Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
WhatsApp bate recorde de chamadas de voz e vídeo em um só dia durante o Ano Novo Foto: Thomas White/Reuters

O WhatsApp bateu recorde de chamadas por voz e por vídeo na véspera do Ano Novo. Foram 1,4 bilhão de ligações ao redor do mundo durante a virada de 2020 para 2021, de acordo com o Facebook, dono do aplicativo de mensagens. Em um comunicado na última sexta-feira (1º), a companhia lembrou que a véspera do Ano Novo costuma gerar alto volume de mensagens, além de publicações de fotos no Facebook e Instagram. Desta vez, com a pandemia de Covid-19 e com as reuniões menores entre familiares e amigos, as ligações dispararam. A companhia afirmou que nunca registrou esse volume de chamadas em um único dia. As 1,4 bilhão de ligações representaram um aumento de mais de 50% em comparação com as chamadas feitas na virada de 2019 para 2020. O Facebook disse ainda que o réveillon marcou um recorde de chamadas de vídeo em grupo (com mais de 3 pessoas) no Messenger, considerando dados apenas dos Estados Unidos. Segundo a rede social, foram duas vezes mais ligações durante a véspera do Ano Novo se comparado com um dia normal, mas os números não foram divulgados em detalhes. Além disso, Facebook e Instagram registraram, juntos, mais de 55 milhões de transmissões ao vivo em todo o mundo na véspera de Ano Novo.

Em sintonia com o executivo e com a bancada evangélica na Câmara, Omesb agregará mais ações em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Três vereadores formam a bancada evangélica na Câmara Municipal de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pastor João Mário, eleito presidente da Ordem dos Ministros Eclesiásticos de Brumado (Omesb), destacou que a representação evangélica no legislativo será de grande produtividade para o trabalho conjunto com o executivo. “Será uma força de expressão para que os projetos que visem o bem estar da sociedade sejam apreciados com mais atenção. O que temos trazido através da Ordem não é visando a nossa posição eclesiástica, mas em benefício de toda comunidade. Nosso trabalho, por meio da Ordem, dos vereadores e do executivo, é sermos mais participativos em benefício do povo em geral”, defendeu. 

Filha do traficante Fernandinho Beira-Mar assume vaga de vereadora em Duque de Caxias Foto: Divulgação/TSE

Fernanda Costa (MDB), filha do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, assumiu na segunda-feira (4), uma vaga como vereadora na Câmara de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As informações são do G1. Na última eleição, Fernanda teve 3.999 votos e terminou como suplente do MDB, mesmo partido do atual prefeito do município Washington Reis. Contudo, depois que a Prefeitura de Duque de Caxias nomeou o vereador Sandro Lelis, ex-presidente da Câmara Municipal, como secretário de Serviços Públicos, a filha de Beira-Mar ganhou o direito de assumir uma cadeira no legislativo municipal. Formada em odontologia, a futura vereadora de Duque de Caxias teve em 2020 a sua segunda chance para conseguir uma vaga na câmara. Em 2016, ela teve 3.098 votos quando disputou o pleito como candidata do Partido Progressista (PP).

Brumado: Intitulado como eterno secretário de infraestrutura, André Cardoso reassume o comando da pasta Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após um período afastado do comando da pasta, André Cardoso foi nomeado novamente secretário de infraestrutura de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Cardoso definiu que estar à frente da pasta será mais um desafio dado pelo gestor. “Ele solicitou que retornasse à pasta porque tem alguns projetos importantes para serem executados nesse novo mandato. Já começamos a discutir esses projetos para darmos os encaminhamentos nesses próximos 4 anos. Em Brumado, tem muita coisa a se fazer na infraestrutura urbana e rural”, afirmou. O secretário adiantou que, hoje, o principal objetivo da área é a questão do esgotamento sanitário. “Vamos em busca do Governo do Estado para que seja feito o nosso esgotamento sanitário, quer seja com a Embasa ou outra empresa. Teremos que definir isso nesse primeiro ano de mandato para que, na sequência, a gente consiga efetivar o esgotamento. Acreditamos que a política irá desatar esse nó”, salientou. 

Ventania derruba árvores e causa transtornos em rodovia de Barreiras Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma ventania derrubou árvores e causou estragos ao longo da BR-135, em Barreiras, oeste da Bahia, no domingo (3). O tempo na cidade estava bom até por volta das 16h30, quando começou a fechar. Além da chuva, os ventos fortes causaram danos no município. De acordo com o G,1, o Corpo de Bombeiros foi acionado e teve muito trabalho para desobstruir a via. Foi preciso ser usada uma motoserra. Apesar dos transtornos, não houve feridos. De acordo com informações do Instituto Climatempo, os ventos na cidade chegaram a 60 Km/h.

Há dez anos à frente da Sesau, Cláudio Feres destaca continuidade na pasta da saúde em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, permanece no comando da pasta em Brumado. Já são dez anos de secretariado no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele agradeceu a confiança, carinho e respeito do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). “Há dez anos, recebi o convite e o grande desafio que era dar continuidade ao trabalho de Ailton Aguiar, que foi passado pra Elke Barreto e, enfim, chegou às minhas mãos. Só tenho a agradecer pela confiança. Foram anos de muita luta, muito trabalho, investimento na Atenção Básica, implantação de novas equipes. Participei da criação do Lacen, trouxemos o Programa Melhor em Casa, participei das ampliações do Hospital, da construção da enfermaria, do novo centro cirúrgico, da construção das UTIs, da ampliação dos serviços e de novas modalidades de atendimento. Enfim, pra mim é motivo de muito orgulho servir a minha cidade”, declarou. O secretário fez questão de agradecer a sua equipe de trabalho e ao prefeito por oferecer as melhores condições para desenvolvimento das atividades em saúde. “Somos referência não só para Brumado, mas para os 21 municípios da região e para uma população de cerca de 440 mil habitantes. Para os próximos 4 anos, os planos já estão muito bem traçados. A vontade e a garra continuam tão fortes como há dez anos atrás”, garantiu. 

Brumado: João Nolasco assume a Semec com missão retomar as aulas presenciais em meio à pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nomeado novo secretário de educação de Brumado, João Nolasco disse ao site Achei Sudoeste que terá um grande desafio pela frente. “Quando recebi esse convite, fui bem claro com o prefeito a respeito das minhas dificuldades. Somos encorajados quando temos pessoas para nos assessorar e conduzir. Na administração e no financeiro, eu me saí muito bem. Na pedagogia, não tenho conhecimento, não vou negar, mas vou buscar pessoas para me auxiliar para dar continuidade ao trabalho”, declarou. Questionado sobre o retorno das aulas presenciais no dia 11 deste mês (veja aqui), Nolasco garantiu que a questão está sendo muito bem trabalhada com o Conselho Municipal de Educação e a Promotoria Pública. “Já está tudo bem adiantado. Combinamos que sou o secretário, mas Ednéia (Ataíde), o professor Adriano e os demais da secretaria vão estar juntos comigo até que a gente possa seguir com essa locomotiva sozinho”, pontuou.

Brumado: Prefeito diz que não fará restrições ao comércio apesar da segunda onda do coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O país vive uma segunda onda da Covid-19, o novo coronavírus e muitos governadores e prefeitos estão decretando diversas restrições para conter a proliferação da doença. Em Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) garantiu que não irá retroceder nos decretos de flexibilização e que o comércio se manterá aberto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele frisou que o município de Brumado continuará pioneiro nesse sentido. “Entendo que essa segunda onda não pega. Não pegou em Manaus, não pegou nas cidades litorâneas do Rio de Janeiro e não vai pegar muito menos aqui. Não vamos inviabilizar a economia e as indústrias. Brincadeira tem hora”, ironizou. Para o gestor, a economia precisa se manter ativa para que os impactos da pandemia não sejam tão destrutivos para a cidade. “A construção civil é o maior sintoma de uma economia. Se não tivéssemos construindo não estava circulando riqueza, ninguém estava apostando no futuro”, pontuou.

Covid-19: Seis pacientes de Brumado estão hospitalizados

Nesta segunda-feira, 04 de janeiro, o município de Brumado registra 3891 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 11119. Entre os diagnósticos: 6 internações, 45 óbitos, 314 pacientes em tratamento e 3532 recuperados. No momento, 77 ainda aguardam resultado laboratorial e 6514 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Alinhamento com o executivo será o mote da nova Câmara de Vereadores, destaca presidente Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele garantiu que, no próximo biênio, atuará alinhado com o executivo e com os demais colegas. “Pretendo fazer um belíssimo mandato na presidência da Câmara. Quero trabalhar em conjunto com meus 15 colegas vereadores. Tudo o que a lei permitir eu quero dar aos meus colegas. Tenho certeza que vamos dar certo”, declarou. Zé Carlos de Jonas fez questão de agradecer a todos os parlamentares que depositaram confiança em sua pessoa para assumir a presidência do legislativo. 

Brumado: Dois suspeitos de tráfico de drogas são presos no Bairro Malhada Branca Foto: Divulgação/PM

No último sábado (02), em rondas pelo Bairro Malhada Branca, em Brumado, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) avistaram um indivíduo que dispensou uma mochila ao perceber a presença da viatura. Em seguida, tentou fugir, mas foi alcançado pelos policiais. Na mochila havia drogas. À polícia, ele indicou a origem dos entorpecentes. No local, os soldados encontraram o suspeito, o qual tem diversas passagens por tráfico de drogas e outros crimes. Com o mesmo, foram apreendidos: 62 pedras de crack, 06 buchas de maconha, uma balança de precisão e vasto material comumente utilizado para acondicionar drogas. A dupla foi detida e encaminhada à delegacia. 

Brumado: Clientes denunciam falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e aglomeração no Itaú Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Clientes do Banco Itaú, em Brumado, denunciaram ao site Achei Sudoeste, nesta segunda-feira (04), falta de dinheiro nas caixas eletrônicos e aglomeração na agência. De acordo com um cliente do banco, durante o feriado de final de ano, os caixas estavam sem dinheiro no município. 

Brumado: Clientes denunciam falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e aglomeração no Itaú Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cliente ainda alertou para o período de pandemia da Covid-19, pois a agência não tem um espaço adequado e facilmente tem aglomeração. “É um descaso total”, protestou. Segundo ele, “cheio de gente na agência do tamanho de um ovo”, ironizou. A gerência da unidade de Brumado ainda não se pronunciou sobre o caso.

Homem é preso suspeito de tráfico é preso com 1,3 mil porções de drogas no sudoeste baiano Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem foi preso suspeito de tráfico, na noite de domingo (3), em Itambé, sudoeste da Bahia. Com ele, a polícia apreendeu 1,3 mil porções de drogas. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste faziam patrulhamento tático, quando um homem, segurando sacolas, correu na direção de uma residência, no bairro Felipe Achy. O suspeito foi perseguido e interceptado na entrada do imóvel. Com ele, foram encontradas porções de drogas. Aos PMs, ele confessou que traficava e que guardava mais entorpecentes naquele imóvel. Em um dos quartos, os militares localizaram 1.059 buchas e dois tabletes de maconha, 238 pinos de cocaína e embalagens plásticas vazias. O homem e as drogas foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga.

Pastor João Mario é eleito presidente da Ordem dos Ministros Eclesiásticos de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O pastor João Mário foi eleito presidente da Ordem dos Ministros Eclesiásticos de Brumado (Omesb). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que a instituição tem um papel fundamental na sociedade brumadense. “Somos representantes da sociedade cristã junto aos órgãos competentes, os quais representam o poder em nosso município. Buscamos mediação, representação e unidade no campo evangelístico. Buscamos sempre o bem social”, afirmou. O pastor ainda citou o trabalho social realizado pela Omesb com dependentes químicos e pessoas menos favorecidas. “Enfim, a Ordem não é só uma representação eclesiástica, é uma instituição que visa fazer com que o reino de Deus seja visto pelas pessoas. Somos um braço da sociedade”, reiterou. 

Hospital Regional de Juazeiro é alvo de vandalismo e tem equipamentos destruídos Foto: Reprodução/G1

Instalações do Hospital Regional de Juazeiro, no norte da Bahia, foi alvo de atos de vandalismo, na madrugada deste domingo (3). Portas, janelas e computadores foram danificados. De acordo com o G1, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou que registrou denúncia junto à polícia, que já realizou a perícia e vai investigar o caso. Não há informações sobre a autoria e motivação do vandalismo. Diversos pontos da área interna da unidade foram atacados. Portas e vidraças foram quebradas, equipamentos de informática foram jogados no chão, dentre outras avarias.

Pandemia não influenciou na queda do número de homicídios em Guanambi, diz comandante da PM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), informou que, neste ano de 2020, a cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, registrou a menor taxa de homicídios dos últimos dez anos (veja aqui). Para ele, a queda significativa não tem relação com a pandemia, haja vista que os números na Bahia, no interior e na própria região apontam para um crescimento nos índices de crimes letais. “Na contramão dessa direção, a gente vê uma redução significativa em Guanambi. Se esse panorama se estendesse pelo estado, por todo interior e para região sudoeste, poderia ser atrelado à pandemia, mas, quando vemos números díspares, constatamos que não tem absolutamente nada a ver com a pandemia”, explicou.

Brumado: Prefeito confirma pretensão de retomar aulas presenciais no dia 11 de janeiro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) informou sobre a sua pretensão de retomar as aulas presenciais em Brumado no dia 11 de janeiro. Segundo ele, o projeto para retorno das aulas nas escolas já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e está sendo analisado de perto pela Promotoria Pública. “O retorno das aulas presenciais no dia 11 é questão de sintonia fina, coisa pequena, o grosso já está feito. Vamos retomar o meu sonho”, declarou. Nesta segunda-feira (04), o prefeito adiantou que visitará pessoalmente as escolas para acompanhar a realização dos protocolos de segurança para retomadas das aulas. "Está sendo uma luta vitoriosa, mas inglória. Estou plantando para o futuro”, completou. 

Vitória da Conquista: Filho de Herzem Gusmão fala sobre estado de saúde do pai Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira (MDB), continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera de complicações pulmonares em decorrência da Covid-19. Neste domingo (3), o gestor enviou uma mensagem através do filho, o médico Danilo Freire Gusmão. “Acabo de sair de lá e meu pai está bastante animado, lúcido, perguntando sobre todas as situações que acontecem em Conquista”, declarou, em um vídeo compartilhado nas redes sociais. Segundo ele, o quadro do emedebista está em “evolução”. Ainda na gravação, Danilo afirma que Gusmão está confiante no total restabelecimento do quadro e agradeceu as orações que vem recebendo. Ainda não há previsão de alta.

Brumado: Estrondos misteriosos no sudoeste baiano foi passagem de meteoro, dizem pesquisadores Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Moradores da Bahia relataram ter escutado um barulho no céu, no sábado (2), e pesquisadores dizem que a causa foi a passagem de um meteoro (veja aqui). Segundo a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), que opera uma rede para monitoramento de meteoros, produzindo e fornecendo dados científico, após moradores de Brumado, Dom Basílio, Carinhanha e Livramento de Nossa Senhora relatarem nas redes sociais que escutaram um forte estrondo, por volta das 16h, eles foram buscar imagens que pudessem comprovar que o estrondo estivesse associado a um meteoro. “Nos dados do satélite meteorológico GOES-16, foi verificada a detecção de um flash na região entre 15h50 e 16h. Essa detecção foi feita através instrumento GLM (Geostationary Lightning Mapper), que tem como finalidade o mapeamento das descargas elétricas ocorridas na atmosfera. Entretanto, ele também tem a capacidade de detectar a passagem de meteoros muito luminosos, como o que ocorreu no interior da Bahia no último sábado. E como na região onde esse flash foi detectado não havia nenhuma nuvem de tempestade capaz de gerar um relâmpago, podemos concluir que esse flash detectado pelo instrumento GLM do GOES-16 foi gerado pela passagem do meteoro que também gerou o estrondo sônico ouvido por vários moradores da região”, diz nota da Bramon.

Brumado: Estrondos misteriosos no sudoeste baiano foi passagem de meteoro, dizem pesquisadores Foto: Reprodução/Bramon

Além disso, sabendo do local e do horário aproximado onde o caso ocorreu, a entidade fez também uma busca nas câmeras do Clima ao Vivo na região e, apesar do mal tempo em boa parte da região, o registro em vídeo da passagem do meteoro foi encontrado na câmera em Nova Redenção, a cerca de 150 km de distância. “Por ser um bólido diurno, seu brilho é ofuscado pela luminosidade do céu durante o dia. Mas é possível perceber o meteoro passando rapidamente entre as nuvens, exatamente às 15h59 desse sábado”, afirma a nota. A Bramon ainda destacou que está trabalhando na análise dos dados para determinação da trajetória e de maiores informações a respeito do objeto. Como o bólido pôde ser visto na luz do dia, os pesquisadores acreditam que tenha sido um meteoro de grandes proporções que não tenha se dissolvido completamente na atmosfera. Ou seja, há a possibilidade de parte do meteoro ter caído em terras baianas.

Coronavírus: Anvisa aprova compra de 2 milhões de doses da vacina de Oxford Foto: John Cairns/University of Oxford

A Anvisa aprovou um pedido feito pela Fiocruz para importação excepcional de 2 milhões de doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. No dia 23 de outubro, a Anvisa já tinha autorizado a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com o G1, no pedido feito pela Fiocruz, a indicação é que as vacinas cheguem ao país ainda em janeiro. A importação é considerada excepcional porque o imunizante ainda não foi submetido à autorização de uso emergencial ou registro sanitário. Segundo a agência, a aprovação ocorreu no dia 31 de dezembro de 2020, mesmo dia que o pedido de importação foi protocolado pela Fiocruz — que é a responsável pela produção da vacina. Ainda de acordo com a Anvisa, por se tratar da importação de vacina que ainda não foi aprovada no país, a entrada do material no país deve seguir algumas condições. O principal deles, diz a agência, que as vacinas importadas fiquem sob a guarda específica da Fiocruz até que a Anvisa autorize o uso do produto no país. Na sexta-feira, a Anvisa afirmou que terminou a análise dos documentos já apresentados pela AstraZeneca sobre a vacina. Na prática, isso quer dizer que a agência “está em dia” com o que foi apresentado até agora.

34ª CIPM destaca manutenção de queda na violência nos últimos dois anos na regional de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nos dois últimos anos, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) registrou uma diminuição dos crimes violentos e letais contra a vida. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo Major Cabral, comandante da companhia. “A 34ª CIPM figurou durante muito tempo, dentre todas as unidades da região sudoeste, no verde. Ou seja, quando há efetivamente redução no número de homicídios. Tanto é que, nos dois últimos anos, recebemos o prêmio de desempenho pelo Governo do Estado. Todos os nossos policiais foram premiados”, destacou. O Major fez questão de agradecer à tropa pela dedicação e empenho na realização de suas ações, bem como à população pelo apoio aos esforços da PM. 

Homem é preso suspeito de agredir filha de 12 anos com soco no rosto no sul da Bahia Foto: Liberdade News

Um homem de 37 anos foi preso por agredir a própria filha, de 12, em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. O caso aconteceu na sexta-feira (1º) De acordo com a Polícia Civil, a vítima relatou que o pai a agrediu com um soco no rosto por não aceitar as companhias dela. Segundo o G1, o homem foi autuado por ameaça e lesão corporal, com base na Lei Maria da Penha, informou a Polícia Civil.

Brumado: Após sua posse, prefeito destaca potencial de crescimento para o município nos próximos quatro anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após ser empossado em cerimônia realizada na última sexta-feira (01), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que está otimista e feliz com a composição da Câmara Municipal, formada por maioria situacionista. Segundo ele, a formação a favor do governo proporcionará o desenvolvimento do município. “O que ficou desenhado aqui hoje é um projeto pró Brumado. Até os que estão em situação oposta manifestaram preocupação em ter uma coisa construtiva. As pessoas estão valorizando o trabalho”, destacou ao site Achei Sudoeste. Nos próximos quatro anos de mandato, o gestor garantiu que buscará, juntamente com o legislativo, recursos para consolidar e ampliar o crescimento de Brumado. “Vamos alavancar Brumado”, assegurou.

Tabocas do Brejo Velho: Enxada é arremessada na direção de prefeito durante posse Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma enxada foi jogada na direção do prefeito de Tabocas do Brejo Velho, cidade do oeste baiano, durante a posse do gestor municipal. O caso aconteceu na sexta-feira (1º), na Câmara de Vereadores. Por pouco, a ferramenta não atingiu Flávio da Silva Carvalho (PP). Ninguém ficou ferido e a posse ocorreu normalmente. Segundo informações iniciais, um homem entrou pela porta dos fundos da Câmara, onde não tinham guardas municipais, e depois de jogar a enxada fugiu. Ele não foi identificado. De acordo com o G1, uma vidraça foi quebrada e o prefeito chegou a se assustar com o barulho. Mesmo com o susto, o Flávio da Silva foi empossado para o primeiro mandato. Em nota, a Polícia Militar informou que um indivíduo não identificado adentrou pelo portão dos fundos e atirou uma enxada contra as vidraças, quebrando o vidro de uma das janelas. Uma guarnição da 30ª CIPM fez rondas na região, mas o suspeito não foi encontrado. Em uma rede social, o prefeito disse que está bem e que aguarda a apuração do caso, pela polícia.

Arquivo