Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

22/Mar/2022 - 15h30

Vitória da Conquista: Rio Verruga apresenta problemas de erosão, mau cheiro e acúmulo de lixo

Vitória da Conquista: Rio Verruga apresenta problemas de erosão, mau cheiro e acúmulo de lixo Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O Rio Verruga, único que corta a cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, apresenta problemas de erosão com desmoronamento de encostas e acúmulo de lixo. Atualmente, o trecho que passa pelo bairro Boa Vista é um dos poucos pontos onde ainda é possível ver o rio e os moradores reclamam do odor gerado pela sujeira no local. O Rio Verruga nasce na reserva do Poço Escuro e desagua no Rio Pardo, em Itambé. Sua bacia hidrográfica é de 918 quilômetros quadrados. Com a urbanização da cidade, o leito natural do rio foi alterado, já que grande parte foi canalizada e passou a receber esgoto a céu aberto. Em algumas localidades há lixo acumulado, o que provoca mau cheiro e inutilidade da água do rio. De acordo com o G1, em 1996, o Poço Escuro e a Serra do Periperi, onde nasce o rio, foram tombados como patrimônio ecológico. Em 2019, um projeto foi apresentado para o parque Ambiental do Rio Verruga, que contou com a recuperação florestal em torno do rio, tratamento da água e o cercamento da área. Houve aporte financeiro do Fundo Nacional do Meio Ambiente. Em 2011, oito anos antes do início dos trabalhos, o rio chegou a ser um dos mais poluídos do Brasil, segundo um estudo da Fundação SOS Mata Atlântica.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo