Achei Sudoeste

09 Jan 2018 - 11:00h

Em sua primeira passagem à frente da Secretaria de Educação de Brumado, Ednéia Ataíde teve um período curto de atuação na função no primeiro quadrimestre de 2017. Agora, nomeada como titular da pasta, a secretária traçou metas a serem alcançadas com o intuito de otimizar principalmente a escola de tempo integral. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela declarou que o curto período de experiência, que encarou como um estágio, serviu para amadurecimento e fortalecimento do ideal de ofertar a sua parcela de colaboração para a evolução da educação brumadense. Para tanto, a secretária recebeu carta branca do prefeito. “Uma das principais metas agora é otimizar a educação infantil iniciando com o maternal. Dessa forma, nossas crianças serão melhor alfabetizadas”, disse. A secretária adiantou que o município fará investimentos para adaptar a iniciação de crianças do maternal nas escolas públicas e estuda a construção de uma creche centralizada, além de investir no projeto da educação infantil de alfabetização também nas comunidades rurais. 

Ednéia destacou que a Administração buscará ampliar e adaptar as unidades de ensino para atender as exigências da educação de tempo integral, que saiu da esfera de um projeto local para atender uma exigência federal. Ela citou que foi realizado um levantamento de tudo o que não deu certo no último ano para ser corrigido ou melhorado para este período letivo. Nesse aspecto, a prefeitura já deu início às reformas em algumas escolas e está instalando climatizadores nas salas de aula para melhorar a qualidade do ambiente de aprendizado para educadores e alunos. A meta é incluir mais cinco unidades no ensino de tempo integral este ano e alcançar 100% de cobertura até o final da atual gestão. A secretaria recebeu reforço na equipe com a inclusão da psicóloga Fátima Guines, que atuará como suporte aos pais, professores e alunos. “Tem tudo pra dar certo. Acreditamos no projeto e vamos trabalhar para que possamos ter êxito em ofertar uma educação de melhor qualidade aos nossos munícipes”, pontuou Ataíde.  

09 Jan 2018 - 10:30h

Nesta segunda-feira (08), foi publicado no Diário Oficial do Legislativo o Aviso de Publicação de Licitação Pregão Presencial n° 002/2018, cujo objeto é a aquisição de passagens rodoviárias para vereadores e servidores da Câmara Municipal de Brumado durante o ano legislativo de 2018. O edital, em sua integralidade e sem custo, está disponível na sede da Casa legislativa, que fica localizada na Praça Abias Azevedo, 145, no Bairro Monsenhor Fagundes, de 8h às 14h. A reunião para abertura dos envelopes será realizada no dia 18 de janeiro, às 9h. Salete Viana Nogueira é a Pregoeira Oficial da Câmara Municipal de Brumado.

09 Jan 2018 - 10:00h

Em Guanambi, policiais militares promoveram no último sábado (6) uma ronda rural nos distritos de Ceraíma, Morrinhos e Mutans. A operação visa levar maior sensação de segurança e tranquilidade à comunidade, além de proporcionar que a polícia tenha conhecimento das necessidades pontuais das localidades. Com uma viatura devidamente identificada, os policiais mantém a ordem pública na zona rural, evitando a prática de ilícitos.

09 Jan 2018 - 09:40h

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), sancionou a lei de elevação da Comarca de Brumado, na última segunda-feira (08). A lei nº 13832 foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (09). De acordo com a publicação, fica reclassificada de entrância intermediária para entrância final a Comarca de Brumado. Ainda de acordo com a publicação, os magistrados atualmente titulares da Comarca de Brumado, quando promovidos à entrância final, poderão exercer opção para que a promoção se efetive na unidade jurisdicional em que são titulares, no prazo de 05 (cinco) dias, contados da data da publicação do ato respectivo.  Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Câmara de Brumado, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), comemorou a publicação da lei e ressaltou a luta encabeçada pelo legislativo, a prefeitura de Brumado e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Brumado. “Valeu o empenho de todos e essa é uma vitória da cidade de Brumado, bem como do Poder Judiciário”, disse. Agora o sanção do governador segue para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

09 Jan 2018 - 09:30h

Foi publicado no Diário Oficial do Legislativo, edição desta segunda-feira (08), o Aviso de Publicação de Licitação Pregão Presencial n° 003/2018, cujo objetivo é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva de computadores da Câmara Municipal de Brumado. O edital, em sua integralidade e sem custo, está disponível na sede da Casa legislativa, que fica localizada na Praça Abias Azevedo, 145, no Bairro Monsenhor Fagundes, de 8h às 14h. A reunião para abertura dos envelopes será realizada no dia 18 de janeiro, às 11h.

09 Jan 2018 - 09:00h

O ano letivo de 2018 será mais agradável nas salas de aula para os alunos da rede pública de ensino do município de Brumado. Através da Secretaria Municipal de Educação, a prefeitura adquiriu mais de 800 aparelhos de ar-condicionado, que já estão instalados nas unidades de ensino. O projeto de climatização das salas de aula é antigo, tendo sido aprovado pela Câmara de Vereadores há um tempo, porém só agora a Administração conseguiu os recursos para atender a carência. Nos últimos anos, com a elevação nas temperaturas, foi observada a dificuldade dos alunos em manterem a concentração durante as aulas exatamente por conta do calor excessivo. Ao longo do ano de 2017, os picos de sensação térmica chegaram a ultrapassar a casa dos 40°C no município. A prefeitura iniciou a instalação dos aparelhos e a meta é concluir os trabalhos antes do início das aulas.

09 Jan 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

09 Jan 2018 - 08:00h

A prefeitura de Brumado está planejando a realização do Campeonato Brumadense de Futebol 2018 sem a participação da Liga Brumadense de Futebol (LBF). Assim descreveu o vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB) em entrevista ao site Achei Sudoeste. Ele preferiu não se aprofundar no assunto, afirmando que a Administração Municipal não está isolando a LBF, mas apenas assumindo a organização do evento juntamente com os clubes. O vice-prefeito enfatizou que a secretária municipal de educação e esportes, Ednéia Ataíde, está projetando a competição com o apoio do ex-diretor de esportes, Jobson Rocha, e o atual coordenador de esportes, Gerônimo Barreto. Na última semana, Édio se reuniu com os dirigentes dos clubes para debater o formato do campeonato, que, a princípio, contará com 10 clubes, com data inicial para o dia 18 de fevereiro e término no dia 10 de junho. Na oportunidade, ele adiantou aos dirigentes que a prefeitura entrará com a logística da competição, o que envolve custos com arbitragem, material esportivo e premiações. Já o custo de manutenção do Estádio Municipal Gilberto Cardoso, que engloba cuidados com o gramado, porteiro, maqueiro e zelador, ficará por conta da arrecadação da bilheteria de cada jogo; as sobras serão rateadas entre as equipes. Conforme disse o vice-prefeito, o calendário antecipado se deve aos jogos da Copa do Mundo de Futebol, que terá início no dia 14 de junho. Outra regra apresentada para está temporada é o limite de contratações de atletas de fora do município: apenas cinco, tendo como objetivo a valorização e revelação dos atletas locais. Pereira afirmou ainda que, logo no início da competição, já será apresentado o novo técnico da Seleção Brumadense de Futebol. O mesmo atuará como olheiro para garimpar os atletas que formarão o selecionado para disputar o Intermunicipal de Futebol. Para esta competição, a Administração também pretende levar o time local sem a participação da LBF. Para tanto, já foram iniciadas conversas com a Federação Baiana de Futebol, uma vez que se exige que as seleções estejam confederadas ao órgão para participar do evento. O posicionamento do prefeito promete gerar polêmica com os dirigentes da LBF. 

Em entrevista anterior a nossa reportagem, o presidente da entidade, Emanoel Araújo, que também elaborou o formato do campeonato com moldes semelhantes aos citados pelo vice-prefeito, disse que buscaria um entendimento com a secretaria de esportes para juntos realizarem o evento, porém deixou claro que o campeonato não poderia ser realizado sem a LBF. Caso haja uma insistência do prefeito em isolar a Liga, Araújo garantiu que convocaria os clubes e atletas filiados para boicotar a competição. A polêmica tem sido a tônica das discussões entre desportistas e atletas, que divergem em suas opiniões nas redes sociais. O impasse, que envolve questões políticas extra-campo entre a Administração Municipal e a LBF, já está prejudicando o campeonato. Até mesmo a Justiça pode ter que interferir na questão.  

09 Jan 2018 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

08 Jan 2018 - 18:00h

Os cidadãos de Brumado, Caetité e Guanambi que aderirem à campanha Nota Premiada Bahia concorrerão a prêmios de até R$ 1 milhão e ainda poderão ajudar as instituições de seus municípios que participam do programa “Sua Nota é um Show de Solidariedade” doando suas notas fiscais. O primeiro passo é fazer o cadastro no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br, escolhendo uma instituição da área social e outra da área de saúde para apoiar. A partir daí, para concorrer aos prêmios e compartilhar as notas com as instituições selecionadas, basta solicitar que o CPF cadastrado previamente seja adicionado a cada compra realizada em estabelecimentos comerciais de toda a Bahia que emitam a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Quem se cadastrar e adotar o hábito de inserir o CPF na nota eletrônica concorre a dez prêmios mensais de R$ 100 mil, que começarão a ser sorteados a partir de fevereiro, e a prêmios especiais de R$ 1 milhão, o primeiro dos quais com sorteio previsto para 20 de junho. Ao todo, os três municípios contam com 29 instituições cadastradas. Em Brumado, são sete, todas na área social. Para conhecer as instituições e escolher qual apoiar, o cidadão deve pesquisar no site do programa, que apresenta a lista completa dos participantes por município e/ou área de atuação.

08 Jan 2018 - 17:30h

A Justiça do Rio de Janeiro homologou nesta segunda-feira (8) o plano de recuperação judicial da Oi aprovado no final do ano passado pela assembleia de credores da operadora. Embora tenha dado sinal verde para a aplicação do plano, o juiz responsável pelo processo aprovou os termos da reestruturação com algumas ressalvas, entre elas a invalidação de anexo que previa o reembolso “de despesas incorridas pelos credores na busca pela satisfação de seus créditos” e a extensão do pagamento de comissão prevista em capitalização futura “a todos os credores nas mesmas condições”. “Esclareço que a vontade soberana dos credores deve ser integralmente respeitada, sendo até mesmo vedada a prática de qualquer ato - seja por acionista, membro do conselho ou administrador da companhia - que tenha o fim de inviabilizar o cumprimento do plano de recuperação aprovado”, destacou o juiz Fernando Cesar Ferreira Viana, da 7ª Vara Empresarial. De acordo com o G1, na sentença, o juiz destacou ainda que cabe ao presidente do Conselho de Administração da Oi “dar imediato e efetivo cumprimento ao plano aprovado, tão logo homologado, assegurando, dentre outras, as condições provisórias de governança corporativa e conversão de dívida em ações, conforme manifestação soberana dos credores”.

08 Jan 2018 - 17:00h

Um ciclista morreu após ser atingido por um carro no anel viário de Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado, na noite de domingo (7). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após atropelar o cliclista, o motorista do carro fugiu, mas testemunhas conseguiram anotar a placa do carro dele. A PRF informou que as testemunhas também acionaram a Polícia MIlitar, que conseguiu interceptar o motorista. Ele foi apontado por omissão de socorro e levado para a delegacia da cidade. Informações iniciais apontam que, na manhã desta segunda-feira (8), o suspeito, de 39 anos, ainda estava preso. Segundo o G1, o corpo do ciclista, que não foi identificado, foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista. Na manhã desta segunda-feira, o corpo da vítima ainda não tinha sido liberado, nem identificado, segundo informações do DPT.

08 Jan 2018 - 16:30h

Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S.Paulo, mostra que o apoio dos brasileiros à adoção da pena de morte no país nunca foi tão grande. Questionados, 57% se disseram a favor desse tipo de punição no final de 2017. Em 2008, data do último levantamento, esse percentual era de 48%. Os que se disseram contra caíram, de 46% no último levantamento, para 39% na nova pesquisa. Os que responderam não ter opinião formada sobre o assunto foram 3% e os indiferentes, 1%. O Datafolha ouviu 2.765 pessoas nos dias 29 e 30 de novembro do ano passado. A pena de morte é proibida no Brasil desde a Proclamação da República, em 1889. A única exceção prevista pela Constituição brasileira é “em caso de guerra declarada” pelo presidente e referendada pelo Congresso Nacional. Verificado pelo Datafolha desde 1991, o apoio à pena capital ficou próximo aos índices atuais em 1993, 1995 e 2007, quando oscilou entre 54 e 55%.

08 Jan 2018 - 16:00h

Em seu perfil pessoal em uma rede social, o médico Charles Martins convocou a população de Caculé, município localizado a 100 km de Brumado, para um ato de manifestação pública devido ao aumento da violência na cidade. O ato está marcado para a próxima quarta-feira (10), às 10h. O médico chamou a atenção das autoridades e demais órgãos competentes sobre os últimos fatos ocorridos na cidade e região. “Amigas e amigos de Caculé, frente aos últimos acontecimentos ocorrido na nossa pacata cidade (assaltos à luz do dia, lojas sendo saqueadas, pessoas sendo assinadas) e agravado pelo fato ocorrido nesta madrugada, onde um pai de família, que presta um serviços inestimável à Caculé e toda a região, conhecido e respeitado por todos, sofre um sequestro juntamente com sua esposa e 2 filhos menores, não podemos deixar esses fatos passarem impunes e menos ainda deixar de cobrar dos governantes uma providência, chegou a hora de dar um basta nesta violência”, destacou o médico.

08 Jan 2018 - 15:30h

Dentistas estão proibidos de realizar procedimentos estéticos faciais em pacientes, como botox e bichectomia - cirurgia para redução de bochechas.  A decisão é da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, e foi tomada após pedido realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). Na prática, ela suspende a resolução emitida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) pouco mais de um ano antes, que dava aos dentistas a permissão para fazer tais cirurgias. De acordo com informações de O Globo, A SBPC alegou, na ação, que procedimentos estéticos invasivos na face extrapolam a área de atuação dos dentistas e colocam em risco a saúde dos pacientes.  “Existem várias disciplinas dentro da odontologia, mas nenhuma sobre procedimentos estéticos da face. A resolução do CFO deu um manto de legalidade para os dentistas sem se preocupar se eles estavam preparados”, explica Luciano Chaves, presidente da SBCP. A decisão foi da juíza Moniky Mayara Costa Fonseca, da 5ª Vara Federal em Natal.

08 Jan 2018 - 15:00h

Ao participar em dezembro de 2017, na cidade de Santo Antônio de Jesus, o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), conversou com a reportagem ao Portal Infosaj/TV Recôncavo. Em seu terceiro mandato como gestor no município, Vasconcelos destacou que vivemos em um país onde o governo é de coalizão. “Temos uma constituição que é parlamentarista, o país é presidencialista. Como é que se pode conseguir a aprovação de alguma coisa em uma Câmara de Vereadores, numa Assembleia Legislativa ou no Congresso Nacional se não for na base do toma cá dá lá, alguma coisa está errada. Condenar o presidente da república nesta hora não justifica. Se o Lula tivesse lá, também pagaria o preço”, disse. Indagado sobre se concederia apoio a Rui Costa (PT) ou ACM Neto (DEM) nas eleições deste ano, o prefeito desconversou. “Uma pergunta dessa, feita a um prefeito nessa altura do campeonato, é uma pergunta no mínimo precipitada. Eu acho que o tempo é senhor da verdade, vamos saber a partir de fevereiro ou março”, pontuou.

08 Jan 2018 - 14:30h

O fundo eleitoral bilionário criado para bancar as campanhas políticas com recursos públicos retirou R$ 472,3 milhões originalmente destinados pelos parlamentares para educação e saúde neste ano. Deputados federais e senadores, quando aprovaram a destinação de verbas para as eleições, haviam prometido poupar as duas áreas sociais de perdas. Levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que o fundo receberá R$ 121,8 milhões remanejados da educação e R$ 350,5 milhões da saúde. O valor corresponde à transferência de dinheiro das emendas de bancadas — que seria destinado a esses setores — para gastos com as campanhas eleitorais deste ano. O fundo, aprovado em 4 de outubro do ano passado, é uma alternativa à proibição das doações empresariais e receberá, no total, R$ 1,75 bilhão. De Desse montante, R$ 1,3 bilhão sairá das emendas de bancada, cujo pagamento é obrigatório pelo governo, e R$ 450 milhões da isenção fiscal que seria concedida a rádios e TVs para veicular programas partidários. O dinheiro será distribuído aos partidos de acordo com o tamanho de suas bancadas na Câmara e no Senado. A criação do fundo é contestada por ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria da ministra Rosa Weber. Ela decidiu levar o caso ao plenário da Corte e ainda não há data para o julgamento.

08 Jan 2018 - 14:00h

As chuvas que caíram na cidade de Boquira, a 238 km de Brumado, nesta primeira semana do ano trouxe alívio para os agricultores, mas também causou uma série de estragos. A tempestade, que veio acompanhada de raios, trovões e rajadas de vento, arrancou árvores e deixou um rastro de destruição em vários povoados. De acordo com o Boquira em Ação, moradores relataram que viveram momentos de pânico. Apesar do grande susto, ninguém ficou ferido.

08 Jan 2018 - 12:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.

08 Jan 2018 - 12:00h

Na cidade de Jussiape, o Rio das Contas se tornou uma das melhores opções para quem quer aproveitar o verão neste início de janeiro. Acima da barragem, muitos banhistas optam pela profundidade e pelo grande volume água concentrado pelo sistema Duas Ilhas. Há também quem prefira se deliciar com a queda d’água, natural entre os grandes lajedos, em uma das margens do rio. O melhor horário para cair nas águas do Contas é logo no início da manhã, entre as 8h e 10h e, logo mais tarde, entre às 16h30 às 18h. De acordo com o Jussiup Press, na última semana, o fluxo de visitantes tem aumentado a procura de um lugar onde possam se refrescar. A própria população é atraída pelas correntes das águas que caem do sistema de abastecimento do município. O Rio das Contas ganhou um novo volume após as fortes e constantes chuvas que caíram na região nos últimos dias. Na última sexta-feira (5), a Barragem Duas Ilhas, um dos principais cartões postais da cidade, aumentou drasticamente a sua vazão em consequência dos temporais que caíram na região.