Achei Sudoeste

10 Out 2018 - 11:00h

Embora não tenha conseguido se eleger deputado estadual e marcar a representatividade de Brumado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o empresário Márcio Moreira da Silva (Patriota) agradeceu, em entrevista ao site Achei Sudoeste, aos mais de 9 mil votos recebidos no município e aos demais contabilizados na região. “Primeiro, agradecer a todas as pessoas que confiaram em nós. Em Brumado, foram mais de 9 mil votos. Em toda região e na Bahia, nós tivemos cerca de mais 7 mil votos. Obviamente que esperávamos mais, até porque a gente tinha uma parceria com o deputado Erivelton Santana, mas, infelizmente, não ocorreu o que esperávamos. Dentro de Brumado, a gente esperava um pouco mais, mas eleição é isso”, avaliou. O empresário fez uma análise dos resultados em dois contextos. Para ele, em Brumado, o papel foi cumprido, mantendo o que o grupo sempre deu a todos os candidatos a deputados estaduais apoiados pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Já fora da cidade, segundo Moreira, é mais difícil fazer um balanço, tendo em vista que ele nunca militou além dos limites do município. Nesse sentido, o empresário destacou a cidade de Livramento, que surpreendeu positivamente com expressiva votação. “Quero novamente agradecer a cada cidadão, eleitor, que confiou em nós com um voto de esperança”, finalizou.

10 Out 2018 - 10:45h

Na noite desta terça-feira (09), averiguando uma denúncia anônima, um caminhão foi abordado na cidade de Cândido Sales, por suspeita de transportar grande quantidade de entorpecentes escondida sob a carga de bobina de papel. Segundo informações da polícia, realizada a barreira policial, foi confirmado o transporte da droga. O motorista, identificado como Joaquim Carlos de Souza, confessou o crime, sendo preso em flagrante. No veículo, foram encontrados 2.325 kg de maconha. As guarnições foram conduzidas pelo motorista ao local onde seria descarregado o caminhão, um depósito, onde foi encontrado mais outra grande quantidade de droga, cerca de 500 kg de maconha e um veículo com cerca de 60 kg da mesma droga, para ser despachada. Ao chegar ao local, o dono da droga, Marcos Lima Costa, fugiu por um matagal. O material ilícito veio do o Paraná e teria como destino final a cidade de Salvador. O preso e todo material apreendido foram apresentados no posto da Polícia Federal da cidade de Vitória da Conquista para adoção das medidas cabíveis.

10 Out 2018 - 10:30h

Mulheres que geram bebês com óvulos doados se conectam de forma diferente com os filhos, aponta estudo publicado recentemente na revista Child Development. Os pesquisadores informam que elas demonstram pequenas diferenças no relacionamento durante as interações, além de parecerem menos sensíveis ao comportamento da criança. Já os bebês estão menos propensos a envolver a mãe nas brincadeiras. “O estudo sugere que pode haver algumas diferenças na qualidade das relações entre pais e filhos nas famílias que tiveram filhos por doação óvulos em relação a outras formas de engravidar por reprodução assistida”, explicou Stuart Lavery, especialista em fertilidade do Imperial College, na Inglaterra, ao Daily Mail. Para chegar a esta descoberta, os pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, entrevistaram 85 mulheres com filhos gerados por doação de óvulo e cujos parceiros eram os pais biológicos das crianças. Destas mulheres, 73 desconheciam a identidade da doadora e 12 estavam cientes. A equipe também filmou, durante dez minutos, a interação entre as mães e os bebês, com idade entre seis e 18 meses. Os resultados foram comparados com análise interativa de 65 mulheres cujos filhos foram gerados com óvulo próprio. A equipe notou que as mulheres que usaram óvulos doados sorriam menos, reagiam menos a comportamentos infantis como apontar para um brinquedo — em alguns casos, elas se mostraram entendiadas. Também foi observado menor habilidade no planejamento de brincadeiras. Já as crianças eram menos responsivas, fazendo menos contato visual, sorrindo menos e geralmente não envolviam tanto as mães durante as atividades.

10 Out 2018 - 10:00h

Em seu quarto mandato, o prefeito da cidade de Tanhaçu, Jorge Teixeira da Rocha (DEM), o Dr. Jorge, teve uma votação abaixo do que era esperado nessas eleições. Nos últimos anos, o gestor, que se auto intitula “o maior líder político da história de Tanhaçu”, tem visto o seu poder de voto diminuir consideravelmente. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Teixeira perdeu duas eleições para João Francisco Santos (PT) (2008 e 2012), considerado o seu maior adversário na cidade, retornando ao executivo municipal em 2016. Neste pleito, contudo, João Francisco ficou de fora da disputa por estar no exercício do segundo mandato consecutivo. O líder político, que, no passado, chegou a transferir aos deputados por ele apoiados cerca de 44% dos votos válidos do município, nesta eleição fez a mais baixa transferência de votos por um prefeito da história de Tanhaçu. Diante do cenário, o gestor saiu enfraquecido das eleições 2018.

10 Out 2018 - 09:30h

Quase metade dos deputados federais eleitos neste domingo (7) declararam ter patrimônio superior a R$ 1 milhão, de acordo com levantamento feito pelo G1, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por outro lado, houve uma pequena queda em relação a 2014. Este ano, foram eleitos 241 deputados federais milionários, o equivalente a 47% dos 513 integrantes da Câmara. Há quatro anos, foram 248. Nas eleições de 2006, 2010 e 2014 esse número apresentou crescimentos sucessivos. Em 2002, havia apenas 116 parlamentares com patrimônio acima de R$ 1 milhão.

10 Out 2018 - 09:00h

Um evento marcou os cinco anos do campus do Ifba, em Brumado, em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor do campus, Rui Santana, destacou que a data foi celebrada com a aula inaugural do curso de Engenharia de Minas. Para o diretor, a implantação de um curso superior na instituição representa um esforço coletivo em prol de que o campus possa ocupar o seu espaço na região. “Esses cinco anos foram muito importantes pra gente. Esperamos poder contribuir mais ainda com a microrregião de Brumado nos próximos anos”, disse. Santana ainda adiantou que a caminhada para implantação de novos cursos superiores no campus de Brumado está apenas começando e que outros cursos já estão programados. Provavelmente para 2019, segundo ele, o Ifba passará a oferecer o curso superior de Engenharia Civil e o Tecnólogo em Informática.

10 Out 2018 - 08:30h

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

10 Out 2018 - 08:00h

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), vai para a reeleição do cargo executivo nas eleições municipais de 2020. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Vasconcelos não pretende indicar um substituto e tentará a sua recondução ao cargo na capital do minério. De acordo com fontes ouvidas pela nossa reportagem, Eduardo está mais receptivo com a questão após o resultado das eleições 2018. Para o grupo situacionista, o alcaide conseguiu manter a votação para deputado estadual, ocorrida desde que assumiu o comando da cidade em 2005. Um fato em especial, a união de ex-aliados com o grupo de oposição, seria um dos principais motivos para Vasconcelos voltar às urnas no próximo pleito eleitoral.

10 Out 2018 - 00:00h

O candidato a deputado estadual Manoel Rodrigues Filho (MDB), o Carcará do Sertão, obteve 9887 votos na cidade de Brumado. Mais votos do que o candidato do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o empresário Márcio Moreira da Silva (Patriota), que conquistou 9683. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Moreira não considerou o resultado um protesto contra a sua pessoa. “O importante é que nós mantivemos o histórico político do nosso grupo. Não nos deixa menor essa votação, pelo contrário, nos deixa igual aos outros que foram votados aqui em Brumado”, frisou, enaltecendo o caráter do adversário. Para ele, quem votou em Carcará é porque se identificou com o seu projeto. 

Quanto ao deputado estadual Vitor Bonfim (PR), que, após o resultado nas urnas, declarou que o grupo do prefeito está em declínio no município, Moreira rebateu, sem citar nomes, que está em queda quem, sem o apoio do gestor, obteve menos votos do que em 2014. “Esse declínio não reflete em nós. Não pode agora esse grupo de oposição querer usurpar os votos de Carcará e trazer como se fosse mérito deles”, criticou. Sobre a falta de representatividade de Brumado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Moreira destacou que ele e os demais postulantes da cidade fizeram a sua parte, mas o povo preferiu eleger outros candidatos. “Cabe a nós respeitar a decisão do povo. Eu me orgulho dos votos que tive em Brumado”, completou.

09 Out 2018 - 17:00h

Na segunda-feira (08), durante pronunciamento na Câmara Municipal de Carinhanha, o vereador Marcelo de Castro Falcão (PTN) chorou ao dizer que ele e membros da família foram diagnosticados com calazar. “Eu estou com a minha família toda infectada com a peste da doença do calazar, bicho! E ninguém faz nada, quem vai cuidar de mim? Quem vai cuidar da gente? Doente não cuida do outro, minha filha tem só três anos”, disse. De acordo com o Alerta Bahia, o parlamentar ainda informou que há um surto da doença na sede da cidade e que a prefeitura precisa tomar medidas urgentes. O coordenador de vigilância sanitária do município, Valternan Almeida, declarou que só irá se manifestar sobre a ocorrência de um possível surto da doença após relatório da Secretaria Estadual de Saúde.

09 Out 2018 - 16:30h

Os caminhões pipa que abastecem as comunidades rurais de Brumado e Malhada de Pedras passarão a ser monitorados por GPS. O equipamento começou a ser instalado nos veículos cadastrados na Operação Pipa, do Exército, na última semana. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os sinais serão captados através das torres das operadoras. Mesmo não havendo sinal na comunidade atendida, as coordenadas geográficas serão transferidas para o local mais próximo. A Bahia é o segundo estado escolhido para implantação do modelo de rastreamento - o primeiro foi o Ceará. A meta do Exército Brasileiro é atender todo o Nordeste. Em Brumado, o serviço de instalação dos rastreadores está sendo feito na Praça Quinze de Novembro, próximo à Uneb.

09 Out 2018 - 16:05h

146 municípios baianos que convivem com a estiagem tiveram decretos de emergência reconhecidos nesta terça-feira (9) pela União. Antes, os mesmos municípios tinham decretado a situação no âmbito local e depois os decretos foram reconhecidos pelo Estado. Com os decretos, as cidades passam a ter apoio da Operação Carro-Pipa, feita pelo Exército, além de poder contratar determinados serviços sem exigência de licitação. A cidade de Brumado e diversas outras da região sudoeste, como Guanambi, Caetité, Livramento de Nossa Senhora, Ibiassucê e Rio de Contas, foram contempladas com o reconhecimento em razão da estiagem prolongada.

09 Out 2018 - 15:30h

Na tarde da última segunda-feira (08), policiais militares da cidade de Planalto recuperaram um caminhão que havia sido roubado, no último dia 05. Após denúncia, a guarnição encontrou o caminhão, com placa do município de Brumado, abandonado na Avenida John Kenedy, no centro. A guarnição conseguiu manter contato com o proprietário do veículo, identificado como Joelson Pereira dos Santos, que confirmou o roubo na cidade de Jaguaquara. O caminhão foi apresentado na delegacia local, onde ficou a cargo da autoridade competente.

09 Out 2018 - 14:30h

Governantes ao redor do mundo devem fazer “mudanças rápidas, abrangentes e inéditas em todos os aspectos da sociedade” para evitar um crescimento desastroso nos níveis de aquecimento global nos próximos anos, alertou um relatório da ONU publicado nesta segunda-feira (9). O estudo divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática das Nações Unidas (IPCC) aponta que, no ritmo de aquecimento atual, as temperaturas globais provavelmente subirão ao menos 1,5 graus Celsius entre 2030 e 2052. O aumento eleva os riscos de secas extremas, incêndios florestais, tempestades causadoras de inundações, falta de alimentos para centenas de milhões de pessoas, além da perda de espécies. Manter a elevação da temperatura da Terra em somente 1,5 grau Celsius, ao invés dos 2 graus combinados nas negociações do Acordo de Paris de 2015, teria “benefícios claros para as pessoas e os ecossistemas naturais”, disse o IPCC. Isso pode diminuir as enchentes e dar tempo para os habitantes dos litorais, ilhas e deltas de rios do planeta se adaptarem à mudança climática. A meta menor também reduziria a perda e extinção de espécies e o impacto sobre ecossistemas terrestres, litorâneos e de água doce, disse o relatório.

09 Out 2018 - 14:00h

Executado pelas Secretarias Estaduais de Educação e Administração Penitenciária e Ressocialização, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Prisional) está beneficiando diversos detentos na capital e em cidades do interior. Em Brumado, os detentos serão contemplados com cursos de qualificação profissional. A iniciativa visa promover a reinserção do preso sociedade, oportunizando a capacitação para o mercado de trabalho. Cursos de padeiro, estampador de tecidos, manicure, pedicure, auxiliar de saúde bucal, entre outros, são disponibilizados por meio do programa. Além de Brumado, a iniciativa de profissionalização dos detentos também será realizada nos presídios de Feira de Santana, Barreiras, Eunápolis, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas.

09 Out 2018 - 12:30h

Uma carreta que transportava latinhas de refrigerante tombou na manhã desta terça-feira (9), na BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 7h50, e o motorista, que seguia sozinho no veículo, não teve ferimentos. De acordo com o G1, a PRF disse que o motorista estava descendo o Anel Viário Jadiel Vieira Matos e, em seguida, já na rodovia, tombou. Segundo funcionários da empresa responsável pela carga, o veículo levava 12 mil pacotes de latinhas de refrigerante para Alagoinhas. Por conta do acidente, os produtos ficaram espalhados pela via. Por volta das 9h30, a rodovia estava parcialmente interditada para a retirada dos produtos da pista. A PRF ainda não tem detalhes das causas do acidente. O motorista disse que não estava em alta velocidade e que também não sabe o que pode ter causado o tombamento.

09 Out 2018 - 12:00h

Na última sexta-feira (05), um idoso de 65 anos foi espancado durante um assalto no cruzamento das ruas Geofredo Chaves e São Gonçalo, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Benjamim José Freire foi agredido com socos por dois elementos que o abordaram em uma motocicleta de cor branca. À polícia, o idoso disse que havia acabado de estacionar o seu carro quando foi surpreendido pela dupla. Os elementos não estavam armados e o idoso entrou em luta corporal com a dupla. Os meliantes conseguiram tomar a carteira dele, com documentos pessoais, cartão de banco e uma quantia em dinheiro. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial de Livramento.

09 Out 2018 - 11:30h

O preço da gasolina voltou a subir na última semana, e mais um recorde foi estabelecido. Esta é a quarta semana consecutiva que o combustível alcança uma nova máxima. Segundo relatório divulgado, nesta segunda-feira 8, pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço médio do litro da gasolina no país está 4,700 reais, pouco acima do registrado na medição anterior – de 4,652 reais. Antes dessa sequência de recordes, a máxima histórica alcançada pelo combustível havia sido em junho, como reflexo da greve dos caminhoneiros. À época, o litro chegou a custar 4,614 reais. Na última semana, a Petrobras não alterou o preço do combustível, como fez no período anterior. Para os próximos dias, os preços da gasolina nas refinarias vão baixar de 2,2159 reais por litro para 2,1889 reais. O maior valor para o combustível foi encontrado na região Norte, onde um posto vende o combustível por 6,290 por litro. A mínima, por outro lado, foi registrada no Sudeste, a 3,899 por litro. Na média, a região que se destaca pelos menores preços é o Sul. A ANP indica que o valor médio na região está em 4,603 reais por litro. No Centro Oeste, por outro lado, a média é de 4,818 reais por litro, e coloca a região como a mais cara do país.

09 Out 2018 - 11:00h

A lista de possíveis sucessores de Ângelo Coronel (PSD) na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) cresceu e as movimentações já se iniciaram. Até agora, seis possíveis nomes estão entre os principais cotados para assumir o posto: Ivana Bastos (PSD), Adolfo Menezes (PSD), Alex Lima (PSB), Nelson Leal (PP), Rosemberg Pinto (PT) e Zé Raimundo (PT). Os candidatos do PSD já chegam com a força e o peso do apoio de Coronel e, sobretudo, do senador Otto Alencar (PSD). A agremiação também vai querer bancar um nome por conta da bancada eleita no pleito deste ano. Ivana Bastos (PSD) pode ser a primeira mulher a assumir a presidência da Casa. Além desses seis, também são especulados os nomes de Diego Coronel, filho de Coronel, e Eduardo Alencar, que é o irmão de Otto. Mas, como reza a tradição da AL-BA, é remota a possibilidade de um deputado em primeiro mandato assumir a cadeira principal da Casa.