Achei Sudoeste

15 Mai 2019 - 17:05h

Um dos eventos mais aguardados de Brumado e região está chegando: faltam apenas 30 dias para o Forró do Sítio Novo 2019! Esse ano, o evento traz grandes sucessos nacionais: Gabriel Diniz, todo o romantismo da banda Calcinha Preta e o forró de Dorgival Dantas, Edigar Mão Branca e Mayke José. Não dá pra perder a melhor festa all Inclusive da região. Serão comidas e bebidas típicas para todos os gostos. Garanta logo o seu ingresso nos pontos de venda autorizados. Forró do Sítio Novo 2019, uma realização Só Legal e Beto Bonelly Produções.

15 Mai 2019 - 17:00h

Após a decisão da 4ª Vara Cível Federal de Vitória, Seção Judiciária do Espírito Santo, o Ministério da Educação (MEC), havia suspendido temporariamente a implantação do curso de medicina na cidade de Brumado. Isso porque, em fevereiro de 2019, uma faculdade do estado do Espírito Santo, que perdeu a concorrência na primeira fase do processo, ingressou com uma ação, que foi acatada, em carater de liminar (decisão provisória), pela justiça federal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na última terça-feira (14), a quinta turma do o Tribunal Regional Federal (TRF-2), do Espírito Santo, por unanimidade, derrubou a liminar da 4ª Vara Cível Federal de Vitória, autorizando o Centro de Educação Superior de Guanambi, UniFG, a retomar as obras e a implantação do curso de medicina em Brumado.

15 Mai 2019 - 16:55h

Na manhã desta quarta-feira (15), professores, alunos e sindicalistas foram às ruas de Brumado em adesão à paralisação nacional da categoria. O cortejo partiu da Avenida Centenário, passou pelo centro comercial, com parada de reflexão na escadaria da Igreja Matriz. Em seguida, os manifestantes se deslocaram até o prédio da prefeitura, onde deliberaram sobre o teor da manifestação. Todo o protesto, apontado como pacífico, foi acompanhado por uma guarnição da polícia militar e não houve registro de alterações no percurso.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a presidente da APLB, Vanusa Lobo, disse que a educação parou no país para protestar contra o corte de verba de 38% às universidades federais promovido pelo Governo Bolsonaro. “Quando ele faz cortes à educação, ele tira a oportunidade da população brasileira, filho da escola pública. Esse contingenciamento só foi na educação. O professor, o pai e a mãe que não entendem esse movimento está alienado. Nós estamos nas ruas para dizer que não aceitamos isso porque a educação liberta. Não vamos nos calar”, declarou.

15 Mai 2019 - 15:30h

Uma operação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) para desarticular organização criminosa que atuava na Câmara de Vereadores de Ilhéus, no sul do estado, prendeu sete pessoas e resultou no afastamento de um vereador e de sete servidores da casa legislativa, na manhã desta quarta-feira (15). A ação, segundo o órgão, teve objetivo de reprimir crimes contra a administração pública, como fraudes em licitações e contratos e lavagem de dinheiro, que teriam sido praticados entre os anos de 2011 e 2018. Equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), atuaram na operação. Além do cumprimento dos sete mandados de prisão, os agentes também cumpriram dez de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal de Ilhéus. Dentre os presos estão agentes públicos e empresários que, segundo o MP-BA, estão envolvidos em organizações criminosas instaladas na Câmara e responsáveis por operacionalizar múltiplos esquemas de corrupção ao longo de sucessivas gestões na Casa Legislativa. Os nomes dos presos não foram divulgados. Denominada Operação Xavier, a ação resulta da continuidade de investigações de esquemas fraudulentos identificados pela Operação Citrus, que revelou esquemas de corrupção praticados por agentes públicos com o apoio de empresas de assessoria contábil e de licitações, contratadas para maquiar documentalmente a prática dos diversos ilícitos apurados.

15 Mai 2019 - 15:00h

A cidade de Brumado sedia o Lote IV da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). O município viveu dias de apogeu econômico, com o comércio e o setor imobiliário em franco crescimento. No entanto, com o abandono das obras pelo governo federal, o aquecimento diminuiu. No começo deste ano de 2019, as contratações foram retomadas com cerca de 100 vagas para a área ambiental. Segundo o representante da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., José Wedson Batista Bezerra, as licitações para a retomada das atividades de construção só ocorrerão em 2019. Na noite da útlima segunda-feira (13), o Jornal da Band exibiu uma reportagem sobre a real situação da ferrovia, sendo Brumado um dos destaques.

15 Mai 2019 - 14:30h

Em razão da greve docente nas Universidades Estaduais da Bahia e, consequentemente, da indefinição do período de término para as manifestações, os dias para realização dos eventos “I Simpósio do Curso de Pedagogia e II Encontro de turmas do Parfor” e "Jornada de Estudos em Sociolinguística: Homenagem a Dante Lucchesi" não estão confirmados. Qualquer mudança será previamente informada pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb, no Campus XX, em Brumado. Os interessados em participar do I Simpósio do Curso de Pedagogia e 2º Encontro de Turmas do Parfor, como ouvintes ou para apresentações de trabalhos, poderão acessar o blog dos eventos e realizarem as suas inscrições normalmente.

15 Mai 2019 - 14:00h

O governador Rui Costa (PT) anunciou que a empresa chinesa CGN Energy International Holdings investirá R$ 1 bilhão em energia solar e eólica na Região Sudoeste e Oeste da Bahia. O presidente da companhia, Zeng Qi Bo, garantiu os investimentos durante reunião com o governador na cidade de Shenzen, na China. Os investimentos serão feitos nas regiões de Brumado, Caetité, Tanque Novo, Morrinhos e Bom Jesus da Lapa. No final de junho, diretores da empresa realizarão uma solenidade na Bahia para detalhar os investimentos no estado. O anúncio da CGN acontece após o grupo chinês negociar com a italiana Enel Green Power a compra de duas plantas de energia renovável da região, o parque solar de Bom Jesus da Lapa e o parque eólico de Brumado na comunidade de Cristalândia.

15 Mai 2019 - 12:00h

Moradores da Rua Virgílio Ataíde, em Brumado, reclamam do matagal e do lixo que estão tomando conta da linha férrea na localidade. Ao site Achei Sudoeste, um dos moradores mais antigos da via, o Seu Antônio Meira, disse que muitos animais, ratos e bichos peçonhentos, são atraídos para dentro das residências por conta da situação. Ele nem se lembra qual foi a última vez que o poder público realizou uma limpeza no local e o mato cresceu bastante depois das últimas chuvas. O morador Pedro, que reside na rua há 10 anos, reforçou as denúncias do amigo. “Já matei até cobra de um metro saindo desse mato com destino às casas dos vizinhos. O negócio aqui está feio”, relatou. Os moradores apelam para que a prefeitura tome uma providência e promova uma limpeza na área, inclusive por uma questão de saúde pública.

15 Mai 2019 - 11:30h

Para o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), a importação de sementes de cannabis sativa, a planta que dá origem à maconha, não é crime. Com esse entendimento, ele rejeitou denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra uma mulher que importou da Holanda 26 sementes da planta. Segundo o ministro, a semente não pode ser qualificada como droga, nem constitui matéria-prima destinada a seu preparo, porque não possui, em sua composição, o princípio ativo da maconha, chamado tetrahidrocanabinol (THC). De acordo com o jornal O Globo, a mulher tinha sido acusada do crime de importar matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas, que pode resultar em condenação de até 15 anos de prisão. O Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou a denúncia. Mas, no julgamento de um recurso do Ministério Público, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu a denúncia. Agora, no recurso apresentado pela defesa da acusada, o STF estabeleceu que a prática não configura crime. Na decisão, Celso de Mello destacou que, não contendo o THC, as sementes “não se revelam aptas a produzir dependência física e/ou psíquica, o que as torna inócuas, não constituindo, por isso mesmo, elementos caracterizadores de matéria-prima para a produção de drogas”. Segundo o relator, o Supremo tem entendido, em situações análogas ao caso, que não se justifica a instauração de investigação criminal nos casos em que envolve importação, em reduzida quantidade, de sementes de maconha, “especialmente porque tais sementes não contêm o princípio ativo inerente à substância canábica”.

15 Mai 2019 - 11:00h

Presente na abertura do Maio Amarelo em Brumado, o juiz da comarca local Genivaldo Alves Guimarães ressaltou a importância da adesão da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) à campanha para conscientização e redução do número de acidentes de trânsito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o magistrado afirmou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) contabilizou em 2009 cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. “Cerca de 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Então, são aproximadamente 3 mil vidas perdidas por dia nas estradas, ruas e etc. Por isso, destaco a adesão da SMTT ao movimento”, reiterou. Além das perdas e das sequelas, de acordo com o juiz, indiretamente, todo povo sofre devido ao consumo de recursos públicos. “Sabemos que as pessoas envolvidas em acidentes, em regra, ficam inválidas e impossibilitadas de trabalhar. Com isso, se socorrem da previdência social, que é custeada por todos nós contribuintes. Também temos a questão das pessoas hospitalizadas e a saúde também é custeada por todos nós”, declarou.

15 Mai 2019 - 10:30h

Por unanimidade, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu liminarmente (provisoriamente) conceder habeas corpus e libertar o ex-presidente Michel Temer, preso na sede do Comando de Policiamento de Choque, da Polícia Militar, em São Paulo. Os quatro ministros que votaram (Antônio Saldanha, Laurita Vaz, Rogério Schietti e Néfi Cordeiro) se manifestaram favoravelmente à libertação de Temer e do coronel João Baptista Lima Filho, ex-assessor e amigo pessoal do ex-presidente – outro integrante da turma, o ministro Sebastião Reis Junior se declarou impedido e não participou da sessão. De acordo com o G1, com a decisão, Temer e Lima permanecem em liberdade pelo menos até o julgamento definitivo do mérito do habeas corpus, pela própria Sexta Turma, em data ainda não definida. Temer e Lima são réus por corrupção, lavagem de dinheiro e peculato em uma ação penal que tramita no Rio de Janeiro e apura supostos desvios na construção da Usina Angra 3, operada pela Eletronuclear.

15 Mai 2019 - 10:00h

Com o tema “No trânsito o importante é a vida”, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) lançou na segunda-feira (13) a campanha Maio Amarelo em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente André Cardoso disse que o movimento, que está em sua terceira edição no município, visa unir forças com a sociedade civil a fim de diminuir o número de mortes no trânsito. No país, só no ano passado, segundo Cardoso, foram cerca de 47 mil mortes por ano ocasionadas no trânsito, bem como 400 mil pessoas feridas. “Isso é o que queremos evitar. Por isso, estamos aqui participando, mais uma vez, dessa campanha nacional”, afirmou.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também está à frente do movimento na cidade, assim como demais órgãos de segurança pública. O Capitão Mota disse que, especialmente no mês de maio por conta da campanha, a polícia intensifica as palestras e as abordagens. A programação do evento inclui vistoria do transporte escolar municipal e particular, curso para condutores do transporte escolar, palestras educativas, blitz, entre outras ações.

15 Mai 2019 - 09:30h

Um médico especializado em ginecologia e obstetrícia, que atende em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, está sob suspeita de assediar ao menos 24 mulheres durante consultas que realiza na rede pública e privada de saúde da terceira maior cidade do estado, com 338 mil habitantes. As mulheres procuraram a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nesta segunda-feira (13), para relatar os supostos assédios, denunciados primeiramente por meio de um perfil na rede social Instagram, criado por uma mulher na sexta-feira (10). A mulher diz ter sido assediada pelo médico Orcione Júnior, que rebateu as acusações por meio do advogado de defesa. Desde então, o perfil tem recebido vários relatos de supostos assédios por parte do mesmo médico; além do apoio de mulheres de outros estados, que estão compartilhando as informações em suas respectivas contas na rede social. Em nota, a OAB diz que as 24 mulheres “solicitaram uma audiência com a diretoria da Ordem e com as Comissões da Mulher Advogada e dos Direitos da Mulher e, nessa ocasião, reivindicaram apoio e providências, a fim de que sejam adotados procedimentos de investigação acerca de notícias já veiculadas nas redes sociais”. Por conta das publicações nas redes sociais, o caso já está sendo alvo de investigação na Delegacia de Atendimento Especial à Mulher (Deam), cuja delegada titular, Dercimária Cardoso Gonçalves, informou que abriu nesta segunda-feira uma “investigação pública incondicionada” para averiguar as denúncias. Uma investigação desse tipo, explica a delegada, não precisa que haja representação por parte da vítima para que seja aberta. Contudo, ela informou que o primeiro passo está sendo identificar quem fez a denúncia na citada rede social. “Já temos algumas pistas de quem seja, mas ainda estamos buscando informações”, afirmou a delegada. “Não temos nenhuma queixa contra o médico apontado na denúncia. O que se espera é que depois dessa publicação apareçam pessoas na delegacia para fazer denúncias formais e a partir daí tomarmos as providências”, acrescentou a delegada, que chegou a ver os relatos e os achou “muito fortes”. As informações são do Jornal Correio da Bahia.

15 Mai 2019 - 09:00h

O Ministério Público Estadual (MPE) e o Município de Guanambi firmaram um acordo que prevê a rescisão, até o próximo dia 30 de setembro, de contratos realizados pela prefeitura com a empresa Organização de Processamentos Informatizados (Orpam) para prestação de serviços de contabilidade. Segundo a promotora de Justiça Tatyane Miranda Castro, a contratação foi realizada mediante indevida inexigibilidade de licitação. A Orpam foi contratada em 2017, com prorrogação contratual em 2018 e 2019, por um valor total superior a R$ 800 mil. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) prevê ainda, no mesmo prazo, a contratação do serviço de assessoria contábil por meio de processo licitatório. A promotora Tatyane Castro destacou que o serviço contábil é uma atividade rotineira, sem singularidade que justifique a dispensa de licitação.

15 Mai 2019 - 08:55h

Um grave acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (15), na BR-030, no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 66 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, dois veículos se chocaram na rodovia, no trecho entre o Distrito de Ibitira e o município de Brumado. De acordo com testemunhas, duas pessoas morreram na hora e três ficaram feridas. Os feridos foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. As vítimas fatais, estavam no mesmo veículo e moravam na Comunidade de Caldeirãozinho, município de Rio do Antônio. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está no local do acidente controlando o trânsito e registrando a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado já foi acionado para realizar a perícia. Os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML). As causas do acidente ainda são desconhecidas. Este é o segundo acidente registrado na BR-030, nesta quarta-feira (15). Na rodovia, um caminhão carregado de ração tombou nas proximidades da RHI Magnesita e o motorista morreu na hora.

15 Mai 2019 - 08:30h

A Justiça do Rio de Janeiro autorizou a quebra dos sigilos bancários e fiscal do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), do ex-assessor Fabrício Queiroz e de ex-funcionários do seu gabinete na Assembleia Legislativa, quando o filho do presidente Jair Bolsonaro ocupava o cargo de deputado estadual. Segundo o jornal O Globo, que revelou a informação no final da tarde desta segunda-feira, 13, os sigilos foram quebrados no dia 24 de abril a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro, que investiga movimentações suspeitas envolvendo funcionários do gabinete de Flávio. Além do senador, terão os sigilos quebrados a esposa dele, Fernanda Bolsonaro, a empresa de ambos, Bolsotini Chocolates e Café Ltda., as duas filhas de Queiroz – Nathalia e Evelyn – e a mulher do ex-assessor, Márcia. A investigação é relativa a movimentações bancárias atípicas de Fabrício Queiroz e de Flávio descobertas pelo Coaf (Conselho de Controle das Atividades Financeiras), órgão que hoje está sob a guarda do Ministério da Justiça, comandado pelo juiz Sergio Moro. Em nota, o senador disse que suas informações bancárias já haviam sido expostas. “O meu sigilo bancário já havia sido quebrado ilegalmente pelo MPRJ, sem autorização judicial. Tanto é que informações detalhadas e sigilosas de minha conta bancária, com identificação de beneficiários de pagamentos, valores e até horas e minutos de depósitos, já foram expostas em rede nacional após o chefe do MPRJ, pessoalmente, vazar tais dados sigilosos”, disse, em referência a Eduardo Gussem, procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, que não está mais na investigação. De acordo com Flávio, a decisão judicial de agora visa apenas “esquentar” a quebra ilegal de sigilos que já havia ocorrido. “Somente agora, em maio de 2019 – quase um ano e meio depois -, tentam uma manobra para esquentar informações ilícitas, que já possuem há vários meses. A verdade prevalecerá, pois nada fiz de errado e não conseguirão me usar para atingir o governo de Jair Bolsonaro”, disse o senador.

15 Mai 2019 - 08:15h

Um caminhão carregado com ração tombou na manhã desta quarta-feira (15), na rotatória da BR-030, nas proximidades da RHI Magnesita, na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o veículo tem placas do município de Riacho de Santana. O motorista do caminhão, ainda não identificado, morreu preso nas ferragens. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando chegou ao local, a vítima já estava sem vida. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) controla o trânsito e registra a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realiza a perícia e o corpo do caminhoneiro será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

15 Mai 2019 - 08:00h

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) manteve a inelegibilidade do deputado federal Charles Fernandes (PSD), empossado no início do ano após conquistar a primeira suplência de sua coligação nas eleições de outubro, bem como após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspender a candidatura do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT). A decisão unânime também derrubou uma medida liminar que havia suspendido os efeitos da inelegibilidade, concedida pelo juiz Diego Castro, relator do processo. Por 7 votos a 0, a decisão do TRE ainda reduziu o valor da multa aplicada ao ex-gestor. Charles foi condenado no ano passado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político, contratações supostamente irregulares quando era prefeito de Guanambi e tentava eleger seu sucessor, Jairo Magalhães (PSB).

15 Mai 2019 - 07:00h

Um estudante de 14 anos teve a perna esmagada ao tentar subir em um ônibus escolar que faz o trajeto da comunidade de Tapera até Itanagé, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. De acordo com o repórter Emanoel Fernandes, do Programa Fiscaliza Cidade, a vítima está internada no Hospital Municipal Ullysses Celestino da Silva. A denúncia foi feita pelos pais do aluno, Cristiane da Silva Caires e Lindomar Neves Porto, que disseram o quadro do filho inspira cuidados em razão da gravidade das lesões. A família alega que o ônibus apresentava falhas na embreagem e o menino foi autorizado a embarcar com o veículo em movimento quando o acidente aconteceu. Os pais de alunos já reclamam da falta de monitores nos veículos do transporte escolar, bem como das condições do transporte público, há algum tempo.