Cinco carros roubados foram apreendidos ontem e hoje (24) em Malhada de Pedras, no sudoeste baiano – todos em posse de um homem conhecido como Zé Brito. As Polícias Civil e Militar descobriu o crime através da denúncia de que havia um carro suspeito circulando pela cidade no dia 23. Os investigadores foram checar e encontraram um Prisma com o homem. Após consulta à Rede Infoseg, os policiais descobriram que o carro era roubado e autuaram Zé Brito em flagrante. A investigação continuou nesta terça-feira, o que levou à descoberta de mais quatro carros numa propriedade de Brito, todos com placas falsas. O criminoso confessou ter adquirido os cinco carros na feira do rolo da cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Durante interrogatório, Zé Brito contou que comprava os carros e pagava uma parte do valor, deixando o restante para entregar em outra viagem à cidade paulista, quando receberia o DUT - Documento Único de Transferência. “Entretanto ele não voltava para pagar e nem recebia o DUT”, declarou um investigador ao site Brumado Notícias. Natural de Malhada de Pedras, Zé Brito já está preso.
Maria Sônia, moradora no Conjunto Habitacional Santo Antônio – conhecido como Bairro Espanha, reduto do tráfico em Paramirim – foi detida no índio da tarde desta terça-feira (24) em um ponto de ônibus de Brumado. A mulher de 42 anos, suspeita de comandar uma boca de fumo em Paramirim no lugar de outro traficante, estava na Rua Exupério Pinheiro Canguçu quando a delegada Maria Helena a reconheceu. A delegada estava chegando à cidade para assumir seu plantão e logo pediu reforço policial para abordar Maria Sônia. Com a mulher encontraram uma mochila preta com 2,5 kg de maconha prensada dentro, que havia sido entregue a ela por um mototaxista. Maria Sonha foi encaminhada com as drogas para a delegacia. Mesmo tendo sido flagrada com a mochila, a suspeita negou as acusações sobre o tráfico e garantiu não ter conhecimento das drogas e nem do mototaxista que deixou a encomenda ao seu lado no ponto de ônibus.
A greve geral dos bancos foi iniciada na última quinta-feira (19) e, desde então, os bancários mantêm estado de assembleia permanente. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o governo federal não sinalizaram no sentido de realizarem novas negociações preferindo punir a população com a ausência dos serviços. Por isso, a mobilização continua, e os bancários ampliaram a adesão nas agências das 46 cidades da base. A população está sendo esclarecida pelas comissões de convencimento quanto ao uso de canais alternativos. “Nossa assembleia será convocada a partir da orientação do Comando Nacional dos Bancários, quando as negociações forem retomadas e uma nova proposta for apresentada”, esclareceu o diretor Eduardo Moraes. Vitória da Conquista, Brumado, Poções e Itapetinga mantêm o índice de adesão à greve em 100%. No total, são 66 agências fechadas em toda a região, com 81,5% dos bancários parados, o que representa 924 funcionários. Em todo país, as paralisações atingiram 9.015 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados do país, um crescimento de 23,8% em relação à sexta-feira (20).
No último dia 22, o Tiro de Guerra (TG) de Brumado visitou o distrito de Ibitira, na cidade de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, para participar da 6ª Cavalgada da Independência. O integrantes do TG iniciaram a cavalgada, tendo a frente a tropa, depois os cavaleiros. Ao final, foi realizada uma demonstração de lutas com fuzil para o público, que vibrou com a apresentação.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) colocou à disposição na última semana os cargos que ocupa no governo federal. O anúncio reforçou as especulações sobre uma eventual candidatura do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, ao Palácio do Planalto. A notícia repercutiu na configuração dos estados, tanto que a senadora Lídice da Mata, dirigente do PSB na Bahia, voltou a falar da candidatura própria, mesmo sem o apoio do governador Jaques Wagner (PT). Em entrevista à Rádio Metrópole, Lídice confirmou que poderá sair candidata, mesmo havendo uma negativa de uma candidatura na base do governo. Segundo Lídice, ela reúne condições para ser candidata, independente da postura do PT ou do governador. A senadora, porém, antecipou que não pretende adotar uma postura de oposição ao projeto. “Não queremos que a nossa candidatura assuma a característica de candidatura de oposição. Acho que seria uma posição incoerente ficar no governo, ter construído, ter participado internamente do governo e hoje sair para uma postura de oposição ao governo, abertamente batendo no governo”, assegurou. A senadora sinalizou não eliminar a hipótese de colocar os cargos do PSB no plano estadual à disposição do governador Wagner, apesar de não apontar prazos. Com informações do Jornal Tribuna da Bahia.
O Projeto de Lei nº 22/2013, oriundo do poder executivo brumadense e que visa à reformulação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), foi motivo de discussão entre o líder do prefeito na Câmara, José Carlos dos Reis (PDT), e demais parlamentares durante a sessão legislativa ocorrida na última segunda-feira (23). Reis apresentou requerimento em que indicava a prestação de contas do Conselho, o que não foi bem visto por alguns parlamentares. Embora tenha retirado o requerimento de pauta, após pedido do vereador José Santos (PTC), o Santinho, Reis teve a atitude reprovada pela bancada de oposição. Durante a discussão, o vereador Weliton Lopes (PR), que é aliado do pedetista, chegou a ser chamado de perseguidor. José Carlos disse que Lopes perseguiu sua esposa, a ex-vereadora Olindina Reis (PDT), ex-funcionários públicos e a ele próprio. Segundo Reis, Lopes tentou atrapalhar sua projeção à Câmara Municipal. “Quando tomamos posição contrária ao poder executivo, minha esposa Olindina foi perseguida e foi retaliada por motivos de politicagem. Quem promovia isso era o vereador Weliton. Muitas pessoas que exerciam suas funções na prefeitura foram perseguidas por ele e perderam seus postos de trabalho. Ele fez de tudo para que esse vereador não chegasse a essa casa legislativa”, declarou o parlamentar. Já o vereador Weliton Lopes deixou claro que assuntos pessoais não devem ser levados para a Câmara, lembrando de outras situações envolvendo o colega de bancada. “Essa Casa tem que ser pautada no interesse maior da população e não o fundo de quintal da casa de uma vereadora”, acusou Lopes. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o parlamentar se defendeu das acusações apresentadas pelo colega. “Estamos apenas defendendo o nosso ponto de vista diante de um projeto do poder executivo. Nem eu e nem o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos fomos perseguidores, apenas tínhamos o nosso posicionamento político. Não iriamos nomear alguém dentro da gestão que fazia parte da oposição”, encerrou.
Ponto de encontro da comunidade, a Praça Bernardo de Brito, mais conhecida como Praça da Igreja, na cidade de Igaporã, no sudoeste baiano, foi depredada na última segunda-feira (23). Segundo a Rádio Igaporã, luminárias foram quebradas e, durante o dia, ainda podiam ser vistos no local os estilhaços e pedaços de vidro. De acordo com a Lei Federal 9.650, de 12 de fevereiro de 1998, a depredação pode ser punida com penas de três meses a um ano de reclusão e multas que variam de 1 a 50 mil reais. Os autores da ação ainda não foram identificados, mas a polícia segue investigando o caso.
Em face das manifestações ocorridas na cidade de Condeúba, no sudoeste baiano, onde os moradores são contra a construção da adutora que liga a água da Barragem do Champrão a Embasa de Piripá, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) enviou nota de esclarecimento ao site Brumado Notícias. Segundo a empresa, os estudos de viabilidade técnica e ambiental do projeto de implantação da adutora atestam que a barragem tem capacidade para atender as sedes de Condeúba e Piripá sem risco de exaustão da disponibilidade de água acumulada do manancial. Atualmente, a barragem de Condeúba encontra-se com volume útil de 01 bilhão e 440 milhões de litros de água, o equivalente a 14,03% de sua capacidade. Esse volume de água garante o abastecimento de Condeúba, Cordeiros e Piripá pelos próximos 441 dias (15 meses), sem a ocorrência de chuvas, de acordo com a Embasa. O período chuvoso deve começar no início de novembro na região, o que contribuiria com a recuperação dos níveis de segurança da barragem. A obra, que está orçada em cerca de R$ 1,8 milhão, será custeada com recursos próprios. Cerca de 7.700 habitantes da cidade de Piripá serão atendidos com a construção da adutora.
Procurado pelo grupo comunitário que está se formando no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, o vereador Castilho Viana (PSB) ofereceu seu apoio e suporte para realização dos festejos do Dia das Crianças no local. O evento será realizado no dia 12 de outubro, na Praça João Romão, a partir das 09h. O parlamentar convidou a população para participar e ajudar as crianças carentes da localidade a terem uma condição de vida melhor e um Dia das Crianças especial. “A intenção maior de estar apoiando esse grupo é que isso não fique simplesmente na realização de uma festa. Com esse apoio, espero receber as reivindicações e necessidades que as crianças e toda a comunidade daquele bairro estejam enfrentando e, a partir daí, criarmos políticas públicas voltadas para dar uma assistência maior a nossa população”, afirmou Viana.
Em seu gabinete na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) recebeu importantes lideranças políticas do município de Rio do Antônio, que cobraram do deputado o andamento das obras de infraestrutura hídrica, como a recuperação, ampliação e perfuração de poços e implantação de sistemas de abastecimento de água para diversas comunidades rurais do município. O deputado se dispôs a ajudá-los, solicitando do Governo do Estado agilidade na realização das obras, inclusive a implantação da energia elétrica. Também em seu gabinete, Marquinho recebeu o vereador Gilson Dantas Pereira, da Câmara Municipal de Barra da Estiva. O vereador esteve na capital baiana para acompanhar a tramitação dos projetos da execução de obras de interesse do município, como o sistema de abastecimento de água de Caribé, de responsabilidade da CERB, e a operação tapa buraco da BA-142.
Comprometido com as solicitações, Marquinho levou-o até a diretoria das instituições para reivindicar a agilização das obras. Já em visita ao município de Livramento de Nossa Senhora, o deputado participou de um evento beneficente no Haras Pulca, destinado a angariar recursos financeiros para apoiar pessoas que necessitam realizar tratamento contra o câncer. O deputado esteve ao lado de autoridades políticas municipais. O deputado ainda participou dos festejos de emancipação política do município de Tanhaçu, onde pode ouvir de perto as reivindicações de melhorias para a cidade. O deputado se comprometeu a encaminhá-las às Secretarias de Estado o mais breve possível.
A primavera já começou e junto com ela vieram as temperaturas mais altas. E a tendência é só ficar mais quente daqui até o verão. Então, para que você não sofra tanto com o calor, a solução é investir em refrigeração dos ambientes. E a Suprema Refrigerações pode te ajudar com isso. A partir de outubro você vai pode encontrar na Suprema, além de refrigeração comercial, industrial e climatização, toda a linha branca – refrigeração doméstica. Lá você vai poder conferir os melhores preços em geladeiras, freezers, bebedouros, purificadores, nebulizadores, maquinas de lavar e tanquinhos. O melhor de tudo é que todos têm a qualidade e garantia Suprema. Mas fique atento, a Suprema agora atende em novo endereço: Praça Armindo Azevedo, 466, Centro. Mais informações através do telefone (77) 3441-1786. Clique aqui e acesso o site da Suprema.
Conforme dados divulgados nesta segunda-feira (23) pela Receita Federal, o último mês de agosto foi de recorde para o governo na arrecadação de impostos e contribuições: R$ 83,956 bilhões. O valor representa aumento de 2,68% em relação ao mesmo período de 2012. Essa porcentagem significa crescimento real, já que foi descontada a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De janeiro até agosto, a arrecadação chegou a R$ 722,234 bilhões – alta de 0,79% em comparação ao ano anterior. Em reais, o acréscimo foi de R$ 48,658 bilhões – valor sem correção pela inflação. A Receita indica que o motivo para isso é o desempenho dos principais indicadores macroeconômicos, como a avanço na produção industrial e na venda de bens e serviços, aumento da massa salarial e do valor em dólares das importações.
Os problemas financeiros da Telecom Itália levaram o banco Barclays e a BTIG, empresas fornecedoras globais de serviços financeiros, a prever que a empresa vai vender a TIM no Brasil. A decisão alteraria o equilíbrio no quinto maior mercado de wireless do mundo. De acordo com o Barclays, a dissolução da segunda maior operadora do país, seria a opção mais viável, pois a Anatel não deve aprovar uma fusão completa da TIM com um único concorrente. A TIM espalharia os seus ativos e assinantes entre seus rivais. Segundo especialistas, uma companhia de fora, como a Vodafone, também pode comprar uma participação ou a totalidade da TIM. De acordo com os analistas, a dissolução da TIM seria motivo de comemoração para as outras operadoras do país, pois a remoção de um concorrente iria aliviar a pressão sobre a concorrência de preços. As informações são de O Globo.
Pela segunda vez o brumadense Jossilei Ramos da Silva se sente injustiçado pela forma como são preenchidas as cotas no campus XX da Universidade Estadual da Bahia – Uneb, situado em Brumado. Ele prestou em 2012 e 2013 o vestibular para o curso de Direito através do sistema de cotas, mas não foi chamado em nenhuma vez, mesmo tendo boa colocação. O vestibulando acredita estar havendo uma fraude no sistema da instituição no campus XX. “Em 2013 eu fiquei em 22º e foram chamadas 21 pessoas, mas a questão é que entre esses chamados existem algumas que não se enquadram nos critérios exigidos para ser cotista”, denunciou. Os requisitos para fazer parte do sistema de cotas são: ter cursado o ensino médio em escola da rede pública de ensino, ter renda familiar bruta de até quatro salários mínimos e se autodeclarar negro. “Acredito que sete pessoas das que foram chamadas para o curso estão irregulares com esses requisitos. Duas eu tenho certeza da irregularidade porque suas rendas brutas são maiores que quatro salários”, apontou Jossilei ao site Brumado Notícias.
Silva já procurou o Ministério Público de Brumado e uma promotora já foi designada para o caso, mas ainda não se encontrou com o denunciante, pois está de licença maternidade. Mas antes mesmo de procurar por seus direitos através da justiça, Silva contatou a reitoria da Universidade, indo pessoalmente a Salvador. “Fui lá fazer a denúncia e tive informações que os papeis da minha reclamação foram enviados para Brumado desde abril, mas até agora nada foi definido e a direção da Uneb que não me deu nenhuma resposta. Já se passaram 190 dias desde a minha reclamação”, revoltou-se. Para Jossilei, a reitoria está fazendo vistas grossas sobre a denúncia e que somente não está estudando na universidade por causa da fraude. “Para a Uneb todo mundo agora é negro, mas o que se vê são pessoas utilizando de má fé para burlar a sua própria etnia, têm vergonha de dizer que é branco só para adquirir uma vaga numa universidade pública”, falou. Já encerrando a entrevista, Jossilei Ramos da Silva garantiu que não irá desistir de recuperar a vaga que considera como sua por direito. “Estou dentro dos critérios das cotas e vou buscar fazer justiça para ter a minha vaga. Já perdi dois semestres de 2013, e se for contar com as irregularidades de 2012, perdi então cinco. E agora, quem vai me ressarcir por esse tempo perdido?”.
A empresa Contrate, terceirizada da Secretaria de Educação da Bahia, deverá quitar os seus débitos com os funcionários ainda nesta semana. Isso porque um acordo foi a empresa celebrou um acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), em Salvador, nesta segunda-feira (23). A audiência teve ainda a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp) e do governo estadual. Segundo o procurador Rômulo Almeida, as negociações de casos como esse estão mais simples agora. “O modelo que nós estamos usando para todos os casos prevê o fornecimento pela empresa de uma lista de empregados e dos valores devidos a cada um, que é submetido ao sindicato para depois o governo liberar os valores retidos para quitar esses débitos trabalhistas”, explicou. Para quitar o débito do governo baiano com as terceirizadas, o qual é em torno de R$ 20 milhões, já estão agendadas mais quatro mediações com o MPT, duas para dia 24 e duas dia 26.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) se reuniu no último dia 20 com os trabalhadores da empresa E2 Engenharia, no canteiro de obras dos empreendimentos Brisa I e Brisa II, para divulgar as condições para que eles próprios possam ser beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com a secretária Themis Narvaes, muitos deles não sabem que podem ser atendidos pelo programa e se inscreverem para as residências dos empreendimentos do Bairro São Jorge. “Foi pensando nisso que tivemos essa iniciativa. Vamos marcar um novo encontro para que os trabalhadores possam fazer suas inscrições no próprio canteiro de obras”, declarou Narvaes. Para maiores informações sobre as inscrições dos empreendimentos Brisa I e Brisa II liguem para o telefone 3441- 2595.
Na sessão da Câmara Municipal de Brumado do último dia 16, o vereador Agno Meira (PCdoB) apresentou aos demais parlamentares um projeto para a criação do Conselho da Juventude. A proposta de Agno é o Poder Executivo crie o conselho como um órgão autônomo, deliberativo, consultivo e também fiscalizador, para que os jovens brumadenses possam ter a oportunidade de discutir sobre todos os assuntos relativos ao município. “Assim eles poderão ser protagonistas de ações que visem promover o desenvolvimento e o crescimento da cidade”, explicou Meira. Para o vereador, o Conselho vai garantir que os jovens fomentem as suas próprias políticas públicas. Na apresentação do projeto, os demais vereadores declararam apoiar o projeto e ajudar na aprovação do mesmo. A primeira votação do Conselho acontece durante a sessão desta segunda-feira, 23, na Câmara.
A chegada da energia elétrica foi bastante comemorada por moradores de comunidades de Guanambi. E no último dia 21 a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve na cidade para celebrar ao lado dos guanambienses a conquista, que veio através do programa Luz para Todos. Em Cainana, região de Mutans, a deputada, em companhia do líder político Paulo Costa, foi recebida pelo presidente da Associação de Moradores, Albertino Marques. E em Tabuinha de Pintada, Ivana Bastos comemorou a chegada da energia ao lado de integrantes das famílias beneficiadas. A energia também chegou em Barriguda, Pau de Cangalha e Muquém. As famílias beneficiadas agradeceram bastante a parlamentar pelo auxílio na concretização do projeto de energia. “O nosso trabalho é fazer com que benfeitorias como essas cheguem às comunidades e proporcionem mais conforto para todos”, declarou a deputada.
A Associação de Moradores do Bairro Dr. Juracy vai comemorar no próximo dia 12 de outubro o aniversário de 10 anos do Projeto ‘Faça uma criança feliz’. O projeto consiste na doação de brinquedos, doces e alimentos para entidades do município e esse ano será para o grupo Os Vicentinos. A comemoração do evento será uma grande festa na Praça João Romão, a partir das 9 horas. As doações poderão ser entregues na Rua Marquesa dos Santos, 124, no Bairro Dr. Juracy. Outras informações através dos telefones (77) 9962-0333 ou (77) 3453-1680.
No último domingo (22), a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), o ex-vereador Leonardo Vasconcelos (Sem Partido) e o ex-vice-prefeito Marlúcio Abreu (PP) visitaram a feira do Distrito de Ubiraçaba, em Brumado, onde perceberam os muitos problemas que assolam a população local. Durante a visita, os moradores fizeram várias reclamações contra a atual administração municipal, como a falta de iluminação do cemitério, a precariedade do mercado de carnes, condições ruins das estradas vicinais e a falta de médico no Posto de Saúde local. Outra reivindicação feita pela comunidade foi sobre como o combate à seca está sendo encarado pela Prefeitura de Brumado. “Se não fosse o Exército Brasileiro fazendo a entrega de água pelos carros pipas, nem sei como estaria o povo da zona rural neste momento de grave seca”, declarou a ex-candidata ao cargo de vereadora, Dalva. Solidário com os moradores de Ubiraçaba, Marlúcio Abreu comentou que “infelizmente os recursos Estadual e Federal para combater a seca vêm, por muitas vezes, através da Prefeitura e somente o prefeito é quem pode executar ações rapidamente”.
Como forma de atender às reivindicações do povo distrito, a vereadora comunista garantiu que usará a Tribuna Livre da Câmara Municipal para cobrar ações do Executivo em prol da comunidade. “O poder do Legislativo hoje é muito restrito em execução de obras, é por isso que estou propondo o Orçamento Impositivo Municipal na Câmara, porém temos a prerrogativa da palavra e irei cobrar ações do prefeito na sessão da próxima segunda-feira [23 de setembro]”, comprometeu-se a vereadora. Após passarem pela feira, os políticos visitaram ainda o ex-vereador Manoel Borges, que está com problemas de saúde. “Fico feliz em receber visita de meus amigos ilustres neste momento de enfermidade, mas tenho fé em Deus que tudo ficara bem comigo”, alegrou-se Borges. O também ex-vereador Leonardo Vasconcelos fez votos de melhorias a Borges. “Manoel Borges. além de ser uma grande liderança política regional, é meu amigo pessoal e torço para que ele se recupere bem sem precisar de intervenção cirúrgica”, falou.
O projeto do presidente da Câmara de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), que solicita que o Poder Executivo municipal coloque um intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais em todos os eventos públicos oficiais da Prefeitura serviu de base para uma proposta similar feita por um vereador do Rio Grande do Sul. Diomar Lino Formenton (PT), parlamentar na Câmara de Santo Ângelo, foi quem elaborou o projeto e enviou uma nota ao site Brumado Notícias destacando a iniciativa de Lôbo. “Cumprimento a nobre iniciativa [do vereador brumadense] e informo que protocolei na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo-RS um projeto de lei que institui cargo de intérprete de Libras na Câmara, também projeto para ter o mesmo profissional em eventos públicos do município”, declarou. O edil ainda disse que os projetos serão apresentados em sessão especial no próximo dia 24 como homenagem ao Dia Nacional do Surdo, que é dia 26 de setembro. O vereador brumadense, Alessandro Lôbo comentou a informação dizendo estar satisfeito com a proposta apresentada na Câmara de Santo Ângelo. “Parabenizo o nobre colega Formenton pela iniciativa e esperamos que outras câmaras do país também apresentem essa proposta”, destacou.
A Prefeitura entregou aos brumadenses do Bairro Dr. Juracy Pires Gomes na última sexta-feira (20) a Praça João Romão totalmente revitalizada e com nova iluminação. A reforma do ponto de lazer foi em atendimento a uma antiga reivindicação dos moradores da localidade. “Agora as crianças do bairro terão um moderno espaço para brincar e o bairro ficou com uma praça mais moderna e confortável”, comentou um dos moradores. Além do prefeito municipal Aguiberto Lima Dias (PSL), o secretariado da prefeitura e líderes políticos do município também presenciaram a entrega da praça.
Durante a sessão da Câmara Municipal de Licínio de Almeida, ocorrida no último dia 20, o deputado estadual João Bonfim (PDT) recebeu dos vereadores o título de Cidadão Liciniense. A honraria, proposta pelo vereador José Luiz Souza Saraiva, foi em reconhecimento ao trabalho que o deputado tem realizado em prol do desenvolvimento do município. Segundo edil liciniense, são muitos os frutos da parceria entre o município e Bonfim, como as obras de eletrificação rural das localidades de Fazenda Lama, Agreste e São Pedro \ Periperi, a implantação de melhorias na rede elétrica de Caiana, a correção da iluminação pública no trecho da BA 026, entre outras. Além disso, João Bonfim ainda solicitou ao governo do estado a construção de um terminal rodoviário e a recuperação de estradas na região. “Me sinto muito honrado com essa homenagem e quero continuar ainda mais próximo do povo de Licínio de Almeida”, discursou o deputado durante o ato solene. Também presenciaram a sessão o prefeito municipal Alan Lacerda (PV) e o presidente do PDT local, Juarez Carvalho.
Duas adolescentes alunas de uma escola pública municipal de Brumado trocaram tapas e pontapés no final da manhã desta segunda-feira (23), na Praça Senhor do Bonfim. Um grupo de estudantes desceu acompanhando as duas jovens em direção a Praça Coronel Zeca Leite, onde a briga aconteceria. Porém, como a polícia estava no local, o grupo seguiu até a Praça Senhor do Bonfim.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
A briga só não foi mais adiante porque alguns alunos perceberam a presença da reportagem do site Brumado Notícias e avisaram as colegas, que imediatamente interromperam a briga, mas continuaram a discussão. As adolescentes foram embora fazendo ameaças uma a outra. A nossa equipe apurou que a briga foi marcada após a aula e que esta teria sido iniciada por conta de um desentendimento durante uma gincana promovida pela escola.
O Lacen de Brumado recebeu um veículo para reforçar as atividades de coleta de material. O carro oficial foi adquirido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). No total, foram adquiridos 12 veículos, sendo contemplados 09 Laboratórios Municipais de Referência Regional (LMRR). Além de Brumado, os laboratórios das cidades de Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso, Salvador, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Jequié também receberam os veículos. O secretário de Saúde do estado, Jorge Solla, entregou as chaves aos gestores municipais que já assinaram os termos de cessão de uso. A superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Alcina Andrade, e a diretora geral do Laboratório Central Gonçalo Muniz (Lacen), Rosane Will, também participaram do evento. De acordo com Will, os três veículos restantes serão utilizados pelos laboratórios da rede que serão inaugurados em Guanambi, Ibotirama e Porto Seguro.