia entre abril e dezembro de 2002, com a renúncia de César Borges. Migrou de grupo político, assumindo como vice-governador e secretário de Infraestrutura no governo de Jaques Wagner. As informações são do G1.

Rui Costa é eleito no primeiro turno governador da Bahia Foto: Manu Dias

Com mais de 54% dos votos válidos, o candidato Rui Costa foi eleito governador da Bahia no primeiro turno, para o período 2015-2018. A chapa majoritária, formada por Rui, pelo candidato a vice, João Leão, e pelo senador eleito Otto Alencar, foi recebida no Palácio de Ondina pelo governador Jaques Wagner, secretários de Estado, amigos, correligionários e outros convidados, por volta das 20h deste domingo (5). “Quero em primeiro lugar parabenizar a Rui, João Leão e Otto por esta vitória sigificativa, agora no primeiro turno. Minha primeira palavra é de gratidão pelo povo baiano, pelo reconhecimento do trabalho que a gente fez em oito anos e que foi coroado com a eleição de Rui Costa e João Leão para continuar comandando os destinos do nosso Estado, e de Otto Alencar para nos representar no Senado”, afirmou o governador em entrevista coletiva. Wagner disse ainda que agora vai trabalhar para concluir com alegria o trabalho, até o final de dezembro. “Todos os três foram competentes, dedicados, andaram os quatro cantos da Bahia. Parabéns”.

Caculé: Luciano Ribeiro é eleito deputado estadual com mais de 40 mil votos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), já está comemorando a sua vitória com mais de 40 mil votos. Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, Ribeiro agradeceu o apoio recebido de todos os municípios em que foi votado com expressiva votação. O democrata enalteceu o apoio recebido do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), principal articulador de sua candidatura. “Ao meu amigo Neto, o meu muito obrigado pela consideração e apoio político”, disse. Ribeiro não esqueceu de sua terra natal, Caculé, que lhe concedeu uma expressiva votação conquistando mais de 7.500 votos na cidade. “Agradeço aos moradores de minha terra natal, Caculé, pela confiança em mim depositada e por sempre confiar em meu trabalho. Ao povo baiano, o meu agradecimento pela votação recebida, na certeza de que serei um verdadeiro representante dos interesses da população na Assembleia Legislativa”, declarou. Luciano ainda ressaltou a importância do atual prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), na conquista de apoios na Bahia.   

Eleições 2014: Começa a apuração dos votos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As primeiras mídias das urnas eletrônicas começaram a chegar ao Fórum Eleitoral da 90ª Zona Eleitoral de Brumado por volta das 17h40. As primeiras urnas a serem apuradas foram as do maior colégio eleitoral do município, o Colégio Estadual de Brumado. Nas primeiras parciais apresentadas, o candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), aparece à frente do democrata Paulo Souto. Para o senado, Otto Alencar consegue uma boa vantagem sobre Geddel Vieira Lima. Na luta por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado, o candidato do PSB, Emanuel Araújo Lima, o Manelão, aparece com mais de 2 mil dos votos apurados no município. É grande a movimentação no Fórum Eleitoral local, onde os eleitores acompanham passo a passo as parciais de apuração.  

Arquivo