Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2021
fechar

Brumado registra um óbito de coronavírus em 24h

Nesta quarta-feira, 07 de abril, o município de Brumado registra 7366 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17640. Entre os diagnósticos: 48 internações, 133 óbitos, 713 pacientes em tratamento e 6520 recuperados. No momento, 112 ainda aguardam resultado laboratorial e 9098 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumadense de 62 anos é vacinado em Salvador no mesmo dia da filha de 31 anos que mora nos EUA Foto: Arquivo Pessoal

A baiana Diana Ribeiro, que mora nos Estados Unidos, tem o privilégio de falar que está vacinada contra o coronavírus aos 31 anos. A felicidade foi em dose dupla. No mesmo dia, o paizão, o brumadense Carlos Alberto Prates Ribeiro, que tem o dobro da idade dela, foi imunizado em Salvador, cidade onde ela viveu até fevereiro do ano passado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Carlos é filho de José de Souza Ribeiro, mais conhecido como Seu Zuzu do Cinema e da saudosa Edilce Prates Ribeiro. Em entrevista ao G1, a baiana, que é administradora, contou que mora no estado de Connecticut, com o marido, Diego, que foi para o país norte-americano à trabalho. Ela recebeu a primeira dose da Pfizer em 5 de abril. Carlos Ribeiro, na mesma data, a da Coronavac, no drive-thru da Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina. “Bastante coincidência. Aqui a vacina já está liberada para todos acima de 16 anos, que é o que de fato o teste da vacina permite, pessoas acima de 16 anos, que foi liberado no dia 1° de abril, aqui no meu estado. Cada um tem uma data diferente e é só com o horário marcado”, disse Diana Ribeiro. Carlos Ribeiro diz que a sensação foi a perda da “insegurança” que rondava a todos, mas alertou para a segunda dose, que ele deve tomar no mês de maio. “A gente sabe que ainda não é completo, que só foi a primeira dose, e o fato de minha filha também ter conseguido bem antes do que nós...é uma diferença muito grande, de ter conseguido ser vacinada lá nos Estados Unidos”, disse. A baiana destaca a diferença do público-alvo das campanhas de vacinação entre Salvador e a cidade onde mora atualmente. “Consegui marcar para o dia 5, exatamente, coincidentemente a data que meu pai também foi liberado para ser vacinado em Salvador. A diferença da idade: enquanto Salvador ainda está no grupo de idosos, aqui está sendo amplamente vacinado para toda a população”, contou. Diana Ribeiro mata a saudade semanalmente com a família através de chamada de vídeo em um aplicativo de mensagem. A irmã dela, Taísa Ribeiro, que mora em Salvador, também já está vacinada, por fazer parte do grupo de profissionais de saúde.

Agência Europeia descobre 'possível ligação' entre vacina da AstraZeneca e coágulos Foto: Divulgação

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) informou que encontrou uma “possível ligação” entre a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca e um raro distúrbio de coagulação em pessoas vacinadas. No entanto, a avaliação do órgão é que os benefícios do uso do imunizante continuam superando potenciais riscos. De acordo com a Revista Valor Econômico, em um comunicado divulgado nesta quarta-feira, a EMA não recomendou restrições à aplicação da vacina, que deve continuar sendo utilizada em pessoas com 18 anos ou mais. Já o Reino Unido, que também endossou o imunizante, limitará uso em menores de 30 anos. A maior parte dos casos de coagulação ocorreu em mulheres com menos de 60 anos, mas a investigação do órgão não foi capaz de identificar fatores de risco específicos ligados ao sexo ou à idade. “Os casos incomuns de coagulação sanguínea após a vacinação com a vacina da AstraZeneca devem ser incluídos como possíveis efeitos colaterais da vacina”, disse a diretora-executiva da EMA, Emer Cooke, em entrevista coletiva. Cooke reiterou que os efeitos colaterais da vacina são “muito raros” e que destacou que o risco de morrer após contrair a covid-19 é muito maior do que ser vítima da reação causada pela vacina. Por isso, o imunizante, um dos dois que estão sendo usados no Brasil no momento, deve continuar sendo aplicado normalmente. A investigação da EMA focou particularmente em dois tipos de coágulos sanguíneos raros: um que aparece em vários vasos sanguíneos e outro que ocorre em uma veia que drena o sangue do cérebro. A agência também avaliou relatos de pessoas que tinham níveis baixos de plaquetas no sangue, o que as coloca em risco de sangramento grave. A EMA aventou que uma possível causa para esses coágulos pode ser uma reação imunológica exagerada em algumas pessoas.

Brumado: Seletiva para o recenseamento do IBGE está suspensa por tempo indeterminado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As provas para o processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) na região foram suspensas por tempo indeterminado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Dino Douglas, supervisor censitário do IBGE na regional de Brumado, explicou que, a princípio, o certame não foi cancelado, apenas prorrogado para uma data futura. Douglas justificou que o Governo Federal cortou mais de 90% do orçamento destinado à realização do Censo Demográfico e, por isso, a operação do IBGE, a nível nacional, foi inviabilizada. “As provas foram suspensas até que o IBGE receba uma resposta com relação à reversão desse orçamento. Se não houver a reversão desse orçamento, esse processo seletivo será cancelado e as pessoas serão ressarcidas”, salientou.

Jair Bolsonaro após 4 mil mortes de coronavírus em 24h: 'Não vai ter lockdown' Foto: Isac Nóbrega/Agência Brasil

Um dia após o Brasil registrar 4,2 mil mortes nas últimas 24 horas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar a adoção de medidas restritivas para tentar frear o avanço da Covid-19 no Brasil e afirmou que não haverá um lockdown nacional. A fala foi dita durante a visita da comitiva do presidente em Chapecó, no Oeste catarinense, na manhã desta quarta-feira (7). As ações para restringir a circulação de pessoas têm sido defendidas por autoridades sanitárias para enfrentar a pandemia no país, que vive seu maior pico e responde hoje por um em cada três mortos pelo novo coronavírus no mundo. “Vamos buscar alternativas, não vamos aceitar a política do fique em casa, feche tudo, lockdown. O vírus não vai embora. Esse vírus, como outros, vieram pra ficar, e vão ficar a vida toda. É praticamente impossível erradicá-lo”, disse. Durante o evento, que ocorreu dentro do Centro de Eventos da cidade, todos utilizavam máscara de proteção. No discurso, Bolsonaro voltou a defender o chamado "tratamento precoce", com o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença e que, segundo a Associação Médica Brasileira, deveriam ter seu uso contra a Covid banido. “Eu não sei como salvar vidas, eu não sou médico, não sou enfermeiro, mas eu não posso escolher a liberdade do médico ou até mesmo do enfermeiro. Ele tem que buscar uma alternativa para isso”, afirmou. O presidente também disse que os médicos devem ter autonomia para escolher o tratamento ao citar os medicamentos sem eficácia.

Rui Costa fala em indignação e perplexidade com demora da Anvisa para liberação da vacina Sputinik V Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (06), o governador Rui Costa (PT) participou de uma reunião convocada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar da liberação de uso da vacina russa Sputinik V no Brasil. Após o encontro virtual, Rui fez uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, oportunidade em que manifestou a sua indignação e perplexidade com a postura da Anvisa em protelar a autorização de importação da vacina. “Infelizmente, o Brasil em um caos completo, caminha para chegar a 400 mil óbitos, e a Anvisa ainda protelando a autorização de importação da vacina por parte da Bahia e dos governos do Nordeste. É inadmissível! O Brasil não merece isso. Não consigo entender tamanha insensibilidade com a vida humana”, declarou.

Venda de veículos novos no Brasil sobe em março, diz Fenabrave Foto: Patricia Fiuza/G1

O licenciamento de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil em março subiu nas comparações mensal e anual, afirmou nesta terça-feira (6) a associação de distribuidores, Fenabrave. Os emplacamentos do mês passado somaram 189.405 unidades, um avanço de 13,16% ante fevereiro e alta de 15,78% com relação a março de 2020, mês atingido pelo choque da primeira onda da pandemia no país. No trimestre, as vendas de veículos novos no país, porém, tiveram queda de 5,4% sobre um ano antes, para 527.913 unidades, informou a entidade. “Todos os segmentos automotivos continuam sofrendo com problemas de abastecimento de produtos pela indústria, afetada pela falta de peças e componentes, e pela paralisação da produção, em algumas unidades fabris”, afirmou a entidade em comunicado à imprensa. A Fenabrave afirmou que decidiu não rever suas estimativas para o ano e deixar a revisão para meados do ano diante das incertezas criadas pela pandemia no país. Em janeiro, a entidade estimou que as vendas de novos neste ano devem subir cerca de 16%, a 2,387 milhões de unidades. Por segmento, as vendas caminhões novos no Brasil subiram cerca de 40% ante fevereiro e saltaram quase 66% no comparativo anual, para 10.796 veículos. Já os emplacamentos de ônibus subiram 5% na base mensal e cerca de 16% na comparação ano a ano, para 1.500 unidades. Implementos rodoviários também foram destaque no mês passado, com crescimentos de 21% nos licenciamentos ante fevereiro e de quase 94% na relação anual, para 7.983 unidades, segundo os dados da Fenabrave.

Cirurgia inédita salva criança de 10 anos da cidade de Barra da Estiva Foto: Divulgação/Sesab

O mês de abril tem sido de muita festa para a família de Wanderlypio Novais Cardoso, 10 anos, que teve uma crise de dor cabeça e ficou desacordado por 12 dias até ser internado, na última quinta-feira (1º), na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI). O menino foi submetido a uma embolização de aneurisma cerebral, um tratamento endovascular de aneurisma intracraniano inédito no sul da Bahia. Foi realizado o procedimento sem necessidade de perfurar o crânio do paciente. Morador do povoado Riacho Fundo, na zona rural de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, o menino só foi diagnosticado pela equipe médica SCMI. “Ficamos desesperados quando ele passou mal, começou vomitar, reclamar das dores de cabeça e desmaiar. Levamos para um hospital na nossa cidade e o médico disse que o meu sobrinho sofria com diabetes. Por isso, estava naquela situação. Mas os profissionais daqui detectaram qual era realmente o problema”, conta Silene Jardim Novais, tia de Wanderlypio Novais.

Cirurgia inédita salva criança de 10 anos da cidade de Barra da Estiva Foto: Divulgação/Sesab

De acordo com o chefe do serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Sílvio Porto, o menino foi diagnosticado com hemorragia subaracnóidea espontânea por ruptura de aneurisma cerebral. E foi um sucesso o procedimento realizado pelos médicos Fernando Schmidt, Antônio Roberto de Campos Júnior e Rafael Cano Ribeiro no setor de hemodinâmica. Paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), o menino deixa o hospital com todas as funções neurológicas funcionando perfeitamente. “A complicação de saúde foi descoberta logo que o paciente chegou ao hospital e os nossos profissionais fizeram um procedimento perfeito. Por isso, acredito que essa criança terá uma vida normal”, afirma a diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chávez.

Covid-19: 140 empresas fecharam as portas em Guanambi durante a pandemia Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

Desde o início da pandemia, em março de 2020, 140 empresas deixaram de funcionar na cidade de Guanambi a 141 km de Brumado. É o que aponta um levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb). Em média, estima-se que, em cada mês, cerca de 13 empresas faliram. Apesar do dado, o número de contratações foi maior do que o número de demissões no mesmo período. Segundo a Juceb, no total, 2.531 trabalhadores foram empregados, enquanto 2.383 foram dispensados, o que equivale a um saldo positivo de 148. O maior número de demissões ocorreu logo no início da pandemia: foram 227. No entanto, neste ano de 2021, 400 vagas de emprego foram ofertadas na cidade, de acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O Brasil deverá cair mais uma posição na lista das maiores economias do mundo em 2021. Levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating, a partir das novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global, mostra que o país deverá ser ultrapassado pela Austrália e deverá encerrar o ano que vem como a 13ª maior potência econômica do mundo. Os dados do novo relatório do FMI confirmaram que economia brasileira caiu 3 posições em 2020, para a 12ª colocação, após o tombo histórico de 4,1% do PIB (Produto Interno Bruto) no ano passado, como já apontado em ranking divulgado em março pela Austin Rating. No ano passado, a economia brasileira foi superada por Canadá, Coreia e Rússia, considerando o PIB dos países em valores correntes, em dólares. Entre 2010 e 2014, o Brasil se manteve na 7ª posição. No pior momento, em 2003, ficou na 14ª posição. O ranking da Austin Rating faz o comparativo das maiores economias do mundo desde 1994.

Brumado: Prefeitura prorroga suspensão dos agendamentos de consultas e procedimentos no município Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Portaria nº 329, publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (06), a prefeitura prorrogou a suspensão dos agendamentos de consultas e procedimentos no município de Brumado. Na portaria, o secretário de saúde Cláudio Soares Feres suspendeu os agentes feitos através da Secretaria Municipal de Saúde, da Central de Regulação e do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, entre os dias 1º de abril de 2021 e 30 de abril de 2021. São exceções os agendamentos para pacientes de oncologia, psiquiatria, gestantes, com insuficiência renal, pós-operatório de cirurgias de urgência e demandas urgentes, conforme critério de triagem.

No ritmo atual, mundo levaria 3 anos para imunização em massa contra Covid-19 Foto: Getty Images/BBC

“As vacinas oferecem uma grande esperança para reverter a maré da pandemia”, disse recentemente Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Mas para proteger o mundo”, ele acrescentou, “devemos garantir que todas as pessoas em risco em todos os lugares — e não apenas em países que podem pagar pelas vacinas — sejam imunizadas”. Sabemos que as vacinas desempenharão um papel fundamental no retorno do mundo à normalidade após a pandemia, mas existem muitos obstáculos que farão com que a jornada seja muito mais longa para alguns do que para outros. Por exemplo, alguns governos e blocos políticos começaram a competir por suprimentos assim que eles se tornaram disponíveis, e esse “nacionalismo de vacina” está empurrando as populações dos países mais pobres para o fim da fila. Outros problemas, como hesitação de aceitação da vacina entre muitas pessoas, gargalos de produção e problemas de fornecimento também impedem a imunidade global do rebanho, que é o objetivo principal da luta contra a covid-19. Levando essas barreiras em consideração, quando podemos esperar que um programa global de vacinação realmente dê frutos?

Brumado: Campanha solidária da Guarda Municipal já conseguiu atender dezenas de famílias com cestas básicas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Guarda Civil Municipal (GCM) está realizando uma campanha solidária para arrecadação de alimentos para famílias carentes em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da GCM, Jussimar Santos, informou que, desde o início da mobilização, a campanha teve uma adesão muito grande da comunidade. “Estamos conseguindo arrecadar bastantes alimentos com a ajuda de comerciantes e empresários. Estamos conseguindo também atingir muitas famílias cadastradas no sistema”, destacou. Segundo o presidente, é muito gratificante em um momento de crise como esse a GCM poder ajudar tantas famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. “O desemprego cresceu muito. Nada mais justo do que estarmos engajados nessa campanha”, acrescentou. Cerca de 100 cestas básicas já foram distribuídas através da campanha solidária. “Peço encarecidamente ao comerciante, ao empresário, e a você que tem condições que doe 1 kg de alimento para ajudar a saciar a fome de muitas famílias. O problema está muito perto da gente, mas, às vezes, não enxergamos”, apelou. A campanha segue até o dia 9 de maio. Os interessados em doar podem entregar os alimentos na sede da Guarda Municipal, localizada no antigo Derba, ou ligar no (77) 99999-7374 para retirada em domicílio.

Brasileira de 23 anos é vacinada nos Estados Unidos antes do pai no grupo de risco em São Paulo Foto: Arquivo Pessoal

A felicidade ao ser vacinada contra o coronavírus aos 23 anos é algo que Ariela Momesso Espelho Prado, que mora nos Estados Unidos, nunca vai esquecer. Mas, se por um lado há alegria, existe também a preocupação, já que os pais da jovem ainda não foram contemplados nos grupos que estão sendo vacinados no Brasil. O pai de Ariela, Antônio Carlos Mayoral Momesso, de 62 anos, mora em Sorocaba (SP), cidade onde não há previsão para iniciar a vacinação nessa faixa etária. Por enquanto, a cidade vacina idosos a partir de 68 anos. Antônio faz parte do grupo de risco da doença, pois tem hipertensão e sofreu dois AVCs. Em entrevista ao G1, Ariela contou que mora na cidade de Springville, no Condado de Utah, com o marido e as duas filhas. Ela recebeu a primeira dose da Pfizer em 28 de março. O marido dela, também de 23 anos, foi vacinado no dia seguinte. “Eu sou uma pessoa muito religiosa, então, orei muito para ter essa vacina. Ter essa vacina foi um milagre. Eu estava super ansiosa para receber. Fui a primeira da família a ser vacinada. É triste porque meu pai ainda corre risco”, relata Ariela. A data de aplicação da segunda dose de Ariela está marcada para o fim de abril. Até lá, a jovem aguarda ansiosa. Ariela contou que se mudou para Estados Unidos há quatro anos, assim que se casou em 2017. O marido dela, Irineu Neto, trabalha e estuda no país. Ele testou positivo para o coronavírus em setembro de 2020. Na época, Ariela tinha acabado de dar à luz e precisou cuidar das duas filhas — uma de dois anos e outra de apenas um mês. “Meu marido ficava arrasado. Minha filhinha chamava ele, era uma tristeza ficar longe. Foi muito difícil, eu não tenho minha família aqui, e mesmo se tivesse, eu não poderia ter alguém em casa”, conta. Para Ariela, a vacina veio como uma "luz no fim do túnel", porque ela sempre teve medo de testar positivo para a doença. Por causa do distanciamento da pandemia e cancelamento de viagens, ela e o marido precisaram adiar os planos de viajar para o Brasil para visitar as famílias, que não veem desde janeiro de 2020.

Malhada de Pedras: MP investiga contratação irregular de médicos na gestão de Ceará Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito para investigar a suspeita de superfaturamento em contratos de médicos na cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. As contratações irregulares teriam ocorrido entre os anos de 2013 e 2016. Na época, a prefeitura dispensou a licitação para contratar os profissionais. Cada médico ganharia R$ 19,2 mil mensais. O valor, bastante expressivo, é maior do que o teto municipal recebido pelo prefeito à época, Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, de R$ 10 mil. Em publicação nesta terça-feira (06), o promotor Millen Castro explicou que o inquérito foi aberto com vistas ao esclarecimento de algumas questões. “Como a documentação é extensa, os valores dos pagamentos variam e não restou claro se tais atos teriam causado, além de violação aos princípios administrativos, prejuízo ao erário, ou se houve prestação de serviço que os justificasse”, justificou.

Senado prorroga até julho prazo para declaração do Imposto de Renda

O Senado aprovou nesta terça-feira (6) um projeto que prorroga até 31 de julho deste ano o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021, referente ao ano-calendário de 2020. Atualmente, o prazo se encerra no próximo dia 30 de abril. O texto, de autoria do deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), foi aprovado na Câmara na semana passada. Relator da proposta no Senado, Plínio Valério (PSDB-AM) propôs um acréscimo ao texto dos deputados. A mudança sugerida pelo tucano foi aprovada pelo plenário. Com isso, o projeto volta para nova análise da Câmara. Para a prorrogação valer, a proposta precisa ser novamente aprovada pela Câmara e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Secretaria de Desenvolvimento Social faz esclarecimento sobre pessoas em situação de rua em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Ache Sudoeste, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) falou a respeito do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, realidade que é um desafio das administrações municipais, sobretudo nas cidades de médio e grande porte. Em Brumado, estão em acompanhamento pela rede de assistência social da Sesoc cerca de 10 pessoas, entre andarilhos e homens e mulheres que, por diversos agravantes, veem como meio de habitação os logradouros públicos. “Nesses serviços, a equipe da Sesoc trabalha na perspectiva de estimular o restabelecimento do vínculo familiar, atendimento psicossocial e jurídico, encaminhamentos para inclusão no CadÚnico, BPC e no Programa Bolsa Família, realização de atividades em parceria com os CRAS e/ou Secretaria de Saúde. No entanto, a Sesoc vem atuando junto a esta população buscando ofertar ações que favoreçam a saída dessa situação, mas, em muitos casos, não contamos com a adesão da pessoa nessa condição, o que dificulta sobremaneira a tomada de demais providências cabíveis”, destacou a pasta, na nota. Além disso, em relação a uma senhora que fica nos arredores da Praça Coronel Zeca Leite, a secretaria informou que as medidas já estão sendo tomadas para realização da internação compulsória, visto que a mesma não aceita tratamento. A pasta aguarda apenas a decisão judicial para seguir os trâmites.

Coronavírus: Brumado e Riacho de Santana recebem cilindros de oxigênio do Governo do Estado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo do Estado está fornecendo cilindros de oxigênio para unidades de saúde de redes municipais que estão atendendo pacientes com a Covid-19. O primeiro lote com 23 cilindros foi entregue na noite da última quinta-feira (1º) para a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), que está fazendo a distribuição para os municípios. Na região, Brumado e Riacho de Santana receberam os equipamentos. Os municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Conceição do Coité, Carinhanha, Governador Mangabeira, Matina, Pedro Alexandre, Pindaí, São Felix do Coribe, Sátiro Dias, Saubara e Vereda também foram contemplados. O secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse que, para além desse apoio logístico, caso um município sinalize que os estoques de oxigênio estão baixos, a Central Estadual de Regulação assegura a transferência imediata dos pacientes para outras unidades.

Presidente da Câmara de Brumado se afasta do cargo após testar positivo para a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, testou positivo para a Covid-19, o novo coronavírus, nesta terça-feira (06). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o presidente se afastou do cargo, e a vice-presidente, Verimar Dias da Silva Meira (PT), vai assumir o comando da Casa Legislativa. Jonas se manifestou pelo fato de ter sido flagrado dormindo durante a sessão virtual, na última segunda-feira (05) (veja aqui). De acordo com ele, pelo fato de ter apresentado sintomas de gripe, no último domingo (04), fez uso de medicamentos que causam sono, o que, segundo ele, teria provocado “um momento de sonolência”. O presidente cumpre isolamento domiciliar.

 Brasil precisa priorizar vacinação para acelerar retomada econômica, diz FMI Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma que o Brasil precisa priorizar a vacinação para acelerar a recuperação econômica e alcançar as expectativas de crescimento para este ano, projetadas em 3,7% em relatório divulgado nesta terça-feira (6) pela instituição. Em entrevista coletiva, Gita Gopinath, conselheira econômica e diretora de pesquisa do FMI, disse que medidas como o auxílio emergencial impediram uma contração mais grave no Brasil e devem ajudar na retomada, mas ainda há desafios para que o país alcance o patamar de crescimento previsto para 2021. “Considerando a quantidade de apoio [econômico] que foi dado, a contração que vimos em 2020 não foi tão ruim quanto esperávamos. Espera-se que a economia retome em 2021, mas ainda há desafios, ainda há condições financeiras pelo mundo, riscos de condições financeiras, que podem ser um problema e afetar o Brasil”, afirmou. “A prioridade número um precisa ser a frente da vacinação, dando celeridade ao processo de imunização em comparação ao que temos visto neste momento”. Nesta terça, o FMI divulgou o relatório Panorama Econômico Mundial, que revisou a projeção de crescimento da economia global em 2021 de 5,5% para 6%, e ajustou a estimativa para o Brasil de 3,6% para 3,7%. No documento, e também no discurso público de suas principais autoridades, o Fundo tem chamado a atenção para a retomada desigual entre países ricos e pobres por causa do acesso à vacina.

Brumado registra uma morte em 24h e tem 702 pacientes ativos com Covid-19

Nesta terça-feira, 06 de abril, o município de Brumado registra 7315 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 17570. Entre os diagnósticos: 46 internações, 132 óbitos, 702 pacientes em tratamento e 6481 recuperados. No momento, 70 ainda aguardam resultado laboratorial e 9020 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Três homens são presos com quase 1 tonelada de cocaína em fundos falsos de caminhões na Bahia Foto: Divulgação/PRF

Três homens foram presos com 934 kg de cocaína em fundos falsos de caminhões-tanque, em Santo Estêvão, no interior da Bahia. Drogas foram encontradas com ajuda de scanner. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (5). Conforme a Polícia Federal, as drogas estavam sendo transportadas para Salvador. A investigação iniciou após troca de informações entre as inteligências da Polícia Federal e da Polícia Militar, que indicavam a possibilidade da chegada de grande quantidade de droga à capital baiana. Segundo a PF, as instituições identificaram os suspeitos no final da tarde. Os três caminhões-tanque foram abordados e submetidos ao scanner. A droga estava escondida em fundos falsos dentro dos tanques para transporte de combustível. Os três motoristas foram presos em flagrante por tráfico de drogas, e permanecerão à disposição da Justiça.

Brumado: Operação Semana Santa 2021 registra menor número de acidentes e de vítimas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Operação Semana Santa 2021 foi deflagrada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) no dia 2 de abril, sendo finalizada na madrugada desta segunda-feira (05). De acordo com a PRE, no período, houve uma redução no número de acidentes e de vítimas. Nas rodovias estaduais da região de Vitória da Conquista, a CIPRv/Brumado registrou apenas três acidentes, dois a menos do que o notificado no mesmo período de 2020. A quantidade de vítimas também diminuiu neste ano: foi reportada apenas uma, com ferimentos leves. No mesmo período do ano anterior, foram duas vítimas. Não houve nenhuma vítima fatal. Apesar do isolamento social imposto pela pandemia, a PRE salientou que a movimentação de veículos nas estradas aumentou cerca de 10%.

Idoso é preso transportando 5 mil maços de cigarro contrabandeado no sudoeste da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Um idoso de 69 anos foi preso em flagrante, na segunda-feira (5), após ser flagrado transportando 5 mil maços de cigarro contrabandeado, na BR-116, trecho de Encruzilhada, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu no km 931 da rodovia, quando policiais realizam uma fiscalização no local e deram ordem de parada ao veículo, com placas de Vitória da Conquista. Ao vistoriar o interior do carro, a equipe encontrou diversos maços de cigarro paraguaio. Questionado, o motorista relatou que aceitou realizar o transporte da carga mediante ajuda nas despesas de combustível. Ele detalhou que ganharia R$ 200 para entregar as caixas de cigarro nas proximidades da rodoviária de Vitória da Conquista. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal. A pena base para o crime de contrabando e descaminho varia de 2 a 5 anos de prisão.

Arquivo