Foto: Divulgação A cineasta Glaucia Soares é uma das idealizadoras do Espaço Cultural, Ecológico e de Audiovisual que será inaugurado na cidade de Rio de Contas, no próximo dia 16 de novembro.
Ao site Achei Sudoeste, Soares destacou que o espaço, denominado Sítio Junko, possui diversos ambientes. O “Sementes” receberá escolas, universidades, pesquisadores e pessoas interessadas em ecologia e meio ambiente.
Nele, segundo a cineasta, há disponíveis tecnologias para preservação do meio ambiente e diminuição dos impactos negativos na natureza, como filtros biológicos para reaproveitamento da água. “Estamos aos poucos implantando várias técnicas que possam tornar a nossa vida melhor em convivência com a natureza”, afirmou.
No ambiente “Raiz Doce”, uma produtora audiovisual foi montada para o desenvolvimento de projetos artísticos, como documentários. “Teremos uma ilha de edição e um espaço para aulas e para que possamos trabalhar com as imagens”, detalhou.
A iniciativa, que partiu de um coletivo de quatro integrantes, está sendo elaborada há quase 10 anos.
Agora, com o apoio da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Estado, a ideia saiu do papel e pode ganhar forma. “É um sonho bem antigo de um grupo de amigos que se conheceu em Rio de Contas e estamos tornando realidade”, completou Glaucia.
O espaço também conta com refeitório, cozinha e área de camping. Os interessados em utilizar o centro de atividades podem entrar em contato pelo perfil @coletivojunko.
O local é aberto para toda região da Chapada Diamantina.