Achei Sudoeste

15 Jun 2018 - 10:30h

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quinta-feira (14), por 6 votos a 5, proibir a condução coercitiva, ato no qual um juiz manda a polícia levar um investigado ou réu para depor num interrogatório. A medida estava suspensa desde o ano passado, após decisão liminar (provisória) proferida pelo ministro Gilmar Mendes. De acordo com o G1, o assunto foi levado a julgamento pelo plenário do STF na semana passada e, nesta quinta, alcançou-se 6 votos entre os 11 ministros para declarar o instrumento inconstitucional. Na sessão, foram analisadas duas ações, propostas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para proibir as conduções. A alegação é de ofensa à Constituição, por supostamente ferir o direito da pessoa de não se autoincriminar. Segundo o Código de Processo Penal, a condução coercitiva pode ser decretada pelo juiz quando o suspeito “não atender à intimação para o interrogatório, reconhecimento ou qualquer outro ato que, sem ele, não possa ser realizado”. Usado com frequência na Operação Lava Jato, o instrumento foi usado, por exemplo, para ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2016. No julgamento, prevaleceu a posição do relator do caso, ministro Gilmar Mendes. Para ele, a condução coercitiva implica exposição e coação arbitrárias, que interfere no direito de locomoção, na liberdade, dignidade da pessoa humana, defesa e de garantia de não-autoincriminação.

15 Jun 2018 - 10:00h

A Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, através da coordenação de investigação e do delegado Antônio Cláudio Oliveira, deflagrou desde o último dia 1º a Operação São João, que visa combater a criminalidade no município. Segundo o delegado, a investigação irá se estender até o próximo dia 30, abrangendo comunidades rurais e distritos. O objetivo é tirar de circulação criminosos e pessoas que tenha cometido atos ilícitos, cumprimento de mandados de prisão, roubos e tráfico de drogas.

15 Jun 2018 - 09:30h

15 Jun 2018 - 09:00h

O jovem Renan Carvalho Fernandes, de 26 anos, foi encontrado morto em uma residência próxima ao Bairro das Populares, em Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. Ele trabalhava como pedreiro no local. A suspeita é de que o jovem tenha cometido suicídio. De acordo com o Malhada Online, o colega de trabalho que encontrou o corpo após o horário de almoço acionou a polícia, que levantou as primeiras informações sobre o caso. O Instituto Médico Legal (IML) de Brumado retirou o corpo da residência. As causas da morte serão investigadas pela polícia.

15 Jun 2018 - 08:30h

A Copa do Mundo da Rússia já começou e a seleção de produtos saudáveis da Praticook está escalada. Tem produtos para todos os gostos e necessidades: diet, light, low carb, integral, sem glúten, sem lactose e detox. O maior showroom de produtos saudáveis da região está abastecido, só esperando a sua visita. A loja fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687. Agora ficou mais fácil e saboroso emagrecer com saúde!

15 Jun 2018 - 08:00h

Em contato telefônico com o site Achei Sudoeste, o prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PR), o Galego, confirmou o seu apoio à reeleição da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e não à pré-candidatura do empresário brumadense Márcio Moreira da Silva (Patriota). Embora o apoio de sua gestão seja para Bastos, ele teceu elogios a Moreira e espera mais representantes da região na AL-BA. “Márcio é um candidato jovem e promissor na política regional. Gosto muito dele e tenho profunda admiração. Em Dom Basílio ele terá apoio de lideranças políticas, mas o nosso apoio pessoal e de nosso governo é para a deputada Ivana Bastos”, reiterou. 

15 Jun 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

14 Jun 2018 - 18:00h

A Câmara Municipal de Brumado antecipou nesta quinta-feira (14) a primeira parcela do 13º salário de todos os servidores. Segundo a lei trabalhista, o décimo terceiro salário pode ser dividido em duas parcelas, sendo que a primeira tem até o dia 30 de novembro para ser efetivada. No entanto, em razão dos festejos juninos que ocorrem neste período, o legislativo brumadense liberou a primeira parcela do benefício antecipadamente. Na próxima semana, antes do São João, será antecipado o salário referente ao mês de junho de todos os funcionários.

14 Jun 2018 - 17:30h

Atualmente, 1,6% da população brasileira é doadora de sangue, informa o Ministério da Saúde em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (14). O parâmetro é considerado aceitável pela pasta, mas há espaço para melhora do indicador: segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que 3% da população seja doadora. De acordo com o G1, o governo aproveitou o dia 14 de junho, em que é lembrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, para lançar campanha de doação de sangue. A campanha tem o slogan "Doe Sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você". A campanha tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da doação. No Brasil, lembra o Ministério da Saúde, 100% das doações são voluntárias. Segundo o Ministério da Saúde, 60% dos doadores são homens. A população mais jovem também é a que mais doa: jovens de 18 a 29 anos representam 42% das doações. A pasta lembra que a doação de sangue é segura e o doador responde a um questionário no hemocentro sobre suas condições de saúde.

14 Jun 2018 - 17:00h

Servidores de várias secretarias da prefeitura de Brumado passam por capacitação nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15) no intuito de operar o sistema online de regularização de registros e liberação de alvará para novos empreendimentos no comércio, acelerando, dessa forma, o Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Para tanto, o coordenador da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), Diego Lima, está supervisionando e orientando as atividades de capacitação. Na manhã de hoje (14), foi realizada uma breve reunião de apresentações na sala de treinamentos da prefeitura e, na sequência, foram iniciadas as atividades práticas e teóricas aos servidores que atuarão no sistema. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Juceb destacou que o sistema online objetiva a “otimização do projeto SIM para desburocratizar todo processo de entrave empresarial encontrado pelos contribuintes no município, como fiscalização e análise de processos, simplificando a rede SIM para administração e contadores, mediante a viabilidade de localização, registro e liberação de alvará. Dessa forma, os processos serão mais transparentes quanto à abertura de novos empreendimentos”. Já a coordenadora regional do Sebrae, Jéssica Lopes, frisou que o sistema otimizará a liberação de licenças, as quais antes levavam 60 dias e agora poderão ocorrer instantaneamente ou em apenas dois dias.

14 Jun 2018 - 16:30h

Setores influentes do PT têm defendido em conversas internas que o partido aproveite o período de relativa tranquilidade política durante a Copa do Mundo para fazer pesquisas e sondar cenários para o caso de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser impedido de disputar as eleições. Condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Lula cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba e pode ser barrado pela Lei da Ficha Limpa — o petista lidera todas pesquisas de intenção de votos. De acordo com a Veja, os defensores das pesquisas têm tomado o cuidado de dizer que o objetivo é apenas preparar o partido para o caso de Lula ser barrado e em hipótese alguma representaria algum tipo de questionamento à estratégia petista de manter a candidatura do ex-presidente até o fim. Os petistas argumentam que a intenção é saber qual o perfil preferido dos eleitores, testar nomes e a capacidade de transferência de votos do líder petista, caso ele seja impedido de concorrer. Apesar do esforço da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, de interditar o debate, as conversas sobre estratégias sem Lula na disputa eleitoral têm sido inevitáveis. Na segunda-feira (11), o tema veio à tona em reunião de uma espécie de conselho político informal criado por Gleisi. Integram o grupo membros da Executiva do PT e ex-ministros, como Franklin Martins, Fernando Haddad, Aloizio Mercadante e Paulo Vannuchi, e petistas históricos como Rui Falcão e José Genoino. Em conversas reservadas, vários deles admitem que a candidatura de Lula é um ativo político precioso mas inviável do ponto de vista legal e, por isso, o PT precisa sondar cenários e, no tempo certo, iniciar o processo de substituição.

14 Jun 2018 - 16:00h

Buscando cumprir a Lei nº 12.468, de 26 de agosto de 2011, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos municípios com mais de 50 mil habitantes operarem o sistema de taxímetro nos serviços de transporte privativo de passageiros, o setor administrativo da prefeitura de Brumado dará início a implantação do mesmo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de administração e superintendente interino de trânsito, João Nolasco, esclareceu que o município está buscando a implantação do sistema antes mesmo de ser notificado pela União. Representantes da fazenda, administração, infraestrutura e transportes já estiveram reunidos com alguns representantes técnicos do Ibametro, que explicaram os caminhos a serem percorridos para que o taxímetro seja implantando o quanto antes em Brumado, como aconteceu recentemente na cidade de Guanambi.

Nolasco fez uma ressalva de que será trabalhoso o processo diante da falta de representatividade da categoria, que, embora regularizada, não conta com uma associação, sindicato ou cooperativa, o que demandará mais reuniões com a categoria para tratar do assunto. Há também o questionamento quanto aos serviços de mototáxi, uma vez que o mesmo entra nas mesmas definições da lei. Apesar de existir mais mototaxistas em comparação a condutores de táxi na cidade, ainda não uma regularização do mototáxi em Brumado. No entanto, o secretário frisou que o município, juntamente com a câmara e os mototaxistas, será obrigado a concretizar a regulamentação do setor, bem como instalar o taxímetro. Este último tem a sua frente um processo burocrático mais moroso, que até já foi ventilado por várias ocasiões até mesmo com a realização de audiências públicas para debater o assunto, mas não passou do campo dos interesses políticos, o que vem criando uma barreira ainda maior para o andamento do processo de regularização da categoria.

14 Jun 2018 - 15:30h

Quem não tem aquele “medo” ao se falar sobre uma possível cirurgia e a tão famosa anestesia? Pois bem, para que esse receio não se apresente na hora da cirurgia e imprescindível que se faça a consulta pré-anestésica, realizada pelo anestesiologista, que é o profissional altamente qualificado que cuida da vida e da segurança do paciente durante a operação. Por lei, a avaliação pré-anestésica deve ser realizada em todo paciente a ser submetido a cirurgia com anestesia, mas poucas pessoas sabem que essa conversa é de fundamental importância e minimiza a probabilidade de complicações durante a intervenção cirúrgica, contribuindo também na redução da ansiedade do paciente. Na consulta o especialista irá: - avaliar a condição clínica e os exames pré-operatórios do paciente, estabelecendo assim o chamado risco anestésico-cirúrgico; permitir ao anestesiologista se inteirar de possível medicação de que o paciente faça uso e suas consequências para o ato cirúrgico-anestésico; se julgar necessário, poderá pedir Inter consulta com outros especialistas (cardiologista, endocrinologista, pneumologista, etc.) para complementar a avaliação e/ou ajustar a medicação que será usada; estabelecer uma relação médico x paciente entre o anestesiologista e a pessoa que será operada, diminuindo a ansiedade de quem passará pela intervenção e aumentando sua confiança no profissional. O anestesiologista poderá, a fim de que, o paciente tenha a oportunidade de tirar todas as dúvidas em relação a anestesia, explicar a técnica que será usada e suas possíveis complicações. Portanto, a consulta pré-anestésica e a presença do médico especialista no assunto aumentam a segurança dos procedimentos de anestesia e sedação. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

14 Jun 2018 - 15:00h

A prefeitura de Brumado está acelerando o ritmo das obras de readequação no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), intencionando inaugurar o equipamento ainda este ano. O atraso para inauguração da UPA já dura seis anos, já que no início das obras, em 2011, a entrega do equipamento havia sido estimada para o ano de 2012. O secretário de saúde do município, Cláudio Feres, informou ao site Achei Sudoeste que a prefeitura ainda teve que complementar o último repasse do Ministério da Saúde, de R$ 350 mil, que chegou defasado, a fim de adquirir os aparelhos que vão equipar a unidade. O secretário adiantou que o Município recebeu o equivalente a 40% do maquinário que será instalado na unidade brumadense. Feres frisou que a administração está focada em entregar a UPA este ano à comunidade brumadense, com vistas a desafogar os atendimentos de emergência do Hospital Professor Magalhães Neto, que está com uma sobrecarga após a inauguração das UTIs, já que houve um aumento na demanda de pacientes de cidades circunvizinhas.

14 Jun 2018 - 14:30h

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta quinta-feira (14) 61 pessoas de uma célula do PCC, facção que age dentro e fora dos presídios. O grupo investigado é responsável por acirrar disputa entre facções no país, elevando o número de assassinatos. De acordo com o G1, no total, a polícia tinha 75 mandados de prisão, 59 foram cumpridos, duas prisões ocorreram em flagrante, e 59 mandados de busca e apreensão, dos quais 32 forma cumpridos. A célula do PCC investigada pela operação nomeada de Echelon, resultado de uma parceria da polícia com o Ministério Público e a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, atua em outros estados e países vizinhos. As investigações começaram a partir de trechos de manuscritos encontrados nos esgotos do Presídio de Segurança Máxima de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, por agentes penitenciários. A Polícia Civil identificou sete líderes e confirmou a existência da célula “sintonia de outros estados e países”. Os criminosos teriam assumido as funções da “sintonia” quando os líderes da organização criminosa ficaram isolados no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), em 2016, em decorrência da operação Ethos, que revelou esquema envolvendo advogados da facção.

14 Jun 2018 - 14:00h

Anfitriã da Copa do Mundo de 2018, a Rússia fez valer o mando de campo e conseguiu estrear na competição com uma goleada sobre a Arábia Saudita por 5 a 0 nesta quinta-feira (14), no estádio Lujniki, em Moscou. Os gols da equipe foram marcados por Gazinskiy, Cheryshev (duas vezes), Golovin e Dzyuba. A Rússia atuou com a seguinte escalação: Akinfeev; Mário Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov; Gazinskiy, Zobnin, Samedov (Kuziaev), Golovin e Smolov (Dzyuba); Dzagoev (Cheryshev). Já o time da Ásia jogou com Al-Muaiouf; Al-Burayk (Al-Muwallad), Osama Hawsawi, Omar Hawsawi e Al-Shahrani; Al-Faraj, Ateef, Al-Jassim, Al-Dawsari e Al-Shehri (Bahbir); Al-Sahlawi. A dona da casa volta a jogar na próxima terça-feira (19), às 15h, contra o Egito, em São Petersburgo. Já a Arábia entra em campo na próxima quarta (20), às 12h, em Rostov.

14 Jun 2018 - 12:30h

O Ministério da Saúde anunciou, na quarta-feira (13), que a campanha de vacinação contra a gripe terá continuidade até 22 de junho. O governo decidiu prorrogar a campanha devido ao comparecimento de 77% do público-alvo para ser vacinado. O número é considerado baixo pela pasta, que estabeleceu como meta a cobertura de 90% dessa população, o que equivale a 54 milhões de pessoas. Desde o início da campanha, no dia 23 de abril, 42,6 milhões de pessoas foram vacinadas. A região Sudeste é a que possui menor cobertura até agora: 71% do público prioritário foi protegido. Na sequência, estão Norte (72%), Sul (81,3%), Nordeste (84%) e Centro-Oeste (91,4%). A cobertura é mais preocupante nos estados de Roraima (53,59%), Rio de Janeiro (57,29%), Rondônia (70,91%) e Rio Grande do Sul (77,82%). Apenas Goiás, Amapá e Ceará ultrapassaram a meta de 90%. Segundo o ministério, a situação acende um alerta, dada a proximidade do inverno, período de maior circulação do vírus da gripe. Além disso, neste ano, já foram contabilizados 2.715 casos de influenza, mais do que o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado (1.227). As mortes decorrentes da doença também aumentaram: passaram de 204, em 2017, para 446, em 2018. Apesar do crescimento, os números estão distantes dos que foram registrados em 2016, quando houve forte incidência da influenza no Brasil, quando foram 12.174 casos e 2.220 óbitos derivados deles.

14 Jun 2018 - 12:00h

Na segunda-feira (11), produtores rurais definiram pela criação de uma cooperativa que atue no fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura em todo sudeste baiano. A iniciativa inédita busca resolver o gigantesco gargalo que é a comercialização dos produtos ovinos e caprinos na região, bem como criar um ambiente para a legalização do abate de bodes, cabras, carneiros e ovelhas. Atualmente, todo o sudoeste baiano é refém do abate ilegal desses animais. “É péssimo e perigoso para o consumidor ficar a mercê de alimentos de procedência e manipulação duvidosas. O poder público precisa atuar para de uma vez por todas acabar com toda essa informalidade. Essa iniciativa busca resolver essas questões, fortalecendo produtores e oferecendo aos consumidores produtos de extrema qualidade”, afirma Esdras Braga, produtor de ovinos e anfitrião da primeira reunião. A iniciativa também almeja a criação de marca própria para comercializar em todo o estado da Bahia cortes especiais, embutidos, laticínios e toda a sorte de derivados de ovinos e caprinos.

14 Jun 2018 - 11:30h

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou mais uma vez a conclusão do julgamento sobre a validade da decretação de conduções coercitivas para levar investigados a interrogatório policial ou judicial. Até o momento, há 4 votos a 2 para derrubar liminar do ministro Gilmar Mendes que suspendeu a decretação de conduções coercitivas. A sessão será retomada nesta quinta-feira (14). Já votaram pela validade da medida os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Gilmar Mendes e Rosa Weber se manifestaram contra as conduções para depoimentos. Faltam os votos de Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Celso de Mello e da presidente, Cármen Lúcia. As conduções estão suspensas desde dezembro do ano passado por uma liminar de Gilmar Mendes, que é o relator da ação. Agora, os ministros julgam o mérito da questão.

14 Jun 2018 - 11:00h

Um homem, identificado como Antônio Dácio Teixeira, foi apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi, na noite de segunda-feira (11), após promover um quebra-quebra dentro do Hospital Municipal de Pindaí, a 174 km de Brumado. Segundo a polícia, o acusado não aguardou o atendimento e, inconformado, acabou quebrando a porta de entrada e os vidros da recepção da unidade de saúde. Ele acabou cortando o próprio braço na ação. Em seguida, a médica se recusou a atendê-lo e ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi. De acordo com Vilson Nunes, depois de ser medicado, Antônio foi conduzido à DP, onde o caso foi registrado por danos causados ao patrimônio público.