Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2013
fechar

Livramento: Pai do deputado Nelson Leal, Emerson Leal, passará por cirurgia em São Paulo O superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC) passará por cirurgia no Hospital Sírio Libanês na próxima semana. (Foto: Mateus Pereira).

O ex-prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora e pai do deputado estadual Nelson Leal (PSL), Emerson José Osório Pimentel Leal, será internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nos próximos dias para extração de um tumor no intestino. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o ex-prefeito havia se submetido a exames preventivos e detectado o tumor, que estaria em estágio preocupante. O seu médico pessoal o teria aconselhado a realizar o procedimento cirúrgico o quanto antes. Leal, que também é médico, está otimista com a sua recuperação. Atualmente, Emerson exerce a função de superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC) e é considerado um dos símbolos mais queridos e respeitados da cultura política de Livramento, onde esteve à frente do executivo municipal por 12 anos. O médico já está na capital paulista e a cirurgia deverá ser realizada na próxima semana, segundo informações da família.

Caculé: 4 mil pessoas dançaram muito no Forró do Bacurau Mesmo no clima de São João, a banda de pagode foi a mais aguardada pelo público presente, que dançou e cantou junto com Léo Santana durante toda a sua apresentação. (Foto: Beto Bonelly).

Quatro mil pessoas curtiram neste sábado (23) o tradicional Forró do Bacurau, no Espaço Bacurau, em Caculé, no sudoeste baiano. O evento, que faz parte das comemorações juninas do município, levou o público ao delírio com a apresentação de Léo Santana e Banda Parangolé. Mesmo no clima de São João, a banda de pagode foi a mais aguardada pelo público presente, que dançou e cantou junto com Léo Santana durante toda a sua apresentação. Edgar Mão Branca e a Banda Cacau com Leite também fizeram o público dançar muito forró. O evento é produzido pela Só Legal Produções. Em um bate papo com o site Brumado Notícias, o empresário Gilson Porto revelou que em 2014 muitas novidades irão marcar a próxima edição da festa.

Em clima junino, Tanhaçu comemora avanços na educação Diversos investimentos vêm sendo realizados para melhorar o sistema educacional do município. (Foto: Divulgação).

Em ritmo de São João, os moradores da cidade de Tanhaçu, no sudoeste baiano, ainda estão comemorando o desenvolvimento da educação no município. Além da qualificação dos professores da rede municipal, a prefeitura criou Plano de Carreira do Magistério com salário e todas as vantagens acima do piso nacional e reformou e ampliou o Centro Educacional de Tanhaçu, a Escola Jânio Quadros, a Escola Tancredo Neves, a Escola Garrastazú Medici e o Centro de Educação Infantil (Creche) na sede. Na zona rural, foram reformados e ampliados o Centro Educacional, a Escola Princesa Izabel e o Centro de Educação Infantil (Creche), em Suçuarana; o Centro Educacional do Povoado de Ourives; o Centro Educacional do Povoado de Laços; o Centro Educacional do Povoado de Torta; e o Centro Educacional do Povoado de Várzea da Pedra. Também foram construídas ou ampliadas as Escolas dos Povoados de Bernardo, Inchú do Gavião, José Alves, Jurema, Riacho Dantas, Riachão dos Borges e Tucum, todas com salas individuais para alunos de 1ª a 4ª série, sala de informática, sala de professores, cantina com refeitório e com uma estrutura física adequada para receber os alunos de 45 escolas multisseriadas que foram desativadas. Além disso, vale a destacar os investimentos que vêm sendo feitos desde 2012 na Educação de Tempo Integral. O projeto é custeado com recursos próprios e o município planeja a extensão a todas as escolas do campo, para onde já foram adquiridos oito novos ônibus para transporte dos alunos das escolas que foram nucleadas. 

Cidade de Caetité também é palco de manifestação O grupo passou pelas principais ruas da cidade e a manifestação ocorreu de forma pacífica. (Ederson Albert/Caetité Notícias).

Seguindo a onda de protestos que vêm acontecendo em todo país, jovens saíram às ruas na cidade de Caetité, no sudoeste baiano, no último sábado (22) em busca de mudanças para o município e também por melhorias para o Brasil. O grupo passou pelas principais ruas da cidade; parou no entroncamento com a Woquiton Fernandes, onde cantou o Hino Nacional e reivindicou melhorias para a saúde, segurança e, sobretudo, para a educação. Em seguida, os manifestantes fizeram uma parada na estação rodoviária e protestaram contra o monopólio da empresa Novo Horizonte, o custo das taxas de embarque e os valores cobrados na lanchonete do local. De acordo com o site Caetité Notícias, o protesto ainda seguiu até o batalhão da Polícia Militar. No local, os manifestantes prestaram apoio ao pequeno contingente da cidade e protestaram contra a falta de segurança, decorrente da inexistência de delegacia, de delegado e de mais policiais. O grupo ainda se manifestou em frente à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores. A manifestação ocorreu de forma pacífica.

Brumado: Mulheres apedrejam posto de combustíveis, agência bancária e boutique A polícia já identificou as suspeitas e agora tenta capturar as mesmas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Duas mulheres apedrejaram na madrugada deste domingo (23) um posto de combustíveis, uma agência bancária e uma boutique, em Brumado. A onda de ataques começou por volta das 4h da manhã no posto de combustíveis de propriedade do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (Sem Partido), onde as mulheres aproveitaram o momento em que o vigia conversava com um caminhoneiro para quebraram a porta de vidro da cabine de atendimento do local. No posto, as mulheres ainda quebraram o computador e as máquinas de cartão de crédito. O vigia tentou impedir a ação, mas enquanto cercava uma das mulheres a outra danificou alguns cones de sinalização. Antes de fugir, a dupla ainda quebrou a pedradas duas portas de vidro da agência do Bradesco, que fica localizada na Praça Armindo Azevedo. Na mesma praça, as meliantes ainda danificaram a vidraça de uma boutique, de onde levaram duas bolsas de grife avaliadas em R$ 1.200. Uma guarnição da equipe do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) esteve nos locais e, na boutique, as câmaras de segurança flagraram o momento exato em que uma das criminosas arremessou a pedra e com chutes quebrou a vidraça. A polícia já identificou as suspeitas e agora tenta capturar as mesmas.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brasil derrota Itália por 4 a 2 e termina na liderança do grupo Fred marcou duas vezes e ajudou a seleção a conquistar o primeiro lugar do grupo. (Foto: Flavio Florido/Uol).

Contra uma campeã do mundo, num jogo que valia três pontos e sem conseguir repetir sua estratégia de marcar um gol nos minutos iniciais, o Brasil teve um teste “à vera” neste sábado. Contanto com a genialidade de Neymar, conseguiu vencer a Itália, por 4 a 2, na Fonte Nova, em Salvador, e garantiu o primeiro lugar no grupo A da Copa das Confederações. Com o resultado, enfrentará o segundo colocado do grupo B, na próxima quarta-feira, em Belo Horizonte. Como nas vitórias contra Japão e México, o Brasil começou o jogo num ritmo arrasador. Sem deixar a Itália passar do meio de campo, dominou a partida no início e criou chances de gol. As informações são do Uol.

‘Vem Pra Rua Brumado’: JUSPM participou do manifesto Para o diretor sindical e policial militar, Diego Muritiba, é preciso quebrar paradigmas ao longo de décadas de ditadura, pois a polícia é parte do povo. (Foto: Lay Amo rim/Brumado Notícias).

O diretor da JUSPM (Centro de Assistência aos Policiais Militares e Associados), Diego Muritiba, participou do manifesto 'Vem Pra Rua Brumado' ocorrido em Brumado na última quinta-feira (20) em prol de benefícios para o município. O sindicalista esteve no movimento representando a polícia e justificou a sua participação afirmando que, embora a categoria seja mal vista em movimentos sociais por conta da repressão violenta no período da ditadura, o policial também é uma vítima do sistema. “Precisamos quebrar esses paradigmas construídos ao longo dessas décadas de ditadura e demonstrar para a sociedade que a polícia é parte do povo, que precisa ser reconhecida como povo, representante autêntica do povo e defensora do estado democrático de direito”, afirmou o Muritiba em entrevista ao site Brumado Notícias.

O bonde chegou ainda mais apaixonado A banda já lançou o seu novo cd. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O novo CD do Bonde Apaixonado já foi lançado e você já pode adquirir o seu no mercado do gênero. Desta vez, a banda promete embalar os casais no chamego do forró apaixonado. Para garantir o sucesso da sua festa, contrate o Bonde Apaixonado. Os contatos para shows são (77) 9958-6653, (77) 9193-5989 e (77) 8856-9210. Garanta a emoção da sua festa com o Bonde Apaixonado.

Brumado: Arraiá do Monteiro Lobato encerrou em grande estilo O colorido e animação dos alunos empolgaram pais e mestres, que aplaudiam a cada apresentação. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias),

No terceiro e último dia do Arraiá da Escola Monteiro Lobato teve dança country, quadrilhas e muita comida e bebida típica. O colorido e animação dos alunos empolgaram pais e mestres, que aplaudiam a cada apresentação. Os dias de festa foram de verdadeira integração e confraternização, o que deixará saudades e um gostinho de quero mais para o próximo ano. (Veja Fotos).

Brumado: São João do CEB com desfile de carroças A festa que homenageou o rei do baião Luiz Gonzaga teve início na Praça Hélio Contrim. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O tradicional casamento na roça foi muito bem representado nas ruas de Brumado na última sexta-feira (21) com o desfile de carroças promovido por professores e alunos do Colégio Estadual de Brumado (CEB). A festa que homenageou o rei do baião Luiz Gonzaga teve início na Praça Hélio Contrim. Em seguida, os participantes da folia percorreram as Praças Coronel Zeca Leite e Senhor do Bonfim até chegarem ao Arraiá montado na quadra do CEB, onde houve concurso de quadrilhas e premiação para as carroças melhor ornamentadas. (Veja Fotos).

Brumado: Praça Coronel Zeca Leite foi palco do Arraiá da Escola Santa Rita O público presente apreciou e aplaudiu o evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Escola Municipal Santa Rita de Cássia ornamentou o anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite com o tema dos festejos juninos. Com apresentações de quadrilhas e barracas de comidas típicas, a praça virou um verdadeiro arraial junino. O público presente apreciou e aplaudiu o evento. 

Itapetinga: Câmara aprova redução nos salários de vereadores e assessores O subsídio mensal dos vereadores passa a ser de R$ 7.200,00. O valor anterior era de R$ 8.000,00. Já os assessores R$ 1.728,00 ao contrário dos R$ 1.921,00.

Na Câmara Municipal de Itapetinga, dois projetos de lei que alteram temporariamente os vencimentos dos vereadores e assessores parlamentares foram aprovados por unanimidade. De acordo com a assessoria de comunicação do legislativo, a decisão visa adequar os valores de despesa com pessoal aos limites constitucionais e legais. Com o Projeto de Lei Nº 014/13, o subsídio mensal dos vereadores municipais para a legislatura 2013 a 2016 passa a ser de R$ 7.200,00. O valor anterior era de R$ 8.000,00. Já com o Projeto de Lei Nº 015/13, o assessor parlamentar passa a ter remuneração mensal no valor de R$ 1.728,00, ao contrário dos R$ 1.921,00 que anteriormente eram pagos. As reduções aprovadas são provisórias, válidas somente até 31 de dezembro de 2013, e retroativas ao mês de junho.

Aracatu: Agricultor colhe batata gigante O agricultor Natanael Leite estava colhendo batatas na roça quando se deparou com o legume de proporções gigantescas. (Foto: Hermes Leite).

Uma batata gigante chamou a atenção do agricultor Natanael Leite, residente na Fazenda Abobreira, zona rural de Aracatu, no sudoeste baiano. De acordo com o Blog do Hermes Leite, o agricultor estava colhendo batatas na roça quando se deparou com o legume de proporções gigantescas. Segundo Natanael, a batata, que pesa 18 kg, foi uma grande surpresa para ele e para a família.

Dilma anuncia pacto com governadores por melhor serviço Presidente ainda disse que irá se reunir com as lideranças das manifestações e com representantes de movimentos sociais. (Foto: Reprodução).

A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou nesta sexta-feira (21), durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, que vai elaborar um Plano Nacional de Mobilidade Urbana que privilegie o transporte público. Ela também disse que receberá “líderes das manifestações pacíficas” e que conversará com governadores e prefeitos das principais cidades para elaborar um pacto para a melhoria dos serviços públicos. O pronunciamento é uma resposta à série de manifestações desta semana em mais de 140 cidades do país. Dilma passou o dia discutindo com ministros e assessores a conveniência de fazer o pronunciamento, gravado no final da tarde. “Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do país para um grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos. O foco será: primeiro, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo; segundo, a destinação de 100% dos recursos do petróleo para a educação; terceiro, trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do SUS”. A presidente afirmou que se reunirá com as lideranças das manifestações e com representantes de movimentos sociais. “Anuncio que vou receber os líderes das manifestações pacíficas, os representantes das organizações de jovens, das entidades sindicais, dos movimentos de trabalhadores, das associações populares. Precisamos de suas contribuições, reflexões e experiências. De sua energia e criatividade, de sua aposta no futuro e de sua capacidade de questionar erros do passado e do presente”. As informações são do G1.

Mais de 20 mil pessoas curtiram Victor & Léo na abertura do São João de Caculé Os festejos vão se encerrar amanhã, domingo (23). (Foto: Beto Bonelly).

O São João de Caculé teve a sua abertura oficial nesta sexta-feira (22), na Praça Deoclides Cardoso. A banda Forró Aceso abriu o Arraiá de Caculé 2013. Em seguida, a principal e mais aguardada atração da noite, a dupla sertaneja Victor & Léo fez mais de 20 mil pessoas cantar e curtir um grande show. Após o espetáculo, a Banda Cheiro Nela encerrou os festejos. Já neste sábado (22), a animação continua em Caculé com os shows de Edgar Mão Branca, Thiago Araújo e Canários do Reino. Os festejos vão se encerrar amanhã, domingo (23), com Kleytones, Bel Lima, Página Virada e Ricardinho.

Chiclete com Banana e Os Filhos de Jorge no Axé Brumado 2013; Ivete Sangalo em dezembro

A produção do Axé Brumado anunciou neste sábado (22) as atrações que vão animar o Axé Brumado 2013. O evento que é produzido pela Só Legal Produções e Beto Bonelly, terá uma mega estrutura e um dia de festa. 15 de setembro, as bandas Chiclete com Banana e os Filhos de Jorge vão balancear a capital do minério. Segundo o produtor Beto Bonelly, “a parceria com a Point Promoções realizará mais um grande evento em Brumado”, disse. Ainda de acordo com o produtor, uma festa de camisa também já está marcada para o dia 29 de dezembro em Brumado com a presença da rainha do axé, Ivete Sangalo. “Em breve vamos passar maiores detalhes do Axé Brumado 2013 e do show de Ivete em dezembro, que com certeza, vai parar Brumado”, disse Bonelly. 

Ataque contra cães e gatos em Brumado Um vira-lata que foi encontrado com ferimentos graves provocados por água quente morreu nesta quinta-feira (20). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mesmo sendo assistido por membros da Ong AUAU, o vira-lata Toinzé não resistiu aos ferimentos e morreu nesta quinta-feira (20). O cão havia sido encontrado pela Ong na rua com ferimentos graves provocados por água quente. O animal teve várias partes do corpo queimadas, inclusive os testículos, que ficaram expostos devido à gravidade das lesões, consideradas de terceiro grau. O que mais chamou a atenção dos membros da AUAU é que outros casos parecidos foram registrados essa semana, a exemplo de dois cães que foram encontrados com lesões graves na região genital. A organização também está apurando uma denúncia de que gatos estariam sendo envenenados pela mistura conhecida como “bola”. Ainda não há pistas de quem possa estar promovendo os ataques aos animais, mas sabe-se que os principais alvos são cães e gatos vadios.

Em comunicado, Fifa nega ter discutido interrupção da Copa das Confederações “Nem a Fifa e nem o COL (Comitê Organizador Local) têm discutido a possibilidade”, foi o teor da nota.

A Fifa emitiu um comunicado na manhã desta sexta-feira (21) em que descarta a possibilidade de cancelar a Copa das Confederações por conta das ondas de protestos pelo Brasil. “Nem a Fifa e nem o COL (Comitê Organizador Local) têm discutido a possibilidade”, foi o teor da nota. Desde a abertura do torneio, no dia 15 de junho em Brasília, houve manifestações próximas dos estádios e os confrontos entre protestantes e policiais em Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte. De acordo com as autoridades, cerca de 20 mil pessoas participaram dos protestos na capital baiana.

Copa das Confederações pode ser suspensa A seleção Italiana que já em Salvador está apavorada e deseja abandonar o torneio. (Foto: Tayse Argolo).

De acordo com informações da rádio CBN, existe o risco real de suspensão da Copa das Confederações 2013 no Brasil. A causa está nas manifestações que têm tomado conta do país, principalmente nos arredores dos estádios antes e durante os jogos do torneio. Algumas seleções estão apavoradas com o ocorrido e a Itália, que está em Salvador com familiares da delegação, deseja abandonar o torneio. Segundo a Folha de S. Paulo, outra delegação teria manifestado o mesmo desejo dos italianos. A Fifa se assustou ainda mais na quinta-feira (20), quando dois micro-ônibus da entidade foram apedrejados na frente do Sheraton Hotel da Bahia, que também foi depredado na frente, onde estão hospedados membros da entidade máxima do futebol mundial. A Fifa ainda não se expressou publicamente sobre a possibilidade de suspensão do torneio, mas as informações da CBN dão conta de que a entidade estaria em contato com o seu setor jurídico para saber quais as consequências de um cancelamento como esse. De acordo com a Lei Geral da Copa, a Fifa pode acionar o governo brasileiro por falta de garantias de segurança. A Itália encara o Brasil sábado (22), na Arena Fonte Nova, às 16h. As informações são do Correio.

Brumado: Três dias de festa no São Pedro dos Olhos d’Água A festa acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Nos últimos anos virou tradição do povo de Brumado arrastar o pé no São Pedro dos Olhos d’Água, e esse ano não deve ser diferente. Promovida através da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação de Moradores do Bairro Olhos d’Água, a festa acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho. No primeiro dia, a animação será feita pela banda Kangaia Suada, Jessik e Patrick, Wallas dos Teclados e Ed Rossi. No dia 29 subirão ao palco do evento Celino e Banda, Banda Pressão da Bahia no Forró e Serginho Cardoso. E para encerrar a festa, no dia 30, vai ter uma matinê às 16h com Juventude Tropical, e na sequência Jorginho dos Teclados, Banda Bonde Apaixonado e Lázaro Jacarine.

O Comando Geral da Polícia Militar da Bahia confirmou, no último dia 18, para a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) que o município de Pindaí, no sudoeste baiano, receberá uma viatura da PM. Esse benefício atende ao pedido da deputada feito ao comandante geral da PM, Coronel Alfredo Braga de Castro, durante uma audiência. Bastos declarou estar muito satisfeita com tal confirmação. “A questão da segurança pública é reforçada pela presença de ferramentas, como veículos apropriados para rondas policiais. Isso nos deixa satisfeitos e temos certeza de que a prefeita Rosane Prado e a população de Pindaí estão agradecidos com a atenção do Governo do Estado”, completou.

Brumado: Santana é reeleito presidente do Sindicato dos Mineradores A posse da nova direção acontecerá no próximo dia 26 de julho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em eleição realizada no último dia 14 de junho, o dirigente sindical José Santana de Andrade foi reeleito presidente do Sindicato dos Mineradores de Brumado e Região. A chapa composta pelo dirigente era única e obteve 85% dos votos válidos. Para o vice-presidente da entidade, Édio Pereira, o “resultado da votação é reflexo do sentimento da categoria que demonstrou nas urnas a aprovação do mandato da atual diretoria”. A posse da nova direção acontecerá no próximo dia 26 de julho.

Brumadenses já compram fogos de artifícios para os festejos juninos Os fogos pirotécnicos que dão luz e cor nos céus nublados de junho estão entre os itens mais vendidos nesta época do ano. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As tradicionais barracas de fogos de artifício já estão montadas e atendendo ao público nas imediações do Mercado Municipal de Artes, em Brumado. Os fogos pirotécnicos que dão luz e cor nos céus nublados de junho estão entre os itens mais vendidos nesta época do ano, ao lado das bombas e artigos para crianças. Embora comemorem a antecipação no período de vendas, os barraqueiros cobram melhor infraestrutura para atendimento dos consumidores.

Cipe/Sudoeste detém suspeitos de práticas de assaltos em Brumado Além dos acusados, a polícia apreendeu um revólver sem munição, um dolão de maconha, R$ 150 em espécie e saquinhos plásticos para embalar drogas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Três jovens foram apresentados na delegacia de Brumado na noite desta quarta-feira (20) acusados de terem praticado assaltos a mão armada no município. Além dos acusados, foi apreendido durante a ação um revólver sem munição, um dolão de maconha, R$ 150 em espécie e saquinhos plásticos para embalar drogas. A Cipe/Sudoeste (Caesg) foi quem efetuou a apreensão após ter recebido denúncias de que os acusados estariam se exibindo armados na Rua Padre Anchieta, no Bairro Dr. Juracy. Os suspeitos ficaram detidos e o material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

Arquivo