Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2022
fechar

IMEP realiza Cruzada de Curas, Libertação e Milagres em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP) realizará neste sábado (28), no Bairro São Félix, em Brumado, uma Cruzada de Curas, Libertação e Milagres. Ao site Achei Sudoeste, o Bispo Júnior Lima disse que o evento será iniciado com uma vigília durante a madrugada. “Estamos há três meses preparando, orando, vigiando e treinando pessoas para o trabalho de evangelismo. Amanhã será o grande dia e a expectativa é grande pra ver muitas pessoas sendo abençoadas pela palavra de Deus”, afirmou. A cruzada acontece a partir de 17h, na Rua da Abolição. Segundo o Bispo, o evento inclui louvores, apresentações, coreografias, teatro, culto e evangelização. “Vai ser um dia especial”, resumiu.

Brumado: Após 72 horas de espera, regulação confirma vaga para atender Silene Almeida em Salvador Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A jovem brumadense Silene Rocha de Almeida, de 24 anos, será transferida na manhã deste sábado (28) para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Roberto Santos, em Salvador, com especialidade em neurologia. A informação foi confirmada no final da tarde desta sexta-feira (27) pelo site Achei Sudoeste. De acordo com a família, Silene será encaminhada para a capital baiana em uma UTI aérea. O voo sairá do Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt em Brumado. Almeida sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e um aneurisma. Ela encontra-se internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN). Nesta sexta-feira, uma manifestação foi realizada ´por familiares e amigos de Rocha (veja aqui).

Ivete Sangalo completa 50 anos e faz show em Juazeiro para comemorar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A música da Bahia está em festa. Uma das maiores cantoras do Brasil, Ivete Sangalo, responsável por levar alegria a milhões de brasileiros comemora hoje 50 anos idade, toda plena e com uma legião de fãs, espalhada por todo o Brasil, que cresce todo dia. São 30 anos de uma carreira meteórica e vitoriosa, recheado de prêmios que começou no início da década de 90. Ivete já chegou a fazer 30 shows por mês, já foi comparada pelo The New York Times a Janis Joplin e Tina Turner e vendeu 70 milhões de cópias. Entre as premiações destaque para o Grammy Latino. Nascida em Juazeiro, terra do ícone da Bossa Nova, João Gilberto, Ivete começou a cantar ainda criança influenciada pelos pais, Alsus e Maria Ivete, que adoravam reunir amigos para saraus musicais onde cantava e era responsável pela percussão. Aos 17 anos veio morar em Salvador e antes do sucesso Veveta trabalhou em uma loja no Shopping Barra e vendia quentinhas preparadas por sua mãe para outros lojistas do centro comercial. O início da carreira foi cantando em barzinhos em Salvador. Subiu pela primeira vez em um trio elétrico na Micareta de Morro do Chapéu, onde foi descoberta pelo produtor Jonga Cunha, que era diretor do Bloco Eva e a convidou para ser vocalista da Banda Eva. Nesta época o Eva era puxado pelo Asa de Águia, com Durval Lélys, e a ideia de Jonga era retornar com a Banda Eva com um trabalho paralelo. Isso foi feito em 93, 94 e 95 quando Ivete assumiu de vez a Banda e o Bloco Eva. O primeiro show oficialmente aconteceu na Área Verde do Othon, só para convidados, e foi um grande sucesso. Logo a seguir teve uma apresentação no Arraiá da Capitá, no Parque de Exposições, para mais de 30 mil pessoas. Assim foi iniciado o reinado de Veveta na Banda Eva. Com Ivete no comando, o grupo lançou seis álbuns emplacando um sucesso atrás do outro, destacando canções como “Arerê”, Alô Paixão, ‘Beleza Rara”, “Pegue Aí”, “Levada Louca”, “Flores”, “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, “Sorte Grande”, entre outros hits que logo caíram na boca do povo. Em 1997, com o CD Banda Eva ao Vivo,  aconteceu a consagração. Ivete entrou para a história da música popular brasileira com o álbum que vendeu 2 milhões de cópias.

Treinamento da PM busca ampliar redução dos roubos a bancos na Bahia Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

A Polícia Militar realizou na madrugada desta sexta-feira (27), em Jacobina, a segunda edição da Simulação Policial de Ataque Contra Instituição Financeira. O treinamento tem como objetivo aprimorar o combate de roubos a bancos na Bahia. No estado, em 2022, de janeiro a maio, a redução deste tipo de crime foi de 77%, segundo a Secretaria de Segurança Pública. A ação foi coordenada pelo Comando de Policiamento Regional (CPR) Norte, com apoios dos Comandos de Operações (COPPM), de Inteligência (COINT) e de Policiamento Especializado (CPE), a instrução contou com a participação de 50 policiais. “Registramos seis casos na Bahia, em 2022, contra 27 ocorrências, em 2021. Continuaremos com a nossa capacitação, qualificando ainda mais o nosso trabalho repressivo. A PM fazendo a sua parte de caráter ostensivo e a Polícia Civil com as ações de inteligência. O resultado desta parceria fica evidente nos números”, enfatizou o comandante do CPR-Norte, coronel Válter Araújo. Na Rua Pedro Lago, Centro de Jacobina, foi iniciada a simulação. Um grupo de oito assaltantes começa a ação criminosa, instalando os explosivos. Os criminosos estouram uma agência do Banco do Brasil, roubam dinheiro em aproximadamente 25 minutos e fogem com três reféns. No momento do ataque, após ligações via 190 para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), as unidades de pronta resposta da PM são acionadas e iniciam a montagem dos bloqueios, nas possíveis rotas de fuga. Os militares aguardam a passagem da quadrilha, em pontos distantes do Centro, evitando confronto em área urbana. Durante a fuga, os assaltantes queimam três veículos, com os objetivos de impedir uma perseguição por parte de viaturas e destruir vestígios. Nos bloqueios, a polícia utilizou dilaceladores que danificaram os pneus dos veículos usados pelo grupo criminoso e efetuou a prisão. “Seguiremos firmes na missão de proteger os baianos e os turistas que nos visitam”, concluiu o coronel Válter.

Brumado: 'Prefeito disse que ele é engenheiro e não médico', diz prima ao pedir apoio à jovem na UTI Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a manifestação em prol da vida da jovem brumadense Silene Rocha de Almeida, de 24 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e um aneurisma e está internada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado (veja aqui), amigos e familiares estavam indignados com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido). Isso porque o mesmo teria sido insensível ao apelo em busca da viabilização de uma vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com neurocirurgia para a jovem. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Geniane de Aguiar Oliveira, prima de Silene, contou que o prefeito fez pouco caso da situação. “Ontem eu tive aqui, abordei o prefeito na porta da prefeitura. Falei com ele sobre o caso de Silene e ele me ignorou. Simplesmente falou pra mim que era engenheiro e não médico. Eduardo não está nenhum pouco sensibilizado com essa situação. Fez pouco caso”, criticou. Para Geniane, como prefeito da cidade, Eduardo poderia viabilizar uma UTI com neurocirurgião caso se empenhasse para tal. “Ele foi bruto, um insensível. Ele virou as costas e nos deixou falando sozinhas”, disparou.

Homem é preso por furtar R$ 40 mil de agência bancária no oeste da Bahia Foto: Divulgação/PM

Um homem foi preso por suspeita de furtar R$ 40 mil de uma agência do banco Santander, em Barreiras, na região oeste da Bahia. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), na tarde da última quarta-feira (25), ele foi flagrado por policiais com um malote com as cédulas, um alicate, cinco cartões de crédito e um telefone celular. Segundo informações da SSP, policiais da 83ª Companhia Independente da PM chegaram até o suspeito depois de moradores da região utilizarem a Central Telefônica 190 para informar que o suspeito estava em uma padaria no centro da cidade. O acusado foi detido e levado à Delegacia Territorial de Barreiras, onde foi apresentado junto com o material apreendido para a adoção das medidas cabíveis.

Manifestação cobra neurocirurgia para jovem vítima de aneurisma cerebral em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (27), familiares e amigos da jovem brumadense Silene Rocha de Almeida, de 24 anos, realizaram uma manifestação em frente ao Hospital Professor Magalhães Neto e à Prefeitura Municipal de Brumado. A jovem sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e um aneurisma (veja aqui). Ela encontra-se internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, mas necessita ser transferida, com urgência, para um centro de saúde com especialidade em neurologia. 

Manifestação cobra neurocirurgia para jovem vítima de aneurisma cerebral em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vitória de Lima Silva, amiga da jovem, lamentou que seja necessário realizar uma mobilização para salvar uma vida. “Decepcionante ver o que a gente tem que fazer pra que uma pessoa possar sobreviver e ter uma chance”, lamentou. Há três dias, a brumadense luta pela vida há espera da vaga. O seu estado de saúde, segundo os médicos, é gravíssimo. Vitória disse que não há qualquer resposta ou esperança de que a vaga seja disponibilizada. “Muitos vereadores e pessoas estão tentando arranjar uma vaga por conta própria. Aqui não temos resultado, mesmo com uma Bahia tão grande e cheia de hospitais. Por isso, temos que fazer isso aqui para sermos ouvidos”, completou.

Subsídio do Casa Verde Amarela aumentará em até 21,4%

O subsídio definido pelo governo federal para financiamento de imóveis do Programa Casa Verde Amarela, voltado a famílias de baixa renda, será ampliado em percentuais que variam de 12,5% a 21,4%. De acordo com a Agência Brasil, o acréscimo varia conforme região, renda familiar e população do município. A informação é do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Segundo a pasta, a ampliação do subsídio tem, como objetivo, facilitar a aquisição da casa própria e ampliar o número de moradias entregues. A medida entra em vigor no início de junho e vale até 31 de dezembro de 2022. “Uma família de São Paulo com renda mensal média bruta de R$ 1,8 mil, por exemplo, terá o subsídio médio ajustado de R$ 38,1 mil para R$ 42,9 mil. Já para uma família de João Pessoa (PB) com renda mensal média bruta de R$ 1,8 mil, o subsídio médio passará de R$ 29,9 mil para R$ 34 mil”, detalhou o ministério, em nota. Nos primeiros quatro meses do ano, o programa já possibilitou a contratação de 100 mil unidades habitacionais, segundo o MDR. Com o aumento do subsídio, a expectativa do governo é de que haja a contratação de 400 mil unidades ao longo de todo o ano. Em 2021, cerca de 350 mil famílias se beneficiaram do programa, por meio de financiamento com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Brumado: Assessora parlamentar sofre aneurisma cerebral e necessita de neurocirurgia com urgência Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A jovem brumadense Silene Rocha de Almeida, de 24 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e um aneurisma. Ela encontra-se internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Professor Magalhães Neto, mas necessita ser transferida, com urgência, para um centro de saúde com especialidade em neurologia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vitória de Lima Silva, amiga da jovem, relatou que, desde a última terça-feira (24), a família tem se mobilizado para conseguir a vaga, visto que o estado de Silene é grave. “Os responsáveis informam que não tem vaga ainda, que estão aguardando uma resposta. Em toda Bahia, eles falam que não acharam uma vaga pra atender o caso dela, pois é necessário um neurocirurgião. Até o momento, não temos nenhuma resposta”, disse. Silene trabalha como assessora parlamentar na Câmara de Vereadores de Brumado, porém, mesmo com a mobilização dos políticos em prol da regulação da jovem, segundo Vitória, a mesma ainda não foi disponibilizada. “O caso dela é gravíssimo. Já tem 72 horas que ela está nessa situação. A cirurgia tem um custo grande, de mais de R$ 100 mil. A família e os amigos não têm condições de arcar. Ela precisa ser transferida com urgência, pois não sabemos das sequelas”, informou.

Brumado: Rui Costa não gostou de gramado de campo inaugurado na escola Idalina Azevedo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com recursos da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o campo de futebol da Escola Municipal Idalina Azevedo Silva, em Brumado, foi inaugurado nesta quarta-feira (25), durante a passagem do governador Rui Costa (PT) pela cidade (veja aqui). Na cerimônia de inauguração, o governador não gostou do estado do gramado. Ao site Achei Sudoeste, Sandro Gomes, morador do bairro, disse que a grama está mais parecida com capim. “Aqui não tem água pra molhar. A manutenção vai sair cara. Até agora não sabemos por que esse gramado foi feito. Além de tudo, foi mal feito. Teria que ser grama sintética”, pontuou. 

Brumado: Rui Costa não gostou de gramado de campo inaugurado na escola Idalina Azevedo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O morador também criticou o fato de o campo ter sido murado e agregado à escola, visto que, antes, o equipamento era de toda comunidade, mas agora pertence, exclusivamente, à unidade de ensino. “Desde que me entendo por gente esse campo era da comunidade. Sempre bati um babinha aqui. A atração era esse campo. Aos finais de semana era sempre lotado. Acabou a recreação agora. O campo está, praticamente, fechado, sem movimentação”, criticou. A reforma foi avaliada em cerca de R$ 200 mil.

Vitória da Conquista tem redução de 64% nas mortes violentas em 2022, diz SSP-BA Foto: Divulgação/SSP-BA

A cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, apresentou redução de 64% nas mortes violentas, nos quatro primeiros meses de 2022. De janeiro a abril, o município que possui mais de 343 mil habitantes segundo último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou 14 crimes violentos letais intencionais, uma média de 3,5 casos por mês. No mesmo período do ano passado foram contabilizadas 39 mortes violentas. “Atribuímos essa redução a vários fatores, mas sem dúvidas, a proximidade da Polícia Militar com a população tem um papel fundamental na redução dos índices. Nós atuamos em várias vertentes, no social, na prevenção e na repressão e contamos muito com o apoio da população da cidade”, afirmou o comandante do CPRSo, coronel Ivanildo Reis. Além do policiamento ordinário realizado pelas 77ª, 78ª, 92ª Companhias Independentes da Polícia Militar, a Rondesp Sudoeste, a Operação Ronda Maria da Penha, a Base Comunitária de Segurança Nova Cidade e a Companhia Independente de Policiamento Especializado Sudoeste também atuam no trabalho ostensivo e preventivo. A população de Conquista conta ainda com a ação da Patrulha Solidária, grupo do CPRSo voltado para o acolhimento de minorias com ações sociais. Já o coordenador de Regional de Polícia do Interior de Conquista, delegado Fabiano Aurich, também credita a redução ao intenso trabalho de combate ao tráfico de drogas. “Combatemos, junto com a PM, a ação de quadrilhas que atuam com a venda de drogas, responsáveis pela maior parte das mortes cometidas na cidade”, declarou. Ele também lembrou que todos os crimes que fogem desse perfil foram elucidados, e os autores, presos.

Brumado: Conselho do Fundeb acompanha vistoria do transporte escolar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (26), foi realizado um mutirão de vistoria do transporte escolar em Brumado. O Conselho de Acompanhamento Social do Fundeb também esteve presente durante as fiscalizações. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o conselheiro Alisson Leite, explicou que a presença do conselho visa garantir o correto andamento da vistoria. “Nossa função aqui é verificar e acompanhar os trabalhos da SMTT, que é o órgão responsável por fazer essa vistoria, além de tirarmos as dúvidas necessárias”, afirmou. O vistoriador Jansen Ricardo disse que o objetivo do mutirão é liquidar a demanda de vistoria dos veículos remanescentes e avaliar as condições da frota circulante no município. O prazo final é até o início de junho. “Muitos veículos ainda não compareceram, principalmente do transporte escolar privado. Caso não compareçam vão pagar um preço muito alto, que é a retirada do veículo de circulação. Se não tem autorização do órgão controlador é transporte clandestino”, frisou. Dos veículos já vistoriados, Ricardo pontuou que tudo que havia sido condicionado por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi cumprido de maneira razoável, com apenas duas rejeições.

Vitória da Conquista: Cão farejador da PRF encontra maconha escondida em bagagem de mulher Foto: Divulgação/PRF

Com a ajuda do cão K9 Kaleu, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 5 kg de maconha no km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Os policiais realizavam fiscalização de combate à criminalidade na rodovia quando abordaram um ônibus que seguia de São Paulo (SP) com destino a Caruaru (PE). Ao subir no veículo e conversar com os ocupantes, a equipe decidiu aprofundar a fiscalização no ônibus. A cadela K9 Raia sinalizou que dentro de uma mala, de cor vermelha, havia droga. Os PRFs revistaram a bagagem e encontraram oito tabletes de maconha. Foi realizada a checagem da bagagem e identificado o responsável pelo transporte das drogas. Aos policiais, a mulher de 24 anos disse que recebeu a droga dentro de um trem na estação do Braz em São Paulo e que ganharia uma quantia em dinheiro quando entregasse a maconha em Caruaru (PE). Diante dos fatos, foi dada a voz de prisão à passageira e ela foi encaminhada com as drogas à Delegacia da Polícia Judiciária para os procedimentos cabíveis.

Brumado: Moradores denunciam roubos de fios de cobre, animais e residências na região do Tanquinho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na região do Tanquinho, zona rural da cidade de Brumado, moradores denunciam que está havendo muitos casos de roubos de fios de cobre e animais, como galinhas e porcos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Marla Verena disse que, recentemente, uma casa também foi roubada na Fazenda Riacho Fundo, de onde levaram até mesmo os móveis. “Levaram tudo, não deixaram nada. Foi um arrastão”, disse. Segundo Verena, a sua mãe teve de desembolsar do próprio dinheiro para reaver os fios de cobre que foram roubados de sua propriedade. Há cerca de 1 mês que os crimes têm ocorrido. Os casos já foram informados à polícia.

Planos de saúde poderão subir até 15,5%, maior reajuste já aprovado Foto: Felipe Iruatã/Agência O Globo

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, nesta quinta-feira, um reajuste recorde de 15,5% para os planos individuais e familiares, bem acima da inflação em 12 meses fechados abril que ficou em 12,13%. O maior aumento até então tinha sido aplicado em 2016, de 13,57%. De acordo com o jornal o Globo, o índice foi divulgado durante reunião extraordinária, teve um único voto contrário, o da diretora Eliane Medeiros, que apesar de dizer reconhecer a seriedade do trabalho e do índice, foi contra o reajuste, sem, no entanto, justificar a sua decisão. O índice é válido para o período entre 1º maio de 2022 e 30 de abril de 2023, para aplicação no aniversário do contrato. É a primeira vez que o percentual é divulgado no mês de sua incidência. Nos outros anos o índice foi divulgado depois da data e aplicado retroativamente. Os oito milhões de contratos individuais, que representam 16,78% dos 49,35 milhões de usuários da saúde suplementar, são os únicos a terem o aumento limitado pela ANS, para os contratos coletivos, sejam eles empresariais ou por adesão, vale a livre negociação. Nos planos coletivos, os reajustes este ano há casos que chegaram a bater nos 90%, o que levou muitas empresas a recorrer à Justiça na tentativa de baixar os índices. No ano passado, a redução de procedimentos por conta do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, levou a uma inédita redução das mensalidades em 8,19%.

Malhada de Pedras entre as 25 cidades baianas que incentivam o empreendedorismo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última terça-feira (24), o prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, participou da XI edição do Prêmio Sebrae, ocasião em que recebeu um prêmio por incentivar o empreendedorismo no município de Malhada de Pedras. A cidade ficou entre os 6 finalistas na categoria Cidade Empreendedora, que recebeu mais de 50 inscrições de municípios baianos. “Agradeço a todos pela torcida. Estou muito feliz, estamos entre os melhores. Me sinto honrado! Agradeço a cada um que torce pelo desenvolvimento do município, repito, estou muito feliz”, declarou o prefeito. A premiação coloca Malhada de Pedras como destaque no cenário estadual.

Vitória da Conquista: Botijões de gás são vendidos a R$ 50 em ação do Sindicato dos Petroleiros Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (26), aconteceu em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, a ação “Preço Justo do Gás”, promovida pelo Sindicato dos Petroleiros da Bahia. Nos bairros Nova Cidade e Bruno Bacelar foram vendidas 140 unidades pelo preço de R$ 50. O diretor de comunicação do sindicato, Radiovaldo Costa, e o vereador Alexandre Xandó (PT), participaram da iniciativa, que já aconteceu em várias outras cidades. O objetivo também é conscientizar a população sobre como o Governo Federal conduz a política de preços da Petrobrás. De acordo com o Sindicato dos Petroleiros, é preciso adotar nova medida econômica de cálculos para os derivados do petróleo e reestatizar as unidades que foram privatizadas para conseguir equilibrar os preços do gás de cozinha, da gasolina e do diesel.

Eleições 2022: Confiante, Jerônimo acredita em virada nas pesquisas e vitória no primeiro turno Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sua visita ao município de Brumado, nesta quarta-feira (25), o pré-candidato ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, disse que vai continuar o trabalho feito por Jaques Wagner e Rui Costa ao longo dos últimos anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que sua plataforma de governo prevê investimentos em estradas, na universalização da água, habitação de qualidade, financiamento estudantil, energia limpa, educação superior, entre outras demandas. “Se Rui fez e está fazendo muito sem o apoio do Governo Federal, imagina eu em 2023 com a parceria com Lula? Essa é nossa expectativa”, declarou. Embora esteja atrás nas pesquisas, Jerônimo acredita em uma virada e na vitória ainda no primeiro turno das eleições na Bahia. “Quando as pesquisas apontam o meu nome como candidato do Lula e candidato de Rui e Wagner, tem lugares que já pontuo na frente. Temos certeza que o país e a Bahia vão saber reconhecer que precisamos de esperança e de uma política de inclusão”, acrescentou.

Brumado: Squaresom realiza semana promocional em estoque de painel e rack

Somente até o próximo sábado (28), a Squaresom e Polly Móveis estão com todo estoque de painel e racks com preços promocionais. Os produtos estão com até 30% de desconto, além de condições facilitadas de pagamento. Não perca a chance de adquirir um produto de qualidade com excelente custo benefício. Passe agora mesmo em uma das lojas e confira. A Squaresom fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. Já a Polly Móveis fica situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 590. O telefone é (77) 3441-2093.

Brumado: Mato e bichos tomam conta de lavanderia pública e lavadeiras pedem socorro à prefeitura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Muito mato e bichos peçonhentos estão tomando conta da Lavanderia Pública Municipal de Brumado. O site Achei Sudoeste esteve no local e pode constatar o abandono da lavanderia. A lavadeira Idália Ribeiro, de 72 anos, relatou que, para estender a roupa nos varais, tem de entrar no meio do matagal, tamanha a precariedade do espaço. “É perigoso a gente cair com o balde. Fazemos um apelo para eles virem dar um socorro a gente aqui. Tá feio e na hora que chover fica pior. Precisamos de apoio”, cobrou. 

Brumado: Mato e bichos tomam conta de lavanderia pública e lavadeiras pedem socorro à prefeitura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As próprias lavadeiras improvisaram um serviço de limpeza na lavanderia municipal senão o mato estaria muito mais alto. No local, a demanda é grande, visto que as lavadeiras também trabalham com lavagem de roupa de hotéis e pousadas. A lavadeira Maria do Carmo contou que a estrutura comprometida, com terreno em declive e muito mato, pode acabar causando um acidente de maior gravidade. “Se não tomarem uma providência vai ter um acidente. Já encontramos até cobra aqui. A coisa tá feia”, resumiu.

Brumado: Família clama por socorro ao pequeno Bryan diagnosticado com hidrocefalia Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Desde que nasceu, o pequeno Bryan Loran Gomes dos Santos, de 1 ano, foi diagnosticado com hidrocefalia. Por causa da condição especial, ele precisa de medicamentos, exames, leite, fraldas e cuidados específicos. Para ajudar com as despesas do tratamento, a família iniciou uma campanha nas redes sociais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vanessa Pinto Gomes, tia da criança, contou que Bryan nasceu de 7 meses no Hospital Municipal de Brumado pesando apenas 1 quilo e seiscentas gramas. “Ele ficou internado aqui um mês. Nesse decorrer, os médicos perceberam que a cabeça dele estava crescendo. Fizeram vários exames aqui, mas não teve um diagnóstico preciso. Retiraram ele para o Hospital de Itabuna, onde descobriram que ele nasceu com hidrocefalia”, contou. Na unidade, o pequeno guerreiro já passou por 12 cirurgias. Vanessa disse que os pais precisam de ajuda da comunidade regional para arcar com os custos do tratamento e com as necessidades especiais da criança. “Eles precisam de fralda, leite, dinheiro para os medicamentos, lenço umedecido, roupas, produtos de higiene pessoal. Eles estão gastando muito. Os interessados em ajudar podem entregar as doações no meu endereço, na Rua D, Quadra C, Brisas III, Bairro São Jorge”, afirmou. A chave Pix de Vanessa é: CPF 07810612530 - Vanessa Pinto Gomes.

Três cidades baianas têm mais de 90% da população em situação de pobreza e extrema pobreza Foto: Reprodução/Rede Amazônica

As cidades de Rodelas, Cairu e Coronel João Sá têm mais de 90% da população em situação de pobreza e extrema pobreza no Cadastro Único (CadÚnico), segundo informações da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) da Bahia. As informações são do G1. O governo federal classifica como extrema pobreza quando a renda familiar é de até R$ 105 por pessoa, também chamada de renda per capita. Já a pobreza é considerada quando a famílias tem renda entre R$ 105,01 e R$ 210. Esses valores foram estabelecidos no mês de março, em decreto presidencial. Os dados do Cadastro Único, referentes a fevereiro deste ano, apontam que a Bahia tem 8.635.007 pessoas cadastradas. Do total, 5.759.234 estão em situação de extrema pobreza e 608.442 em situação de pobreza.

Sindae aciona TCM para suspender licitação dos serviços de água e esgoto em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (25), o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no estado da Bahia (Sindae) deu entrada no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em um agravo, com medida cautelar de urgência, para que o órgão reavalie a decisão monocrática que negou o pedido liminar para suspender a licitação que pretende privatizar os serviços de água e esgoto n município de Brumado. No último dia 14, atendendo a um pedido da Embasa, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), através da desembargadora Dra. Maria do Rosário Passos da Silva Calixto, concedeu liminar e suspendeu a licitação (veja aqui). Mesmo diante da decisão, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos resolveu dar andamento ao processo licitatório. Em nota, o Sindae frisou que, conforme decisão da desembargadora Maria do Rosário, o Município não cumpriu com uma série de requisitos legais para realização do certame, entre os quais: ausência de autorização do colegiado da Microrregião de Saneamento para deflagrar a licitação, o edital não prevê indenização em favor da Embasa pelos investimentos feitos sobre os bens reversíveis não-amortizados, os estudos de demanda para a licitação em questão deixaram de considerar o compartilhamento de infraestruturas operacionais para o abastecimento de água do Município de Malhada de Pedras e o edital traz metas menores que as exigidas legalmente no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e nos Estudos de Viabilidade Técnica e Econômico-Financeira (EVTE).

Armas e 40 kg de maconha são apreendidas em Santo Antônio de Jesus Foto: Divulgação/PC

Quarenta quilos de maconha, cocaína, três armas, 123 munições, dez carregadores, duas balanças, anotações da contabilidade do tráfico e dois celulares foram apreendidos, em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, nesta quarta-feira (25), durante a Operação SAJ Forte. As diligências foram realizadas no bairro Alto de Santo Antônio, por equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e das Delegacias Territoriais daquela cidade e de Laje. “Recebemos denúncias de tráfico de drogas e homens armados na Rua Santa Rita, e deslocamos para o endereço, onde fomos recebidos a tiros”, informou o coordenador regional de SAJ, delegado Joaquim José Pereira de Souza. O delegado informou que o local onde o material foi apreendido – um bar em construção com uma ampla piscina – era usado para armazenar drogas, munições e armas, além de fazer festas com usos de entorpecentes. A Polícia Civil informou que as ações terão desdobramentos, com o objetivo de encontrar suspeitos que tenham mandados de prisão em aberto. Desde o início da Operação SAJ, em março deste ano, três pessoas foram presas e foram apreendidos carro, roupas camufladas, armas, munições, balança, dinheiro, drogas, celulares e anotações do tráfico.

Brumado ganha Espaço Colaborar, equipamento dá suporte técnico aos empreendedores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado conta agora com o Espaço Colaborar, que é um local de apoio aos pequenos empreendedores. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a agente Daniela Ataíde explicou que, no espaço, os empresários locais poderão realizar negócios e desenvolver novas ideias e projetos. “O Espaço Colaborar vem pra nos ajudar como um ponto de apoio. Esse programa trabalha com micro e pequenas empresas no processo de transformação e inovação. As empresas serão incluídas dentro desse espaço no sentido de movimentar o empreendedorismo na cidade”, afirmou. 

Brumado ganha Espaço Colaborar, equipamento dá suporte técnico aos empreendedores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Superintendente da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Agnaldo Freire, definiu o espaço como um centro dinamizador do ecossistema de inovação e empreendedorismo. “É um espaço que congrega a possibilidade de termos as pessoas discutindo assuntos relacionados à inovação e empreendedorismo. O governo, a academia, o setor produtivo e a sociedade num mesmo ambiente pensando no desenvolvimento da cidade”, afirmou. A ideia, de acordo com Freire, é enxergar a importância das pequenas empresas e fixar um crescimento sustentável, econômica e socialmente, para o município. O espaço dispõe de uma sala de reuniões, câmeras de videoconferência e acesso à internet.

Arquivo