Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2019"

30 Set 2019 - 17:30h

Os economistas do mercado financeiro reduziram novamente a estimativa de inflação e, pela primeira vez, passaram a estimar que a taxa básica de juros terminará 2019 abaixo de 5% ao ano. As projeções constam no boletim de mercado conhecido como relatório “Focus”, divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Banco Central (BC). O relatório é resultado de levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. De acordo com a instituição, os analistas do mercado financeiro baixaram a estimativa de inflação para este ano de 3,44% para 3,43%. Foi a oitava queda consecutiva nesse indicador. Com isso, a expectativa de inflação do mercado para 2019 segue abaixo da meta central, de 4,25%. O intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,75% a 5,75%. De acordo com o G1, a meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic). Para 2020, o mercado financeiro baixou a estimativa de inflação de 3,80% para 3,79%. No próximo ano, a meta central de inflação é de 4% e terá sido oficialmente cumprida se o IPCA oscilar entre 2,5% e 5,5%.

30 Set 2019 - 17:00h

Na noite do último domingo (29), um grave acidente registrado no trecho da BA-617, que liga a cidade de Ibiassucê ao povoado de Pancadão, causou a morte de dois jovens. Naturais de Ibiassucê, o condutor Cézar Novais, de 20 anos, e o carona, Túlio Fonseca, de 23 anos, não resistiram aos ferimentos. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, a moto foi atingida por um veículo que vinha na direção contrária. O motorista, de prenome Mariquinha, fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. As primeiras informações dão conta de que o mesmo trafegava embriagado e com os faróis desligados. Ele teria invadido a pista contrária e batido de frente com a moto dos jovens. Revoltados, populares atearam fogo no veículo. As causas do acidente ainda serão investigadas pela polícia civil.

30 Set 2019 - 16:30h

Na tarde do último domingo (29), o Pelotão de Emprego Tático Operacional foi informado, através do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), sobre um furto em andamento na Rua Cleóbolo Meire Leite, no Bairro Esconso, em Brumado. Em diligência nas imediações do local, a polícia localizou o indivíduo com as mesmas características informadas. Nas proximidades do mesmo, um saco com objetos de alumínio e cobre também foi encontrado. Em um terreno vizinho ao estabelecimento, outros sacos com mais material reciclável embalados em sacos de fita. O indivíduo e o material foram apresentados na delegacia.

30 Set 2019 - 16:00h

Na noite do último sábado (28), o adolescente Alan Ferreira Costa, de 15 anos, natural de Caetité, foi encontrado morto nos fundos da residência onde morava com os familiares no centro da cidade de Lagoa Real, a 80 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a polícia acredita que o jovem tenha cometido suicídio, já que ele lutava contra uma depressão. Agentes do Departamento da Polícia Técnica (DPT) estiveram no local e encaminharam o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para necropsia.

30 Set 2019 - 15:30h

O empresário Fabrício Abrantes, fundador e proprietário da A4 Veículos, uma das mais bem-sucedidas empresas de comercialização de veículos da região, recebeu o prêmio Destaque do Ano, concedido após pesquisa realizada pela TP Publicidade. O prêmio foi entregue em cerimônia na noite do último sábado (28), no Clube Social e Recreativo de Brumado. Na oportunidade, as melhores empresas, profissionais liberais e políticos da cidade foram homenageados com a premiação. 

“É gratificante ser lembrado pelos clientes. Vejo como uma demonstração de confiança na forma como conduzimos a A4 Veículos. A homenagem nos posiciona ainda mais firmes na responsabilidade de desenvolver trabalho de excelência para nossos clientes e continuar investindo no desenvolvimento de Brumado e da nossa região. Meu muito obrigado aos clientes pelas metas alcançadas e indicação ao prêmio de Destaque do Ano”, agradeceu Fabrício. Em julho deste ano, a A4 Veículos bateu recorde de vendas e financiamentos, conquistando a marca de 117 veículos entregues a clientes de Brumado e região.

30 Set 2019 - 15:00h

Um homem de 46 anos está sendo procurado suspeito de matar o próprio irmão a facadas durante uma discussão na casa onde moravam, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Rubevaldo Castro da Cruz fugiu após matar o irmão Eraclito Castro da Cruz, de 36 anos. O caso aconteceu na noite do último sábado (28), na Fazenda Terreiro Duro, região do distrito de Mutans. Ambos teriam se desentendido depois de consumir bebida alcoólica. A equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada para recolher o corpo e fazer a perícia no local do crime. De acordo com a 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), um inquérito já foi instaurado para apurar o caso.

30 Set 2019 - 14:30h

No dia 2 de novembro, o curso Elite realizará na cidade de Brumado um aulão preparatório para o concurso da Polícia Militar da Bahia. O Elite detêm o recorde baiano de aprovações no concurso de Soldado da PM-BA, quando 107 alunos foram aprovados - além de aprovações nos concursos da PRF, Polícia Civil da Bahia, CFO (Oficial PM-BA), Soldado de MG, SP, Agente Penitenciário, entre outros. O aulão é gratuito e terá início às 18h30, no auditório do Colégio Luis Eduardo Magalhães - Modelo. O evento contará com a participação de dois oficiais da PM-BA, coaches para concursos públicos, que explicarão as técnicas para estudar da forma correta. Serão sorteadas bolsas de estudos e descontos. Para concorrer, basta fazer a inscrição no site: www.concurseiroeleite.com.br.

30 Set 2019 - 14:00h

Na noite do último sábado (28), um adolescente de 17 anos, identificado como Lucas Cauan, foi morto com três tiros em Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, dois bandidos invadiram a casa do adolescente, localizada na Rua Francisco Osvaldo da Rocha, no Bairro Alto do Cristo, e deflagraram os disparos. Lucas Cauan morreu ainda no local, onde familiares presenciaram o crime. Em seguida, os elementos fugiram em uma moto. A Polícia Civil vai investigar se o assassinato tem ligação com o tráfico de drogas.

30 Set 2019 - 12:00h

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) lançou a cartilha “O que você precisa saber sobre abordagem policial” no Colégio Municipal Idalina Azevedo Lobo, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o defensor público Ewerton Santos Freitas explicou que a cartilha tem o objetivo de informar aos cidadãos os seus direitos e deveres no momento de uma abordagem policial. Entre os tópicos abordados estão: identificação policial, revista pessoal, uso de algemas, busca domiciliar, realização de exame de corpo delito, devolução de pertences, abuso de autoridade, audiência de custódia e denúncia à violência arbitrária. Segundo Ewerton, no caso de o cidadão identificar que está tendo o seu direito violado ou que tenha havido algum excesso durante a abordagem policial poderá recorrer à justiça - a própria cartilha presta as orientações necessárias para que o cidadão possa dar o encaminhamento devido a sua denúncia. “A Defensoria Pública tem várias cartilhas e o objetivo é levar conhecimento jurídico a um público que, em regra, não teria acesso a esse conhecimento, um público em situação de vulnerabilidade social”, declarou. Os atos de lançamento da cartilha foram realizados em cidades estratégicas na capital e no interior, entre as quais o município de Brumado.

30 Set 2019 - 11:30h

Nos dias 25 e 26 de outubro, será realizada a Feira do Empreendedor na cidade de Brumado. Promovido pela prefeitura, o evento que incentiva o pequeno empreendedor acontece no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro. No local, haverá consultas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) sem custos, exposições, atividades culturais, gastronomia, palestras, lazer para crianças, saúde, artesanato e muito mais. Na sexta-feira (25), a feira terá início às 19h; já no sábado (26) começa às 10h. Toda a comunidade está convidada a comparecer e prestigiar o trabalho dos empreendedores locais. O evento é promovido pela CDL de Brumado.

30 Set 2019 - 11:00h

Uma caminhada marcou o encerramento da campanha Setembro Amarelo, de prevenção e combate ao suicídio, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária municipal de desenvolvimento social, Tatiane Moreira, informou que a caminhada celebrou a culminância dos trabalhos realizados ao longo do mês para prevenção ao suicídio e valorização da vida. “O trabalho foi desenvolvido nos três Cras - Yolanda Pires, Esther Trindade e Irmã Dulce durante o mês inteiro. Foram dinâmicas, palestras, conversas pra mostrar a toda sociedade que existe esse tipo de abordagem em qualquer meio, seja classe alta, média e baixa, é uma doença. O trabalho foi todo feito no sentido de que a gente precisa ouvir, falar, procurar apoio para nos ajudar”, declarou. 

Apesar do encerramento da campanha, a secretária destacou que o trabalho continua nas unidades. Já a psicóloga Giovânia Lelis afirmou que, quando alguém atenta contra a própria vida, essa pessoa está em sofrimento emocional intenso, necessitando de ajuda. “Essa onda amarela que a gente proporcionou a Brumado vem mostrar que precisamos ter mais empatia com as doenças mentais e que a gente precisa oferecer a essas pessoas tratamento profissional”, asseverou, apontando a importância da família no processo de cura.

30 Set 2019 - 10:30h

Na última sexta-feira (27), a Faculdade Pitágoras de Brumado realizou uma programação especial com os alunos do 3º ano do Cemnas. Durante o evento, diversas atividades foram promovidas, dentre as quais uma visita às instalações da faculdade. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de química, física, desenho técnico, informática e biblioteca. Eles também participaram de um bate-papo sobre as profissões e cada coordenador de curso da instituição falou sobre as áreas de seus respectivos cursos, bem como o seu campo de atuação. Em seguida, os alunos participaram de um aulão com dicas preparatórias para o Enem, em parceria com o Elite Cursos.

30 Set 2019 - 10:00h

A empresa Termosol Construtora e Comércio Ltda venceu a licitação e será a responsável pela adequação e reforma do prédio que irá receber a Unidade de Tratamento do Câncer (Unacon), em Caetité, a 100 km de Brumado. A empresa, sediada no próprio município, apresentou o menor preço e venceu o processo licitatório na última sexta-feira (27). A unidade contará com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), serviço de ortopedia e tratamento contra o câncer, atendendo a 50 cidades da região. A obra custará R$ 3.163.883,55, com recursos do Governo do Estado e contrapartida do município. A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos no segundo semestre do ano que vem.

30 Set 2019 - 09:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

30 Set 2019 - 09:00h

Diversos cofrinhos estão sendo distribuídos em estabelecimentos comerciais do município de Brumado a fim de angariar fundos para o Hospital do Amor, em Barretos, especializado no tratamento do câncer infanto-juvenil. Os brumadenses têm aderido à causa e depositado moedas para ajudar a manter a unidade de saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Patrícia Correia, organizadora da caminhada Passos Que Salvam, destacou que os próprios comerciantes estão solicitando os cofres para colocar em seus estabelecimentos. Segundo ela, a ação acontece no país inteiro. “Está tendo muita procura. A gente procura colocar em estabelecimentos comerciais porque o movimento é maior. Graças a Deus, os resultados estão sendo muito satisfatórios”, declarou. Já Iara Lobo destacou que algumas moedinhas podem não fazer diferença para uma ou outra pessoa, mas faz muita diferença para o Hospital do Amor. “Tanto que, no ano passado, nacionalmente, foram arrecadados com os cofrinhos R$ 3 milhões. É uma ajuda muito grande!”, informou.

30 Set 2019 - 08:30h

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

30 Set 2019 - 08:00h

Por telefone ao site Achei Sudoeste, Avani Leite Ribeiro denunciou que o filho possui deficiência auditiva e, mesmo após dois anos, o Município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumadio, não se adequou à lei de inclusão. Por conta da situação, o filho está sem a devida assistência na escola onde estuda, visto que a unidade não conta com professor de libras. “As colegas e a professora ajudam como pode, não é lá essas ajudas porque tem que ser uma professora de libras. Tô vendo a hora do meu filho nem querer ir pra escola porque está ficando cada vez mais difícil”, declarou. Segundo Avani, há dois anos, o caso foi comunicado ao Ministério Público, mas, até agora, a prefeitura ainda não se adequou à lei da inclusão. A secretaria de educação, por sua vez, informou à mãe que a mesma deveria ter procurado pela assistência antes e que, como o filho está no Fundamental II, é mais complicado resolver a situação. “Se existe a lei e é nosso direito, vou correr atrás”, reivindicou.

30 Set 2019 - 07:30h

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação e tenha um sorriso lindo e saudável. O consultório fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. O Neo Odonto conta com uma equipe especializada e pronta para fazer o seu diagnóstico e indicar o tratamento necessário. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

30 Set 2019 - 07:00h

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou entre os dias 23 e 27 de setembro a Operação Terra de Fogo: Fase 1, com apoio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro e da polícia militar local, nos municípios de Guanambi, Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras. 

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o objetivo da operação foi combater desmatamento, queimada e carvoarias ilegais e também o transporte e comércio ilegal de madeira, lenha e carvão vegetal. Durante a operação, 103 fornos de carvão foram destruídos. No total, 250 hectares de área foi desmatada nos três municípios fiscalizados.

30 Set 2019 - 00:00h

A Universidade de Guanambi (UniFG) concluiu o projeto para a construção de sua sede própria no município de Brumado. Na última sexta-feira (27), a planta da obra foi apresentada em primeira mão ao site Achei Sudoeste. O diretor administrativo da universidade, Roberto Duarte, e o reitor Georgheton Nogueira concluíram os últimos ajustes no projeto para o início das obras na capital do minério. Em uma área de 30 mil m², a sede da entidade terá uma mega estrutura para receber o curso de medicina. A UniFG terá um encontro com o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), para a apresentação de todo o projeto. A equipe de engenharia dará entrada na prefeitura municipal para a liberação da obra e a emissão do alvará de construção. A universidade fará um lançamento oficial da pedra fundamental. As obras serão iniciadas no mês de outubro. “Brumado entrará em uma nova fase socioeconômica, a UniFG chega para ser uma parceira no desenvolvimento e progresso desta importante cidade”, disse Duarte a nossa reportagem.