Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2021"

28 Abr 2021 - 19:40h

Um homem de 49 anos, identificado como José Edivaldo Alves da Cruz, foi encontrado morto no fundo de sua residência, na comunidade de Catuaba, zona rural da cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado. Segundo informou a Guarda Civil Municipal (GCM) ao site Achei Sudoeste, o caso foi registrado na tarde desta quarta-feira (28), às 12h40. O corpo de Edivaldo foi encontrado próximo a um pé de umbu. De acordo com a GCM, José tinha problemas de depressão. O local foi isolado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia. O corpo de Cruz foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado.

28 Abr 2021 - 18:20h

Nesta quarta-feira, 28 de abril, o município de Brumado registra 8129 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 18789. Entre os diagnósticos: 37 internações, 161 óbitos, 432 pacientes em tratamento e 7536 recuperados. No momento, 52 ainda aguardam resultado laboratorial e 10090 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

28 Abr 2021 - 16:30h

Duas pessoas com deficiência visual foram agredidas na manhã de terça-feira (27) em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. As informações são das polícias Civil e Militar. De acordo com a Polícia Civil da cidade, as vítimas reclamaram com o ambulante sobre a colocação de barracas no piso tátil da calçada, o que dificultava a locomoção de pessoas com deficiência visual. Uma discussão começou e foi então que, segundo a PM, uma mulher e um homem foram agredidos pelo suspeito. De acordo com o G1, uma equipe da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar foi acionada para a ocorrência, mas o suspeito pela agressão não foi localizado. Até a tarde desta quarta-feira (28), o suspeito não havia sido preso, nem identificado. Ainda de acordo com a PM, as vítimas foram encaminhadas para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) para registrar ocorrência e não precisaram de atendimento médico. A polícia informou que vai usar imagens de câmeras de segurança dos estabelecimentos do local para tentar identificar o suspeito.

28 Abr 2021 - 16:00h

Após um período crítico no enfrentamento à pandemia em Brumado, a taxa de transmissão da Covid-19 diminuiu no município, vide o número de casos ativos e de pacientes hospitalizados nos boletins epidemiológicos mais recentes. São, no momento, 469 casos ativos e 39 hospitalizados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) avaliou que o município vive uma curva descendente na pandemia, perfeitamente dentro da normalidade em um contexto dessa natureza. Em sua concepção, Brumado já passou pelo pior. “Seguiu-se a curva natural de qualquer epidemia e, graças a Deus, já tivemos o princípio, passamos pelo meio, pela pior situação e, agora, estamos em fase de declínio”, definiu.

28 Abr 2021 - 15:30h

O Instituto Butantan anunciou que vai iniciar nesta quarta-feira (28) a produção da Butanvac, nova candidata a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto. De acordo com o governo de São Paulo, o primeiro lote de produção será de 1 milhão de doses e não vai depender de matéria-prima importada. “A novidade de hoje é uma notícia significativa para a ciência brasileira e, por que não, mundial: São Paulo começa hoje a produzir a vacina Butanvac”, disse o governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa. Na sexta-feira (26), o Butantan protocolou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para iniciar os testes clínicos em humanos de fase 1 e 2 do imunizante. Nesta terça (27), a agência solicitou informações adicionais para avaliar se libera a realização do primeiro estudo com a Butanvac. Até o momento, a vacina foi testada apenas em animais. O Instituto Butantan tem o prazo de até 120 dias para apresentar as informações solicitadas pela agência. Até o Butantan responder, o prazo de análise da Anvisa fica interrompido. Ao anunciar a produção da Butanvac, Doria declarou que o instituto pretende produzir 18 milhões de doses da vacina até a primeira quinzena de junho, mas que a aplicação do imunizante depende da aprovação da Anvisa.

28 Abr 2021 - 15:00h

O radialista Fábio Sousa, do Jornal 88 FM, da cidade de Livramento de Nossa Senhora, falou em entrevista ao site Achei Sudoeste sobre o período crítico que viveu após ter sido contaminado com o vírus da Covid-19. Segundo ele, foi uma situação tenebrosa que não deseja para ninguém. “Desde o dia 28 de março comecei a sentir os sintomas. Foi uma coisa horrível, muito difícil. Tive fortes dores de cabeça. Parecia uma bomba relógio que podia explodir a qualquer momento. Logo depois, uma febre muito alta e a falta de ar. Não conseguia respirar de forma alguma, tinha algo apertando o meu peito”, relatou. Devido ao seu quadro, o radialista precisou ser internado na UPA 24 Horas no município, de onde foi transferido para uma UTI em Vitória da Conquista. Na unidade, Souza disse que chegou a ter 75% de comprometimento da função pulmonar. No total, foram 13 dias de internação. “Só estava respirando com o auxílio do respirador. A sensação é de que realmente a gente vai perder a vida. A dor de cabeça forte, o fato de não conseguir respirar, a pressão no peito, tudo leva a crer que vamos morrer. O desespero é muito grande”, resumiu.  O radialista celebrou a sua recuperação e agradeceu a toda equipe de médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos que cuidam de todos os contaminados que precisam de maior suporte.

28 Abr 2021 - 14:30h

Menos de 1% dos vacinados contra a Covid-19 precisaram ser hospitalizados por causa da doença na Bahia, de acordo com um levantamento feito pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Até o último sábado (24), mais de 2,2 milhões de pessoas tinham sido imunizadas contra o coronavírus no estado baiano. A Sesab detalhou que, desse total, apenas 382 pessoas que contraíram a doença precisaram ser hospitalizadas. Dos 382 pacientes hospitalizados, 281 só tinham tomado a primeira dose da vacina – que foi o caso da enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, primeira pessoa vacina na Bahia. Outras 99 pessoas foram hospitalizadas com Covid-19 após terem tomado a segunda dose. A Sesab registrou ainda mais duas notificações, que não constavam a informação de quantas doses tinham sido aplicadas. A maioria dos pacientes registrados são residentes em Salvador: 172. Em seguida Vitória da Conquista (21), Lauro de Freitas (11) e os demais de outras 105 cidades.

28 Abr 2021 - 14:00h

Em Brumado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), 10961 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19, o novo coronavírus. O processo de imunização na cidade foi iniciado em 19 de janeiro de 2021. A capital do minério já recebeu 11187 doses das vacinas Coronavac e Oxford, tendo um percentual de 98 % de doses aplicadas. A Bahia contabiliza, até o momento, 332.183 doses aplicadas. Em relação à segunda dose, 67,5% do público prioritário foi imunizado. Esse número corresponde aos dados enviados por 417 municípios até às 17h de terça-feira (27).

28 Abr 2021 - 12:00h

Na Vila Pedra Preta, zona rural de Brumado, o caminhão de coleta de lixo não está entrando em todas as vias da localidade. Segundo os moradores, o veículo está coletando o lixo apenas na via principal. Revoltados com a situação, os moradores estão deixando o lixo empilhado e se acumulando na porta da associação de moradores da vila. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona de casa Elisabete Santos relatou que o problema já dura quase um mês e que não houve nenhum comunicado oficial por parte da prefeitura a respeito da questão. “Estou queimando o lixo no fundo de casa”, disse. A moradora reclamou da quantidade de lixo acumulado na porta da associação, o qual já está atraindo animais peçonhentos e muito mosquito. “Está sendo muito desagradável. Tem horas que bate um mau cheiro”, completou. Vale salientar que a prefeitura possui um contrato milionário com a empresa prestadora do serviço de coleta de lixo no município.

28 Abr 2021 - 11:30h

Um casal da Bahia foi preso nesta terça-feira (27) em uma casa de luxo em um condomínio no bairro Guriri, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. As informações são do G1. Na Bahia, o homem era apontado como chefe do tráfico do bairro de Brotas, em Salvador. De acordo com a Polícia Civil, os dois estariam traficando drogas em Cabo Frio e no Estado do Rio de Janeiro, além de praticar lavagem do dinheiro ilegal. O homem já tinha sido preso outras vezes, uma delas em 2017 enquanto ia visitar a mãe, em cumprimento a um mandado de prisão pelo crime de homicídio. Na época, o homem identificado como Robson Costa Uzêda da Silva era suspeito de envolvimento em pelo menos quatro assassinatos motivados por disputas pelo tráfico e também por participar de um ataque a policiais, em 2015, que deixou um PM ferido. Além do cumprimento de mandado de prisão, os policiais da 126ª DP, coordenados pelo delegado Carlos Eduardo Almeida, cumpriram mandados de busca e apreensão. Na operação, foram apreendidas anotações referentes às práticas ilegais. O homem e a mulher foram levados para a 126ª DP, em Cabo Frio.

28 Abr 2021 - 11:00h

Uma jovem de 22 anos, identificada como Vanessa Moura Alves, teve hematomas e cortes no rosto após sofrer uma agressão na noite de domingo (25) em Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, na região sudoeste da Bahia. A irmã da vítima disse ao G1 que o suspeito pela agressão é um amigo da família e aparentava estar sob efeito de álcool e agitado. O caso foi registrado na delegacia do município. Nesta terça-feira (27), o suspeito ainda não havia sido encontrado pela polícia. Por causa da agressão, Vanessa foi encaminhada para o Hospital Susy Zanfretta, em Barra da Estiva. Além dos hematomas, ela precisou levar 20 pontos na região da testa. O nariz da vítima sofreu grave hemorragia. Ela teve alta na tarde de segunda-feira (26). De acordo com Andressa Moura Alves, irmã da vítima, Vanessa chegou na casa do suspeito, em que estava acontecendo uma confraternização. Ao chegar no local, o suspeito começou a falar de forma grosseira com a vítima. Poucos minutos depois, ele deu um chute na perna de Vanessa, que estava machucada. “Ele chegou chutando ela [Vanessa]. Ela pediu a ele para parar, que estava sentindo dor, começou a xingar ela. Ela [Vanessa] deu um tapa na cara dele. Então, ele foi dentro da casa e voltou, e quando voltou, ele pegou uma mesa de plástico com toda força e jogou nela. Ela caiu e não conseguiu levantar, ficou desacordada”, relata Andressa, irmã da vítima.

Ainda segundo Andressa, o suspeito pelo crime é um amigo próximo da família e que costumava frequentar a casa da vítima há alguns anos. Ela conta que não entende ele ter agredido Vanessa. “Ele era um amigo, vivia dentro da nossa casa, desde muitos anos. Tinha amizade com a gente, ninguém sabe explicar o motivo, porque ele fez isso. Ela chegou, falou com todo mundo, quando ele [suspeito] viu ela, já chegou agredindo”, conta. Durante a agressão, Vanessa tentou se defender e deu um tapa no rosto do suspeito. Por conta disso, o suspeito chegou a ameaçar a vítima, como relata a irmã. “Depois que ela deu um tapa nele, ele voltou e disse que ela iria se arrepender de ter dado o tapa, que não iria ficar de graça”, disse. Ainda segundo Andressa, o suspeito fugiu do local após as outras pessoas que estavam na confraternização prestarem atendimento a Vanessa, que estava desacordada. Ainda não há informações sobre o paradeiro do suspeito. O caso foi registrado na delegacia de Barra da Estiva. “A gente espera que a justiça seja feita, que ele pague por isso, e que não fique impune”, conclui Andressa.

28 Abr 2021 - 10:30h

O governo federal liberou o Auxílio Emergencial 2021 para mais 206 mil famílias. Os novos elegíveis começarão a receber os pagamentos a partir de 16 de maio, junto com o segundo ciclo dos pagamentos – ou seja, receberão a primeira e a segunda parcelas ao mesmo tempo. Segundo o Ministério da Cidadania, dos 206.126 novos aprovados, 142.531 têm direito à cota de R$ 150 (pessoas que moram sozinhas), 39.719 receberão R$ 250, enquanto 23.876 são mulheres chefes de família que sustentam a casa sozinhas e receberão a cota de R$ 375. Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial.

28 Abr 2021 - 10:00h

Diante dos elevados índices de infestação do mosquito aedes aegypti, a prefeitura de Guanambi solicitou, através da Secretaria de Municipal de Saúde, a pulverização por meio do chamado carro fumacê. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde enviou para cidade 6 unidades do carro, as quais irão contemplar ruas e localidades na sede e zona rural. Ao todo, serão 4 ciclos de aplicação. Desde janeiro, a secretaria tem realizado um intenso trabalho de prevenção. Até o momento, 74.548 imóveis foram visitados. Destes, o mosquito foi encontrado em 1.800 lugares - 86% dentro das residências. Além da dengue, o aedes aegypti também é o causador de doenças como chikungunya e Zika. Em Guanambi, foram confirmados em abril 134 casos de dengue, 71 de chikungunya e 8 de Zika. Os bairros de maiores incidências são: São Francisco, Novo Horizonte, Alto Caiçara, Alvorada, Paraíso e Vomitamel.

28 Abr 2021 - 09:30h

Um suspeito de estupro teve seu pênis e testículos cortados e, em seguida, jogado como alimento aos porcos na cidade de Bocaiuva, em Minas Gerais. O homem teria tentado atacar sexualmente sua sobrinha dois dias antes de ser decepado. O ato de vingança foi liderado pelo namorado da vítima, de 20 anos, e seus primos. Já o rapaz que tem 36 anos não terá como recolocar o membro faltando, visto a parte se perdeu. De acordo com o jornal Estado de Minas, o suspeito teria chegado bêbado em casa. Ao ver sua sobrinha, tentou estuprá-la, mas não conseguiu finalizar o ato, pois a garota se defendeu. O namorado da vítima ficou furioso após ouvir o relato e se juntou a seus primos. Juntos, eles levaram o agressor até um canavial próximo e arrancaram o pênis do homem no dia 19 de abril. O agressor, que trabalha na roça, conseguiu voltar para casa, apesar do sangramento, e foi até o hospital. Lá, a ferida foi contida, mas o pênis se perdeu para sempre. O policial Stephan da Silva disse que a força procurou a genitália desaparecida, mas não a encontrou e acredita que ela tenha sido comida pelos animais. “Este caso é algo incomum, fora do comum. É até desumano”, analisou. Em compensação, o sistema urinário do homem foi parcialmente reconstruído, permitindo que ele pudesse se aliviar. “Parecia algo saído de uma cena de um romance de Dante”, disse o cirurgião Felipe Lobo. “Seu pênis e testículos foram cortados e sua genitália externa estava completamente ausente”. Os dois suspeitos de terem arrancado a genitália foram presos. Não se sabe se o amputado irá responder pela tentativa de estupro, visto que o crime não foi denunciado à polícia.

28 Abr 2021 - 09:00h

O Ministério Público Estadual (MPE) acionou o ex-prefeito da cidade de Mirante, Francisco Lúcio Meira Santos (PT), por conta de um ato que se configurou como perseguição política contra uma professora municipal. Segundo o promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, o ex-prefeito não concedeu adicional de carga horária à professora, que a ela fazia jus nos termos da legislação local. Apenas a servidora não teria sido contemplada em flagrante tratamento discriminatório em relação a outros professores, no ano de 2019. Na ação, o MP requer que o acionado seja condenado pela prática do ato de improbidade administrativa. “O gestor municipal foi notificado em 23 de abril de 2019, no domicílio profissional, para que se manifestasse acerca da representação, porém não apresentou resposta. Ele afrontou os ditames legais, em especial os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, devendo ser responsabilizado pelos explícitos atos de improbidade administrativa praticados em evidente violação aos princípios que regem a administração pública”, destacou.

28 Abr 2021 - 08:30h

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (27) que o estado “quebrou” e que, diante da escassez de recursos, o setor público não terá capacidade de atender à demanda crescente por atendimento na área da saúde. Guedes deu a declaração durante reunião do Conselho de Saúde Complementar. “O Estado quebrou”, disse o ministro. “Todo mundo vai procurar serviço público, e não há capacidade instalada no setor público para isso. Vai ser impossível”, declarou. De acordo com o ministro, não foi a pandemia que tirou a capacidade de atendimento do setor público, mas sim “o avanço na medicina” e “o direito à vida”. “Todo mundo quer viver 100 anos, 120, 130 [anos]”, declarou Guedes. Segundo ele, “não há capacidade de investimento para que o estado consiga acompanhar” a busca por atendimento médico crescente.

28 Abr 2021 - 08:00h

Um homem e o filho dele de quatro anos foram baleados na terça-feira (27) em Jequié, no sudoeste da Bahia. As informações são da Polícia Civil da cidade. Ninguém foi preso. De acordo com a polícia, quatro homens não identificados invadiram a casa onde as duas vítimas estavam e atiraram. As vítimas foram socorridas por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital Prado Valadares, também em Jequié. Ainda segundo a polícia, as vítimas estão internadas, mas não há informações sobre o estado de saúde delas. A delegacia de homicídios de Jequié investiga a motivação e os autores do crime.

28 Abr 2021 - 07:00h

A Bem Aqui é uma corretora de seguros e correspondente em sintonia com a necessidade das pessoas e, por isso, oferece um atendimento especializado aos beneficiários do INSS. Com uma equipe treinada e capacitada para prestar o melhor atendimento, a loja busca proporcionar segurança, confiança, proteção e coragem para quer recomeçar e investir.

Além disso, possui um autoatendimento amplo e moderno. Como o próprio nome sugere, a Bem Aqui está sempre disponível para resolver a vida de quem precisa. A loja chega com o propósito de assumir grandes compromissos: valorizar pessoas, proximidade, transparência e novos desafios. Em Brumado, a Bem Aqui fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333, no Centro, ao lado da Comfergil. Clique aqui e acesse o site Bem Aqui.

28 Abr 2021 - 00:00h

Após ter recebido a segunda dose do imunizante contra a Covid-19, na tarde desta segunda-feira (26), a ex-defensora pública Angélica Coelho se manifestou acerca do processo de vacinação na cidade de Brumado. Para ela, a vacinação é o único mecanismo de esperança para que a comunidade possa voltar à normalidade, haja vista que a população, de modo geral, não respeita os protocolos de segurança para prevenção da doença, a exemplo do distanciamento social e uso da máscara. “Pretendo continuar de máscara até que a comunidade científica diga que estamos livres”, afirmou ao site Achei Sudoeste. A ex-defensora avaliou que o processo de vacinação no país nunca esteve tão confuso. Ela culpou o Governo Federal por ter se recusado a comprar as doses da vacina contra a Covid-19 desde o início, quando o mundo inteiro estava se movimentando nesse sentido. “Existe uma desorganização do Ministério da Saúde, que não soube, juntamente com os Estado e Municípios, fazer essa logística. Vivemos uma grande confusão. É muito triste”, criticou.