Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Guanambi: Obras de ampliação do saguão do aeroporto são iniciadas Foto: Bonny Silva

Com previsão de ser concluída em seis meses, a reforma do saguão do aeroporto da cidade de Guanambi teve início. A obra será realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Caixa Econômica Federal e com o município. Serão utilizados recursos no valor de R$ 604.288,32. De acordo com o radialista Bonny Silva, a ampliação visa modernizar o aeroporto local e possibilitar voos regulares de Guanambi para diversos lugares do país. Segundo a prefeitura, a obra é indispensável, tendo em vista que a cidade e região possuem uma população de quase um milhão de habitantes, com uma localização geográfica favorável.

Jaguaquara: PM é preso por abusar sexualmente da filha de 15 anos Foto: Reprodução

Em Jaguaquara, um policial militar foi preso suspeito de abusar sexualmente da filha de 15 anos. Os abusos aconteciam há três anos. Segundo a Delegacia Territorial, após ser ameaçada, a vítima contou para a família, que fez a denúncia ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). O homem foi preso na noite de quarta-feira (9), em sua casa. Em depoimento, a vítima revelou à polícia que o pai a ameaçava de morte caso contasse para alguém sobre os abusos. Ela também revelou que ele a proibia de ter namorados e amigos. Ele foi conduzido ao Batalhão de Choque, em Salvador, onde fica à disposição da Justiça. As informações são do G1.

16ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas apresenta novo site Foto: Reprodução

Em sua 16ª edição, a Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas está cada vez mais moderna e antenada aos recursos digitais. O organizador do evento, Alecarlos Pires, anunciou que o novo site da corrida já está no ar. Desenvolvido especialmente para esta edição, o endereço possui layout renovado e já está pronto para receber as visitas e inscrições dos interessados em participar do desafio, que ocorrerá no dia 14 de setembro deste ano. Acesse www.corridaecologica.com.br e confira notícias voltadas ao mundo dos ciclistas, curiosidades, dicas para ciclistas profissionais e amadores, e fotos e matérias das corridas anteriores. Aproveite e também garanta a sua vaga na 16ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas. A etapa, que contará com a presença da Federação Baiana de Ciclismo, é válida pelo ranking brasileiro de ciclismo (Speed). O evento é uma realização do Shopping Byke.

Brumado: SMTT rebate críticas sobre mudanças na sinalização e aponta que cidade cresceu desordenada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após ser questionada quanto à implantação de novas placas de sinalização no trânsito local, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Brumado (SMTT) se pronunciou ao site Brumado Notícias justificando que as mudanças são necessárias. O superintendente Clidemar Amorim explicou a nossa reportagem que o órgão está apenas fazendo correções de placas que estavam irregulares e, segundo ele, as mudanças na sinalização dizem respeito à resolução 180. Para Amorim, o município está colhendo frutos da falta de planejamento na infraestrutura local. “Quando começaram a surgir ruas em Brumado, o veículo era a carroça e os gestores não visualizaram o progresso do município. Com isso, a cidade paga atualmente pela falta de um plano piloto de urbanização, que provocou o crescimento desordenado da cidade com vias públicas irregulares e sinalização precária para a nossa atualidade”, argumentou o superintendente. 

Brumado: SMTT rebate críticas sobre mudanças na sinalização e aponta que cidade cresceu desordenada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quanto à falta de atenção à acessibilidade por conta das instalações das novas placas de sinalização, Amorim explicou que os próprios munícipes construíram e obstruíram as calçadas sem pensar nos portadores de deficiência. Clidemar disse ainda que por causa de calçadas estreitas falta espaço adequado para a sinalização. “Nos preocupamos com os cadeirantes, mas venhamos e convenhamos que 85% das calçadas em Brumado não oferecem acessibilidade, e nem espaço adequado para a sinalização. Com o crescimento da frota de veículos e do trânsito na cidade, é necessário a organização no trânsito e isso se faz através da sinalização”, concluiu Clidemar.

Brumado: Municípios são instruídos a cumprir o piso nacional dos agentes comunitários de saúde Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além de Brumado, mais seis municípios da região estiveram representados na manhã dessa quinta-feira (10), na Câmara de Vereadores do município, onde foram orientados pela presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), Ruth Brilhante, com relação à luta da classe pelo cumprimento do piso nacional da categoria. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a presidente informou que, após a sanção da presidente Dilma Rousseff (PT), os municípios terão de cumprir tal legislação. Segundo Brilhante, sua visita ao município de Brumado tem por objetivo explicar as lideranças locais e agentes comunitários de saúde como proceder diante da sanção frente aos gestores, uma vez que sua aplicação é imediata. Para se adequar a nova realidade, as lideranças e agentes comunitários do município estão sendo instruídos através de uma consultoria jurídica. A assessora jurídica Elaine Alves, da CONACS, falou a nossa reportagem que a consultoria jurídica visa treinar os agentes de saúde no processo de negociação e implantação da lei, que regulamenta o piso nacional salarial da categoria e define o plano de carreira. Além disso, a assessoria também tem a finalidade de confeccionar o projeto que será apresentado pela categoria como proposta ao município.

Luís Eduardo Magalhães: Grupo explode caixa eletrônico do Banco do Brasil Foto: Blog do Sigi Vilares

Oito homens fortemente armados e encapuzados arrombaram um supermercado localizado no centro da cidade de Luís Eduardo Magalhães (LEM), no oeste baiano, e explodiram o caixa eletrônico do Banco do Brasil. A ação aconteceu por volta das 4h da madrugada de hoje (10). Segundo informações da polícia, os criminosos fugiram com o dinheiro pela BR-242 em duas caminhonetes Hilux, no sentido de Tocantins. Durante a fuga, os bandidos abandonaram um dos veículos, que foi incendiado próximo ao Distrito Industrial de LEM. No supermercado, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado encontrou uma bolsa com materiais utilizados pelo grupo na ação. No total, foram apreendidos explosivos, 177 munições de fuzil 556 e três carregadores. Policiais civis e militares da região estão em diligências na tentativa de localizar e prender a quadrilha. O valor roubado não foi divulgado.

Polícia Federal realiza maior apreensão de cocaína da região Nordeste na Bahia Foto: Edilson Lima | Ag. A TARDE

Ontem (09), a Polícia Federal (PF) realizou a maior apreensão de cocaína da região Nordeste. 761 kg de cocaína e 130 kg de maconha foram encontrados enterrados em uma casa em Imbassahy, no município de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com o Jornal A Tarde, durante a ação, um casal foi preso acusado de tráfico de drogas. Ambos foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Salvador, onde foi lavrado o flagrante. O chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal, Leonardo Rodrigues, disse hoje (10) em entrevista coletiva que, além do material, quatro carros também foram apreendidos. A identidade dos detidos não foi revelada. A polícia realiza busca por outras pessoas envolvidas com o tráfico de drogas.

Brumado: Alessandro Lôbo solicita instalação de exaustores em área da feira livre Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Preocupado com o bem estar dos trabalhadores do mercado livre, em Brumado, o vereador Alessandro Lôbo (PSL) realizou indicação solicitando ao prefeito municipal a instalação de exaustores de ar na nova cobertura da feira livre. O parlamentar justificou o pedido ressaltando que, com a implantação de um novo telhado no local, a instalação de exaustores de ar passou a ser uma necessidade para que a massa de ar quente possa ser renovada, proporcionando uma temperatura mais amena na área. “A feira livre e os comércios existentes no local, principalmente bares e restaurantes, recebem um grande fluxo de pessoas e a colocação de exaustores irá oferecer maior conforto para os feirantes, comerciante e a todos que frequentam o local, quer seja para fazer as compras ou realizar refeições”, frisou Lôbo.  

Brumado: Onze agentes aguardam capacitação para atuar no trânsito local Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mesmo com um efetivo reduzido, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado possui onze agentes de trânsito parados na sede do órgão. Embora tenham passado pelas etapas preparatórias de responsabilidade da prefeitura, os profissionais ainda não podem atuar nas vias públicas, pois não estão capacitados. A SMTT está aguardando uma resposta da Escola Pública de Trânsito (EPTRAN), de Salvador, para deslocar os instrutores da capital a fim de promover a capacitação dos agentes brumadenses. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o maior impedimento estaria na parte burocrática de responsabilidade do setor administrativo do estado. O próprio governo do estado não estaria disponibilizando o pagamento de deslocamento e diárias dos instrutores para promover as capacitações no interior, o que pode atrasar ainda mais a liberação dos novos agentes para o município. Estima-se que os aprovados nos exames terão de aguardar no gabinete do órgão até o ano de 2015, quando possivelmente ocorrerá a capacitação.

Galvão Bueno não transmitirá último jogo do Brasil na Copa de 2014 Foto: Reprodução/Rede Globo

O principal locutor esportivo da Rede Globo, Galvão Bueno, não comandará a transmissão do último jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2014. Ele será substituído por Luis Roberto De Mucio, que fará a narração da partida que ocorre neste sábado, às 17h. Ao lado dele, estarão os comentaristas Caio Ribeiro e Juninho Pernambucano, com Renato Marsíglia analisando a arbitragem. A equipe composta por Galvão Bueno, Walter Casagrande, Ronaldo Nazário e Arnaldo Cezar Coelho transmitirá a final entre Alemanha e Argentina, que ocorre no domingo, às 16h.

Brumado: Continua a promoção de ar-condicionado na Suprema

Nesta semana, a promoção na Suprema Sistemas Frigoríficos é de ar-condicionado. Um aparelho Midea Luna 7.500 btus frio 220 volts está custando R$ 729 à prazo e R$ 692,55 à vista. Na loja, um ar-condicionado Midea Vize 9.000 btus frio 220 volts também está em promoção. O aparelho está custando R$ 945 à prazo ou R$ 878,85 à vista. Já um ar-condicionado Midea Vize 12.000 btus frio 220 volts está em promoção por R$ 1.049,00 à prazo e R$ 957,57 à vista. Todas as peças podem ser divididas em até 10 vezes sem juros. Acesse www.supremaice.com.br e confira toda a linha de produtos da Suprema. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para informações sobre os produtos e quantidade em estoque, ligue (77) 3441-1786.

Brumado: Prefeitura inicia reforma na Praça Dr. Nelson Lula Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após 40 anos em que foi construída, a Praça Dr. Nelson Lula, também conhecia como Pracinha do Rotary, em Brumado, será reformada pela primeira vez. O local, que está deteriorado pela ação do tempo e de vândalos, começou a receber atenção da infraestrutura municipal na manhã desta quinta-feira (10), quando as amendoeiras foram podadas para em seguida serem derrubadas. No local, novas árvores serão plantadas. A prefeitura ainda não apresentou o projeto, mas especula-se que a praça terá quiosques, bancos e outros equipamentos seguindo o modelo da atual gestão do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD).

Derrota do Brasil foi o evento esportivo mais comentado na história da internet Foto: Revista Veja

De acordo com o Departamento Digital da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a derrota por 7x1 do Brasil no jogo contra a Alemanha foi o evento esportivo mais comentado nas redes sociais na história da internet. Segundo o órgão, foram 35 milhões de tweets no Twitter e 200 milhões de comentários sobre a disputa no Facebook. A Copa do Mundo no Brasil também é a mais interativa virtualmente. De acordo com a Agência Brasil, a conta da Fifa no Facebook foi acessada 447 milhões de vezes e a plataforma criada pela entidade para usuários assistirem jogos ao vivo e interagirem online atingiu 230 milhões de usuários ao final da fase de grupos. A assessora de comunicação da Fifa, Delia Fisher, informou que o jogo entre a Alemanha e o Brasil teve a maior audiência da história da televisão alemã.

Eduardo Vasconcelos nega que Lídice evite críticas a Jaques Wagner Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista a Rádio Tudo FM, o candidato a vice-governador, Eduardo Vasconcelos (PSB), negou que Lídice da Mata tenha evitado criticar os adversários durante a campanha para governador do estado. Ao lado dela, concorrem ao pleito Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT). Vasconcelos também negou que a candidata evite criticar o atual governador, Jaques Wagner (PT), antes seu parceiro declarado. Para Eduardo, a colega de chapa está se manifestando com clareza e “alto nível”. “Ela tem uma maneira educada, sem agressividade e sabe equacionar suas colocações”, resumiu.

A Mega-sena acumulou e pode pagar cerca de R$ 25 milhões no sábado Foto: Reprodução

A Mega-sena acumulou, nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.615. O sorteio do concurso da Caixa Econômica Federal (CEF) desta quarta-feira (9) foi realizado em Osasco (SP). A quina teve 71 acertadores e cada um vai levar R$ 30.288,72. Já a quadra pagará R$ 538,87 para cada um de seus 5.701 ganhadores. A previsão é de que a Mega-Sena pague R$ 25 milhões no sorteio deste sábado (12), segundo a Caixa. De acordo com a Agência Brasil, a aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) em qualquer uma das 13 mil casas lotéricas do País.

Brumado: Quadrilha rouba moto na Rua Exupério Canguçu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quatro homens armados roubaram a motocicleta de uma mulher que estava ao lado de uma mercearia na Rua Exupério Canguçu, corredor de entrada da BA-148, em Brumado. A vítima disse à polícia que os homens estavam parados sem levantar suspeitas, mas, assim que ela se dirigiu ao veículo, eles se aproximaram e anunciaram o assalto. Após roubar a moto, os quatro fugiram no mesmo veículo. Os investigadores suspeitam que se trata do mesmo grupo que cerca de uma hora antes havia trocado tiros com a polícia militar na BR-030, próximo à subestação da Coelba. Outra suspeita é que o bando roubou a moto apenas para a mesma ser utilizado na fuga.

Brumado: Polícia recupera moto roubada em desmanche Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite da última segunda-feira (07), um jovem foi surpreendido por três elementos na Rua Pedro Alcântara, em Brumado, ao retornar para casa. Armados, os marginais anunciaram o assalto levando a motocicleta da vítima. Seguindo informações anônimas, na manhã desta quarta-feira (09), uma guarnição do pelotão especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) chegou a uma casa abandonada no Bairro Urbis II, onde a motocicleta roubada estava abandonada e sem várias peças. Os policiais recolheram a moto que estava sendo desmanchada e a encaminhou à delegacia para ser periciada. Nenhum suspeito foi encontrado no local. A polícia também não conseguiu coletar informações com os vizinhos da residência, pois eles preferiram o silêncio.

Na próxima quarta-feira (16), às 09h, a prefeitura de Brumado vai realizar uma Licitação Pública na Modalidade Leilão Presencial e Online, no galpão do local, que fica situado na Rua Francisco Gomes Xavier Pires, 193. O leilão é destinado à Alienação de Bens Móveis Inservíveis. A licitação será regida pela Lei Federal nº 8.666/93. Os interessados devem se informar sobre as regras do evento junto à Comissão Permanente de Licitação, que atenderá diariamente nos dias úteis das 08h às 12h na sede da prefeitura, pelo telefone (77) 3441-8781, ou com o leiloeiro oficial, Rudival Almeida Gomes Júnior, cujo escritório está localizado na Avenida Tancredo Neves, 620, sala 812, Edifício Centro Empresarial Mundo Plaza, Caminho das Árvores, em Salvador. Serão oferecidos 38 lotes de bens móveis de propriedade do município, entre os quais veículos automotores, sucatas, máquinas e equipamentos. Os objetos poderão ser examinados nos dias 14 e 15 de julho.

Ibiassucê: Concurso Público tem provas suspensas por tempo indeterminado

Na última segunda-feira (07), a empresa organizadora do concurso público de Ibiassucê divulgou que as provas, que seriam aplicadas no próximo dia 03 de agosto, foram suspensas e não há data definida para sua realização. Quase dois mil candidatos haviam se inscrito para o processo seletivo. A empresa destacou que a decisão partiu da prefeitura municipal, por meio da Comissão Fiscalizadora do Concurso, que decidiu “aguardar a solução das pendências e, se houver necessidade de retificação do edital visando o prosseguimento do concurso, será fixada nova data para as próximas etapas”. 105 vagas estavam sendo oferecidas, entre as quais para área de Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Professor (Nível I, II e III), Agente Administrativo, Técnico em Enfermagem e Motorista. Os salários variam de R$ 725 a R$ 2mil. Segundo a organizadora, a nova data das provas deverá ser fixada com antecedência mínima de 30 dias, mediante publicação de edital na imprensa oficial e no site de divulgação do certame.

SUS vacina 84% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe

Mais de 41,7 milhões de pessoas foram imunizadas desde o início da campanha de vacinação contra a gripe no dia 22 de abril. De acordo com o Ministério da Saúde, o número é o equivalente a 84% do público-alvo, que se constitui de crianças de 6 meses a 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres com até 45 dias de pós-parto, população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. A meta era vacinar 80% deste público, o equivalente a 49,6 milhões de pessoas. A Bahia não atingiu a meta de vacinação, com imunização de 79,67% do público-alvo nesta etapa. Segundo o ministério, a continuidade da vacinação vai depender de cada estado. A vacina só é contraindicada para pessoas que têm alergia a ovo. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Argentina vence Holanda nos pênaltis e está na final da copa Foto: AFP Photo/Nelson Almeida

Aparentemente, a segunda semifinal da Copa do Mundo de 2014 teve como influência direta a pífia atuação da seleção brasileira contra a Alemanha, quando foi humilhada ao levar goleada por 7 a 1 no Mineirão. Nem Holanda nem Argentina se arriscaram durante os 120 minutos de jogo desta quarta-feira, no Itaquerão, dando a entender que preferiam evitar entrar para a história das Copas de forma negativa do que conquistando a vaga na final com futebol ofensivo. O resultado foi um jogo fraco tecnicamente, sem grandes momentos de emoção, e que só foi decidido nos pênaltis. Após o 0 a 0, Messi abriu a série Argentina com gol. E aquele que já foi eleito quatro vezes o melhor do mundo terá a chance de, enfim ganhar uma Copa, e logo na casa do principal rival de sua seleção. Vitória da Argentina por 4 a 2 nas cobranças e vaga na decisão. A Copa terá um duelo entre América do Sul e Europa em seu jogo final. Os sul-americanos, com a Argentina, buscarão empatar o número de conquistas em 10 a 10; os europeus, com a Alemanha, tentarão se consolidar como os maiores campeões. O Maracanã, assim como em 1950, será o palco da decisão – a partir das 16h do próximo domingo. Ou o mundo terá o carrasco do Brasil como campeão, ou uma seleção azul celeste. De qualquer maneira, 64 anos depois, a história terá contornos iguais. E a consagração de uma geração formada há oito anos ou do melhor jogador da última década. As informações são do Uol Esporte.

Federação e jogadores alemães enviam mensagens a brasileiros Foto: Francois Xavier Marit/AP ©

Um dia depois de vencer a seleção brasileira pelo incrível placar de 7x1, a Confederação Alemã de Futebol publicou, em sua página no Facebook, uma mensagem direcionada a todos os brasileiros. Os alemães agradeceram a recepção que tiveram no país e demonstraram respeito e solidariedade com os brasileiros. "Desde 2006 sabemos como é doloroso perder uma semifinal no próprio país", disseram, relembrando a Copa do Mundo que foi realizada no país há oito anos. "Desejamos tudo de bom e o melhor para o futuro para vocês", completaram. Jogadores da seleção também se manifestaram nas redes sociais. "Vocês têm um país maravilhoso, um povo fantástico e jogadores incríveis. Esse jogo não pode destruir seu orgulho!”, escreveu Mesut Özil. Já o atacante Lukas Podolski usou sua conta no Instagram para se dirigir ao povo brasileiro demonstrando muito respeito pela camisa verde e amarela. "Respeite a Amarelinha com sua história e tradição, o mundo do futebol deve muito ao futebol brasileiro, que é e sempre será o país do futebol", disse Podolski.

Lagoa Real: Justiça Eleitoral julga improcedente processo contra o prefeito Zezinho Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, e seu vice, Santo Batista de Almeida (PSD), obtiveram na 63ª Zona Eleitoral de Caetité uma decisão favorável do juiz José Eduardo das Neves Brito quanto a uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) movida pelo candidato derrotado nas eleições 2012, Pedro Cardoso Castro (PMDB). Na ação, o peemedebista almejava a desconstituição dos mandatos de Zezinho e Santo Batista aos cargos de prefeito e vice, respectivamente, por alegada prática de abuso de poder econômico, político e de autoridade, além de captação ilícita de sufrágio durante as últimas eleições. “Julgo totalmente improcedentes os pedidos formulados nos autos dos processos n° 223-91.2012.6.05.0063, 182-27.2012.6.05.0063 e 222-09.2012.6.05.0063, mantendo os acionados, por lógica consequência, nos cargos para os quais foram eleitos no ano de 2012”, sentenciou o magistrado. O Ministério Público Eleitoral (MPE) de Caetité manifestou pela improcedência da ação.

Brumado: Karatecas vão à Câmara pedir apoio para disputar final do campeonato baiano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Sensei de Karatê Shotokan Tradicional, Arlen Andrade Santos, e jovens karatecas de Brumado usaram a tribuna livre da Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (07) a fim de apresentar aos parlamentares os trabalhos que vêm sendo realizados pela Associação de Karatê Tradicional no município. A instituição já colheu como resultado deste trabalho o título de campeão da XI Copa SESC e ASKA Sudoeste de Karatê-Dô Tradicional, eventos promovidos no ano passado na cidade de Vitória da Conquista. Os karatecas agradeceram ao parlamento e a secretaria municipal de esportes o apoio recebido. O próximo desafio do Sensei com seus jovens aprendizes será no dia 25 de julho, na capital do estado, quando a associação vai disputar a final do campeonato baiano de Karatê. “Reforçamos nosso apelo de apoio a essa casa legislativa e ao executivo municipal, assim como ao comércio local, para que possamos mais uma vez defender o nome da nossa cidade em uma disputa estadual”, disse o Sensei.

Arquivo