Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Malhada de Pedras possui 13 casos confirmados de dengue Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que a cidade de Malhada de Pedras possui 13 casos confirmados de dengue e 70 pessoas aguardando resultado dos exames laboratoriais. A secretaria ressaltou que é essencial que a população esteja atenta aos focos do mosquito. O aedes aegypti se reproduz em recipientes com água parada e, por isso, é fundamental verificar qualquer local onde a água possa acumular, como vasos de plantas, pneus velhos e garrafas vazias. Os sintomas da doença incluem febre alta, dores musculares, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Caso apresente esses sintomas, procure imediatamente um serviço de saúde para avaliação e diagnóstico. A dengue é uma preocupação séria e todos devemos fazer nossa parte para prevenir a sua disseminação.

Médicos descobrem que 'preguiça' de jovem era sinal de uma doença rara Reprodução/Instagram

A americana Alyssa Davis, de 26 anos, foi chamada a vida toda de preguiçosa. Rotineiramente, ela dormia durante as aulas na escola ou não conseguia se concentrar no trabalho a ponto de ficar com a vista escura de tão cansada. A “preguiça” dela, porém, era sinal de uma doença rara do sono. Foram anos de consultas médicas em que não se descobria nenhum problema — um médico chegou a mandar ela tomar mais café para se manter desperta. Alyssa só teve seu diagnóstico fechado em 2017: ela tem hipersonia idiopática. A condição leva ao sono excessivo e estado semelhante à narcolepsia (adormecimento súbito). O paciente se mantém parcialmente desperto, como se tivesse acabado de acordar, durante muitas horas do dia. Por mais que se descanse (quem tem hipersonia idiopática consegue dormir bem durante a noite), durante o dia o corpo não chega ao estado de atenção característico de quando estamos acordados. Não se sabe exatamente o que causa o quadro, que afeta uma pessoa a cada 20 mil indivíduos, mas acredita-se que seja uma disfunção do cérebro — sem entender o mecanismo da doença, não existe tratamento efetivo. A condição é diagnosticada quando se realizam testes de sono que descartam outras patologias que justifiquem o cansaço. “É ruim descobrir que temos uma doença incurável, mas saber que tenho uma condição crônica mostra que minha vida é válida. A informação é uma forma de buscar um alívio para a pressão, frustração e uma maneira de processar os desafios que enfrento”, diz ela em uma postagem do Instagram. O caso de Alyssa é tão extremo que ela não pode nem dirigir e tem passado por tratamentos experimentais para tentar encontrar uma solução para os sintomas. Além da hipersonia idiopática, Alyssa tem depressão, quadros que podem estar conectados. Ela está recebendo um tratamento experimental de estimulação transmagnética do crânio para avaliar como a interação magnética com o cérebro pode melhorar sua condição, e ganhou um cachorro de suporte psiquiátrico chamado Rory. A jovem também está participando de um estudo sobre o sono para receber um medicamento contra a sonolência, o Xywav, que foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) em 2021, mas ainda não é vendido em larga escala. Curiosamente, ele tem a mesma composição das drogas usadas para o golpe “boa noite, Cinderela”. Nenhum dos tratamentos testados até agora, porém, foi capaz de curá-la da hipersonia idiopática.

Governo anuncia Centro de Reabilitação para pessoas com deficiência em Brumado Foto: Leonardo Rattes/Sesab

O Governo do Estado está estabelecendo um novo marco na inclusão social das pessoas com deficiência com um pacote de ações voltadas para a ampliação e qualificação do atendimento ao segmento nas áreas de saúde, educação, acesso a direitos de mobilidade e transporte e expansão da assistência social. O objetivo é promover inclusão e acessibilidade a baianas e baianos com deficiências e neurodivergências. Os anúncios e entregas foram feitos pelo governador Jerônimo Rodrigues no último sábado (6), em Salvador. Somente na saúde, o Governo do Estado está investindo um total de R$ 123 milhões para uma série de ações, entre as quais a abertura imediata de 400 novas vagas, a partir da ampliação de estruturas pré-existentes na capital, voltadas ao atendimento de pessoas com autismo. As vagas serão abertas no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred) e no Centro Especializado em Reabilitação das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), com um investimento superior a R$ 5,4 milhões. A expansão não se limita à capital. O Governo está pavimentando o caminho para uma cobertura abrangente em toda a Bahia, com a construção de 16 novos Centros de Reabilitação (visual, auditiva, física e intelectual), sendo 15 com recursos estaduais e um pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Os municípios previstos para receber os novos centros são Brumado, Feira de Santana, Ibotirama, Irecê, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha e Vitória da Conquista. De acordo com a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, essa iniciativa também serve como um impulso para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Psicóloga é deixada morta pelo próprio filho na porta dos pais dela Foto: Reprodução/Topmídia News

Amigos de Simone Nascimento vivem misto de tristeza e angústia pela morte da psicóloga, encontrada morta na porta da casa dos pais, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. As informações são do Topmídia News. A polícia civil de Três Lagoas e de Andradina, em São Paulo, investigam a morte da psicóloga ocorrida neste domingo (7). Segundo o filho, que a levou até a casa da avó materna em Andradina, ela teria pulado do carro e morrido em consequência dos ferimentos da queda. A avó tentou ainda reanimar a filha ao ver o corpo de Simone sem vida no carro. Neste momento, o neto tentou fugir do local, mas foi impedido pelo avô, que chamou a polícia. Ele foi detido pela polícia e está preso preventivamente na delegacia do município paulista. Segundo informações obtidas pelo site Fatos MS, com os familiares da vítima, o rapaz já teria apresentado três versões da morte da mãe, pois ele estaria com ela no momento da queda. O fato pode ter ocorrido às 16 horas, mas ele só chegou com o corpo às 20 horas na casa da avó. Ele não pediu ajuda ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou Corpo de Bombeiros, nem mesmo levado a mãe para tentar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Três Lagoas ou mesmo em um dos hospitais do município. A morte da psicóloga repercutiu nas redes sociais dos dois municípios. Ela trabalhava no hospital Cassems, em Três Lagoas, e a família é de Andradina. Simone completaria 47 anos no próximo dia 11 de abril.

TRE realizará mutirões para regularização de títulos em Malhada de Pedras e Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), através da 90ª Zona Eleitoral, realizará atendimento itinerante nas cidades de Malhada de Pedras e Aracatu para regularização de títulos eleitorais. Ao site Achei Sudoeste, Igor Araújo, chefe do Cartório Eleitoral de Brumado, explicou que o projeto “TRE em Todo Lugar” busca aproximar a Justiça Eleitoral dos eleitores. Por meio do projeto, o órgão estará em Malhada de Pedras e Aracatu entre os dias 22 e 26 deste mês para esse atendimento itinerante. Segundo Araújo, no dia 22/04, o atendimento será iniciado em Malhada de Pedras, de 14h às 18h, no dia 23/04, de 8h às 18h e, no dia 24/04, de 8h às 12h. Já nos dias 25/04 e 26/04, a estrutura do mutirão segue para Aracatu, onde o atendimento será realizado de 8h às 18h nas duas datas. A expectativa é que sejam atendidos entre 200 e 300 eleitores por dia. O chefe do Cartório Eleitoral lembrou que os eleitores têm até o dia 08 de maio para sanar qualquer pendência junto à Justiça Eleitoral para poder votar no pleito de outubro. “Isso vai facilitar bastante a vida dos eleitores das cidades de Malhada de Pedras e Aracatu e, consequentemente, desafogar os atendimentos no Cartório Eleitoral de Brumado”, apontou. O eleitor deverá comparecer ao mutirão portando um documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado.

Governo promove iniciativa pioneira para prevenção aos incêndios florestais em Andaraí Foto: Divulgação/CBMBA

Nesta quinta-feira (11), em comemoração ao Dia da Chapada Diamantina, a cidade de Andaraí receberá a Caravana Bahia Sem Fogo, uma iniciativa pioneira do Governo do Estado que visa fortalecer a atuação conjunta dos poderes públicos, comunidades locais e brigadistas voluntários na prevenção aos incêndios florestais. A caravana promoverá um espaço de mobilização e participação da sociedade, com a realização de oficinas e entrega qualificada de materiais socioeducativos, além da distribuição de equipamentos de Proteção Individual e Coletiva para as brigadas cadastradas. O secretário estadual do meio ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, destacou que o governo está empenhado em construir estratégias eficazes de prevenção, levando em consideração o protagonismo dos atores sociais locais. Durante a caravana, uma equipe de gestores, educadores e especialistas em meio ambiente vai percorrer as cidades da Chapada Diamantina, que tiveram ocorrências de incêndios florestais nos últimos anos, promovendo capacitações, rodas de conversas e sensibilização nas escolas, sindicatos rurais, nas sedes das brigadas voluntárias, associações de guias e agricultores e demais entidades envolvidas.

Livramento de Nossa Senhora: PM prende casal com drogas e flagra filhos trancados em casa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 12h30 desta terça-feira (09), durante intensificação do patrulhamento no Bairro Taquari, em Livramento de Nossa Senhora, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), avistou duas pessoas a bordo de uma motocicleta com escapamento adulterado. A dupla empreendeu fuga em direção a uma residência e dispensou uma bolsa contendo substância análoga à cocaína. Eles foram alcançados, abordados e identificados como um casal. Na residência deles também foi encontrada uma arma de fogo do tipo espingarda e outra quantidade de entorpecentes. No imóvel, havia duas crianças, uma de 5 e outra de 9 anos, que estavam sozinhas e trancadas, caracterizando abandono de incapaz. O casal recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde foi lavrado o flagrante.

Homem cai de torre telefônica ao ser atacado por abelhas em Maracás Foto: Reprodução/G1

Um homem caiu de uma torre telefônica, de altura equivalente a cerca de seis metros, após ser atacado por abelhas no povoado de Porto Alegre, em Maracás, no sudoeste da Bahia. De acordo com o G1, o estado de saúde dele é considerado grave. O caso ocorreu na terça-feira (9) e não há detalhes se a vítima, que não teve o nome divulgado, trabalhava durante o acidente. O momento foi registrado através de um vídeo. Nas imagens, é possível ver que o homem começa a descer da torre quando é atacado, mas se desequilibra e cai em uma árvore. Ele foi socorrido por pessoas que passavam pelo local e encaminhado para o Hospital Municipal de Maracás. Devido à gravidade do caso, ele foi transferido para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié.

Polícia Civil prende mãe de criança morta com golpes de martelo em Vitória da Conquista Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Delegacia de Homicídios deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pela Vara do Júri e Execução em desfavor da mãe da criança que foi assassinada em 22 de março pelo pai a golpes de martelo no crânio. O fato ocorreu no Bairro Vila Elisa, na cidade de Vitória da Conquista. As investigações apontaram que a vítima, de 2 anos de idade, era castigada pelo pai e submetida a constante e intenso sofrimento físico, com sessões de tortura. Segundo a polícia, ciente das agressões, a mãe se omitiu quando não se afastou do convívio do companheiro. Ela também foi cúmplice, não comunicando os fatos à autoridade competente ou levando a criança para atendimento médico. Ela está presa à disposição da Justiça.

Câmara aprova projeto que recria a cobrança do seguro obrigatório DPVAT Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) a recriação do seguro para vítimas de acidente de trânsito, conhecido como DPVAT. De acordo com o G1, foi incluído no projeto um artigo estranho ao tema, chamado de “jabuti” no jargão legislativo. Esse trecho permite a antecipação da análise de receitas do governo federal do segundo para o primeiro bimestre deste ano. Na parte relacionada ao DPVAT, um dos pontos é que o seguro passará a se chamar Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT). O SPVAT funcionará como um seguro obrigatório para indenizações de danos causados por veículos ou por suas cargas. Deve ser pago por todos os donos de veículos. A cobrança do DPVAT foi extinta durante o governo do presidente Jair Bolsonaro. A última vez que os donos de veículos pagaram o DPVAT foi em 2020. Desde 2021, a gestão do saldo passou da seguradora Líder para a Caixa Econômica Federal. No início deste ano, entretanto, o governo anunciou que os recursos estavam acabando. Com isso, enviou um projeto de lei complementar ao Congresso para recriar o seguro. Entre as justificativas, o governo afirmou que “decorridos praticamente três anos de funcionamento do seguro obrigatório em regime emergencial e transitório, faz-se necessário estabelecer novas bases legais para assegurar de forma perene e sustentável e adequada para as vítimas de trânsito”.

Aniversário de 61 anos de Dom Basílio teve entrega de obras e folia com grandes atrações Foto: Divulgação

Como parte da programação das comemorações do aniversário de 61 anos de Dom Basílio, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) entregou pessoalmente um pacote de obras em benefício da cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Roberval de Cássia Meira (PL), o Galego, citou em especial a inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral, que colocará a educação do município em um novo patamar. Na oportunidade, mais um posto de saúde, totalmente equipado, um ônibus para transporte escolar, um complexo policial e uma ambulância de maior porte também foram entregues à população pelo governador. O gestor destacou que as obras irão melhorar substancialmente a vida do povo. Aproveitando a visita do governador, outras demandas, como a Estação de Tratamento de Água para aumento da capacidade produtiva de tratamento da água na cidade, foram apresentadas e, segundo Meira, a receptividade foi bastante positiva, com garantia de realização em um futuro próximo com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Foi uma visita extraordinária finalizada com um almoço no Restaurante Popular. Ele ficou encantado com o espaço. Encerramos com chave de ouro e outras promessas. Estou muito alegre e satisfeito”, avaliou. Para comemorar as entregas e a data especial, o Dom Basílio Folia arrastou uma multidão para praça pública, com grandes atrações como os cantores Léo Santana, Vitor Fernandes e a banda Trio da Huana.

Brumado: Abelhas em fúria atacam populares e matam animais no Bairro São José Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, moradores da Rua Amapá, situada no Bairro São José, estão sendo atacados por abelhas. Ao site Achei Sudoeste, Michael Silva relatou que, há cerca de 3 meses, as abelhas começaram a aparecer dentro de casa. Na época, a família não deu importância para o fato, visto que os animais apareciam esporadicamente e em pequena quantidade. No entanto, há duas semanas, Michael disse que as abelhas começaram a atacar os moradores da região e um cachorro e sete galinhas foram mortos pelo enxame, cuja colmeia está localizada em um terreno ao lado de sua residência. O próprio Michael ficou internado por três dias no Hospital Municipal, em uso de balão de oxigênio e em observação, visto que é alérgico à picada de abelha. Caso seja picado por muitas abelhas, ele pode vir a óbito. “Não posso fazer nada. Todo mundo aqui em casa já foi picado. A única coisa que posso fazer é me esconder. Corro risco de morrer”, lamentou. A família está sendo obrigada a se trancar dentro de casa, com portas e janelas fechadas, para evitar as ferroadas. Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que não conta com uma equipe especializada para controle de bichos peçonhentos. Nesse caso, a família terá de contratar serviço particular para retirada das abelhas da propriedade.

Governador desconversa sobre hospital estadual na região de Brumado Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Durante a sua passagem por Dom Basílio na última semana, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi questionado sobre a possibilidade de a cidade de Brumado ser contemplada com a construção de um Hospital Regional. O chefe do executivo estadual respondeu que a região está bem servida no que se refere à área da saúde. “A região está bem servida no que diz respeito a oferta de atendimento e assistência. A região tem uma policlínica em parceria com o consórcio estadual de saúde, isso ajuda e muito a prevenção, o cuidado e o zelo. Temos também o atendimento regional com o Hospital Regional em Vitória da Conquista”, afirmou. O governador informou que espera com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, fortalecer as unidades básicas de saúde e os hospitais em todo Estado da Bahia.

Senador Sérgio Moro consegue maioria dos votos e escapa de cassação no TRE-PR Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Sérgio Moro (União-PR) conseguiu maioria no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e impediu a cassação do seu mandato durante julgamento na corte nesta terça-feira (9). Até o momento, o placar está 4 a 2 para o senador. Ainda falta o voto do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente da Corte, que não altera o resultado a favor de Moro. O caso, no entanto, deverá ser decidido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento, quatro juízes do TRE-PR votaram contra a cassação. O desembargador Luciano Falavinha, relator do caso, votou a favor de Moro e foi acompanhado por Claudia Cristofani, Guilherme Denz e Anderson Ricardo Fogaça. Contra Moro, votaram José Rodrigo Sade e Julio Jacob Junior, indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos cargos. O PT e PL, autores dos pedidos de cassação de Moro, podem recorrer ao tribunal em Brasília contra a decisão no Paraná que negou a cassação. Até lá, Moro seguirá normalmente no cargo.

Deputado estadual apresenta queixa crime contra prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O deputado estadual Raimundo Ramos de Andrade (PL), o Raimundinho da JR, propôs uma queixa crime em desfavor de Eduardo Lima Vasconcelos, prefeito de Brumado, pois no dia 16 de março deste ano, durante uma entrevista, foi dito que “Me ofereceram a chance de sair deputado pelo estado. Eu falei ‘deputado da Bahia não faz nada’. Me mostra um projeto da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Me mostra um que eu dou um prêmio. Nada, faz nada. São todos comprados pelo governador”. De acordo com o jornal Tribuna da Bahia, sentindo-se ofendido em sua honra, o parlamentar, através do seu Advogado Vivaldo Amaral Adães intentou a ação penal privada por Calúnia (detenção de 06 meses a 02 anos), Difamação (detenção de 03 meses a 01 ano) e Injúria (detenção de 01 mês a 06 meses), incidindo, ainda, a causa de aumento de pena, pois as ofensas foram replicadas via rede social. “É importante ressaltar que a ação visa preservar a honra de Raimundinho da JR, tendo em vista que esse é um conceito que se constrói durante toda uma vida e que pode, em virtude de apenas uma única acusação leviana, como a do atual prefeito de Brumado, ruir imediatamente, provocando resultados imensamente danosos. Daí a necessidade de se buscar a Justiça, objetivando a reparação de todas essas questões”, disse o advogado do deputado.

Juazeiro: Menina de 4 anos morre após se afogar em piscina de chácara Foto: Reprodução/G1

Uma menina de quatro anos, identificada como Cecília Valentina Hora da Silva, morreu após se afogar na piscina de uma chácara na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, no domingo (7). As informações são do G1. O corpo dela foi enterrado nesta segunda-feira (8), no Cemitério Municipal João Paulo II. Segundo informações do Centro Integrado de Comunicações da cidade, o caso aconteceu por volta das 16h, no bairro Pedro Raimundo. A mãe da menina, que não teve o nome divulgado, informou à reportagem da TV São Francisco, afiliada da TV Bahia na região, que foi pegar um refrigerante e, quando voltou, a criança já estava se afogando. Não há detalhes se Cecília caiu ou entrou sozinha na piscina. A mulher chegou a pular na piscina para resgatar a filha. Ela também pediu ajuda de pessoas que estavam no local para tirar a criança da água. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas, segundo a família da vítima, demorou cerca de 40 minutos para chegar no local. Cecília chegou a ser encaminhada para um hospital em Petrolina (PE), cidade vizinha, mas não resistiu. A TV São Francisco entrou em contato com o Samu para pedir um posicionamento sobre a demora no atendimento, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Feminicida de Iuiu deve ser recambiado ao Conjunto Penal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher de 35 anos, identificada como Eliete dos Santos Silva, foi morta a facadas na cidade de Iuiu pelo ex-marido, Adão Lima da Silva, vulgo Adão de Zé Barbeiro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Clécio Magalhães, delegado coordenador da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), informou que, após o crime, a Polícia Civil iniciou as tratativas no sentido de colher provas e ouvir as testemunhas para elucidação do caso. Segundo o delegado, nas investigações ficou evidenciado, através de informações do banco de dados da polícia, que em maio de 2019 o acusado já havia tentado matar a então mulher com a mesma prática delitiva. Ele foi condenado no dia 02 de dezembro de 2021 a pena de 09 anos, 7 meses e 2 dias, em regime fechado, e cumpria pena no Conjunto Penal de Brumado, de onde recebeu alvará no dia 22 de março deste ano. Diante de todas as evidências, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do indivíduo. Na noite de ontem, o mesmo foi preso durante abordagem da Polícia Militar na zona rural. O auto de prisão em flagrante foi lavrado na 22ª Coorpin, em Guanambi, onde ele segue preso, devendo ser recambiado ao Conjunto Penal de Brumado.

Tenente-coronel da PM é afastado em operação contra milícia em Feira de Santana Foto: Reprodução/Bahia Notícias

Mais uma ação de desdobramento da Operação El Patron, aconteceu na manhã desta terça (9), em Feira de Santana. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. Além da prisão da esposa do deputado estadual Binho Galinha (PRD), Maiana Cerqueira, mais cinco policiais suspeitos de integrar o grupo, além do tenente-coronel José Hildon Brandão Lobão, foram afastados das suas funções públicas. Lobão foi exonerado do comando da Companhia 65ª de Feira de Santana, em outubro de 2023, para assumir o cargo de Coordenador 2 do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar da Bahia. De acordo com a Polícia Federal (PF), o grupo é investigado por lavar dinheiro advindo de jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada. As suspensões fazem parte da operação Hybris, deflagrada pela PF, Receita Federal, Ministério Público da Bahia (MP-BA), Força Correcional Integrada e a Corregedoria da Polícia Militar.

Defensores Públicos da Bahia paralisam atividades cobrando reestruturação do órgão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (08), Defensores Públicos de toda Bahia estão paralisados em prol da luta pelo fortalecimento da carreira. Apenas serviços de urgência seguem funcionando para garantia dos direitos dos cidadãos. Ao site Achei Sudoeste, Tereza Cristina, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia, disse que os servidores seguem mobilizados para aprovação de um projeto de lei que trata do acesso à justiça, da reestruturação da carreira do defensor público e de melhores condições de trabalho para a categoria. O projeto foi retirado da pauta da sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em dezembro do ano passado e ainda não foi retomado. “Vivemos em um estado continental que precisa de um maior número de defensores, de uma estrutura melhor e a gente quer e acredita que o poder público e os parlamentares também querem ver uma Defensoria Pública forte”, defendeu. Hoje, a Defensoria Pública da Bahia funciona com déficit no número de servidores e um orçamento pífio diante da grande demanda de atendimentos. Cristina destacou que o objetivo da manifestação é sensibilizar o governador para a importância dessa luta. “Não temos condições de trabalhar com a dignidade que o povo merece”, pontuou. Durante a mobilização, os servidores estarão em locais estratégicos, como na governadoria, na Defensoria Geral e na Assembleia Legislativa, para defesa da pauta e da instituição. A mobilização segue nesta terça e quarta-feira.

Homem de 60 anos fica ferido em acidente na BR-030 em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 60 anos, ficou ferido em um sinistro registado na BR-030, trecho da cidade de Caetité, nesta terça-feira (09). Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o caso foi registrado por volta das 9h35, quando uma Hilux e uma motocicleta se envolveram no acidente. O condutor da motocicleta, morador da cidade, acabou sofrendo lesões na perna. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conduziu a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

Guanambi: Superintendência Municipal de Trânsito registra 37 acidentes no mês de março Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

De acordo com balanço da Superintendência Municipal de Trânsito de Guanambi (SMTran), entre os dias 01 a 31 de março de 2024, foram registrados 15 acidentes com vítimas não fatal na cidade, 22 acidentes sem vítima e 0 acidentes com vítimas fatal, totalizando 37 registros no período. O balanço mostra que os veículos envolvidos nas ocorrências foram: 44 veículos de 4 rodas, 20 motocicletas e 4 ônibus. Já os acidentes com maior frequência foram colisão lateral (11), colisão transversal (05), choque (07), colisão frontal (05), colisão na traseira (04) e capotamento (03). Ao todo, 34 motoristas habilitados e 05 não habilitados se envolveram nas ocorrências. Os acidentes foram registrados, conforme o levantamento, na BA-573.

Governo da Bahia abre inscrições para o Programa Mais Futuro Foto: Claudionor Jr/GovBA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), abriu na segunda-feira (8), as inscrições para o Programa Mais Futuro, que seguem até 8 de maio. O programa, instituído em 2015, oferece auxílio-permanência aos estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica, que são de famílias cadastradas no CadÚnico e que estejam matriculados em curso de graduação presencial, bem como não tenha concluído qualquer outro curso de nível superior nas quatro universidades públicas estaduais (Uefs, Uneb, Uesc e Uesb). Os interessados devem se inscrever pela internet, na página do programa ou no Portal da Educação. De acordo com o cronograma divulgado no edital, a publicação da lista final de homologados deverá ser divulgada no dia 7 de junho. O edital também está disponível no Portal da Educação. De acordo com o governo do estado, o “Mais Futuro” concede três tipos de auxílio-permanência. São R$ 300 para o Perfil Básico, direcionado a estudantes que moram nos mesmos locais onde estudam, e R$ 600 voltados ao Perfil Moradia, para aqueles que moram a uma distância superior a 100 km da universidade onde fazem a graduação. Há ainda o Perfil Complementar, que contempla estudantes beneficiários de auxílio estabelecido por atos normativos de instituições estaduais de ensino superior ou de entes federativos diversos que atendam aos critérios estabelecidos pelos perfis Básico ou Moradia, conforme definido no Inciso VI do Art. 5º da Lei nº 13.458, de 10 de dezembro de 2015, alterada pela Lei nº 14.360, de 1° de setembro de 2021. O investimento no programa é superior a R$ 53,5 milhões em 2024, conforme informou o governo da Bahia. O crédito do programa ocorrerá durante oito meses do ano para o estudante beneficiário do Perfil Básico e durante 12 meses do ano para o beneficiário enquadrado no Perfil Moradia.

Empresário é encontrado morto com perfuração de arma de fogo na cabeça em Candiba Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um empresário do ramo varejista de gás, de 37 anos, foi encontrado morto na casa onde morava no Bairro Palmeiras, na cidade de Candiba, no últikmo domingo (07). Anderson Jarbas da Silva Badaró tinha uma perfuração de arma de fogo na cabeça. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Anderson foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso.

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

No Brasil, 2,3 milhões de crianças de até 3 anos de idade não frequentam creches por alguma dificuldade de acesso ao serviço. Isso significa que as famílias dessas crianças gostariam de matriculá-las, mas encontram dificuldades como a localização das escolas, distantes de casa, ou mesmo a falta de vagas. As informações são da Agência Brasil. O percentual das famílias mais pobres que não conseguem vagas é quatro vezes maior do que o das famílias ricas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados pela organização Todos pela Educação (TPE). Eles mostram que a oferta dessa etapa de ensino ainda é desafio no Brasil. No país, a creche não é obrigatória, mas de acordo com a Constituição Federal, é direito da criança e da família e cabe ao Estado oferecer as vagas. Pelo Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014, o Brasil deve atender pelo menos 50% das crianças de até 3 anos nas creches até 2024. Os dados divulgados pelo TPE nesta segunda-feira (8) mostram que a meta não deverá ser cumprida e que ainda há grande demanda por vagas. Atualmente, 4,7 milhões de crianças frequentam creches, o que representa 40% do total de até 3 anos no país. Cerca de 40% não frequentam a creche por opção dos pais ou por outro motivo (3%). Entre esses motivos estão falta de dinheiro para transporte e material (0,5%), o fato de as escolas não serem adaptadas a crianças com deficiência (0,2%) e problemas de saúde permanentes da criança (0,6%). Há, no entanto, 2,3 milhões, ou 20% das crianças, cujas famílias gostariam de acessar o serviço, mas não conseguem. O principal motivo para estar fora da creche é a instituição não aceitar a criança por causa da idade, de acordo com o levantamento. Cerca da metade das que não conseguem vaga alega esse motivo, seguido da falta de vaga, de acordo com um quarto das famílias; não ter escola ou ao fato de a creche ficar em local distante, segundo aproximadamente um quarto daqueles que não conseguiram matricular as crianças.

Arquivo