Achei Sudoeste

26 Jun 2013 - 15:00h

“Os desportistas estão com saudade de ir ao campo para torcer”. Essas foram as palavras iniciais do presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanuel Araújo Lima, em entrevista ao site Brumado Noticias na manhã desta quarta-feira (26), para falar sobre a obra no Estádio dos Prazeres. Lima criticou o andamento da reconstrução do local. “Era para estar melhor, mas a reforma está atrasada. Estive lá no estádio vi que as obras estão em andamento, só que na morosidade. A previsão era de ser entregue no mês de dezembro, mas ainda falta muito a ser concluído e não vai dar tempo, pois a obra está vagarosa e não tem condição de ser entregue no prazo estipulado”, declarou o presidente da LBF. O entrevistado disse ainda que tem projetos não só para o crescimento do futebol local, mas com foco também campeonato baiano.

 “Temos interesse no Estádio não só pelo campeonato local, mas temos o projeto de formar uma equipe forte para disputar a segunda divisão do campeonato baiano. Temos um histórico no futebol e somos um celeiro de grandes atletas que se destacaram não só aqui, mas a nível estadual e nacional”, concluiu lembrando que para isso é preciso finalizar o Estádio. Para confirmar as palavras do presidente da LFB, a nossa reportagem foi ao Estádio dos Prazeres e registrou que a obra na arquibancada ainda está na fase inicial. No momento também estão sendo feitas escavações para a construção dos vestiários, que ficarão embaixo das arquibancadas, e a abertura da via de acesso lateral ao estádio. Durante a nossa visita o encarregado da obra não estava no local, somente poucos operários trabalhando.

26 Jun 2013 - 14:52h

Os 25 mil quilos de explosivos estavam dentro de um caminhão que seguia para Brumado, no sudoeste baiano.  A Polícia Militar apreendeu o veículo e prendeu o motorista, Lázaro Silva, na MGC-122, próximo a Janaúba no Norte de Minas. De acordo com a PM a carga estava com parte da documentação irregular. “Estávamos fazendo uma fiscalização de rotina quando o veículo foi abordado e verificamos que autorização Ambiental de Funcionamento estava vencida”, explica o sargento Ivan Leite, da PM. Ainda de acordo com o militar, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), é órgão responsável por emitir a autorização que deve ser renovada a cada quatro anos. O motorista do caminhão, Lázaro Silva explicou que o caminhão apresentou problemas na BR-040 em Curvelo, e na sexta (21) ele foi chamado para substituir o outro motorista, mas apenas o cavalo mecânico foi trocado, sem que houvesse manuseio da carga. “Não sabia que a documentação estava vencida, apenas segui viagem com a carga. O material ia ser levado para uma construtora na Bahia”, afirmou o motorista. Como a carga oferecia risco de explosão, o Corpo de Bombeiros foi chamado. O motorista e o material apreendidos foram levado para a Polícia Civil. As informações do G1.

26 Jun 2013 - 14:45h

Uma adolescente de doze anos foi mantida em cárcere privado e abusada sexualmente durante três dias na cidade de Aracatu, no sudoeste da Bahia. De acordo com o G1, a garota foi deixada na porta de casa na terça-feira (25), após ser rendida por cinco homens encapuzados, enquanto andava em uma estrada de terra na zona rural. O Conselho Tutelar do município acompanha a menina e sua família, que recebem apoio de um psicólogo. Segundo o Conselho, a jovem passou por exames de corpo delito, que comprovaram a agressão sexual, e ela já foi medicada para evitar doenças.

26 Jun 2013 - 14:21h

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) se reuniu com o secretário de Saúde Jorge Solla na última quinta-feira (20) para solicitar melhorias nos equipamentos públicos de saúde existentes nos municípios baianos. Acompanharam a parlamentar no encontro os prefeitos de Dom Basílio, Marilton Matias, de Sebastião Laranjeiras, Luciana Muniz, de Pindaí, Rosana Prado, e de Riachão das Neves, Hamilton Santana Lima. Para Dom Basílio, a parlamentar reiterou o pedido de doação de equipamentos para o hospital local, que está sendo reformado pela prefeitura, e a implantação do Programa Farmácia da Bahia. Segundo o secretário, o pedido de equipamentos já está em análise no setor técnico da Sesab. Para Sebastião Laranjeiras, foi solicitada a reforma e ampliação do Hospital Municipal Walter Leão Rocha, na sede do município, que atende toda a população da região. A deputada solicitou para o município de Pindaí, a implantação de uma sala de estabilização no distrito de Guirapá, e equipamentos para o hospital. Já para Riachão das Neves, foi solicitada uma ambulância e novos equipamentos para a unidade de saúde do município. Solla instruiu os prefeitos a elaborarem os projetos de reforma e ampliação de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fim de que estes sejam encaminhados para a análise da Sesab. Com relação aos pedidos de equipamentos, o secretário também solicitou que sejam encaminhados ofícios acompanhados de toda a documentação necessária para a análise da secretaria. A deputada Ivana Bastos recebeu a confirmação de que será implantada uma UTI Neo Natal na Maternidade Municipal Carmela Dutra, na cidade de Bom Jesus da Lapa; uma solicitação feita pela parlamentar juntamente com o prefeito Eures Ribeiro.

26 Jun 2013 - 14:15h

Muitos brasileiros estão comemorando o engavetamento da PEC 37 – projeto que previa tirar do Ministério Público (MP) o poder de investigação, principalmente envolvendo irregularidades políticas. A PEC já havia sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão Especial, que analisou o mérito, assim como já havia conseguido mais de 200 assinaturas de deputados favoráveis. No entanto, após grande clamor feito durante as manifestações populares por todo o país para acabar com o projeto, a votação do mesmo, que aconteceria nesta quarta-feira (26), foi antecipada para a última terça-feira (25). A PEC foi, então, rejeitada por 430 deputados, tendo apenas 09 votos a favor duas abstenções. Tal assunto tem sido tema de conversas entre os brumadenses, que nas redes sociais expressam suas opiniões acerca da rejeição da PEC 37. E quem mais comemorou a decisão dos parlamentares foram os promotores públicos, que há tempos levantaram a bandeira contra a proposta. Na manhã desta quarta-feira (26), o Brumado Notícias entrevistou o promotor público Paulo César Azevedo, para saber como o MP de Brumado vê toda essa situação. Para Azevedo, a manifestação da população foi a grande aliada do MP para que os parlamentares mudassem o voto. “Pelo andar da carruagem, ela [a PEC 37] tinha grande possibilidade de passar, pois anteriormente foram mais de 200 assinaturas favoráveis. Mas com o clamor das ruas, eles [os deputados] voltaram atrás. Na verdade, eles são os principais interessados. Antes das manifestações, a votação estava marcada para dia 26, quando iniciou o clamor público tentou-se um adiamento, mas como a pressão popular foi enorme, eles anteciparam para o dia 25”, comentou o promotor. Azevedo disse ainda acreditar que se o povo não tivesse ido às ruas, a probabilidade de a PEC 37 ser aprovada era grande. “Se não fosse o clamor público, os deputados não teriam recuado com o projeto”, completou.

25 Jun 2013 - 19:37h

Em Brumado, os moradores da Vila Pedra Preta ainda aguardam a chegada de água encanada na comunidade. Enquanto isso, o local é abastecido com água de um riacho que passa pelas proximidades do lugar. Cerca de 200 famílias utilizam baldes e mangueiras para a captação do líquido. O assunto ganhou destaque e se transformou em polêmica quando, segundo os moradores, a Secretaria Municipal de Recursos Hídricos acusou a comunidade de explorar o riacho através do seu uso indiscriminado. Em defesa da comunidade, o presidente da Associação de Moradores, Zenildo Lima Correia, percorreu todo o leito do riacho com a equipe do site Brumado Notícias e enfatizou que os moradores só utilizam a água do riacho para os afazeres domésticos e para molhar plantas e sustentar a criação animal. No entanto, em um trecho do riacho foi encontrado um barramento de concreto, que, segundo denunciou o presidente da associação comunitária, pertence a um empresário que mantém uma fazenda na localidade. 

“Não vou negar que alguns gananciosos que nem moram na vila estão captando água do riacho, mas para os moradores do povoado a água tem sido um socorro, um meio de sobrevivência para as famílias, tendo em vista que ainda não temos água encanada. Tem fazendeiros que captam água que dá para manter dez famílias, mas a corda só quebra para o lado mais fraco. O que dá a entender é que o secretário (de Recursos Hídricos) está dando proteção ao grande fazendeiro e virando as costas para os mais necessitados, que são os populares da comunidade. Por que ele só denunciou a comunidade na captação da água do riacho e não denunciou os fazendeiros?”, questionou o presidente. Zenildo ainda acusou a gestão anterior de ter cometido crime contra a comunidade. “Nossa comunidade está esquecida. A gestão passada, que foi muito irresponsável e descompromissada com o homem do campo, veio aqui e retirou nossa bomba do poço alegando que o mesmo estava seco, mas a prefeitura não se interessou em abrir outro. Foi uma gestão criminosa, pois retirar a água de uma comunidade é crime contra o ser humano. Eles nunca sentaram com a comunidade para discutir a situação, mas chegaram aqui atropelando com quatro, cinco pedras na mão”, afirmou.

Sobre a atual gestão, o presidente disse que, antes de apontar o que está errado no local, primeiro ela precisa se descomplicar. O secretário de Recursos Hídricos, Frederico Neves, respondeu as declarações do presidente da Associação de Moradores alegando que a prefeitura ainda não tomou nenhuma medida quanto ao caso, pois aguarda um parecer do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).  “A responsabilidade de utilização daquele recurso hídrico é do Inema, órgão da Secretaria de Meio Ambiente do estado. Atendendo a nossa solicitação, o Inema já esteve no local e fiscalizou todas as nascentes da Serra das Éguas. Estamos aguardando a emissão do parecer técnico do Inema, que vai determinar as medidas a serem tomadas. Não temos a intenção de prejudicar ninguém, mas queremos um ordenamento na utilização dessa água, cumprindo a legislação ambiental vigente. Até o momento, nenhuma medida foi tomada contra os moradores ou contra os fazendeiros”, concluiu o secretário.

25 Jun 2013 - 19:03h

Pelo menos quatro acidentes foram registrados na BR-030, no sentido Brumado a Tanhaçu, durante o feriado de São João. Em uma das ocorrências, uma motocicleta colidiu com uma carroça nas proximidades de uma fábrica de cimento. No mesmo trecho, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou um capotamento e um animal atropelado por um ônibus interestadual. A ocorrência mais grave registrada durante o período envolveu a colisão entre uma motocicleta e um veículo de passeio. Segundo informações da PRE, o casal que estava na motocicleta, que mora na comunidade Baraúnas, tinha acabado de sair de uma festa quando o condutor tentou fazer uma manobra na pista e acabou sendo atropelado pelo veículo. Com a colisão, o motociclista sofreu graves ferimentos e teve o pé decepado. A esposa do motociclista sofreu algumas lesões, mas sem maior gravidade. O casal foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto.

25 Jun 2013 - 15:44h

No último dia 20 de junho, a reportagem do Brumado Notícias publicou matéria relatando o desperdício de água que havia sido registrado na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em Brumado. Em entrevista ao site, os comerciantes e camelôs da região afirmaram que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi negligente com o vazamento, vez que os técnicos da empresa foram ao local, mas teriam saído sem sanar o problema. Em resposta à publicação, a Embasa declarou que uma equipe foi deslocada para a avenida assim que a solicitação foi feita e sinalizou o local, a fim de iniciar os serviços. “Por se tratar de uma tubulação maior, primeiramente foi necessário o fechamento do registro da rede para impedir a continuidade do vazamento de água, e, em seguida, com a rede vazia, o serviço foi executado em duas horas. Além disso, por se tratar de uma via de grande movimentação, a Embasa solicitou o apoio da Guarda de Trânsito para controlar o fluxo de veículos no local”, explicou em nota a Assessoria de Comunicação da Embasa.

25 Jun 2013 - 15:40h

Ao todo, foram empregadas 08 viaturas e um efetivo de 78 policiais durante a Operação São João 2013, realizada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) nas rodovias do estado da Bahia no feriado junino. Segundo a PRE, 553 veículos foram abordados, dos quais 10 foram retidos e apenas 01 recuperado. Além disso, 613 pessoas foram abordadas e 125 autos de infrações foram registrados. No total, durante o feriado prolongado, ainda houve 10 acidentes, 01 vítima fatal e 05 não fatais.

25 Jun 2013 - 15:04h

Em reunião da Comissão de Assuntos Territoriais, presidida pelo deputado estadual João Bonfim (PDT), foram debatidos os critérios para emancipação de distritos baianos. Estiveram presentes na ocasião o Coordenador Técnico do Censo Demográfico, Joílson Rodrigues, e Manuel Lamartin, ambos da Unidade Estadual do IBGE, que tiraram as dúvidas dos deputados e esclareceram pontos referentes ao assunto. Com a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº416\2008, de autoria do Senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-PR), as Assembleias Legislativas voltam a legislar sobre emancipações, prerrogativa suspensa desde 1996. Os técnicos destacaram o mínimo populacional exigido, calculado a partir da média aritmética da população dos municípios médios brasileiros. Para o Nordeste, este número é de 8.496 habitantes. Vale ressaltar que a emancipação do distrito não poderá inviabilizar o município mãe, ou seja, o mesmo também terá de permanecer, no mínimo, com a mesma população. Outras exigências também foram abordadas, a exemplo de um núcleo consolidado e dotado de um mínimo de edificações, a realização de estudos de viabilidade econômico-financeira, político-administrativa e viabilidade socioambiental e urbana, além da realização de um plebiscito envolvendo toda a população. Caso a emancipação seja rejeitada na consulta, a realização de novo plebiscito só poderá acontecer em um prazo de dez anos. Assim como prevê o PLC 416, e de acordo com o Artigo 54 da Constituição do Estado da Bahia, a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios devem ser feitos por lei estadual. Já tramita na ALBA o Projeto de Lei Complementar de Nº100, de autoria do Deputado João Bonfim, que, alinhado com o PLC federal, define os critérios e regulamenta o processo de emancipações. Após as adequações necessárias, o texto seguirá para votação em plenário.

25 Jun 2013 - 15:00h

Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, a Prefeitura Municipal de Brumado informa que as inscrições do Conjunto Habitacional Brisa I e II, localizado no Bairro São Jorge, foram abertas nesta terça-feira (25). Portando 02 cópias do RG, CPF, certidão de nascimento e certidão de casamento (caso seja casado) de todos os membros da família, os interessados devem se dirigir aos endereços abaixo. Além disso, será necessário o número de Inscrição Social - NIS, que é adquirido após Cadastro Único para Programas Socias CadÚnico / Bolsa Família. Aqueles que não possuem o número do NIS, poderão agendar o cadastro nos dias 04 e 05 de julho. O programa não contempla moradores da zona rural. Endereços: CRAS Irmã Dulce: Apertado do Morro I e II, Centro, Cidade das Esmeraldas, Feliciano Pereira Santos, Jardim de Alah, Lot.Malhada Branca , Lot. Maria de Lourdes, Lot.Santa Inês, Lot. São Joaquim, Lot. São Lourenço, Malhada Branca, Santa Tereza, São Félix, São José (Urbis I), Urbis II, São Sebastião (Ubis III) e Tanque do Abaeté. Endereço: Rua Padre José Dias, S/N, São Félix - Telefone: (77) 3441- 2945; CRAS Esther Trindade Serra: Baraúnas, Centenário, Dr. Juracy, Esconso, Flores, Ginásio Industrial, Hospital, Jardim Brasil, KM 05, Maria José Viana, Mercado, Nobre, Norberto Marinho, Novo Brumado, Olhos D’Água, Parque Alvorada, Rodoviária e São Jorge. Endereço: Rua Hortelina Alexandre Oliveira, S/N, Baraúnas - Telefone: (77) 3441- 2430.

25 Jun 2013 - 11:30h

Uma padaria localizada na Praça Heráclito Cardoso, em Brumado, foi assaltada na noite do último sábado (22), por volta das 21h, quando encerrava o expediente. Segundo disseram alguns funcionários ao site Brumado Notícias, havia poucos clientes no estabelecimento, entre os quais um delegado da polícia civil, mas nenhum deles percebeu a ação do bandido, que estava de capacete e armado. Apontando o revólver para a atendente, o homem anunciou o assalto e exigiu o dinheiro. Ainda de acordo com o relato dos funcionários, sem perceber nada, o delegado continuou fazendo seu lanche, sem esboçar nenhuma reação. Após o ocorrido, uma guarnição da polícia militar compareceu ao local, mas o elemento já havia fugido com o dinheiro roubado. A quantia não foi revelada.

25 Jun 2013 - 11:26h

Habituados a temperaturas altas, os brumadenses estão tirando dos guarda-roupas as blusas de frio, pois nos últimos dias as temperaturas caíram e estão oscilando abaixo dos 25ºC. Após o fim de semana prolongado, esta terça-feira (25) registrou desde as primeiras horas da manhã temperatura mínima de 16ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que ainda prevê tempo parcialmente nublado até a próxima sexta-feira (28). Nos próximos dias, há possibilidade de ocorrerem chuvas em áreas isoladas, com temperatura máxima de 31ºC e mínima de 16ºC. Por conta das temperaturas amenas, a cidade ainda não retomou seu ritmo normal e ao que parece o friozinho típico de junho deixou os munícipes preguiçosos.

25 Jun 2013 - 09:52h

Por conta do feriado de São João, a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, que normalmente é realizada nas segundas-feiras, foi adiada para a próxima quinta-feira (27). A expectativa é de que na próxima sessão a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2014 seja discutida e votada. A Câmara deverá entrar em recesso por 15 dias apartir do dia 16 de julho..

25 Jun 2013 - 09:46h

Bandidos invadiram a unidade do Posto de Saúde da Família (PSF) que fica localizado no Bairro São Félix, em Brumado, na madrugada desta terça-feira (25). Segundo informações da polícia militar, que esteve no local, um agente de saúde foi o primeiro a perceber o arrombamento na sala de treinamento do PSF. O funcionário entrou na sala para pegar o material de trabalho e viu parte do forro retirado e o telhado descoberto. A suspeita da direção do posto é de que o autor do delito estaria à procura de um aparelho de som, mas o mesmo não foi encontrado. “Na pirraça, para não sair de mãos vazias, o elemento levou material didático, lápis, caderno e borracha, que são utilizados pelos agentes de saúde nos trabalhos de rua”, disse um policial ao site Brumado Notícias. 

24 Jun 2013 - 22:34h

O fenômeno conhecido como Superlua ocorre quando o satélite natural da terra chega ao ponto em que está mais próximo do nosso planeta, fazendo com que a imagem da lua fique até 15% maior e 30% mais brilhante. Alguns físicos consideram esse fato como algo comum e ocorreu mais uma vez na noite do último domingo, 23. Vista no céu de Brumado, a Superlua encantou os brumadenses, que tiveram um motivo a mais para namorar e celebrar o São João ao redor da fogueira.

24 Jun 2013 - 19:42h

Na noite desta segunda-feira (24), o produtor de eventos Alberto Elizeu de Jesus, mais conhecido como Beto Bonelly, entrou em contato com o Brumado Notícias e negou ter recebido convite do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) para assumir qualquer cargo público na Administração Municipal. “Em todas as oportunidades que tive de conversar com o prefeito Aguiberto, ele nunca me convidou, nem mesmo deixou transparecer qualquer desejo que eu ocupasse algum cargo público na Prefeitura”, assegurou o produtor. Bonelly disse ainda estar surpreso com a informação sobre ser o novo chefe de gabinete. “Apenas realizei um serviço para a Prefeitura Municipal de Brumado, que foi atuar nos festejos em comemoração ao aniversário do município”, explicou.

24 Jun 2013 - 17:47h

A presidente Dilma Rousseff (PT) propôs na tarde desta segunda-feira (24) aos 27 governadores e aos 26 prefeitos de capitais convidados por ela para reunião no Palácio do Planalto a adoção de cinco pactos nacionais (por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação). Em relação ao segundo pacto, a presidente disse que apoiará a discussão de uma proposta de convocação de um plebiscito para que o eleitorado decida sobre a convocação de um plebiscito popular para um processo constituinte específico destinado a fazer a reforma política. “Quero neste momento propor um debate sobre a convocação de um plebiscito popular que autorize o funcionamento de um processo constituinte específico para fazer a reforma política que o país tanto necessita. O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está”, declarou a presidente. A reunião com governadores e prefeitos foi convocada como forma de resposta à série de manifestações que levaram milhares às ruas em protesto contra aspectos da conjuntura política, econômica e a qualidade dos serviços públicos. As informações são do G1.

24 Jun 2013 - 17:31h

O ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), um dos nomes mais cotados para se candidatar a deputado estadual nas eleições 2014 e representar a região sudoeste na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), prestigiou nesse último fim de semana o São João do Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. A recepção do democrata foi feita pelo ex-prefeito Antônio Oliveira Novais (DEM), o Zico, e pelo atual gestor da cidade, Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho. E, segundo relatou Ribeiro ao site Brumado Notícias, além de festejar São João, a população de Rio do Antônio e do Distrito de Ibitira também podem comemorar diversos investimentos que estão sendo realizados pelo prefeito municipal. “O prefeito vem conseguindo implementar um governo dinâmico, realizando diversas obras em todo o município e isso reflete na alegria e satisfação da população que reconhece as melhorias”, completou. Luciano Ribeiro, que também visitou o Arraiá de Caculé, sua terra natal, ainda prestigiará os festejos de diversos municípios, como Piripá, nesta segunda-feira (24), e outros durante as comemorações de São Pedro.

24 Jun 2013 - 13:08h

Por falta de uma grande festa junina na cidade, muitos brumadenses viajaram na noite do último domingo (23) para curtir o São João em cidades vizinhas, como Caculé e Tanhaçu. Mas aqueles que ficaram em Brumado também tiveram como se divertir: mesas fartas com leitoa assada, licor e outras iguarias típicas tomaram conta de alguns locais da cidade. Em uma volta pela cidade o que se via eram ruas fechadas com bandeirolas, famílias confraternizando em volta das tradicionais fogueiras em homenagem ao santo mais celebrado no sertão. Em uma rua do Bairro Santa Tereza teve até apresentação de quadrilha com direito à casamento  na roça. Na Rua que leva o nome do santo, São João, no Centro da cidade, várias fogueiras estavam acesas, em um bonito ‘arraiá’ que teve uma grande mesa com diversos pratos levados pelos moradores. O clima junino também tomou conta da Rua Crescêncio José Gomes, onde brincadeiras como dança da laranja, corrida de saco, corrida de ovo na colher e estouro da bexiga animaram os residentes. E animação dos brumadenses continuou na manhã desta segunda-feira (24), com as famosas visitas acompanhadas da frase ‘o São João passou aqui’. E além de toda essa comemoração, o povo de Brumado pôde se alegrar ainda mais com a chuva que ocorreu na madrugada, e o tempo que deve se manter parcialmente nublado durante toda a manhã de hoje, com previsão de chuva a qualquer hora, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias