Achei Sudoeste

05 Nov 2013 - 11:50h

Os estudantes do 7º semestre do curso de Administração Pública da UAB/Uneb de Brumado irão realizar nos dias 22 e 23 de novembro a I Jornada Acadêmica do Curso de Administração Pública. O evento visa relacionar a teoria à prática acadêmica a partir de ações empreendedoras e discutir temas relacionados à Administração Pública com especial relevância para a sociedade. Entre os temas que serão abordados durante a Jornada estão o papel dos gestores públicos investidos em cargos públicos e o papel do profissional investido em uma formação acadêmica. As inscrições para participar do evento se encerram no dia 20 de novembro. Para mais informações sobre a programação da Jornada, que inclui palestras e seminários temáticos, acesse www.uabbrumado.blogspot.com.br.

05 Nov 2013 - 11:30h

Devido a atrasos de salários, funcionários terceirizados que prestam serviço para a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Campus de Itapetinga, paralisaram as atividades na última segunda-feira (04). Segundo o representante do Sindlimp do Sul e Extremo Sul da Bahia, Elivan Oliveira dos Santos, os salários estão atrasados e os funcionários estão sem vale alimentação. O representante da categoria afirmou que a paralisação só será encerrada quando o problema for resolvido. De acordo com o Blog do Diga Diga, o reitor da Universidade, professor José Luiz Rech, disse ser contra os atrasos e se mostrou solidário aos terceirizados, assim como os funcionários efetivos, que também apoiam a causa. O campus da Uesb de Itapetinga tem cerca de 100 funcionários terceirizados.

05 Nov 2013 - 11:15h

Na próxima sexta-feira (08), às 19h, uma cerimônia para entrega das novas salas de aula da Escola Municipal Zilda Neves será realizada. A escola fica localizada na Rua Euclides da Cunha, no centro da cidade. As novas salas são arejadas, amplas e oferecem maior comodidade e dinamismo aos alunos. Segundo a prefeitura municipal, o projeto visa dar à escola uma estrutura moderna e eficaz, que prioriza a otimização do aprendizado. A melhoria da educação pública tem sido uma das prioridades da atual gestão do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), que vem investindo de forma significativa no setor. São várias obras e ações de grande relevância que vem transformando e dando qualidade à educação municipal.

05 Nov 2013 - 11:00h

No próximo dia 10 de novembro acontece em Brumado, na Câmara de Vereadores, o Encontro Regional do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Com o tema Organização Partidária e Planejamento Estratégico Eleições 2014, o Encontro conta com uma vasta programação que inclui palestras e pronunciamentos. Os trabalhos do dia serão abertos às 08h30 com pronunciamentos da presidente municipal do partido, Maria de Fátima Martins, e do presidente estadual do PDT, Alexandre Brust. Em seguida, tem início uma série de palestras sobre o tema. O vereador José Carlos dos Reis, o deputado estadual João Bonfim, o deputado federal Oziel Oliveira e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Marcelo Nilo também se pronunciarão durante o evento, que se encerra às 13h.

05 Nov 2013 - 10:40h

O esgoto a céu aberto nas proximidades das residências da Rua Virgílio Ataíde, no Bairro Mercado, em Brumado, tem atraído animais peçonhentos como escorpiões e ratos. Além dos bichos, os moradores também reclamam que em período de chuva o local fica totalmente alagado. Isso porque o canal de escoamento está bloqueado e a água acaba retornando para dentro das casas. Outra preocupação dos populares é a falta de segurança, principalmente para as crianças, pois uma parte da rede fica exposta. A equipe de reportagem do site Brumado Notícias esteve na casa de um morador e pode ver a situação de perto.

Na residência, o morador mostrou um inseto, que se suspeita ser um barbeiro, e um escorpião, que acerca de 15 dias picou a sua filha. A menina teve de ser levada às pressas para o hospital. “Há muitos anos que nós reclamamos desse esgoto. Isso aqui é um descaso com a saúde pública e nós estamos pedindo providências o quanto antes, pois, assim como uma criança foi picada por um escorpião, outras também podem ser. E se acontecer uma fatalidade, a prefeitura vai se responsabilizar?”, questionou o morador.

05 Nov 2013 - 10:20h

Preocupado em garantir os direitos dos trabalhadores, o Sindicato dos Comerciários esclarece que empregado comissionista - aquele que recebe sua remuneração de forma variável - também tem direitos. Segundo o Sindicato, mesmo sendo o comissionista puro suscetível de salário variável, caso não atinja sua meta de produção, o empregador não pode deixar o funcionário desamparado, devendo pagar a ele um salário mínimo, respeitando-se assim, a dignidade do trabalhador. Os empregadores também devem, de acordo com orientação do Sindicato, “anotar na CTPS o percentual da comissão” e ainda “calcular as verbas de férias, 13° salário, salário maternidade e aviso prévio, apurando-os pelo somatório dos últimos doze meses dividido por doze” (dispositivo A e B – Cl. 6ª). Além disso, a entidade deixa claro que o comissionado não é responsável pelo inadimplemento dos compradores nas vendas a prazo, não podendo haver qualquer desconto nas comissões. O empregado tem garantia de remuneração mínima equivalente a um piso salarial, “ficando desobrigado de tarefas como lavagem das instalações do estabelecimento da empresa, carga e descarga de mercadorias ou de qualquer outra atividade que não tenha sido contratado (dispositivos C,D,E e G– Cl. 6ª)”. Para saber mais sobre os seus direitos seja sócio do Sindicato dos Comerciários e curta a página do órgão no facebook através do link www.facebook.com/comerciarioemacao. Para fazer denúncia de qualquer irregularidade, ligue 0800 095 3270 ou se preferir visite a página www.comerciarioemacao.com.br - sua identidade será preservada. Não fique só, fique sócio!

05 Nov 2013 - 09:50h

Em razão dos estragos causados pela praga Helicoverpa Armigera, lagarta que causa prejuízo principalmente às lavouras de milho, soja e algodão, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária no oeste da Bahia. A declaração de emergência, que foi publicada na edição da última segunda-feira (04) do Diário Oficial da União, tem validade de um ano. O presente estado possibilita ao governo da Bahia a adoção de medidas emergenciais e eficazes no combate à praga, as quais serão providenciadas já nos próximos dias. A legislação prevê, inclusive, autorização para uso de agrotóxicos, mas não podem ser usados produtos que causem graves danos ao meio ambiente ou para os quais o Brasil não disponha de métodos de desativação de componentes. O Ministério da Agricultura também divulgou que 24 municípios do estado de Minas Gerais estão livres da praga Sigatoka negra, que atinge as folhas da bananeira. Com a concessão do status, sobe para 86 o total de municípios mineiros autorizados a comercializar plantas e frutos da bananeira para qualquer local do país. As informações são da Agência Brasil.

05 Nov 2013 - 09:20h

Vem aí a 2ª edição do Femp-B (Festival de Música Popular - Brumado). Neste ano, o festival acontece nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, na Praça Coronel Zeca Leite, às 20h. Serão R$ 10.000,00 (dez mil reais) em prêmios. As inscrições são gratuitas, limitadas a uma (01) obra por compositor. O candidato deve acessar o site www.festivaisdobrasil.com.br para obter todas as informações, inclusive a ficha de inscrição. Em seguida, o participante tem de preencher todos os dados necessários e enviar o material via Internet, juntamente com a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada para o e-mail [email protected] Todos os artistas, compositores ou intérpretes deverão preencher todos os itens, obrigatórios, contidos na ficha de inscrição. Atenção: as inscrições estarão abertas somente até o dia 20 de novembro.

05 Nov 2013 - 08:50h

Os vereadores de Brumado aderiram à Campanha Novembro Azul que visa conscientizar os homens sobre a importância da realização dos exames preventivos contra o câncer de próstata. Com um laço azul no peito, os parlamentares esperam contribuir para o êxito da Campanha no município. Todos que estiveram presentes na noite da última segunda-feira (04) durante a sessão também receberam os laços azuis, símbolo da Campanha. Como médico, o presidente do Legislativo, vereador Alessandro Lôbo (PSL), concedeu entrevista ao site Brumado Notícias e falou sobre a importância da prevenção, chamando a atenção para a superação do preconceito quanto ao método de exame que previne e diagnostica o problema. “A prevenção é o melhor remédio e precisamos sim quebrar essa barreira do preconceito, principalmente dos mais idosos que têm uma imensa resistência e não aceitam a metodologia do exame. O exame não diminui a masculinidade de ninguém, na verdade ele previne algo que pode tirar a vida do homem. Quem não faz a prevenção acaba passando por um tratamento cansativo e doloroso e, por outro lado, a morte precoce por conta do câncer é que realmente nos fere”, alertou o parlamentar.

04 Nov 2013 - 22:08h

Uma pesquisa realizada pelo diretor do grupo de pesquisa social e evolucionário de neurociência da Universidade de Oxford, no Reino Unido, Robin Dunbar, pode dar respaldo científico para os homens que gostam de sair com amigos do mesmo sexo para “tomar uma”. O estudo provou que a prática de ingerir bebida alcoólica até duas vezes por semana melhora a saúde masculina. O esporte coletivo, a exemplo do “baba” no fim de semana, pode também contribuir para o bem-estar mental e físico dos homens. De acordo com a pesquisa, aqueles que mantêm grupos sociais são mais saudáveis podem ser recuperar de uma doença mais rapidamente e tendem a ser mais generosos. O estudo mostra que os homens precisam realmente se reunir pessoalmente para evitar que a qualidade de suas amizades caia. Informações do Daily Mail.

04 Nov 2013 - 21:55h

Acompanhando o pronunciamento da presidente da ALAB, Maria José Ramalho Meirelles, na sessão da Câmara Municipal de Brumado, nesta segunda-feira (04), o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) ligou para o vereador Weliton Lopes (SDD) e anunciou o desmembramento da secretaria de Esportes, Cultura e Lazer até o final do mês de novembro. Atualmente a pasta de Esportes faz parte da secretaria municipal de Educação. A informação veio em um momento importante, pois há alguns dias o presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanuel Araújo Lima, cobrou o desmembramento. Entretanto, segundo informações publicadas na imprensa local, o prefeito teria dito que não iria ceder às pressões do presidente da Liga para cumprir suas promessas de campanha. Após a ligação de Aguiberto, o vereador Weliton Lopes declarou que o prefeito ficou sensibilizado com os pronunciamentos da presidente a ALAB e decidiu anunciar o desmembramento.

04 Nov 2013 - 21:25h

Um agricultor, residente na zonal rural de Brumado, teve sua motocicleta furtada por volta do meio dia desta segunda-feira (04), próximo ao mercado municipal. A vítima entrou no mercado para comprar algumas hortaliças e quando retornou não encontrou mais a moto onde havia estacionado. A polícia foi chamada e fez várias buscas na região, mas houve êxito de imediato. No entanto, já final desta tarde, uma guarnição do Pelotão Especial Tático Operacional (PETO) da Polícia Militar, encontrou o veículo roubado em uma residência na Avenida Mestre Eufrásio. O suspeito do crime foi localizado e tentou fugir, mas logo foi contido pelos policiais e encaminhado para a delegacia.

04 Nov 2013 - 21:00h

Em seu pronunciamento durante a sessão da Câmara Municipal de Brumado na noite desta segunda-feira (04), o vereador Márcio Moreira anunciou sua saída da presidência do PSB. Moreira informou que está passando o cargo para o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. O parlamentar não deu maiores explicações, apenas falou sobre a mudança no comando da sigla no município. Com pretensões políticas em 2014, Eduardo deve buscar fortalecer o seu nome para a disputa do pleito.

04 Nov 2013 - 20:45h

Após uma reportagem do site Brumado Notícias sobre faixas com anúncio de oportunidade de emprego com ganho de até R$ 2.500,00, representantes da empresa anunciante entraram em contato com nossa redação e explicaram a situação. De acordo com eles, o anúncio é uma jogada de marketing empresarial para causar curiosidade nos possíveis candidatos e por isso não passam mais informações por telefone acerca do trabalho. O objetivo desse marketing é fazer com os interessados sejam abordados pessoalmente pelos representantes que administram as palestras de seleção. Também foi esclarecido que a empresa não recolhe dados de documentos dos candidatos, mas apenas o nome e número de telefone para contato. Os representantes informaram que vários profissionais, como médicos, advogados, engenheiros e outros fazem parte da equipe que atua em Brumado. A empresa declara ainda atuar há sete anos no mercado com representantes de venda de produtos exclusivos feita diretamente ao consumidor. Apresentando toda a documentação com embasamento legal de atuação, os representantes garantiram que a margem de ganho apresentada no anúncio é real, com base até mesmo no valor recebido pelos representantes locais. “Podem confiar que não estamos aplicando um golpe, mas sim apresentando uma nova modalidade de se ter o próprio ganho”, pontuaram os representantes do empreendimento.  

04 Nov 2013 - 19:30h

No próximo dia 06 de novembro, a 18ª Ciretran, em Brumado, irá promover leilão para vender os veículos que foram apreendidos pelo órgão e não foram retirados por seus proprietários dentro do prazo estipulado e de acordo com a legislação. Esse será o terceiro leilão do órgão em Brumado, e será às 9 horas na sede do 9º Batalhão da Polícia Militar, no município de Vitória da Conquista. Os interessados em participar do leilão podem conhecer os veículos, que estão na 18ª Ciretran. O horário para visita é de 8 às 12 e das 13h30 às 16 horas.

04 Nov 2013 - 19:00h

A Audiência Pública sobre a Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol) que aconteceria no próximo dia 07 foi adiada. A Comissão Especial da Fiol, da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), mudou a data do evento para o dia 21 de novembro. A mudança de data aconteceu por causa de conflito de agendas. Alguns prefeitos da região, que têm presença confirmada na audiência, não poderiam comparecer em Brumado no dia 07 porque vão receber em Salvador, em solenidade com o governador Jaques Wagner (PT), ônibus escolares para seus municípios. A Audiência Pública terá como tema Fiol: Críticas, sugestões e compensações sociais e será as 14 horas na Câmara Municipal de Brumado.

04 Nov 2013 - 16:30h

A cidade de Brumado faz parte de um grupo minoritário de municípios que devem concluir o Plano de Saneamento Básico. A informação foi apontada no relatório apresentado pelo Ministério das Cidades e pela Associação Brasileira de Agencia e Regulação (ABAR), no qual consta que apenas 30% dos 5.570 municípios brasileiros terminarão o plano. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, contou que a prefeitura já fez todo o plano de referência com planilha e o já o enviou ao Ministério das Cidades. “O Ministério aprovou e encaminhou o plano para a Caixa Econômica Federal (CEF)”, disse Cardoso, informando que depois da aprovação da CEF o plano será finalmente elaborado. Ainda segundo o secretário, Brumado recebeu uma verba do Ministério da Saúde, em torno de R$ 900 mil, para a conclusão do saneamento até o dia 31 de outubro de 2014, e ele garantiu que até lá o plano estará concluído. “Nossa cidade está dentre as poucas que concluirá plano”, afirmou Cardoso.

04 Nov 2013 - 16:02h

Após ter sido veiculado na mídia local que o Ministério do Trabalho e Emprego aprovou a criação de um novo sindicato para a categoria, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Brumado e Região divulgou uma nota pública sobre o assunto. Ao contrário do que foi divulgado, a nota enviada pelo presidente do Sindicato dos Comerciários, Joílson Pereira, o Sindicato tem como cidade-base Brumado, tanto que seu endereço é na Rua Coronel Tibério Meira, 97, 2º andar. “Nos últimos anos o sindicato vem ganhando espaço cada vez maior junto à comunidade brumadense, bem como em todas as cidades da região circunvizinha, alcançadas pela força da atuação Sindical. A maior prova disso é que a entidade, em 14 anos de história, expandiu sua atuação para 35 municípios representando a categoria, sendo um dos maiores sindicatos do estado, reconhecido pelo Ministério do Trabalho, em parceria com a CNTC, UGT e FECOMBASE”, declarou Pereira. 

De acordo com Joílson, o sindicato vem garantindo conquistas importantes para a categoria, além de ter um salão de beleza somente para as comerciárias, aulas de ioga, serviço de assistência jurídica para o comerciário com advogado exclusivo. “A nova diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Brumado, nos últimos dois anos, realizou uma série de convênios com diversas instituições, garantindo descontos e benefícios aos seus filiados junto a clínicas médicas, psiquiátricas, odontológicas, escolas, faculdades e empresas de transporte”, dizia a nota. No texto enviado ao site Brumado Notícias consta ainda que as convenções coletivas assinadas com os Sindicatos patronais fez com que os comerciários brumadenses conseguissem direitos exclusivos, como extensão da licença-maternidade, piso salarial da categoria sempre superior ao salário mínimo, direito ao recebimento de Triênios, entre outros. “Muitos direitos só existem hoje porque houve atuação constante do sindicato”, encerrou.

04 Nov 2013 - 14:50h

Uma nova ‘queda de braços’ deverá aquecer ainda mais a política brumadense. Trata-se agora da grande disputa interna pelo comando do Partido dos Trabalhadores - PT na capital do minério. De um lado está o presidente do partido, Luiz Frederico Rêgo, mais conhecido como Fredinho, e do outro tem o grupo liderado pela ex-deputada estadual Marizete Pereira e pelo ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira. A senha de acesso ao sistema online do PT de Brumado, que desde o falecimento do ex-presidente Washington Franco Figueiredo, estava sob o poder de Fredinho já foi bloqueada pela direção estadual da sigla. Nos bastidores políticos corre a informação de que o bloqueio pode ter sido por conta da insatisfação de Marizete com a chapa encabeçada por Fredinho para o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT.  A disputa do PED em Brumado tem apenas uma chapa e o grupo da ex-deputada teria ficado sem cargos no Diretório Municipal. Além dessa questão, tem ainda o fato de Fredinho apoiar o jornalista Ernesto Marques para a sucessão da presidência baiana, e não o candidato Everaldo Anunciação, apoiado pelo atual presidente Jonas Paulo. O PED do PT brumadense deve acontecer no próximo domingo (10).

04 Nov 2013 - 13:42h

A possibilidade de encontrar uma vaga para estacionamento no centro comercial em Brumado está cada vez mais difícil. Desde a Rua Exupério Pinheiro Canguçu, passando pelas Praças da Matriz e Armindo Azevedo, até o final da Avenida Centenário, no outro extremo da cidade, os condutores têm de percorrer longos trechos em busca de local para estacionar. O site Brumado Notícias entrevistou o diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), Clidemar Amorim, e o mesmo explicou que junto com o setor de Infraestrutura, o DTTU está elaborando planos de desafogamento do trânsito a longo prazo. O diretor apontou vários locais que poderão ser utilizados como via de escape para estacionamento, como a área ao fundo do Mercado Municipal de Artes, a Rua Rui Barbosa em frente à Caixa Econômica Federal, que poderá ser utilizada para estacionamento das vans vindas de outros municípios da região, o recuo da calçada do Derba, entre outros. 

Além disso, o diretor disse que a partir de janeiro o Departamento passará a estudar a possibilidade de criação de uma zona azul nas Praças da Matriz e Armindo Azevedo. “A nossa frota de veículos mais que triplicou nos últimos 10 anos em nossa cidade, mas o centro comercial, que é onde está o coração nervoso do município, continua do mesmo tamanho. Isso comportando a demanda de crescimento de Brumado como cidade polo e ainda dos 20 municípios da região que passam por aqui todos os dias. Por isso que o nosso estudo é com visão a longo prazo visando à reestruturação do trânsito local”, explicou Amorim.