Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

03/Set/2014 - 11h00

Vitória da Conquista: UFBA desponta como importante polo de produção de pesquisas

Vitória da Conquista: UFBA desponta como importante polo de produção de pesquisas Foto: Divulgação

Em Vitória da Conquista, o Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), desponta como importante polo de produção de pesquisas após oito anos desde a sua criação. Em conjunto com os alunos, os pesquisadores do IMS já desenvolveram mais de 200 projetos de pesquisa - três patentes já foram registradas. Além disso, inúmeros artigos têm sido publicados a cada ano, até mesmo em revistas internacionais. Os dados de 2012 apontam a publicação de 57 artigos, a elaboração de seis livros e a apresentação de 144 trabalhos em Congressos. Toda essa produção envolve 87 docentes - 47 doutores e 40 mestres. 

Vitória da Conquista: UFBA desponta como importante polo de produção de pesquisas Foto: Divulgação

Segundo a Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), 11 grupos de pesquisa do IMS estão cadastrados no CNPQ. Dentre as pesquisas que se destacam, o Projeto COMQUISTA envolveu 11 docentes da instituição. Eles avaliaram a situação e determinantes de saúde de comunidades Quilombolas de Vitória da Conquista. Foram 11 teses de doutorado relacionadas a esse projeto, fruto de parceria com a UFMG. Pode-se apontar, ainda, o trabalho feito por pesquisadores do instituto que conseguiram isolar bactérias multirresistentes de hospitais de Vitória da Conquista. Já os pesquisadores voltados aos trabalhos com plantas medicinais encontraram espécies possuidoras de substâncias com grande potencial farmacológico.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo