Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "06/2022"

30 Jun 2022 - 17:30h

Durante esta quarta-feira (29), foi realizada a eleição para diretoria do Sindicato dos Mineradores de Brumado e Região (Sindmine), para o período de 2022/2026. Não houve inscrição de chapas para a disputa com a atual diretoria, coordenada pelo presidente Édio Continha. A não inscrição de chapas concorrentes, segundo dirigentes do Sindmine, demonstra o reconhecimento dos mineradores ao brilhante trabalho desenvolvido pela atual diretoria, que tem como foco a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores na mineração em Brumado e região. Participaram e votaram no pleito 728 associados, dos quais a chapa vencedora obteve 692 votos favoráveis e apenas 29 contrários. A nova diretoria, além do presidente Édio Continha, tem como vice o jovem Lucas Mendonça, funcionário das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caetité, e José Santana de Andrade como secretário geral. A nova diretoria conta também com representantes das mineradoras Brazil Iron Ltda, de Piatã, e da ReD Mineração Ltda., de Caetité. A posse da nova diretoria eleita será no dia 29 de julho.

30 Jun 2022 - 17:00h

A Secretaria Municipal de Saúde informa que foi registrado 1 óbito em decorrência da Covid-19 na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. O paciente, um homem de 87 anos que residia no Bairro Benito Gama, faleceu em uma unidade de saúde de Vitória da Conquista, na quarta-feira (29). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a prefeitura não informou se o paciente estava imunizado. Em nota, a secretaria de saúde salientou a importância de a população completar o esquema vacinal com todas as doses. “A nossa maior arma contra a Covid-19 é a imunização com a vacina tomando todas as doses oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Devemos manter ainda as medidas sanitárias, o distanciamento social, a higiene das mãos e o uso de máscaras, que são as formas mais eficientes para evitar a proliferação da doença”, destacou.

30 Jun 2022 - 16:30h

Um homem acusado de matar a ex-companheiro na frente da filha de quatro anos foi encontrado morto, na tarde da última quarta-feira (29), na comunidade Quipá, zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia. De acordo com o G1, Flávio Almeida foi apontado como principal suspeito do feminicídio e era procurado pela polícia. A suspeita é de que ele tenha cometido suicídio. Tamires Ribeiro dos Santos, 25 anos, foi enforcada na madrugada da última quarta-feira (29), no bairro Residencial São Francisco, em Juazeiro. O crime aconteceu quando ela estava sozinha em casa com a filha, um dia depois dela ter celebrado o aniversário da criança. Segundo familiares da vítima, o ex-casal teria discutido dias atrás. Na ocasião, a polícia chegou a ser acionada. Após o crime, o corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) e, em seguida, enterrado com comoção na cidade. A polícia segue investigando o caso e ouvindo testemunhas.

30 Jun 2022 - 16:00h

Em sua live semanal nesta quarta-feira (29), o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), acusou o governador Rui Costa (PT) de defender o narcotráfico ao dizer que o mesmo seria responsável por gerar emprego e renda. “Como pode um homem chegar a ser governador de um estado e fazer um pronunciamento criminoso como esse? Será que ele não conhece o sofrimento de uma família e a destruição que a droga faz no país?”, questionou. Para o prefeito, a droga é o flagelo da humanidade, mas a esquerda vive e se alimenta do narcotráfico. “É disso que vive a esquerda, do narcotráfico”, acusou.

30 Jun 2022 - 15:30h

Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, com dados do Ministério da Saúde, identificou que 80.124 nordestinos tiveram membros inferiores amputados entre 2012 e 2021. Segundo o G1, a Bahia lidera o ranking na região e, somente no estado, foram 21.069 casos - o que equivale a 26% do total. Ainda de acordo com a entidade, até 2020, antes da pandemia, a região Nordeste registrava uma média diária de 25,20 procedimentos. No ano seguinte, este número passou para 25,84. Nos dois anos, 18.631 nordestinos tiveram membros amputados, o que representa média mensal de 776,29. De acordo com especialistas, um dos motivos do crescimento do número é que muitas pessoas deixaram de fazer o acompanhamento dos fatores de risco durante o período.

30 Jun 2022 - 15:00h

O município de Brumado optou por não participar do Intermunicipal de Futebol 2022, porém promoverá um Torneio Regional com o apoio da prefeitura. O presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Paulo Sérgio Lobo, disse ao site Achei Sudoeste que o evento fechará o calendário esportivo no município. Serão oito equipes no total: duas de Brumado e seis da região. “É o esporte de Brumado crescendo cada vez mais”, destacou. 

30 Jun 2022 - 14:30h

Uma mulher deu à luz a um bebê durante o incêndio que ocorria na ala B do 10° andar da Santa Casa em Belo Horizonte. Para fugir das chamas, Daiana Gonçalves Dias e o marido, Warllen Charlley, desceram sete andares de escada até a mulher perceber que estava prestes a dar à luz.  Daiana passou a gritar por socorro, até ser ajudada por um médico e por enfermeiras que a colocaram em uma maca e a levaram para o corredor. O parto não demorou muito tempo, e o bebê nasceu ainda enquanto haviam pessoas fugindo do prédio. “Eu não estava imaginando nada disso, nem preparada pra isso”, contou Daiana, em entrevista à Record TV de Minas Gerais. “Ela ia se chamar Ana Laura, mas agora vai ser Ana Vitória, porque foi uma vitória na nossa vida”, explicou a mãe. A Santa Casa comunicou que durante o incêndio havia 931 pacientes internados. Dois enfermos que estavam na UTI faleceram durante o ocorrido — não pelo incêndio, mas sim pelo estado clínico grave. Todos os enfermos retirados do hospital durante o acidente já retornaram e recebem assistência. Além dos pacientes, nove funcionários estão sob observação na enfermaria prestes a receber alta e outros dois estão no Centro de Terapia Intensiva (CTI), mas seguem estabilizados. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o fogo começou após falhas em uma saída de oxigênio na Unidade de Terapia Intensiva, onde estavam os dois pacientes que faleceram.

30 Jun 2022 - 14:00h

Por volta de 08h40 desta quarta-feira (29), a Polícia Militar foi informada de que havia um cadáver no Loteamento Mega Sena, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informou a 94 a Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, os policiais constataram que o corpo era de Ricardo Soares Alves, 32 anos, desaparecido no dia 24 de junho. Segundo familiares, ele sofria com problemas psicológicos e havia saído da cidade de Guanambi para trabalhar em uma festa, de onde não retornou. O corpo da vítima não tinha sinais de violência, sendo retirado do local e levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

30 Jun 2022 - 12:00h

Após o arrombamento registrado na Casa Memorial de Brumado (veja aqui), o secretário municipal de educação, João Nolasco, disse que o crime já foi registrado na delegacia local e que as devidas providências serão tomadas para garantir a segurança do acervo histórico do município. Ao site Achei Sudoeste, ele adiantou que a prefeitura reforçará a segurança do casarão para impedir novos arrombamentos. “Estamos fazendo vários planejamentos. O que posso adiantar é que vamos fazer uma ampliação naquele local, ocupando o espaço entre o arquivo e a agência do Banco do Povo. Vamos levantar muros e tratar da segurança ali. Se perdermos esse acervo não poderemos recuperar. Infelizmente, as pessoas não pensam assim”, afirmou. Quanto a fobica do padre, o secretário respondeu que não há nenhum projeto para restauração do veículo. “Vamos conservar o que já temos”, completou.

30 Jun 2022 - 11:30h

Quatro mulheres e um homem suspeitos de envolvimento com homicídios e tráfico de drogas foram presos, nesta quarta-feira (29), em Santo Antônio de Jesus, durante ação realizada por equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Leste), da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da 1ª Delegacia Territorial (DT), daquela cidade. Uma pistola Glock ponto 40 com um carregador e 14 munições, 60 buchas, dois pedaços e mais uma porção de maconha, 26 pinos e 24 papelotes de cocaína, 19 pedras de crack, uma motocicleta, quatro celulares, dois relógios, dinheiro e embalagens para acondicionar entorpecentes foram apreendidos com os criminosos. As diligências ocorreram na Avenida Providência e na localidade do Casco. Parte da droga, dinheiro e celulares, além de documentos, foram apreendidos dentro de um carro onde estavam quatro suspeitos. O restante do material foi encontrado em um imóvel onde morava o sexto integrante do bando, que está sendo procurado. Uma motocicleta usada pelo grupo para praticar roubos também foi apreendida. Os cinco presos foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e munições, tráfico de drogas e associação criminosa. Eles estão custodiados na DT de Santo Antônio de Jesus, à disposição da Justiça. O material apreendido será encaminhado à perícia.

30 Jun 2022 - 11:00h

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) evitou um homicídio na noite desta quarta-feira (29), na Avenida Centenário, na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, dois andarilhos, sendo um de Guanambi e outro de Itambé, estavam em luta corporal em frente a uma farmácia na localidade. De acordo com a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o andarilho de Guanambi desferiu vários golpes de faca, tipo peixeira, no andarilho de Itambé. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a vítima para o Hospital Professor Magalhães Neto (HMPMN). Ele foi medicado e liberado em seguida. Ambos, que já tinham várias passagens pela polícia, foram levados para a Delegacia Territorial de Brumado.

30 Jun 2022 - 10:30h

Governadores de 11 Estados e do Distrito Federal protocolaram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) com pedido de liminar contra a lei 194 aprovada pelo Congresso que considera combustíveis, telecomunicações, energia elétrica e transporte coletivo bens essenciais. A lei limita a cobrança do ICMS a um teto máximo entre 17% e 18%. A ação ocorre depois de São Paulo e Goiás terem saído na frente reduzindo as alíquotas do ICMS, o que causou mal-estar entre os Estados que esperavam uma saída jurídica conjunta. Além do DF, assinam a ação os governadores de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará. Chamou atenção o fato de que nenhum dos Estados do Sudeste e do Norte do País assinaram a ADI. Na ação, os governadores afirmam que a lei representa um intervencionismo sem precedentes da União nos demais entes subnacionais, por meio de desonerações tributárias. Eles acusam o governo de querer resolver o problema da espiral inflacionária no País com um truque de “passe de mágica”.  “O truque a ser tirado da cartola não é um coelho, mas uma bomba prestes a explodir no colo de Estados, DF e municípios”, diz o texto.

30 Jun 2022 - 10:00h

No próximo domingo (03), será realizada a grande final do Campeonato Brumadense de Futebol. O presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Paulo Sérgio Lobo, disse ao site Achei Sudoeste que a expectativa de público para a final é enorme. Mais cedo, também acontece a final do sub-20 e o presidente pediu que o público chegue às 14h para acompanhar as duas partidas. “Serão dois espetáculos”, falou. Para os jogos, a arbitragem foi cedida pela Federação Baiana de Futebol (FBF). “São árbitros que apitam o Campeonato Brasileiro. Isso só serve pra abrilhantar ainda mais nosso evento. Uma arbitragem nacional é outro nível, não menosprezando os árbitros de Brumado, que fizeram um excelente trabalho. Nossas expectativas são muito boas”, completou. Além dos troféus e medalhas, as equipes também receberão premiação em dinheiro.

30 Jun 2022 - 09:30h

Apesar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ter aprovado o reajuste de 15,5% nos planos de saúde individuais e familiares em maio e dos recorrentes aumentos das mensalidades dos planos coletivos, que não dependem de autorização da ANS - o reajuste médio dessa modalidade em 2021 foi de 5,55% para os contratos com pelo menos 30 vidas e de 9,84% para aqueles com até 29 vidas - muitos usuários têm sofrido com práticas limitantes ou abusivas dos planos. Diante da não cobertura de procedimentos essenciais, reajustes abusivos e negativas diversas dos planos, consumidores têm recorrido à justiça para fazer valer o seu direito. Entre 2015 e 2021, cerca de 400 mil novos processos ligados à temática da saúde foram registrados por ano no Brasil. Desses, 130 mil são contra planos e seguros de saúde. As soluções jurídicas variam conforme as diferentes ações que podem ser movidas. Entre as demandas mais frequentes, destacam-se os pedidos de cobertura de procedimentos (inclusive estéticos reparadores), de materiais essenciais ao ato cirúrgico e de honorários médicos (inclusive de anestesia); e realização de exames e procedimentos que exigem o uso de novas tecnologias (ainda que não estejam previstos no rol da ANS). Além disso, a cobertura de fisioterapias, psicoterapias, fonoterapias, terapia ocupacional e demais terapias necessárias aos tratamentos contínuos, sem restrição de atendimento, tem sido foco de um bom número de processos judiciais. A dificuldade para obter tanto a cobertura de tratamento domiciliar (Home Care) quanto o ressarcimento ou reembolso das despesas médico-hospitalares são outras reclamações frequentes de beneficiários dos planos.

30 Jun 2022 - 09:00h

O auto número de pacientes ativos para o novo coronavírus, em Guanambi, a 141 km de Brumado, volta a assustar a população local. Nesta quarta-feira (29), a secretaria de Saúde, divulgou um novo boletim epidemiológico que aponta 478 casos ativos da Covid-19 na cidade. De acordo com a publicação, 151 foram nas últimas 24h. Até o momento, são 42253 casos notificados, 26891 descartados e 83 aguardando resultados. 13 pacientes seguem internados em unidades de saúde de Guanambi. 15747 já testaram positivo desde o início da pandemia e 15131 estão recuperados.  A cidade já registrou 138 mortes em decorrência da Covid-19.

30 Jun 2022 - 08:30h

Julho já começa com uma péssima notícia para os baianos. O gás de cozinha vai ficar mais caro no estado a partir desta sexta-feira (1º). As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste. Segundo o Sindicato de Revendedores (Sindrevgás) o preço para as distribuidoras foi reajustado em R$ 4,90 e o repasse para o consumidor ficará entre R$ 5 e R$ 7. A medida faz valer a política da Acelen, empresa que controla a refinaria Mataripe (ex-RLAM), de que no dia 1° de cada mês irá rever os preços praticados, podendo haver aumento ou diminuição no valor do produto. De acordo com a TV Bahia, a Acelen não afirmou o aumento, porém, segundo o sindicato, a informação já foi passada para as revendedoras. Segundo o levantamento semanal da Agência Nacional de Petróleo (ANP), entre os dias 19 e 25 de junho, o preço médio do botijão vendido na Bahia era de R$ 105,78. O valor mais caro do produto no estado foi de R$ 130,00 e o mais barato foi encontrado por R$ 90,00. Este já é o quarto reajuste no preço do produto somente em 2022. A última alteração aconteceu no início de maio, quando ao contrário das outras vezes, o botijão ficou 10,7% mais barato.

30 Jun 2022 - 08:00h

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, a cidade de Caetité possui 309 casos ativos da Covid-19. Devido ao aumento considerável no número de pacientes infectados, o prefeito Valtécio Neves Aguiar (PDT) recomendou, através de decreto publicado no Diário Oficial do Município, o uso de máscara de proteção em todos os ambientes fechados, principalmente aqueles com circulação livre de pessoas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o uso do item permanece obrigatório em: hospitais e demais unidades de prestação de serviços de saúde, locais onde prestem atendimento ao público, e em indivíduos que estejam com confirmação da doença ou com sintomas gripais. A medida visa reduzir a taxa de contaminação diante do crescente número de casos de coronavírus no município. Até o momento, estão mantidas as festas do 2 de julho e da padroeira Senhora Sant'Ana (veja aqui).

30 Jun 2022 - 07:30h

A secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, foi nomeada nesta quarta-feira (29) pelo presidente Jair Bolsonaro como nova presidente da Caixa Econômica Federal, em substituição a Pedro Guimarães, que pediu demissão após denúncias de assédio sexual. A exoneração de Guimarães e a nomeação de Daniella Marques foram publicadas no final da tarde em edição extra do “Diário Oficial da União”. A economista Daniella Marques está no governo Bolsonaro desde o início do governo. É uma das assessoras de maior confiança do ministro Paulo Guedes, da Economia. Ela começou como chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos, em janeiro de 2019. Da equipe original de Guedes, grande parte já deixou o governo. As denúncias contra Guimarães embasaram uma investigação do Ministério Público Federal (MPF) sobre a conduta do presidente da Caixa. Desde esta terça (28), sob a condição de anonimato, se tornaram públicos relatos de funcionárias contando ações de Guimarães contra elas. Elas contam, por exemplo, que o agora ex-presidente da Caixa as chamava para o quarto dele em hotéis durante viagens oficiais, pedindo remédios ou carregador de celular. Quando elas chegavam, ele as recebia com trajes inadequados. As funcionárias relatam também abraços forçados, em que ele passava a mão por partes íntimas delas.

30 Jun 2022 - 07:00h

Em reunião realizada na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal, nesta quarta-feira (29), a comissão de realização do São Pedro do Olhos D’água se reuniu para definir os detalhes finais para logística e segurança do evento (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Major Leila Silva, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), disse que, na oportunidade, foram aparadas todas as arestas com relação à segurança do evento, como abordagem nas vias, postos de atendimento, trânsito de veículos, vias de acesso e ambulantes. “Fechamos tudo que estava pendente”, pontuou. A Major destacou que a PM teve de se adaptar à Praça Donatila Meira Lobo para criar um plano que garanta a segurança dos foliões, visto que, conforme frisou, as vias de acesso ao local são bastante estreitas. “Estamos fazendo o possível para organizar e garantir que o folião possa estacionar o seu veículo e ter acesso à festa com segurança. Vamos intensificar o policiamento para fazer com que a família possa curtir o evento com tranquilidade”, completou. O efetivo da 34ª CIPM será reforçado para atuar na festa.

30 Jun 2022 - 00:00h

Nesta quarta-feira (29), a comissão de realização dos festejos do São Pedro do Bairro Olhos D’água, em Brumado, se reuniu na prefeitura para definir os ajustes finais para a festa, que acontece neste final de semana. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de cultura e lazer, João Nolasco, destacou que, na reunião, foram discutidos, juntamente com a Polícia Militar, os detalhes do plano para garantir a segurança do evento. “Tudo para que tenhamos um bom circuito, livre e que deixe o povo se divertir à vontade. Está tudo em ordem e dentro do cronograma”, afirmou. 

No momento, a Praça Donatila Meira Lobo está sendo limpa e decorada para receber os foliões, da cidade e região circunvizinha, na próxima sexta-feira (01). Para o próximo ano, Nolasco adiantou que há um projeto em andamento para promoção do tradicional festejo de São Pedro em espaço mais adequado, visto que a referida praça já está pequena para o tamanho da festa. “É uma construção que leva no mínimo seis meses. Vamos fazer uma revitalização e uma cobertura. Vai ser uma coisa diferenciada e que vai atender, não só a comunidade, como também a Escola Municipal Arminda Azevedo, que fica em frente”, afirmou.