Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Prefeitura empossa novos funcionários Foto: Divulgação/PMB

Na última terça-feira (18), oito novos funcionários aprovados em concurso público realizado pela prefeitura de Brumado no ano de 2011 foram empossados. A posse ocorreu no gabinete do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) com a presença do Secretário de Administração, Raimundo Lima Dias. O gestor disse, na oportunidade, que a administração deposita grandes expectativas nos funcionários e estes foram esclarecidos sobre como proceder no exercício de cada função. O prazo de nomeação do referido concurso foi prorrogado por mais dois anos.

Brumado: Márcio Moreira cobra maior atuação social da empresa Magnesita Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante a sessão legislativa desta semana, o vereador Márcio Moreira (PSB) cobrou da empresa Magnesita maior realização de ações sociais que visem beneficiar a população, principalmente as de baixo rendimento. Moreira disse que a mineradora explora as riquezas minerais do município há anos, mas tem deixado a desejar no que diz respeito à contribuição para o desenvolvimento da cidade. “A impressão que temos é que nós (brumadenses) é que precisamos da empresa e não ela das riquezas existentes no município. Essa realidade precisa ser mudada, pois a Magnesita nos deve muito, tanto financeiramente quanto socialmente. Precisamos nos unir e cobrar essa participação”, frisou o parlamentar. 

As melhores câmaras frigoríficas do mercado estão na Suprema Sistemas Frigoríficos

A Suprema Sistemas Frigoríficos está sempre pensando em soluções econômicas e inteligentes para você. Por isso, a Suprema fabrica câmaras frigoríficas com a melhor qualidade para melhor lhe servir. São dois modelos: com porta de correr ou porta giratória. Além disso, as câmaras têm encaixe exclusivo - tipo macho-fêmea e sobreposição de chapas que garantem perfeito vedamento, isolamento térmico e maior rigidez contra impactos. O freezer ocupa menor espaço físico, possui maior capacidade de estocagem, maior economia de energia, maior qualidade dos produtos estocados, menor mão de obra e maior praticidade. Peça agora mesmo um orçamento através do e-mail [email protected] e adquira a sua câmara frigorífica. A montagem também é garantida pela Suprema. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Sistemas Frigoríficos, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

34ª CIPM reúne com moto-taxistas e debate regulamentação da categoria Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o intuito de manter o padrão dos trabalhos preventivos no combate à criminalidade e estabelecer um vínculo de afinidade com os moto-taxistas, o Major Berlink, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), esteve reunido na tarde da última terça-feira (18) com dezenas de representantes de empresas da área na cidade. O Major esclareceu aos presentes que irá intensificar as blitz preventivas no município no intuito de tirar de circulação bandidos que utilizam motos para serviços de entrega de armas de fogo, drogas e que efetuam assaltos utilizando o veículo. 

34ª CIPM reúne com moto-taxistas e debate regulamentação da categoria Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O comandante pediu a colaboração da categoria a fim de buscar a sua regularização e exigir dos prestadores de serviço das empresas a regularização de documentação e obediência ao trânsito local. O Major pontuou que as blitz ainda tem por objetivo colaborar com a segurança dos próprios motoboys, que convivem no dia a dia com o risco de assaltos a mão armada e de acidentes. “Vamos intensificar as blitz, priorizando as motos, pois essas têm sido utilizadas pelos infratores para cometerem delitos na cidade. Convocamos essa audiência com os moto-taxistas para explicar que não se trata de perseguição, mas sim de medidas preventivas que os protegem também”, esclareceu Berlink ao site Brumado Notícias.

Banda Sem Limite: Chris Pimenta concede entrevista para TV integração, afiliada rede Globo em MG Foto: Reprodução/Youtube

Sucesso no estado de Minas Gerais, o vocalista da banda Sem Limite da Bahia, Chris Pimenta, foi entrevistado durante o Jornal Imigrantes, da TV Integração, afiliada da Rede Globo, no último dia 14. Questionado sobre o repertório para o show, Chris, como sempre carismático e comunicativo, foi muito claro em demonstrar o carinho que o grupo tem pelo público mineiro. O show da banda realizado na cidade de Teófilo Otoni, preparação para o famoso Teó Folia, foi uma festa de arrasar. O público dançou e se divertiu bastante ao som dos maiores sucessos da banda.

Brumado: Domingo (23) é dia de pedalar na Trilha do Açaí Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Como prévia para a 16ª Corrida Ecológica Brumado/Rio de Contas, que acontecerá no dia 14 de setembro, será realizada no próximo domingo (23) a Trilha do Açaí. Os participantes se concentrarão na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, às 06h. Do local, eles seguirão pelo cento comercial até chegarem ao Apertado do Morro, de onde iniciará o percurso de trilha por estradas vicinais passando vários povoados rurais do município. A chegada será no Kabana Natural, na Praça Coronel Zeca Leite, onde os atletas participarão de um sorteio de brindes e confraternizarão tomando um delicioso açaí. Como idealizador do evento, o empresário Alecarlos Pires detalhou ao site Brumado Notícias que o evento marca o calendário esportivo e recreativo entre os atletas e amantes do esporte no município.

Marquinho Viana busca recursos para Contendas do Sincorá e Jussipe Foto: Divulgação

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) encontrou com o pré-candidato ao Governo do Estado, Rui Costa (PT), para solicitar a liberação de recursos para pavimentação do Distrito de Caraíbas, em Contendas do Sincorá. Além do prefeito deste município, o Didi, também esteve presente no encontro, em Mucugê, o prefeito Wilson, do município de Andaraí. Aproveitando a presença do pré-candidato, Viana e o prefeito de Jussiape, ainda solicitaram a liberação de recursos para construção da praça na sede do município e a implantação do gramado no campo de futebol. Os encontros aconteceram durante a visita do governador Jaques Wagner e sua comitiva no município de Mucugê, onde o petista autorizou a elaboração de estudos e projetos para a construção da barragem de Casa Branca.

Marquinho Viana busca recursos para Contendas do Sincorá e Jussipe Foto: Divulgação
Brumado: Vereador aponta que CIB não vingaria por falta de estrutura no município Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde a gestão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) que se discute a criação e implantação do Centro Industrial de Brumado (CIB). Já durante o primeiro ano do mandato do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), o executivo municipal encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei nº 001/2014, que dispõe sobre a extinção do CIB. Com emendas apresentadas pelos vereadores Alessandro Lôbo (PSL) e Weliton Lopes (SDD), o projeto entrou em discussão e votação, sendo aprovado pelos parlamentares na sessão da última segunda-feira (17). Na oportunidade, o vereador Castilho Viana (PSB) declarou que o município não está estruturado para receber um CIB. O parlamentar apontou que as empresas não estariam dispostas a investir em uma cidade que não lhes desse retorno. “Não adianta nada ficarmos aqui discutindo pelo CIB ou pela estrutura que o mesmo vai ter ou deixar de ter, porque não virá empresa nenhuma para uma cidade que não tem segurança, água e esgotamento sanitário. Não adianta criar uma autarquia porque empresa com capital privado vai para cidade onde há estrutura. Onde não se tem estrutura, não se vê ninguém. O CIB é importante a partir do momento que temos o que oferecer”, disparou o parlamentar.

Brumado: Dia Mundial da Água será marcado por passeata contra barragem do agronegócio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo sábado (22), será celebrado o Dia Mundial da Água. Em Brumado, a data será lembrada na sexta-feira (21), conforme anunciado pelo presidente do Movimento de Despoluição do Rio do Antônio (Modera), Aurino Ferreira, durante a sessão da Câmara de Vereadores da semana. O ambientalista destacou que haverá uma concentração às 7h30 na Praça da Matriz, de onde o cortejo seguirá pela Praça Armindo Azevedo até o auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac). No local, será realizada uma plenária com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas (CBHRC). Na oportunidade, haverá um debate com representantes das empresas de agronegócios e todas as instituições contrárias ao projeto de construção de uma barragem na nascente do Rio das Contas, na cidade de Piatã. Os ambientalistas defendem que a concretização das barragens pode representar a diminuição da qualidade e quantidade das águas da Região do Alto das Contas e dificultar a captação do reservatório da Barragem de Cristalândia para Brumado e municípios adjacentes.

Convocada ontem (17) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a greve nacional de professores continua até esta quarta-feira (19). Para a ocasião está marcada, às 9h, um ato em defesa da Educação, que deve contar com a presença de representantes da categoria de todo o país. A manifestação será realizada em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. A CNTE reivindica o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada; investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria; votação imediata do Plano Nacional de Educação (PNE); destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública.

Brumado: Polícia recupera moto furtada que seria utilizada em assaltos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A motocicleta de um ambulante foi furtada em frente a sua residência no Bairro Olhos D’água, na noite do último domingo (16), em Brumado. Após investigações a polícia civil, o veículo foi recuperado. Ele estava abandonado em uma construção no Bairro Malhada Branca. Os investigadores constataram que a moto estava sendo preparada para a prática de assaltos, pois os marginais já haviam arrancado a placa e os retrovisores para não serem identificados em possíveis ações delituosas. “Do nosso ponto de vista conseguimos mais do que recuperar a moto, evitamos também possíveis assaltos que seriam realizados. Nosso intuito agora é chegar aos suspeitos”, disse um investigador ao site Brumado Notícias.

Vitória da Conquista: Cipe/Sudoeste prende casal que plantava maconha em casa Foto: Divulgação

Dois indivíduos foram abordados em ronda de rotina realizada na cidade de Vitória da Conquista, na tarde da última segunda-feira (17). Policiais da Caesg avistaram a dupla em atitude suspeita no interior de um veículo na Avenida Integração. Thales Diego Amorim Almeida, 25 anos, e Tamara Santos Coelho Alves, 23 anos, foram abordados. Com eles, a polícia encontrou um pacote com aproximadamente 25g de maconha, que estava na bolsa da mulher, a qual confessou a propriedade da droga. Depois, os policiais se deslocaram para a residência dos indivíduos, no Bairro Brasil. No local, foram encontrados 1kg de maconha prensada, 01 trouxa de sementes de maconha, 08 caqueiros com plantas de maconha, embalagens para acondicionamento da droga, uma balança de precisão e a quantia em espécie de R$ 312, além de outros materiais. Os indivíduos foram encaminhados ao Plantão Central do Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória da Conquista, onde foram autuados em flagrante delito.

Brumado: Comissão pelo retorno da Defensoria Pública terá audiência em Salvador Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após muitas solicitações, a comissão pelo retorno da unidade da Defensoria Pública Estadual (DPE) ao município de Brumado terá uma audiência com a defensora geral Vitória Beltrão em Salvador, na próxima segunda-feira (24). O encontro foi viabilizado pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), que se disponibilizou em apoiar o retorno da repartição à cidade. Na manhã desta terça-feira (18), membros da comissão brumadense se reuniram no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores, onde elaboraram a pauta de reivindicação a ser apresentada durante a audiência. Vale ressaltar que o encontro foi confirmado às vésperas de uma manifestação pública que seria realizada no Fórum Dr. Duarte Moniz na quarta-feira (26). O protesto foi abortado após a confirmação da audiência. A comissão sairá de Brumado na madrugada da segunda-feira (24) e se encontrará com a defensora no período da tarde. A expectativa da comissão é de que a resposta seja positiva quanto ao retorno do órgão para a cidade.

Morte por enfarte é mais provável nas mulheres por erro de diagnóstico

Um estudo canadense mostra que as mulheres têm maior probabilidade de não resistir a um enfarte do miocárdio devido a erros de diagnóstico que atribuem os sintomas a crises de ansiedade. Foram ouvidos 1.123 pacientes com idade entre 18 e 55 anos, hospitalizados em 24 estabelecimentos de saúde do Canadá, mas também em um hospital americano e outro suíço. Os pacientes, todos diagnosticados com síndrome coronária aguda, responderam às perguntas dos investigadores nas 24 horas após a internação. De acordo com Agência Brasil, as mulheres apresentavam também maiores riscos de diabetes e de hipertensão arterial, tinham um histórico familiar de doenças cardíacas e estavam ainda mais sujeitas à depressão e ansiedade.

Brumado: Acusado de matar cunhado é condenado há oito anos e ao pagamento de 360 salários Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O júri popular realizado na última segunda-feira (17) terminou no início da noite com muita expectativa por parte das famílias envolvidas. Sebastião Gomes Pereira, acusado de ter matado o cunhado José Silva da Cruz, de 51 anos, em janeiro de 2009, foi condenado há oito anos, três meses e 29 dias de reclusão. Mesmo não tendo decretado a prisão do réu, o juiz Genivaldo Alves Guimarães aplicou medidas cautelares a serem cumpridas pelo condenado. São elas: manter distância da viúva e dos descendentes e com eles não ter contato por qualquer meio; não mudar da residência e nem dela se ausentar por mais de 10 dias; comparecer ao cartório criminal a cada três meses; e pagar a viúva e aos filhos da vítima a multa de 360 salários mínimos. O valor foi calculado baseado na estimativa de vida de 29 anos restantes à vítima. O acusado poderá recorrer da decisão.

Brumado: Agentes de saúde e endemias acompanham aprovação de projeto na Câmara Municipal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os agentes comunitários de saúde e endemias do município de Brumado compareceram à Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (17) e acompanharam a votação e aprovação do Projeto de Lei nº 006/2014, de autoria do vereador Alessandro Lôbo (PSL). O documento reformula a formatação da desprecarização dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate a Endemias e o aproveitamento de pessoal. Em entrevista ao Brumado Notícias, a representante sindical Jiscélia Santos Ribeiro falou sobre as reivindicações dos agentes. Segundo Jiscélia, os agentes querem ter as garantias legais enquanto servidores públicos asseguradas e a reformulação de alguns pontos importantes do projeto, que devem estar de acordo com o que estabelece o Ministério da Saúde. Os agentes ainda reivindicam o pagamento do piso salarial, que, de acordo com a representante sindical, já está sendo pago à categoria em muitos municípios vizinhos. “Há oito anos estamos negociando e não chegamos a um denominador comum”, disse Jiscélia, que garantiu que até o momento a categoria não pensa em paralisação. 

Brumado: Formado o Conselho Municipal de Segurança Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Conselho Municipal de Segurança de Brumado foi formado no mês passado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Messias, falou sobre as prerrogativas do órgão e a importância da criação do mesmo. Segundo Messias, após muitas reuniões, a diretoria executiva do Conselho foi montada no dia 24 de fevereiro e agora outras medidas estão sendo estruturadas, a fim de se criar um Conselho forte e atuante na cidade. O presidente da CDL foi eleito presidente do Conselho e a OAB ficou na vice-presidência. Além disso, entidades importantes da sociedade civil organizada, como o Rotary Clube e a Loja Maçônica, também compõem a diretoria. “O Conselho Municipal de Segurança é formado por cada cidadão brumadense. Todo mundo é conselheiro, ou seja, pode levar ao conhecimento da diretoria os problemas da cidade, e a mesma tentará solucioná-los”, afirmou Messias. O presidente da CDL fez questão de frisar que apesar de se tratar de um Conselho de Segurança, o órgão não visa apenas resguardar a integridade das pessoas, mas também estará atento a outros setores, como educação e prevenção. A primeira reunião do Conselho será realizada no próximo dia 24.

Brumado: Empresário Cleio Antônio Diniz morreu nesta segunda (17) Foto: Arquivo Familiar

Por volta das 22h30 da última segunda-feira (17), morreu o empresário Cleio Antônio Diniz, natural cidade de Pará de Minas, em Minas Gerais. Bastante conhecido em Brumado, onde residia desde 1969, Diniz era proprietário da empresa Transportes Cleza Ltda., empreendimento consolidado no município. O corpo será velado em sua residência na Fazenda Olhos D’água na manhã de hoje (18). Após o velório, o corpo será transportado para Belo Horizonte, onde será sepultado junto com a mãe. Diniz deixa esposa e cinco filhos.

Bom Jesus da Serra: Família Ramos procura por irmãos desconhecidos na cidade de Brumado Foto: Humberto Carneiro/Bom Jesus Eventos

Natural do município de Nova Souza, no Mato Grosso, as irmãs Luciene Ramos de Souza e Lucineide Ramos de Souza estão à procura de irmãos que estariam residindo em Brumado. Os procurados são filhos de Ana Celestrina Ramos, que saiu da região em 1971, deixando os filhos com a avó, Terezinha Celestrina Ramos, na época moradora da Rua Benjamim Constantino, no Bairro São Félix. De acordo com o Bom Jesus Eventos, além dos irmãos, Luciene e Lucineide também procuram por uma tia de nome Nice. Outros parentes foram localizados pelas irmãs em Bom Jesus da Serra, onde elas estão. Caso alguém possa informar o paradeiro da família Ramos em Brumado, pode entrar em contato através do telefone (77) 8836-7145.

Igaporã: 37 famílias de Salininha são beneficiadas com energia elétrica Foto: Divulgação

Na última semana, 37 famílias que residem na comunidade de Salininha, no município de Igaporã, no sudoeste baiano, foram beneficiadas com a chegada da energia elétrica. As obras foram realizadas pela Coelba através do Programa Luz Para Todos do Governo Federal. A inauguração dos postes de iluminação aconteceu com a presença de moradores da localidade, além de vereadores do município. Durante o evento, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) destacou a importância do benefício para desenvolvimento social e econômico da comunidade. “Levar energia, água e melhorar a qualidade da prestação de serviços básicos para os moradores é o nosso objetivo. Essas benfeitorias, além de serem um direito de qualquer cidadão, contribuem de maneira significativa para aumentar a renda da população através da realização de atividades que dependam da energia”.

Câmara de Brumado aprova projeto do Programa de Recuperação Fiscal

O Projeto de Lei nº 1.710, de 17 de março de 2014, que versa sobre o Programa de Recuperação Fiscal - Refis Brumado foi encaminhado pelo prefeito à Câmara de Vereadores, a qual aprovou o documento. A proposta visa oferecer parcelamento para pagamento da Dívida Ativa Tributária Municipal, não só para pagamento à vista, como também de forma parcelada. Segundo o executivo municipal, o Refis proporcionará melhores condições de pagamento para o contribuinte que possui débitos inscritos na dívida ativa ajuizados ou não, por via de consequência, evitar a evasão de receita e diminuir da dívida ativada Fazenda Pública Municipal. Também visa facilitar a negociação de débitos tributários até 31/12/2014 e em débitos superiores a R$ 50 mil, podendo ser parcelados em número maior de parcelas.

Anagé: Operação Galo Gavião apreende veículos roubados Foto: Divulgação

Cinco veículos roubados, com chassis adulterados, placas clonadas e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) falsos foram apreendidos através de operação coordenada pela Delegacia Territorial (DT) de Anagé no último sábado (15). A operação Galo Gavião ocorreu com a participação de equipes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista), Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Garcif, DT/Caraíbas e Detran. Durante a apreensão dos veículos foram conduzidos à delegacia Jardiel da Silva Pequeno, Israel Sousa Damasceno, José Pedro Damasceno Sousa, Edirene Damasceno Santos, e Breno Oliveira. Todos foram indiciados em inquérito policial por crime de receptação. A procedência dos veículos está sendo investigada.

Brumado: Carro colide em fundo de carreta no Bairro Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um motorista de um veículo de passeio perdeu o controle da direção e colidiu no fundo do cavalinho de uma carreta na Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, na tarde da última segunda-feira (17). O técnico de futebol Zezito Brito, o Zitinho do Bahia, informou ao site Brumado Notícias que estava sentado na calçada de casa no momento em que o veículo quase o atingiu. Segundo ele, logo que desceu da calçada, o carro colidiu com a carreta. O condutor e o passageiro que estavam no veículo tiveram graves ferimentos e perderam muito sangue. Eles foram socorridos pelo Samu 192 e encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto. A polícia esteve no local apurando o que pode ter ocasionado o acidente.

Brumado: Carro colide em fundo de carreta no Bairro Dr. Juracy Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Arquivo