Achei Sudoeste

05 Fev 2019 - 12:30h

A hipertensão – ou pressão alta – é uma doença sem cura que pode trazer diversos riscos de saúde, como maior probabilidade de acidente vascular cerebral (AVC), ataque cardíaco, aneurisma e insuficiência renal e cardíaca, segundo o Ministério da Saúde. Atualmente, a principal forma de tratamento é medicamentosa, acompanhado de visitas periódicas ao cardiologista. Felizmente, pesquisadores americanos acreditam ter desenvolvido uma alternativa de tratamento que pode reduzir as idas ao médico ao mesmo tempo em que melhora o controle da hipertensão. De acordo com a Veja, o estudo, publicado na Clinical Cardiology, afirma que é possível alcançar esse resultado através de um programa de saúde domiciliar que forneceria ao paciente maneiras de controlar a doença por meio de um dispositivo que, além de aferir a pressão, transmite automaticamente as informações para um registro médico eletrônico que pode ser acessado pelo profissional de saúde e pelo paciente. Desta forma, o indivíduo só precisaria recorrer ao médico no caso de o tratamento não estar funcionando. Segundo os pesquisadores, a taxa de sucesso do programa chegou a 81% em menos de dois meses. “O modelo consagrado pelo tempo de tratar a hipertensão através de visitas tradicionais ao médico não é eficaz nem sustentável”, comentou Naomi Fisher, principal autora do estudo, ao Medical News Today.

05 Fev 2019 - 12:00h

Após a tragédia que ocorreu na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, muito se tem especulado sobre o método de contenção de rejeitos das mineradoras em todo país. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que já atuou em uma mineradora da cidade, disse que está sendo feito muito alarde e o método realizado no município não oferece riscos à população. “O nosso processo na concentração do minério é por via hídrica. Porém, a nossa limitação de água é tão grande que, praticamente, toda a água é reciclada e recuperada. A água que fica na polpa, que é descartada e vai para nossas bacias de rejeito, parece que são em torno de 9, você deposita em uma, quando ela enche você deposita na outra e na outra. Quando você chega na terceira ou quarta, a primeira já secou porque a evaporação é muito intensa e o material vai pra lá com pouca água, em estado pastoso”, explicou. Segundo ele, o método vem funcionando de maneira bem sucedida há anos, sem nunca apresentar nenhum problema. “O nosso sistema é diferente”, completou.

05 Fev 2019 - 11:30h

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Defesa Civil do estado atualizaram de 121 para 134 o número de mortos no rompimento da Barragem I da Vale, em Brumadinho (MG). Desse total, 120 já tiveram a identidade confirmada pelas autoridades. Além disso, 199 pessoas ainda permanecem desaparecidas e 394 foram localizadas. Depois de as buscas serem parcialmente interrompidas na manhã desta segunda-feira, 4, por causa da chuva na região de Brumadinho, o porta-voz dos bombeiros, tenente Pedro Aihara, disse que a previsão de chuva para os próximos dias não deverá representar um obstáculo, uma vez que parte do efetivo ainda está trabalhando no que chamam de “área quente” – região mais afetada pelo fluxo de lama e onde há maior chance de vítimas serem encontradas. Ainda de acordo com Aihara, devido ao deslocamento da lama, foi possível encontrar três corpos de vítimas perto do que as equipes acreditam ter sido o vestiário da mineradora Vale. Um bote dos bombeiros busca vestígios de corpos no Rio Paraopeba. Segundo o tenente, quinze máquinas deverão auxiliar nas buscas da força-tarefa estruturada no local. De acordo com a Veja, já foram coletadas 522 amostras de DNA de familiares de desaparecidos para que os mortos sejam identificados.

05 Fev 2019 - 11:00h

Mais uma vez, na abertura dos trabalhos do legislativo brumadense, foi percebida a ausência do vereador Eduardo Cunha Vasconcelos, o Dudu Vasconcelos, que, até então, estava afastado para tratamento de saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Câmara de Vereadores do Município, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), informou que, por se tratar de sessão solene, o parlamentar não é obrigado a estar presente, conforme estabelece o regimento interno. “Será obrigado a estar presente na próxima sessão, salvo se ele, ainda não tenho essa informação, entrar com o seu direito constitucional de pedido de licença de até 120 dias”, destacou. Vasconcelos ainda salientou que o direito já foi debatido e judicializado, com ganho de causa ao vereador. O presidente da casa legislativa também explicou que, se o pedido de licença apresentado for por motivo de doença, o suplente não poderá assumir, de acordo com decisão determinada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). “Nesse caso, o suplente não terá o direito de assumir. De outra forma, se for licença para interesse particular, aí abre-se a brecha para convocação do suplente”, completou.

05 Fev 2019 - 10:30h

O ministro da Economia, Paulo Guedes, faz nesta semana um “giro institucional” com chefes dos poderes para tentar construir o diálogo a favor da reforma da Previdência Social. Nesta segunda (4), por exemplo, Guedes marcou um jantar com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli - que já falou em “pacto” entre os poderes pela Previdência. Como o blog mostrou nesta segunda-feira, Toffoli também discutiu o assunto com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no domingo (3). A estratégia do governo, segundo apurou o Blog da Andréia Sadi, é, após conversas com governadores e prefeitos, focar em “alinhar a relação institucional” com os poderes para aprovar a agenda econômica. Nesta terça-feira, Guedes tem um encontro com Rodrigo Maia, às 15 horas. E também vai conversar com Davi Alcolumbre. A discussão da previdência começará na Câmara dos Deputados. O secretário da Previdência, Rogério Marinho, vai se reunir nesta terça-feira com o deputado Artur Maia, relator da reforma da previdência na Câmara no governo do presidente Michel Temer. O líder do governo na Câmara, deputado Major Victor Hugo, já disse ao blog que uma das possibilidades do governo é aproveitar trechos da reforma da previdência do governo Temer. Marinho quer ouvir o deputado sobre a proposta da Previdência.

05 Fev 2019 - 10:00h

Através de uma parceria, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado (SMTT) e o Sest Senat estão realizando na cidade uma série de palestras preventivas com o objetivo de promover a segurança no trânsito municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Superintendente André Cardoso explicou que uma equipe do Sest Senat instalada em uma van instrui os condutores de veículos com dicas, demonstrações e informações para prevenir acidentes. “A terceira maior causa de morte, hoje, é o trânsito. No Brasil, são 55 mil mortes por ano no trânsito, mais do que qualquer guerra em qualquer lugar do mundo”, destacou, informando que, em Brumado, o perfil do motorista é de um comportamento agressivo. Na oportunidade, segundo Cardoso, o Sest Senat também apresentará a sua cartela de cursos, mostrando ao condutor como se conveniar ao serviço, cuja unidade mais próxima fica localizada na cidade de Vitória da Conquista.

05 Fev 2019 - 09:30h

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou na manhã desta segunda-feira, 4, que o governo enviará ao Congresso Nacional o projeto de lei batizado de “Lei Anticrime“. Segundo o ministro, o conjunto de alterações legais visa a combater de forma mais efetiva a corrupção, os crimes violentos e o crime organizado, problemas enfrentados pelo país e que são interdependentes”. Apresentada por Moro a governadores e representantes de 25 estados (só o Piauí não foi representado) e o Distrito Federal em evento realizado em Brasília, a proposta inclui de temas caros ao ministro, como a regulamentação da prisão após condenação em segunda instância, a bandeiras do presidente Jair Bolsonaro (PSL), como a flexibilização da punição de policiais que executam suspeitos durante operações. De acordo com a Veja, se aprovado da forma como foi elaborado pelo ministro, o projeto alterará a lei do excludente de ilicitude e permitirá que juízes reduzam pela metade ou até anulem a pena imposta a policiais se considerarem que “o excesso decorreu de escusável medo, surpresa ou violenta emoção”. A interpretação ficaria a cargo dos magistrados. A proposta também abre espaço para que, no momento da ocorrência, a autoridade policial deixe de prender o agente se entender, naquele momento, que a justificativa se encaixa dentro das permitidas para a legítima defesa. Já em relação à prisão após condenação em segunda instância e não só quando estiverem esgotados todos os recursos, a proposta estabelece que a regra é a execução provisória e a prisão apenas após o final do processo passa a ser formalmente a exceção, determinada pela Justiça quando se identificam haver “questão constitucional ou legal relevante”. Moro defendeu a sua decisão de tratar de três grandes assuntos – o crime organizado, a criminalidade violenta e a corrupção –alegando se tratar de temas relacionados. “O crime organizado usa a corrupção para conseguir a impunidade e está relacionado com a maior parte das mortes violentas”, argumenta o ministro.

05 Fev 2019 - 09:25h

Faleceu na noite da última segunda-feira (04), na cidade de Salvador, Josenito Silva Lessa, o Nito, aos 55 anos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Nito estava há dois anos lutando com um tratamento oncológico. Ele estava tratando da doença na capital do estado. O corpo de Lessa está sendo velado no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. De acordo com a família, o sepultamento ocorrerá no mesmo local às 11h30 desta terça-feira (05). Nito morava em Brumado, na Rua Marcolino Rizério, filho de Magnólia Silva Lessa, mais conhecida como Dona Noinha.

05 Fev 2019 - 09:00h

Os trabalhos do legislativo brumadense foram retomados na última sexta-feira (01), com uma sessão inaugural. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que espera uma relação harmônica e independente entre o Executivo e o Legislativo para este ano de 2019. “São poderes que se complementam, autônomos, harmônicos, pelo menos na teoria. Espero que, na prática, a gente avance nesse sentido”, afirmou.

05 Fev 2019 - 08:30h

O governo Jair Bolsonaro vai propor fixar idade mínima de 65 anos para homens e mulheres que se aposentarem no Brasil. O tempo mínimo de contribuição para a Previdência, chamado de carência, subirá de 15 para 20 anos. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo. Atualmente, há duas formas de se aposentar. Por idade, com a exigência de ter 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres), com a carência de 15 anos. A outra é por tempo de contribuição, quando não se exige idade mínima, mas são necessários 35 anos (homens) e 30 anos (mulheres) de pagamentos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A reforma que deve ser proposta pelo governo ao Congresso acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição. A proposta que tinha sido encaminhada pelo ex-presidente Michel Temer instituía a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Segundo o texto obtido pelo jornal, a reforma propõe que aos 20 anos de contribuição para a Previdência, o segurado receba 60% do benefício. Cada ano a mais trabalhado acrescentará dois pontos porcentuais até chegar a 100% no benefício com 40 anos de contribuição.

05 Fev 2019 - 08:00h

Na última segunda-feira (04), os taxistas da cidade de Brumado iniciaram uma capacitação com o Sest Senat. A iniciativa, promovida pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado (SMTT), visa capacitar a categoria, contemplando uma série de condutas. São duas turmas de taxistas, com 25 motoristas cadastrados em cada uma. Ao site Achei Sudoeste, o Superintendente André Cardoso adiantou que o curso de capacitação também se estenderá aos motoristas do transporte escolar. “Já se formaram três turmas, com mais de 70 motoristas cadastrados. Estamos buscando dar uma melhor habilitação ao motorista, pra que ele faça um trânsito melhor”, destacou.

05 Fev 2019 - 07:30h

A Milta Calçados e Confecções está com uma promoção imperdível. São descontos de 30%, 40% e 50% em diversos itens da loja. Tem calçados e vestuário para todos os gostos e estilos. Não perca essa chance e passe agora mesmo na Rua Barão de Vila Velha, 117, no Bairro das Flores, para conferir de perto todos os produtos em promoção.  Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1758 / 99958-6929. Acesse o facebook e o instagram da loja e confira os nossos produtos.

05 Fev 2019 - 07:00h

Na última sexta-feira (01), o ano legislativo foi iniciado com uma sessão solene em Brumado,  a qual contou com a inauguração da nova fachada do prédio da Câmara Municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Casa Legislativa, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), disse que os trabalhos serão continuados com a reforma do regimento interno, da Lei Orgânica Municipal e da estrutura organizacional do Legislativo. Além disso, segundo informou, também será promovida a reforma da parte interna do prédio. “Aqueles recursos que não forem utilizados pela Câmara, vamos devolver para o Município”, garantiu.

05 Fev 2019 - 00:00h

Especulações apontam que uma jazida de ouro teria sido encontrada em uma fazenda na região da comunidade de Umburanas, na zona rural de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que é difícil opinar sobre a questão. “Aparentemente, as características geológicas de Brumado não são propícias à formação do ouro. Aqui é um terreno muito alcalino, onde se tem minerais não metálicos, que é o caso da magnesita, e jazidas de ferro”, afirmou. Apesar da constatação, o gestor declarou que não se surpreenderia se a informação sobre a jazida se confirmasse. “Acho que ouro sempre existiu em Brumado em grande quantidade. Sabe aonde? Na beira das estradas, naquelas cerquinhas... porque vai tentar alargar uma estrada aqui, parece que tem ouro enterrado, bicho”, brincou.

04 Fev 2019 - 19:35h

Nesta segunda-feira (04) o Ministério Público Federal (MPF) requisitou a instauração de inquérito policial para apurar os crimes de falsidade ideológica, frustração do caráter competitivo da licitação e afastamento ilícito de licitante, previstos, respectivamente, no artigo 299 do Código Penal e nos artigos 90 e 95 da Lei nº 8.666/93. A medida foi adotada a partir do recebimento de informações de que, em licitação ocorrida no município de Caetité, a 100 km de Brumado, para a contratação do serviço de transporte escolar para o ano de 2019, determinada empresa estaria a negociar a transferência formal de veículos de particulares para seu nome para tentar comprovar capacidade operacional, além de inibir a participação de motoristas na disputa. Também será apurada suposta negociação entre potenciais licitantes. A requisição do inquérito policial – que inclui a polícia federal na investigação do caso – foi realizada a partir do inquérito civil nº 1.14.009.000019/2015-10, dentro do qual o MPF já havia, em 2018, expedido recomendação aos 31 municípios da região com indicação de medidas para regularização do modelo de contratação e de execução do serviço de transporte escolar. A intenção do MPF é, ainda, a de permitir que os próprios motoristas de transporte escolar possam participar da licitação, reduzindo custos para as prefeituras e aumentando os ganhos para quem, efetivamente, presta o serviço. Com a instauração do inquérito policial, a Polícia Federal deverá apurar o caso e apresentar ao MPF o resultado de sua investigação, com eventuais provas que possam subsidiar ao órgão propor ações à Justiça para a responsabilização dos eventuais envolvidos. No andamento do inquérito que segue tramitando no MPF, o órgão deverá seguir atuando em prol da regularização das contratações e da execução dos serviços de transporte escolar dentro do que a lei determina.

04 Fev 2019 - 19:15h

Depois de furtar R$ 24 de uma loja, no Centro de Canela, na Serra do Rio Grande do Sul, José Patrick Pereira de Oliveira, 25 anos, se entregou à polícia. “Fiquei com remorso. Me arrependi. Fiz errado”, diz Oliveira. Segundo o delegado que investiga o caso, Vladimir Haag Medeiros, ele não tem antecedentes criminais e vai responder por furto. “Foi sem violência e sem ameaça. Estou analisando os elementos do inquérito para avaliar se será indiciado ou não”. A pena, nesses casos, pode variar de 1 a 4 anos de prisão. O homem justificou o assalto por estar passando por dificuldades para comprar comida. Na sexta-feira (25), depois de várias tentativas para conseguir um emprego, José Patrick decidiu cometer um assalto. “Eu sentei na rodoviária e fiquei pensando. 'Não tenho nada para levar para casa'. Eu estava muito nervoso porque nunca fiz isso antes. A guria também estava nervosa. Eu só disse 'passa' e ela me deu o que tinha no caixa”. Ele chegou a ser abordado por policiais, que o identificaram como suspeito, mas conseguiu ser liberado. Em casa, José Patrick entregou o dinheiro à esposa, mas não contou sobre o assalto. Os R$ 24 foram usados para comprar pão, carne e suco. “Eu disse que tinha conseguido o dinheiro emprestado, mas ela via meu nervosismo. À noite, eu disse para ela que iria no meu tio, mas fui direto para o presídio. Se eu tivesse dito a verdade, tinha magoado ele”. No presídio, ele foi informado de que teria que ir até a delegacia. José contou aos policiais que, horas antes, havia furtado uma loja de roupas.

04 Fev 2019 - 19:10h

A vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) é “segura e indispensável para eliminar o câncer de colo do útero” anunciaram as autoridades da área de saúde nesta segunda-feira (4), dia mundial de combate ao câncer. “Os rumores infundados sobre as vacinas contra o HPV seguem adiando ou impedindo de modo desnecessário o aumento da imunização, que urgentemente necessário para a prevenção do câncer cervical”, disse Elisabete Weiderpass, diretora do Centro Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (CIIC). As informações são da agência de notícias France Presse. O centro é vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com os dados do CIIC, em 2018 foram diagnosticados quase 570 mil novos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. “Este é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres”, recordou o CIIC. A organização calcula que se a prevenção não aumentar, a doença pode provocar 460 mil mortes por ano até 2040. No Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Foram 16,3 mil novos casos no ano passado e 5,7 mil mortes. No mundo, mais de 300 mil mulheres morrem a cada ano vítimas da doença.

04 Fev 2019 - 19:05h

O prefeito do município de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), irá a Belo Horizonte, em Minas Gerais, para ter audiências com a diretoria administrativa da empresa Magnesita. Entre os assuntos da pauta, está a administração do Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, que é de propriedade da referida empresa. A sugestão de Vasconcelos é que a Magnesita transfira o local em comodato para a prefeitura. Eduardo almeja que a capital do minério tenha voos regulares para alavancar o progresso.

04 Fev 2019 - 19:00h

O Conselho Federal de Medicina (CFM) deve publicar no Diário Oficial da União, nos próximos dois dias, uma série de regras sobre como devem funcionar as consultas e cirurgias feitas remotamente no Brasil. A resolução regulamenta a chamada telemedicina, que já é praticada no país, e permite a médicos atenderem pacientes em áreas de difícil acesso, por exemplo, usando um computador ou smartphone. De acordo com o G1, o Brasil já tinha uma resolução sobre telemedicina, de 2002. A regra antiga já ditava, por exemplo, que as informações do paciente só poderiam ser transmitidas a outro profissional com a sua permissão. O médico também permanece responsável pelo sigilo e armazenamento das informações, conforme previsto nas normas do CFM.

04 Fev 2019 - 18:52h

Um corpo de um homem morto foi encontrado em avançado estado de decomposição, nesta segunda-feira (04), na cidade de Presidente Jânio Quadros, a 95 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o corpo foi localizado na zona rural do município por populares que passavam pelo local. De acordo com a polícia, o corpo pode ser de um morador da cidade que estava desaparecido. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia na localidade. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.

04 Fev 2019 - 15:30h

Os exames de ultrassonografia são, sem sombra de dúvidas, uma das formas mais precisas de se detectar enfermidades existentes no corpo humano, pois conseguem visualizar com precisão partes pequenas que outros exames não conseguem, fato que facilita ou completa os diagnósticos médicos. A evolução dos equipamentos para a realização dos exames tem sido fundamental, tendo o profissional que executa o trabalho o comprometimento de acompanhar toda essa modernidade oferecendo aos pacientes a segurança em seus diagnósticos. Na Clínica Mais Vida Adriano Dominguez, profissional altamente qualificado e capacitado, oferece um dos mais modernos serviços de ultrassonografia, permitindo um diagnóstico preciso, com aparelhos de última geração. De segunda a sábado poderão ser realizados exames de ultrassonografia:  Obstétrica, transvaginal, pélvica, abdômen total e superior, parede abdominal, mama, tireoide, bolsa escrotal com doppler, próstata, doppler obstétrico, rins e vias urinárias, bolsa escrotal, morfológica, doppler de vasos carótidas e vertebrais, joelho, parte moles, região cervical, região inguinal, e rins e artérias renais com doppler. Seu médico solicitou uma ultrassonografia? Marque seu exame. Sua saúde irá te agradecer. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

04 Fev 2019 - 15:00h

Em seu discurso na abertura dos trabalhos legislativos, o vereador José Santos (Sem Partido), o Santinho, cobrou mais efetividade do Poder Executivo e consideração do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) ao povo que o elegeu e aos parlamentares. Santinho ainda ressaltou que o Legislativo e Executivo são poderes independentes, mas que devem trabalhar unidos em prol do bem comum. “Infelizmente, temos visto que a orquestra não está funcionando como deveria funcionar. Tem poderes que só cabem a essa casa. O poder do vereador é diferente do executivo. O poder do vereador é cobrar, lutar, reivindicar, representar”, reforçou. Quanto à possibilidade de ser o líder do prefeito na Câmara, Santinho declarou que ainda não foi convencido para tal. “Se tiver uma conversa e as minhas reivindicações forem respeitadas, se formos respeitados perante o secretariado dessa administração... Não adianta ser  vereador da base do governo, se o secretário não atende nossos telefonemas. Tem que respeitar o vereador, porque o vereador não está pedindo nada pra si, mas sim para comunidade que ele representa. Se essa casa não tiver valor, vai ter briga. Chega de ficar batendo palma. Se não valorizar os vereadores, vou parar de tomar o gardenal”, criticou.

04 Fev 2019 - 14:30h

As buscas por vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) ficarão suspensas por causa da chuva que caiu nesta segunda-feira, dia 4, na região do acidente. Após as precipitações, será feita uma vistoria aérea para identificação das áreas que permitam a retomada dos trabalhos. Ainda nesta madrugada, circulavam informações de que sirenes teriam sido acionadas na região. Contudo, segundo o Corpo de Bombeiros, elas não procedem. Até este domingo, 3, a tragédia contabilizava 121 mortos, dos quais 114 foram identificados; 226 pessoas ainda continuam desaparecidas. A pedido do governador Romeu Zema (Novo), um grupo de 60 homens da Força Nacional de Segurança Pública começou a atuar neste domingo 3 nas operações de resgate em Brumadinho. Os militares foram enviados em duas aeronaves pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. De acordo com a Veja, nas operações de resgate, já estão cerca de 300 homens do Corpo de Bombeiros, além de 950 policiais militares e agentes da Polícia Civil e Defesa Civil de Minas Gerais. Há ainda o reforço de bombeiros de São Paulo e Santa Catarina, assim como policiais de outras regiões no país.

04 Fev 2019 - 14:00h

Na última sexta-feira (01), aconteceu o retorno dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Brumado. Durante os pronunciamentos, os vereadores, inclusive do grupo de situação, cobraram que os secretários municipais saiam do comodismo. Engrossando as cobranças, o vereador José Ribeiro Neves (PT) disse ao site Achei Sudoeste que os discursos refletem a angústia dos parlamentares, visto que, segundo ele, os mesmos têm feito o seu papel representando as comunidades, mas os resultados não aparecem porque precisam também da aquiescência do Poder Executivo, que, em contrapartida, não toma as providências necessárias. “Esse discurso fortalecido de cobrar do Poder Executivo algumas ações é importante e de direito de cada um dos colegas vereadores”, disse. Para o parlamentar, a Administração Municipal precisa de uma injeção de ânimo, principalmente no que se refere à postura do secretariado no atendimento aos vereadores. “Quando a gente vai com uma demanda na secretaria, a gente vai representando a população”, afirmou, acrescentando que os secretários têm de acatar os pedidos apresentados e tentar resolver. Em sua avaliação, alguns secretários, após tantos anos no cargo, se acomodaram e é urgente uma reforma administrativa. No início do atual mandado, Neves citou que o prefeito tentou promover essa mudança, porém ele considera que foi tudo uma jogada de marketing, visto que depois tudo voltou ao que era antes. “A população já não suporta mais. Muitas ações que precisam mudar em nosso município acabam não acontecendo justamente por esse comodismo”, concluiu.

04 Fev 2019 - 13:30h

Os acidentes em estradas federais que cortam a Bahia deixaram 453 mortos no ano de 2018. O número é o mais baixo dos últimos 18 anos, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (4) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O balanço leva em consideração apenas os óbitos ocorridos nos locais dos acidentes, conforme o órgão. A PRF, que fiscaliza cerca de 10 mil quilômetros de malha viária na Bahia, disse que de 2017 para 2018, houve uma queda de 22,30% das mortes nas rodovias federais da Bahia. Em 2017, foram 583 óbitos. O ano de 2018 se destacou com os menores índices desde 2000, ano em que se iniciou a computação de dados de acidentes nas rodovias federais pela PRF na Bahia. Até então, o ano menos violento havia sido o de 2017, quando 583 mortes foram contabilizadas. O pico de vítimas fatais ocorreu em 2012 (850). De acordo com o G1, a PRF diz que, com os números de 2018, está se aproximando da meta proposta pela ONU, de redução de 50% das vítimas fatais em dez anos (2011 a 2020). Na Bahia, em 2010, foram registradas 813 vítimas fatais nas rodovias federais. Quando comparado aos números de 2018 (453), a PRF na Bahia já atingiu a redução de 45% no número de vítimas fatais.