Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2022
Mulher é agredida pelo ex-marido após cobrar pensão em Livramento de Nossa Senhora Foto: Arquivo Pessoal

Na última segunda-feira (27), uma mulher registrou um Boletim de Ocorrência contra o ex-marido na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo ela, o pai de sua filha de 7 anos deve pensão alimentícia e, devido a problemas de saúde da menor, resolveu cobrar os valores atrasados. A mãe disse que enviou mensagens pedindo ajuda, mas foi ignorada. Após insistir no contato teria sido bloqueada. Ela chegou a ir pessoalmente na casa do pai da criança para conseguir ajuda para custear as despesas médicas, ocasião em que foi agredida. Antes de deixar o local, cansada de toda situação, verbalizou que iria até o fórum adotar medidas legais contra o mesmo, momento em que passou a ser agredida física e verbalmente pelo homem, a companheira dele e uma filha de sua companheira. No Boletim de Ocorrência, a vítima também relatou que havia sofrido agressões no período de gestação.

Lula, Bolsonaro e Ciro confirmam participação no Dois de Julho na Bahia Foto: Reprodução/G1

Após dois anos sem a realização do cortejo cívico por conta da pandemia, as celebrações da Independência da Bahia, que acontecem no dia 2 de Julho, terão ares de campanha presidencial no próximo sábado. De acordo com o G1, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT), confirmaram presença e estarão em Salvador no mesmo dia. Os três estarão em eventos distintos em celebração ao 2 de Julho, mas que acontecem em regiões não tão distantes. Ciro e Lula estarão a cerca de um quilômetro de distância um do outro, enquanto o evento com Bolsonaro terá ponto de partida a cerca de cinco quilômetros dos locais onde estarão os candidatos do PT e PDT. O trio estará em um raio de 3,4 quilômetros de distância. Lula não deve participar do ato cívico nas ruas de Salvador. Mas estará próximo, na Arena Fonte Nova, estádio que recebe grande eventos em Salvador. A iniciativa está sendo chamada de Grande Ato da Independência, com previsão de começar às 10h30, logo após a caminhada do 2 de Julho.

Guanambi: Veículo da prefeitura de Ibotirama é flagrado em show de Gusttavo Lima Foto: Fernando Alves/Farol da Cidade

Um veículo da Prefeitura Municipal de Ibotirama foi flagrado no estacionamento do Forró du Vale, durante show do cantor Gusttavo Lima, na noite da última sexta-feira (24), em Guanambi, a 141 km de Brumado. O fato foi divulgado pelo jornalista Fernando Alves do Farol da Cidade. O veículo Chevrolet S 10, ano 2016, Placa Policial PKB-1001, chamou a atenção de algumas pessoas quando supostos ocupantes resolveram carregar a caminhonete com fardos de feno. 

Guanambi: Veículo da prefeitura de Ibotirama é flagrado em show de Gusttavo Lima Foto: Fernando Alves/Farol da Cidade

O fato foi registrado em vídeo por um casal que se encontrava nas proximidades. Eles ainda brincam com a situação ao dizerem: “os caras roubando feno no final da festa, open bar de feno também”. A assessoria de comunicação da prefeitura ainda não se manifestou acerca do assunto. 

Arrombamento a Casa Memorial expõe falta de atenção com o acervo histórico em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante o feriado do São João, foi registrado um novo arrombamento na Casa Memorial de Brumado, onde estão localizados vários acervos que contam parte da história do município, dentre os quais fotos históricas, pratarias, moedas e objetos antigos e de grande valor material e documental. Os invasores conseguiram desprender as grades que protegiam portas e janelas aos fundos do antigo casarão. No interior, foram revirados vários arquivos e peças históricas. Porém, até o momento, só foi dada falta do computador da secretaria. A exemplo do que ocorreu em 2021, os elementos também tentaram levar novas peças da Fobica, o primeiro veículo a circular pelas ruas de Brumado e que pertencia ao Monsenhor Antônio Fagundes. Na época, foi identificado meses depois que os bandidos invadiram o local e levaram a moto e a caixa de marcha do veículo. Desta vez, os invasores tentaram levar a base do radiador, bem como o capô do carro - eles até chegaram a separar as peças para um possível retorno, o que não foi consumado.

Arrombamento a Casa Memorial expõe falta de atenção com o acervo histórico em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os arrombadores também violaram os cadeados da Academia de Letras e Artes de Brumado (Alab), mas não levaram nada do local. Foi uma ação estilo arrastão, pois, na ocasião, também invadiram a unidade do CAPS, subtraíram a botija de gás da cozinha e adentraram o escritório de coordenação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Trata-se de um complexo onde funcionam vários setores públicos e que conta com a segurança da Guarda Civil Municipal (GCM). De acordo com o comandante da GCM, os elementos se valeram de um horário que não havia escala de serviço. Ele garantiu que será feita uma nova escala com reforço de segurança no local. Nossa reportagem tentou contato com o secretário de educação e cultura para tratar do ocorrido, mas o mesmo declarou que estava esperando concluir a apuração do acontecido para então se pronunciar.

Sancionada lei que devolve cobrança indevida na conta de luz Foto: Reprodução/TV Bahia

O projeto de lei que prevê redução no valor das tarifas de conta de luz ainda neste ano foi publicado nesta terça-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU). Oriundo do Congresso Nacional, não houve vetos presidenciais à proposta. A nova legislação garante a retirada do Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), que é um tributo estadual, da base de cálculo do Pis/Cofins, um imposto federal, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), decisão ainda de 2017. O governo estima que haja um crédito de R$ 48 bilhões às distribuidoras de energia elétrica. Por ser um crédito pago pela Receita Federal, que irá para o consumidor, parte dos valores já foi restituída aos consumidores com abatimento nas tarifas de energia. 

Música do cantor Pepe Moreno causa polêmica durante festejos de São João em Macaúbas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante apresentação nos festejos de São João da cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado, o cantor Pepe Moreno, da música Risca Faca, causou polêmica com o lançamento de sua nova música. Diante de uma praça lotada, o artista cantou “Quero ser gay, depois que um gay me cantou. Viado é mais gostoso e sabe fazer amor”. De acordo com o Chapada News, após o show, o cantor, que é natural de Macaúbas, começou a ser alvo de discursos de ódio. Nas redes sociais e em mensagens que circularam no WhastaApp, algumas pessoas, principalmente do sexo masculino, se diziam revoltados e envergonhados com a atitude de Moreno. Alguns áudios chegavam a incitar a violência contra o cantor. O presidente do Grupo LGBT de Macaúbas (GLM), Vamberto Afonso Pereira, conhecido como Nuno, saiu em defesa de Pepe Moreno ao afirmar que a composição é elogiosa e o artista foi corajoso em levá-la aos palcos.  “É bom ver a comunidade LGTBQI+ ser ouvida, sendo respeitada. O pouco que eu vi nas redes sociais achei elogiosa a composição e a coragem do Pepe Moreno ter levado isso para o palco", declarou.

Bahia gerou 16.342 postos de trabalho em maio de 2022 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em maio, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 16.342 postos com carteira assinada, decorrente da diferença entre 76.499 admissões e 60.157 desligamentos. Trata-se do mês com o maior saldo no ano até agora. Assim, com este saldo, o estado passou a contar com 1.860.558 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,89% sobre o quantitativo do mês anterior. De responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência, os dados do emprego formal foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan). No mês, o Brasil computou um saldo de 277.018 vagas, enquanto o Nordeste registrou um ganho de 48.847 novos postos – o que representou variações relativas de 0,67% e 0,73% comparativamente ao estoque do mês anterior, respectivamente. Todas as 27 unidades federativas do país apontaram crescimento do emprego celetista em maio deste ano. Em termos absolutos, com 16.342 novos vínculos formais, a Bahia ocupou a primeira posição na geração de postos entre os estados nordestinos no mês. Dentre os entes federativos, ficou na quarta colocação. Em termos de relativos, com variação percentual de 0,89%, situou-se na terceira posição no Nordeste e na décima no país. Na Bahia, em maio, todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo de postos de trabalho. O segmento de Serviços (+4.887 vagas) foi o que mais gerou postos de trabalho celetistas dentre os cinco grandes setores. Em seguida, Indústria geral (+4.037 vagas), Construção (+3.649 postos), Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+2.258 vagas) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura.

Motorista que atropelou e matou professor em Caculé não estava alcoolizada, diz laudo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um laudo médico descartou o uso de bebidas alcoólicas por parte da motorista que atropelou e matou o professor Wilike Fernandes Moreira, no último domingo (26), na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado (veja aqui). O documento foi emitido pelo profissional de saúde que atendeu a mulher logo após o acidente. O laudo corrobora a informação prestada pelos policiais militares que atenderam a ocorrência. Em depoimento, eles confirmaram que a mulher foi presa em flagrante por homicídio culposo, porém não mencionaram o uso de bebida alcoólica ou qualquer alteração motora visível. A Polícia Civil trabalha com duas hipóteses: falha mecânica ou erro humano ao dirigir o veículo. A mulher é natural da cidade de Caetité. À polícia, ela disse que não conseguiu frear o carro, mesmo tentando inúmeras vezes. Ela permanece presa até a manifestação da justiça. Uma audiência de custódia será realizada na quarta-feira (29). 

Justiça nega pedido de liberdade para suspeito de atropelar e matar dentista em Ilhéus Foto: Reprodução/G1

A Justiça negou, nesta terça-feira (28), o pedido de liberdade para o empresário suspeito de atropelar e matar a dentista Ranitla Bonella, de 23 anos, no trecho urbano da BA-001 (veja aqui). As informações são do G1. Segundo a Polícia Civil, apesar de Tharcísio Aguiar ter tido a prisão preventiva decretada, ele ainda não foi encontrado e é considerado foragido. O caso aconteceu no dia 11 de junho. Dois dias depois, Tharcísio se apresentou na delegacia de Ilhéus, mas foi ouvido pela polícia e liberado. “Acreditamos na condução dos órgãos competentes e que em breve o autor do crime será preso para responder legalmente pelo crime praticado”, disse Roberto Bonella, pai da vítima. Além da prisão preventiva de Tharcísio Aguiar, a Justiça suspendeu a habilitação do investigado. A vítima era recém-formada e estava na cidade para fazer uma especialização em ortodontia. Ela foi atingida pelo veículo no momento em que atravessava a rodovia, em uma faixa de segurança. A jovem foi arremessada e chegou a bater em um guard rail. Em nota divulgada nas redes sociais, Tharcísio Aguiar disse que lamenta o ocorrido, e que chegou a parar no local, mas alegou que não ficou para prestar socorro porque foi ameaçado. O corpo de Ranitla foi velado no dia 12 de junho e enterrado no início da tarde no Cemitério Campo Santo, em Eunápolis.

Associação de pais e alunos das escolas municipais é apresentada na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (27), durante sessão na Câmara de Vereadores, a Associação de Pais e Alunos das Escolas Municipais de Brumado (Apeb) se apresentou aos parlamentares e ao público presente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da entidade, Abetino Novaes, disse que a associação foi criada para promover o entendimento entre os pais, os alunos, a escola e o Município. “Nosso objetivo, enquanto pais, é buscar melhorar a escola onde nossos filhos ficam a maior parte do tempo. Hoje, o aluno passa mais tempo na escola do que em casa. Com a escola de tempo integral, nossos filhos saem de casa às 5h, no caso da zona rural, e só chegam à noite. Então, essas escolas têm que oferecer atrativos para os alunos”, destacou. Hoje, segundo frisou, infelizmente, o Município ainda não disponibiliza uma escola de excelência para manter os alunos o dia todo nas unidades. “Nossa preocupação é essa: garantir qualidade de vida aos nossos filhos nas escolas”, reiterou. A questão da obrigatoriedade do tempo integral nas escolas da rede municipal de ensino foi judicializada e tramita no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Para Abetino, falta mais agilidade da Justiça para decidir sobre a questão, visto que as crianças estão sendo as mais prejudicadas com essa morosidade e a falta de estrutura das escolas de tempo integral. “Nossos filhos vão pra escola obrigados. Queremos que eles tenham prazer de ir à escola”, asseverou.

Denunciado por assédio sexual, presidente da Caixa balança no cargo Foto: Pablo Jacob

A revelação de que funcionárias da Caixa Econômica Federal (CEF) denunciaram o presidente do banco estatal, Pedro Guimarães, por assédio sexual, caiu como uma bomba no núcleo político da campanha de reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Enquanto os aliados buscavam um fato novo para abafar as repercussões da prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, o site “Metrópoles” publicou ontem uma reportagem e depoimentos em vídeo com uma série de depoimentos de cinco vítimas (cujas identidades foram preservadas) comportamentos inapropriados de Guimarães, como convites, frases constrangedoras e toques em partes do corpo delas. A reportagem diz que as mulheres são testemunhas de uma investigação em curso, sob sigilo, no Ministério Público Federal (MPF). O MPF do Distrito Federal afirmou que não fala sobre procedimentos sigilosos. O novo escândalo no governo logo acendeu o sinal vermelho entre os aliados de Bolsonaro, que enfrenta maior resistência no eleitorado feminino, segundo as pesquisas em que figura em segundo lugar na corrida presidencial. Assessores do presidente reproduzem a versão de que Bolsonaro disse a Guimarães que as denúncias são “inadmissíveis” e os dois concordaram com o afastamento do executivo. Segundo o colunista do Globo Lauro Jardim, a demissão de Guimarães foi decidida na noite de ontem em uma conversa dele com Bolsonaro, e o executivo deve deixar o cargo hoje. Em princípio, segundo relatos do entorno do presidente, Guimarães pedirá demissão para cuidar de sua defesa. A notícia, ainda segundo Lauro Jardim, deixou atônitos assessores do presidente durante a tarde de ontem.

Brumado: Escritório da SMTT é revirado por invasores durante o feriado de São João Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante o feriado de São João, o escritório da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em Brumado, foi completamente revirado. Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de polícia. O coordenador do órgão, Jansen Ricardo, disse que, no momento, está sendo feito um levantamento para detectar o que foi levado do local. “Fomos vítimas de vandalismo nesse feriado. Estamos fazendo um apanhado geral para saber o que foi subtraído daqui de dentro. Bagunçaram legal aqui”, contou ao site Achei Sudoeste. Segundo Ricardo, tudo indica que o(s) criminoso(os) entraram no escritório por uma pequena janela localizada na sala, visto que o vitrô foi danificado. As câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) poderão auxiliar na identificação do(s) infrator(es). Após o ocorrido, uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) fará a segurança do complexo onde funciona a SMTT e demais órgãos públicos.

Samu 192 registra aumento de 30% nas ocorrências durante o São João em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante as festas de São João na cidade de Brumado, o Samu 192 registrou um aumento de 30% no número de ocorrências atendidas pelo serviço de urgência e emergência em comparação ao ano de 2019, quando os festejos foram promovidos pela última vez antes da pandemia. Em 2019, apenas dois acidentes foram registrados nas rodovias da região. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Luís Carlos, coordenador de enfermagem do Samu 192 na Base Regional, disse que a maior parte dos atendimentos foi feita nas rodovias, visto que a população local se deslocou bastante para outros festejos juninos em cidades vizinhas. Entre as ocorrências, acidentes graves, inclusive com vítimas fatais. "Esses 30% é assustador. Acendemos um alerta porque estamos no meio das festas. Ainda temos um próximo final de semana de festas, tanto na cidade como na região. A população precisa ter um pouco mais de consciência", afirmou. Segundo Luís Carlos, a mistura de álcool, cansaço e direção foi a grande responsável pelos acidentes. "Isso nunca combinou e nem vai combinar. As rodovias estão lotadas, as estradas muito movimentadas e a população precisa ficar atenta. Pedimos consciência", reiterou. Apesar da época, o Samu 192/Brumado não registrou acidentes com fogos.

Brumado: Secretário de educação muda aluno de escola sem autorização e pai aciona MP Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Morador da Vila Pedra Preta, na zona rural de Brumado, Zenildo Lima Correia denunciou ao site Achei Sudoeste que, desde o dia 19 de maio, o filho está fora da escola. Segundo relatou, na data, ele foi comunicado pela direção da Escola Municipal Miriam Meira, onde o adolescente estudava, que o filho estaria sendo transferido para outra unidade de ensino. “Ele foi transferido de maneira compulsória. Eu não pedi nenhuma transferência. Me deram uma declaração dizendo que ele estava pedindo a transferência. Mas meu filho tem apenas 15 anos e não tem autonomia para decidir sobre isso. Além do mais, ele me disse que não havia pedido a transferência”, contou. Em contato com a Secretaria Municipal de Educação, Zenildo disse que o secretário João Nolasco afirmou que a decisão partiu dele próprio com base em atraso escolar apresentado pelo adolescente. Na nova escola, o adolescente fará, em tese, duas séries ao mesmo tempo a fim de sanar o atraso. No entanto, o pai alega que não tinha conhecimento dessa situação e que, se assim for, o filho não deveria ter sido matriculado no início do ano na unidade. “Continuei mandando meu filho pra escola, mas o secretário mandou dois guardas municipais ao local, após ser informado pela diretora, pra impedir meu filho de entrar. Tratando meu filho como se fosse um marginal. É um direito dele continuar estudando. Um direito que foi interrompido através de um documento inválido”, acusou. Para Zenildo, a secretaria não está preocupada com o desenvolvimento do seu filho, mas apenas em transferir o “problema” de um local para outro. A família acionou o Ministério Público para ter o direito do menor assegurado.

Jair Bolsonaro confirma aumento do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, nesta terça-feira (28), da cerimônia de entrega dos residenciais Parque da Lagoa, Alameda do Farol e Alameda Jatiúca em Maceió (AL). Durante discurso ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), o chefe do Executivo confirmou a inclusão na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Combustíveis do aumento do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600. Próximo ao pleito eleitoral de outubro, Bolsonaro tem corrido para aprovar pacotes de medidas populistas. “Gastamos, em 2020, o equivalente a 15 anos de Bolsa Família. E, logo depois, no final do ano passado, com o apoio da Câmara e do Senado, não tivemos o apoio de partidos da esquerda, infelizmente, mas aprovamos o Auxílio Brasil que substitui o Bolsa Família. O Bolsa Família pagava, em média, R$ 190, nós passamos para, no mínimo, R$ 400. E com um detalhe: quem conseguir emprego não perde o auxílio. No passado, perdia o Bolsa Família”, disse. “E, no dia de hoje, estão a Câmara e o Senado discutindo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que nós passaremos o Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600. Deixo claro que outras medidas estão sendo tomadas”, continuou. Bolsonaro afirmou que o benefício se estende a mulheres que tenham direito a duas cotas do benefício. “Também, no Auxílio Brasil, as mulheres em certas condições passam a ganhar R$ 1,2 mil por mês. Ou seja, é um governo que tem um olhar especial para os mais humildes, no momento difícil que, não apenas o Brasil, o mundo todo atravessa”, completou. O líder do Executivo também agradeceu ao parlamento e disse que o mesmo “tem colaborado bastante com o futuro do Brasil”. Ele ainda ressaltou que a pandemia da Covid-19 “atrapalhou”, mas o governo “fez a sua parte em Brasília”, citando o Pix, o perdão de até 99% dívidas de estudantes do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e o andamento das obras da transposição do Rio São Francisco. “Pegamos, em 2019, milhares de obras inacabadas, obras que estavam há 10, 20 anos sem conclusão. Nos empenhamos e fomos atrás da conclusão das mesmas. A mais importante delas, que se arrastava há mais de 10 anos, foi a transposição do Rio São Francisco. Água para o Nordeste e dignidade para o povo humilde do sertão”, bradou.

Rio do Antônio: Pavimentação da BA-026 facilitará deslocamento ao sudoeste baiano e o norte de MG Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A ligação do município de Rio do Antônio, a 50 km de Brumado, com o sudoeste baiano e o norte de Minas Gerais será mais rápida e segura com a pavimentação da BA-026. Os 21,6 quilômetros da rodovia entre Rio do Antônio e o entroncamento da BA-617 serão asfaltados pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Com a ação, o tempo de viagem no trecho reduzirá de 1h para apenas 20 minutos e beneficiará o escoamento da produção agrícola, principalmente de algodão, milho e feijão, e a pecuária local. O aviso de licitação da obra foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quinta-feira (23). A próxima etapa, que é a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas, está prevista para acontecer em 2 de agosto.

Polícia Militar apreende cerca de 150 quilos de maconha no norte da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Cerca de 150 quilos de maconha foram apreendidos em uma ação policial, na localidade de Fazenda Angico, que fica em Curaçá, no norte da Bahia, na segunda-feira (27). A droga foi encontrada com auxílio de um drone. Nenhum suspeito foi preso na ação. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), através do equipamento, militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Caatinga avistaram quatro homens com o entorpecente e iniciaram buscas na região, que faz parte das ilhas do Rio São Francisco. O quarteto percebeu o sobrevoo do drone e fugiu antes da chegada dos policiais, que foram ao ponto exato e acharam a droga. O órgão detalhou que o local fica à beira do rio e é de difícil acesso, e os homens fugiram para uma área de mata. Os policiais procuraram por eles, mas não localizaram o grupo. A maconha já estava embalada para a comercialização, e foi levada para a Delegacia Territorial de Curaçá, para a adoção das medidas cabíveis.

Macaúbas confirma 146 casos em 24h e tem 183 pessoas em tratamento da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado, voltou a registar um alto número de pessoas positivadas para a Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (28), nas últimas 24h, 146 novos casos foram registrados no município. Segundo a secretaria de saúde, 183 pessoas estão positivadas para o coronavírus e 40 pacientes receberam alta. No momento, quatro pessoas estão internadas em Macaúbas. A secretaria de saúde alerta para a população manter os cuidados de prevenção da doença.

Morpará: Mano Walter para show em festa junina após bandeirola pegar fogo Foto: Reprodução/Redes Sociais

O show do cantor Mano Walter foi interrompido depois que parte da decoração com bandeirolas pegou fogo, na cidade de Morpará, no oeste da Bahia. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (27), durante a apresentação no Arraiá do Rancho Velho, que comemora o São Pedro no município. O momento foi registrado por participantes de eventos e os vídeos foram divulgados em redes sociais. Conforme testemunhas, ao perceber o início das chamas, o artista pediu para a banda parar o som e alertou que as pessoas se afastassem do local. O incêndio foi de pequenas proporções e o fogo não chegou a se alastrar. Também não houve registro de feridos. Algumas pessoas chegaram a arremessar líquido para o alto, para tentar apagar as chamas, que foram controladas com o auxílio de um extintor e então o show foi retomado. Não se sabe o que causou o fogo. O arraiá na cidade aconteceu nos dias 26 e 27 de junho e, além de Mano Walter, contou com a apresentação de Vinne Ramos, Washington Brasileiro, Maciel Alves e outros artistas locais.

Guanambi chega a 413 casos ativos de Covid-19 e 13 pessoas internadas Foto Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, apresenta novo pico da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, nas últimas 24h, o município confirmou 140 novos casos da doença e está com 413 ativos. De acordo com o boletim epidemiológico, Guanambi tem 59 pessoas aguardando resultados. No momento, 13 pacientes estão internados no Pronto Atendimento (PA) Covid. Desde o início da pandemia, a cidade registrou 15596 casos confirmados, sendo que 15045 já estão curados e 138 pessoas morreram.

Bahia tem quase 7 mil casos ativos de Covid-19 Foto: Reprodução/TV Bahia

A Bahia tem 6.946 pessoas com coronavírus ativo nesta terça-feira (28). O estado registrou cinco mortes de pessoas nas últimas 24 horas, vítimas da Covid-19, e 2.624 novos casos ativos, de acordo com o boletim publicado pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab) nesta terça. De acordo com o órgão, a taxa de novos casos corresponde a um crescimento de +0,17% em relação ao boletim anterior, divulgado no segunda (27), e 1.598 pessoas foram consideradas recuperadas nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, a Bahia contabiliza 30.024 mortes causadas pela doença, com 1.570.045 de casos confirmados. O boletim desta terça-feira registra ainda que 1.907.228 casos foram descartados e 342.097 permanecem em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17h desta segunda. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

Rio do Antônio: Governo Federal reconhece situação de emergência por conta da estiagem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo Federal reconheceu nesta terça-feira (28), a situação de emergência em mais sete cidades atingidas pela estiagem. Estão na lista Rio do Antônio, na Bahia; São Francisco de Assis do Piauí, no Piauí; Lunardelli e Três Barras do Paraná, no Paraná; e Japi, Bodó e Caiçara do Rio do Vento, no Rio Grande do Norte. Após o reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, estados e municípios atingidos por desastres podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para ações de defesa civil. O ministro Daniel Ferreira explica de que forma os repasses podem ser aplicados. “Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação para as pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar o os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre”.

Caetité: Roberta Miranda e Biquini Cavadão confirmados na Festa de Sant'Ana 2022 Foto: Cláudio Amaral

Após anunciar o cantor João Gomes como atração (veja aqui), a prefeitura de Caetité, a 100 km de Brumado, confirmou mais três atrações para a Festa de Sant'Ana 2022. Roberta Miranda, Biquini Cavadão e Filhos de Jorge já foram contratados pelo Município para se apresentarem no evento. A Festa de Sant'Ana 2022 será realizada entre os dias 23 e 26 de julho. O cachê mais caro foi o de João Gomes, no valor de R$ 350 mil, seguido por Biquini Cavadão R$ 170 mil, Roberta Miranda R$ 119 mil e Filhos de Jorge R$ 35 mil. Até o momento, a prefeitura local já tem um gasto de R$ 674 mil com as quatro atrações anunciadas. De acordo com a administração, mais um artista ainda falta ser confirmado. A programação terá: 23/7 – Roberta Miranda, 24/7 – Filhos de Jorge e Biquini Cavadão, 25/07 – João Gomes e 26/7 – a confirmar.

TRF-1 decide que Censo 2022 não precisa incluir orientação sexual Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal José Amilcar Machado, suspendeu a decisão que obrigava o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluir perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero no Censo 2022. A decisão é de sexta-feira (24), conforme havia sido adiantado pelo colunista do Jornal O Globo Lauro Jardim, mas só foi divulgada pelo IBGE nesta segunda-feira (27). “O IBGE só vai se manifestar sobre a suspensão da liminar da Justiça Federal do Acre, pelo TRF1, depois que a AGU tiver sido intimada e examinado a decisão”, informou o órgão em nota. O Censo 2022 está previsto para começar oficialmente no dia 1 de agosto. O recurso apresentado pelo instituto contra a decisão tomada em 1ª instância pela Justiça Federal do Acre foi parcialmente deferido pelo magistrado. Em sua decisão, Machado enfatizou considerar “tão-somente da situação temporal e gerencial, e a inequívoca grave lesão à ordem pública, administrativa e econômica” que a modificação dos questionários básico e amostral do Censo 2022. O levantamento censitário é a maior pesquisa de campo realizada no Brasil. Ele deveria ter sido feito em 2020, mas vinha sendo adiado por diversas razões. Sua realização ainda em 2022 foi determinada em decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que foi considerado pelo desembargador ao derrubar a decisão da 1ª instância. Segundo o desembargador, o IBGE demonstrou “a impossibilidade de implementação” das questões sobre orientação sexual e identidade de gênero às vésperas da pesquisa ir a campo. “Repito, portanto, que a presente decisão está adstrita a aspectos gerenciais e temporais, uma vez que o início do Censo está às portas, e sua não ocorrência, como assinalado, acarretaria mais males do que benefícios à população. No entanto, nada obsta, ou melhor, é imprescindível que, com um planejamento prévio, essas perguntas sejam inseridas nos Censos dos anos vindouros, ou mesmo”, reiterou o magistrado. Machado se disse sensível às questões relacionadas à população LGBTQIA+, mas ponderou que “as ações no sentido de tratamento igualitário para a população LGBTQIA+, com o necessário respeito que todo ser humano merece, não é mais discutível”. “O cuidado e o esforço dos governantes devem ser amplos e considerar todo cidadão, buscando o atendimento dos seus direitos e a proteção das suas garantias, o que demanda política pública própria, devida a essa minoria, sem discriminação alguma”, acrescentou o desembargador.

Arquivo