Achei Sudoeste

15 Out 2013 - 11:25h

Começou nesta segunda-feira (14) a primeira rodada de negociação da campanha salarial dos funcionários da empresa Ibar com a direção. De acordo com o sindicato dos Mineradores, a empresa ofereceu uma ‘proposta indecorosa’. “Alegando dificuldades, inclusive relatando a respeito das demissões que fizera no início do ano para reduzir custos, a Ibar deixou claro que não pretende atender os pleitos dos trabalhadores, ao contrário, quer retroceder nas conquistas adquiridas com muita luta ao longo dos últimos anos”, comentou a diretoria do sindicato através de nota enviada ao site Brumado Notícias. Entretanto os funcionários afirma que a produção da Ibar está em um ‘ritmo alucinante’. “A proposta apresentada garante apenas a inflação do período e mais 0,5% de ganho real. Em relação à participação nos lucros a empresa reduz o valor em relação aos anos anteriores e propõe somente 80 % do salário nominal e mais R$ 450,00”, dizia a nota. Os trabalhadores ainda argumentam que a empresa “não aceita discutir a grave problemática dos turnos da fábrica e nem da mina impondo tabelas e horários que arrebentam com os trabalhadores lembrando a época da escravidão e, o pior, na contra mão das tabelas que são praticadas por outras empresas da região”. Em resposta aos valores oferecidos, o sindicato, em nome dos funcionários da Ibar, estipulou um prazo – até o próximo dia 17 – para a empresa reaver sua posição na campanha salarial e apresente uma nova proposta. “Caso até esta data a empresa não se reposicione o Sindicato vai aproveitar da insatisfação generalizada que reina no conjunto dos trabalhadores e propor greve por tempo indeterminado até que as justas, sensatas e factíveis reivindicações dos trabalhadores sejam atendidas”, garantiu o sindicato.

15 Out 2013 - 10:50h

O município de Licínio de Almeida, no sudoeste baiano, serviu de cenário para realização de uma trilha da qual fizeram parte o Clube do Jeep de Brumado e o Clube do Jeep de Vitória da Conquista. Além destes, 25 jeeps da cidade de Riacho de Santana também participaram da trilha, que contou com muita aventura e contato com a natureza. Os clubes caracterizam-se principalmente pelo respeito ao meio ambiente e gosto por aventuras, com total inclusão da família nesses eventos.

15 Out 2013 - 10:20h

Candidato ao cargo de presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições baianas, Ernesto Marques esteve no último domingo (13) em Brumado para fazer sua campanha. Em entrevista exclusiva ao site Brumado Notícias, o petista criticou duramente seu companheiro de sigla Jonas Paulo, atual presidente do PT baiano, a quem Marques faz oposição. “O presidente do partido se burocratizou demais, priorizou demais o jogo eleitoral sobre a política, de forma mais ampla. Nós entendemos que é importante participar e vencer eleições, mas, sobretudo, é fundamental o partido ter um candidato que não somente possua condições de vencer, mas também de colocar em prática o programa de governo petista”, argumentou Marques. Para o candidato, o atual presidente desorganizou o partido ao aumentar exageradamente o número de comissões provisórias em detrimento dos diretórios municipais. “Ele [Jonas Paulo] passou por cima dos debates dos diretórios municipais, abortou candidaturas e impôs outras que não eram desejadas pela maioria dos filiados nos municípios. Ele ainda abriu o PT de forma excessiva para pessoas que não têm vinculação com o programa e história do partido”, criticou. E de acordo com Ernesto Marques, essa reprovação à forma de gerir o partido, praticada por Jonas Paulo, é um sentimento de muitos petistas baianos, “é compartilhado, talvez, pela maioria do partido”. 

Mesmo com esse racha no partido, Ernesto Marques acredita que o prejudicial ao PT nas próximas eleições para o governo baiano é a qualidade da direção política de Jonas Paulo. “O fato de a gente ter divisões internas é uma coisa que não é novidade, esse sempre foi um partido formado por agrupamentos internos, que tradicionalmente se organiza por questão de identidade ideológica”, explicou. Marques reiterou, em adição, que a falta de política e o desempenho da militância podem fragilizar uma candidatura petista em 2014. “O abatimento da militância por causa dessa forma desastrosa e despolitizada de dirigir o partido como se ele fosse apenas uma máquina eleitoral, é a maior ameaça que paira sobre o PT. Isso é potencialmente mais perigoso do que a campanha feita nacionalmente contra o partido”, ponderou. O candidato de oposição a Jonas Paulo foi enfático ao dizer que mesmo sendo difícil, ainda dá tempo de arrumar o partido para as eleições estaduais “O simples fato de a gente ter no partido uma nova correlação de forças a partir dessa eleição interna de 10 de novembro, já será, sem sombra de dúvidas, uma grande injeção de ânimo na militância, assim como foi o simples fato de termos pelo menos uma chapa competitiva e disputando para vencer. Isso já animou bastante a nossa militância no estado inteiro”, comentou.

15 Out 2013 - 09:55h

Desde a madrugada desta terça-feira (15), as polícias civil e militar de Brumado, juntamente com o GAT de Vitória da Conquista, deflagraram a ‘Operação BR-030’, que teve início a partir de investigações do Ministério Público. O intuito é desarticular uma quadrilha que movimenta a compra e venda de carros e motos roubados na região. A operação também está sendo realizada na 18ª Ciretran, onde alguns funcionários foram encaminhados à delegacia acusados de envolvimento nas transações ilegais. 

Dezenas de motos e peças de veículos apreendidas em várias residências já foram encaminhadas à delegacia. A polícia não dá maiores informações sobre a operação, mas o site Brumado Notícias está acompanhando o caso e logo divulgará mais detalhes. O diretor da Regional de Trânsito (Retran) de Paramirim, Ivan da Silva Santos, conhecido como “Ivan da Rádio Pirata”, também foi preso.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

15 Out 2013 - 08:24h

A Associação de Moradores do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, manteve a tradição que já dura 10 anos e realizou a festa em comemoração ao dia das crianças no último sábado (12). Além de brincadeiras com palhaços e distribuição de brinquedos, a garotada também foi presenteada com um delicioso festival de cachorro quente. A festa, que acontece há dez anos e tem como tema Faça Uma Criança Feliz, emocionou o presidente da associação comunitária, Jobson Cruz. “Só tenho que agradecer a Deus por mais esse ano e essa oportunidade de poder organizar esse evento com a diretoria da associação e demais colaboradores. É de uma emoção sem tamanho poder colocar um sorriso no rosto de uma criança, nem que seja por um dia. É muito bom fazer uma criança feliz”, disse Jobson.

14 Out 2013 - 21:50h

Há quatro anos a seca vem castigando o município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, e como forma de amenizar e prevenir contra seus efeitos, a prefeitura, sob a responsabilidade do gestor João Francisco Santos (PT), tem realizado várias obras. Na zona rural, em 80% do território estão sendo feitas abertura e limpeza de aguadas, perfuração de poços artesianos e sistemas de abastecimento de água nos povoados. “Na sede também estamos abrindo poços artesianos, como no Bairro Jurema, que o poço tem vazão de 40 mil litros de água”, contou o prefeito João. Já no Bairro Cleriston Andrade o poço tem vazão de 10 mil litros, no Bairro Bela Vista com vazão de 5 mil litros, no Povoado de Laços com vazão de 12 mil litros, no Povoado de Tucum com vazão de 9 mil litros, no Povoado de Riachão do Sobrado com vazão de 9 mil litros e no Povoado de Várzea da Porta com vazão de 18 mil litros de água. “Todos esses poços são provenientes de recursos próprios”, contou o gestor. João Francisco disse ainda que sua administração não tem medido esforços para buscar meios de ajudar o município a conviver melhor com a estiagem prolongada.

14 Out 2013 - 21:20h

Em um jogo eletrizante na tarde do último sábado (12), as equipes do Esconso e Juventude decidiram o campeonato de futebol infantil do Bairro Olhos d’Água nos pênaltis. Os times encerraram o tempo do jogo em um empate de 1x1. Já durante as cobranças, o Juventude errou uma bola e o Esconso converteu todos os pênaltis em gols, sagrando-se campeão. A disputa pelo terceiro lugar foi entre o Bom Lanche e a Equipe do Espinheiro, que venceu a partida com 4 gols, contra dois do adversário.

14 Out 2013 - 18:45h

As obras no Estádio dos Prazeres, em Brumado, podem parar por falta de verba. A informação foi confirmada por Jair Leite, gerente da Construtora Áurea, empreiteira responsável pela obra. Segundo Jair, há quatro meses o governo federal não envia o recurso para o andamento da reforma. Nesse período, mesmo sem a verba, a Caixa Econômica Federal realizou duas medições da área. O gerente disse ainda que é impossível dar sequência aos trabalhos no local, pois o governo federal já tem uma dívida de R$ 200 mil. “Eu não sei fazer dinheiro e saco vazio não fica em pé. Até onde eu pude, toquei a obra com recursos próprios, mas com esse atraso prolongado a qualquer momento poderemos parar as atividades. Já estamos no vermelho e não temos mais meios de pagar os operários, a menos que o governo federal envie a verba”, explicou Leite, que aguarda outra visita de engenheiros da Caixa Econômica ainda semana para uma nova medição da obra.  

14 Out 2013 - 18:20h

A transmissão ao vivo, via TV, das sessões da Câmara Municipal de Brumado pode se tornar realidade em breve. A vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) enviou um requerimento no último dia 11 ao presidente da Casa, vereador Alessandro Lôbo (PSL), sobre a inclusão do Poder Legislativo municipal no Programa de Rede Legislativa Nacional de Televisão Digital, da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Para que Brumado faça parte do Programa, o qual será iniciado de forma piloto em apenas 20 municípios baianos, é preciso que o presidente solicite à Assembleia Baiana. “Por intervenção nossa, conseguimos que a Câmara de Brumado entrasse neste primeiro momento, pois na relação de municípios a nossa Câmara não se encontrava”, declarou Liu. A parlamentar brumadense acredita que esse é um projeto de extrema importância para a Câmara de Brumado. “Se em 2003, quando o presidente na época, Leonardo Vasconcelos, inovou com as transmissões ao vivo via rádio das sessões, algo importante para independência e valorização do Poder Legislativo brumadense, será ainda mais inovador e importante a transmissão pela TV”, emendou a vereadora. Vasconcelos pediu ainda que os demais colegas na Câmara também a apoiem nesse ‘histórico’ requerimento, que deve ser apresentado na sessão desta segunda-feira, 14 de outubro.

14 Out 2013 - 17:57h

Cerca de 30 motos e cinco carros apreendidos pela Polícia Militar no Município do Rio de Antônio, no sudoeste baiano, já foram apresentados na sede da 18ª Ciretran, em Brumado. Na tarde desta segunda-feira (14), a guarnição da 34ª CIPM apresentou na 18ª Ciretran mais oitos motos e um carro. Segundo disseram os policiais ao site Brumado Notícias, alguns desses veículos estão com numeração raspada e foram vendidos sob o argumento de serem produtos de leilão provindos de outros estados, outros foram abandonados por condutores quando perceberam uma possível abordagem da polícia. “Mas muitos dos veículos apreendidos e recuperados são na verdade produtos de roubo. Há mais de 120 motocicletas ocupando toda a rua em frente à delegacia em Rio do Antônio”, contaram os policiais. Essa situação já tem virado motivo de reclamações da vizinhança, tendo em vista que está ficando cada vez mais difícil a passagem pela rua por conta da ocupação das motocicletas apreendidas. “Algumas pessoas compram esses veículos porque acham facilidade na transação e são mais baratos, mas eles podem ser indiciados por receptação de produtos roubados, por isso fazemos esse alerta aos populares tanto de Rio do Antônio quanto da região circunvizinha, para não caírem nessa situação e evitarem dor de cabeça, pois o barato e fácil, pode complicar e ficar caro”, alertou um soldado participou da operação.

14 Out 2013 - 17:28h

Mesmo com uma placa de proibição da Prefeitura bem visível para quem passa pelo entroncamento entre os Bairros Santa Tereza, Monsenhor Fagundes, Tanque e Olhos D’Água, caçambeiros e carroceiros continuam depositando lixo e entulho no local. Tal atitude tem feito com que a passagem do Riacho do Bufão fique obstruída. E são os moradores da localidade que sofrem com o problema, uma antiga dor de cabeça principalmente para as donas de casa. “Todos os dias eu assisto essa placa ser ignorada tanto por caçambeiros como por carroceiros, às vezes eu penso que eles não sabem ler, ou então já estão de mente calejada e não se importam mais com o aviso de multa caso sejam flagrados pela fiscalização, se é que existe uma fiscalização ambiental da Prefeitura”, desabafou uma dona de casa ao site Brumado Notícias. De acordo com ela, a sujeira é constante em seus lares por conta do despejo descontrolado de entulho no local.

14 Out 2013 - 16:59h

Homem foi esfaqueado na Urbis II
 

Segundo informações da polícia militar, dois homens se desentenderam na noite do último domingo (13), no Bairro Urbis II, em Brumado e um deles acabou perfurando o outro com uma faca. A polícia afirmou que os envolvidos já brigaram diversas vezes por conta de um desentendimento antigo. A vítima recebeu os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) no local e foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. O acusado fugiu entes da chegada da polícia.


Homem sofre corte após levar garrafada na cabeça na Lagoa do Leite

Dois homens residentes no povoado Lagoa do Leite, próximo ao Distrito de Ubiraçaba, em Brumado, compareceram na manhã desta segunda-feira (14) à delegacia local para registrar queixa de agressão. Segundo a ocorrência, eles foram abordados na porta de casa por quatro homens e dois deles os agrediram. Uma das vítimas disse durante depoimento que foi atingido na cabeça com uma garrafa de vidro, o que causou um corte. Ainda segundo as vítimas, os agressores fizeram ameaças e prometeram retornar para quebrar o veículo de ambos. 

14 Out 2013 - 15:50h

Um posto de combustíveis localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, em Brumado, voltou a ser alvo de assaltantes na noite do último domingo (13). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias junto a frentistas do posto, os bandidos chegaram ao local em uma motocicleta vermelha e, armados, anunciaram o assalto. Os assaltantes levaram todo o dinheiro que havia no caixa, quantia não revelada pelos funcionários. O posto já foi assaltado diversas vezes somente neste ano. Na última ocorrência, registrada no final do mês de junho, o bandido chegou a efetuar um disparo que passou entre as pernas de um frentista.

14 Out 2013 - 15:10h

No próximo dia 18 de outubro, a partir das 22h, será realizada no Espaço Planet Show 2, em Brumado, a Noite do Arrocha. Com Léo Magalhães e Renato Rocha, as vozes que conquistaram o Brasil, o evento promete movimentar a cidade. Além dos shows no palco principal, tem uma mega boate no camarote. Faltam só quatro dias! O que você está esperando para comprar o seu ingresso? Adquira já o seu e se divirta na maior noite de arrocha do ano na cidade. 

14 Out 2013 - 14:35h

Enquanto o cantor Ed Rossi fazia um show na região sudoeste, o seu carro foi riscado e teve o retrovisor quebrado por vândalos que ainda não foram identificados. O nome do artista na lataria do veículo foi completamente riscado e o retrovisor ficou totalmente destruído como se pode ver pelas fotos. O cantor lamentou o fato em sua página no Facebook. “Fico muito triste com esse tipo de coisa. O que se passa na cabeça de um ser humano para riscar o carro de alguém que trabalhou tanto para comprar? Não se contentando só com os riscos, ainda quebrou o espelho retrovisor. Que Deus tenha piedade de uma alma dessa”, disse Rossi.

14 Out 2013 - 12:46h

Quem acompanhou a sessão da Câmara de Vereadores do dia 30 de setembro, em Brumado, ainda deve se lembrar das denúncias feitas pelo vereador José Santos (PTC), o Santinho, sobre a existência de ruas com pavimentação fantasma no município. Santinho disse na ocasião que a atual gestão não pode atuar nessas ruas porque as mesmas constam como já pavimentadas em gestões anteriores. O parlamentar afirmou que apresentaria provas na sessão do dia 07 de outubro, mas isso não aconteceu. O site Brumado Notícias conversou com o parlamentar na noite da última sexta-feira (11) e o mesmo relatou que uma equipe de secretários da prefeitura tem procurado os documentos que comprovam suas denúncias, mas parece que eles desapareceram. “Eu não consegui juntar o que queria, pois pedi uma coisa e me deram outra. Me apresentaram 60 ruas em Brumado que têm emenda parlamentar, mas que não foram correspondidas porque a verba não veio. O que eu queria ainda não consegui encontrar, estamos até supondo que esses documentos desapareceram, mas não é uma certeza. Ainda quero os documentos em que constam todas as ruas pavimentadas do município, pois aí sim vou poder encontrar as ruas que estão apresentando o problema. Assim que os mesmos forem encontrados pode ter certeza que irei declarar quem foi o gestor e o secretário da época”, reforçou o parlamentar.

14 Out 2013 - 12:16h

No último sábado (12), a Loja Maçônica Estrela Flamejante promoveu o 1º Festival de Música Beneficente, em Riacho de Santana, no sudoeste baiano. O evento solidário teve a renda totalmente revertida em benefício da instituição Casa Vida. Os artistas que participaram do festival também doaram seus cachês para essa causa. A iniciativa partiu da nova diretoria da Loja Maçônica, cujo Venerável é o irmão Orlando Carlos Gondim Júnior. Segundo ele, outras festas beneficentes serão realizadas pela Loja, pois existem algumas entidades não governamentais necessitando de apoio no município. “Nosso objetivo é dar continuidade aos trabalhos sociais que a Loja sempre faz”, afirmou Orlando Carlos.

14 Out 2013 - 11:40h

Parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no que se refere à ações de combate à seca, o município de Lagoa Real, no sudoeste baiano, recebeu um caminhão pipa do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Durante a cerimônia de entrega do equipamento, realizada na União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, esteve presente e falou sobre o os benefícios advindos por conta do veículo. “Com a aquisição desse novo equipamento, o município poderá dar continuidade ao desenvolvimento de ações de combate à seca”, reforçou o gestor.

14 Out 2013 - 11:10h

Após sofrer duas derrotas durante a fase de grupos para a equipe de Macaúbas, a seleção brumadense de futebol resolveu dar o troco no adversário e desclassificou a seleção macaubense em partida válida pelo Campeonato Intermunicipal de Futebol. O jogo de volta foi realizado no último domingo (13), na cidade de Ituaçu, quando a seleção de Brumado venceu pelo placar de 4 x 2. Com o resultado, o município avança para a quarta fase da competição e terá pela frente a equipe de Itamaraju, que venceu a seleção de Itabela nos pênaltis por 5 x 3.