Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2021
fechar

Brumado confirma 6 óbitos de Covid-19 nas últimas 24h; 743 estão com o vírus ativo na cidade

Nesta quinta-feira, 25 de março, o município de Brumado registra 6745 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16758. Entre os diagnósticos: 58 internações, 115 óbitos, 743pacientes em tratamento e 5887 recuperados. No momento, 131 ainda aguardam resultado laboratorial e 8562 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Rio do Pires: Técnica em enfermagem é afastada após fingir vacinar idosa contra a Covid-19 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em vídeo publicado nas redes sociais, a família denunciou que uma técnica em enfermagem da cidade de Rio do Pires, a 181 km de Brumado, fingiu vacinar uma idosa na comunidade de Contagem. Ela introduz a agulha, mas não injeta o líquido do imunizante. O caso repercutiu em toda região. O prefeito do município, Vânio Santos (PP), informou estar atônito com o episódio e ressaltou que já determinou o afastamento da profissional. Santos determinou ainda a abertura de um processo administrativo disciplinar para apurar os fatos. “Estou surpreso e estarrecido com isso. Conheço a profissional e, até o presente momento, nada havia no seu currículo que desabonasse a sua conduta. Investigações preliminares já detectaram que a seringa foi localizada intacta, inclusive contendo o líquido da vacina. A própria técnica disse que foi um lapso. Assim que terminou o procedimento, descartou a seringa no lixo, local onde de fato foi encontrada pelo pessoal da saúde. No entanto, é minha obrigação apurar com rigidez e imparcialidade, afinal, trata-se de um fato gravíssimo e, eu como gestor, cumprirei todos os procedimentos legais para que tudo seja esclarecido”, declarou. O secretário municipal de saúde, Gena Santos, disse que irá pessoalmente até a comunidade para proceder a imunização da idosa e dar prosseguimento aos trabalhos de apuração dos fatos.

Prazos da CNH e licenciamento são suspensos por tempo indeterminado na Bahia Foto: Detran-MS/Divulgação

Os prazos relacionados à habilitação de veículos na Bahia foram suspensos por tempo indeterminado, segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). De acordo com o Detran, o pedido feito pelo órgão foi acatado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que fez a flexibilização na legislação, por causa das medidas de combate à Covid-19. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (24). Conforme o Detran, a portaria prorroga os prazos de validade da Carteira de Habilitação (CNH), da Permissão para Dirigir (PPD) e Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) vencidas desde 1° de fevereiro de 2020. Foi prorrogado também o prazo para registro e licenciamento de motos e carros novos adquiridos a partir de 12 de fevereiro de 2021. A decisão do Contran ainda estabelece a suspensão do prazo para a transferência de propriedade dos veículos comercializados desde 28 de janeiro de 2021. As datas finais para apresentação de defesa prévia e recursos em processos de infração, a partir de 26 de fevereiro de 2021, estão suspensas também.

Toque de recolher é prorrogado até 5 de abril em toda a Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo do Estado prorrogou até o dia 5 de abril o toque de recolher em todo o território baiano, ficando determinada a restrição de locomoção noturna das 18h às 5h. O decreto que determina as medidas está publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (25) e proíbe a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas no horário estabelecido. Também fica vedada, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até o dia 5 de abril. Serão permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Seguem suspensos eventos e atividades, em todo o estado, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, até o dia 5 de abril.

Polícia apura denúncia de exercício ilegal da medicina em UTI de hospital em Itapetinga Foto: Divulgação

A Polícia de Itapetinga, cidade do sudoeste da Bahia, investiga o exercício ilegal de medicina cometido por um estudante, que atuava como médico e interno na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cristo Redentor. Policiais civis foram até a unidade de saúde na terça-feira (23) após denúncias anônimas. De acordo com o coordenador regional de polícia, Roberto Júnior, a equipe foi até a UTI e constatou o estudante estava dentro do setor restrito aos profissionais da saúde, vestido com um jaleco branco, usados por médicos, que tinha a inscrição “medicina”. Segundo a polícia, o homem negou ser médico e afirmou ser estudante de medicina no Paraguai. De acordo com o G1, ele também contou que se encontrava no local, porque exercia uma função administrativa. Os demais profissionais de saúde da UTI foram intimados para prestarem depoimento, porém ao serem questionados sobre a função dele, entraram em contradição. Alguns afirmaram que ele cumpria função administrativa e outros disseram que ele era estagiário de medicina. Entretanto, a polícia revelou que todos os funcionários o chamaram de "doutor". O órgão revelou que instaurou inquérito policial para apurar os fatos, porque receberam informações que possíveis óbitos na UTI do hospital podem ter acontecido por imperícia do estudante.

Sesab alerta sobre detecção da variante da Covid-19 de Manaus em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de comunicado, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) alertou sobre a existência da variante da Covid-19 de Manaus no município de Guanambi. O Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular da Universidade Estadual de Santa Cruz (Lafem/Uesc) e o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Institute Oswaldo Cruz (lOC/Fiocruz-RJ) notificaram a identificação, através de sequenciamento, de novos casos Covid-19 da variante SARS-CoV-2 P.1, da linhagem B.1.1.28 (“variante de Manaus”), em amostras de paciente notificados em Cruz das Almas, Guanambi e Ilhéus. Segundo informou a Sesab ao site Achei Sudoeste, até 23 de março de 2021, foram confirmados 23 casos da variante P.1 de Manaus no estado da Bahia. Os casos estão relacionados com os municípios de Amargosa Cruz das Almas, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Joao Dourado, Lauro de Freitas, Salvador e Santa Luz. A variante P1 é considerada de preocupação em razão de mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e afetar a resposta imune do hospedeiro. Diante do exposto, a Sesab ressaltou a necessidade de orientar a população para fortalecer as ações de prevenção e controle da doença, como utilização de máscaras, etiqueta respiratória, higiene das mãos, evitar aglomerações e, em caso de sintoma, procurar unidade de saúde para atendimento clinico/testagem e realizar isolamento. Recomendou também que todas as viagens não essenciais sejam evitadas, principalmente para as áreas onde foram detectadas a variante. Alertou ainda sobre a necessidade de rastreamento e isolamento dos contatos de todos os casos suspeitos e confirmados da variante.

Ifba abre inscrições para o curso de Tecnologia em Jogos Digitais na UAB Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Instituto Federal de Educação da Bahia (Ifba) inicia a partir desta quinta-feira (25) as inscrições para o curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 40 vagas para o polo da UAB em Brumado, na modalidade de ensino à distância (EAD). As inscrições para o processo seletivo serão feitas exclusivamente via internet (veja aqui). O período das inscrições vai até o dia 10 de abril e o edital com todas as informações sobre as vagas e de como ocorrerá o processo seletivo está disponível (veja aqui).

Compra de imunizantes, sanitização e drive-thur: secretário volta a descartar tais medidas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sessão legislativa, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o projeto autorizando a prefeitura a comprar a vacina contra a Covid-19, bem como a implantação do sistema drive-thur para imunização na cidade. Também se falou, na oportunidade, sobre a sanitização de logradouros públicos (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, rebateu que o Município não precisa de autorização da Câmara para compra da vacina. “Como já havia dito antes, se houvesse disponibilidade de vacina, o Município compraria, mas a prioridade de compra é do Ministério da Saúde. Essa vacina será disponibilizada aos municípios. Em momento algum, o Município de Brumado fugiu da sua responsabilidade”, salientou. Quanto ao drive-thur, o secretário voltou a dizer que Brumado não possui quantidade de doses suficientes para implantação do sistema, nem tampouco logística adequada para tanto. Além disso, Feres frisou que o modelo de vacinação atual, com os ajustes feitos, tem atendido tranquilamente à população. Por fim, no que diz respeito à sanitização, o secretário reiterou que não existe comprovação científica de que a limpeza ajude a diminuir o avanço do vírus. "Estamos aqui para trabalhar sem enganar ninguém", pontuou.

Equipamentos para UTI Covid chegam a Brumado em caminhão carregado de frutas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Parte dos equipamentos da UTI Covid chegou até a cidade de Brumado na manhã desta quarta-feira (24) (veja aqui). Um popular, que preferiu não se identificar, relatou ao site Achei Sudoeste que o material chegou até o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto em cima de um caminhão como se fosse uma carga qualquer. “Me deparei com um caminhão com uma lona coberta com os equipamentos. Eles estavam em um isopor comprido. Esses equipamentos deveriam ter vindo em um carro mais qualificado”, criticou. O popular disse que os equipamentos poderiam ter sido danificados, visto que foram transportados sem maiores cuidados. “Não esperava que fossem chegar dessa forma. Deveria ter vindo em um carro apropriado, não em cima de uma carga de frutas", completou. Após a denúncia, a nossa equipe foi ao local, mas os equipamentos já estavam descarregados e o caminhão saído do Hospital MunicipalNossa reportagem apurou que, assim que os equipamentos foram recebidos, foram vistoriados e, aparentemente, não apresentam danos causados pela viagem inadequada. Por telefone, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, declarou desconhecer o fato, pois não estava presente no momento em que os equipamentos foram recebidos, bem como nada lhe fora relatado sobre como os mesmos teriam sido transportados.

O Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou nesta quarta-feira (24) o adiamento, por três meses, do prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional, informou o secretário da Receita Federal, José Roberto Tostes. Segundo o secretário, os impostos que não forem pagos em abril, maio e junho ainda poderão ser quitados em até seis parcelas, a partir de julho. A medida, que também se aplica aos Microempreendedores Individuais (MEI), faz parte do pacote de ações do governo para enfrentar a segunda onda da pandemia da Covid-19. O Brasil atingiu a marca de 300 mil mortes pela doença nesta quarta e vive o ápice da pandemia. No início da pandemia de Covid, em março de 2020, o Comitê Gestor do Simples adotou medida similar. Na época, os prazos foram adiados em seis meses.

Ação Solidária está arrecadando alimentos para famílias carentes em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, um grupo de amigos deu início ao projeto Ação Solidária para ajudar famílias carentes na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Áurea Ventura informou que 46 famílias já foram beneficiadas com as arrecadações. “A divulgação ajuda bastante. Quanto mais você publica, mais a gente recebe. Muitas comunidades receberam os benefícios. Estamos ajudando bastante pessoas graças à população de Malhada”, destacou. Ventura disse que, com a crise provocada pela pandemia, muitas famílias estão passando necessidade em toda região. “A ideia é levar alimento a essas famílias. Temos que fazer o que a gente pode. Precisamos fazer a nossa parte como cidadão olhando para o próximo. Não está fácil para ninguém”, completou.

Novo ministro da saúde promete vacinar 1 milhão de pessoas por dia contra a Covid-19 no Brasil Foto: Divulgação

O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quarta-feira (24) a criação de uma secretaria específica no ministério para discutir medidas de combate à Covid-19. Segundo Queiroga, o presidente Jair Bolsonaro lhe deu "absoluta autonomia" para montar a equipe da pasta. Queiroga deu as declarações ao conceder uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, da qual também participaram os ministros Fernando Azevedo (Defesa), Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Fábio Faria (Comunicações). “O senhor presidente da República me deu absoluta autonomia para indicar o secretariado do Ministério da Saúde. E eu o fiz buscando as melhores pessoas para que tenhamos maior sucesso na concretude das políticas públicas”, declarou Queiroga no Planalto. “Nós estamos agora com um firme propósito, e essa é uma providência do momento, de instituir uma secretaria especial para o combate à pandemia de Covid-19. Essa secretaria vai cuidar somente da pandemia, porque sabemos que, além da pandemia, as pessoas continuam tendo outros males”, acrescentou o ministro. Na mesma entrevista, Queiroga afirmou que a meta é vacinar 1 milhão de pessoas por dia a “curto prazo”.

Brumado: Novos postos de vacinação serão abertos com aumento de demanda, diz secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

À medida que a faixa etária de vacinação vai diminuindo, o público vai aumentando. Em decorrência disso, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, afirmou que novos postos de vacinação serão abertos para atender a demanda e evitar aglomeração. No momento, a população está sendo atendida em 4 postos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário informou que o município já ultrapassou a marca de 5 mil vacinados. “Enxergamos isso com muita alegria. Quero agradecer a toda equipe de saúde que tem desempenhado um excelente papel”, destacou. Feres adiantou que novas doses da vacina devem chegar no início da próxima semana. 'Temos que correr contra o tempo', afirmou.

Serviços gráficos com qualidade é na Life Print em Brumado

Está precisando de serviços gráficos? A Life Print oferece uma ampla variedade de opções, como impressão digital, off set, placas e toldos e muito mais. Passe agora mesmo na gráfica e faça um orçamento. A loja fica localizada na Rua Dr. Gutemberg Leal, 192, no Bairro das Flores. O telefone é (77) 99969-3777 (WhatsApp).

Moradores reclamam de falta de iluminação pública em ruas de Vitória da Conquista: 'A gente está às escuras' Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Moradores denunciam a falta de iluminação pública nas ruas do Loteamento Vila Elisa, no bairro Espírito Santo em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com o G1, o loteamento possui postes de iluminação, mas eles estão sem lâmpadas. “A gente tem até medo de abrir o portão e sair. É perigoso sair em uma esquina escura, não sabe o que vai acontecer com a gente”, conta Maria Calixto, uma das moradoras do loteamento. Outro morador, o eletricista Francisco Barbosa conta que falta iluminação pública no local há seis anos. Ele disse também que no ano passado foram colocados postes, mas estão sem lâmpada. “[A iluminação] não é de graça. A gente paga por uma taxa de iluminação pública, porque não pôr a iluminação? A gente está às escuras”, conta. A Secretaria de Serviços Público de Vitória da Conquista informou que está com uma equipe no local para fazer levantamento da situação, para que seja feita a reposição das lâmpadas apagadas. Disse também que se houver necessidade de instalação de novos equipamentos, vai ser feita a programação. Enquanto aguardam uma solução, moradores utilizam a lanterna do celular para iluminar a rua quando voltam das celebrações feitas na igreja, que fica no fim da rua. “Para sair da igreja a gente tem que iluminar com celular. Chegando aqui a gente só vê escuro. E aí, se a gente for entrar em casa e encontrar alguém que faça alguma coisa com a gente?”, disse Maria. Para minimizar a escuridão no local, a moradora Almirá Moreira instalou uma lâmpada em frente à casa onde mora. “Foi nesse intuito que coloquei a lâmpada, porque aqui está todo mundo sem. A gente tem lâmpada em casa, e na rua, não”, disse. Em outra rua do loteamento, a situação é a mesma. Além da insegurança por causa da falta de iluminação, moradores também temem que aconteçam acidentes com animais peçonhentos. “Para nós fica muito difícil. Já tive genro que foi picado por escorpião no quintal de casa. Tem meus netos, minhas filhas que vão pra escola, chegam no horário de 23h, e tem muitos assaltos também”, relata Elisângela Costa.

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Secretário de saúde de Brumado defende tratamento precoce contra a Covid-19; 'Já tomei e, se precisar, tomo novamente' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, também defendeu o tratamento precoce contra a Covid-19. Embora parte da comunidade médica discorde sobre a questão, Feres disse que um dos principais infectologistas do país, Roberto Badaró, apoia o uso da Ivermectina para prevenir a doença. “É a minha opinião: não só defendo, como tomei. Passei para o meu pai e ele também tomou. Se precisar, tomo novamente. Fica à critério de cada um. O Município de Brumado está disponibilizando a medicação, toma quem quiser. Se o médico prescrever e o paciente quiser tomar é uma opção dele”, argumentou. Válido frisar que não há comprovação científica acerca dos benefícios do medicamento para prevenir o coronavírus.

Endocrinologia na Clínica Exame: conheça a atuação e quais as doenças mais comuns

Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas. Trata-se de uma especialidade médica que cuida de doenças relacionadas a alterações hormonais e metabólicas. Veja alguns exemplos: Diabetes; Osteoporose; Obesidade; Alterações na tireoide; Puberdade precoce; Problemas de crescimento; Distúrbios na menstruação; Problemas com a menopausa. Além das situações acima, você deve procurar um Endocrinologista quando sentir mudanças no seu organismo, como: distúrbios de sono e desenvolvimento sexual irregular, por exemplo, pois podem ser seus hormônios dando sinais de que algo não está certo. A melhor forma de descobrir se o acompanhamento é necessário, no entanto, é fazendo um check-up pelo menos uma vez ao ano. Cuidar da sua saúde inclui procurar o especialista certo para cada disfunção. Saber o momento em que o corpo acende o alerta e pede mais atenção é ideal para a prevenção de doenças. Caso tenha se identificado com o que falamos aqui, então não deixe de entrar em contato conosco. (77) 3441-9286 e (77) 99991-5757 (WhatsApp). Laboratório e Policlínica Exame fica localizado na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, Centro de Brumado.

Brumado: Sindicato notifica prefeitura por descumprimento do toque de recolher estadual Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Sindicato dos Servidores Públicos de Brumado (Sindsemb) notificou a prefeitura por descumprir o toque de recolher determinado pelo Estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do sindicato, Jerry Adriano, explicou que, desde segunda-feira (22), o toque de recolher em toda Bahia foi antecipado para às 18h. No entanto, segundo destacou, os servidores só estão sendo liberados às 18h15 da sede da prefeitura. “O Município não está obedecendo ao toque de recolher estabelecido pelo Governo do Estado. A prefeitura tinha que liberar os servidores, pelo menos, 30 minutos antes para dar tempo de o mesmo se deslocar até a sua casa”, afirmou. Em resposta ao Sindsemb, o secretário municipal de administração disse que por causa de 15 minutos o servidor não será preso. “A prefeitura precisa dar exemplo”, completou.

Brumado recebe parte da aparelhagem para UTI Covid e obras estão aceleradas, diz secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A UTI Covid está em fase final de conclusão das obras no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A informação foi passada ao site Achei Sudoeste pelo secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres. Segundo ele, as adequações estruturais são necessárias para instalação dos 10 leitos de terapia intensiva na unidade. “Provavelmente, amanhã essas obras estarão se encerrando. Na sexta, a ideia é que a gente monte os equipamentos. Recebemos parte desses equipamentos ontem; ainda tem outra remessa que o Estado estará encaminhando”, informou. O Município também está concluindo o processo de contratação da empresa que irá gerir os leitos. Feres adiantou que, provavelmente, no final de semana, a UTI Covid será inaugurada para atendimento à população da cidade e da região. “Precisamos abrir em tempo recorde”, pontuou.

Brumado registra mais 3 óbitos de coronavírus nas últimas 24h

Nesta quarta-feira, 24 de março, o município de Brumado registra 6572 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 16642. Entre os diagnósticos: 54 internações, 109 óbitos, 638 pacientes em tratamento e 5825 recuperados. No momento, 219 ainda aguardam resultado laboratorial e 8522 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Lagoa Real: Jovem suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com a Cipe Sudoeste Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última terça-feira (23), Dionatan Felipe Pereira Aguiar, de 23 anos, morreu após troca de tiros com a Cipe/Sudoeste na cidade de Lagoa Real, a 80 km de Brumado. De acordo com a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a guarnição realizava rondas pelas ruas do município quando avistaram o indivíduo em atitude suspeita. Ele não obedeceu a ordem de parada dos policiais e empreendeu fuga. Os PMs conseguiram interceptá-lo, mas o mesmo disparou diversos tiros contra a guarnição, que revidou. O jovem foi baleado e não resistiu, apesar de ter sido socorrido imediatamente. Com Dionatan, a polícia encontrou pinos de cocaína, máquina de cartão, cartões bancários, dinheiro em espécie e uma touca ninja. A suspeita é de que ele tenha envolvimento com o tráfico de drogas. Dionatan possuía diversas passagens pela polícia.

Incêndio atinge no Parque Nacional da Chapada Diamantina em Lençóis Foto: Arquivo Pessoal

Técnicos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) receberam um alerta na noite de terça-feira (23) de incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina, e confirmaram que o fogo estar se propagando por uma área preocupante do município de Lençóis. Segundo o ICMBio, a área atingida é vizinha à Vila Histórica do Barro Branco, que fica dentro da Apa Estadual Marimbús Iraquara. Moradores conseguiram registrar imagens, que mostram que as chamas podiam ser vistas de longe. De acordo com os técnicos do instituto, uma brigada do ICMBio e outras duas brigadas voluntárias foram ao local. Ainda não se sabe a extensão do fogo, e como está o combate às chamas.

Brumado: Prefeitura autoriza funcionamento de academias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na edição do Diário Oficial desta terça-feira (23), a prefeitura de Brumado publicou o Decreto n° 5.437, que dispõe sobre a abertura de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas. A quantidade de alunos fica limitada a cada 10m² por área. Além disso, o uso do álcool gel e máscaras é obrigatório. Não será permitido o uso, ao mesmo tempo e por diferentes alunos, de aparelhos que não distam 2 m entre si. As academias situadas dentro de clubes também poderão funcionar, ficando vedadas as demais atividades do clube. 

Operação apreende 150 animais em condições de maus-tratos em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) resultou na apreensão de 149 aves silvestres e um jabuti, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A fiscalização ocorreu na terça-feira (23), em vários pontos da cidade. De acordo com a polícia, uma grande quantidade de aves estava presa em gaiolas pequenas, sujas de fezes e urina, sem água, com pouco espaço para movimentação, além de privação de luz e circulação de ar, evidenciando condições de maus-tratos. Os animais foram levados para o Inema, onde passaram por uma triagem e permaneceram aos cuidados de uma equipe de médicos veterinários, biólogos e outros profissionais. Segundo a polícia, os bichos serão tratados e devolvidos à natureza quando estiverem em condições plenas de saúde. Algumas aves apreendidas em condições de maus-tratos precisam de cuidados maiores por apresentar lesões causadas pela captura ou por causa da má alimentação no cativeiro. Os proprietários dos animais assinaram um termo circunstanciado de ocorrência. Ainda conforme a PRF, houve uma ação de conscientização e educação ambiental com os envolvidos e eles responderão pelas condutas praticadas e crimes ambientais.

Vice-prefeito Arnaldo Azevedo assume prefeitura de Guanambi interinamente por 10 dias Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (23), o prefeito Nilo Coelho (DEM) transmitiu o cargo para o vice-prefeito Arnaldo Azevedo (PSDB) por um período de 10 dias. O gestor pediu licença para tratar questões de ordem particular. Esta é a primeira vez que Azevedo assume interinamente o cargo de prefeito da cidade. “Agradeço ao prefeito Nilo Coelho pela confiança, vamos nos dedicar ao máximo para desenvolver um ótimo trabalho”, ressaltou. Já nesta quarta (24), o prefeito interino despachará na prefeitura de Guanambi ao lado dos secretários municipais e demandará questões para técnicos e assessores da gestão.

Petrobras anuncia corte no preço de gasolina e diesel Foto: Lay Amorim/Acehi Sudoeste

A Petrobras vai reduzir o preço da gasolina e do diesel nas refinarias a partir desta quinta-feira (25), informou a companhia. É a segunda queda no preço da gasolina este ano e a primeira do diesel. O preço médio de venda da gasolina passará a ser de R$ 2,59 por litro, queda de R$ 0,11 (-3,71%). O preço do diesel passa a ser de R$ 2,75, queda de R$ 0,11 (-3,85%). A redução no diesel vem após cinco altas consecutivas este ano. Já a gasolina subiu seis vezes antes de ter o preço reduzido na semana passada. Com a mudança, a gasolina passa a acumular alta de 40,76% desde o início do ano, enquanto o diesel subiu 36,14%. Em dezembro, o litro da gasolina custava em média R$ 1,84. Já o do diesel saía a R$ 2,02.

TCM mantém multa de R$ 6 mil aplicada no prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) concederam provimento parcial ao recurso ordinário impetrado pelo prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), apenas para acatar alguns dos documentos juntados ao processo, mantendo, contudo, inalterada a decisão pela aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício de 2019 (veja aqui). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, também foi mantida a multa imputada no valor de R$ 6 mil. A decisão foi proferida na sessão de terça-feira (23), realizada por meio eletrônico. O conselheiro Fernando Vita, relator do recurso, excluiu do decisório somente as ressalvas relacionadas à ausência de comprovação de pagamento das folhas de pagamento dos servidores, no valor de R$ 14.300,00. Já em relação às falhas apontadas na contratação de pessoal por tempo determinado; irregularidade em diversos processos de pagamento; e baixa arrecadação da dívida ativa, embora o gestor tenha apresentado suas razões de defesa, os exames realizados demonstram que não são suficientes para dar suporte às modificações pretendidas.

Brumado: Estofador dribla a crise com reforma de capacetes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o tapeceiro Maicon Santana trabalha com reforma de capacetes em um estabelecimento localizado na Travessa Muniz Sodré, nos fundos da Igreja Matriz. Na Tapeçaria Santana, Maicon deixa os capacetes em perfeito estado de uso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a ideia é economizar com a compra de um novo acessório, visto que o preço de um capacete é alto. “A reforma custa em torno de R$ 20. A comparação é bem drástica”, salientou. Maicon explicou que o reparo é interno, apenas na espuma do capacete. Em caso de rachadura externa, por questões de segurança, a reforma não é feita. “Tem vezes que eu chego a fazer 6 capacetes por dia. O serviço é bem rápido”, relatou.

Entidade médica condena uso de cloroquina e outros remédios sem eficácia contra Covid-19 Foto: Reprodução/G1

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou um boletim nesta terça-feira (23) na qual condena, entre outros pontos, o uso de remédios sem eficácia contra a Covid-19. De acordo com o G1, o posicionamento é oposto a um anterior, de julho do ano passado, quando a entidade defendeu a “autonomia do médico” ao receitar os medicamentos. “Reafirmamos que, infelizmente, medicações como hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da Covid-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou nas fases avançadas dessa doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida”, diz o novo texto da AMB. No documento, a entidade cita 13 pontos para enfrentamento da pandemia e reforça a necessidade de prevenção da Covid-19. Entre eles estão a necessidade de acelerar a vacinação, manter o isolamento social, o uso de máscaras e, também, a necessidade de ação das autoridades para solucionar a falta de medicamentos no atendimento de pacientes internados com Covid. A associação destaca que, sem esses medicamentos, “não é possível oferecer atendimento adequado para salvar vidas”. O documento desta terça (23) encerra uma polêmica que envolvia a associação: no ano passado, ao lado da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), a AMB se posicionou entre as entidades médicas que ainda tinham posicionamentos neutros ou favoráveis ao direito dos médicos de escolher o tratamento para pacientes com Covid.

Arquivo