O Senado aprovou ontem (24), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 40, que acaba com as coligações eleitorais em eleições proporcionais, permitindo que elas ocorram apenas para as majoritárias. A PEC é um dos principais temas da reforma política. Na prática, a proposta estabelece que os partidos só poderão se coligar em eleições para cargos do Executivo – federal, estadual e municipal – e para o Senado. Portanto, ficam proibidas as coligações para disputas à Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras de vereadores. Não será mais possível, por exemplo, que dois partidos que não alcançaram o número necessário de votos para atingir o coeficiente eleitoral se unam para eleger um candidato. A PEC também impede que, durante o afastamento de um parlamentar, o suplente convocado seja de outro partido. A proposta tinha sido aprovada em primeiro turno no último dia 10. De acordo com a Agência Brasil, a matéria segue para a Câmara dos Deputados, onde também terá de ser aprovada em dois turnos, com maioria qualificada, ou seja, pelo menos 308 deputados precisam votar a favor. Se o texto sofrer alterações na Câmara, retornará ao Senado para última análise.
Ao falar sobre a segurança pública em Brumado durante seu pronunciamento no legislativo, o vereador José Carlos dos Reis (PDT) adiantou que as obras do presídio na cidade deverão ser retomadas nos próximos quinze dias. Segundo ele, a informação foi confirmada ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) pelo secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte.
Para o parlamentar, as cobranças realizadas por ele na última semana surtiram efeito. Reis acredita que as críticas quanto ao andamento das obras da unidade prisional chegaram ao conhecimento do secretário, que entrou em contato com o gestor assegurando a retomada das atividades no canteiro de obras. Segundo o vereador, o secretário reconheceu o atraso e declarou que nos próximos dias efetuará o pagamento para a Coelba e a Embasa para que seja feita a ligação de energia e água no local onde será construído o presídio.
O vereador Castilho Viana (PSB) esteve na Unidade Básica de Saúde Paulo Vargas, localizada no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, onde pode ouvir de perto as reclamações dos usuários dos serviços da unidade. Viana averiguou com a comunidade e funcionários que as condições de atendimento ao público são críticas na UBS. Segundo o vereador, o posto de saúde conta com apenas uma equipe de trabalho completa para atender quase 6 mil pessoas. “Chega a ser desumano”, avaliou Viana. Além disso, são mais de seis comunidades nas proximidades do bairro que se deslocam até o posto para buscar atendimento.
Ao conversar com os pacientes e funcionários, Castilho verificou ainda que a limpeza da unidade também está comprometida, já que não há um profissional de serviços gerais e a faxina só é realizada quando um funcionário do hospital é deslocado para o local. O parlamentar constatou durante a visita que também falta medicamentos para diversos tipos tratamentos de saúde que fazem parte do SUS. “O povo está brigando para conseguir uma vaga com o dentista, já que a procura é maior do que a oferta de profissionais. Faltam materiais indispensáveis para o atendimento”, relatou Viana. No dia da visita, Castilho declarou que a unidade não tinha água nos banheiros, nem tampouco bebedouro. O vereador está buscando junto ao poder executivo ações imediatas para sanar os problemas da UBS.
A diretora do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), Tatiana Roque, disse em audiência sobre o autismo realizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que o número de pessoas atingidas com a síndrome cresce a cada ano. Segundo ela, em 1990, era um caso para cada 2,5 mil crianças nascidas. Hoje, a estimativa é de uma criança para cada 88 nascidas. No Brasil, não há estatística oficial, mas estima-se que existem 2 milhões de autistas no país. O autismo é uma síndrome comportamental complexa que atinge três áreas: dificuldade de socialização, atraso na linguagem e alterações no comportamento, com movimentos repetitivos e restritivos. O transtorno atinge de forma diferenciada cada autista, que tem níveis distintos de comprometimento - leve, moderado ou grave - e por isso precisa de atendimento diferenciado. Lívia Magalhães, diretora jurídica do Moab, explicou que a chamada Lei Berenice Piana, que criou a política de atendimento aos autistas, permitiu o reconhecimento dos portadores da síndrome como pessoas com deficiência, mas não é aplicada na íntegra. O decreto que regulamenta a lei instituiu que os tratamentos aos autistas sejam feitos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), do Sistema Único de Saúde, que são responsáveis pelos tratamentos de pessoas com todos os tipos de transtornos mentais. Para Lívia, esses locais são inadequados pela falta de estrutura física e profissional, sem tratamento multidisciplinar que os autistas merecem. Ambas cobraram a criação de centros especializados para atendimento aos autistas, clínicas com psiquiatras, neurologistas, fonoaudiólogos, terapeutas educacionais e ocupacionais, entre outros.
A passagem de comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, acontecerá na próxima quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores. Para a ocasião é aguardada a presença do comandante geral da Polícia Militar da Bahia, o Coronel Anselmo Alves Brandão, e do comandante do Policiamento Regional Sudoeste, Coronel Lira. No evento, o Major Berlink passará o comando da companhia brumadense ao Major Jocevã Oliveira.
O ator e humorista Pisit Mota participará do projeto Noites de Humor e estará pela primeira vez em Brumado no próximo dia 27. Ele apresentará o espetáculo Pisit Mota Por Umas e Outras no clube da AABB, às 20h. O show é o primeiro que escreveu, produziu, atuou e dirigiu sozinho, sem mencionar a concepção da luz e da sonoplastia. Na primeira temporada, em Salvador e seis municípios do interior, 16 mil pessoas foram vê-lo transformar a infância "classe z" e os perrengues de ser artista em piada. Os ingressos estão sendo vendidos no Kabana Natural e na Secretaria da AABB. Mais de 36 mil pessoas já assistiram ao stand up. Pisit ficou famoso com os vídeos lançados na internet no canal da produtora baiana +1 filmes, nos quais interpreta tipos soteropolitanos.
Na sessão legislativa da última segunda-feira (23), o projeto de lei de autoria do vereador Weliton Lopes (SDD), que visa tornar de utilidade pública a Associação de Esportes do Sudoeste da Bahia - AESB, foi votado. A associação é formada por apoiadores e amantes dos esportes. Segundo Lopes, o objetivo da proposta é incentivar a prática de esportes e atividades físicas em todas as modalidades. A associação terá ainda o compromisso de desenvolver atividades nas áreas da cultura, saúde e educação, promovendo projetos esportivos de apoio físico e mental. Em seu discurso durante a sessão, o parlamentar destacou a importância da aprovação do projeto para que a associação tenha meios de buscar recursos para a realização dessas importantes atividades na área esportiva. “Confiamos no trabalho do presidente da Associação, Alecarlos Neves Pires, que está à frente da associação, e temos a plena certeza de que continuará desenvolvendo um trabalho sério e comprometido fazendo com que as práticas esportivas sejam desenvolvidas, principalmente, as de cunho social”, concluiu Lopes.
Relatório lançado pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM) revelou que o aquecimento recorde dos oceanos, as altas temperaturas e os alagamentos foram características que definiram o clima do ano de 2014, considerado o mais quente da história. Segundo a OMM, dos 15 anos mais quentes já registrados, 14 estão no século 21. O relatório mostrou ainda que as regiões sul, sudeste e central do Brasil sofreram com uma seca mais forte do que a média no ano passado. Já as enchentes afetaram principalmente o sul do Brasil, por causa da cheia do Rio Paraná. A agência da ONU explica que a variação do clima cria situações extremas todos os anos, mas a alta incidência de enchentes no mundo inteiro é consistente com um ciclo hidrológico acelerado causado pelos gases que causam o aquecimento da Terra. O relatório diz ainda que no ano passado foram registrados 78 ciclones tropicais, bem menos do que os 94 ocorridos em 2013 e também menor do que a média de 89 tempestades vistas entre 1981 e 2010.
De acordo com resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (24) no Diário Oficial da União, a distribuição, comercialização e o uso de todos os lotes fabricados no período de agosto a outubro de 2014, do produto Arcalion (sulbutiamina) 200 mg, pela empresa Laboratórios Servier do Brasil Ltda., estão suspensos. A própria empresa comunicou a Anvisa sobre resultados fora da especificação durante estudo de estabilidade acelerada envolvendo o produto. De acordo com a Agência Brasil, em comunicado, a Laboratórios Servier do Brasil Ltda. informou que já suspendeu a fabricação do produto e que a decisão foi tomada para que a empresa possa melhor avaliar os resultados obtidos.
Autor da proposição que solicita ao executivo a construção da Praça da Bíblia, em Brumado, o vereador José Santos (PTC), o Santinho, justificou que o espaço para obra já existe e que basta o prefeito autorizar a construção para a instalação da praça. Na sessão legislativa da última segunda-feira (23), Santinho explicou aos vereadores que as praças são excelentes locais de lazer para a população, a qual reivindica esse benefício. Ele adiantou que tem buscado junto aos representantes estaduais e federais recursos para que estes benefícios sejam trazidos para a população. O parlamentar espera que mais emendas sejam direcionadas para a cidade a fim de efetivar mais obras que representarão a melhoria da qualidade de vida de toda população.
Cansado de ser bombardeado por cobranças nas redes sociais e ainda ser taxado como culpado pelas problemáticas do município de Brumado, o vereador Weliton Lopes (SDD) fez um discurso inflamado na noite da última segunda-feira (23) cobrando da população o exercício da cidadania. Com a plenária da Câmara vazia, o parlamentar desabafou que muitos populares apenas criticam e culpam os vereadores sem fazer a sua parte. “Tem gente que nunca veio até a Câmara, mas senta na frente do computador e detona os vereadores como sendo os culpados por todas as coisas ruins que acontecem em Brumado. Estão reclamando da violência, mas o legislativo fez o convite para debater a segurança pública e as cadeiras ficaram vazias”, disparou ele. Lopes disse ainda que, infelizmente, a maioria tem invertido os valores da política e não sabe exercer a plena cidadania.
“Ser cidadão não é só cobrar e criticar, é participar e exercer a cidadania. Estamos fazendo todas as discussões das problemáticas do município nessa Casa. Quando o povo elege o vereador, o prefeito, o deputado, ele transfere a estes sua representatividade política, mas sua cidadania é intransferível, o cidadão tem que participar”, reiterou o parlamentar. Por fim, Weliton cobrou a presença da população nos debates de interesse público. “Posso afirmar que a maioria desses críticos não sabe o que é cidadania e não tem uma verdadeira consciência política. Do jeito como está também vamos sentar na frente do computador e cobrar a participação popular, pois ser cidadão é participar. Além do nosso trabalho, também precisamos ouvir o povo, mas o povo nunca aparece em nossas sessões”.
Um adolescente de 13 anos foi imobilizado por populares na noite da última segunda-feira (23), na Rua Maranhão, no Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Ele estava armado com uma faca do tipo peixeira ameaçando os transeuntes na localidade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias junto à polícia, o menor tentava roubar as pessoas com a faca. Com a chegada da polícia, o adolescente tentou fugir, mas foi encaminhado à delegacia com a faca que utilizava na ação delituosa.
Por iniciativa do promotor público Paulo César Azevedo foi criado o Comitê Interinstitucional em Segurança Pública de Brumado - CISP/ Brumado, que vem debatendo com demais representantes da segurança pública local, da sociedade civil organizada e com o juiz da Vara Crime, Genivaldo Alves Guimarães, mecanismos que podem ser viabilizados para melhorar a qualidade de vida e segurança da comunidade. O comitê tem se reunido periodicamente e discutido vários temas, entre os quais a instalação do sistema eletrônico de monitoramento no centro comercial, a regulamentação do serviço de mototáxi, a criação do disk denúncia e a revitalização de escolas. Quanto ao videomonitoramento, o projeto já havia sido apresentado à comunidade em março de 2013. Na ocasião, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) foi o mediador entre uma empresa do ramo, a CDL, representantes do comércio local, bem como dos órgãos de trânsito e das polícias. Na época, a empresa instalou o sistema em alguns pontos estratégicos da cidade - quatro câmaras robôs com inteligência artificial, giro de 360° e longo alcance de zoom - apenas para apresentar a eficiência dos serviços que tinha por alvo a instalação de 30 câmaras espalhadas pelo município.
A proposta era que o poder público e a iniciativa privada, com participação do comércio local, arcassem com os custos da manutenção de todo o sistema. Porém, após avaliarem o orçamento, os comerciantes não teriam entrado em um consenso para concretizar o projeto. No decorrer do tempo houve outras reuniões promovidas pelo Conselho Municipal de Segurança, também discutindo o monitoramento. Desta vez, com a intervenção do Ministério Público, o que se espera é que o projeto saia dos discursos e ganhe as ruas. Por telefone ao site Brumado Notícias, o promotor Paulo César Azevedo declarou que haverá uma nova reunião na próxima segunda-feira (30), na sede da 21ª Subseção da OAB, onde será apresentado o orçamento do projeto e a retomada da parceria entre o poder público e privado para implantação o quanto antes do sistema.
Depois de uma expressiva alta, a moeda norte-americana iniciou a semana com recuo expressivo, encerrando o dia vendido a R$ 3,145, com queda de R$ 0,085 (-2,63%). A cotação teve a maior queda em um único dia desde setembro de 2013. Com o desempenho da última segunda-feira (23), a divisa registra queda de 4,89% nas duas últimas sessões. A moeda norte-americana, no entanto, acumula alta de 10,1% em março e de 18,3% em 2015. A cotação operou todo o dia em queda. O dólar foi vendido pela primeira vez abaixo de R$ 3,15 por volta das 15h. Logo depois, foi vendido a R$ 3,16, mas voltou a cair na última hora da sessão, até fechar no valor mínimo do dia.
Com apenas duas semanas após implantação dos primeiros semáforos em Brumado, há cerca de sei anos, um caminhão de pequeno porte derrubou uma sinaleira para pedestres no cruzamento entre a Rua Dr. Mário Meira e a Rua Coronel Tibério Meira, um dos pontos de travessia mais movimentado da cidade. Desde então, o equipamento não foi recolocado deixando o pedestre em situação de risco no local. Outro ponto crítico de travessia está na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, onde há cerca de dois anos uma carreta derrubou o poste da sinaleira de pedestre, que também não foi reposto. Para piorar, nos locais também não se vê mais as faixas de pedestres, o que torna ainda mais irregular a sinalização nas vias.
Em contato com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), o site Brumado Notícias foi informado de que não é problema da atual gestão municipal, pois os mesmos têm registro de administrações anteriores. O órgão ressaltou ainda que, nos últimos vinte anos, a atual administração foi a que mais investiu no trânsito da cidade com a instalação de 1300 placas de sinalização. A superintendência destacou também que os primeiros semáforos adquiridos mediante emenda parlamentar estavam ultrapassados por não se ter o temporizador. O órgão informou que já está programando a reinstalação das novas sinaleiras de pedestres.
Divulgada na última segunda-feira (23), a Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA) mostrou que o governo da presidenta Dilma Rousseff foi avaliado positivamente por 10,8% das pessoas ouvidas - os dados mostram que 64,8% avaliaram o governo de forma negativa. Para 23,6%, a gestão atual é regular e 0,8% não sabe ou não respondeu. Segundo a CNT, a avaliação positiva do governo é a menor desde outubro de 1999, quando o desempenho do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso foi aprovado por 8% das pessoas ouvidas. A pesquisa foi feita no período de 16 a 19 de março, com 2.002 entrevistados em 137 municípios de 25 unidades da Federação. Na pesquisa anterior, durante a campanha eleitoral, feita nos dias 27 e 28 de setembro do ano passado, o governo da presidenta Dilma foi considerado positivo por 41% dos entrevistados. A avaliação negativa ficou em 23,5%, a regular registrou 35% e 0,5% não soube ou não respondeu. O levantamento consultou 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 unidades da Federação.
No programa ‘Diga Aí, Governador’ desta semana, o governador Rui Costa (PT) destacou os compromissos de melhorar a saúde e a educação no estado. Na oportunidade, ele convocou todos para o Pacto pela Educação, que vai ser lançado na próxima segunda-feira (30), em Salvador. Segundo Costa, o governo vai apresentar várias ações que serão feitas, desde o material didático, capacitação de professores, infraestrutura das escolas, entre outras. Além disso, haverá gestores responsáveis por cada região e monitoramento dos indicadores e as metas. Sobre o processo de transição das contratações do Pagamento de Serviço Temporário (PST) para o Regime de Direito Administrativo (Reda), Rui explicou que todos devem fazer a nova seleção “e que esse contrato será válido até a realização do concurso público, porque nós estamos também organizando e planejando um concurso para professor da rede estadual”.
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), mais de 60% dos entrevistados avaliaram negativamente o governo da presidenta Dilma Rousseff. Para O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a pesquisa do CNT é muito semelhante à pesquisa anterior. “[A pesquisa] basicamente é igual à pesquisa anterior. Não tem diferença nenhuma. É a margem de erro”, disse Cunha. Sobre dados da pesquisa que mostram que mais de 50% dos entrevistados disseram ser favoráveis ao impeachment da presidenta, Eduardo Cunha afirmou que nãos se pode tratar impeachment como recurso eleitoral. Segundo ele, as pessoas respondem sem conhecer o que é isso exatamente.
Nesta semana, o ex-vereador Léo Vasconcelos (SDD) e o vereador Manoel Romar (SDD) se reuniram com o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) na capital do estado buscando melhorias para o município de Brumado. Romar solicitou água tratada para as comunidades de Umburanas, Cristalândia e Lagoa da Pedra; já Léo Vasconcelos está buscando a liberação de banheiros para famílias carentes no povoado de Boa Sorte e a instalação de um poço artesiano para Lagoa de São João, todas no distrito de Ubiraçaba. Ao final da reunião, o deputado Vitor Bonfim disse estar pronto para ajudar Brumado na busca desses benefícios “Estarei sempre à disposição do povo brumadense para que a cidade continue se desenvolvendo”, garantiu ele.
Uma motocicleta vermelha com restrição de furto/roubo foi apreenda por policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), lotados em Aracatu, no sudoeste do estado. O veículo foi apreendido após abordagem de rotina. Os policiais verificaram que a motocicleta estava com a placa de outro veículo e com a numeração do chassi com restrição de furto/roubo. O veículo foi conduzido e apresentado na delegacia local.
De acordo com plano de trabalho aprovado pelos deputados, a Comissão Especial da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul da Assembleia Legislativa já organizam atividades importantes para o mês de abril. Segundo a presidente do Colegiado, deputada estadual Ivana Bastos (PSD), a ideia é ter acesso a informações reais sobre as obras e fomentar um debate que posa contribuir para o andamento mais célere da construção. Pensando nisso, a Comissão receberá no dia 08 de abril, às 10h30, o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (SINTEPAV-BA), Irailson Warneaux Gazo, que representa os trabalhadores das obras da ferrovia. Ele irá falar sobre o atual estágio das relações de trabalho nos canteiros de obra da Fiol e suas perspectivas futuras de empregabilidade. Já no dia 29 de abril, a Comissão estará mobilizada para a grande atividade do mês, recebendo o diretor presidente da Valec Engenharia Construções e Ferrovias S.A, o engenheiro Bento José de Lima. Ele trará informações sobre o atual estágio de desenvolvimento das obras da Fiol no estado e falará ainda sobre questões orçamentárias, demissões e o cronograma geral da obra para o ano de 2015.
Após meses sem definição de local de funcionamento, a delegacia do município de Malhada de Pedras ganhou um novo endereço ao lado do prédio da prefeitura. A nova delegacia possui espaço mais amplo e oferece melhor comodidade aos policiais. A delegacia do município funciona em parceria com a prefeitura, que arca com as despesas de aluguel. O site Brumado Notícias registrou que a nova sede já está equipada e prestando os serviços à comunidade.
Os brumadenses já pagam mais caro pela gasolina e agora o preço do combustível ficará ainda mais elevado na cidade por conta dos dois reajustes ocorridos em menos de 60 dias. Se já havia reclamações nos valores de até R$ 3,429 no litro do combustível, os proprietários de veículos ficaram ainda mais aborrecidos ao abastecerem na manhã desta segunda-feira (23) e se depararem com o valor reajustado em R$ 3,499 no litro da gasolina na maioria dos postos da cidade. Além de mais cara, a gasolina ainda está sob a ameaça de ficar menos eficiente, já que tramita no congresso nacional a proposta da associação dos produtores nacional de cana para que o percentual de etanol na gasolina, que atualmente é de 25%, suba para 27%. A mudança deixaria o motor dos veículos menos eficiente e o consumo aumentaria em 4%.
Na última sexta-feira (20), teve início no país o outono. Às 19h45, ocorreu o equinócio de outono, fazendo com que no hemisfério Sul seja o início da estação e, no hemisfério Norte, o começo da primavera. A estação climática se estende até 21 de junho, quando começa o inverno no hemisfério Sul. Uma característica do outono é a temperatura que não chega a ser tão elevada quanto no verão e nem tão baixa quanto no inverno. Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional (ON/MCTI), explica que o início das estações é definido pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol e pela inclinação do eixo de rotação da Terra. Segundo ela, no início do verão temos o dia mais longo do ano e a noite mais curta, enquanto no início do equinócio de outono os dias e as noites têm a mesma extensão. “Durante o outono o dia vai ficando cada vez menor e a noite cada vez maior até que no início do inverno temos a noite mais longa do ano”, disse Josina.
Segundo levantamento feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef, no mundo, quase 750 milhões de pessoas têm dificuldades em obter água adequada para o consumo - 90% está em áreas rurais e os cidadãos mais pobres e marginalizados são os que mais sofrem com a privação de água. Quando se trata da população que não tem acesso ao esgotamento sanitário, esse número cresce e chega a 2,5 bilhões de pessoas. Sobre o Brasil, o relator especial para o Direito à Água e ao Saneamento, Leo Heller, acredita que o país tem avançado de forma importante, com água e saneamento incluídos nas políticas públicas. "Existe cerca de 40% da população (brasileira) ainda sem acesso que possa ser considerado adequado ao abastecimento de água e cerca de 60% sem acesso adequado ao esgotamento sanitário”, destacou o relator da ONU. Ainda de acordo com o relatório do Unicef, Moçambique, República Democrática do Congo e Papua Nova Guiné são os únicos três países onde mais da metade da população não têm água potável para beber. Para as crianças, a falta de acesso à água pode ser trágica, porque quase mil morrem todos os dias por complicações da diarreia, ligadas à falta de água potável, saneamento precário e baixas condições de higiene. Na África, os moradores do continente perdem 40 bilhões de horas por ano andando para poder buscar água. China e Índia são outros dois países onde uma grande parcela da população não tem acesso à água pura: 112 milhões e 92 milhões, respectivamente. O Unicef lembra, no entanto, que no mundo, 2,3 bilhões ganharam acesso a fontes seguras de água desde 1990.
No próximo dia 27 acontece no Clube Social de Brumado a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo tema é: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. O evento é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - SESOC, que convidam a todos para participar da conferência. O evento possui uma vasta programação, a qual inclui apresentação cultural, mesa de debates com a presença de várias autoridades da área, palestras, debates, formação de grupos para discussão, apresentação das propostas e eleição dos delegados. O Conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, Djalma Costa, será o palestrante do evento e falará sobre o tema principal da conferência.
Em Itabatã, no distrito de Mucuri, na região do extremo sul da Bahia, um menino de 14 anos matou um adolescente de 17 por causa de uma dívida de R$ 30. Segundo a polícia local, João Vitor de Almeida foi atingido por um golpe de faca no abdômen enquanto soltava pipa no último domingo (22), no bairro onde morava. Em depoimento, o menor que teria cometido o crime disse que eles brigaram devido a um débito de R$ 30 de um celular. O aparelho teria sido vendido pelo menor à vítima. Investigações da polícia dão conta de que o menino de 14 anos já chegou ao encontro de João Vitor com a faca. A vítima ainda chegou a ser levada para um hospital da região, mas não resistiu. O suspeito foi apreendido logo depois do crime, sendo conduzido junto com a mãe à delegacia de Itabatã. Depois de prestar depoimento, ele foi encaminhado para a delegacia de Mucuri, onde irá aguardar o posicionamento da promotoria do município.