Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2021
fechar

Pai e filho morrem após grave colisão na BR-430 em Riacho de Santana Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Pai e filho morreram em um acidente de moto na noite do último sábado (30), em Riacho de Santana, a 177 km de Brumado. O acidente ocorreu por volta de 20h20, na BR-430, nas imediações da fazenda Brejinhos. Adélio Bráulio de Oliveira, 49 anos, e o filho Liedson Almeida de Oliveira, 15 anos, seguiam pela rodovia em uma moto quando colidiram contra uma carreta que seguia no sentido contrário. Pai e filho morreram antes da chegada dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Pai e filho morrem após grave colisão na BR-430 em Riacho de Santana Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O motorista da carreta, identificado como Joatan Mariano Félix, 63 anos, informou aos policiais que foi surpreendido pela motocicleta e nada pode fazer para desviar. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Bom Jesus da Lapa. A Polícia Civil vai apurar as circunstâncias do acidente.

Jovem de 22 anos é morta a tiros em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/G1

Uma jovem de 22 anos foi morta a tiros no sábado (30), na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com o G1, ninguém foi preso. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Wellen Karine Soares Silva. Equipes da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (77ª CIPM) encontraram a jovem sem vida no bairro São Vicente e chamaram os agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para perícia e remoção do corpo. De acordo com a polícia, foram solicitadas imagens das câmeras de segurança de uma igreja, próxima ao local onde ocorreu o crime. O órgão também agendou depoimentos de testemunhas. A polícia informou que não há informações sobre autoria e motivação.

Brumado vacina 960 pessoas contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), 960 pessoas, já foram vacinados contra a Covid-19, o novo coronavírus. O processo de imunização na cidade foi iniciado no último dia 19 de janeiro do corrente ano. A capital do minério já recebeu 1137 doses das vacinas Coronavac e Oxford, tendo um percentual de 84,4% de doses aplicadas com a primeira dose. A Bahia contabiliza, até o momento, 192.437 doses aplicadas. Esse número corresponde aos dados enviados por 417 municípios até às 17h deste domingo (31).

Brumado: Ainda sem chuva em 2021, decreto emergencial reflete a escassez provocada pela seca no meio rural Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado publicou na quarta-feira (27), no Diário oficial, o Decreto nº 5.407, que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas por estiagem (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de meio ambiente, recursos hídricos e agricultura, Márcio Aguiar, disse que o município atravessa um período de estiagem, visto que as últimas chuvas foram registradas em meados de novembro do ano passado. “De lá pra cá, não tivemos indicadores bons. As precipitações são, até agora, mínimas para o nosso abastecimento. Isso nos traz uma preocupação muito grande e nos antecipamos na publicação do decreto”, afirmou. Agora, o secretário adiantou que as medidas mitigadoras da situação já estão sendo buscadas para amenizar o sofrimento nas comunidades rurais, a exemplo do retorno da Operação Pipa. Além disso, a pasta pretende incluir junto ao governo do estado a cidade Brumado no decreto estadual para reforçar as medidas de apoio aos mais prejudicados. “Estamos tratando isso com muita atenção, implementando todos os esforços para minimizar os impactos da estiagem”, completou.

Aluga-se sala comercial no centro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma sala comercial confortavelmente mobiliada para escritório ou consultório médico está à disposição para aluguel na Rua Dr. Marcolino Moura, nº 168, no prédio do consultório pediátrico do médico Dr. Geraldo Azevedo (fundos do Bradesco), bem no centro da cidade de Brumado. Trata-se da primeira locação do espaço, que possui disponibilidade de secretária, serviço de limpeza, internet e telefone. 

Aluga-se sala comercial no centro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O local pode ser alugado para escritório, consultório médico, odontológico, psicológico e outras áreas profissionais como: fisioterapia, fonoaudiologia, advocacia, contabilidade e etc. Os interessados podem ligar para os números (77) 3441-2687 (horário comercial) ou (77) 99914-2043 para maiores informações. 

Coordenadora de imunização da Sesab destaca importância da vacinação contra o coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vânia Rebouças, coordenadora de imunização do estado da Bahia, falou sobre a importância da imunização de toda sociedade para o combate à pandemia da Covid-19. Ela chamou a atenção para o fato de que as vacinas liberadas para uso emergencial passaram por várias fases de teste até obter a licença de uso. “Estamos trabalhando em uma campanha de vacinação com duas vacinas que garantem uma eficácia muito boa. Não é 100% ainda, mas o que a gente sabe é que, se a pessoa não tomar a vacina, ela estará 100% vulnerável. Sabemos também que as vacinas são muito seguras e que garantem uma eficácia muito boa nos casos mais graves e moderados da doença”, explicou. Rebouças alertou que a população precisa se conscientizar para importância de se imunizar assim que for convocada. “Fazemos o apelo para assim que o seu grupo for contemplado no plano de vacinação procure o meio de ser vacinado, conforme a rede estiver disponibilizando. Precisamos do apoio da população para entender que a vacina é o meio mais eficaz de combate à pandemia. Valorizem a vacina!”, destacou. Até o momento, nessa primeira fase de imunização, a Bahia vacinou mais de 128 mil pessoas.

CDL de Brumado realiza certificação digital através de agendamentos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99976-2714.

Caetité: Hospital Senhora Santana realiza a primeira cirurgia ortognática Foto: Divulgação/FHSS

Na última sexta-feira (29), foi realizada na Fundação Hospitalar Senhora Santana (FHSS) a primeira cirurgia ortognática de Caetité, a 100 km de Brumado. Uma equipe composta por cirurgiões do Instituto de Cirurgia Ortognática do Sudoeste (ICOS) realizou o procedimento, que tem o objetivo de corrigir deformidades dento-faciais e melhorar as funções mastigatória, respiratória e fonética. A possibilidade de promover a cirurgia na cidade facilita muito o pré e pós-operatório dos pacientes.

Pai e dois filhos são mortos a tiros e achados com mãos amarradas em Ilhéus Foto: Reprodução/TV Bahia

Pai e dois filhos foram achados mortos nesta sexta-feira (29), na localidade conhecida como Acuípe de Baixo, em Ilhéus, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil da cidade, as investigações apontam quem os três foram vítimas de homicídio na noite de quinta-feira (28). Os três corpos foram encontrados em uma área indígena. Segundo a Polícia Civil, Idevaldo Silva de Andrade, de 40 anos, além de Gabriel e Michel Santos de Andrade, de 20 e 17 anos, foram sequestrados por integrantes de uma organização criminosa, ligada ao tráfico de drogas e homicídios na região. De acordo com o G1, todas as vítimas foram encontradas com marcas de tiros pelo corpo e com as mãos amarradas. A polícia suspeita que o crime tenha ocorrido por vingança, após a morte de um homem na semana passada em um tiroteio, no bairro Nossa Senhora da Vitória, também em Ilhéus. Não há detalhes se pai e os dois filhos tiveram participação na morte do homem no bairro Nossa Senhora da Vitória. Os responsáveis pelo triplo homicídio ainda não foram identificados.

Governo da Bahia prorroga decreto que proíbe shows e aulas na Bahia até 7 de fevereiro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende os shows e as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do sábado (30) e vale até o dia 7 de fevereiro de 2021. O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.

Plantação com 250 mil pés de maconha é encontrada pela polícia no norte da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Três roças que juntas somam 250 mil pés de maconha foram encontradas na quinta-feira (28), no município de Curaçá, norte da Bahia. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a plantação foi encontrada nas ilhas próximas de Ângico. Equipes da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Curaçá) e da Rondesp chegaram nas roças após incursões na região. As plantações eram irrigadas por um sistema que captava água do Rio São Francisco, que foi destruído durante a ação policial. Ainda de acordo com a polícia, algumas mudas foram retiradas para registro na Delegacia Territorial da região, e o restante foi arrancado e incinerado.

Operação Macaúbas em Paz realiza abordagens na sede do município Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deflagrou na última sexta-feira (29), a Operação Macaúbas em Paz. Segundo informou a 4ª CIPM ao site Achei Sudoeste, a finalidade da ação foi intensificar o policiamento ostensivo na cidade, atuando de forma preventiva por meio da realização de blitz, rondas, abordagens, orientações e busca pessoal e veicular, para e coibir os crimes violentos contra o patrimônio e os crimes violentos letais intencionais, transmitindo assim mais segurança à sociedade. Duas viaturas e seis policiais estiveram empregados na ação. 75 veículos e 123 pessoas foram abordadas, sendo 10 notificados e 3 apreendidos.

A Aprendizagem em mim – por Cynthia Lorena

Aprender é uma ação contínua, de dentro para fora e que envolve a participação como um todo do sujeito. Para uma aprendizagem de sucesso, é muito pouco a sobrecarga de conteúdo, pois é necessário que o aprendente entenda como ele existe como pessoa, entender suas relações passadas com o mundo, suas disposições emocionais atuais e suas expectativas para um futuro. O conceito de aprendizagem de Nádia Bossa, embasa o meu olhar clínico: “para aprendermos, nós necessitamos de nossa condição humana e nos tornamos humanos a partir da aprendizagem. A aprendizagem humana vem ganhando novos contornos. Assim, como não há apenas uma forma de ensinar, também, nos é revelado as diversas formas de aprender e apreender conhecimentos de uma realidade. A psicopedagogia vem contribuindo, na atualidade, com o universo escolar, com as famílias, com os indivíduos, mediando o sujeito e a sua aprendizagem na construção do conhecimento, considerando os estilos cognitivos das inteligências múltiplas, teorias dos estilos de aprendizagem, alinhando pressupostos que apontem a singularidade da aprendizagem humana. O aprendizado se processa por camadas e com funcionamento muito justo, sendo que, só se avança para uma próxima camada, se a camada anterior estiver solidificada. O processo de alfabetização, ou seja, momento em que a criança aprende a escrever, entender e se familiarizar com os elementos gráficos da linguagem (letras, números, etc.), só é possível, se anteriormente a criança experienciou ações, em que pôde construir contatos com objetos e sons, que permitiu à mesma, registrar e solidificar na mente, o formato da letra. As noções subsidiárias de formato tipo redondo e quadrado, auxiliam na discriminação das letras, sendo que, após assimilação, ela poderá decidir qual movimento realizar para construir aquele elemento gráfico (O, P, Q).   Falhas nessas fases iniciais, podem revelar dificuldades de aprendizagem no período de escolarização. Essa gradual percepção da realidade de mundo, incita a criança a explorar, agir e representar, até o momento em que essa criança passa a teorizar sobre este mundo. A psicopedagogia, sobretudo, aborda a aprendizagem considerando o humano integral. Observa e analisa como esse corpo biologicamente está um instrumento eficaz para adquirir, armazenar e agir com o conhecimento, como está sua condição relacional, o funcionamento cognitivo, a inteligência, a afetividade; bem como, busca saber se existe vontade e motivação para realizar e aprender. A aprendizagem em resumo, não está relacionado ao “quanto inteligente” o aprendente é, mas principalmente, como ele exerce a sua inteligência, como adquire novos conhecimentos, como se esforça para desenvolver suas competências e o quanto novo comportamento agregou mais conhecimento para si e para o mundo.

Brumado: Adolescente com Porfiria Aguda internada na UTI necessita de ajuda urgente para adquirir medicamento Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Desde o final do ano passado, o casal Silene Cambuí Silva e José Carlos da Silva, que reside no interior de São Paulo, estão na cidade de Livramento de Nossa Senhora, para onde foram visitar parentes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Dona Silene relatou que, durante as férias da família, a filha de 17 anos, Jaqueline Cambuí Silva, se queixou de dores abdominais, as quais foram se intensificando mesmo com o uso de medicação. “Fizemos uma série de exames. Ela ficou internada no Hospital de Livramento. O caso foi se agravando até que, no dia 31 de dezembro de 2020, ela deu uma convulsão e parou de se movimentar. No dia 1º de janeiro, ela foi internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Brumado”, contou. Na unidade, a adolescente foi diagnosticada com uma doença rara chamada de “Porfiria Aguda”. A família pede ajuda para conseguir adquirir a medicação para auxiliar no tratamento da filha. “No dia 18 de janeiro, ela teve seis paradas cardíacas. Foi 1h30 de reanimação. Graças a Deus, os médicos não desistiram. Ela está com uma infecção pulmonar muito grave, tudo causado pela doença. Ela precisa da medicação pra não piorar. Estamos aguardando a “hematina” porque só esse remédio cura essa doença”, disse. A medicação custa R$ 22 mil uma ampola – a adolescente precisa de 4 ampolas para o seu tratamento, totalizando R$ 88 mil. Os interessados em ajudar podem depositar qualquer quantia na conta da Caixa Econômica Federal: Agência: 4009 – Conta poupança: 00074105-3 - Pix: 524053705-49 (em nome de Silene Cambuí Silva). “Esse é o apelo desesperado de uma mãe. Precisamos desse remédio o quanto antes”, completou.  

Bandidos roubam motor e caixa de câmbio da fobica de Monsenhor Fagundes em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Bandidos arrombaram o Arquivo Histórico Municipal de Brumado e levaram o motor e a caixa de câmbio da antiga fobica do padre Monsenhor Fagundes, o primeiro carro na terra do Bom Jesus dos Meiras. Patrimônio histórico adquirido pelo município, a fobica é a maior atração dentre outros objetos que se encontram no arquivo. Os meliantes também invadiram a sede da Academia de Artes de Brumado (ALAB), de onde, aparentemente, não levaram nada. Essa é a terceira vez que acontece esse tipo de ação criminosa no local. 

Bandidos roubam motor e caixa de câmbio da fobica de Monsenhor Fagundes em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O arquivo municipal não dispõe de câmeras de segurança e nem conta com vigilância. No momento, a unidade encontra-se fechada, visto que a única funcionária que cuidava do espaço foi dispensada. O Arquivo Histórico Municipal fica localizado na Rua Doutor Mário Meira ao lado dos Correios.

Arquivo