Plataformas virtuais de ensino ganham cada vez mais adeptos: vale a pena estudar online?

23 Mai 2022 - 15:30h

Se bem há apenas alguns anos era considerado um método de estudo “secundário” ou do futuro, após a pandemia do Covid-19 o Ensino a Distância cresceu de forma exponencial e passou a ser respeitado como uma ferramenta prática e acessível para a trajetória profissional que se encaixa com as novas demandas da sociedade. Assim, existem hoje em dia diversos portais de ensino sérios que oferecem um conhecimento diferenciado e atrativo para melhoria na carreira, inclusive com a mesma valorização no mercado de trabalho e todas as particularidades que muitas instituições de ensino convencional. Plataformas como a crehana brasil reviews disponibilizam uma enorme quantidade de opções de formações online para aprender desde novas habilidades técnicas e ferramentas de trabalho específicas até competências emocionais. Confira abaixo o que leva um estudante optar por se matricular em um curso online em detrimento da modalidade presencial. 

Estudar no ritmo e horários convenientes

Um dos principais benefícios do Ensino a Distância (EaD) é que permite que o processo de aprendizado seja feito considerando a individualidade e os tempos dos alunos. A comodidade e flexibilidade de horários é um dos baseamentos da educação virtual, já que o estudo se adapta à rotina do aluno, permitindo a ele passar por todo o processo de aprendizado onde e quando quiser, desde que tenha uma boa conexão à internet.

?            Interatuar com outros alunos

Os portais de ensino online como crehana brasil reviews oferecem múltiplas ferramentas de comunicação que permitem que os alunos interajam de forma direta, inclusive fora do ambiente educacional, para estabelecerem laços mais fortes entre eles, trocando ideias e, portanto, reforçando o processo de aprendizado. Fóruns, e-mails, grupos de Facebook, grupos de WhatsApp e espaços de bate-papo online são alguns dos canais de comunicação que costumam ser utilizados pelos alunos. Esses recursos são essenciais para otimizar o desempenho e aumentar o engajamento com as aulas, agregando mais conhecimento e criando oportunidades de networking (redes de contato).

Inclusão social

Dentre os maiores benefícios de realizar cursos online está o custo-benefício. Se deslocar até uma instituição de ensino para assistir às aulas presencialmente implica tempo e um grande desembolso monetário com questões como transporte, material de ensino e alimentação para muitas pessoas. Por isso, além da praticidade, a educação a distância também representa um enorme papel social, já que assegura que muitos alunos que trabalham ou não tem condições de gastar em questões como deslocamento ou alimentação fora de casa possam dar início ou continuar seus estudos.

Preços mais em conta

Em regra, o Ensino a Distância é um modelo educativo muito mais econômico do que o tradicional, já que o investimento financeiro de infraestrutura e funcionários das plataformas virtuais é claramente muito menor se comparado ao das instituições de ensino convencionais. Isso se traduz em preços e mensalidades muito atraentes dos cursos online, o que os torna uma ótima alternativa para quem deseja estudar, mas não consegue ter acesso a financiamentos, principalmente nesses tempos de crise econômica.

Obtenção de certificados

Normalmente, os portais de ensino virtual oferecem um certificado de curso, isto é, um documento comprovativo dos estudos realizados pelo aluno. Essas certificações fazem toda a diferença no currículo, já que servem para fortalecer tanto a formação profissional quanto a pessoal. Hoje em dia, os certificados de qualificação profissional fornecidos pelas diversas instituições de ensino online são bem-aceitos no mercado de trabalho. Aliás, para muitas empresas, a formação obtida através da modalidade virtual já possui o mesmo valor que a presencial.

O que levar em conta antes de se matricular em um curso online

Como vimos, a capacitação online está cheia de benefícios para quem quer aprimorar seus conhecimentos e adquirir novas habilidades em diferentes áreas de atuação. No entanto, para que todas essas vantagens sejam colhidas, é preciso levar em consideração alguns pontos. Por exemplo, merece atenção especial que para ter sucesso na realização de um curso online é preciso ser disciplinado e saber gerenciar bem o tempo. A capacitação online exige compromisso no que respeita à participação nas aulas e à realização de trabalhos e exames. Se adaptar ao formato e administrar a rotina é chave, independentemente da área de aprendizado. Além disso, muitos alunos têm problemas de concentração quando estão frente a um computador, pelo qual é necessário pôr as distrações de lado e manter o foco em se dedicar exclusivamente aos estudos e ao cumprimento das tarefas. A falta de atenção pode ser solucionada através da criação de um cronograma, que deve ser seguido com responsabilidade. Por último, é importante ressaltar que para fazer cursos online é preciso ter alguns conhecimentos sobre ferramentas tecnológicas. A falta de conhecimentos informáticos pode ser uma grande limitação na hora de aceder ao conhecimento online. De qualquer forma, vale ressaltar que as melhores plataformas de ensino oferecem diversos canais de contato para suporte técnico tanto para os professores como para os alunos.

Os cursos online mais procurados

Segundo as estatísticas, essas são as especialidades mais procuradas e valorizadas por quem pretende fazer uma capacitação online:

Comunicação digital (Marketing nas redes)

Fotografia

Nutrição

TI (Tecnologia da Informação) 

Algumas conclusões

Como vimos, a capacitação online possui benefícios inquestionáveis e está gradativamente ganhando reconhecimento e revolucionando as formas de ensino tradicional. Para quem deseja se capacitar para se manter ativo e atualizado no competitivo mercado de trabalho atual, mas não conta com tempo disponível para se locomover até uma universidade ou instituição de ensino, os cursos online são uma ótima solução. No entanto, lembramos novamente que a modalidade virtual não se traduz em deixar a qualidade de ensino de lado, pelo qual é preciso saber se organizar e dedicar tempo para ficar algumas horas na frente do computador. Portanto, antes de iniciar sua jornada de ensino virtual, pesquise, avalie cada opção e entenda bem a metodologia do curso para fazer boas escolhas. Afinal, qualificação é coisa séria!

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.


Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Deixar comentário

Comentário

mais notícias