Achei Sudoeste

11 Ago 2018 - 14:40h

O ex-funcionário do Conjunto Penal de Vitória da Conquista foi preso na noite da última sexta-feira (10), durante uma ação policial. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), André dos Santos Rocha facilitou a fuga de um detento em troca de dinheiro. O caso aconteceu em 2017. Além de auxiliar o detento a escapar, André também furtou uma quantia em dinheiro do cofre da unidade prisional, do qual só ele possuía a senha. Ele estava com um mandado de prisão em aberto e foi capturado na cidade de Brumado, em uma operação realizada pela Cipe Sudoeste e a 34ª CIPM. Os policiais militares chegaram até André após um levantamento de possíveis endereços onde ele poderia estar escondido. O ex-funcionário foi apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória da Conquista e será encaminhado para o presídio. As informações são do jornal A Tarde. 

11 Ago 2018 - 14:30h

O Hospital Professor Magalhães Neto realizou na última sexta-feira (10) a primeira captação de córneas em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma parceria firmada entre Banco de Olhos da Bahia, Central de Transplantes da Bahia, Hospital de Olhos de Conquista e Hospital Municipal Professor Magalhães Neto oportunizou a cirurgia na unidade de saúde local. As instituições vêm se preparando há alguns anos com treinamento de profissionais, ajuste de fluxos e estruturação de serviços para viabilizar esse tipo de procedimento, alcançando agora a implementação desse avanço para a saúde.  A Bahia criou desde o ano passado a Campanha “Fila Zero de Córneas” com o objetivo de zerar as filas para espera de córneas até o final de 2019 e Brumado já participa dessa campanha. O procedimento foi autorizado pelos familiares do doador, com assinatura de documentação necessária ao procedimento. Foram coletadas as córneas pelos enfermeiros Daniela Queiroz e Luã Lima e enviadas ao Banco de Olhos da Bahia, em Salvador, que seguirá com o preparo das córneas para doação a duas pessoas da fila de espera.

11 Ago 2018 - 08:30h

A Secretaria da Educação do Estado vistoriou, na noite da última sexta-feira (10), os colégios estaduais Costa e Silva e Antônio Carlos Magalhães, localizados na sede do município de Tanhaçu, e no distrito de Suçuarana, respectivamente. Na ocasião, foi discutida com a comunidade escolar a implantação da oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica. A inciativa visa atender demandas existentes nas localidades. Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, esta oferta nos municípios baianos é indispensável para o desenvolvimento territorial. “É essencial que em cada escola tenha pelo menos uma oferta da Educação Profissional para garantir novas opções de formação para os estudantes”, destacou. Os gestores da secretaria também vistoriaram as instalações físicas das unidades, propuseram e colheram sugestões da comunidade escolar sobre as melhorias de infraestrutura. Para a diretora do Colégio Estadual Costa e Silva, Adeanne Britto, o diálogo foi importante para se pensar em cursos voltados para a realidade territorial. “Estamos na expectativa de poder contar aqui com a implantação de cursos da Educação Profissional que irão tornar a unidade escolar ainda mais dinâmica e atrativa para os jovens”, afirmou.

11 Ago 2018 - 08:15h

Um homem de 32 anos foi preso na madrugada deste sábado (11), na comunidade de Pajéu dos Ventos, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, acusado de agredir sua esposa, uma mulher de 36 anos. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a guarnição prendeu o suspeito no local, após denúncia de sua esposa para o 190. Os militares conduziu o homem para da Delegacia Territorial de Caetité. A polícia civil já instaurou inquérito e investiga o caso. A mulher realizará exames de corpo e delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Guanambi.

11 Ago 2018 - 08:00h

O Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da polícia militar de Brumado apreendeu na noite da última sexta-feira (10) uma motocicleta utilizada por bandidos para praticar crimes na cidade. De acordo com a PM, a guarnição Peto avistou dois indivíduos suspeitos em uma motocicleta, vermelha. Ao perceberem a aproximação dos policiais, os jovens tentaram empreender fuga, mas foram interceptados na Avenida Centenário. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, durante a abordagem, foi encontrado um aparelho celular Samsung Galaxy S7 (cor prata), com as mesmas características de um aparelho que foi roubado na última quinta-feira (09). Ao ser indagado sobre a procedência do aparelho, um dos indivíduos confessou ter de fato praticado o roubo anterior, confirmando a suspeita policial. Os militares constataram ainda, que a motocicleta abordada foi utilizada para praticar os assaltos que ocorreram no dia 09. Os dois acusados foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado. A motocicleta ficou apreendida.

11 Ago 2018 - 07:45h

O subcomandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), capitão Valmari Santos Nogueira Júnior, concluiu o curso de Gestão de Excelência da Polícia Militar da Bahia. Segundo informou a 34ª CIPM ao site Achei Sudoeste, o objetivo do curso é preparar gestores para direcionar organizações com excelência em desempenho profissional, melhorando resultados por intermédio de processos gerenciais, práticas e padrões de qualidade. As atividades do curso foram realizadas nas instalações do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (9° BEIC), em Vitória da Conquista, nos dias 09 e 10 de agosto, tendo exigido do oficial dedicação, empenho e alto grau de comprometimento profissional.

10 Ago 2018 - 17:00h

O cão Zeus, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste), localizou, nesta sexta-feira (10), 80 kg de drogas, armas e munições em uma ação integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Dois criminosos, Carlos Eduardo de Souza Figueredo e Antônio Carlos de Arruda, foram presos em flagrante durante a operação, na BR-116. Os materiais ilícitos saíram de Minas Gerais. Os policiais faziam abordagens de rotina em um posto da PRF, entre as cidades de Vitória da Conquista e Cândido Sales, quando abordaram um carro licenciado no estado do Mato Grosso do Sul. Zeus iniciou o processo de faro e detectou a presença de drogas. Com o indicativo, os militares e federais fizeram buscas no automóvel e encontraram 60 kg de maconha, 18 kg de cocaína, 1 kg de crack, uma pistola calibre 9 mm (uso restrito) com brasão da Argentina, um revólver calibre 357 e 1,4 mil munições dos calibres 9 mm, 357 e 38. A dupla foi apresentada na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Vitória da Conquista.

10 Ago 2018 - 16:30h

As principais lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) em Brumado, o ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira Santos, e sua esposa, a ex-deputada estadual Marizete Lisboa Fernandes Pereira, não devem ir a campo pedir votos durante o período eleitoral em 2018. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, mesmo com o apoio de seu partido à pré-candidatura de reeleição do deputado estadual Vitor Bonfim (PR), o casal poderá não ser visto em eventos de campanha e fazendo corpo a corpo com o eleitorado. No anúncio de apoio do PT a Bonfim no mês passado, Edmundo e Marizete não marcaram presença e, desde então, tem gerado muitas dúvidas sobre a militância política nas eleições 2018. Em um passado não tão distante, Marizete e o pai de Vitor, o ex-deputado estadual e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), João Bonfim, eram ferrenhos opositores, quando trocaram muitas farpas e duelaram sobre a paternidade de obras oriundas do governo estadual. Na época, João tinha como seu principal aliado e articulador político no município, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), hoje também ferrenhos opositores.

10 Ago 2018 - 16:00h

Com o intuito de oferecer mais uma opção na veiculação de suas notícias, dando ao público mais um canal de informações, o site Achei Sudoeste estreará um programa jornalístico na Rádio Alternativa FM 97,9, em Brumado. O programa carregará o nome do site, Achei Sudoeste no Ar, e contará com reportagens e apresentação de Lay Amorim. Na segunda-feira (20), ao vivo, às 17h será a estreia do programa. O contrato com a Alternativa FM foi assinado pelo editor do site, Kauê Souza, nesta sexta-feira (10). A Madeireira Real, Comfergil, Lava & Leva, Clínica Mais Vida, Supermercado Super Bom Preço e Praticook são parceiros do novo projeto do site Achei Sudoeste. O jornal estará focado nas notícias da região sudoeste, abrangendo as microrregiões de Brumado, Vitória da Conquista, Guanambi, Caetité, Livramento de Nossa Senhora e o Sertão Produtivo da Bahia. As notícias irão retratar as áreas da política, saúde, educação, economia, segurança, esporte, cultura e lazer. O programa também abrirá espaço para voz das comunidades, trazendo suas cobranças do cotidiano diante das carências nas diversas áreas sociais.

10 Ago 2018 - 15:30h

O vereador Neilton Amorim Ferreira (PTB) denunciou à Justiça um esquema de corrupção na Câmara de Vereadores de Ibicoara, a 170 km de Brumado. Ele acusa o presidente do Legislativo e mais oito colegas de cumplicidade no esquema. Segundo o parlamentar, ele tentou devolver uma diária por não ter usado o benefício, mas ouviu do presidente da Câmara que usasse o dinheiro para comprar adubo, pois senão o prefeito usaria para comprar cerveja. Um vídeo foi feito pelo próprio vereador relatando as dificuldades em devolver a diária, de cerca de R$ 250. Por conta da denúncia na Justiça, Neilton disse que passou a sofrer ameaças. Uma carta anônima foi deixada na residência dele, com acusações e o chamando de traficante. Em março, a casa dele também foi arrombada. Na denúncia, o parlamentar ainda afirmou que os vereadores teriam um acordo ilegal, autorizado pelo prefeito, que previa o abastecimento de carros.

10 Ago 2018 - 15:00h

Na noite desta quinta-feira (09), policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) conseguiram recuperar uma motocicleta que havia sido furtada das dependências da Ciretran, em Brumado. Em rondas na cidade, os policiais avistaram um indivíduo em atitude suspeita na Avenida Coronel Santos, no Bairro São Félix. No local, o homem abandonou uma moto ao avistar a guarnição. Em fuga, ele pulou vários muros e invadiu casas, conseguindo escapar ao entrar em um matagal. Segundo informações da polícia, no lugar, a guarnição encontrou uma porção de substância semelhante à maconha, um separador de ervas e a motocicleta furtada. O material foi entregue na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde o fato foi registrado.

10 Ago 2018 - 14:30h

Uma operação conjunta entre as Polícias Militar, Civil e a Guarda Municipal resultou na apreensão de 3,5 quilos de drogas na cidade de Itambé, na noite desta quinta-feira (9). O material estava com duas mulheres e um homem que transportaram a droga de Vitória da Conquista. Por volta das 22h30, uma guarnição da 8ª CIPM recebeu a denúncia de que uma quantidade grande de drogas estava sendo transportada de Vitória da Conquista para Itambé. A PM acionou a Polícia Civil e Guarda Municipal para montarem uma operação conjunta com o objetivo de apreender o material ilícito. Ao chegar na Rua Manoel Alves Teixeira, no Bairro Osório Gusmão, as equipes encontraram com um homem e duas mulheres 3,3 quilos de maconha, 60 g de cocaína, 16 pedras de crack, dois celulares, balança digital e quatro facas. Os envolvidos e o material apreendido foram apresentados na delegacia para a adoção dos procedimentos de praxe.

10 Ago 2018 - 14:00h

Na madrugada da última quarta-feira (08), o carro da Secretaria de Educação de Rio do Antônio, um Gol vermelho, com placa OLD 4938, foi furtado. Imagens de câmeras de segurança mostram o bandido forçando a janela do veículo e fugindo com o mesmo no sentido da linha férrea. A prefeitura chegou a oferecer uma recompensa de R$ 500, mas, nesta quinta-feira (09), o carro foi encontrado abandonado na Rua Tenente José Raimundo de Castro, em Caculé. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o veículo está sob a guarda da polícia, que segue as investigações a fim de elucidar o caso.

10 Ago 2018 - 12:30h

Dados revelados nesta quinta-feira (9) pelo 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que a Bahia registrou, entre 2016 e 2017, um aumento de 212 mortes em ações policiais ocorridas no período. De acordo com o levantamento, ocorreram 456 casos no primeiro ano. Já no segundo, foram registradas 668 ocorrências. Com isso, o estado é o terceiro com maior número de mortes em decorrências de ações policiais. Em primeiro vem o Rio de Janeiro, com 925 casos em 2016 e 1.127 em 2017. Em segundo lugar ficou São Paulo, com 857 mortes em 2016 e 940 em 2017. Das mortes provocadas por policiais na Bahia, cerca de 90% ocorreram em operações da Polícia Militar. De acordo com as informações do levantamento, em 2016 foram registrados 412 casos. Já em 2017, ocorreram 610, seguindo o aumento entre os dois anos. Em relação a morte de policiais na Bahia, o número total também teve um aumento no período, contudo, a quantidade é cerca de 80% menor que os casos de mortes ocorridas em ações policiais. Segundo os dados, no primeiro ano ocorreram 15 mortes de policiais, contra 18 no segundo. Destas, a maioria é de policiais militares, com 12 mortes nos dois anos. No entanto, em 2017, nenhuma das mortes ocorreu enquanto os policiais estavam em serviço.

10 Ago 2018 - 12:00h

Uma equipe esportiva da TVE estará em Brumado no dia 26 de agosto para transmitir o duelo entre o selecionado local contra São Desidério, no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, em partida válida pelo Campeonato Intermunicipal 2018 ainda pela chave de grupos. A partida foi contemplada através de sorteio interno promovido pela emissora na última semana. A TVE fará a cobertura total da competição com transmissão de 30 jogos até a grande final em dezembro. Ao todo, a cobertura será de 60 horas na maratona de jogos da maior competição de seleções amadoras do país, que este ano contará com 64 equipes representando os seus respectivos municípios. Brumado fará a sua estreia no próximo domingo (12) contra a seleção de Paratinga. Caso a seleção brumadense de futebol chegue às finais da competição, o município ganhará mais holofotes da TVE com nova transmissão, o que seria um recorde e grande feito para o futebol amador regional.

10 Ago 2018 - 11:30h

Em sessão ordinária, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) desaprovou as prestações de contas de dois convênios celebrados pelo ex-prefeito Adailton Silva Luz Sobrinho, do município de Jussiape, a 121 km de Brumado. Além de ter a prestação de contas reprovadas do convênio 082/2003, firmado na sua gestão à frente da prefeitura com a Secretaria de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (Secomp), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o ex-prefeito ainda terá que devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 136.160,43, ante a gravidade das irregularidades apontadas pela equipe de auditores da Corte de Contas e citadas no voto do conselheiro João Evilásio Bonfim, relator do processo, que foi aprovado à unanimidade. Também foi desaprovada a prestação de contas do convênio 166/2005, firmado pela Secretaria de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (Secomp) com a Prefeitura de Aramari.

10 Ago 2018 - 11:00h

De repouso das competições desde o dia 10 de junho, quando aconteceu a final do Campeonato Brumadense de Futebol, o gramado do Estádio Municipal Gilberto Cardoso está recebendo um tratamento diferenciado esta semana visando a partida de estreia da seleção local no Campeonato Intermunicipal 2018, no próximo domingo (12), contra a Seleção de Paratinga. Neste período, o campo foi utilizado apenas para os treinos e alguns amistosos preparatórios do selecionado local. Com os bons resultados somados nos amistosos, a expectativa é de um bom público nas arquibancadas para motivar ainda mais o elenco dentro do campeonato. O site Achei Sudoeste acompanhou parte dos preparativos, não apenas do gramado, como também de todas as dependências do estádio e percebeu uma atmosfera de otimismo da equipe de manutenção. A mesma atmosfera se vê nos desportistas da cidade, que sonham em ver Brumado na grande final da competição. A marcação das linhas será feita na manhã do próximo sábado (11); até lá o gramado continuará sendo regado e aparado. “Vai estar um tapete, bom pra bola correr com mais velocidade”, garantiu o folclórico cuidador Alemão.

10 Ago 2018 - 10:30h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (9) considerar o horário local de cada região do país para votações e divulgação dos resultados das eleições deste ano. Uma resolução pretendia que os resultados chegassem no mesmo momento, no horário de Brasília. A proposta havia sido feita pelo ministro Gilmar Mendes. Com a decisão, as votações serão iniciadas às 8h e encerradas às 17h, em todas as cidades, de acordo com o horário local. “Nós recebemos várias reivindicações”, disse o presidente da Corte, Luiz Fux, citando problemas em algumas cidades para cumprir o horário, como transporte de urnas por via fluvial. “Como o resultado chega em horários diferentes, suscitou-se uma eventual suspeição, mas chega em horários diferentes por força do fuso desses lugares. E começar muito mais cedo para poder coincidir horário gera riscos tão grandes que na ponderação de valores a preferência foi pela manutenção de horário”, disse Fux. “Todos os depoimentos colhidos levaram à formação do nosso convencimento”, complementou a ministra Rosa Weber. “A manutenção da orientação das normas anteriores se revela mais adequada com menos dificuldades e eventuais prejuízos”, disse. Rosa Weber complementou dizendo que o horário de verão foi adiado em razão da discussão sobre esse tema, o que reduzirá para duas horas a diferença de horário entre as regiões.

10 Ago 2018 - 10:05h

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado foi suspensa na manhã desta sexta-feira, 10 de agosto, logo após a leitura da ata da sessão anterior, em razão do falecimento da mãe do vereador Jose Ribeiro Neves (PT). A senhora Iraci Ribeiro Neves faleceu na cidade de Vitoria da Conquista, onde se encontrava internada, deixando a todos bastante consternados.  O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) e todos os vereadores que compõem a Casa Legislativa externam suas condolências ao vereador José Ribeiro Neves pela incomensurável perda, rogando a Deus para que conforte a todos da família.

10 Ago 2018 - 10:00h

Nos últimos meses, os moradores da Rua Padre Cícero, no Bairro São José, têm convivido com os transtornos das obras de canalização de drenagem pluvial, que será seguida pela pavimentação da via. Tão logo foi concluída a construção do canal pluvial, as obras foram interrompidas para dar atenção aos demais trechos do extenso canal, o que tem incomodado os moradores, os quais cobram a pavimentação da via. Com o canal, a rua ficou dividida e passará a ter dois sentidos, ampliando a trafegabilidade de acesso ao campus do Ifba. No entanto, com as obras paradas, apenas uma parte da via pode ser utilizada por veículos, enquanto o outro lado continua obstruído com bancas de terra e outros materiais. Além disso, os moradores reclamam do despejo do esgoto no canal, aumentando a incidência de bichos peçonhentos na região, bem como do mau odor e do crescente mato. Mesmo com os apelos dos moradores, a secretaria municipal de infraestrutura só deverá retomar as obras no local após concluir toda obra do canal de drenagem.

10 Ago 2018 - 09:55h

Acabou o tempo de ficar andando de lugar em lugar na busca de especialistas e procedimentos médicos, a Clínica Mais Vida, há quatro anos prestando serviços para Brumado e região, inova mais uma vez e como um exemplo de empreendedorismo e modernidade, inaugura sua filial em Brumado. Nas novas instalações, que estão localizadas na Rua Coronel Paulino Chaves, 160 - Centro, serão oferecidos mais de 40 especialistas e exames dos mais básicos aos de maior complexidade, sempre com profissionais da maior competência e responsabilidade, além de equipamentos de primeiríssima linha, garantindo a exatidão dos resultados.  A Clínica Mais Vida preza em ter uma equipe multiespecializada, garantindo um atendimento exclusivo e personalizado, desde o primeiro contato ao final do tratamento. Ressaltando que para se estar bem é necessário o equilíbrio da saúde do corpo e da mente. Para uma vida mais tranquila e harmoniosa, cuide-se! Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

10 Ago 2018 - 09:00h

Na última quarta-feira (08), durante a Operação 2x2, o Pelotão de Motociclistas da 1ª Companhia, em rondas no Bairro Santa Catarina, encontrou duas buchas de maconha com um indivíduo identificado como Vitor Ribeiro Cagliari, 20 anos. Prosseguindo com a diligência, a equipe de policiais militares encontrou com o mesmo mais 12 buchas de maconha e uma balança de precisão, utilizada para pesar a droga comercializada. O envolvido e todo material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi. A Operação 2x2 tem por objetivo a realização de abordagens a duplas durante atitudes suspeitas em motocicletas pela cidade, com vistas a tirar de circulação armas de fogo e drogas. A mesma foi desencadeada concomitantemente com a Operação Força Tática, que visa a saturação dos bairros onde o índice de tráfico de drogas e homicídios se destaca.

10 Ago 2018 - 08:30h

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

10 Ago 2018 - 08:00h

Uma grande mão de obra está sendo empregada nas obras de reforma da Câmara de Vereadores de Brumado. No momento, os operários da empresa contratada para os serviços atuam na fachada externa do prédio, que recebe revestimento de cerâmica na cor azul, promovendo o resgate das cores originais do parlamento brumadense. As obras também serão direcionadas para a Praça Abias Azevedo, que receberá um acréscimo paisagístico com área verde logo depois do infocentro e do estacionamento interno da casa legislativa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) reforçou que, além da fachada externa, até o final de semestre, também serão concluídas as obras de recuperação do forro da plenária. Vasconcelos relembrou que toda a reforma foi projetada em etapas diferentes. Até o momento, já foram executadas as reformas do telhado do parlamento, do setor administrativo e dos gabinetes dos vereadores, com novas instalações da rede elétrica e de comunicações, e a instalação de um padrão independente de energia. A etapa final das obras atenderá a um formato moderno de parlamento e plenária, que deverão receber também painel eletrônico para os dias de sessões legislativas.