Achei Sudoeste

24 Mar 2020 - 14:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) parabenizou os profissionais da saúde pelo trabalho que está sendo feito em combate ao coronavírus em Brumado. Ele ressaltou que o serviço de saúde não pode parar em meio a essa crise. “Eles estão sendo verdadeiros heróis. Temos que aplaudir essa turma”, declarou. O gestor também estendeu os aplausos à Polícia Militar, na pessoa do comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, que, segundo ele, tem realizado um excelente trabalho de conscientização da comunidade e proibição de aglomerações.

24 Mar 2020 - 13:00h

Na noite da última segunda-feira (23), após denúncias, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) deslocou-se até a Rua Sargento Antenor, no Bairro das Flores, onde havia um estabelecimento comercial que funciona como loja de material de construção e bar simultaneamente. O local estava em pleno funcionamento, comercializando bebidas, e concentrando pessoas, em desobediência ao Decreto Municipal n° 5.247/2020. Três indivíduos foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado para que as providências cabíveis. No último domingo (22), três pessoas foram detidas dentro de bar também por descumprimento ao decreto contra o coronavírus (veja aqui). 

24 Mar 2020 - 12:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, informou que, após a confirmação do primeiro caso do Covid-19 na cidade, o Município está monitorando todas as pessoas que tiveram contato com a paciente. “Já ligamos para a maioria, muitos estão apresentando sintomas provavelmente compatíveis com a gripe provocada pelo coronavírus. Estamos dando as orientações para ficarem em isolamento”, declarou. Feres ainda acrescentou que, como a paciente veio para Brumado da região sudeste de avião, a secretaria entrou em contato com a empresa aérea para tomada das devidas providências. O secretário ainda chamou a atenção para o fato de que a propagação do vírus é muito rápida. “Uma pessoa com o coronavírus consegue transmitir, em média, para três pessoas, o dobro da Influenza. Portanto, contamos com a colaboração de cada população. Precisamos preservar os idosos”, completou. O secretário explicou ainda que a orientação do isolamento domiciliar é de fundamental importância para fazer com que menos pessoas adoeçam de uma só vez a fim de possibilitar que o sistema de saúde possa absorver a demanda.

24 Mar 2020 - 11:55h

O município de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, está aguardando o resultado de exames do Laboratório Central (Lacen) para três casos suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela assessoria de comunicação da prefeitura local. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar e recebendo todo o suporte da secretária de saúde do município. O prefeito Roberval Cássia Meira (PL), o Galego, gravou um vídeo para alertar a população para ter cuidado com o vírus. Durante a gravação, emocionado, o gestor chorou preocupado com a saúde dos munícipes. “A gente precisa muito ficar em casa para superar esse desafio. Preciso do povo de Dom Basílio mobilizado para a gente vencer. Não é fácil pra mim como gestor segurar sozinho essa bandeira, preciso de você pra darmos alegria novamente a esse povo. Essa alegria retornará sim aos nossos lares. Vamos vencer com cada um em sua casa. Que Deus nos proteja desse mal”, afirmou. No último sábado (21), Meira divulgou um áudio de prevenção ao Covid-19 e também se emocionou (veja aqui).

24 Mar 2020 - 11:30h

O adiantamento do 13º salário de aposentados, pensionistas e outros segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será pago nos meses de abril e maio. A confirmação das datas de antecipação está na medida provisória 927, que prevê uma série de dispositivos para mitigar efeitos para a economia causados pelo novo coronavírus e que autorizou a suspensão de contratos de trabalho por até quatro meses. De acordo com a Veja, o pagamento da primeira parcela ocorrerá entre os dias 24 de abril e 8 de maio de 2020. Nesta parcela, não há desconto de Imposto de renda. A segunda parte do abono será entre 25 de maio e 5 de junho. O pagamento aos beneficiários seguirá a mesma ordem dos depósitos mensais de aposentadorias, pensões e auxílios. Segurados que ganham salário mínimo começam a receber primeiro, já na última semana do mês. Para segurados que ganham acima do piso, os depósitos da primeira e da segunda parcelas do abono são feitos na semana seguinte.  Trabalhadores que recebem auxílio-doença e salário-maternidade terão o 13º salário calculado conforme a data de cessação do benefício prevista. Cada parcela da gratificação tem o potencial de injetar cerca de 23 bilhões de reais na economia do país, distribuídos entre aproximadamente 35 milhões de beneficiários. Tradicionalmente, a primeira parcela do 13º salário do INSS é antecipada para setembro e a segunda é paga em dezembro.

24 Mar 2020 - 11:05h

A desembargadora Sandra Inês Rusciolelli foi presa na manhã desta terça-feira (24), por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Corte determinou a prisão temporária da magistrada e de dois advogados, sendo um deles, o filho dela, Vasco Rusciollelli. A operação a 5ª fase da Faroeste e aconteceu nas cidades de Salvador, em Praia do Forte, além de Rondonópolis, no Mato Grosso. De acordo com o Bahia Notícias, a Operação Faroeste visa desarticular um possível esquema criminoso voltado à venda de decisões judiciais, por juízes e desembargadores, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Os crimes investigados, além de corrupção ativa e passiva, são lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico influência.

24 Mar 2020 - 11:00h

Em decreto publicado nesta segunda-feira (23), a prefeitura de Rio do Antônio, a 65 km de Brumado, cancelou os festejos juninos que seriam realizados no Distrito de Ibitira, bem como as festas em comemoração ao 58º aniversário de emancipação política que aconteceriam no mês de julho, na sede do município. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o cancelamento dos eventos leva em consideração a atual situação de emergência em saúde pública pela qual o município vem passando em função da pandemia do coronavírus. Embora não haja nenhum caso confirmado da doença na cidade, a administração pública municipal considera a necessidade de “mitigação de disseminação da doença em face dos elevados riscos de saúde pública”. A medida determina a relocação dos recursos que seriam gastos nos festejos para a área da saúde.

24 Mar 2020 - 10:55h

De acordo com boletim informativo divulgado na noite da última segunda-feira (23), o Secretário Municipal de Saúde de Guanambi, André Moitinho, informou que, até às 21h, foram notificados no município 29 casos suspeitos - 10 são homens e 19 são mulheres. Segundo Moitinho, 10 casos foram descartados e 19 aguardam resultado – destes, 15 foram coletados e encaminhados para os exames de testagem no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), em Salvador. Os dezenove pacientes com casos em análise encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato. Não há casos confirmados.

24 Mar 2020 - 10:50h

A Secretaria de Saúde de Brumado criou uma central especializada para atendimentos relativos a Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a secretaria, a medida visa conter aglomerações no Hospital Professor Magalhães Neto e nas Unidades Básicas de Saúde. Para isso, a Central de Notificação Coronavírus funciona 24h por dia. “Não vá para o hospital, nem para a unidade de saúde sem antes nos ligar”, diz o comunicado da secretaria de saúde. Caso necessite de um atendimento no hospital ou em alguma unidade de saúde, o paciente será encaminhado após o contato com a Central. Os telefones de contatos da Central de Notificação da Covid-19 são: (77) 99961-0131 / (77) 99961-0107 / (77) 99961-0110 / (77) 99961-0115 / (77) 99961-0402.

24 Mar 2020 - 10:35h

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, 11 casos suspeitos de coronavírus estão em análise no Laboratório Central (Lacen), em Salvador. Ao todo, 12 casos foram notificados, porém 1 já foi descartado. No domingo (22), a cidade havia registrado apenas 1 caso. Portanto, houve um aumento de 10 vezes no número de notificações. No sábado (21), a prefeitura publicou decreto de emergência na saúde pública, bem como as regras para a quarentena em combate a pandemia.

24 Mar 2020 - 10:30h

Golpes que circulam no WhatsApp há pelo menos dez dias se aproveitam do novo coronavírus e já atingiram 2 milhões de usuários no Brasil. Os boatos utilizam nomes de grandes marcas e prometem informações sobre a pandemia da Covid-19, distribuição de álcool em gel, serviços de assinatura grátis ou “auxílio cidadão coronavírus”. De acordo com o Tech Tudo, os dados são do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe. A empresa detectou 19 golpes e seis aplicativos maliciosos que utilizam a pandemia e o período de quarentena como iscas para atrair pessoas. As correntes possuem características semelhantes: prometem um suposto benefício e direcionam o usuário a acessar o link malicioso. No caso dos ataques recentes, alguns textos mencionam testes para saber se o usuário está com o coronavírus. A corrente passou a ser compartilhada em grupo de WhatsApp neste domingo (22) e foi desmentida no mesmo dia pela Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. O golpe se aproveita de medidas anunciadas nos últimos dias pelo governo, mas que ainda não foram aprovadas e, portanto, não estão em vigor. Outras mensagens que circulam nas redes sociais contém fake news sobre a situação da pandemia do novo coronavírus. Segundo pesquisa do dfndr lab, cerca de 42,5 milhões de brasileiros já receberam ou acessaram notícias falsas sobre a Covid-19. Para 43,2% dos entrevistados, o WhatsApp é o principal vetor para os boatos.

24 Mar 2020 - 10:00h

No último domingo (22), um ônibus com passageiros de São Paulo desembarcou em Aracatu, a 36 km de Brumado, com muitos deles tossindo e espirrando. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, membros da equipe de saúde e a polícia chegaram rapidamente ao local, mas não se sabe se algum passageiro foi monitorado ou conduzido para o hospital. Com o aviso de que outros ônibus estariam para chegar advindos também de São Paulo, o epicentro da crise, a prefeitura municipal adotou medidas mais duras. Uma delas foi fechar as entradas da cidade para veículos de transporte coletivo. Também serão criadas barreiras sanitárias no município para evitar o contágio da população.

24 Mar 2020 - 09:30h

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) anunciou nesta segunda-feira (23) um pacote de R$ 88 bilhões para reforçar o caixa de estados e municípios durante a crise do coronavírus. De acordo com o jornal o Globo, entre as medidas, está a suspensão das dívidas dos estados com a União, que custará à União R$ 12,6 bilhões. As ações devem ser tratadas em duas medidas provisórias (MP), ainda não publicadas. A promessa foi feita por Bolsonaro pelas redes sociais, durante reunião com governadores que ocorre nesta segunda, e depois detalhada em entrevista coletiva. “Isso trará, em seis meses, um perfil de melhor posicionamento fiscal e orçamentários dos estados e municípios e permitirá uma retomada mais gradual desse pagamento, em condições de melhores prazos e custos”, afirmou o secretário de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior, sobre a suspensão de dívidas.

24 Mar 2020 - 09:00h

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) está em isolamento social em razão de fazer parte do grupo de risco do novo coronavírus, o Covid 19. Ele tem 74 anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor destacou que o isolamento social é necessário para o momento que estamos vivendo. “Eu próprio estou esse tempo em casa, só saio estritamente para o indispensável. Faço esse apelo aos idosos, à turma da minha faixa etária, temos que ter muito cuidado”, frisou. O prefeito pediu ainda que as pessoas não sejam irresponsáveis e levianas com a própria saúde e dos seus familiares.

24 Mar 2020 - 08:30h

A Embasa suspenderá, a partir de quarta-feira (25), o atendimento presencial, com exceção dos pontos integrantes da rede SAC. Segundo o órgão, à medida em que as unidades do SAC que ainda estão em funcionamento forem sendo fechadas, os pontos de atendimento respectivos também serão interrompidos. Ainda de acordo com a Embasa, os serviços podem ser solicitados pelo telefone 0800 0555 195, pela Agência Virtual ou pelo App de celular. As medidas e as orientações visam evitar o contágio pela pandemia do coronavírus e garantir a saúde da população.

24 Mar 2020 - 08:00h

A prefeitura municipal de Brumado tem contado com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) para controlar a chegada de ônibus com passageiros vindos do estado de São Paulo, local com maior número de coronavírus no país. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, afirmou que o Município tem intensificado os trabalhos de fiscalização nesse sentido. “Na medida do possível, estamos agindo, não com relação ao pessoal que tem chegado de forma clandestina, como também com relação às pessoas que continuam desrespeitando o decreto municipal”, destacou. Segundo o secretário, a partir desta segunda-feira (23), os trabalhos foram divididos em três equipes, compostas por fiscais sanitários, ambientais, tributários e de edificações. “O trabalho não para, mas mais importante que o trabalho é a conscientização das pessoas. As pessoas precisam entender a importância de ficar no isolamento em casa. Isso é fundamental!”.

24 Mar 2020 - 07:30h

O total de casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) subiu para 1.891 nesta segunda-feira (23), segundo balanço do Ministério da Saúde. O número de mortes também aumentou para 34 mortes. O novo número de casos representa um aumento de 22% em relação aos 1.546 casos anunciados até domingo (22). No caso das mortes, o crescimento foi de 36%. Entre os pacientes que morreram em consequência da doença Covid-19, 30 estavam no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro.

24 Mar 2020 - 07:00h

A Polícia Militar, assim como a Vigilância Sanitária e as demais autoridades, está nas ruas de Brumado com vistas a fazer cumprir o decreto municipal que prevê o fechamento de estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e lanchonetes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, frisou que a medida visa impedir a proliferação do coronavírus. “No final de semana, constatamos que, mesmo com o decreto, flagramos um bar com as portas fechadas, mas com as pessoas jogando dentro, inclusive uma das pessoas estava com máscara. Tem que ser feito um amplo trabalho de conscientização de que a situação é grave. Basta apenas que uma pessoa seja contaminada para que a coisa evolua para famílias inteiras contaminadas”, destacou. Caso as pessoas não façam a sua parte, o comandante alertou que pode haver um alastramento da doença. “Não queremos uma situação como a da Itália, onde, infelizmente, os parentes não podem nem enterrar os seus mortos. Por isso estamos fazendo um trabalho diuturno tentando minimizar a situação do vírus”, declarou. Ao longo desta semana, a 34ª CIPM dará continuidade à operação.

24 Mar 2020 - 00:00h

O secretário de ressocialização do estado da Bahia, Nestor Duarte, disse que uma nova licitação para contratação da empresa que vai administrar o presídio de Brumado será aberta. Ele explicou que a unidade custou R$ 21 milhões ao estado da Bahia e já está pronta há mais de dois anos e meio. “Por uma querela judicial com a Procuradoria do Trabalho, ela ficou suspensa. O estado entrou com uma ação contra essa decisão e, ao cabo de dois anos e meio, o presidente do Supremo deu ganho de causa à Bahia, mandando colocar para funcionar a unidade de Brumado”, afirmou. Segundo o secretário, nesta semana, será divulgado o edital de licitação para que uma nova empresa possa fazer a cogestão da unidade prisional. “Aí a gente vai poder colocar, finalmente, essa unidade, depois de toda essa querela jurídica, em funcionamento. Tenho certeza, que tão logo ele passe a funcionar, a população vai entender a potencialidade dessa unidade. Serão gerados mais de 100 empregos diretos e mais de 200 indiretos.”, completou.

23 Mar 2020 - 18:50h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, disse que mais 10 casos suspeitos de coronavírus estão sendo investigados no município. Até o momento, segundo ele, apenas 01 caso foi confirmado, 01 descartado e outros dois aguardam resultado - as amostras foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central, em Salvador. De acordo com o secretário, com as novas notificações, o município totaliza 16 casos suspeitos.