Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Rede de Farmácias Ultra Econômica vai inaugurar filial em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo domingo (17), uma filial da rede de farmácias Ultra Econômica será inaugurada em Brumado. Com uma proposta diferenciada, a Ultra Econômica oferece em um ambiente moderno os menores preços do mercado. Integrada à Rede de Farmácias que mais cresce na Bahia, a Ultra Econômica promete trazer para o município preços imbatíveis, tal como diz o slogan “Ninguém, ninguém vende mais barato”. A farmácia entra no mercado brumadense com um amplo portfólio de serviços. A inauguração acontecerá no domingo (17), a partir das 09h, na Rua Coronel Tibério Meira, 206. Na ocasião, haverá várias promoções e sorteios de brindes.

CDL de Brumado realiza palestra para associados nesta quinta (14) Foto: Divulgação

A FIEB, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Vitória da Conquista, está com um projeto em curso para a constituição de uma Rede Associativa multissetorial em Brumado. O projeto é um modelo de parceria entre micro e pequenas empresas, que tem ganhado cada vez mais força em todo o Brasil. O objetivo da rede é torná-las mais competitivas e lucrativas. O tema está sendo apresentado a empresários de Brumado. A FIEB também quer o apoio da prefeitura e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No próximo dia 14 de agosto, às 19h, uma reunião acontecerá na sede da CDL a fim de discutir o projeto. Todos os associados estão convidados a participar da discussão. A FIEB considera a Rede Associativa uma excelente oportunidade para que comerciantes, industriais e prestadores de serviço do município deem um salto à frente e mantenham-se alinhados com a tendência de cooperação e trabalho em rede. O evento é uma parceria com a CDL local e não haverá custos para os associados.

Brumado: Carros com propagandas eleitorais causam lentidão no trânsito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dezenas de carros de som circulam pelas ruas de Brumado movimentando as campanhas eleitorais em curso. Embora o momento seja propício para os proprietários dos veículos de propaganda volante, a população tem reclamado do incômodo causado neste período eleitoral. “Além da poluição sonora, esses carros que trafegam em marcha lenta acabam causando lentidão no trânsito, o que irrita os demais condutores”, comentou o motorista Hemerson Alves ao site Brumado Notícias. “Penso que os candidatos devem ser divulgados, mas a fiscalização eleitoral deve cobrar mais organização e respeito desses candidatos em suas campanhas”, argumentou outro motorista a nossa reportagem. Para outros condutores, já passou da hora de ser feita uma blitz medindo os decibéis utilizados nos carros de propaganda.

Eleições 2014: Gilson Dias convida população para lançamento de candidatura Foto: Divulgação

O candidato a deputado estadual, Gilson Dias (PV), fará o lançamento de sua candidatura e a inauguração do comitê de campanha na próxima sexta-feira (15). O evento terá início às 19h, na Rua Teodora da Silva Leite, 314. Estarão presentes na ocasião o candidato a deputado federal, Ivanílson Gomes (PV), a vice-prefeita de Salvador e candidata a vice-presidente do PV, Célia Sacramento, o presidente estadual do PV e prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, e o vice-presidente nacional do PV, Edson Duarte. Além do evento, haverá uma carreata em direção ao comitê.

Conquista: Obras do novo aeroporto seguem cronograma de execução Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

A obra de construção do novo aeroporto da cidade de Vitória da Conquista segue o cronograma de execução. A previsão é de que a obra seja entregue em 2016. Na manhã de hoje (13), uma comitiva composta pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, o diretor de terminais da Seinfra, Denisson Oliveira, e o diretor do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, esteve no canteiro de obras. Para Cavalcanti, as obras seguem em ritmo acelerado. “Já estamos com toda a área da pista desmatada, com o serviço de terraplanagem avançada e previsão para o início da pavimentação da pista para o final de setembro”. A obra está orçada em 60,3 milhões. O futuro terminal aeroportuário terá uma pista de pouso e decolagem com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, e área total de seis milhões de metros quadrados.

CONTINUE LENDO
Ele estava cheio de sonhos, disse Marina Silva sobre Campos Foto: Reprodução/Rede Globo

Visivelmente abatida, a candidata à vice-presidência na chapa de Eduardo Campos, Marina Silva, falou em Santos (SP) pela primeira vez sobre a morte do político. “Essa é sem sobra de dúvida uma tragédia que nos impõe luto e profunda tristeza”, disse Marina.  “Durante esses dez meses de convivência, aprendi a admirá-lo, a confiar em suas atitudes e ideais de vida”, disse a ex-senador. Marina juntou-se a Campos depois de concorrer à presidência, em 2010, pelo Partido Verde (PV), Marina Silva tentou criar uma nova sigla, o Rede Sustentabilidade, mas não conseguiu o registro na Justiça Eleitoral. Filiou-se, então, ao PSB, e incorporou ao programa de governo os princípios da sustentabilidade e defesa do meio ambiente. “A imagem que quero guardar dele foi da nossa despedida de ontem cheio  de alegria, cheio de esperança”. Marina Silva fez um pronunciamento breve e não conversou com jornalistas. O futuro político da chapa Unidos pelo Brasil não foi mencionado. As informações são da Agência Brasil.

Livramento de Nossa Senhora: Gerente de ótica desaparece sem deixar pistas Foto: Divulgação

O gerente de uma ótica, da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, Sivanildo Rodrigues Pereira, está desaparecido desde às 15h30 de ontem (12). Segundo familiares, ele saiu de casa com seu veículo, um Fox branco, placa policial OLC 3181, em direção ao trabalho, mas não chegou lá. Sivanildo estava com o uniforme da ótica, uma camisa branca e uma calça cinza. Quem tiver informações sobre o paradeiro do gerente, pode entrar em contato através dos números (77) 8102-5896, (77) 3444-2414 ou (77) 3441-1627.

Brumado: Prazo para apresentação de jovens no Tiro de Guerra termina dia 21 de agosto Foto: Divulgação

Os jovens que realizaram o alistamento na Junta do Serviço Militar de Brumado e que não se apresentaram na data prevista para seleção no Tiro de Guerra poderão se apresentar até o dia 21 de agosto, das 07h às 09h. Segundo o chefe de instrução, Jean Carlo, o cidadão que não estiver em dia com o Serviço Militar não poderá, entre outros, obter passaporte ou prorrogação de sua validade; trabalhar com carteira assinada; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; e inscrever-se em concurso para provimento de cargo público. O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) será fornecido ao cidadão que passar por todas as etapas da seleção, que são: Teste de Seleção Inicial (TSI), entrevista, exame médico e apresentação. Os jovens da zona rural deverão comparecer munidos de comprovante de endereço. Em caso de não comprovação, o jovem terá que passar por todas as etapas de seleção, além de pagar multa.

Brumado: Prefeito decreta luto de três dias pela morte de Eduardo Campos Foto: Divulgação

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), decretou luto oficial de três dias pela morte do candidato à presidência da república, Eduardo Campos. Por telefone ao site Brumado Notícias, o prefeito falou sobre seus sentimentos diante da fatalidade. “Não só o meio político, mas todo país perdeu um grande estadista. A morte de Eduardo Campos comoveu não só o meio político, mas todos os brasileiros. Suas propostas de governo faziam parte dos interesses da nação brasileira, que poderão ser aproveitadas por qualquer candidato que venha a vencer as próximas eleições. Fiquei triste ao saber do acontecido e por conta disso anunciei o decreto de três dias de luto no município, onde a bandeira nacional estará hasteada a meio mastro”.

Brumado: Vereador Édio Pereira cobra do Executivo reajuste dos professores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em contato com o site Brumado Notícias, o vereador Édio Pereira (PCdoB) disse que já solicitou ao executivo municipal o encaminhamento à Câmara Municipal do projeto de lei que concede reajuste salarial aos professores do município, cuja data-base é 1º de maio. Segundo o vereador, o governo federal divulgou o reajuste do Fundeb desde o mês de janeiro e, para ele, já houve tempo suficiente para que o poder executivo tenha uma definição em relação ao assunto. “Mesmo com o arrocho salarial a que estão submetidos, não podemos esquecer que os profissionais da educação são os principais responsáveis pela evolução da educação no município, que alcança a 4ª colocação no índice do IDEB”, disse Pereira. O parlamentar ainda cobra transparência da administração municipal quanto à situação financeira do município, especificamente no que se refere ao índice que serve de parâmetro para correção dos salários dos servidores. “Transparência é uma obrigação legal de qualquer administração pública”, finalizou o vereador.

Brumado: Polícia reforça segurança durante enterro de Xinha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O enterro de Renan Correia da Silva, o Xinha, acusado de promover vários assaltos em Brumado aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), no Cemitério Jardim Santa Inês. O jovem morreu em confronto com a polícia na noite da última segunda-feira (11). Em razão de boatos de que iriam acontecer várias confusões durante e após o sepultamento, guarnições da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, da Cipe/Sudoeste-Caesg, do Tático Operacional Rodoviário (TOR) e da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária montaram um forte esquema de segurança pelas ruas por onde passou o cortejo fúnebre. Com a presença da polícia, nenhuma irregularidade foi registrada, mas, mesmo assim, os populares ficaram bastante apreensivos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, durante o sepultamento, amigos de Xinha pronunciaram palavras de ordem em sua homenagem.

Brumado: Polícia reforça segurança durante enterro de Xinha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
PSB poderá escolher novo candidato à Presidência em até 10 dias

Com a morte de Eduardo Campos nesta quarta-feira (13) em um acidente de avião, o PSB poderá escolher em até 10 dias um novo nome para concorrer à Presidência da República pelo partido. De acordo com a legislação eleitoral, é “facultado ao partido ou coligação substituir candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o término final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado”. Ainda conforme a lei, o registro do novo candidato precisa ocorrer até 10 dias depois do fato que deu origem à substituição. De acordo com dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ouvidos pelo G1, a Executiva do PSB deverá se reunir para escolher o substituto e apresentar o novo registro à Corte. “O partido convoca uma convenção e pode substituir o candidato em 10 dias contados de hoje”, disse o ministro do TSE João Otávio de Noronha, que também lamentou a morte de Campos. “É uma tragédia”, afirmou.

Em dez anos, PIB de Vitória da Conquista cresceu mais de 340% Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo dados da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (SICM), o número de empresas de pequeno, médio e grande porte instaladas no interior aumentou 150% entre os anos de 2007 e 2010. Cerca de 30 municípios despontam como os mais promissores, dentre os quais Vitória da Conquista, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães e Eunápolis. Em dez anos, o PIB de Vitória da Conquista cresceu mais de 340%. Em 2013, o PIB foi de mais de R$ 4 bilhões na cidade, que é considerada a sexta maior economia do estado. A população do município é a terceira maior da Bahia. O comércio local é um setor forte, com grande número de empresas que se instalaram na cidade nos últimos anos. O comércio abrange todo o centro-sul da Bahia, além do norte de Minas Gerais, influenciando uma população aproximada de 2 milhões de pessoas. Na indústria, diversas empresas se destacam. Grandes obras de infraestrutura, como o novo aeroporto e a Barragem do Rio Pardo, também estão sendo concretizadas. As informações são da Jornalista Aline Luz/Blog do Rodrigo Ferraz.

Eduardo Vasconcelos está chocado com a morte de Eduardo Campos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Candidato à vice-governador do estado na chapa encabeçada por Lídice da Mata, Eduardo Vasconcelos declarou por telefone ao site Brumado Notícias que está chocado com a morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB). Vasconcelos recepcionaria Campos em Brumado para uma caminhada de campanha no próximo dia 28 de agosto. Ele estava empolgado com a campanha que vinha sendo realizada com o diretório do partido no estado. “Estou muito chocado; uma tragédia que me tirou o chão e que marca duramente a história de um período eleitoral em nosso país. O Brasil perde uma de suas maiores representações políticas, que poderia dar um novo sentido à administração da Federação”, disse. Vasconcelos cancelou toda a agenda do partido que seria realizada no município, nos próximos dias, entre as quais uma caminhada que estava marcada para a noite de hoje. O ex-prefeito já marcou passagem para a capital baiana, de onde seguirá para o estado de Pernambuco, terra de Eduardo Campos.

Morre Eduardo Campos, candidato à Presidência, em acidente aéreo Foto: Reprodução

O candidato à presidência, Eduardo Campos (PSB), está entre os mortos de um acidente aéreo que aconteceu na cidade de Santos. O comitê de campanha do candidato confirmou a morte. O presidenciável estava à bordo de um jato particular. A mulher e o filho do candidato não estavam a bordo do avião. Ele era casado com Renata Campos, com quem teve cinco filhos. Campos tinha 49 anos e morreu no mesmo dia que seu avô, Miguel Arraes, que também foi governador de Pernambuco. Arraes morreu de infecção generalizada em 13 de agosto de 2005.

Aeronave que caiu em Santos levava o candidato a presidente Eduardo Campos Foto: Reprodução

O candidato à presidência da república, Eduardo Campos (PSB), teria sofrido um acidente aéreo segundo informações preliminares. O ex-governador de Pernambuco estaria à bordo de um jato privado, que caiu em uma área residencial do Bairro do Boqueirão, na cidade de Santos, em São Paulo. Diversas agências de notícias estão comunicando o falecimento do candidato, porém o fato ainda não foi confirmado oficialmente.

Aeronave que caiu em Santos levava o candidato a presidente Eduardo Campos Foto: Futura Press
Brumado: Polícia intercepta mensagem em que mulher incita incêndio à delegacia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Investigadores da polícia civil de Brumado tiveram acesso a uma gravação de voz em que uma mulher estaria incitando populares a cometer práticas violentas no município. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, na mensagem a mulher faz um desabafo cobrando justiça pela morte dos quatro rapazes acusados de diversos assaltos. Os jovens foram mortos durante operação da polícia militar na noite da última segunda-feira (11), em um motel localizado à margem do anel rodoviário, na BR-030. De acordo com os investigadores, a mulher fala sobre o incêndio a um ônibus escolar e incita o grupo a incendiar a delegacia local. A suspeita foi detida e encaminhada para prestar os devidos esclarecimentos. O celular com as mensagens será periciado. Se confirmadas as suspeitas, a mulher poderá ser indiciada por incitação à baderna e destruição de bens públicos.

“O PT entregará o país pior do que recebeu”, diz Campos em entrevista ao Jornal Nacional Foto: Reprodução/Rede Globo

O candidato à presidência da república, Eduardo Campos (PSB), esteve no Jornal Nacional na noite de terça-feira (12). Durante a entrevista, Campos declarou que “o atual governo [PT] entregará o país pior do que recebeu”. Sobre o assunto, ele fez uma comparação entre o cenário atual do país com os resultados da seleção no futebol. “O Brasil parou, nós estamos perdendo não é só no campo de futebol, na economia, nós estamos perdendo de 7 a 1. A inflação está já em 7 (%) e o crescimento está abaixo de 1 (%)”, destacou. Caso eleito, o ex-governador de Pernambuco garantiu o aumento das escolas em tempo integral, passe livre para estudantes e a redução da inflação atual para 4% até 2016. Para o socialista, para retomar o crescimento do país é preciso responsabilidade fiscal e melhoria da qualidade de vida da população. Segundo Campos, a presidente Dilma Rousseff estaria guardando apenas para o final do seu mandato diversos aumentos, a exemplo da energia elétrica.

Brumado: Kabana Natural lança serviço de delivery online Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Agora, o Kabana Natural tem serviço de delivery online. Isso mesmo! Em parceria com o Apetite Online, o Kabana lança o serviço, que pode ser utilizado através de celulares, tablets e computadores. Para fazer o pedido é só acessar o endereço apetiteonline.com.br. No site, você pode conferir o cardápio, fazer o pedido na hora que desejar e acompanhar o andamento do mesmo desde o preparo até a entrega em sua casa. Muito mais comodidade e satisfação. O Kabana está sempre inovando na busca por melhor atender os seus clientes. Acesse agora mesmo o apetiteonline.com.br e faça o seu pedido. O Kabana Natural 01 fica localizado na Praça Coronel Zeca Leite, ao lado do Subway; já o Kabana Natural 02 situa-se na Rua Coronel Tibério Meira, próximo à Madeireira Real, no centro da cidade. No Kabana o natural é mais saudável.

Brumado: Aulas são suspensas na Escola Ayrton Viana após incêndio a ônibus Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Escola Ayrton Viana, localizada no Bairro Baraúnas, amanheceu de portas fechadas nesta quarta-feira (13). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, as aulas teriam sido suspensas por tempo indeterminado após bandidos terem colocado fogo em um ônibus do programa Caminho da Escola, que atende à prefeitura de Brumado. O coletivo estava estacionado próximo à unidade de ensino, aguardando alunos da comunidade de Cristalândia. A polícia acredita que o incêndio tenha sido uma represália por conta dos quatro bandidos mortos em confronto policial em um motel da cidade. Após a ocorrência, a escola estaria sofrendo ameaças de um novo incêndio. A população do bairro está bastante assustada.

Bahia: Decreto garante 30% das vagas de concursos públicos à população negra Foto: Reprodução

De acordo com decreto do governador Jaques Wagner (PT), os concursos públicos promovidos pela Administração Pública direta e indireta do Estado da Bahia deverão reservar 30% das vagas oferecidas à população negra. O documento regulamenta a cota mínima em concursos públicos e processos seletivos simplificados. Os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição podem concorrer às vagas reservadas nos certames realizados a partir da data de publicação. A reserva vale para concursos e seleções que ofereçam três ou mais vagas conforme o edital, que deve informar expressamente o número de vagas existentes e o total correspondente à reserva destinada à população negra. O direito às vagas reservadas é facultativo. No caso de negros com deficiência, é possível concorrer concomitantemente para ambas as reservas garantidas por lei. Em casos de declarações comprovadamente falsas, o candidato pode ser eliminado do concurso ou ter a admissão anulada.

Brumado: Escola Eny Mafra realiza palestra em homenagem ao Dia dos Pais Foto: Divulgação

Por conta da passagem do Dia dos Pais, a Escola Eny Mafra proporcionou uma homenagem aos pais dos alunos. A iniciativa teve como objetivo a inclusão e a participação dos pais na vida escolar dos jovens. Durante o evento, houve distribuição de brindes, palestra e almoço. O palestrante, Pastor Ângelo Mário Carvalho Araújo, falou sobre “O que os filhos esperam de seus pais”. Segundo a direção da unidade de ensino, a palestra gerou grandes expectativas entre os homenageados, que se manifestaram, opinando, sugerindo ações e prometendo participar mais ativamente do desenvolvimento escolar dos seus filhos. A diretora Simone Correia, o corpo docente e os funcionários da Escola Eny Mafra foram bastante elogiados pela iniciativa.

Eleições 2014: 'Data Nilo' aponta Souto com 40% e Rui com 16% das intenções de voto

Em pesquisa do Instituto Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp), encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT), o candidato ao governo do estado, Paulo Souto (DEM), está em primeiro lugar, na pesquisa estimulada, em que aparecem os nomes dos candidatos, com 40% das intenções de voto. Rui Costa vem em segundo, com 16%, e Lídice da Mata em terceiro, com 13%. Marcos Mendes (PSOL) tem 2% Rogério da Luz e Renata Mallet, tem 1% cada. Não souberam somam 18% e brancos e nulos, 11%. Na espontânea, o número dos que não sabem em quem votar é estratosférico: 79,60%. Mas Souto lidera com 6,95%, contra 2,25% de Rui e 1,29% de Jaques Wagner, 0,90% de Lula, 0,70% de Dilma e 0,60% de Lídice. A pesquisa ouviu duas mil pessoas entre os dias 5 e 11 de agosto, em 84 municípios baianos e foi protocolizada sob o nº BA-00008/2014.

Segurança é reforçada em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Depois do incêndio de um ônibus escolar supostamente como forma de represália em razão da morte de quatro rapazes em confronto com a polícia, o efetivo policial em Brumado foi reforçado por tempo indeterminado. O comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Sílvio Berlink, disse que o caso está sendo investigado e que ainda não há confirmação de que o incêndio esteja ligado à ação policial que resultou na morte dos indivíduos em um motel da cidade. De acordo com o G1, durante o cumprimento de um mandado de busca, a polícia teria sido recebida a tiros no local. Ao revidar, os quatro homens foram atingidos e não resistiram aos ferimentos. O incêndio ao coletivo ocorreu logo depois da ação. Ninguém ficou ferido durante o mesmo.

Arquivo