Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/Dez/2025 - 16h30

Centro Espírita forma manicures em Brumado

Centro Espírita forma manicures em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em parceria com o Senac, o Centro Espírita Viveiro de Luz (Cevil) está oferecendo um curso gratuito de manicure em Brumado. Há 45 anos, o centro acolhe a comunidade do Bairro São Félix e adjacências.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a presidente da instituição, Rosana Viana, destacou que a proposta é ensinar às mulheres participantes um ofício para que elas empreendam. “O intuito é que elas aprendam a colher os próprios frutos do seu trabalho”, afirmou.

Segundo Viana, o Viveiro, como uma instituição que acolhe e serve à comunidade, pretende trazer outros cursos para atender mais pessoas.

Autora do projeto aprovado pelo Senac, a assistente social Edite Viana explicou que a ideia é dar autonomia e dignidade para que essas mulheres possam colher o seu próprio sustento. “Ao invés de darmos o peixe, damos o anzol. Quando damos o anzol a uma família em vulnerabilidade, a gente ensina essa família a pescar e a se reerguer. Essa é a maior dignidade e o ensinamento de Jesus”, completou.

Coordenadora de educação do Senac, Rosemere Jardim França destacou que, como instituição de educação profissionalizante, o maior objetivo do Senac é transformar vidas.

Por meio do programa Senac Gratuidade, França relatou que a instituição tem feito um atendimento em toda região de Brumado. “Esse atendimento tem nos mostrado os potenciais que as cidades têm enquanto empreendedoras e que estavam adormecidos. Queremos emancipar as pessoas, tornar essas mulheres autônomas e independentes”, apontou.

A geração de renda, segundo salientou, proporciona independência, autonomia e emancipação para tantas mulheres e o curso oferece essa possibilidade.

A manicure e podóloga Flaviana Ribeiro foi a responsável por ministrar as aulas no curso. Para ela, foi uma troca de experiências imensa e muito produtiva. “Esse projeto foi maravilhoso porque, como eu que sou mãe e provedora da casa, sei que essa profissão vai ajudar muito a todas elas. É muito gratificante esse trabalho feito entre o Cevil e o Senac”, afirmou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Arquivo