Achei Sudoeste

03 Ago 2015 - 18:30h

A Comissão em Prol da Reinstalação da Defensoria Pública em Brumado se reuniu na manhã de hoje (3), no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, com o objetivo de discutir sobre o retorno da unidade do órgão ao município. Os membros da comissão falaram sobre a satisfação da notícia divulgada pelo Defensor Público Geral do Estado, Clériston Cavalcante, acerca da reinstalação da Defensoria em Brumado. Na reunião ainda foi dito que um técnico da Defensoria Estadual estará em Brumado a fim de escolher um local para a reinstalação do órgão, visto que a administração municipal se predispôs a oferecer o espaço. Durante o encontro foi solicitado do prefeito o agendamento de uma audiência para que os membros da comissão possam colaborar com a celeridade na escolha do local. Segundo os membros da comissão, a reunião deve acontecer na próxima quarta-feira (5). Para agilizar o processo já foram indicados alguns locais pertencentes à administração municipal. “Levaremos essas opções para o prefeito e juntos vamos buscar a definição para que o órgão volte a funcionar no menor espaço de tempo, pois muitas pessoas estão sendo prejudicadas nesse longo período em que a Defensoria deixou de funcionar em Brumado”, afirmaram.

03 Ago 2015 - 18:00h

Ao lado prefeito da cidade de Caetité, José Barreira (PSB), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) prestigiou a cerimônia de inauguração do Ponto Cidadão e da Praça da Ciência no município de Caetité. Os equipamentos, viabilizados através de uma parceria do Governo da Bahia com o município, estão situados na Praça Pompeu Fernandes da Cunha, no Bairro Pernambuco. Durante o evento, a parlamentar destacou a importância dos serviços para a população. “Esse é um momento para comemorar o exercício da cidadania. Com o Ponto Cidadão, os moradores terão mais acesso aos serviços da rede SAC, assim como serão estimulados a ter mais contato com o estudo da ciência, através dos aparelhos de iniciação científica disponibilizados na praça”, pontuou Bastos. 

A unidade compacta do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) vai ofertar os principais serviços da rede, como a emissão da carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS), CPF e antecedentes criminais, além do serviço de seguro-desemprego e intermediação de mão de obra. Já a Praça da Ciência oferece experimentos lúdicos/científicos, como conchas acústicas, bicicleta geradora, harpa de tubos, alavanca, cadeira giratória, balanços de comprimentos diferentes e basquete giratório. Implantado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o projeto visa popularizar e estimular a construção de uma cultura científica nas comunidades do Estado.

03 Ago 2015 - 17:30h

Através da Secretaria de Esportes, Cultura, Turismo e Lazer, a prefeitura municipal de Brumado tem apoiado diversos campeonatos de futebol que acontecem no município. No último domingo (02), aconteceu, com o apoio da prefeitura, a final do 2º Campeonato de Futebol do Bairro Dr. Juracy. A equipe do Espanhol Futebol Clube se tornou campeã invicta da competição após derrotar o Cavalhada Esporte Clube. O campo do Zitinho ficou lotado. A comissão organizadora do evento, composta por Vá e Kleber, reuniu 10 equipes (Espanhol, Laranja, Família, Cavalhada, América, Binha, Independente, Industrial, Juventude e São Félix) que abrilhantaram a competição. 

O prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) prestigiou o evento ao lado do secretário Miguel Lima Dias. “A prefeitura adotou uma agenda positiva para o esporte em nossa cidade, tanto que criamos a secretaria para o setor, a qual é muito bem conduzida pelo competente Miguel, que vem realizando um grande trabalho”, destacou o gestor. O secretário Miguel Lima Dias fez questão de parabenizar a comissão organizadora. “Parabéns a comissão organizadora por ter realizado um torneio tão importante como esse. A secretaria de esportes participou dando os uniformes, as redes, bolas, cal para marcação do campo, troféus e a arbitragem para 32 rodadas, mas estamos muito satisfeitos pela grande qualidade da competição que revelou novos talentos. Parabéns a todos”, concluiu ele.

03 Ago 2015 - 17:00h

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) voltou a cair em julho: 1,7% em relação ao mês de junho, fechando em 85 pontos, o mais baixo desde o início da série em março de 2011. Segundo a CNC, a queda da confiança foi influenciada pelo recuo na intenção de investimentos dos empresários e pela percepção das condições atuais da economia brasileira. O Icec é o indicador que antecipa decisões de empresas do varejo. A amostra é composta por 6 mil empresas situadas em todas as capitais do país: como o  Icec atribui pontuação de zero a 200 pontos, quanto menor é a pontuação maior é o pessimismo dos empresários. O resultado de julho ocorre depois de leve alta de 0,6% registrada em junho na comparação mensal. Comparativamente a julho do ano passado a queda chega a 21,6%.

03 Ago 2015 - 16:30h

Começam hoje (3) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao todo, serão ofertadas 61,5 mil vagas. O período de inscrição vai até o dia 6, pela internet. A partir desta edição, passam a valer as novas regras do Fies. Os juros passarão dos atuais 3,4% para 6,5% e os estudantes pagarão parte da mensalidade, de acordo com a renda. Como contrapartida, os participantes do Fies terão um desconto de 5% nas mensalidades. Para concorrer, os estudantes precisam ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aceitas todas as edições do Enem a partir de 2010. O candidato também tem que ter tirado nota maior que 0 na redação. Além disso, precisa ter renda familiar por pessoa de até 2,5 salários mínimos por mês, ou seja, R$ 1.970. A oferta de vagas vai priorizar cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluído o Distrito Federal. Os cursos das áreas de engenharia e saúde e a formação de professores também serão priorizados, assim como aqueles com conceitos 4 e 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), que vai até 5. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição na internet e completar o processo no estabelecimento de ensino e na instituição financeira. Quem não for pré-selecionado passa a integrar a lista de espera.

03 Ago 2015 - 16:00h

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado retorna aos trabalhos na noite desta segunda-feira (03). Na oportunidade, será realizada a sessão solene para entrega de títulos de cidadão brumadense. Quinze pessoas, que trabalham em prol do desenvolvimento e progresso nas mais diversas áreas da cidade, serão homenageadas. Para o legislativo brumadense é uma imensa satisfação prestar esse tributo. O presidente da Casa, Alessandro Lôbo (PSL), ressaltou a importância da sessão solene de entrega de títulos de cidadão brumadense e convidou a toda população para participar deste momento.

03 Ago 2015 - 15:30h

Uma nova queda de popularidade do governo Dilma Rousseff (PT) foi apontada pela última sondagem da CNT/MDA. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a petista bateu um recorde ao ter apenas 7,7% de aprovação na última pesquisa. O número é menor do que o de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), até então campeão de impopularidade da série. O governo, contudo, analisaria os dados com cautela, baseado na margem de erro. Para tentar reverter o quadro ruim, o Palácio do Planalto organizou uma série de medidas, como o evento de comemoração do Mais Médicos, política pública que marcou o primeiro mandato de Dilma.

03 Ago 2015 - 15:00h

Se as obras do presídio de Brumado estavam demorando para serem iniciadas, pode ser que nunca venham a acontecer, tendo em vista que a verba que seria destinada à construção da unidade prisional recuou aos cofres do governo federal. Pelo menos essa é a explicação dada por telefone pelo secretário estadual de ressocialização prisional, Nestor Duarte, ao presidente da casa legislativa brumadense, Alessandro Lôbo (PSL). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o parlamentar foi claro ao dizer que “há, sim, o risco de Brumado ficar sem o seu presídio”. Alessandro detalhou que na conversa o secretario justificou que houve uma demora na entrega do terreno para a construção da unidade prisional e com isso o recurso destinado retornou ao governo federal.

O secretário teria dito ainda que, diante das circunstâncias, o governo baiano fez um empréstimo junto ao Banco do Brasil e aguarda que o mesmo seja repassado à secretaria de ressocialização para que seja garantido o empreendimento em Brumado. “O dinheiro não existe mais, só a expectativa de uma nova receita para a construção desse presídio. A câmara de vereadores vai se empenhar e investigar para saber de fato o que houve com essa verba”, afirmou o presidente do legislativo, que terá uma audiência na próxima quarta-feira (05) com o secretário na secretaria de ressocialização, em Salvador, para tratar do assunto. Nossa reportagem já havia noticiado que o Estado realizou o nivelamento e limpeza do terreno e entregou as colunas pré-moldadas de concreto que darão sustentação às paredes do prédio, o que inviabilizaria a explicação de falta de tempo hábil na entrega do terreno por parte do município.

03 Ago 2015 - 14:30h

A primeira semana do mês de agosto iniciou com madrugada fria nesta segunda-feira (03), em Brumado. Segundo dados da meteorologia, foi registrada temperatura de 14°C no município, o que obrigou muitos munícipes a se agasalharem. Os dados meteorológicos mostram ainda que o tempo deve permanecer parcialmente nublado nas manhãs dos próximos dias, pelo menos no período matutino, até o feriado do padroeiro da cidade, na quinta-feira (06). Já na sexta-feira (07), o sol deve predominar forte deixando o céu aberto e a temperatura mais elevada. Na manhã de hoje (03) a temperatura é de 18°C e umidade do ar em 74%. Para os demais dias da semana a previsão é mínima de 14°C e máxima de 30°C.

03 Ago 2015 - 14:00h

No último sábado (1º), a Escola Municipal Professor Roberto Santos realizou o encerramento do projeto “Mulka”, idealizado pelo estudante de Cinema da UESB, Joadson Mulkannizzer, e supervisionado pelo professor de Teatro Wallas Rebello e pela diretora Cínzia Aglaê. Durante o evento foi oferecida para os alunos a oficina de teatro com o intuito de levar a importância da arte de representar e resgatar a autoestima na vida das crianças e adolescentes. 

“Apesar de muitas vezes não receber o seu devido valor, o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa, já que ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa própria cultura e o mundo que nos rodeia. Trabalhar com o teatro na sala de aula inclui uma série de vantagens, tanto no sentido psicológico, como cognitivo da criança e do adolescente: desenvolve a oralidade, a expressão corporal, o vocabulário, o lado emocional, dentre outros”, destacou o professor Wallas Rebello.

03 Ago 2015 - 12:00h

Está em andamento na Sala do Júri Magna Maria Pereira Santos, no Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado, o julgamento de José Alves dos Santos, vulgo “Zé do Botão”, apontado como autor dos disparos de uma espingarda que, na madrugada do dia 11 de maio de 2010, tirou a vida de Armandio Freitas de Oliveira, o Léo. O crime aconteceu na Fazenda São João, comunidade rural do município. Na primeira parte dos depoimentos realizados na manhã desta segunda-feira (03), teve testemunha que vacilou em suas declarações e, ao ser alertada pelo juiz que preside a audiência, Genivaldo Alves Guimarães, chegou a dizer que estava com medo por conta da presença do réu e o mesmo foi retirado da sala do júri. A sessão continua e é previsto o encerramento até às 16h, quando será relatada a sentença.

03 Ago 2015 - 11:30h

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta segunda-feira (3), o ex-ministro José Dirceu e o irmão dele Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, durante a 17ª fase da Operação Lava Jato. Desde as 6h, a PF cumpre 40 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. Segundo a PF, Dirceu foi detido em casa, em Brasília, onde cumpria prisão domiciliar por condenação no mensalão. O mandado contra ele é de prisão preventiva – por tempo indeterminado. Já Luiz Eduardo de Oliveira e Silva foi detido em Ribeirão Preto (SP) e cumprirá prisão temporária, que tem duração de 5 dias. De acordo com o G1, Roberto Podval, advogado que representa José Dirceu, afirmou que primeiro vai entender as razões que levaram à prisão do ex-ministro da Casa Civil para depois se posicionar.

03 Ago 2015 - 11:00h

No distrito de Caraguataí, em Jussiape, na Chapada Diamantina, um crime brutal foi registrado no último sábado (1º). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, um mulher, identificada como Neurice Ferreira Santos, assassinou o companheiro, Adeilton da Cruz de Jesus, de 22 anos, com uma facada no peito. Neurice alegou legítima defesa, vez que, segundo ela, estava sendo agredida pelo marido no momento do crime. A polícia militar prendeu a mulher em flagrante e a mesma foi apresentada na delegacia da cidade de Rio de Contas. Ela deverá responder por homicídio. A acusada possui quatro filhos de outro relacionamento.

03 Ago 2015 - 10:30h

A Minas Calçados e Confecções está com uma mega promoção. Toda a loja está com 25% de desconto à vista ou 10% de desconto a prazo. Além disso, toda a linha de confecções de inverno está com 60% à vista ou 50% de desconto a prazo. Dê uma passadinha na loja e confira de perto essa mega promoção. Na Minas Calçados você ainda pode dividir as suas compras em até dez vezes sem juros. A loja fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333. Para maiores informações, ligue (77) 3441-3319. Não fique de fora dessa!

03 Ago 2015 - 10:00h

No último dia 30, a VI Conferência Municipal de Assistência Social, cujo tema foi “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, aconteceu na cidade de Lagoa Real. O evento teve por objetivo avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger Delegados para X Conferência Estadual de Assistência Social. 119 pessoas, sendo 39 delegados, 80 convidados, entre representantes do governo e não-governo, participaram da conferência. 

A Mesa de Abertura foi composta pelo vice- prefeito Santo Batista (SD), pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Suzamara Santos Oliveira, pela Secretária Municipal da Política de Assistência Social, Iracy Alves dos Santos Duca, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Arlécio Neves Soares, pela coordenadora do CRAS, Neildes Alves Rocha, e demais autoridades. Após apreciação e aprovação das propostas, foi realizada a eleição dos delegados para a X Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada na cidade de Salvador, sendo eleitos delegados titulares e seus respectivos suplentes.

03 Ago 2015 - 09:30h

Em congresso realizado no último sábado (1º), a Federação Baiana de Futebol divulgou a tabela do Campeonato Intermunicipal de 2015 e o regulamento da competição. A seleção brumadense estreia no próximo dia 16 contra Itapetinga, na casa do adversário. Depois joga no dia 23 contra Igaporã no Estádio Gilberto Cardoso. No dia 30 de agosto o jogo é contra a seleção de Igaporã, também na casa do adversário. Para encerrar a primeira fase da competição, no dia 6 de setembro, a seleção joga contra o time de Itapetinga no Estádio Gilberto Cardoso. Os jogos têm início às 15h. As 66 equipes que vão disputar o campeonato foram divididas em 18 grupos regionalizados. São 12 grupos com 4 seleções e outros seis grupos com três equipes. Na fase inicial, as equipes jogarão entre si (ida e volta). As três primeiras colocadas dos grupos com quatro participantes passam à próxima fase. Já nos grupos com três times, os dois primeiros seguem na competição.

03 Ago 2015 - 09:00h

O Padre Alessandro Campos, conhecido como o padre sertanejo, fará show na cidade de Livramento de Nossa Senhora no dia 8 de agosto. O padre ganhou destaque com a música “O que é que eu sou sem Jesus”, com melodia inspirada na canção “O que é que eu sou sem você”, gravada pela dupla sertaneja Di Paulo & Paulino. Atualmente considerado um dos padres que arrastam multidões em seus shows, o padre é o artista que mais vende CD no Brasil. O show acontece às 21h30, no Clube Tio Dedé. Os ingressos estão sendo vendidos por R$ 30 (pista). Em Brumado, os interessados encontram os ingressos na Paroquia Bom Jesus - Boca's Grill, Tiazinha Distribuidora e Salão Inovação.

03 Ago 2015 - 08:30h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Castilho Viana (PSB) fez severas críticas ao atendimento na agência do Bradesco, em Brumado. Segundo Castilho, para pagar o IPTU, muitas pessoas tiveram de enfrentar filas enormes debaixo de sol. “Minha assessoria jurídica já fez contato com o Ministério Público Estadual em busca das informações necessárias para resguardar os direitos de nossos cidadãos. Não se pode deixar as pessoas, inclusive idosos, expostas ao sol e sujeitas a furtos e assaltos por conta da insegurança generalizada em nosso estado para pagar IPTU. Chega a ser desumano”, destacou o vereador. Viana disse que o pagamento deveria ser feito através de compensação bancária, dando ao contribuinte o direito de pagar em qualquer banco até a data do vencimento. Além disso, o parlamentar afirmou que, o próprio banco, que tem contrato com o município, deveria receber o pagamento em sua agência bancária e “não enviar o cidadão para postos de pagamento sem um mínimo de respeito ao consumidor”. O parlamentar ainda citou a péssima qualidade do atendimento dispensado aos usuários nos bancos da cidade. “Recebemos diariamente cobranças de nossos munícipes quanto ao péssimo atendimento dos bancos em nossa cidade, não respeitando a Lei dos 15 minutos, o Código Civil Brasileiro e a Lei do Consumidor, com poucos funcionários para atender a demanda e seus caixas eletrônicos sempre com defeitos, se colocando acima das leis de nosso país e não respeitando como deveria os seus clientes”, finalizou Castilho.

03 Ago 2015 - 08:00h

Em entrevista à revista de economia alemã “Capital”, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) baixou o tom nas críticas à presidente Dilma Rousseff. Ele disse que a presidente não está envolvida no escândalo de corrupção na Petrobras, investigado pela Operação Lava-Jato, embora o PT esteja. “Eu a considero uma pessoa honrada, e não tenho nenhuma consideração por ódio na política, também não pelo ódio dentro do meu partido, ódio que se volta agora contra o PT”, disse Fernando Henrique, creditando a Lula a responsabilidade por todo o escândalo de corrupção. Apesar das críticas a Lula, Fernando Henrique ponderou à revista que, para que o ex-presidente seja preso, é preciso que haja algo “muito concreto”, e explicou que isso dividiria o país, já que Lula é um líder popular. Para o tucano, talvez Lula tenha que depor como testemunha, “o que já seria suficientemente desmoralizante”. “Não se deve quebrar esse símbolo (Lula), mesmo que isso fosse vantajoso para o meu próprio partido. É necessário sempre ter em mente o futuro do país”, disse FHC, que chegou até a elogiar Lula: “Ele certamente tem muitos méritos e uma história pessoal emocionante. Um trabalhador humilde que conseguiu ser presidente da sétima maior economia do mundo”. O conteúdo da entrevista foi divulgado ontem pela agência de notícias alemã Deutsche Welle.  As informações são do Globo.

03 Ago 2015 - 07:30h

A rede social Facebook anunciou que construiu um drone gigante que pode voar a uma altura de até 27,5 quilômetros, para levar a internet a áreas remotas do planeta. O veículo aéreo não tripulado, chamado Aquila, é alimentado por energia solar e pode permanecer no ar por um período de 90 dias. O Facebook indicou que as parcerias com operadoras móveis em 17 países no último ano facilitaram o acesso a serviços básicos de internet a mais de 1 bilhão de pessoas. Para atingir o objetivo de levar internet a todos os cantos do planeta, o Facebook está trabalhando com drones, satélites, lasers e tecnologia terrestre. Os investidores do Facebook anunciaram também hoje que descobriram uma forma de utilizar lasers para atingir velocidades de transmissão de dados dez vezes maiores do que os padrões atuais da indústria.