Policiais Militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), lotados no município de Aracatu, prenderam no último domingo (13) Averineu Carlos Silva, acusado de homicídio. Segundo a polícia, o homem é suspeito de ter matado Sivinaldo José da Silva no dia 22 de novembro de 2013. O crime teria acontecido às margens da BR-030, sentido Brumado a Sussuarana. Já havia um mandado de prisão preventiva expedido contra Averineu. A prisão ocorreu em um bar localizado no Povoado de Várzea da Pedra.
A jovem Anne Lima, de 20 anos, vai participar do Miss Bahia 2014 representando o município de Caetité. Com 1,80m de altura, a candidata passou por uma seleção rigorosa até obter a vaga para participação no concurso que elege a mulher mais bela do estado. O evento teve início no último dia 11, quando as candidatas foram confinadas em um hotel em Salvador. A ganhadora do concurso será premiada com R$ 100.000,00 em contratos, além de uma viagem com direito a acompanhante para o Porto Seguro Praia Resort. A vencedora ainda vai concorrer ao Miss Brasil 2014, representando o estado da Bahia.
O Ministério Público de Brumado opinou favoravelmente à soltura do ex-assessor parlamentar Ivan Oliveira, detido no dia 10 de junho deste ano acusado de estar praticando pedofilia virtual através de um perfil falso em uma rede social. O site Brumado Notícias apurou que o ex-assessor aguarda apenas a assinatura do alvará de soltura para ser liberado da delegacia, o que pode acontecer ainda nesta semana. Como o juiz Genivaldo Alves Guimarães está de licença, a assinatura ou não do alvará será julgada pela juíza Leonor Abreu. O advogado de defesa do acusado entrou com um pedido de habeas corpus, que teria sido aceito pela promotoria. Ivan foi indiciado pela polícia civil por exploração sexual de menores e está à disposição da justiça. Os autos criminais correndo em segredo de justiça.
Na noite do último domingo (13), faleceu por volta das 23h o jovem Rafael Santos do Nascimento, o Rafitho, conhecido fotógrafo da cidade de Caetité. Segundo o Sudoeste Bahia, Rafael se submetia a um tratamento de saúde em Vitória da Conquista, mas o quadro se agravou nos últimos dias. Ele chegou a ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde a morte foi constatada. O jovem atuava há vários anos como fotógrafo do site Caetfest, cobrindo eventos locais e regionais.
Uma mulher foi presa pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no último sábado (12) suspeita de estar traficando cocaína. Durante operação de combate ao tráfico de drogas, policiais detiveram a condutora de um veículo no qual estava escondido mais de 50 Kg de cocaína. A apreensão ocorreu no KM 760 da BR-116, trecho de Poções. Segundo informações da PRF, a jovem de 25 anos demonstrou nervosismo ao ser abordada pelos policiais. Após averiguação e revista veicular, foram encontrados 53,2 kg de cocaína, escondidos atrás do banco traseiro do carro em um compartimento secreto. A mulher disse à polícia que o entorpecente estava sendo transportado para a cidade de Jequié. Ela foi encaminhada à delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista.
Ontem (13), a Argentina perdeu a final da Copa do Mundo de Futebol para a Alemanha por 1x0. Depois da derrota, torcedores argentinos provocaram tumulto nas ruas de Buenos Aires. Inconformados com o resultado, eles provocaram incêndios, quebraram vitrines de lojas, atacaram carros e atiraram pedras em policiais. A polícia agiu rapidamente repreendendo os manifestantes com balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e jatos d’água. 55 pessoas ficaram feridas e mais de 50 foram detidas.
No final da noite de ontem (13), o técnico Luiz Felipe Scolari foi demitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) do comando da seleção. Além dele, Carlos Alberto Parreira, Flávio Murtosa e outros membros da comissão técnica também foram demitidos. Em sua passagem no comando da seleção canarinho, Felipão atuou por 29 partidas. Nesse período, ele venceu 19 vezes, empatou seis e perdeu apenas em quatro oportunidades, duas delas na Copa do Mundo. Sob seu comando, o Brasil sofreu a maior goleada da história ao perder para Alemanha por 7 a 1. O nome do provável substituto não está confirmado, mas o nome do ex-treinador do Corinthians, Tite, ganha força.
A Copa do Mundo no Brasil ocupa o primeiro lugar na lista de copas com maior quantidade de gols marcados. Após o gol da seleção alemã aos sete minutos do segundo tempo da prorrogação, válido pela final do Mundial, foi registrado o 171º gol desta edição. Até então, a Copa com maior quantidade de gols era a da França, realizada em 1998. A média de gols no Brasil, porém, não superou a Copa do Mundo de 1954: 2,67 x 5,38 (por partida). O gol marcado pelo jogador alemão Götze ontem foi o de número 2.379 das Copas.
Durante a premiação de encerramento da Copa do Mundo, realizada no Maracanã após a vitória da seleção alemã sobre a Argentina por 1x0, a presidente Dilma Rousseff foi vaiada por parte do público. As vaias duraram apenas alguns segundos. Apesar do constrangimento, Dilma cumprimentou os alemães e argentinos e entregou medalhas e a taça de campeão do mundo aos vencedores.
Na madrugada de ontem (13), um grave acidente envolvendo dois ônibus da empresa Novo Horizonte aconteceu na BR-116, entre Muriaé e Miradouro. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma pessoa morreu e várias ficaram feridas. De acordo com a Rádio Muriaé, três ônibus seguiam em comboio de Mata Verde, na Bahia, com destino ao estado de São Paulo, quando um dos motoristas perdeu o controle da direção e tombou em uma curva.
O coletivo que seguia logo atrás não conseguiu frear a tempo e colidiu com o ônibus tombado. O motorista do segundo veículo morreu no local. Já o último coletivo conseguiu parar. Diversos feridos foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros e pelo Samu a hospitais de São Paulo. A polícia técnica também compareceu ao trecho a fim de colher informações sobre as possíveis causas do acidente.
A Copa do Mundo terminou com a superação da Alemanha que conquista o tetracampeonato sobre a Argentina após 24 anos sem título. Logo após o apito do juiz, já era possível saber quais foram os craques da competição, segundo a Fifa.
Campeã Mundial
Alemanha
Vice-Campeã
Argentina
Terceiro lugar
Holanda
Bola de Ouro (melhor jogador)
Messi, Argentina
Bola de Prata
Thomas Müller, Alemanha
Bola de Bronze
Arjen Robben, Holanda
Luva de Ouro (melhor goleiro)
Manuel Neuer, Alemanha
Chuteira de Ouro (artilheiro de 2014)
James Rodriguez, Colômbia
Chuteira de Prata
Thomas Mueller, Alemanha
Chuteira de Bronze
Neymar, Brasil
Prêmio Fifa Far Play
Colômbia
Cumprindo deliberação do colegiado do núcleo de Brumado, o Modera protocolou ofícios ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e ao presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Lôbo, solicitando elaboração participativa do Plano Municipal de Saneamento (PMS) e definição de mecanismo de controle e gestão democrática dos serviços de saneamento. O esgotamento sanitário é o que mais preocupa o grupo, uma vez que o lançamento de esgoto in natura representa uma poluição crônica do Rio do Antônio. Baseando-se no Decreto 7.217, que regulamenta a Política Nacional de Saneamento, o Modera entende que a elaboração do PMS deve garantir a ampla participação das comunidades, movimentos e entidades da sociedade civil, por meio da apresentação de críticas e sugestões em consulta ou audiência pública, antecedida por acesso à proposta do Plano na internet.
A final da Copa do Mundo no Brasil não poderia encerrar de outra maneira. Em um jogo recheado de dramaticidade e fortes emoções, para os dois lados, Alemanha e Argentina proporcionaram aos amantes do futebol uma decisão marcada pelo equilíbrio e obediência tática. Resultado da decisão parelha, então, só teria um caminho: empate no tempo normal, na prorrogação e o campeão conhecido apenas na decisão por pênaltis. A última etapa, porém, não entrou em cena graças ao meia Mario Götze. Apontado como uma das grandes joias do futebol alemão, o meia do Bayern de Munique brilhou. Entrou no segundo tempo da partida e marcou um golaço na prorrogação. O gol não foi apenas o mais importante da carreira. Foi o tento que colocou fim no jejum da Alemanha de 24 anos sem títulos mundiais. Com o 1 a 0, a seleção da Alemanha derrotou os argentinos na tarde deste domingo (13), no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e conquistou o tetra da Copa do Mundo. A conquista serviu para coroar uma bela campanha alemã, detentora do melhor ataque da competição (17 gols) e uma das defesas menos vazadas (4 gols). Não foi um título merecedor apenas pela performance no torneio. Foi a premiação por um futebol que encantou, mostrou como trabalhar e se divertir ao mesmo tempo, sem esquecer do trabalho.
Faleceu no último sábado (12), em Limeira, estado de São Paulo, o brumadense Ruideberg Rocha Moreira, mais conhecido como Rui. Ruideberg tinha 43 anos. Ele foi velado às 17h deste domingo (13). A comunidade brumadense lamenta a morte precoce de Rui, que era bastante conhecido na cidade.
Após a derrota da seleção brasileira para a Holanda, o ex-jogador Rivaldo mandou um recado para o narrador Galvão Bueno, da Rede Globo, através de sua conta no Instagram. O pentacampeão desabafou, mas sem deixar claro o motivo da declaração. “Não preciso do seu reconhecimento Galvão Bueno. O povo brasileiro e o mundo sabem da minha importância para a história da seleção brasileira e do futebol mundial. Nunca precisei puxar saco de ninguém da mídia. Fiz meu papel e muito bem feito. E você Galvão sabe muito bem o porquê estou falando isso”, escreveu o ex-camisa 10 do Brasil. Durante o jogo, o locutor esportivo teria citado uma grande lista de ídolos da seleção, sem mencionar o nome de Rivaldo.
No último sábado (12), o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A internação visa à realização de exames médicos. Lula foi diagnosticado com câncer na laringe, em 2011. Desde então, o ex-presidente faz exames semestrais de controle, os quais têm por objetivo evitar o retorno da doença. A rotina prevê exames clínicos, laboratoriais, de ressonância e laringoscopia.
No 63º jogo, a Copa do Mundo chega ao fim. Alemanha e Argentina fazem a grande final neste domingo (13), às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A Alemanha chega na final após a goleada arrebatadora em cima do Brasil no Mineirão. Já a Argentina passou das semifinais após empatar com a Holanda e derrotar a Laranja Mecânica na disputa de pênaltis.
Depois de perder a vaga na final da Copa do Mundo para a Alemanha, o Brasil voltou a decepcionar sua torcida ao ser derrotada pela Holanda por 3 a 0 neste sábado (12), no Mané Garrincha, em Brasília, e terminar apenas em quarto lugar na competição. O duelo foi decidido ainda no primeiro tempo, com gols de Van Persie, Blind e Wijnaldum. Terminar a Copa do Mundo com dignidade. É o que esperava a Seleção Brasileira no duelo contra a Holanda, na disputa pelo terceiro lugar. O time canarinho entrou em campo desacreditado, principalmente após a derrota humilhante por 7 a 1 para a Alemanha nas semifinais. Já o time holandês, encarava a partida como um amistoso. O técnico Louis Van Gaal chegou a falar que era contra a disputa do terceiro lugar.
Uma criança de três anos morreu atropelada por um caminhão de transportar bois, na cidade de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, neste sábado (12). Segundo a Polícia Civil, o veículo estava parado e, ao engatar a marcha ré, o garoto passou no fundo e foi atingido, por volta das 10h. O motorista não viu que o menino estava embaixo do veículo. De acordo com a polícia, o motorista fugiu do local por medo de ser linchado, mas entrou em contato ficando de ser apresentar na segunda-feira (14). O corpo da criança foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.
De acordo com a Justiça Eleitoral, a campanha para governador do estado de São Paulo será a mais cara dentre os 26 estados e o Distrito Federal. O estado terá nove concorrentes ao Palácio dos Bandeirantes. Em todo país, a despesa total para a disputa aos cargos de governador soma R$ 2,43 bilhões. Na Bahia, onde seis candidatos disputam o pleito, a campanha é a sexta mais cara. Serão gastos R$ 123.650.000. Cada partido fixou internamente o teto das despesas. Entre os custos previstos na campanha estão propaganda, principalmente na TV, transporte com automóveis ou jatinhos, por exemplo, e pagamento de cabos eleitorais. Assim como nas eleições anteriores, neste ano os candidatos poderão receber doações de empresas privadas para aplicar nas campanhas.
A Federação Alemã de Futebol doou um cheque no valor de 10 mil euros, equivalente a R$ 30 mil, aos índios da tribo Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, região sul da Bahia. O dinheiro vai ser usado pelos indígenas para a compra de um carro que fará o transporte de pessoas que precisam de assistência médica na comunidade. Durante a Copa, a seleção alemã treinou no local.
O vice-prefeito da cidade de Guaratinga, Ezequiel Xavier (PSB), foi empossado ontem (11) prefeito do município. Ele assumiu o lugar de Kenoel Viana Cerqueira (PV), que foi afastado pela Justiça juntamente com o secretário municipal de Administração. Os dois suspeitos respondem por improbidade administrativa por não cumprir decisões judiciais, como a determinação pela reintegração de 300 servidores concursados e nomeados na gestão anterior, que foram exonerados na administração de Cerqueira. Em sua defesa, o ex-gestor alega que a prefeitura não tinha condição financeira de arcar com o custo dessas admissões. Apesar da alegação, a prefeitura contratou outros 300 servidores não concursados. A posse do novo prefeito deveria ter ocorrido desde a quinta-feira (10), mas, como o presidente da Câmara de Vereadores de Guaratinga não foi encontrado, Ezequiel Xavier foi empossado no Fórum pelo juiz da comarca, Rodrigo Quadro. Os concursados exonerados serão reintegrados aos cargos. As informações são do G1.
O candidato a governador da Bahia, Paulo Souto (DEM), declarou que o combate à violência será uma de suas prioridades de governo, caso seja eleito. “Se eleito, acompanharei de perto as ações para reduzir a criminalidade que tomou conta de nossa Bahia nos últimos anos. Vou me reunir periodicamente com o comando da polícia e cobrar resultados efetivos”, afirmou o candidato. Souto lamentou o crescimento da violência no estado, ressaltando que mais de 36 mil baianos foram assassinados em sete anos e meio. Para ele, os altos índices de criminalidade de Simões Filho, alcançados nos últimos anos, assim como em todo o estado, não refletem a natureza do povo baiano. “É culpa do governo petista que perdeu o controle por causa de sua ineficiente política de segurança pública. Propagandeiam que investiram no setor, mas a violência cresceu exponencialmente durante a gestão deles”, completou, garantindo que irá promover mudanças no atual modelo de segurança pública.
Aos 71 anos, o médico, jornalista e comentarista esportivo Osmar de Oliveira morreu ontem (11) no Hospital A. C. Camargo, em São Paulo, onde estava internado há mais de 30 dias. Osmar trabalhava na Band, nos programas Jogo Aberto e Terceiro Tempo. Ele também comentou transmissões de futebol e outros esportes na emissora.
A partida entre Alemanha e Argentina, que será realizada no Maracanã, no próximo domingo (13), é válida pela final da Copa do Mundo de Futebol. Para o evento, mas de 25 mil agentes participarão do esquema de segurança na cidade do Rio de Janeiro. A operação começará às 23h de hoje (12). De acordo com a Agência Brasil, o esquema será o maior já adotado em um evento na cidade do Rio, de acordo com o secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Policiais militares, bombeiros, policiais federais, rodoviários, guardas municipais, agentes da CET-Rio e da Força Nacional vão participar do esquema. Dentro dos estádios, a segurança privada da Federação Internacional de Futebol (Fifa) deve ter 1,6 mil stewards, e será reforçada também por policiais militares. De acordo com Beltrame, o planejamento prevê um cerco maior ao estádio duas horas antes da cerimônia de encerramento, que começa às 14h.