Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2021
fechar

Sesab abre mais dez leitos de UTI Covid-19 na cidade de Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Caetité (Unacon) ganhou mais dez leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19. O funcionamento foi iniciado no último fim de semana. A unidade conta agora com trinta leitos de referência para atender doentes da região. A unidade municipal de saúde foi adaptada pelo Governo do Bahia para funcionar como hospital de tratamento oncológico, com o intuito de atender pacientes de 48 municípios da região. A inauguração ocorreu em novembro do ano passado e alguns tratamentos e cirurgias de pacientes com câncer foram iniciados. No entanto, em março desde ano, o hospital passou a funcionar provisoriamente para dar suporte ao tratamento da Covid-19.

Inverno acende alerta para aumento de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O inverno teve início na última segunda-feira (21), com a chegada da estação mais fria e chuvosa do ano, outra preocupação de saúde pública aumenta em diversas regiões: a proliferação do mosquito Aedes aegypti e das doenças associadas a ele, como a dengue, zika e chikungunya, além de outras arboviroses urbanas. Com o centro das atenções voltado para a pandemia do coronavírus, a população precisa também se prevenir do mosquito e atentar para a diferenciação das patologias, já que sintomas como febre, dor ao redor dos olhos, dor muscular, articular e de cabeça, enjoo e vômito são comuns na maioria. O infectologista Claudilson Bastos, do serviço de imunização do Sabin em Salvador, alerta que é sempre importante buscar uma avaliação médica, para um diagnóstico preciso, considerando a questão epidemiológica além dos sinais e sintomas. “Por exemplo, se o paciente trabalha em borracharia, se os pneus acumularam água durante a chuva e por quanto tempo ficou exposto ao ambiente. Sabemos que ali pode ter larvas do mosquito Aedes aegypti. Também se a pessoa trabalha com jardinagem e, então, pode ter acúmulo de água nos vasos”, relata o especialista.

Câmara de Guanambi inclui templos religiosos como serviço essencial na pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Vereadores de Guanambi, a 141 km de Brumado, aprovou, na segunda-feira (22), o Projeto de Lei nº 04/2021 que estabelece igrejas, templos religiosos e comunidades missionárias como atividades essenciais. O projeto prevê a vedação da determinação de fechamento total dos respectivos locais, em especial nos períodos de calamidade pública. De acordo com decreto publicado pela gestão no dia 19 de junho, foi suspensa a realização de eventos presenciais de todo tipo, inclusive as celebrações religiosas.

Vende-se fazenda com 400 hectares no Distrito de Cristalândia em Brumado Foto: Divulgação

Uma fazenda com 400 hectares está sendo vendida no Distrito de Cristalândia, às margens do Rio das Contas, na zona rural de Brumado. Toda cercada, a fazenda possui 33 hectares de irrigação automatizada: sendo 10 hectares de limão taiti, 06 hectares de tangerina, além de mais 17 hectares prontos para plantação.

Vende-se fazenda com 400 hectares no Distrito de Cristalândia em Brumado Foto: Divulgação

O local também dispõe de 02 galpões, 02 depósitos, escritório, casa de moradia, 02 tratores, 02 carretas, roçadeira, sulcador, tombador e pulverizador jacto. Com 3 mil metros margeando o Rio das Contas, a fazenda tem transformador próprio de dupla tarifação de energia (linha verde), outorga d’agua e demais licenças ambientais. A estrada de acesso 100% asfaltada. Os interessados podem entrar em contato com o proprietário do imóvel através do número (77) 99968-1111.

Ricardo Salles pede demissão do ministério do Meio Ambiente Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu demissão nesta terça-feira (23). Salles comunicou a decisão ao presidente Jair Bolsonaro e o ato de exoneração foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). O atual Secretário da Amazônia e Serviços Ambientais da pasta e ex-conselheiro de entidade ruralista, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) Joaquim Álvaro Pereira Leite, foi nomeado em seu lugar. O agora ex-ministro é alvo de inquérito a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), por supostamente ter atrapalhado investigações sobre apreensão de madeira. O inquérito foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e apesar disso, Salles nega ter cometido irregularidades.

CDL realiza certificação digital através de agendamentos em Brumado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Conta de energia poderá ter aumento de até 20% em julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá aprovar um reajuste de bandeiras tarifárias na próxima semana. Um valor adicional que deixa as contas mais caras sempre que o custo de geração sofre alta. Segundo técnicos, a tendência é que o conselho diretor da agência aprove aumento que varia entre 40% e 60% das bandeiras, o que representa aumento entre 15% e 20% na conta de luz. Os números devem vigorar a partir de julho e a tendência é que permaneçam até o final do ano. O sistema de bandeiras é reflexo do sistema elétrico que é dependente das hidrelétricas, que hoje enfrentam a pior seca dos últimos 91 anos. Diante da crise, a Aneel implementou a bandeira vermelha 2 no mês de junho.

Cardiologista infantil Judson Lacerda atende na Clínica Exame em Brumado

A Clínica Exame pensando sempre nos melhores profissionais para ofertar a população brumadense, inicia a parceria com o médico Genário Judson Lacerda, especialista em cardiologia infantil. Judson afirma que é completamente comprometido e apaixonado pela sua profissão. Acredita que ser pediatra o torna mais humano, e cada atendimento, amparo e contato o motiva e ensina lições, que leva para a vida. Saiba quando procurar um cardiologista pediátrico? Os cuidados com o coração do bebê começam bem antes do nascimento. Durante os exames de pré-natal já é possível identificar algumas doenças cardíacas pelo exame de ecocardiograma. Em alguns casos, o tratamento pode começar quando o bebê ainda está no útero e, em outros, é necessário cirurgia logo após o nascimento. Quando os médicos já sabem da existência da doença, não há a necessidade de transportar o bebê com urgência para outra unidade especializada, o que diminui significativamente o risco de complicações graves. Por isso, a realização do pré-natal é tão importante. Para maiores informações, entre em contato com os números (77) 3441-9286 ou (77) 99991-5757. Estamos localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo n° 655.

MP e MPF recomendam rescisão de contrato com escritório de advocacia em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) e o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram ao Município de Guanambi, a 141 km de Brumado, que anule o procedimento de inexigibilidade de licitação n. 008/21 e rescinda o contrato com o escritório de advocacia ‘Abubakir, Rocha & Pinheiro Advogados Associados’, no prazo de 15 dias. O escritório foi contratado para prestação de serviços de ajuizamento e acompanhamento de ação judicial que busca a correção e a restituição de valores repassados aos municípios no âmbito do Fundeb, remunerado no percentual de 15% do valor que o Município de Guanambi conseguir com a União.  A recomendação, do último dia 18, foi assinada pela promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires e pelos procuradores da República Carlos Vítor de Oliveira e Marília Siqueira da Costa. No documento, o MP e MPF recomendaram também que o Município não realize nova contratação direta de escritório de advocacia, por meio de inexigibilidade de licitação. Assim, o Município não deve realizar outra contratação nos mesmos moldes da anterior, para a prestação de serviços visando ao recebimento dos valores decorrentes de diferenças do Fundeb pela subestimação do valor mínimo anual por aluno (VMAA), prevendo pagamento dos honorários contratuais com cláusula de risco e vinculando o pagamento destes à qualquer percentual dos recursos a serem recebidos por esse título. A promotora de Justiça ressaltou que, além de ilegal, essa contratação do escritório de advocacia é lesiva ao patrimônio público e ao patrimônio educacional dos estudantes, por prever honorários contratuais incompatíveis com o alto valor e a inexistente complexidade da causa, que trata de matéria já pacificada no âmbito dos Tribunais Superiores, que é o direito de vários municípios brasileiros à complementação dos valores pagos, à época, pela União em valores menores que o devido a título de Fundef, referentes ao período de 1998 a 2006.

Caetité é destaque na produção mineral no primeiro semestre de 2021 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O setor mineral baiano vai registrar um aumento de mais de 53% em sua produção no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. O resultado coloca a Bahia em terceiro lugar no ranking nacional dos maiores produtores minerais, ficando atrás apenas de Minas Gerais e Pará. A constatação foi feita com base nos dados divulgados pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e utilizados para um balanço semestral realizado pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). A produção mineral bruta comercializada passou de R$ 3,7 bilhões contra R$ 2,7 bilhões no período de 2020. O bom resultado também representa um incremento de receitas para os municípios com produção mineral, que recebem 60% da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), a contribuição paga pelas mineradoras. Em Jaguarari, no norte do Estado, por exemplo, esta contribuição no período cresceu 161%, indo de R$ 3,2 milhões em 2020 para R$ 8,5 milhões em 2021. Outro caso expressivo foi o de Caetité, cuja CFEM passou de R$ 72 mil para R$ 2,5 milhões, resultando em um crescimento de 3500%. Os números foram coletados no dia 16 de junho e a expectativa é que com o fechamento do mês sejam ainda maiores. “Em bom português, podemos dizer que Caetité bombou! A melhor característica do dinheiro da CFEM é que ele é dinheiro novo. Ele não vem com restrições. O município pode identificar as áreas que estão precisando e utilizar o valor da melhor forma. Pode ser para educação, segurança, saúde ou qualquer setor que for representar maior ganho para sua população.”, diz Antonio Carlos Tramm, presidente da CBPM.

20 pacientes estão internados em tratamento do coronavírus em Brumado

Nesta quarta-feira, 23 de junho, o município de Brumado registra 9019 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 20 internações, 180 óbitos, 260 pacientes em tratamento e 8579 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Piatã: Sindicato dos Mineradores convoca assembleia extraordinária para trabalhadores da Brazil Iron Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião (Sindmine) realizará na próxima terça-feira (29), uma assembleia geral extraordinária para os trabalhadores da Brazil Iron Mineração, na cidade de Piatã, na Chapada Diamantina. De acordo com o Sindmine, excepcionalmente por conta da pandemia de coronavírus, a assembleia será realizada em dois turnos, sendo o primeiro às 10h e o segundo às 17h. Os dois turnos serão realizados os atos no Estádio Armindo, no Bairro Tangará. Segundo o sindicato, será discutido a proposta da empresa Brazil Iron para a formalização do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2021/2022. O Sindmine ainda alertou que não havendo nos horários informados, número suficiente de funcionários para instalação dos trabalhos, em primeira convocação, as referidas assembleias serão realizadas uma hora após a segunda convocação com qualquer número de funcionários presentes.

Vigilante de banco em Juazeiro é preso suspeito de furtar R$ 13 mil de caixa eletrônico Foto: Reprodução/TV São Francisco

O vigilante de uma agência bancária de Juazeiro, no norte da Bahia, foi preso na terça-feira (22), suspeito de furtar R$ 13 mil de um caixa eletrônico da unidade. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o homem, que confessou o crime, conseguiu a chave do caixa eletrônico e teve acesso a senha de um funcionário da agência. Desta forma, conseguiu ter acesso ao interior do equipamento e furtou o dinheiro. Após crime, as investigações começaram e foi expedido mandado de busca e apreensão para a casa do suspeito. No local, foram recuperados R$ 6,3 mil. “Ele furtou o total de R$ 13 mil, mas só recuperamos R$ 6.300. O homem confessou o crime em interrogatório”, explicou o titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), delegado Reginaldo César Cabral de Lima. Ainda segundo o delegado, eles estão investigando como o suspeito obteve a senha do funcionário da agência. “Imagens de câmeras de segurança do local serão analisadas”, falou. O material apreendido foi encaminhado para a sede da DRFR, em Juazeiro, e os policiais seguem investigando onde se encontra o restante do dinheiro.

Brumado: Major Cabral frisa ações da PM durante o São João e reitera pedido de colaboração da comunidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Militar reforçará a sua atuação durante os festejos de São João na região de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Major Mário Cabral, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), destacou que o efetivo será aumentado para reforçar o policiamento na área de cobertura. Nesse período crítico da pandemia, o Major frisou que o objetivo é impedir a realização de festas e aglomerações. “Queremos garantir a tranquilidade dos moradores da região nesse período. Temos a preocupação com o crescente aumento de vítimas da Covid. Estávamos em uma linha descendente, mas, de uns tempos pra cá, os casos estão em alta. Está voltando a subir o número de pessoas infectadas, internadas, em UTI e que vieram a óbito”, pontuou. O comandante lamentou a não realização dos tradicionais festejos de São João, porém alertou que o momento é crítico e a comunidade precisa colaborar até que a vacinação esteja finalizada. “A nossa missão é proteger o cidadão e colaborar com a redução dos índices de infectados. Queira Deus que não haja aumento dos casos após os festejos. A comunidade precisa se conscientizar e tomar os cuidados devidos”, disse.

Operação da Polícia Federal cumpre mandados contra fraudes na previdência na Bahia Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (23) uma operação, em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que visa desarticular grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários em diversos estados do Brasil. De acordo com a PF, a operação Senha Forte cumpre três mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária, expedidos pela Justiça da Bahia para as cidades de Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo, todas no estado de São Paulo. Ainda segundo a PF, os alvos são pessoas que tinham por função arregimentar falsos dependentes/curadores nos estados. O valor do prejuízo estimado com as fraudes supera R$ 31 milhões, relacionados a mais de 100 benefícios previdenciários suspeitos. A PF destaca que esses números devem aumentar com o avançar das investigações. Conforme apurado, o grupo criminoso promovia a inclusão fraudulenta de dependentes/curadores fictícios nos sistemas do INSS, para conseguir valores indevidos. As investigações que culminaram na operação desta quarta-feira tiveram início com a prisão em flagrante de duas mulheres em Feira de Santana, cidade acerca de 100 quilômetros de Salvador, em maio de 2020, no momento em que tentavam sacar de forma fraudulenta cerca de R$ 80 mil referentes a um benefício manipulado. Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles associação criminosa, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistemas de informações, dentre outros, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de prisão.

Guanambi: Arthur Mascarenhas destaca ações da PM durante as comemorações do São João Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Guanambi, a 141 km de Brumado, a Polícia Militar, a Vigilância Sanitária e o Departamento de Trânsito estão se organizando para atuação nesse período de São João (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), relatou que o efetivo policial será aumentado para cobrir toda a área e impedir a disseminação do vírus da Covid-19. “Atuaremos para coibir e combater qualquer violação aos decretos estadual e municipal, de restrição de locomoção noturna em bares e restaurantes e venda de bebidas alcoólicas. Estaremos com uma equipe reforçada até o São Pedro”, destacou. Mascarenhas afirmou que o esforço do Estado e do Município precisa contar com a colaboração da comunidade porque, senão, não haverá atuação efetiva que impedirá a disseminação do vírus. “A situação da região como um todo é crítica. Guanambi está a atingir os 100% de ocupação dos leitos, Vitória da Conquista, Brumado e Caetité também. Vivemos um momento extremamente delicado e que precisa da colaboração da comunidade. A consciência precisa partir do pressuposto da sobrevivência”, alertou.

MPF pede investigação criminal da compra da vacina indiana pelo governo brasileiro Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) enviou um pedido de investigação criminal sobre a compra da vacina indiana Covaxin por parte do governo de Jair Bolsonaro. A procuradora da República, Luciana Loureiro Oliveira, do Distrito Federal, reconheceu indícios de crime na contratação do imunizante por um sobrepreço de 1000% em relação à proposta da fabricante em agosto de 2020. A negociação também está na mira do TCU. Documentos revelados pelo Estadão mostram que o governo brasileiro comprou a vacina por cerca de US$ 15 a dose, o equivalente a R$ 80,70 na época, em um negócio intermediado pela importadora Precisa Medicamentos. O contrato para a aquisição das 20 milhões de doses da Covaxin pelo preço de R$ 1,6 bilhão já era alvo de inquérito civil do MPF, mas agora pela suspeita de crime, a procurada pediu que o caso seja encaminhado ao 11º Ofício de Combate ao Crime e à Improbidade Administrativa. Em agosto do ano passado, um telegrama sigiloso da fabricante Bharat Biotech oferecia por US$ 1,34 a dose - cerca de R$ 7,20. Outra mensagem enviada em dezembro, diz que o imunizante produzido na Índia “custaria menos do que uma garrafa de água”. No fim, a compra foi selada pelo preço de US$ 15 a dose, o equivalente a R$ 80,70, com base na cotação da época.

23/Jun/2021 - 14h00

Barulheiras da saudade!*

Barulheiras da saudade!*

A cultura popular religiosa, dos festejos juninos, dedica uma forma diferente de fogueira para cada Santo. A fogueira quadrada é para homenagear Santo Antônio, a redonda São João, e a de formato triangular, São Pedro. Lembrando, que se no dia 23 duas jovens pularem a fogueira de São João, ao tempo em que recitarem determinadas palavras, ensinadas por um idoso da comunidade, estarão a fazer o compromisso de uma se tornar comadre da outra, quando lhes nascer o primeiro filho. Em seguida, deve-se passar nos vizinhos e perguntar “São João passou aqui?”, a depender da resposta da casa, os de fora terão muita comilança, farras e alegrias. A festa segue com bailas, mastro, bandeiras, fita colorida, chuvinhas a pular no céu, jogos, brincadeiras, muitos fogos e foguetes, que segundo conta a história, é para acordar o querido Santo, festeiro que é, que nesse dia dorme, na tentativa de resistir ao ímpeto de descer na terra, dançar sua folia. O mastro lhes é passado por Santo Antônio, que desde Portugal, no dia 13 costuma distribuir às famílias, tradicionais pãezinhos, esses não devem ser comidos e sim guardados em lata de mantimentos, para garantir abundância durante o ano. A tradição também acolhe as viúvas convidando-as a acenderem, no dia 29, sempre às dezoito horas, a fogueira em honra a São Pedro, pedindo proteção ao Santo, que também encarou o processo de viuvez. A história oral do século XIX conta que São Pedro, responsável por abrir a porta dos céus, percebendo a presença de pessoas não autorizadas a entrar, questionou Cristo, que calmamente lhe respondeu que não importasse o quanto fechasse a porta, a Virgem Santíssima abriria a janela. Último a segurar o mastro, São Pedro sinaliza o fim das festas juninas. As delicadas histórias da oralidade é um estímulo ao leitor a prestar atenção aos pequenos ruídos, aos barulhinhos dos silêncios, que estão a fazer parte do nosso dia a dia, entretanto, e geralmente, passam despercebidos. Na verdade, elas dizem muitas coisas nas entrelinhas, dentre essas, que pequenas felicidades em nossas vidas, estão a passar em branco, sem que nelas prestemos atenção, não às dando valor. Mas, também de perceber, que mesmo em meio à barulheira da saudade, importa sempre bailar com leveza a vida, com alegria e muito brilho, e gritar viva, com um amor tão bonito, e tão sincero, feito festa de São João.

*Por: Nilzabete Oliveira/Caetité

Secretário de saúde de Brumado apela à comunidade para evitar festas e aglomerações no São João Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nessa véspera de festejos juninos, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, apelou à população para que evitem festas e aglomerações a fim de impedir a disseminação do novo coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Feres salientou que, apesar de tradicional, em mais um ano, a população terá de se abster de comemorar o São João. “A recomendação é que passem o São João em casa, em família. Fujam de possíveis aglomerações”, pediu. Embora a taxa de contaminação da doença esteja controlada no município, o secretário apelou para que os munícipes esperem a imunização completa para poder comemorar com tranquilidade.

Vacina cubana tem eficácia de 92,28% contra a Covid-19 Foto: Reprodução

O governo de Cuba anunciou na segunda-feira (21), que a vacina Abdala, contra a covid-19, tem uma eficácia de 92,28%, segundo dados dos últimos estágios do estudo clínico. O imunizante é aplicado em 3 doses. As informações são da Agência Cubana de Notícias. A Abdala é desenvolvida pelo Instituto Finlay de Vacinas e pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba (CIGB). O presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez comemorou a notícia pelo Twitter. Diaz lembrou que a outra vacina cubana que está em fase final de testes, a Soberana 2, também se mostrou eficaz contra o coronavírus. Segundo o governo cubano, a Soberana 2 apresentou eficácia preliminar de 62%. O resultado supera os 50% exigidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para que o imunizante seja utilizado contra a covid-19. “Atingido por duas pandemias (covid-19 e bloqueio [econômico por parte dos Estados Unidos]), nossos cientistas de Finlay e CIGB, superaram todos os obstáculos e nos deram duas vacinas muito eficazes: Soberana 2 e Abdala”, disse Díaz-Canel. Além das duas vacinas que já tem resultados de eficácia, Cuba tem outras 3 vacinas candidatas em ensaios clínicos. A expectativa é que os pedidos de autorização de uso emergencial para os 2 imunizantes sejam feitos à autoridade sanitária cubana nos próximos dias. Cuba contabilizava, nesta terça-feira, 22, 169.365 casos de covid-19 e 1.170 mortes em decorrência da doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

Brumado: Vacinadores pedem colaboração para obedecer calendário da 2ª dose contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na terça-feira (22), muitos brumadenses retornaram aos postos de vacinação para imunização com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Manoel Ramos Costa, morador da Vila Presidente Vargas, disse que o processo foi muito tranquilo e organizado. ‘Tomei a primeira dose e não senti nada. Acredito que não vou sentir nada com essa segunda dose. Agora, estamos um pouco mais tranquilos, eu e minha esposa”, relatou. Aproveitando a oportunidade, o vacinador Jerônimo Santos ressaltou que as pessoas devem se atentar ao calendário de vacinação para não criar tumulto e filas nos postos de imunização. “Muitas pessoas cuja data de vacinação é amanhã ou depois, vieram hoje. Isso acaba causando um pouco de tumulto. A gente recomenda que as pessoas respeitem o dia que foi marcado pra elas pra que não haja esse tumulto. A gente precisa de tranquilidade nesse momento. Precisamos da colaboração de todo mundo”, alertou. No último sábado (18), mais de 800 doses foram aplicadas no município, um número recorde desde o início do processo de vacinação em Brumado.

Desigualdade no Brasil foi ampliada com pandemia, aponta relatório da ONU Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A América Latina está presa em uma “armadilha do desenvolvimento”, com alta desigualdade de renda e baixo crescimento econômico —problema agora agravado pelos efeitos da pandemia da Covid-19. A conclusão é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que divulga nesta terça-feira, 22, o Relatório Regional de Desenvolvimento Humano para a América Latina e o Caribe. As soluções, de acordo com o documento, passam por aprimoramentos em políticas sociais, combate à violência e redução da concentração de poder econômico e político. A chegada da crise sanitária do coronavírus, diz o documento, pesou mais fortemente sobre aqueles que já eram deixados para trás, ampliando as desigualdades ao longo de 2020 e 2021. A perda de renda se deu em maior intensidade sobre os mais pobres, especialmente os informais. O documento lembra que a América Latina se tornou o epicentro da Covid-19, o que desencadeou crises econômicas e sociais. O aumento da pobreza e da fome se associou a um espaço fiscal limitado, o que dificulta a implementação de medidas pelos governos. Para o Pnud, a reconstrução pode levar muito tempo. Entre as maiores preocupações, o relatório cita o impacto desigual da crise sanitária sobre estudantes. Há barreiras aos mais pobres, como na dificuldade de acesso a ferramentas tecnológicas em casa e na disparidade na formação dos familiares. “O nível de escolaridade dos adultos na América Latina ainda é altamente determinado pelo nível de escolaridade dos pais. É provável que a Covid-19 reforce esse padrão”, diz o relatório. Os países da América Latina observaram uma redução generalizada nos índices de desigualdade entre 2000 e 2010. No caso do Brasil, o órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) menciona como fator importante a política de reajuste do salário mínimo. A partir de 2010, o ritmo de melhora foi perdendo força, chegando a uma estagnação nos últimos anos. Alguns países do continente reverteram a trajetória e observaram uma piora do índice antes mesmo da chegada da pandemia do coronavírus.

Brumado: Sem festejos juninos, forrozeiro lamenta vidas perdidas e fala da esperança na vacinação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em mais um ano, devido à pandemia, os festejos de São João não poderão ser realizados. Nesse momento, os artistas são diretamente prejudicados. O forrozeiro Serginho Cardoso lamenta, diz que está com muitas saudades dos palcos, porém não se arrisca a promover shows antes da vacina. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que a sua última apresentação foi em fevereiro de 2020, anteriormente ao decreto estadual de proibição de festas e eventos. “Fico muito triste pelo fato de não poder estar no palco, em contato com o público. E feliz por estar vivo. Sem a vacina não dá pra arriscar. Fica a nossa torcida pra tão logo todo mundo estar vacinado”, declarou. Em período junino, Cardoso já chegou a fazer 22 shows no mês, em toda região. Ele espera que, no próximo ano, possa voltar a se apresentar normalmente, visto que, hoje, artisticamente, está parado. “Não calculei os prejuízos, mas sei que são grandes. Sempre disse que, depois do mês de junho, podíamos comer o ano inteiro. Graças a Deus tenho outra renda. Sou padeiro. A esperança é grande do ano que vem estarmos de volta aos palcos”, afirmou.

Encontrado na Bahia homem que desapareceu em abril, após sair de São Paulo com destino a Minas Gerais Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem que segundo a polícia estava desaparecido desde 16 de abril, quando saiu de São Paulo com destino a Minas Gerais, onde morava, foi encontrado na segunda-feira (21), em Oliveira dos Brejinhos, oeste da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o rapaz, identificado como Leandro Silva e que natural de Ninheira (MG), estava desorientado e muito assustado. Por volta das 10:45 de segunda, uma equipe da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Macaúbas) percebeu que um homem andava desorientado, próximo ao povoado do Beira, próximo a BR-242. “Percebemos que ele não falava muito, mas contou que saiu de São Paulo e decidiu ir andando para casa, em Minas Gerais”, explicou o soldado Jailton Portela. Ainda de acordo com a SSP-BA, Leandro tinha sido visto pela última vez no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo. A família registrou o desaparecimento na delegacia de polícia da cidade de Mairiporã (SP). “Rapidamente o encaminhamos para a Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), para que pudesse ser assistido e informamos a localização na DT de Oliveira dos Brejinhos”, disse Portela. Na sede do Creas, a coordenadora Marcela Viviane Brito explicou que os procedimentos para garantir a segurança dele até a chegada da família foram tomados, bem como os cuidados com a saúde. “O levamos para o Hospital de Pequeno Porte Dr. Cupertino da Silva, pois ele estava bastante desidratado. Ele possuía os documentos e um número de telefone, então informamos às equipes de assistência social, em Minas Gerais, e eles conseguiram contatar a família”, confirmou. Por volta das 22h, os responsáveis por Leandro chegaram no local onde ele estava instalado e o levaram para casa.

Seca: Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em Iuiu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em Iuiu e mais seis municípios da Região Nordeste do país entraram por conta de desastres naturais. As cidades de Cruzeta, Jandaíra, Japi e Riachuelo, no Rio Grande do Norte, e Iuiú, na Bahia, registraram estiagem. Já Betânia do Piauí passa por seca e Itaquara, na Bahia, sofre com chuvas intensas. Com a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, as cidades ficam aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR. O dinheiro pode usado de três maneiras, como explica o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil: “Os recursos da defesa civil nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre”. Todo o procedimento de solicitação de recurso deve ser feito pelo S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

Arquivo