Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2020
fechar

Número de pacientes em tratamento da Covid-19 cai em Brumado

Nesta sexta-feira (26), o município de Brumado registra 162 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 8,75% do total de 1.855 notificações. Entre os diagnósticos: 2 internações, 3 óbitos, 51 pacientes em tratamento e 108 recuperados. No momento, 50 ainda aguardam resultado laboratorial e 573 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: Com novo fechamento, comércio funciona de modo delivery, seguindo orientação da CDL Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após novo fechamento, o comércio da cidade de Brumado está funcionando através do sistema de delivery, com entregas a domicílio. A determinação partiu da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com o objetivo de amenizar o impacto da suspensão das atividades comerciais na economia local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da entidade, Manoel Messias, lamentou a decisão. “É muito triste uma decisão dessa, depois de um trabalho que fizemos com toda responsabilidade possível, se preocupando tanto com a questão da saúde e da economia, voltar à estaca zero”, avaliou. Messias reforçou novamente que o aumento da taxa de contágio do novo coronavírus no município não tem relação com o funcionamento do comércio. A prefeitura já entrou com uma ação na justiça a fim de reverter a decisão. “Vamos aguardar o processo ser analisado e a liminar cair. Ficamos na esperança de que logo voltaremos ao normal”.

Idoso de 84 anos é encontrado sem vida dentro de casa em Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um idoso de 84 anos, identificado como Ismael Alves de Souza, foi encontrado sem vida dentro de sua residência, na Rua Teodoro Alves da Silva, no Distrito de Marcolino Moura, na zona rural de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Ele foi encontrado pela cuidadora no quarto onde dormia. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (25). Segundo informações da polícia, Teodoro tinha histórico de problemas cardíacos. A suspeita é de que o idoso faleceu em decorrência de causas naturais.

Brumado: MP recomenda que prefeito anule contratações, designações e nomeações de parentes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O promotor de justiça Millen Castro Medeiros de Moura, recomendou ao prefeito de Brumado Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) que, no prazo de 10 dias, anule as contratações, designações e nomeações de todos os agentes públicos que sejam cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, da autoridade nomeante, do prefeito, do vice-prefeito, dos vereadores, ou de servidor da mesma pessoa jurídica investida em cargo de direção, chefia e assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta do Município de Brumado. A medida visa zelar pelos princípios constitucionais e garantir a isonomia dos direitos e a eficiência da atuação estatal.

Brumado: Pax Nacional inaugura o Memorial da Paz

Pensando no bem-estar e segurança dos seus clientes, o Grupo Pax Nacional vai inaugurar no dia 27 de junho às 10h, o Memorial da Paz, em Brumado. Um espaço amplo, climatizado e seguro para que as famílias brumadenses possam velar seus entes queridos com conforto e tranquilidade. Toda a estrutura dos ambientes foi planejada para oferecer as melhores condições aos familiares e amigos no momento da despedida das pessoas queridas. O empreendimento está localizado na Avenida Lindolfo Azevedo Brito e dispõe de um salão que comporta até dois velórios simultâneos, copa, área de alimentação e sanitários. Todo ambiente é climatizado, sonorizado e conta com um circuito interno de câmeras de segurança. Para evitar aglomerações e respeitar os protocolos de segurança devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a cerimônia de inauguração será realizada de forma privada. O Grupo Pax Nacional atua há mais de 30 anos em Brumado e região oferecendo um serviço funerário de excelência, tendo como centro do seu trabalho o cuidado humanizado. Além disso, a Pax conta com um laboratório de tanatopraxia, para a realização do procedimento para a conservação do corpo para a realização da cerimônia fúnebre.

Administração Municipal recorre da decisão que determinou fechamento do comércio em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota de esclarecimento enviada ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), destacou que não é razoável que impere a vontade e o achismo da Defensoria Pública Estadual (DPE) no que se refere ao fechamento do comércio não essencial na cidade (veja aqui), visto que, segundo frisou, não há qualquer lastro em comprovação científica de que o comércio é o responsável pelo aumento de casos da Covid-19 no município. Na nota, o prefeito informou que a Secretaria Municipal de Saúde tem acompanhado não somente o número de casos confirmados, mas também de pacientes curados, fazendo o monitoramento sistemático e diário dos mesmos, bem como o acompanhamento da taxa de ocupação do centro de atendimento da Covid-19. “Quando se fala em comportamento da doença não se considera, tão somente, o número de infectados, mas também de curados. (...) das 56 pessoas infectadas, 54 estão em casa, sem qualquer sintoma grave, e seguindo o mesmo ritmo das 96 já curadas, sendo detectada apenas duas hospitalizações”, completou. Por fim, o prefeito afirmou que o que está acontecendo é a retirada do poder Executivo, em uma clara afronta à separação dos poderes. A Administração Municipal já recorreu da decisão do Tribunal de Justiça por não concordar com o fechamento do comércio. “Continuaremos a lutar, de forma firme, por aquilo que acreditamos ser melhor para a sociedade brumadense. Sigamos firmes”.

Brumado: Alessandro Lôbo perde prazo de recurso e segue inelegível para o pleito eleitoral em 2020 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, indeferiu o pedido de recurso do candidato a prefeito de Brumado, no ano de 2016, Alessandro Lôbo e Silva (PRB), em face da ação de investigação por abuso do poder econômico e arrecadação e gastos ilícitos (veja aqui). Em sua sentença, o magistrado considerou o recurso intempestivo, visto que o investigado perdeu o prazo recursal. “Pelos mesmos fundamentos indefiro o pedido de expedição de ofício ao TRE para descobrir endereço de IP, pois o investigado, ciente de que perdeu o prazo recursal, vem deturpando os fatos e formulando pedidos absolutamente desnecessários, incabíveis e protelatórios”, afirmou. Guimarães também indeferiu o pedido de reconsideração do despacho por meio do qual declarou que o recurso é intempestivo. Segundo Genivaldo, denomina-se coisa julgada material a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso (CPC, art.502). “Todas as fases recursais foram percorridas; foram assegurados a ampla defesa e o contraditório, e esse juízo exauriu sua jurisdição. O recurso foi intempestivo e a decisão transitou em julgado, tornando-se imutável. Pelo exposto, indefiro os pedidos e determino que, logo que juntadas as contrarrazões do RMPE, sejam os autos remetidos ao Eg. TRE”, sentenciou.

Petrobras muda fórmula da gasolina e custo deve subir Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir de agosto os brasileiros vão começar a abastecer seus veículos com uma gasolina diferente da que é comercializada atualmente. A Petrobras irá mudar a fórmula do combustível. Segundo a companhia, a decisão visa parametrizar o combustível com o que é comercializado em outros mercados mundiais. A mudança será feita na massa da gasolina, segundo uma especificação proposta pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que passa a exigir uma massa específica mínima de 715 kg/m³. Além disso, a agência estabelece a necessidade de uma octanagem mínima de 92 pela metodologia de RON, especificações semelhantes às adotadas no mercado internacional e que vão garantir uma maior durabilidade dos novos motores fabricados no Brasil. A mudança, porém, não deve afetar o rendimento do combustível, já que a quantidade de etanol na composição – 27,5% – ficará a mesma. Para se ter uma ideia, em alguns países o nível de etanol presente na gasolina é de apenas 2%. O peso maior será no bolso do consumidor, já que a eficiência do combustível permanecerá a mesma. “Nós já estamos prontos para produzir essa nova gasolina. A nova especificação é bem-vinda e vai aproximar o combustível comercializado no Brasil ao do mercado americano e europeu”, disse Anelise Lara, diretora de refino e gás natural da companhia. “Como a gente pratica o preço de paridade importação, ela será mais cara porque será comparada com gasolinas de melhor qualidade do exterior”, explicou a diretora.

Mais de 60 funcionários de empresa de energia testam positivo para Covid-19 em Macarani Foto: Reprodução/Redes Sociais

Sessenta e dois funcionários de uma empresa de energia testaram positivo para Covid-19 na cidade de Macarani, no sudoeste da Bahia. A informação foi anunciada pelo prefeito, Miller Ferraz, em um programa de rádio local. No anúncio, Miller disse que solicitou à empresa Tabocas que realizasse testagens rápidas nos funcionários da cidade, após o surgimento de casos em uma unidade da empresa em outro município. Os testes foram colhidos na segunda-feira (22) e os resultados saíram na quarta (24). De acordo com o prefeito, 94 pessoas foram testadas e 62 delas deram positivo. Apenas duas das pessoas diagnosticadas são moradoras da cidade e prestam serviço para empresa. Já as outras 60 são pessoas de outros municípios, alojadas em Macarani. Ferraz contou que solicitou que os carros da empresa, que costumam passar pela cidade, não fizessem mais paradas no município. Além disso, o gestor também solicitou que os dois alojamentos fossem desativados e que os diagnosticados com a Covid-19 façam uma quarentena em locais adequados. O prefeito informou que vai fazer um comunicado para o Ministério Público da Bahia (MP-BA) porque a mesma situação aconteceu em outra cidade, então a empresa cometeu uma espécie de reincidência do problema.

Homem é preso com quase 200 kg de maconha em ônibus clandestino em Santo Estevão Foto: Divulgação/PC

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi preso na madrugada desta quinta-feira (25), após ser flagrado com 188 kg de maconha transportada em um ônibus clandestino na BR-116, trecho de Santo Estevão, no interior da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, durante uma operação para apurar roubo a veículos, os policiais suspeitaram de um carro parado ao lado de um ônibus clandestino com as luzes apagadas. Foi realizado uma abordagem e os agentes encontraram 268 tabletes e 10 sacos prensados de maconha. O proprietário do material, de 30 anos, alegou estar transportando a droga de São Paulo para Arapiraca (AL). A droga e os veículos envolvidos foram apreendidos e conduzidos à delegacia. O suspeito foi autuado por tráfico de drogas e segue preso na delegacia, à disposição da Justiça.

Homem é agredido por capacete de moto e machado em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um homem foi agredido na quarta-feira (24), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo o G1, populares informaram à polícia que dois indivíduos usaram capacete de moto e machado para cometerem as agressões. De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 7h30, na Rua Aparecida. Agentes da 78ª CIPM foram acionadas após denúncia de agressão. No local, testemunhas disseram que os suspeitos também agrediram o homem com pedradas e chutes. Não há detalhes sobre a autoria e a motivação das agressões. A vítima foi socorrida para o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGCV). Não há informações sobre o estado de saúde. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Jair Bolsonaro anuncia Carlos Alberto Decotelli como ministro da Educação Foto: Reprodução/Facebook

O presidente Jair Bolsonaro nomeou, na tarde desta quinta-feira, 25, Carlos Alberto Decotelli da Silva como novo ministro da Educação. O anúncio foi feito em seu perfil oficial do Facebook. Oficial da reserva da Marinha, Decotelli é mais um militar a ser nomeado para o primeiro escalão do governo Bolsonaro. O novo titular do Ministério da Educação (MEC) também é próximo ao ministro da Economia, Paulo Guedes. “Informo a nomeação do professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de Ministro da Educação. Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha”, diz a publicação de Bolsonaro. Ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e atual secretário de Modalidades Especializadas da pasta, Decotelli atuou na transição do governo Bolsonaro junto à equipe do MEC, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Formado em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), fez pós-doutorado na Bergische Universitãt Wuppertal, na Alemanha, é doutor em administração financeira pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, e mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas. O novo titular da pasta ocupará o cargo que está vago desde a saída de Abraham Weintraub.

Brumado: Fumacê ajuda a combater infestação do mosquito, mas não põe fim às arboviroses, alerta Vigep Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde a semana passada, o carro fumacê tem circulado pelas ruas de Brumado a fim de reforçar o combate ao mosquito aedes aegypti na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o supervisor de endemias da Vigilância Epidemiológica Municipal, Francislei Alves, alertou que o uso do carro não substitui a necessidade da vigilância domiciliar, ou seja, a importância de os moradores fiscalizarem os seus reservatórios de água. “A aplicação do inseticida via UVB pesada, que é o carro fumacê, age nos alados. Ela tem um curto prazo de tempo e age somente nos animais alados. As larvas do mosquito vão continuar nos reservatórios”, explicou. Diante disso, o supervisor salientou que se trata de um trabalho conjunto e que a comunidade precisa eliminar as larvas dos seus quintais, as quais podem vir a se transformar no aedes aegypti. “O cuidado do próprio morador é essencial. O carro fumacê é um colaborador para diminuir o índice de infestação. Se a comunidade não fizer a sua parte, ele não vai servir de nada”, reiterou. De acordo com o último boletim epidemiológico, a cidade possui 415 casos de dengue - 583 casos ainda aguardam resultado.

A coordenadora da Constituição/Formação Fesempre Sudoeste da Bahia (Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais dos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Roraima, Sergipe e Tocantins), Maria Lúcia Gonçalves Chagas, convoca todos os sindicatos associados da região sudoeste para a Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária que será realizada no dia 10 de julho, na sede da federação, às 8h. A sede fica localizada na Rua Dr. Antônio Pinheiro Canguçu, 285, no centro da cidade de Brumado. A ordem do dia é: aprovação estatutária, eleição e posse dos membros da nova diretoria e conselho fiscal para o triênio 2020 a 2023.

Vitória da Conquista: Dois homens são presos com 60 kg de maconha e veículo clonado Foto: Divulgação/SSP-BA

Policiais da Rondesp Sudoeste e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam em flagrante dois homens por tráfico de drogas, na quarta-feira (24), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Os suspeitos estavam em um carro clonado e levavam cerca de 60 kg de maconha. A prisão aconteceu depois que agentes chegaram até os suspeitos a partir de uma denúncia. Eles foram capturados na Avenida Integração. No carro, agentes encontraram cinco tabletes de maconha escondidos, mais de R$ 1 mil em espécie, uma balança, uma máquina de cartão de crédito e um cartão bancário. Após a abordagem policial, os homens revelaram ainda a localização de um imóvel alugado, que seria do dono do veículo. No local, estavam outros 53 tabletes da droga e 14 porções a granel. A dupla e os materiais apreendidos foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). A dupla, que já tinha passagem pela polícia, será encaminhada para o Conjunto Penal da cidade.

Cães farejadores acham drogas e esmeraldas escondidas em malas na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Cães farejadores acharam pedras de esmeralda, maconha, ecstasy e LSD, escondidos dentro de malas durante uma fiscalização a um ônibus de turismo na quinta-feira (25), na BR-116, trecho de Feira de Santana, no interior da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o passageiro responsável pelo material foi preso. Em uma ação conjunta da PRF e PM, os policiais abordaram um ônibus que fazia a linha São Paulo (SP) sentido Arapiraca (AL). Ao subir no veículo, a equipe conversou com os passageiros e os cães sinalizaram que no compartimento de bagagens havia droga. Os policiais revistaram as bagagens e encontraram 25 kg de maconha, 146 unidades de ecstasy, 15 pontos de LSD, 3 pedras de esmeralda e grande quantidade de apetrechos para acondicionamento de drogas, como pinos vazios. A ocorrência será apresentada na Delegacia de Polícia Civil, para formalizar o flagrante e demais procedimentos cabíveis. O suspeito, de identidade não revelada, responderá pelo crime de tráfico de drogas.

Brumado: Samu 192 registra queda de 50% nos atendimentos durante o São João em comparação a 2019 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O número de atendimentos do Samu 192 nesse período de São João caiu 50% em comparação ao ano de 2019. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Regina Coqueiro, que coordena o Samu 192 na regional de Brumado, explicou que a redução se deve à diminuição do translado de pessoas em virtude da pandemia. Segundo ela, os deslocamentos para outros locais onde são, comumente, realizadas festas juninas é que são a causa principal dos acidentes nesse período. “Os acidentes de trânsito e as ocorrências clínicas por causa dos fogos foram menores. Diminuiu muito em comparação ao ano passado, mesmo com algumas pessoas não respeitando a quarentena e o isolamento”, relatou. Coqueiro disse que o Samu 192 atendeu apenas pequenas ocorrências durante o feriado. “Foi muito tranquilo e diferente”, reiterou.

Prefeitura de Brumado entra com ação no MPF contra o Estado da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado deu entrada no Ministério Público Federal (MPF) com uma representação contra o Estado da Bahia, que através da Secretaria da Saúde (Sesab) desativou a Central de Regulação que funcionava em Vitória da Conquista. Na construção das razões, com fundamentos balizados nas dificuldades de municípios da região, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) fundamentou o pleito no MPF. O gestor apresentou as diversas dificuldades, com a transferência da Central de Regulação para a capital baiana. Após exposição da motivação da representação, Vasconcelos encaminhou pedido visando anular ato administrativo de retirada do sistema de Regulação de Leitos da Macrorregião de Saúde de Vitória da Conquista para a Salvador. O site Achei Sudoeste já fez diversas reportagens sobre o caso que vem prejudicando muito a saúde da população regional. (veja aqui, aqui, aqui e aqui).

Brumado: Comércio em angústia diante do novo fechamento em atendimento à decisão judicial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está promovendo através das redes sociais uma campanha contra o fechamento do comércio na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da instituição, Fernando Coelho, explicou que a campanha é uma manifestação da CDL após a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinando a suspensão do comércio não essencial no município. “A gente respeita e cumpre a decisão judicial, mas não concordamos. Existem vários motivos para o vírus propagar antes de se falar que a causa principal é o movimento no comércio”, frisou. Em publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (25), o Município acatou a decisão e o comércio não essencial será fechado no município a partir desta sexta-feira (26) (veja aqui). Mesmo voltando atrás nos decretos de flexibilização, a CDL e a prefeitura ainda estão tentando reverter a decisão, questionando, inclusive, a competência do mérito. “A nossa economia já está bastante fragilizada. Houve uma queda de 60% nas vendas tradicionais do comércio. É contraditório, tendo em vista que houve uma queda significativa no movimento do comércio. Essa liminar não ataca o problema das aglomerações”, argumentou. Coelho acrescentou que, hoje, a cidade vive, basicamente, do setor de comércio e serviços e a decisão afeta diretamente a sustentabilidade do município. Por fim, resumiu que os comerciantes estão vivendo um sentimento de angústia devido à suspensão de suas atividades.

Brumado: 54 pacientes estão infectados com o novo coronavírus na cidade

Nesta quinta-feira, 25 de junho de 2020, o município de Brumado registra 153 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 8,33% do total de 1.837 notificações. Entre os diagnósticos: 2 internações, 3 óbitos, 54 pacientes em tratamento e 96 recuperados. No momento, 52 ainda aguardam resultado laboratorial e 558 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Município de Brumado suspende decretos de flexibilização do comércio em cumprimento à decisão do TJ-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Decreto nº 5.293, publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (25), esclarece acerca da suspensão dos efeitos dos Decretos Municipais de nºs 5.259/2020, 5.262/2020 e 5.266/2020, por força de decisão judicial. Segundo a publicação, os referidos dispositivos estão suspensos até posterior deliberação, em cumprimento à decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) (veja aqui). Assim sendo, a partir desta sexta-feira (26), o comércio não essencial será fechado no município. A prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) continua tentando reverter a liminar junto à justiça.

O Senado aprovou na noite desta quarta-feira, 24, o marco do saneamento legal no País. Apontado como instrumento crucial para a recuperação econômica depois da pandemia de Covid-19, o projeto passou com 65 votos favoráveis, 13 contrários e nenhuma abstenção. De autoria do governo, a articulação da lei foi puxada pelos líderes do Congresso e por setores da iniciativa privada. Como não houve alterações na espinha dorsal do texto aprovado na Câmara, o projeto seguirá para sanção presidencial. O governo fechou um acordo para aprovar a proposta sem mudanças se comprometendo a vetar itens específicos. Com uma série de novas regras para o setor, o novo marco legal do saneamento básico prevê a abertura de licitação para serviços de água e esgoto, autorizando a entrada da iniciativa privada nas concessões, facilita a privatização de estatais de saneamento e dá um prazo maior para os municípios acabarem com os lixões, entre outras medidas. A universalização dos serviços de saneamento exigida no projeto é a chave para a entrada da iniciativa privada no setor, diante da falta de recursos próprios do setor público. O governo estima investimentos de R$ 500 bilhões a R$ 700 bilhões. Além disso, o novo marco legal deve gerar cerca de 1 milhão de empregos no País nos próximos cinco anos, o que colocou a proposta como primordial para a recuperação econômica e levou os senadores a votar o projeto em uma sessão remota no meio da pandemia do novo coronavírus. Uma das principais mudanças é o fim dos chamados contratos de programa, fechados entre municípios e empresas estaduais de saneamento sem licitação. Os contratos atuais poderão ser renovados por mais 30 anos, mas desde que uma negociação seja formalizada até março de 2022 e haja metas para universalização dos serviços de água e esgoto para a população. Com isso, a estimativa é que projetos de privatizações sejam colocados na mesa a partir do próximo ano. Se a proposta for sancionada, os serviços de saneamento serão operados com base em contratos de concessão. A iniciativa privada poderá participar das licitações. A mudança na lei também é um atrativo para a privatização das empresas estatais do segmento. A medida enfrenta resistência de governadores, que exigiram uma sobrevida aos contratos atuais para apoiar o projeto.

Piripá: Gêmeas atacadas por cachorro nasceriam no dia da tragédia, mas parto foi prematuro

As gêmeas recém-nascidas Anne e Analú morreram na tarde da última terça-feira (23), na cidade de Piripá, a 132 km de Brumado, após serem atacadas pelo cachorro da família (veja aqui). O curioso é que elas nasceriam no exato dia da tragédia, porém o parto ocorreu de forma prematura dias antes da data marcada. Na ocasião do nascimento, elas chegaram a ficar internadas em Vitória da Conquista. Há nove anos, os pais das gêmeas tentavam ter filhos e engravidaram naturalmente das meninas. A polícia continua investigando o caso; a suspeita é de que a morte tenha sido uma grande tragédia.

Nova linhagem do vírus da zika está circulando no Brasil, diz estudo

Uma nova linhagem do vírus da zika está em circulação no Brasil, revelou uma pesquisa da Fiocruz Bahia, publicada no início de junho. O estudo detectou sequências genéticas de um tipo africano da zika, que até então não tinha circulado no País — por ser novo, os pesquisadores alertam que o vírus tem potencial para gerar uma epidemia, uma vez que a maior parte da população não tem os anticorpos específicos. Neste ano, porém, o total de infecções por zika ainda é menor do que o número de registros de dengue e chikungunya. A novo tipo de zika foi identificado em duas regiões diferentes no Brasil: no Sul, especificamente no Rio Grande do Sul, e no Sudeste, no Rio de Janeiro. A descoberta foi feita a partir de uma ferramenta de monitoramento genético que analisa sequências disponíveis em banco de dados públicos. De acordo com a Fiocruz, são conhecidas duas linhagens do vírus zika no mundo: a asiática e a africana. O estudo em questão, que analisou 248 sequências genéticas brasileiras submetidas a base de dados desde 2015, mostrou que, até 2018, os dados genéticos encontrados aqui eram majoritariamente cambojanos, um tipo asiático. Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, foram notificados 3.692 casos prováveis de zika no Brasil em 2020 (taxa de incidência 1,8 casos por 100 mil habitantes), número menor se comparado a outras doenças causadas pelo Aedes aegypt, como a chikungunya (47.105 casos prováveis) e a dengue (823.738 casos prováveis). O Brasil teve um surto de zika associado à microcefalia entre 2015 e 2016.

Arquivo