Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "02/2021"

23 Fev 2021 - 11:30h

Os contribuintes que perderam o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 10% de desconto ainda podem aproveitar o abatimento de 5%. Para isso, é necessário quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo (consultar tabela do IPVA 2021). Os primeiros da lista são os automóveis com placas de final 1 e 2, que podem contar com o desconto de 5% até os dias 30 e 31 de março, respectivamente. Para realizar a transação, o contribuinte deve utilizar uma agência, um caixa eletrônico ou um aplicativo do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. Outra possibilidade é o parcelamento do IPVA em três vezes, sem desconto. Para isso, basta observar os vencimentos das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa do veículo. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2021. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. O pagamento do tributo referente a embarcações e aeronaves deverá ser efetuado até 1º de junho de 2021.

23 Fev 2021 - 11:00h

Mesmo diante da possibilidade da abertura de novos leitos de UTI para tratar pacientes infectados com a Covid-19, o diretor geral do Hospital Geral de Vitória da Conquista, Geovani Moreno, declarou que as equipes assistenciais, médicos, terapeutas, técnicos de enfermagem e enfermeiros estão trabalhando no limite da exaustão. “Estamos há quase 1 ano nesse enfrentamento. É muita exaustão, cansaço físico e mental. Além de termos que lidar com uma rotina extremamente cansativa dentro de uma UTI Covid-19, também há o cansaço mental. Você lida com a morte diariamente. Vivemos o nível máximo do cansaço. Então, não temos nem recursos humanos para trabalhar nas UTIs. Para abrir uma UTI, é muito mais do que leito, equipamento, oxigênio, precisa de gente porque é gente cuidando de gente”, ponderou ao site Achei Sudoeste. A sua preocupação, conforme pontuou, é de que não haja recursos humanos para operacionalizar nesses novos leitos. O diretor também defendeu a descentralização no enfrentamento à pandemia, visto que Vitória da Conquista, como cidade polo, está sobrecarregada. “Temos 70 leitos no total pra Covid. Então, se houver uma descentralização, é óbvio que vai melhorar e diminuir a pressão no sistema”, acrescentou.

23 Fev 2021 - 10:30h

O Instituto Paraná Pesquisa fez um levantamento a nível nacional, afim de saber se os brasileiros acham ou não se a condenação, pela Justiça, do ex-presidente Lula foi justa. Os dados coletados mostraram que 57% acha justa a decisão, e apenas 37,6% avalia como uma condenação injusta, outros 5,4% não sabe ou não opinou. Para a coleta de dados foram entrevistados 2.264 brasileiros, com 16 anos ou mais, em 26 Estados e no Distrito Federal, dentre os dias 16 a 19 de fevereiro deste ano. O estudo feito não direciona a pergunta para um ou outro processo contra Lula. O ex-presidente foi condenado em duas ações penais da Operação Lava Jato. Em 2017 foi julgado e condenado, pelo então Juiz Sergio Moro, pelo processo que investiga o Triplex do Guarujá (SP). Já em 2019, ele foi novamente condenado em 1ª instância da Justiça Federal, pelo Caso do sítio de Atibaia.

23 Fev 2021 - 10:00h

Um acidente de moto foi registrado na noite da última sexta-feira (19), na Avenida Cleóbulo Meira Leite, no Bairro Esconso, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma mulher derrapou na pista e foi arremessada ao chão. Chovia no momento do acidente. Em vídeo das câmeras de monitoramento da via é possível ver que, após a mulher cair na pista e não conseguir se levantar, o motorista de um carro branco tentou ultrapassar um caminhão que parou para prestar socorro e acabou passando por cima da vítima. A mulher teve corte profundo e escoriações no ombro pelo fato de o carro ter passado por cima dela. Ao invés de parar para prestar auxílio, o motorista fugiu do local. O vídeo viralizou nas redes sociais e a comunidade ficou chocada com o ocorrido.

23 Fev 2021 - 09:30h

Um casal foi preso por tráfico de drogas e 10 kg de cocaína foram encontrados no painel de um carro na segunda-feira (22), na BR-242, trecho da cidade de Seabra, na Chapada Diamantina. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF) responsável pelo flagrante. De acordo com a PRF, os policiais fizeram a abordagem ao veículo no KM 408 da rodovia, ocupado pelo casal, quando o motorista apresentou contradições ao explicar o percurso da viagem. Aos policiais, o homem afirmou inicialmente que tinha saído de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, com destino a Salobra, povoado de Canarana, também no oeste do estado. No entanto, entrou em contradição ao afirmar que teria viajado à São Paulo para levar um primo. Diante das contradições, a fiscalização foi intensificada e foram encontradas embaixo do painel do veículo, 4,8 kg de pasta base e 5,2 kg de cocaína já processada, distribuídos em 10 tabletes. O homem então confessou que adquiriu o entorpecente em São Paulo (SP) para transportá-lo até Salvador, com passagem por Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km da capital baiana. O suspeito, que não teve a identidade divulgada, foi preso e encaminhado juntamente com a passageira à Delegacia de Polícia Judiciária local onde segue à disposição da Justiça.

23 Fev 2021 - 09:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Cleise Costa, comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), informou que os três primeiros dias de vigência do toque de recolher na cidade de Livramento de Nossa Senhora e região foram muito tranquilos. “Embora tenhamos recebido algumas denúncias de aglomerações, principalmente nas localidades de zona rural, enviamos as guarnições e as equipes, junto com os coordenadores de área, e nada foi constatado. Apenas alguns veículos com som automotivo em elevado volume, mas, quando avistavam os policiais militares, imediatamente abaixavam o som”, pontuou. Em Dom Basílio, a Major explicou que o prefeito baixou um decreto próprio proibindo a abertura de bares no período de vigência do decreto. Mesmo nas cidades menores, com um quantitativo pequeno para atuação, a comandante disse que a população atendeu ao apelo para se recolher após às 20h. “Logramos, graças a Deus, muito êxito nessa operação de restrição de locomoção. Com fé em Deus continuaremos assim os trabalhos durante os próximos dias, contando com o apoio da população”, completou.

23 Fev 2021 - 08:30h

O músico brumadense Chiquinho Amorim, ao lado do intérprete conquistense Ítalo Silva, conquistou uma premiação no Festival On-line "Varanda dos Festivaleiros", no estado de Minas Gerais, com a canção "Trama", do saudoso compositor Edilson Dhio. Desde 2012, Amorim busca difundir a boa música, pois acredita no poder da cultura como um importante instrumento na transformação de um povo. Mais uma vez, o músico divulga o nome de Brumado, mostrando a riqueza da nossa cultura musical. 

23 Fev 2021 - 08:00h

O mototaxista Natalício de Jesus Souza, de 35 anos, morreu na manhã de hoje (22) após sofrer um grave acidente moto na tarde de domingo (21), em Brumado. Ele seguia do Bairro São Jorge para o Dr. Juracy quando perdeu o controle da motocicleta e colidiu contra o meio fio do canteiro central da ponte. Com o impacto, Natalício sofreu afundamento de crânio na região frontal. Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) encaminhou a vítima ao Hospital Professor Magalhães Neto em estado grave. Segundo testemunhas, apesar da gravidade do acidente, ele estava em baixa velocidade. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

23 Fev 2021 - 07:30h

A Secretaria de Assistência Social de Guanambi, a 141 km de Brumado, vem monitorando de perto a situação das famílias de refugiados venezuelanos na cidade. De acordo com a secretária Rúbia Maria Moraes Cardoso, após um longo diálogo e com a intervenção de órgãos como o Conselho Tutelar, Creas e Cras, foi realizado o encaminhamento de viagem para a cidade de Vitória da Conquista, onde residem seus parentes. Ao todo, 16 pessoas, entre crianças e adultos, embarcaram às 14h30 do último sábado (20). As passagens foram viabilizadas com o recurso para benefício eventual de imigrantes. Os venezuelanos chegaram ao município depois de deixarem o país vizinho que enfrenta grave crise política, financeira e humanitária. Durante o dia, eles ficavam no centro comercial pedindo doações, justamente para esta viagem de retorno. Antes disso, o grupo passou por um abrigo mantido pelo Governo Federal em Goiás.

23 Fev 2021 - 07:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor geral do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), Geovani Moreno, classificou a atual fase de enfrentamento ao coronavírus como o pior momento desde o início da pandemia no país, há quase um ano. “Vivemos o pior momento dessa calamidade que o mundo todo enfrenta por conta de que uma alta taxa de transmissão leva ao aumento do número de casos e a todos esses desdobramentos que estamos vendo hoje”, pontuou. Moreno disse que a Bahia vive à beira de um colapso do sistema de saúde, tendo em vista o aumento expressivo do número de pacientes graves que precisam de internamento hospitalar. “No momento, o sistema não está colapsado, mas está no seu limite superior. Temos uma taxa de ocupação que beira os 100%. Isso depende da hora que você avalia. Agora, por exemplo, não temos nenhuma vaga para internamento no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Então, se houver algum paciente necessitando de internamento em UTI, ele vai ter que aguardar a próxima vaga”, alertou. O diretor frisou que se a taxa de transmissão não for controlada o sistema pode entrar em colapso total e os pacientes virem a óbito por falta da assistência adequada. 

23 Fev 2021 - 00:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Mário Cabral, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), fez um balanço dos primeiros dias de vigência do toque de recolher na cidade de Brumado. O Major salientou que a Operação Toque de Recolher visa preservar vidas em razão do aumento do número de casos confirmados e óbitos da Covid-19 em todo estado. A operação foi deflagrada nos doze municípios da área de abrangência da companhia. “Tivemos apenas 3 ocorrências de condução de pessoas, em Barra da Estiva, Tanhaçu e aqui na sede”, pontuou.

Em Brumado, o comandante explicou que a polícia flagrou a realização de uma festa privada em uma residência, na Rua São João, centro da cidade, sendo necessário conduzir o proprietário e mais algumas pessoas à delegacia. A aglomeração foi dispersada e a ocorrência devidamente registrada. “Para nossa supressa, nossos policiais foram recebidos com xingamentos e não houve outra alternativa senão à condução à delegacia”, completou. Em novo decreto, o toque de recolher será iniciado mais cedo, às 20h. O funcionamento dos bares e restaurantes está limitado até às 18h.

22 Fev 2021 - 21:00h

O município de Brumado registrou três novos óbitos em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus, nas últimas 24h. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres. Com as confirmações, a capital do minério chegou a triste marca de 57 vítimas fatais da doença.

De acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (22), a cidade tem 4825 casos confirmados. O total de notificações suspeitas é de 13301 Entre os diagnósticos: 24 internações, 271 pacientes em tratamento e 4497 recuperados. No momento, 29 aguardam resultado laboratorial e 7867 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

22 Fev 2021 - 20:10h

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta segunda-feira (22), a criação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19, em Brumado, Caetité e Bom Jesus da Lapa. Costa fez o anúncio durante entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia. A medida foi tomada após Vitória da Conquista ultrapassar os 90%, na taxa de ocupação de leitos de UTI para o novo coronavírus. Cos leitos em Brumado deverão ser instalados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Covid-19. Costa disse que ainda esta semana, 10 leitos do Hospital Oncológico (Unacon) de Caetité serão transformados em UTI’s para o tratamento da doença. A unidade terá as cirurgias em pacientes oncológicos suspensas temporariamente. Já na Lapa, as obras para a implantação dos leitos estão em andamento.

22 Fev 2021 - 16:00h

Na noite deste domingo (21), no Distrito de Cascavel, zona rural da cidade de Ibicoara, a 177 km de Brumado, um jovem de 18 anos, identificado como Cristian Aguiar da Rosa, foi morto a tiros. A vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito dentro de um bar. Segundo informou a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o autor do crime fugiu a pé do local. Uma guarnição da polícia militar esteve na região registrando a ocorrência. O caso foi levado ao conhecimento da Polícia Civil de Brumado, encarregada pelas investigações criminais que o caso requer.

22 Fev 2021 - 15:30h

Um homem de 36 anos foi preso na tarde de domingo (21), em trecho da BR-101, em Teixeira de Freitas, sul da Bahia, após ser flagrado fazendo "zigue zague" na pista e trocando de faixa de maneira desorientada. Segundo informações da Policia Rodoviária Federal (PRF), alguns veículos que trafegavam em sentindo contrário precisaram realizar freadas ou manobras bruscas para evitar colisão frontal. Os agentes perceberam as irregularidades e abordaram o motorista. A polícia informou que o motorista apresentava sinais claros de embriaguez, como fala arrastada e desconexa. Ao realizar o teste com etilômetro, foi verificado que ele apresentava 1,18 miligrama por litro de álcool, taxa quatro vezes maior que o máximo permitido (0,34 mg/L). O motorista foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas. Além de detenção por crime de trânsito, dirigir sob efeito de álcool resulta em multa de R$ 2.934,70, que é duplicado em caso de reincidência, e o motorista fica proibido de dirigir pelo período de 12 meses.

22 Fev 2021 - 15:00h

O vereador Beto Bonelly (PSB) acenou três indicações ao Executivo Municipal da cidade no tocante à segurança e bem estar dos brumadenses. Uma delas diz respeito à reforma do canteiro central da Avenida Centenário, na altura da antiga Cesta do Povo, com a construção de uma ciclovia que se estenda até as imediações do Terminal Rodoviário. Segundo o parlamentar, a abertura de uma ciclovia, além de fomentar a prática do ciclismo, melhora o tráfego e segurança tanto dos ciclistas, quanto dos demais veículos que por ali circulam. A segunda indicação também visa à melhora do tráfego e segurança dos cidadãos do município: a instalação de uma faixa de segurança na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro do Tanque. A implementação de uma faixa de pedestres na localidade se justifica, conforme destacou, pelo fato de ali estar situado diversos comércios, além de ser uma rota de passagem para pontos chave da cidade, fazendo com que haja uma grande circulação de veículos na região. Por fim, sua terceira indicação trata da implementação de obras que cuidem de melhorar a iluminação da Praça Armindo Azevedo, um dos principais centros comerciais da cidade. Tocando em diversos pontos essenciais, que vão desde a modernização de lâmpadas de baixo custo à poda de árvores com regularidade, o vereador vislumbra o aumento de outras atividades de lazer e socialização.

22 Fev 2021 - 14:30h

Um homem foi preso no domingo (21), na entrada da cidade de Feira de Santana, no interior baiano, após ser flagrado com 46 tabletes de maconha em um ônibus. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o homem é natural da cidade de Riachão de Jacuípe e trazia a droga de São Paulo. A abordagem policial foi feita após denúncia anônima. De acordo com a SSP, equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana e das Rondas Especiais (Rondesp) Leste foram informados da possibilidade do transporte ilegal e seguiram o ônibus de turismo onde estava o suspeito. O coletivo foi parado próximo da entrada de Feira de Santana. Em duas malas pertencentes ao homem, os policiais encontraram 46 tabletes de maconha prensada. Os entorpecentes e o homem foram apresentados na Central de Flagrantes de Feira de Santana.

22 Fev 2021 - 14:00h

O horário de realização da sessão na Câmara de Vereadores de Brumado foi alterado em razão da antecipação do toque de recolher em todo estado para às 20h. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da casa, José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, disse que, para se adequar à determinação do Governo do Estado, a sessão de hoje terá início às 16h30. Além disso, Pessoa explicou que não haverá público no plenário em razão do agravamento da crise da Covid-19. “Estamos vivendo um momento complicado e a gente tem que fazer um trabalho para preservar mais as pessoas. temos que acatar as leis. É importante”, ponderou.

22 Fev 2021 - 12:00h

Na última sexta-feira (19), uma criança de 1 anos e 2 meses, diagnosticada com o novo coronavírus na cidade de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado, morreu em decorrência de complicações da doença. Allana Vitória veio a óbito a caminho de Itabuna, para onde estava sendo transferida por falta de vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da região. A criança tinha anemia e estava internada há 20 dias.

22 Fev 2021 - 11:30h

Cerca de 150 pés de maconha e uma porção da droga pronta para consumo foram localizados na quinta-feira (18), no povoado de Capão, zona rural de Palmeiras, na Chapada Diamantina. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). De acordo com a SSP-BA, as mudas estavam em uma residência usada por dois homens, que conseguiram fugir ao perceber a presença dos policiais. No local, também foram apreendidas sementes de maconha e uma balança de precisão. Ainda de acordo com a SSP-BA, o material aprendido será periciado e a plantação de maconha incinerada. Além disso, as diligências continuam para identificar e localizar os responsáveis, segundo o coordenador da 13ª Coorpin/Seabra, delegado Marcus Alessandro Araújo. A apreensão da droga aconteceu durante operação conjunta da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra) e da Delegacia Territorial (DT)/Palmeiras.